A Páscoa também é um momento encorajador de vitória
Download (Baixar)
A Páscoa também é um momento encorajador de vitória
A Páscoa bíbica é um memorial anual começando na noite em que Jesus Cristo foi traído. O Seu sacrifício continuou no mesmo dia, mas quando já não era noite, isto é, durante o periodo diúrno. Interessantemente, a Páscoa nunca cai num domingo (isto é de Sábado ao pôr-do-sol até domingo ao pôr-do-sol). Um ponto importante em preparação para a Páscoa é que precisamos de nos examinar a nós próprios. Precisamos discernir o Corpo do Senhor pelo que sofreu e Sua morte. Mas também é um dia encorajador porque é um memorial da Sua vitória sobre o pecado e a morte.
Transcrição
Bom dia ou boa tarde queridos irmãos, aqui é Jorge Campos.
Para muitos irmãos na igreja este ano tem sido um período da Páscoa extremamente difícil, muitas dificuldades, muitos desafios, e na realidade de ano a ano parece ser pior e mais difícil.
A Páscoa, queridos irmãos, certamente é um período mito solene e hoje eu quero pensar e refletir um pouco no sofrimento simbolizado pelo pão e na morte simbolizada pelo cálice de vinho de Jesus Cristo e realmente é um período solene, o sofrimento e a morte de Jesus Cristo.
Mas eu quero concluir mostrando um ponto importante e encorajador porque a Páscoa é também um período encorajador pois o simbolismo é o tempo e a ocasião em que Cristo venceu sobre o pecado e a morte para nós.
E por isso a Páscoa é também um período muito encorajador de vitória; sabemos, irmãos, que as dificuldades e os desafios estão a crescer e que satanás está mais e mais irado com a igreja e o mundo pois ele sabe que o tempo dele está ficando de dia a dia mais e mais curto onde ele vai perder o seu reinado de ser o deus deste mundo.
E por isso vejamos irmãos que estamos a beira de uma catástrofe enorme nacional e internacional e vemos desastres naturais, e possibilidades de guerra civil e vemos muitas e muitas dificuldades no nosso país.
Vejam em DT 28:45 que é um cap que fala acerca das bençãos e dos castigos de desobediência que diz: “todas estas maldições virão sobre ti e te perseguirão e te alcançarão até que sejas destruído porquanto não ouvistes a voz do Senhor, teu Deus, para guardar os mandamentos e os estatutos que te ordenou”
E queridos irmãos, ora esta profecia seja dada a Israel é certamente aplicável a todas as nações, a Israel primeiro, judeu primeiro, e depois aos gentios.
E por isso irmãos vemos que estamos nos aproximando de um período de grandes dificuldades diárias e vivemos como em 1 TS 5 diz assim acerca desses tempos e épocas em que o dia do Senhor virá como um ladrão como lemos no v.2; um período em que as pessoas dizem: paz e segurança, oh as coisas estão a andar bem, podem até estar a andar mal, mas nos viramos.
Mas vai vir repentina destruição do seu país e deste mundo inteiro e depois diz no v.4: “mas vós irmãos não estais em trevas para que esse dia como um ladrão vos apanhe de surpresa porquanto vós todos sois filhos da luz e filhos do dia e nós não somos da noite nem das trevas”
E por isso precisamos de estar acordados porque isto vai arrebentar muito rapidamente, o estresse está tão alto para tantas pessoas que está a afetar o povo de Deus, está a afetar a você e a mim e como disse de ano a ano vai ficando pior e nós vemos praticamente todos os anos irmãos deixando a fé e por que?
Ora, uma possibilidade poderia ser em MT 13:22 lemos: “o que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém, os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra e fica infrutífera”
Sim, pessoa está na igreja, mas as coisas do mundo, o mundão, estes cuidados do mundo, a fascinação de ter mais dinheiro sufocam a palavra e a pessoa fica infrutífera e sai da igreja.
Poderia ser isso e não estou a dizer que é em todos os casos, cada caso é diferente, mas talvez outra situação poderia ser em MT 19:20-22 lemos: “replicou-lhe o jovem: tudo isto tenho observado disse-lhe e como é que posso entrar ou alcançar a vida eterna? Foi o que o jovem perguntou se vê isso no v. 16 e então Jesus Cristo disse: queres entrar na vida, na vida eterna, no reino de Deus então guarda os mandamentos”
“quais? E Jesus mencionou alguns mandamentos da lei de Deus e ele disse tudo isto tenho observado e o que me falta ainda? E disse-lhe Jesus: se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu e depois vem e segue-me”
Muitas pessoas na igreja não querem por Deus primeiro e quando algumas dessas dificuldades vem do mundo em que temos que seguir a Deus em vez de decidir e seguir estas coisas do mundo, estes bens, as pessoas abandonam a fé.
Ou poderia ser que, por ex., de LC 14:26 e esta pergunta até faço antes de batizar: “se alguém vem a Mim e não aborrece a seu pai ou mãe ou mulher, filhos, irmãos e ainda a sua própria vida não pode ser meu discípulo”
Irmãos, estamos a calcular a despesa como lemos no v. 28, estamos a calcular o custo? Do caminho de Deus? Oh estas escrituras são tão interessantes e torna-se uma coisa intelectual em vez de um caminho da vida.
Então o que Jesus Cristo disse: você tem que aborrecer a sua própria vida e será esse o problema? E que não calculou a despesa e quando as coisas se tornam difíceis depois do batismo a pessoa desiste porque irmãos porque se você realmente está a seguir o caminho que é apertado e difícil, ah aquilo é fácil e veja irmão talvez você não esteja a seguir o caminho correto. E pense bem nisso!
Ou talvez o problema seja de MT 24:12 lemos: “porque há tanta maldade e corrupção a nossa volta que diz: se multiplicar a iniquidade, a maldade, a corrupção, o amor se esfriará de quase todos”
Será a sua situação que quando você está a ser atacado por satanás e vai te atacar no ponto mais vulnerável, no ponto que vai doer mais, o nosso ponto fraco ele vai atacar mais e então você vai se irar, você pode dizer estou a ser sincero, uma boa pessoa, mas quando uma pessoa diz qualquer coisa você sente e pum você arrebenta e vai explodir”
Questão, irmãos, não é só de ser uma boa pessoa é questão de como reagimos em situações difíceis e como é que você reage? Você tem que ter domínio próprio, você tem que se controlar a si mesmo, não permitir que se zangue e se ire, mas a nossa sociedade nos afeta.
E veja em 2 TM 3:1 lemos: “sabe, porém, isto que nos últimos dias virão tempos difíceis, irmãos, a uns anos atrás talvez não entendíamos bem o que eram tempos difíceis, mas hoje estamos a ver o que são tempos difíceis e estão a ficar mais e mais difíceis dia a dia”
“pois os homens são egoístas, narcisistas como dizem, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres do que dos amigos de Deus”
Irmãos, cuidado, vocês sabem a maçã está podre e tem as outras maçãs ao lado e temos que tirar esse podre e o mundo à nossa volta está podre e vai afetar a você! Podes dizer: olha, eu sou obediente aos pais, mas você diz que não ama a seu pai ou a sua mãe? Ora, porque ele ou ela me tratou mal, e temos que honrar o pai não é só fazer coisas pelo pai ou pela mãe; sim, temos que fazer, mas diz: honra o teu pai e a tua mãe.
E quando estão idosos as coisas se tornam muito difíceis, eu sei quando a minha mãe teve demência já com uma boa idade foi muito difícil.; e queridos irmãos, vemos aqui que s pessoas na igreja são afetadas por esta sociedade e cuidado irmãos porque diz assim no v.5:
“tem forma de piedade”; você tem forma de piedade? Olha eu sou um cristão, religioso, eu sei a verdade, estou no caminho e você rem uma forma de piedade, é o seu caso?
“negando, entretanto, o poder”; o que isso quer dizer?
Queridos irmãos, uma forma de piedade é saber a Bíblia, saber estas palavras e gregas e por a dizer isto quer dizer isto e tal, mas como você tem grande sabedoria e conhecimento da palavra de Deus?
Oh eu tenho lido isto a 28 anos, ou seja, quantos anos, sei isto tudo e estas coisas todas, mas é um conhecimento intelectual? É como eu chamo esses galhos técnicos em vez de me concentrar no tronco da árvore porque diz aqui que estão negando o seu poder, o que é isso?
O que é o poder do caminho? É o Espírito Santo! O Espírito Santo que nos santifica! A santificação do Espírito, em 1 PE 1:2 lemos: “eleitos em presciência a Deus Pai em santificação do Espírito para obediência”
Irmãos, o Espírito Santo de Deus é o poder de Deus e nos guia e nos ajuda neste processo de santificação para obediência, se nós não estamos a ser guiados pelo Espírito Santo de Deus para obedecermos e termos cuidado com o que sai da boca e o que dizemos nós estamos a negar o poder de Deus do Consolador.
Veja em CL 3:8 lemos: “agora, porém, despojai-vos igualmente de tudo isto: ira; você a tem? Oh não, você é uma boa pessoa, mas quando alguém toca na sua pele, digamos assim, ou diz qualquer coisa que você pensa que é mal ou contra você, não é necessariamente que tenha sido mal, mas você por causa da sua maneira que cresceu ou seja lá o que for você fica como se fosse a ser atacado e então você fica irado!”
Despojai-vos de tudo isto, ira! Você fica indignado e está a despojar dessa indignação, mas eu não sou, mas quando uma pessoa ataca ou toca, e lembre-se que satanás vai tocar no seu ponto fraco, no seu ponto que é mais vulnerável.
E então você vai ter maldade, ter maledicência, vai ter linguagem obscena do seu falar.
Queridos irmãos, se estamos a fazer isto estamos a negar o poder da piedade, do caminho de Deus; óh isto não afeta a mim, não eu estou bem pense e leia 1 CO 10:12-13 lemos: “aquele que pensa estar em pé veja que não caia; se você pensa não eu estou bem, eu não tenho problema nenhum, eu estou fiel, estou firme, a igreja está firme, cuidado!”
Não vos sobreveio tentação que não fosse humana, mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, pelo contrário, juntamente com a tentação vos proverá livramento”
Não está a dizer que vai tirar a tentação, mas vai dar um caminho de livramento de sorte que possas suportar! Não vai tirar esta prova, mas vai dar livramento para ajudar você a suportar esta dificuldade.
E por isso irmãos quando vemos as coisas no mundo e vemos as coisas que estão a afetar a nós é tempo de examinarmo-nos e vejamos então em 1 CO 11:28 lemos: “examine-se o homem a si mesmo”
Oh como é fácil dizer: foi ele que me puxou, é culpa dele ou dela! Não examine a ele ou ela e sim examine-se a si e está a entender bem?
Queridos irmãos, depois diz: então tome os símbolos da Páscoa no dia da Páscoa do dia 14 do calendário hebraico 14 de Nisã e continua: “pois quem come e bebe sem discernir o corpo, está claro, o corpo do Senhor, come e bebe juízo para si”
Irmãos, estamos a nos examinar a nós próprios? Ora, está claro esta examinação sem discernir o corpo do Senhor tem significado duplo porque está claro a se referir ao corpo físico de JC, mas também ao corpo espiritual de JC e vejamos brevemente o corpo físico de JC em MC 14:43 lemos: “logo, pois, falava Ele ainda quando chegou Judas um dos doze e com ele vindo da parte dos sacerdotes, escribas e anciãos uma turba com espadas e porretes”
“e depois o traidor tinha dado esta senha: aquele a quem eu beijar é esse, prendei-o e levai-o com segurança e logo que chegou aproximou-se e disse: mestre, e o beijou”
“então lhe deitaram as mãos e o prenderam”
Em primeiro lugar se vê aqui que JC foi traído por um dos seus próprios discípulos, digamos assim, mais amigo dos doze e depois mais adiante vemos no v. 60: “foi levado ao sumo sacerdote e então o sumo sacerdote lhe perguntou: não tens nada a responder? E interrogou: és Tu o Cristo o filho de Deus bendito?”
E no v. 62: “Jesus respondeu: EU SOU e vereis o filho do homem assentado à direita do Todo Poderoso e vindo com as nuvens do céu; então o sumo sacerdote rasgou as suas vestes e disse: que mais necessidade temos de testemunhas ouvistes a blasfêmia”
Se vê aqui e depois lhe disse no v. 65: “começaram a lhe cuspir”
“Ele foi traído, foi cuspido, a cobrir-lhe o rosto com murros e dizer: profetiza quem te deu bofetada agora?”
Queridos irmãos, se vê aqui os problemas físicos de sofrimento que JC teve naquela noite que foi traído na noite da Páscoa e depois em MC 15 se vê então que foi perante Pilatos e lemos no v.2 seu interrogatório:
“és Tu o rei dos judeus? E Jesus respondeu: tu o dizes, em outras palavras, sim, estás correto, então os principais sacerdotes o acusaram de muitas coisas e Pilatos continuando diz: vês quantas acusações te fazem e Jesus não respondeu”
A ponto de Pilatos se admirar e veja no v. 10: “pois Pilatos bem percebia que por inveja os principais sacerdotes o haviam entregado” e depois se vê no v. 12: “depois Pilatos perguntou: “farei então o que a quem chamais de rei dos judeus e eles exclamaram: crucifica-o! e então Pilatos querendo conter a multidão soltou-lhes Barrabás e após mandar açoitar a Jesus O entregou para ser crucificado”
Se vê que foi abusado, maltratado e depois crucificado.
“então os soldados o levaram para dentro do palácio, o pretório, v. 16, e reuniram todo o destacamento, o vestiram de púrpura, e teceram uma coroa de espinhos e puseram na cabeça e o saudavam dizendo: salve rei dos judeus e davam-lhe na cabeça com um caniço, cuspiam Nele, ponde de joelhos O adoravam e por isso depois de o terem escarnecido despiram essa roupa púrpura que era o simbolismo de ser um rei”
“e os vestiram com as suas próprias vestes e O conduziram Jesus para fora com o fim de O crucificarem” e depois no v. 25: “e a hora terceira quando o crucificaram, as 9 hs da manhã”
E depois se lê no v. 33: “chegada a hora sexta, meio dia, houve trevas sobre toda a terra até a hora nona, isto é, do meio dia até as 15 hs houve trevas na terra e notem que isto não foi um eclipse do sol porque estamos aqui a ver período do meio do mês, 14, que não era lua nova, mas de lua cheia”
E por isso lembrem-se que o eclipse do sol só acontece no período da lua nova então isso foi um milagre, não foi um eclipse, e sim, houve escuridão e por isso a nona hora, isto é, as 15 horas exclamou com forte voz: Deus meu, Deu meu por que me desamparaste?
Então vemos aqui em paralelo em LC 23:44-46: “já que era a hora sexta e como escurecia o sol, foi um milagre, não foi um eclipse, houve trevas sobre toda a terra até a hora nona, as 15 hs e rasgou-se pelo meio o véu do santuário e então Jesus clamou em alta voz: Pai nas tuas mãos entrego Meu Espírito”
E depois de ter dito o que lemos a pouco em MT por que me desamparastes? Pai a Ti entrego Meu Espírito”
Jesus Cristo se sentiu completamente como um ser humano com emoções humanas e Ele tal qual uma pessoa com emoções humanas pode sentir quando Deus não responde pedindo intervenção, mas Deus nunca desampara, nunca nos deixa e isso bem poderia ter sido um possível pensamento que JC teve demonstrando que era completamente humano e que sabe sentir e ter a mesma compaixão por você quando você tem dificuldades e problemas.
Ele sabe o que é passar por dificuldades emocionais e você continua nessas dificuldades e Ele sabe!
E então depois disso expirou e Deus Pai recebeu o espírito do homem no homem que o guardou até a ressurreição três dias depois, mas vemos que ele morreu cerca das 15 hs do que nós sabemos por vários membros que foi uma quarta feira a tarde.
E esteve na sepultura por três dias e três noites que representa quinta, sexta e Sábado onde ressuscitou por volta do fim do Sábado aproximando-se o por do sol porque Ele foi sepultado também aproximando-se o por do sol.
E por isso vemos aqui que JC sofreu grande sofrimento e dor física e por isso estamos a discernir o corpo de Cristo como sofreu? E por isso Ele sabe ter compaixão por mim e por você quando sofremos e Ele sofreu por causa do nosso pecado, Ele morreu por causa do nosso pecado.
O pecado causa dor, sofrimento e morte; JC sofreu isso tudo em IS 53 vemos a profecia acerca Dele e leia isso em IS 53:4-6 e lemos: “certamente Ele tomou sobre Si as nossas enfermidades es e as nossas dores, sim, Ele sofreu por nós levou sobre Si e nós reputávamos por aflito, ferido e oprimido; oh se Ele é de fato filho de Deus que saia daí, Ele foi traspassado pelas nossas transgressões, sofreu, foi moído pelas nossas iniquidades, o castigo que nos traz estava sobre Ele e sobre suas pisaduras somos sarados”
Isso é um milagre da cura dos doentes através da oração e da imposição das mãos de acordo com a vontade do Pai e no v. 6: “todos nós andávamos desgarrados como ovelhas cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de nós todos”
Ele sofreu para nós sermos perdoados, nas voltando a 1 Co 11;29 lemos: “pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor”, sim, precisamos de discernir o corpo físico do Senhor, mas também precisamos discernir o corpo do Senhor espiritual que é a igreja de Deus.
E temos que considerar como tratamos as outras pessoas porque somos membros do corpo de Cristo quando estamos na igreja, e também como as tratamos quando observamos a Páscoa como diz aqui no v.30: “eis a razão porque há entre vós muitos fracos e doentes e que dormem”
Está claramente a falar como tratamos uns aos outros bem, há muita dor e sofrimento e alguns até morrem em RM 6:3 lemos: “ou por ventura ignorais que todos nós fomos batizados em Cristo, batizados para dentro da sua morte, e não está a falar aqui em nome de Jesus Cristo, e sim, precisamos de ser batizados em nome pela autoridade de JC , mas para dentro do corpo espiritual de JC, não somos batizados para dentro desta igreja ou aquela igreja ou seita , mas somos batizados para dentro do corpo espiritual de Cristo e pela autoridade de Cristo”
E depois diz assim: “fomos com Ele sepultados na morte do batismo e por que? Porque somos parte desse corpo, para que como Cristo foi ressuscitado dentro os mortos pela glória do Pai assim também andemos nós em novidade de vida”
Temos que andar numa vida nova, temos que ser diferentes e vejam mais adiante no v.23: “porque o salário do pecado é a morte”
Queridos irmãos, todos nós pecamos! e por isso não temos que só discernir o corpo físico de Cristo, mas nós somos o corpo espiritual de Cristo e como tratamos uns aos outros porque todos pecamos e o próprio Paulo teve dificuldades e veja aqui em RM 7:14 lemos:
“ele admitiu porque sabemos que a lei é espiritual, eu, Paulo, todavia, sou carnal”
Paulo estava a dizer que ele tinha desafios contra o que ele era porque ele era carne e vendido a escravidão por causa da carne, do corpo físico e vejam mais adiante no v. 23: “mas vejo nos meus membros outra lei que guerreando contra a lei da minha mente me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros”
Ora, a lei Dele era a mente do Espírito Santo de Deus que estava com Ele e quer fazer e seguir o caminho de Deus, mas na carne no que Ele é havia esta tendência de seguir o caminho errado e ele então diz no v.24:
“desaventurado homem que sou, quem me livrará o corpo desta morte?” então precisamos de discernir esta parte do corpo de Cristo porque temos esta dificuldade, não é simplesmente arrependermos do que fazemos, mas arrepender do que somos! Somos pessoas físicas carnais! Temos esta lei do pecado nos nossos membros.
Mas aqui está a boa nova, aqui está a parte encorajadora do que Jesus Cristo fez e do significado da Páscoa e no v. 25 diz: “graças a Deus por Jesus Cristo Nosso Senhor”
A boa nova é quem me livrará o corpo deste pecado, do corpo desta morte é JC pelo que Ele fez na Páscoa pelo pecado e para nos perdoar pelo pecado e para nos dar a vida eterna.
Esta é a vitória de JC sobre o pecado e a morte para nós, digamos assim, é a nossa vitória sobre o pecado e a morte, mas é o que JC fez por mim e por você, mas isso é encorajador, é a boa nova da Páscoa e por isso diz assim no cap 8:1: “agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”
Irmãos, não há condenação para você se você está em Cristo Jesus, está a seguir o caminho Dele, está a esforçar-se a ser guiado pelo Espírito Santo, está no caminho, está a usar o poder de Deus, não está a negar o poder.
Queridos irmãos, como eu mencionei ao início deste sermão vai haver grandes e difíceis dias à frente de nós, vai haver uma grande catástrofe, mas irmãos não há condenação em nós se estamos em Cristo e estamos a viver como Ele viveu, estamos a pôr o novo homem na nossa vida.
Veja em RM 8 14: “pois todos que são guiados pelo Espírito De Deus; você está a ser guiado pelo Espírito de Deus?”
Nós temos a nossa parte a fazer irmãos; nós precisamos de ter cuidado de não ter uma forma de piedade negando, entretanto, o poder como lemos em 2 TM 3:5. Não podemos negar o poder do Espírito Santo, isto é, temos que fazer a nossa parte; temos que nos esforçar e leia no v. 15: “porque não recebestes o espírito de escravidão para viveres outra vez atemorizados, mas recebestes outra vez o Espírito de filiação baseados em eu chamamos querido Pai, Abba Pai; o próprio Espírito justifica com o nosso espírito que é o espírito do homem no homem de que somos filhos de Deus!”
“ora, se somos filhos também somos herdeiros de Deus!” entendemos isso? “e coerdeiros com Cristo, se com Ele sofremos também com Ele seremos glorificados’
NÃO DIZ TALVEZ E SIM SEREMOS GLOROFICADOS, esta é a boa notícia que JC fez por nós e vejam aqui em HB 9:26 diz: “ora, neste caso seria necessário que tivesse sofrido muitas vezes não só no mundo agora, porém, se cumpriram os tempos, se manifestou uma vez por todas para aniquilar pelo sacrifício de Si mesmo o pecado”
JC fez isto pro nós aniquilou o nosso e o seu pecado e v.27: “e assim como aos homens morrem uma vez depois o juízo, assim também tendo se oferecido uma vez para sempre os pecados de muitos aparecerá uma segunda vez para nós os de Cristo seremos ressuscitados com Ele a vinda Dele ou os que ainda vivem serão transformados, os que guardam para a salvação”
Irmãos, isto é boa nova e são notícias extremamente encorajadoras da vitória de Jesus Cristo sobre o pecado e a morte que Ele venceu durante a Páscoa e por isso a Páscoa é um período solene, mas também é um período encorajador e veja em HB 10:9-10:
“e disse então estou aqui ó Deus para fazer a tua vontade e remove o primeiro para estabelecer o segundo, isto é, a antiga aliança para estabelecer a nova e nessa vontade é que temos sido santificados mediante a oferta do corpo de Cristo uma vez por todas”
Isto é muito encorajador, irmãos, uma vez por todas e por isso vemos aqui que a santificação é um processo, sim, somos santificados, mas vamos ver daqui a pouco o que estamos sendo santificados também é um processo e continuando a ler aqui no v. 14: “porque com uma única oferta aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados”
Sim como lemos no v. 10 diz que temos sido santificados, sim, fomos postos a parte como membros da igreja de Deus do corpo espiritual de Cristo separados do mundão para viver um caminho diferente, mas agora estamos a ser santificados pelo poder do Espírito Santo para obediência e estamos a mudar a pôr o novo homem, estamos nesse processo de santificação, mas diz aqui no v. 14 também: “com uma única oferta aperfeiçoou para sempre”
Entenda, aperfeiçoou para sempre, quer dizer que já está feito, para Deus é como já estivesse acontecido, aperfeiçoou para sempre aqueles que estão sendo santificados pelo poder do Espírito Santo, você tem uma parte a fazer e eu e temos que continuar neste caminho e veja então no v. 19:
“tendo, pois, irmãos intrepidez para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus Cristo”
Tenha coragem porque quando você ora, vai entrar no Santo dos Santos, no trono de Deus e pelo sangue de Jesus Cristo.
“pelo novo e vivo caminho que Ele passou pelo véu, isto é, pela Sua carne, pelo Seu corpo, pelo Seu corpo físico e agora somos parte do Seu corpo espiritual de Cristo”
Queridos irmãos, não é encorajador? Quem tem coragem? Porque como lemos no v. 14 aperfeiçoou para sempre e vejam então no v. 20: “pelo novo caminho que Ele nos conservou pelo véu, isto é, pela Sua carne e teve grande sacerdote pela casa de Deus”
Que é JC que está a intervir por você e por mim, Ele está vivendo agora no céu intervindo por você e por mim e no v. 22: “aproximemo-nos com sincero coração e plena certeza de fé tendo o coração purificado de má consciência lavado o corpo com água pura”
Sim, precisamos de ter o coração sincero, em plena fé, tendo o coração purificado com má consciência e como? Pelo sangue de Cristo e lavado o corpo com água pura, o que é isso? O símbolo da água pura? A água é o Espírito Santo, somos lavados com o Espírito Santo, o processo de santificação de continuarmos de mudar do velho para o novo homem.
E no v. 23: “guardemos a firme confissão da nossa esperança sem vacilar, pois, quem fez a promessa é fiel, consideremos uns aos outros para estimular o amor e as boas obras”
Oh eu não quero ter convivência com os irmãos, aqui é uma instrução, é um mandamento.
“não deixemos de congregar como é costume de alguns, antes façamos admoestações tanto mais quanto vedes que o dia se aproxima, o dia da vinda de Cristo”
Ainda mais porque o mundo está a se afastar; “porque se vivermos deliberadamente em pecado, oh o que é pecado?”
Ora, aqui está a falar num contexto de estimularmos o amor, se não o fazemos, se não estamos a nos congregar uns com os outros, estamos a lutar e Oh não é culpa minha, é do outro.
Irmãos, precisamos de ter cuidado, o problema é que todos nós temos pontos cegos e é fácil acusar o outro, cuidado, irmãos; “por isso vivemos deliberadamente em pecado depois de ter recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício de Jesus Cristo pelos pecados, pelo contrário que certa expectação horrível de juízo e fogo vindouro prestes a consumir os adversários”
Irmãos, a decisão é sua, Deus já fez a sua parte, Ele já aperfeiçoou para sempre por uma oferta, já fez a sua parte, agora a questão é sua se você vai desistir, se você vai parar, se você não está a mudar, mas a boa nova, a parte encorajadora da Páscoa é que JC já fez isto tudo para você e venceu para você o pecado e a morte.
Está feio, é a vitória e por isso no v. 35 diz: “não abandonais, portanto, a vossa confiança ela tem grande galardão e com efeito tens necessidade de perseverar a esperança para que tendo feito a vontade de Deus alcanceis a promessa”
Queridos irmãos, não abandone, a decisão é sua, Jesus Cristo fez a sua parte, Ele fez a vitória para você sobre o pecado e morte, mas você tem que fazer e vencer as suas fraquezas, mas Ele promete e que esteja com confiança que Ele vai ajudar a você e nos dá está água como diz aqui: água pura e lavando o corpo e Ele nos limpa da má consciência como sangue de Cristo como lemos no v. 22 de H 10.
Irmãos, você e eu somos vitoriosos contra o pecado e a morte pelo que JC fez, esta é a boa nova, e graças a Deus pelo que Ele fez por nós