Comece agora a se examinar para a Páscoa

Você está aqui

Comece agora a se examinar para a Páscoa

Download (Baixar)
MP3 Audio (51.92 MB)

Download (Baixar)

Comece agora a se examinar para a Páscoa

MP3 Audio (51.92 MB)
×

1 Cor 11:27-28 - "Portanto, qualquer que comer este pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão, e beba deste cálice."

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Os dias passam tão rapidamente que o dia dos Pães Asmos estarão aqui sem nós repararmos, vai ser tão rápido e estarão em cima de nós e em LEV 23:5 diz que observamos a Páscoa no dia 14 do calendário hebraico e observamos os dias dos Pães Asmos no dia 15 por sete dias, isto é, do dia 15 até o dia 21 desse primeiro mês que chamamos de Nisã e também chamam de Habib.

Esse é o período da Páscoa que está breve e perto de nós e em EX 12:18-20 vemos que as nossas residências, locais onde nós temos controle, devem de estar sem fermento antes do pôr do sol do início do dia 15, isto é, ao fim do dia 14, e vemos aí que não devemos de ter fermento nas nossas casas e as pessoas perguntam: ah mais isso é coisa do AT.

Mas vamos ver que Paulo demonstrou em Corintos que isso é praticado no NT e sim é um simbolismo que nos dá lições espirituais então vamos analisar algumas.

Queridos irmãos, nós nos aproximamos da Páscoa preparando-nos para ela, isto é, examinando-os para a Páscoa e os Pães Asmos numa atitude e num espírito correto e embora nos dediquemos tempo para tirar o fermento das nossas casas o ponto importante é o símbolo e significado espiritual que devemos tirar, isto é, o pecado.

E por isso é que nós examinamos, é importante tomar nota que nos examinamos a nós próprios, e não a outra pessoa ou criticar a outra e isto é um grande problema que nós temos muitas vezes a nos compararmos com outras pessoas e queremos que as outras tenham o mesmo padrão que nós temos.

E então queremos que essas pessoas façam as mesmas coisas que nós pensamos que devemos de fazer e pode sim ser bem correto o que devemos de fazer, mas precisamos de nos examinar e esse é o ponto e não examinar o outro!

E criticar o outro e dizer que os outros não são cristãos e por isso hoje, queridos irmãos, eu quero sublinhar alguns exames de auto examinação antes da Páscoa usando princípios ou pontos que foram mencionados durante a primeira Páscoa de EX 12.

Mas antes disso quero demonstrar a vocês que no NT Paulo diz aos coríntios para nos examinarmos falando acerca da Páscoa e vejamos por ex. inicialmente em 1 CO 11:27: “aquele que comer o pão e beber o cálice do Senhor indignamente será réu do corpo e do sangue do Senhor”

E por isso precisamos de tomar os símbolos da Páscoa de uma maneira digna, ora, não quer dizer que você ou eu não somos dignos, não, está a falar de uma maneira digna e que seja correta e por isso diz no v. 28: “examine-se, pois, o homem a si mesmo”

Este é o ponto que falei a pouco e não esteja a examinar o outro ou criticar o irmão; “e assim coma do pão e beba do cálice”; e não diz que por causa disso não diz não coma ou beba os símbolos da Páscoa, não, não está a dizer que esteja a examinar e por isso vai usar isso como desculpa por causa de que olha eu não sou digno e sou tão imperfeito e por isso não devo observar a Páscoa e não diz isso!

Diz: analise-se a si mesmo para ver o que precisa mudar porque ninguém é digno, mas examine-se para celebrar a Páscoa com uma atitude correta e assim então coma e tome parte desta celebração e vocês sabem que no AT eram aqueles circuncisos que eram membros da congregação de Israel no AT é que podiam celebrar a Páscoa e no NT são aqueles circuncisos no coração.

Aqueles que não só são chamados, sim, porque ao sermos chamados Deus tem que nos abrir a mente, tirar o véu, que as pessoas estão cegas e não veem a verdade, mas tem que vir a ter um reconhecimento da verdade, ter que vir a acreditar que JC é o nosso salvador e se arrepender do seu caminho de vida e tem que fazer um compromisso e mudar.

Tem que estar CONVERTIDO e queridos irmãos estarmos convertidos não quer dizer estarmos BATIZADOS, sim, é parte disso, mas sermos convertidos é realmente estar CONVERTIDOS PERANTE DEUS! Mudar à sua maneira de viver e viver o caminho de vida de Cristo e sim é necessário ser batizado para recebermos o Espírito Santo, mas é necessário a conversão e há muitas pessoas que estão batizadas, mas não se comprometeram ou mudaram à sua maneira de viver e então esse batismo é INVÁLIDO!

Porque não houve um compromisso de obedecer as leis de Deus e quando eles foram batizados nem entendiam que tinham que fazer isso como obedecer a todas as leis de Deus!

Sim, e que inclui os Sábados semanais e também os anuais e que inclui as leis alimentícias como as carnes limpas e imundas, o compromisso tem que ser feito para vivermos uma vida nova! E essa promessa e compromisso é feita quando esse contrato, digamos assim, essa nova aliança é assinado e esse trato é assinada quando somos batizados, é uma assinatura simbólica, mas que representa um compromisso do que temos que fazer e temos que ter o reconhecimento e entendimento e voto de promessa a Deus que vou fazer essas coisas que estão aqui na Bíblia.

Infelizmente muitos estão batizados, muitos, óh eu dei meu coração a Cristo, mas não estão a viver o caminho, sim, tem uma religião, mas não entendem o poder do verdadeiro caminho de Deus, não entendem o poder da piedade.

Ora, aqui vemos que Paulo está a dizer examine-se pois o homem a si mesmo e coma o pão, mas aqui há um ponto importante está a dizer não tome o cálice indignamente porque se não será réu do corpo e do sangue do senhor.

Queridos irmãos, precisamos de estar a entender este verdadeiro compromisso e que depois disso precisamos de observar sete dias de pães asmos, sim, porque na mesma carta aos coríntios em 1 CO 5:7 diz assim: “lançai fora o velho fermento”

O que é o velho fermento? São nossas atitudes carnais, temos que deitar isso fora e temos que deitar fora o velho homem! E por isso que diz: revesti-vos do novo homem e por isso que sejais nova massa, simbolicamente, uma nova pess0a.

E depois diz: “como sois de fato sem fermento”; como de fato neste momento enquanto ele estava a escrever esta carta durante este período estavam sem fermento, isto é, estavam a guardar os dias dos pães asmos.

“depois Cristo, nosso cordeiro pascal, foi imolado”; sofreu e morreu por nós e também temos que fazer morrer o velho homem para nos tornarmos um novo homem!

E no v. 8 diz: “por isso celebremos a festa, qual? A festa dos pães asmos, não com o velho fermento, isto é, com a carnalidade e nem com o fermento de maldade”

Este mundo está cheio de maldades e tem que se arrepender, mas não só arrepender e mudar e queridos irmãos, este mundo não quer e se vamos orar pelo mundo temos que orar pela vinda de Cristo porque será isto que vai tirar este véu e esta cegueira que não entendem a verdade e só quando Cristo voltar Ele vai retirar este véu do mundo.

E essa é a esperança para todos os países pois hoje todos os países estão num caminho de nojo e completamente fora dos caminhos de Deus, o país tem que se arrepender, ora, temos que orar pela vinda de Cristo porque será a única coisa que fará as pessoas se arrependerem porque hoje as pessoas não est]ao a se arrepender.

E o mundo todo vai seguir o falso profeta e a besta e todas estas coisas de maldade e em AP 12:9 o mundo todo está enganado! E a nossa única esperança é a volta de Cristo para por satanás de lado, e Cristo reinar na terra e Ele então vai corrigir nações que não querem ser corrigidas que é o que lemos em IS 2.

Cristo vem, o rei vai reinar, e vai corrigir as nações e queridos irmãos é a única esperança que temos, mas voltando aqui ao tema é que Paulo está aqui a explicar que precisamos de celebrar a festa não com o fermento de maldade que é o que existe no mundo nem de malícia, isto é, esta intenção de fazer mal, este pensamento malicioso e isto é prevalente no mundo de hoje.

E as pessoas hoje não são verdadeiras e sinceras e mentem abertamente, são malcriados e até criancinhas vemos em algumas postagens e na mídia social a dizerem tanta asneira, pequeninas, e os pais não fazem nada!! Porque esta sociedade pôs o medo de que não podem corrigir estas criancinhas mal educadas e que coisa terrível!

E se seu filho é bem educado na escola vai ser maltratado e machucado pelos outros! Na escola e irmãos precisamos da vinda de Cristo rapidamente!

E por isso vemos em 1 CO 5 que no NT Paulo estava a escrever aos coríntios a dizer aqui no v. 8: por isso celebremos a festa, qual? A dos pães asmos que como vemos começa no dia 15 e por isso no dia 14 deste primeiro mês de Nisã é o dia da Páscoa e por isso lemos em 1 CO 11 que precisamos de nos examinar no v. 28 e como disse a pouco quero mencionar quatro pontos baseados em EX 12.

Então vamos ver aqui em EX 12:5-6 diz: “o cordeiro será sem defeito”; Moisés através do Senhor disse aos israelitas que tinham que separar o cordeiro e tinha que ser sem defeito; “macho e novo e depois diz: guardem esse cordeiro até chegarem ao décimo quarto dia deste mês”

Isto é quando o dia 14 chega e da maneira que Deus vê os dias ao por do sol e por isso ao fim do dia 13 ao início do dia 14 ao por do sol do dia 13 ao início do dia 14, ao anoitecer, durante esse período diz assim:

“quando todo o ajuntamento da congregação de Israel imolará esse cordeiro que simboliza Cristo que é o nosso cordeiro pascal; no crepúsculo da tarde, isto é, depois do por do sol, mas antes de ficar completamente escuro nesse, digamos assim, lusco e fusco “

Esse é o primeiro ponto: o cordeiro da Páscoa tem que ser sacrificado e representa Jesus Cristo e lembrem-se que o sacrifício de Jesus Cristo é um dom para nós, e nós nada fizemos para que mereçamos e que sejamos dignos para receber o dom do sacrifício de Cristo, então este primeiro ponto é um sacrifício e um dom para nós; uma oferta pelo pecado.

Segundo ponto vejamos aqui no v. 7: “tomarão do sangue e porão em ambas ombreiras e na verga da porta nas casas em que comerem”

Por isso este sangue de Cristo simbolicamente é nas ombreiras e na verga das nossas portas, isto é, nas nossas casas, isto é, nas nossas vidas, por isso vemos aqui um importante ponto para nos examinarmos e termos a mesma atitude e o mesmo espírito assim como a mesma mentalidade que JC teve.

E vamos analisar estes pontos mais detalhadamente e vejamos o terceiro que está no v. 8 e diz assim: “e naquela noite comerão a carne assada no fogo com pães asmos e ervas amargas a comerão”

Irmãos, precisamos lembrar que quando os sacrifícios eram feitos, e particularmente a da Páscoa, comiam carne e muitos dos sacrifícios que faziam, sim, podem ler cinco tipos de sacrifícios em LEV 1, sim, alguns eram completamente queimados, holocausto, mas outros eram comidos pelos sacerdotes e certas partes eram comidos pela congregação.

E, digamos assim, podiam comer e serem apreciados o valor deste sacrifício, mas aqui neste ponto que eu quero sublinhar no v. 8 é que a carne era assada no forno com pães asmos e ervas amargas.

E vamos ver o significado espiritual que era de comer, simbolizando viver uma vida que passa por testes como na nossa vida fossemos assados no fogo e que isto tem que ser com pães asmos, sem pecado, e ao mesmo tempo isto não é uma coisa doce e sim amarga pois ter sofrimentos que passamos não é fácil, é uma coisa difícil, mas temos que comer, isto é, viver este caminho através de passar  pelo fogo como carne assada e passar ou comer pães asmos, isto é, viver uma vida sem pecado e isto não é uma erva doce e sim amarga.

Então esse é o terceiro ponto que vamos analisar mais daqui a pouco e o quarto ponto é no v. 11 que diz: “desta maneira comereis lombos cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão e comê-lo-eis à pressa”

E por isso aí vemos o simbolismo do comer com pão asmo e à pressa que nos dá o ponto importante de comer o pão e esta carne e isto é um ato de termos de comer este pão asmo por sete dias e durante a Páscoa por si própria era feita à pressa

E por que? Com um senso de urgência e por que? Porque os dias são breves, irmãos e temos que acordar e termos um senso de urgência; e por isso, queridos irmãos, em primeiro lugar o primeiro exemplo que mencionei era que Cristo era o nosso cordeiro pascal e lemos isso em 1 CO 5:7 que li a pouco e Ele é uma oferta para nós e leiam em HB 10:10 diz assim:

“nessa vontade, ao ler aqui neste contexto, se vê uma conversa entre o Pai e JC e então Cristo disse: o Pai preparou-me o corpo, isto é, o corpo físico, que Ele veio a ser na carne e Ele disse um corpo me formaste em 10:5 e depois Ele diz: aqui estou, v. 7, no rolo do livro está escrito a Meu respeito a dizer: óh Deus, a tua vontade e se lê também isso no v. 9: “eis aqui estou Deus para fazer a tua vontade e Cristo veio para a terra para fazer a vontade do Pai e depois diz no v. 10; “nessa vontade é que temos sido santificados, separados como membros da igreja de Deus e diante da oferta do corpo de Cristo deste cordeiro pascal”

Uma vez por todas é uma oferta, é um dom para nós e para podermos ser perdoados, redimidos e santificados e depois leiam mais adiante no v. 12:

“Jesus, porém, tendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados assentou-se à destra de Deus”

E por isso vemos em primeiro lugar que este cordeiro pascal que é Cristo que é uma oferta para nós e em segundo lugar é que nós temos que tirar os nossos pecados, sim, nos lava dos pecados que é um sacrifício pelos pecados, mas vamos continuar a viver numa vida de pecado, não, porque temos que tomar e por isto o sangue em volta das nossas casas e nossa vida porque este sangue é que nos vai perdoar.

Tem que ser a volta das ombreiras e da verga da nossa casa e porta e depois leiam no v. 14: “porque com uma única oferta, sim, uma única oferta do corpo de Cristo, Cristo aperfeiçoou para sempre”

Quer dizer esta oferta é suficiente para completar o trabalho de aperfeiçoamento dos seres humanos, sim, não é naquele momento que somos batizados que somos aperfeiçoados, mas essa oferta é suficiente para esse ato inteiro e depois diz: “para sempre quanto estão a ser santificados?”

Quer dizer que você e eu somos postos separados, santos, na igreja de Deus, separados do mundão, não tenham comunhão com o mundo está se me lembro em 2 CO 6:14, mas ainda estamos no processo de santificação porque ainda temos pecados e ainda não somos perfeitos.

E por isso precisamos de nos examinar para termos a mesma mente e a mesma maneira de pensar de JC tem por que? Porque Ele perdoa os nossos pecados, mas agora temos que parar de viver dessa maneira e temos que nos examinar para sermos como Ele é.

Vejamos em FP 2:5 diz: “tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo”; já na Bíblia inglesa diz: “tenham a mesma mente”; ou digamos, a mesma mentalidade, a mesma maneira de pensar, a mesma maneira de ver as coisas e por isso, as vezes, algumas pessoas dizem: precisamos de ter a mente de Cristo.

Ora, realmente não é que Cristo vai fazer um transplante do cérebro Dele dentro de nós, não, é que o Espírito Santo com a ajuda do Seu poder que, digamos assim, é a maneira de pensar de Deus que recebemos após acreditar em Cristo, nos arrependermos e fazermos o compromisso de vivermos este novo caminho pela autoridade de Jesus Cristo que nos é dado pelo Espírito Santo de Deus.

Que é, digamos assim, o DNA espiritual de Deus que é a essência de Deus, que é a mente de Deus, Sua maneira de pensar que se junta com o espírito do homem no homem e que está no seu cérebro e então você começa esse processo de santificação e estamos sendo santificados como lemos aqui em HB 10:14 e em FP 2:5 diz: tende em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo!

Qual foi esse sentimento? Basta ler em FP 2:2-3 que diz: “completai a minha alegria onde pensais a mesma coisa, tenhais o mesmo amor sejais desejados de alma, tendo o mesmo sentimento”

Então qual é esse sentimento de Cristo que nós temos que ter? e todos nós somos parte de um corpo, o corpo de Cristo, somos chamados para dentro de um corpo e vejamos isso em 1 CO 10:16: “porventura o cálice da benção que tomamos não é a comunhão do sangue de Cristo?”

Nós estamos a compartilhar, simbolicamente o sangue de Cristo, o partilhar do pão não é o corpo de Cristo? E irmãos, precisamos de ter esta mentalidade de compartilhar, esta atitude, e por isso todos nós somos um corpo e lemos isso em 1 CO 12 e todos nós somos batizados em um corpo no v. 3, isto é, dentro do corpo espiritual de Cristo”

E isto é dentro do corpo da igreja de Deus e não são as pessoas todas uma boca ou um olho, não, cada um são membros diferentes e lemos isso no v. 18: “mas Deus dispôs os membros colocando cada um deles no corpo como Lhe aprouve”; como Deus decidiu.

Deus decidiu colocar você numa certa posição, Deus está assim a preparar você para uma certa posição no reino Dele e você tem que ser humilde e maleável porque é o que Deus está a preparar a você sendo que é o que você a quer e vai deixar extremamente contente.

E ficarás alegre quando receberes essa glória de Deus; e irmãos, por isso precisamos de nos examinar o sacrifício de Cristo? Estamos a nos examinar por causa daquele sangue Dele precisamos de mudar a nossa vida? Para ter o mesmo amor, humildade e de serviço uns aos outros? Como lemos em FP 2: 2-3?

Irmãos, o ponto que precisamos de nos lembrar é o seguinte em SL 90:8 diz: “diante de Ti pusestes as nossas iniquidades e sob a luz do Teu rosto os nossos pecados ocultos”

Irmão, irmã, irmãos, você tem pecados ocultos! Eu tenho também! Todos nós os temos e você pode pensar: óh, mas eu não tenho e o significado é de que você acha que não tem ... mas já pensou que tens pecados ocultos?

E ocultos de você mesmo?? Pense bem: você tem pecados que você não consegue ver e entender e eu como ministro também tenho e tenho que me arrepender e você tem! E tem que se arrepender! Você tem pecados ocultos que você nem consegue enxergar!

 E isso é muito sério, é por ex. como uma pessoa vai a guiar na estrada e vai mudar de pista, mas não reparou bem, olhou no retrovisor e não viu que estava um carro aqui num ponto que chamamos ponto cego.

E por isso não só olhar no espelho, mas colocar o rosto e ver se tem um carro a vir porque se não está oculto de si mesmo, todos temos e não estou a acusar a você! Estou a me por na mesma posição que você está, nós temos pecados ocultos que nós não vemos.

Óh o nosso esposo ou esposa vê, olha tens esse problema, óh eu não tenho isso, não sou nada disso; irmãos, temos que pedir a Deus humildemente a revelara si mesmo quais são os seus pecados ocultos?

Para você não dizer: não, não, eu não tenho esse pecado! Temos e temos que reconhecer e pedir a Deus e vejam por favor em JR 10:23 diz: “eu sei, óh Senhor, que não cabe ao homem determinar o caminho nem ao que caminha dirigir seus passos”

É um grande ponto de conversão, sim, você reconhecer que tem pecados ocultos que você não é capaz de determinar e ver; e por isso diz no v. 24: “castiga-me, óh Senhor”

Ora, vou por de outra maneira: Deus, por gentileza, mostra-me os meus pecados ocultos, isto é, corrigi-me; você e eu precisamos de pedir isto a Deus, mas em justa medida, isto é, mas Pai mostra-me os meus pecados, mas por favor em justa medida, não é tudo a mesma hora, na mesma situação, um pouco de cada vez e ajuda-me a ver a mim próprio, ajuda-me a ver os meus pecados ocultos e ajuda-me a arrepender para que não chegue o momento em que Tu Pai vias estar tão zangado comigo porque não estou a mudar e me arrepender e então diz assim: “não na tua ira para que não me reduzas a nada”

Irmãos, se nós não estamos a pedir a Deus para nos mostrar nossos pecados ocultos devagarinho e em misericórdia e não estamos a fazer nada com isso vai acumular e depois vai chegar um dia em que vai haver uma ira de Deus!

Eu tenho que me arrepender, você também tem e por isso que por ex. haviam problemas em Corinto, e Paulo lá estava a dizer a eles: vocês tem problemas e por isso que ele disse quando fui a Páscoa e dizer: você vem para a Páscoa e estão bêbados e por isso que diz: não venham celebrar a ceia do Senhor!

O que? Sim, em 1 CO 11:20 diz: “quando, pois, reunis no mesmo lugar não é a ceia do Senhor que comeis, é a Páscoa da nova aliança com os novos símbolos, não é a ceia! E por isso, nós, na igreja de Deus não chamamos a ceia e sim a Páscoa do Senhor”

Corretamente devíamos de dizer a Páscoa da nova aliança embora dizemos que é a Páscoa do NT e por isso é a Páscoa do Senhor e não a ceia do Senhor e isso é o que foi feito no NT, Jesus cumpriu isso, mas depois disse: não vou observar isso de novo até voltar no Meu reino e agora vou mudar os símbolos e introduzir o pão e o vinho e também o lava pés, em primeiro, depois o pão e o vinho.

Irmãos, mas aqui está ele a dizer nesta secção de 1 CO 11 que havia divisões entre eles, havia partidos porque diz no v. 18: “porque dantes estou informado haver divisões entre vós quando vos reunis na igreja e eu em parte o creio porque até mesmo importa que haja partidos entre vós para que também os aprovados se tornem conhecidos no vosso meio”

Tem que haver divisões para ver quem está correto e quem não está, infelizmente, mas depois diz no v. 21: “não venham se reunir para a ceia do Senhor da Páscoa porque vocês estão a fazer isso e cada um faça em casa porque vocês estão a menosprezar a igreja de Deus? Eu não vos louvo nisso porque está a dizer que vinham alguns para ali bêbados”

Havia divisões e por isso lemos em 1 CO 3:1-3 está a dizer: vocês são carnais”; e quantos de nós, ainda, na igreja somos carnais?? Porque há entre vós ciúmes, contendas, dissensões, divisões e havia isso em Corinto e por isso irmãos nada diferente quando estamos a ver o simbolismo de observar a Páscoa temos que discernir o corpo de Cristo como lemos em 1 CO 11: 29 diz:

“pois, quem come e bebe sem discernir o corpo, do Senhor, come e bebe juízo para si”

O que é o corpo do Senhor? Está claro, pode dizer o corpo físico de Cristo que morreu por nós, mas irmãos, além disso o corpo espiritual de Cristo é a igreja de Deus e nós fomos batizados para dentro de um corpo, o corpo espiritual de Cristo, não somos batizados dentro desta igreja ou aquela outra, e somos batizados para dentro da família de Deus, do corpo de Cristo.

E por isso irmãos, temos que entender se não estamos a discernir o corpo, ambos fisicamente e espiritualmente, se não estamos a discernir os nossos irmãos e como os tratamos e como falamos deles, como falamos mal deles, as costas deles, lógico que isso não é bom.

E por isso diz no v. 30: “eis a razão porque há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem”

Queridos irmãos, temos que nos julgar a nós próprios, temos que nos discernir a nós próprios para não sermos julgados como diz no v. 31 e por isso, irmãos, isto é parte deste auto examinação que estamos a ser assados no fogo e sem pecado e isto é amargo, é difícil e não é doce e depois temos que comer às pressas.

E temos que comer o corpo espiritual de Cristo, que é o pão asmo, o maná que veio de céu que é o corpo de Cristo, simbolicamente, o pão asmo que é o corpo de Cristo que temos que ter todos os dias na nossa vida com uma atitude de respeito e de urgência.

E por isso, irmãos, eu mencionei de EX 12 quatro lições espirituais que devemos ou podemos extrair de que: primeiro o cordeiro pascal não tinha pecado e era uma oferta para nós, gratuita, e nós, por outro lado, temos que por o sangue a volta das nossas vidas para nos perdoarmos e temos que mudar a nossa maneira de atuar como? Da maneira que atuamos perante outras pessoas, o relacionamento interpessoal, tratando um ao outro com humildade, dignidade e amor!

E precisamos de nos auto examinar e fazer isso e não quero desculpas! A culpa é dele ou dela, ele ou ela não falou comigo, e isso é examinar o outro pois a culpa é nossa!

Temos que nos examinar a nós próprios, ponto! Irmãos, quantas vezes eu preciso de ter que dizer isso: temos que nos auto examinar? E isso não é fácil, é como ser asado no fogo e temos que viver e comer isso com ervas amargas e pão asmo, isto é, sem fermento, sem pecado e temos que comer isso com um certo respeito e tremor e senso de urgência.

Por isso, irmãos, nesses dias que nos aproximamos da Páscoa e do dia dos Pães asmos, sim, se preparem fisicamente, mas enquanto se preparam, pensem orem e jejuem para se prepararem espiritualmente na nossa vida porque nos aproximamos de um festival de uma estação muito importante no plano de salvação de Deus.