This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.
— Bom, deobotar-te, queridos irmãos, aqui é Josh Camos. Os problemas deste mundo hoje em dia estão cada vez piores e piores. Pode ser que, simplesmente, precisamos de um bocadinho mais tempo para resolver os nossos problemas.
É essa a solução? Porque, ao fim de contas, nós, como a manidade, praticamente já temos 6 mil anos e está cada vez ficando pior. — Sim, sabemos que a sabedoria até é aumentada. — Sim, sabedoria até é aumentada. Isso é profético. — Em Daniel 12, versículo 4 diz, — E tudo, Daniel, fecha estas palavras. E sale este livro até ao fim do tempo. — Muitos corroarão de uma parte para o outro. — Irmãos, como não corremos de uma parte para o outro? Você basta ir às cidades, as pessoas estão a andar de carro de um para o lado, de outro para o lado, a correr de um para o outro. E depois, vamos ao aeroporto, cada vez mais ocupados, pessoas a viajarem de uma cidade para a outra, de um país para o outro. Uma quantidade de correria, como não acontecia há 50 anos, digamos assim. O mundo mudou muito. Mas aqui, em Daniel 12, versículo 4, também diz, muitos corroarão de uma parte para a outra e a ciência se multiplicará. — Cresci, irmãos, quem é que poderia ter dito há 20 anos? Você pode ir ao computador e fazer uma pergunta, aí tem resposta, tem um motor de busca. — Quem é que pensaria que você podia fazer isso há 20 anos atrás? Aliás, você, talvez, nem precisa do computador, basta, talvez, ir a um telemóvel inteligente destes e obter... ... fazer uma busca e obter essas respostas, mesmo que você esteja de viagem ou esteja fora da sua cidade. A ciência, o conhecimento, a sabedoria está a multiplicar, mas os problemas estão a aumentar, não estão a ficar menos e menores.
Os males, as maldades, o crime... ... que, os irmãos, estão simplesmente ficando piores e aumentando. Por que? Há algo errado com a mente humana? Há algo que falta na mente humana? Os irmãos, hoje, vamos estudar a grande diferença entre a mente humana e o cérebro do animal. E vamos ver a razão, o propósito, dessa diferença. Queria ir, irmãos, nós fomos criados com um livro ou manual de instruções que se chama a Bíblia. É o nosso manual de instruções. E se você fizer ou comprar um artigo ou qualquer coisa, vem com o manual de instruções com você o usar, como você o abrir, por empráculo, como o instalar, seja o que for. Vem com o manual de instruções. E assim nós temos o manual de instruções. Mas o homem consuga grande inteligência, ou e com. O engano com a ajuda de Satanás, o homem não entende, não entende o que está escrito neste manual de instruções. Às vezes ler é como se tivesse a ler outra língua, porque ler passa por cima da cabeça e nem entende o que acabaram de ler. O homem está enganado. Aqueles que lê as instruções, porque há muitos que nem lêem. Há muitos que nem lêem a Bíblia. Mas alguns lêem e interpretam incorretamente. Porque, como é o geral, as pessoas estão iludidas, estão enganadas, por guias falsas, isto é, por mestres falsos, isto é, por pastor falsos, que estão a dar ensinamentos e doutrinas que não vêm da Bíblia. E por isso as pessoas não entendem o incrível potencial porque que você nasceu.
Nós temos um dia de estudo bíblico acerca disso. Por que que você nasceu? Peça esse estudo bíblico. É gratuito. Mas o ponto que estou a falar é que as pessoas não sabem porque nós vivemos. Não sabem quem somos. Não sabem onde vamos. Isto é, qual é o seu destino? Ou pensam que sabem, mas estão enganados. Não sabem qual é o propósito que Deus tem para você e para nós.
E além disso, não sabemos como usar o tempo que temos, usar as capacidades que temos, as habilitações que temos para esse bom propósito, para esse destino para o qual fomos criados. Esses inteligentes, esses grandes mentes estudiosos não entendem. Porque? Porque rejeitaram o manual de instrução. E quando, mesmo quando não rejeitam, porque alguns acreditam em Deus, não sabem que o manual tem uma chave. É como se tivesse uma senha. Tem um código. Um código de segurança. Uma senha. E não tem essa senha. Não tem esse código. Para abrir, abrir o entendimento deste manual de instrução.
Por isso, queris irmãos, há existe algo, há algo extremamente importante que está faltando a essas pessoas. Pode ser pessoas importantes ou pessoas não importantes, mas está faltando as pessoas. Vejam aqui, Mateus capítulo 11, versículo 25 a 26. Mateus 11, versículo 25 a 26. Porque, por aquele tempo, exclamou Jesus, graças-te do opai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e às revelastes aos pequeninos. Sim, opai, porque sim foi do teu agrado. Deus escondeu, ocultou muitas destas verdades que estão aqui, plenamente escritas na Bíblia. E estas pessoas não entendem, porque não têm esta senha. Esta senha. Mas o pequenino, isto é o bebê espiritual, o nené espiritual, aquela criancinha espiritual, aquele filhinho ou filhinha de Deus, que é um pequenino espiritual, essa entenda. Porque o mundo de maneira geral nem entenda e nem sabe quem é Deus.
Sim, alguns entendem que Deus existe da eternidade, mas não entendem que colpai a um outro ser ao lado de Ele, que agora é o filho, depois ser gerado e nos cem. E isso não pode ser de novo, mas antes disso era conhecido não como o filho, mas como o verbo. O verbo. E esse verbo, tudo foi delegado a Ele. Por isso é que se o Cristo diz aqui, no versículo 27, diz assim, tudo me foi entregue, todas as coisas me foram entregues. Por meu pai, tudo foi entregue a Jesus Cristo, tudo foi delegado a Jesus Cristo. E por isso as pessoas não entendem. Escrituras muito simples, em muito plenas, explicando quem é Deus. Por exemplo, João capítulo 1, versículo 1 a versículo 4. Vejam aqui escrituras muito simples, pessoas não entendem. Oh, começam a fazer histórias complicadas. Mas isso, no princípio, era o verbo. Aquilo ser, ou digamos aquela pessoa, para entendermos um bocadinho melhor, o verbo. E o verbo, aquela pessoa, aquele ser, é o melhor ser ser, porque a pessoa não está correto, mas disse, pessoal, para vocês entenderem um bocadinho melhor, para ser mais simples de entender. E o verbo estava com o Deus, com o Pai. O princípio era o verbo. E o verbo estava com o Pai, com o Deus. E o verbo, o verbo era Deus. Era como dizer, por exemplo, a mulher, a esposa, está com o marido. E ambos são da família X, por exemplo, família Campos. Seja qual o nome, seja dessa família. São dessa família, são. Devem de ser uma carne. Devem de trabalhar juntos como uma pessoa.
Mas são dos pessoas diferentes. E ele, isto é, o verbo estava no princípio com o Pai. Estava o verbo, estava no princípio com o Pai, com o Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele do verbo. Tudo foi feito por intermédio do verbo. E sem ele, sem o verbo, nada do que foi feito se fez. Quer dizer, o Pai deu a instrução ao verbo, deu o comando, deu a ordem ao verbo e o verbo executou.
E a vida estava nele? E a vida era a luz dos homens. A vida eterna estava nele. Como sabemos, ele se esvaziou e veio a ser um homem. Quer dizer, irmãos, Deus o Pai criou tudo por este ser espiritual, co-interno, coexistente, que a Bíblia chama o verbo. E depois vocês lem em Genesis 1, 1. Genesis 1, 1, 1, mesmo lá no início. Diz assim. Genesis 1, 1, 1, 1, no princípio criou Deus os céus e a terra. No princípio criou Deus as coisas físicas, o céu e a terra. Mas a palavra deus aqui no hebraico é a palavra Elohim, que quer dizer, é uma palavra uniploral, que é um deus, mas mais do que uma pessoa, mais do que um ser. Um deus como uma família de vina, como um domínio, como este reino, o reino de Deus, de qual o Pai é a cabeça. Jesus Cristo, o verbo, está submisso à cabeça. Vejam como isso faz favor, em 1 Coríntios capítulo 11, versículo 3.
Querem-te, portanto, que saibas ser Cristo o cabeça de todo o homem. E o homem, o cabeça da mulher. E Deus, isto é, o Pai, o cabeça de Cristo, o Filho. O Pai é o cabeça do Filho, é o cabeça do verbo. O Pai é o Altíssimo. Jesus Cristo é submisso ao Pai. Na criação, então, Deus o Pai criou, através de Deus o verbo, primeiros anjos. Depois criou o que é físico, incluindo a Terra. Vejam, em Jó, capítulo 38, versículo 7, aonde diz que os anjos juntos cantaram e jubilaram da alegria, quando viram a criação física. Por isso, os anjos foram criados antes da criação física. Depois, um terço dos anjos, foram postos em responsabilidade sobre a Terra. Governar sobre a Terra. Está claro? Estavam debaixo do Governo do Reino de Deus. Isto é, do Pai e do Filho. Submissos a essas leis internas de Deus. Lei de amor e de querido, e de cuidado um para os outros. Está claro? De baixo do Reino de Deus, do Altíssimo e do Verbo. O Governo da Terra, então, foi delegado ao Kirubin Lúsifer. Ou isto é, do latino, uma palavra do latino, da tradução latina. Em português está escrito como Estrela da Manhã. Mas foi delegada a este ser espiritual, este anjo, que era a responsabilidade Estrela da Manhã.
Esse Lúsifer, como diz na Bíblia de Valgate. De baixo do Governo de Deus, assim a Terra tinha paz, tinha alegria, tinha felicidade. Mas, ao fim de um certo tempo, ou seja, quanto anos ou milhares de anos fosse isso, esse ser, esse ser, que a Bíblia refere-se como Estrela da Manhã, ou em outras traduções como Lúsifer, liderou uma rebelião. Então, essa rebelião desse ser foi contra o Governo de Deus. E, por isso, rejeitou o Governo de Deus, rejeitou o Rão em Deus. Isto é este ser, anjo, que tinha sido delegado a ele a responsabilidade de dominar a Terra e administrar o Governo de Deus na Terra, rebelou e não administrou o Governo de Deus na Terra. Qual foi o resultado? O resultado é que a Terra se tornou desolada e vazia, em grande confusão e em escuridão total. A Terra ficou um caos. Como lemos em Génacias 1, 2? Em Génacias 1, 2 diz assim, a Terra, porém, estava sem forma e vazia. Como é que estava? É porque veio a estar, porque não foi criado dessa maneira. Por Deus! Porque quando foi criado, os anjos cantaram de alegria e jubilaram. Mas por causa da rebelião, destes anjos que tinham a responsabilidade de governar sobre a Terra, a Terra se tornou e ficou e veio a ser sem forma e vazia. E trevas, em completa escuridão, sobre a face de toda a Terra, de todo o abismo.
Por isso vemos que Deus, então, interviu e veio, então, a recriar a Terra. Depois, em seis dias, Deus, através do poder do Seu Espírito, o propósito de Deus, veio e parou, como diz aqui, sobre as águas. Então, Deus, durante o período de seis dias, digamos assim, renovou a atmosfera e a superfície da Terra. E, durante essa semana de criação, Deus o Pai, através de Deus o verbo a quem ele tinha delegado toda a atividade executiva do Reino Deus, através do verbo, então, Deus criou primeiro a flora e a fauna e as formas de vida, que se podiam reproduzir na Terra, mas que não tinham o poder mental e criativo de Deus.
Finalmente, no seis dias, criou o homem, a semelhança de Deus, como lemos em Génacias capículo, um, versículo 26 e 27, a imagem semelhança de Deus, com um corpo à imagem de Deus, e como a semelhança, capacidade mental e criativa, há de Deus, que os animais não tinham e não têm essa atividade mental e criativa de Deus. Mas os homens têm, por isso, os homens têm invenções, há avanços tecnológicos e coisas sim, porque o homem tem essa capacidade de pensar e criar coisas, usando o material que Deus nos dá.
É um bocadinho deste exemplo, desta semelhança de Deus no homem. Mas, então, por que Deus criou este mundo físico, desta maneira, e está claro, depois de Deus o sábado, para descansar? Por que Deus fez isto? Eu fiz isto para que, ao fim de um período de treino, isto é, durante a nossa vida física, nós, depois, pudéssemos vir a ser, depois de estarmos treinados e preparados, pudéssemos vir a ser realmente filhos e filhas de Deus, na família divina de Deus.
Para virmos a ser governantes, implementando ou executando o Governo Universal de Deus, no grande universo para lá da Terra, para milhares e milhares de anos que nós ainda não entendemos, mas Deus tem um plano para nós. E, por isso, a meta de Deus, veja aqui, em 1 João 3, versículo 9 e 10. Diz assim, todo aquele que é nascido ou gerado de Deus, não vive na prática do pecado, porque Deus quer que venhamos a ser filhos de Ele, e, por isso, primeiro, vai nos gerar como filhos de Ele, pois o que permanece nele é divina semente.
Nós já sabemos a semente divina do Pai, e, por isso, é que são gerados como filhos e filhas do Pai. Porque o que permanece nele é a semente divina. Ora, se esse não pode viver pecando, porque é gerado de Deus, uma vez que somos gerados de Deus, como filhos de Deus, temos, digamos assim, o DNA de Deus, temos os atributos de Deus, não vamos querer pecar, não vamos desejar fazer isso de maneira nenhuma. Nistes são manifestos os filhos de Deus. E os filhos do Diabo. Toda aquela que não pratica justiça não procede de Deus. Mas nem aquela que não ama ao seu irmão.
Por isso aqui vemos que a meta, a meta de Deus, a meta de Deus, a meta de Deus, por isso aqui vemos que a meta, o ponto final, o destino de Deus para nós, é para nos gerar para que venhamos a ser filhos e filhas de Deus. Isto é para reproduzir o caráter de Deus em nós. E por isso com este caráter de Deus não podemos nem queremos explicar. Ora, caráter, queridos irmãos, não é criado por um decreto.
Agora tens caráter? Não. Caráter é desenvolvido. Caráter necessita de tempo e experiência. Caráter é compreender as coisas. Depois de compreender o que é certo e o que é errado, é distingui-las. Está claro, distingui-las. Sim, isto é certo, isto é errado. E depois é escolher o que é certo e rejeitar o que é errado. A primeira é compreender, depois é distinguir e depois é escolher o que é certo e rejeitar o que é errado. Através de decisões, debaixo de certas dificuldades. Para vermos que, de facto, este caráter está aí, seja qual for a pressão.
E, finalmente, o caráter de Deus é a força de vontade. De fazer o que é certo e vencer até o fim, seja qual for as dificuldades. É andar no caminho correto. Queres irmãos? O que vemos, então, esta capacidade é dada ao homem. Mas os animais não têm. Não têm esta capacidade.
Não têm esta capacidade a desenvolver caráter. Se os animais têm um cérebro, animais têm um instinto, mas não é capacidade a desenvolver caráter espiritual e perfeito, segundo Deus. Essa é a grande diferença entre os homens e os animais.
Mas o que causa esta diferença? O que causa esta diferença? Os cientistas não sabem. A ciência não sabe. Porque não vem o componente, a coisa que faz esta diferença?
Porque quando estudam o cérebro do animal e o cérebro humano, são praticamente da mesma qualidade. Talvez o cérebro humano seja um querido melhor qualidade. Mas a diferença não é assim tão grande que justifique a diferença entre o homem e os animais. E por isso, além dessa pequena diferença entre o cérebro humano e os animais, por que, então, existe esta grande diferença em capacidade ao homem, e está claro da mulher, sobre os animais? Queres irmãos, a ciência física não tem explicação. Não entende porquê.
Simplesmente, é porque a ciência está limitada ao que é fisicamente observado. Se a ciência física é simplesmente observar o que se vê fisicamente. E por isso, a ciência física não consegue observar o espiritual. Está a volta de nós, coisas espirituais, mas nós vemos. Porque são invisíveis, como o vento. Vejam em Romanos 1, 20, 23. Romanos 1. Romanos 1. Sim, não vemos as coisas físicas. E os homens decidiram limitar-se às coisas que se vêem.
Porquê? Porque, ao fim de contas, como dizem em Romanos 1, 20, os atributos invisíveis, as coisas espirituais de Deus, assim como seu eterno poder, como também o seu próprio divindade, claramente se reconhecem. Se nós não nos limitá-semos a observar simplesmente o que é físico, mas tivéssemos a abrir nossa mente e dizer, ok, vegemos então que há coisas que provam que Deus existe, que provam que há algo mais para além do físico. Diz assim. Porque desde o princípio do mundo, sendo percebidas, promoeidas, coisas que foram criadas. Não queres ir mais uns, por exemplo. Você tem um telamóvel. Se você disser ao seu filho, olha, tem este telamóvel aqui. E por que este telamóvel está aqui? É porque deixámos coisas aí no meio do ar, por milhares e milhares e milhares anos e depois um dia apareceu o telamóvel. Está claro que as pessoas vão rir isso de vocês e vocês é maluco. Porque o telamóvel foi preciso de fábricas, foi preciso de cientistas, foi preciso de inteligência, foi preciso de material trabalhado e várias características de anos, de estudos e de desenvolvimento para termos o telamóvel que temos hoje. Não foi assim. Criado por fete, por uma varina mágica? Não. Foi uma coisa de trabalho. E o aumento. Um animalzinho pequeno, como uma formiguinha. Quase que nem pode fazer o desenho de uma formiguinha, quanto mais fazer uma formiga que ande e que trabalha com os característicos de uma formiga? Você não consegue fazer isso. E por isso as coisas que foram criadas provam que há um poder superior e super inteligente, que é Deus, que o criou com um propósito. E por isso é que diz aqui, sendo os atributos invisíveis de Deus, tal como seu poder e sua divindade, são reconhecidos claramente desde o princípio do mundo, sendo percebidos por uma das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis.
Os irmãos, a Bíblia às vezes fala assim muito diretamente. Para dizer a uma pessoa, você é indesculpável, você acredita na evolução. Estou a dizer, olha, você não está a falar politicamente correto. Olha, a Bíblia não fala politicamente correta, fala direto. Você não tem desculpa, porque um dia você vai estar à frente de Deus e todas essas desculpas não valem nada, porque Deus vai dizer cala-te. Sabias esconder-te. Porque as pessoas querem acreditar na evolução, querem usar uma desculpa para dizer que não há Deus, porque para poderem fazer o que querem fazer, isto é, para poderem, para darem a eles muito desculpa, que podem pecar. Porque se não há Deus, não há necessidade de obter-se às leis Dele. E por isso, é querem promover a ideologia da evolução ou dessas ideias de que não existe Deus, que os irmãos são indesculpáveis. É o que Deus diz? São indesculpáveis. Porquanto, tendo conhecimento de Deus. Não glorificaram como Deus, não lhe deram graças. Que os irmãos e cientistas sabem que Deus existe, mas escondem isso. E fazem, escrevem artigos e papéis e estudos escondendo a verdade. Por isso, assim, tendo conhecimento de Deus, não glorificaram como Deus. Nem lhe deram graças. Antes, se tornaram nulos em seus raciocínios, obstrucendo-los o coração e sensato. Incolcando-se, por sábios, incolcando-se e dando diplomas uns aos outros, como, olha, tenho este grande diploma de que fui nesta universidade, nesta faculdade, sou um cientista, sou isto e aquilo e o outro, sou doutor, sou o engenheiro, sou isto. Tornaram-se loucos. Na verdade, não é politicamente correto dizer isso a certas pessoas. Mas é o que a Bíblia diz. É o que a Bíblia diz. Por isso, o problema começa com o homem que rejeita o espiritual. E substitui o real por fábulas, por mentiras. Sim, porque a teoria da evolução é simplesmente uma teoria, é uma fábula, é uma mentira. E por isso o homem deliberadamente rejeita por escolha do homem, por sua própria escolha, ou por ignorância, alguns talvez seja por ignorância, mas rejeitam o Criador. Ou, por engarno de Satanás, rejeitam o Criador. O Criador. Pois Satanás engana o mundo todo, com as suas doutrinas falsas e seus ensinos falsos. Assim, o homem está cego. Há sua razão, porque é que o homem vive, aonde é que vai, qual é o seu destino, e como é que pode seguir esse caminho para chegar a esse destino? Mas, quando as nossas mentes, o nosso capacidade a pensar, quando as nossas mentes estão abertas à sabedoria de Deus, é o seu propósito.
Então, vocês vão entender que Deus, agora é uma família, está a fazer uma família, está criando esta família, está se reproduzindo. E, entenderão que o físico, que o mundo físico, é simplesmente um passo importante de treino e de aprendizagem, e ao mesmo tempo, o mundo físico é o modelo do espiritual. Sim, Deus é uma essência espiritual, e o homem é uma essência física. Deus é uma essência espiritual. É um material, matéria, digamos assim, está claro, não é matéria, porque a palavra matéria representa a coisa física, e por isso usamos a palavra essência. Mas, o que estou a dizer para as pessoas, para as pessoas, para vocês entenderem melhor, é, por exemplo, um material de que o homem é feito um material físico. Um material de que Deus é feito um material espiritual. Mas, uma vez mais, digo que a palavra material é incorreto, estou simplesmente a usar para vocês entenderem melhor. A palavra mais correta seria a essência de Deus. O que Ele é feito é de essência espiritual. A essência do que o homem é feito é material físico.
Então, temos aqui um, digamos assim, um fosso de um lado ao outro, um lado tal físico, o outro lado tal espiritual. Temos como é que vamos poder comatar este fosso? Como é que vamos poder saltar de um lado para o outro?
Vejam, então, em Génesis 2, versículo 7. Génesis 2, versículo 7.
Génesis 2, versículo 7. Génesis 2, versículo 8. Vê-se assim, quando Deus criou o homem, diz assim, então formou o Senhor Deus, o homem do Pó da Terra, e lhe suprou nas narinas o fólogo da vida. E o homem passou a ser alma vivente.
O homem passou a ser um ser vivente. Por que? Por causa do fólogo da vida. Por causa do sopro da vida que Deus... Isto é um elemento espiritual, uma essência espiritual que Deus pôs no homem. E aí está como é que vamos, como é que Deus vai saltar ou como matar este fóso entre o físico e o espiritual? É porque Deus, no homem físico, pôs dentro do homem um elemento, uma essência espiritual, o sopro, o fólogo da vida.
Este fólogo da vida é o espírito do homem, no homem. Vejam em Jó capítulo 32, versículo 8.
Na verdade, há um espírito no homem. E o sopro do todo, o poderoso, o farçável. Há o espírito no homem. E o espírito no homem é que dá ao cérebro humano a capacidade de pensar e criar características de Deus. Para o homem, limitadas a um mundo físico, mas estas características e capacidades criativas que o homem por causa disso podem criar, podem fabricar, podem fazer uma fábrica, podem fazer uma gráfica, podem fazer várias coisas. São coisas que Deus nos dá através desta capacidade criativa que Ele nos deu através do fólogo da vida. Este fólogo nos faz sábio. E por isso, quando Paulo falou com os cristãos em Coríntios, Ele disse, eu não estou a falar a vocês com palavras difíceis de vocês que vocês não conseguem entender. Vejam primeiro Coríntios 1, 1 Coríntios capítulo 2. Primeiro Coríntios capítulo 2. Eu, irmãos, quando fui ter convosco anunciando-vos o Testimunho de Deus, não fiz com ostentação de linguagem ou de sabedoria. Quando eu fui falar a vocês, eu não usei linguagem difícil para vocês entenderem. Usei linguagem simples, prática. Não é linguagem de uma pessoa que usa, que esteja um grau, uma faculdade, mas é uma pessoa que tem, por exemplo, o oitavo ou sexto grau escolar, uma linguagem simples.
Vejam também Novo Cíclo 4. A minha palavra e minha pregação não consistiram em linguagem por suativa de sabedoria. Mas, em demonstração do Espírito do Poder, não foi em linguagem... Arrasta-me um trajeiro. Olha, eu falo, uso estas palavras assim muito intelectuais, que uma pessoa não conheça as coisas muito bem. Não, foi palavras simples. Palavras simples, que as pessoas entenderam. Há muitos anos atrás, a igreja tinha uma revista que a Inglês se chamava The Plain Truth. Foi traduzido para o português com o título, a por verdade.
Mas, a intenção idiomática em inglês, da palavra plain, quer dizer, simples. Isto era a verdade descrita de uma maneira simples, que as pessoas poderiam entender e não precisavam de um grau universitário, de uma faculdade, de estudo alto, ou seja que for. É uma linguagem simples, que as pessoas poderiam entender. E, por isso, é que se chamava a verdade plain, plain, plain, quer dizer, simples. Sim, os trotores traduziram em português para pura, mas a intenção idiomática do inglês, é que eram a verdade de uma maneira simples de entender.
E, queres irmãos, nós na igreja de Deus Unida, tentamos descrever a vocês as verdades de Deus de uma maneira simples. Para vocês entenderem. E por que as pessoas não entendiam, então? Se era em linguagem simples, que Paulo estava a escrever eles? Sim, as coisas às vezes são difíceis de entender, as coisas que ele fala, porque são princípios difíceis de entender, mas a linguagem que ele usou não foi linguagem de um grau universitário.
Por que as pessoas não entenderam? Porque o Paulo estava a falar de sabedoria espiritual. Veja aqui no versículo 6 a 8. Entretanto, as pomos sabedoria, entre os experimentados, não porém sabedoria deste mundo, deste século, desta física, deste mundo físico.
Nem dos poderosos desta época, a época física desta era em que vivemos, que se produzem a nada, sempre que o físico, ao fim de contas, não é nada. Mas falamos a sabedoria de Deus, a sabedoria espiritual de Deus, porque Deus é espírito. Outro oroculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória. Sabedoria é essa que nenhum dos poderosos deste século conheceu, por se tivessem conhecido jamais teriam crucificado ou matado o Senhor da glória. Isto é, aquele que os criou o verbo, que se esvaziou, que veio como um homem e eles o mataram, porque não sabiam quem ele era.
Aliás, não devem matar ninguém, mas ainda pior, mataram porque ela se reinvestia, porque não quiserem ouvir o que Jesus Cristo estava a dizer. Porque ao fim de contas, por isso, o Pal está a dizer as pessoas não entendem o que eu estou a falar, porque estou a falar de sabedoria espiritual e não física.
Veja então, no versículo 11, a primeira parte do versículo 11, aqui do segundo capítulo, de Coríntios, diz assim, porque qual dos homens sabe as coisas do homem, se não o seu próprio espírito que nele está? Entenda? Nós, como homens, sabemos, entendemos as coisas de homens. Por exemplo, entendemos a cerca de computadores, podemos ir à escola, podemos aprender, podemos fazer coisas, podemos ter capacidades criativas, coisas de homem. Por que temos, como diz aqui, o espírito do homem, o seu próprio espírito que nele está? O qual já disse que é o espírito do homem, que é o fôlego da vida. Queres irmãos, este elemento espiritual no seu cérebro e no meu cérebro é o sopro de Deus. É o espírito do homem no homem. Este é o espírito do homem no homem. Tu entender? É o espírito do homem no homem, está dentro do homem. O espírito não é o homem, é o espírito que está dentro do homem. E faz este cérebro, o momento humano. E depois Paulo continua com a comparação. No segundo, neste versículo 11, diz assim, assim também. Da mesma maneira, só entendemos as coisas de Deus se tivermos o espírito de Deus. Tal como nós só entendemos as coisas do homem, se temos o espírito do homem, por isso é que os animais, os cães, as vacas, os escordeiros, não entendem as coisas do homem. Por que? Porque não tem o espírito do homem. Igualmente nós, se não temos o espírito de Deus, não vamos entender as coisas de Deus. Você pode estar a puxar e apregar, a tentar convencer o mundo. Passe por cima da cabeça, não entendem. Por que? É que você tentar explicar matemática ao seu cordeirinho. Não vai entender nada. Com você tentar explicar como é que o computador funciona a sua vaquinha. Não vai entender nada. Por que? Porque não tem o espírito do homem. E por isso você tentar explicar a uma pessoa as verdades de Deus. Se não tem o espírito de Deus, pú!
Não entra. Porque diz assim, as coisas de Deus ninguém as conhece. Não tem o espírito de Deus. As pessoas não entendem isso. Mas é uma grande verdade. É uma grande verdade. Os homens inteligentes ou homens simples deste mundo, os cientistas, sem o espírito santo de Deus, não entendem as coisas de Deus. As coisas espirituales. E por isso a ciência não entende a cerca da mente humana, não entendo o que se passa. Porque não tem o espírito santo de Deus.
Todas as pessoas, quando nascem, têm o espírito do homem no homem. Este espírito do homem, como disse, não é o homem. Mas está no homem. Veja no versículo 14. Diz assim. Ora, o homem natural, este homem que nasceu, o homem físico, não aceita as coisas do espírito de Deus porque lhe são loucuras e não podem entender-lhes, porque elas se discernem espiritualmente, não entendem as coisas espirituales.
Por isso, como vemos, nós só entendemos as coisas humanas, porque temos o espírito humano, o espírito do homem, no homem, este espírito do homem no homem, no nosso funcionando com o nosso cérebro, faz com que o nosso cérebro possa computar, possa entender, possa fazer estes entendimentos muito mais elevados que um cérebro d'animal. E, por isso, dá ao cérebro humano, o espírito homem no homem, dá ao cérebro humano capacidades mentais humanas.
Igualmente, a anorgia como um computador ou com um telamóvel, você precisa baixar um aplicativo, por si precisa deixar o seu sistema operacional, por si precisa baixar um programa, para você fazer as funções que esse programa tem. Exatamente, o espírito do homem no homem, é como se fosse um programa especial que faz com que o nosso computador, que é o corpo humano, que é o cérebro humano, possa ter capacidades para além, assim como semente, um cérebro. Queridos irmãos, a criação física foi completada numa semana, sete dias, mas a criação espiritual está agora em progresso. Porque Deus está a gerar filhos e filhas de Deus, e está a usar o espírito do homem no homem como um passo para comatar esta diferença. Deus ofereceu ao Adão em Eva o espírito de Deus através da árvore da vida. Mas o Adão em Eva rejeitaram. Como lém, ele escolheu antes a árvore do conhecimento do bem e do mal, que é decidir de sua própria maneira e fez a decisão errada. E, por isso, o Adão em Eva teve a oportunidade de receber o Espírito de Santo Deus, mas o rejeitou, porque se tivesse aceitado o Espírito de Santo Deus e se tinha aberto a mente do Adão e da Eva, tinham recebido a semente divina e então entendiam as coisas espirituais, mas rejeitaram, fizeram a escolha incorreta. E, por isso, não quiseram ser membros da família de Deus, submetendo-se às autoridades, às instruções de Deus, mas quiseram fazer as suas próprias decisões, rejeitando a instrução de Deus.
E, por isso, isto é o grande princípio. Precisamos de, você e eu precisamos de ter o conhecimento, mas aceitar o conhecimento que Deus nos dá, pelo seu manual de instrução. Precisamos de escolher o que é certo e precisamos ter a força de vontade de fazer o que é certo. Então, estamos no caminho de desenvolvimento do caráter de Deus. Adão decidiu não seguir este caminho, rejeitou este caminho. E o Adão, pelo seu pecado, rejeitou o governo de Deus. E, por causa disso, foi expulso do jardim do Adão. E toda a humanidade segue o exemplo de Adão. Todos pecam. Mas Deus antecipou que isso iria acontecer, isso não caiu assim em Deus como uma surpresa. Porque Deus tem um propósito para a humanidade. E o seu propósito, o seu destino para você e para mim, o nosso destino pré-determinado por Deus, é para virmos a ser filhos e filhas de Deus. Ele não fez decisão para você, para você individualmente fazer essa decisão. Você envolvente a inteiro seu próprio caráter para fazer o que deve fazer. Mas o destino que Deus tem para você é para ser isso, para ser filho e filha de Deus. Agora, se você vai, vai seguir e ter o caráter de fazer o que deve fazer, e essa é a decisão sua. Mas Deus tinha antecipado desde a Fundação do Mundo que Jesus Cristo tinha que vir para a Terra e tinha que morrer. Foi condonado desde a Fundação do Mundo, como lemos em 1 Pedro 1, versículo 18 a 20 e em Apocalipse 17, versículo 8. Foi condonado desde a Fundação do Mundo. Mas há um período de tempo em que depois, depois desse período de tempo, Jesus Cristo vai voltar de novo. E vemos uma grande analogia da criação física e da reprodução física com a reprodução espiritual. Quando os Cristo estava a falar a Nicodemos, vejam aqui em João 3, versículo 6, vejam comigo se faz favor o João 3, versículo 6. Este homem chamado Nicodemos, um dos principais de Judeus, se aproximou dele, então Jesus disse a ele, isto, no versículo 3, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Agora, como é que podemos nascer de novo? Porque o que Jesus Cristo estava a falar é nascer do Espírito. Não é nascer da carne de novo. Veja assim. O que é nascido no versículo 6, o que é nascido a carne é carne e o que é nascido o Espírito é Espírito. Veja assim. O que é nascido no versículo 6, o que é nascido a carne é carne e o que é nascido o Espírito é Espírito. Crescimons, você é carne. Se você se cortar assim, tem carne sangue. Você não é Espírito. Você não é Espírito. E por isso vemos aqui no versículo 8, o vento sopra. Onde quer, ovos à sua voz, mas não sabes de onde vem. Nem por onde vai. Assim, é todo o que é nascido do Espírito. É como o vento que você não vê, é ser Espiritual.
Crescimons, temos que nascer do Espírito.
Como é que a reprodução humana acontece? A reprodução humana acontece porque o seu papai gerou você no vento da sua mãe, como a semente.
E por isso você nasceu, foi gerado, digamos assim, no vento da mãe, até nove meses depois de nascer. E houve um período de geração em que você cresceu no vento da mãe e foi protegido e foi alimentado pela mãe durante esse período. Veja aqui em Romanos 8.
Versículo 16 e 17. O próprio Espírito testifica com o nosso Espírito. Quer dizer, o Espírito Deus testifica com o Espírito do homem e no homem, que somos filhos de Deus. Como é que é isso?
Porque o Espírito Deus, quando recebemos o Espírito, é como o Pai, o Espírito de Deus que procede do Pai. João 15, versículo 26. O Espírito de Deus que procede do Pai nos gera uma segunda vez. Somos regenerados. Primeiro Pedro 1, versículo 23. Somos regenerados por esta semente divina, que é o Espírito Santo de Deus. E então, somos regenerados por este Espírito. Então, somos regenerados, somos gerados uma segunda vez. Primeira vez, fomos gerados pelo nosso Pai físico. Esta segunda vez, fomos gerados pelo Pai celestial, com o Espírito que procede do Pai, o Pai celestial. E por isso, somos realmente filhos e filhas de Deus, gerados. Ainda não nascemos. Ora, somos filhos, também somos herdeiros, mas ainda não herdámos, como diz no versículo 17, porque vamos herdar quando nascemos de novo. Mas ainda não nascemos de novo porque ainda somos físicos.
Nasceremos de novo, mais tarde, na Resolução para dentro da família de Deus. E vamos então ser como Ele é. Como se lê em 1 João 3, versículo 1 e 2, ainda não parece o que vamos ser, mas seremos como Ele, quando os Cristo vieram. A Resolução isto é. Então, o Espírito de Deus, combinado com o Espírito humano, se juntam. Então, o Espírito de Deus gera a pessoa como um filho de Deus. E o Espírito de Deus dá à mente humana a capacidade de entender as coisas espirituais. E o Espírito de Deus, além disso, dá a outros dons espirituais, por exemplo, amor, fé, esperança, e outros caractéristicos de fruto do Espírito de Deus, seja amor, alegria, goles, etc., do Míno próprio, e isso tudo. E dará a esses dons a nós de acordo com o plano de Deus do pecado com a vontade de Deus, como a maior ou menor quantidade. Decisão dele. Porque ele é o aleiro e nós somos o barro. Ele decide como trabalhar conosco. É decisão dele.
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).