This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.
Bom dia ou boa tarde, queridos irmãos, aqui aos Campos falando-vos, da Cincinnati. Queridos irmãos, nós temos uma oportunidade completamente única, na história do universo, que nunca vai ser repetida.
Compreendemos esta oportunidade tão especial, que Deus nos está a dar?
Compreendemos a profundidade e a grandeza da oportunidade que temos?
Queridos irmãos, hoje quero falar acerca do que é a Igreja, voltando ao que é básico.
E lembrarmos ou relembrarmos que nós somos membros da Igreja, membros do corpo de Cristo. E por isso, compreendermos bem o que é a Igreja e compreendermos bem o que é a nossa responsabilidade do que precisamos de fazer com esta oportunidade. Porque uma oportunidade significa uma certa responsabilidade.
Vejamos que começando. Primeiro vamos começar, então, em Mateus 16, versículo 19.
Perdão, 18. Mateus 16, 18. Diz-se-me, ainda bem te digo que tu és Pedro. Isto és os Cristo a falar, a dizer, a falar ao Pedro.
Petros, e sobre esta pedra, Petra, grande roxa, ele ficarei a minha Igreja.
E as portas do inferno não prevê-la, prevê-la, serão contra ela.
Aqui Jesus Cristo está a dizer, perdão, está a dizer que ele vai construir a Igreja dele. Sobre ele próprio, sobre Jesus Cristo, ele vai construir a Igreja de Deus. E o mais importante aí é que não será destruída. Diz aí, as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Ora, o que é a Igreja? A Igreja é um prédio? Não, a Igreja pode, ou parte da Igreja pode se congregar num prédio. Esses prédios chamamos uma Igreja, geralmente, mas a Igreja não é o prédio.
Então, o que é a Igreja? É uma organização? Uma organização física? Com um certo título? Não. Não é uma organização física. Sim, podemos e devemos organizar-nos fisicamente para fazermos a obra dele, mas a Igreja não é a organização.
Não é a união física dos membros, fazendo, digamos assim, um sistema organizacional.
Queridos irmãos, a Igreja é a assembleia, ou a comunidade, aqueles que são chamados por Deus-Pai e que são os fiéis seguidores de Cristo, que estão a ser espiritualmente transformados pela ação do Espírito Santo Deus.
Vou repetir. A Igreja de Deus é uma assembleia ou uma comunidade, aquelas pessoas que são chamadas pelo Deus-Pai e que são seguidores de Cristo, fialmente seguidores de Cristo, e por isso estão a ser transformados de dia a dia pela ação do Espírito Santo. Vejam comigo se faz favor em Romanos capítulo 8. Romanos capítulo 8. Sim, queridos irmãos, a Igreja não é um prédio.
A Igreja não é uma organização física. Sim, podemos congregar num prédio. Podemos e devemos nos congregar num prédio. Devemos nos congregar numa organização física, sim, para fazer a obra. Mas estarmos congregados num prédio ou estarmos congregados numa casa, isso é imaterial. O importante é que a Igreja de Deus é uma assembleia ou comunidade, aquelas que são chamados e que são fiéis, seguidores de Cristo, que estão a ser espiritualmente transformados. E, por isso, precisamos de usar o Espírito de Santo Deus para nos mudarmos, para sermos melhores pessoas, para vivermos de uma maneira especial, de uma maneira diferente. Somos um povo especial de Deus. Ora, vejemos, então, em Romanos capítulo 8, versículo 9 e 10.
Vós, porém, não estáis na carne, mas no Espírito. Se, de facto, o Espírito de Deus habita em vós. E se alguém não tem o Espírito Cristo, isto é o Espírito de Deus, o Espírito de Deus habita em vós, e se alguém não tem o Espírito de Cristo, porque o Espírito de Cristo é o Espírito de Deus, este tal não é de Él. Se não temos o Espírito de Deus, se não temos o Espírito de Cristo, então não somos cristãos. Se, porém, Cristo está em vós, sim, só há um Espírito, que é o Espírito de Deus, ou o Espírito de Cristo. Só há um Espírito. Se o Espírito de Cristo está em vós, se Cristo está em vós. O corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o Espírito é a vida, por causa da justiça. Cristo, irmãos, o ponto aqui é que, se não temos o Espírito Santo, não somos cristãos.
Por isso, Cristo, irmãos, pela presença do Espírito de Santo Deus, dentro dos cristãos, Jesus Cristo e o Pai estão a participar ativamente nas nossas vidas, para nos dar forças, para nos inspirar, a obceer a Ele e servir a Ele.
Vejam comigo também em Ephesios 2, Ephesios 2, versículo 12 e 13.
Ephesio 2, versículo 12 e 13. Ephesios 2, capítulo 12 e 13.
Diz assim, naquele tempo estávais sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos as alianças da promessa. Não têm esperança e sem Deus no mundo. Mas agora, em Cristo Jesus, vos que antes estávais de longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo.
A Igreja de Deus é o corpo especial de clientes que somos postos neste corpo pelo sangue de Cristo. Queridos irmãos, a Igreja de Deus pode ser descrevida como um povo especial de Deus, chamado e escolhido por Ele, a receber a salvação, isto é a vida eterna, como filhos de Deus. Vejam, por exemplo, em João 4, perdão, João 6, João 6, versículo 44. 6, 44. Ninguém pode ser descrevida como um povo especial de Deus, chamado e escolhido por Ele, a receber a salvação, isto é a vida eterna, como filhos de Deus. Ninguém pode vir a mim, ninguém pode vir a ser um cristão, pode vir a Cristo, se o Pai que me enviou não o trouxer, e eu o reciclarei no último dia. E também, no versículo 65, por causa disso é que isto é indito, ninguém poderá vir a mim, se pelo Pai não for consistido. Nós somos chamados pelo Deus Pai, de todas as nações e de todas as partes da sociedade, ricos e pobres, seja qual for a nossa cor. Somos chamados por Deus Pai, somos sessinados por Ele, e depois Jesus Cristo nos escolhe. Vejam comigo em 1 Coríntios 1 Coríntios capítulo 1, 26 a 29. Diz assim, Irmãos, reparai pois a vossa vocação, que não foram chamados muitos sábios, segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos do nobro nascimento. Hoje são crises irmãos, não são os sábios arrogantes, não são as pessoas fortes, porque essas raramente se arrependem. Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envrugnear os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envrugnear as fortes. Deus escolheu as coisas humildes do mundo e as desprezadas, e aquelas que não são para reduzir a nada as que são, a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus. Queridos Irmãos, somos chamados pelo Deus Pai, somos escolhidos por Deus. Vigemos aqui também em Tito capítulo 2, capítulo 2 de Tito, versículo 11. Tito capítulo 2, versículo 11. Capítulo 2, versículo 11. Portanto, a Graça de Deus se manifestou Salvador a todos os homens, educando-nos para que renegadas em piedalhas, parções mundanas, vivemos no presente século, sensato, justo e piedosa. Aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. Estamos aguardando a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. Queridos irmãos, estamos a espera da glória que virá através de Jesus Cristo, é como ele diz aqui do nosso grande Deus e Salvador. Por isso, queridos irmãos, a nossa esperança no futuro, como membros da igreja, está completamente ligado à segunda vinda de Jesus Cristo. Repetindo o que temos aqui, dito até aqui. A igreja de Deus é a assembleia, a comunidade, aquelas pessoas que são chamadas e que são fiéis seguidores de Cristo. Só podem ser isso através do Espírito, como vimos em Romanos 8, porque, se não temos o Espírito de Deus, não somos cristãos. Vemos que a igreja é um corpo espiritual de crentes por causa do sangue de Cristo.
Somos chamados por Deus Pai.
E vemos que na igreja nem todas as pessoas são muito inteligentes, são muito sábias, ou arrogantes, ou fortes da maneira de ver este mundo. Muitas vezes são pessoas fracas, mas que Deus a chamou para as mudar, para mudar essas pessoas eram pessoas fracas, mas estão-se a ficar mais capazes, com a verdade e com ensinamentos oscrísticos, o Espírito Santo, estão a ficar pessoas melhores.
Continuando, então, em Colocenses capítulo 1, Colocenses capítulo 1, versículo 24.
Agora me orgulhizo nos meus sofrimentos por vós, e preencho o que resta das aflições de Cristo na minha carne a favor do seu corpo, que é a igreja.
Então, o que é a igreja? A igreja é o corpo de Cristo.
A igreja é o corpo de Cristo.
A igreja não é um prédio, não é uma organização física. A igreja de Deus é o corpo espiritual de Cristo.
Daqueles que ele chama, os primeiros frutos.
Uma vez mais, é o corpo dele.
E por isso, Cristo sendo a cabeça, ele purar aqueles que o Pai chama no seu corpo.
Vejam comigo em Fésios capítulo 5, e Fésios capítulo 5, versículo 23. Diz assim, porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo, é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o Salvador do corpo. Ele é que salva o corpo que é a igreja.
Ele é cabeça da igreja, e ele escolhe quem quer que esteja na igreja. Porque o Pai nos chama, Deus nos chama, Deus nos dá a oportunidade, agora é decisão nossa de respondermos a essa chamada. De, não é só dizer, ah, acredito em Jesus, é praticar, é mudar a maneira de viver, é ser uma pessoa diferente, é viver de acordo com as leis de Deus, viver com uma pessoa diferente.
Viver de uma maneira limpa e pura.
Então, quando estamos a responder a essa chamada, Jesus Cristo nos escolhe para ser membros deste corpo através do batismo. Do batismo através de uma pessoa responsável, representante de Deus, que o põe, ou apõe, no corpo espiritual de Cristo através do arrependimento e do batismo d'água, da sepultura d'água. Jesus Cristo escolhe ele quem quer. Como viram, vem em João 13.8 e 15.16. Ele escolhe as pessoas. Mas agora nós, porque somos parte do seu corpo. E como usei várias escrituras aqui para provar que a igreja é o corpo de Cristo, e que só podemos ser parte desse corpo através do sangue Cristo, através da chamada do Deus Pai, através de quando nos respondemos e, quando respondemos, arrependemos, e começamos a viver uma vida nova, e somos batizados para dentro do corpo espiritual de Cristo. Não somos batizados para dentro de uma organização física, mas somos organizados para um organismo espiritual que é o corpo de Cristo. Mas uma vez que somos parte desse corpo, temos de fazer a nossa parte do corpo. O dedo tem que fazer o trabalho de um dedo, e a mão tem que fazer o trabalho da mão, e o pé tem que fazer o trabalho do pé, e o fígado tem que fazer o trabalho do fígado, e os rins têm que fazer o trabalho dos rins. E, por exemplo, o coração tem que fazer a parte do coração. Os músculos têm que fazer há milhares e milhares de partes no corpo humano, e que, em analogia, dão um exemplo do que é o corpo espiritual de Cristo. Há muitos membros no corpo espiritual de Cristo, e todos nós temos que participar de fazer a nossa parte desse corpo. Por que, querido irmão, se o seu dedo, por exemplo, o dedo pequenino, não fizer o que deve fazer para o corpo, por exemplo, uma pessoa põe esse dedo assim, num pano, ou atado, de uma maneira que não faça nada, ao fim do tempo esse dedo fica atrofiado, fica atrofiado, e fica assim, mal, quase, quase morto, como se ficasse morto. Querido irmãos, nós não devemos ser membros atrofiados da Igreja de Deus.
Precisamos ser membros ativos. Precisamos estar a participar na obra de Deus, em primeiro lugar, na obra de responder esta chamada e de estarmos a ser transformados espiritualmente. Essa é a primeira parte de mudarmos a nós próprios. Temos que também convivermos com os outros. Ora, sabemos que os membros são poucos, são espalhados através do mundo, então temos que conviver com os outros membros da Igreja, ou por correspondência, ou por internet, ou mesmo que tenhamos a oportunidade de conviver durante a festa de tabronáculos.
Temos que obtecer as leis, temos que, por exemplo, pagar os dísimos completos, temos que pagar o dísimo para podermos ir para a festa, e essas coisas todas são partes de obtecer as leis de Deus para podermos estar, ou ser membros ativos do corpo de Cristo. Mas a Igreja não é um clube social. Não é um clube que diz, ah, eu vou para a Igreja porque eu gosto do ministro. Ou eu não vou para a Igreja porque não gosto do ministro.
Ou eu gosto como tratam, por isso vou para a Igreja, ou diz, bem, eu não vou para a Igreja porque não gosto como tratam. Cris irmãos, Jesus Cristo poste no teu Seu corpo. Tu, é parte da Igreja de Deus, se fôs debatizado, de acordo com o mandamento da maneira correta. Tu, é um membro da Igreja de Deus. E a pergunta é, o que é que estás a fazer com esta oportunidade única e especial?
Porque um membro da Igreja de Deus, quando Jesus Cristo voltar, será ressuscitado na primeira ressurreição e vais então receber primeiro o dom da vida eterna, mas, em segundo lugar, uma recompensa pelas obras que fizeste. Agora, que obras é que fizeste? Porque serão proporcional com as obras cristãs que fizeste. E por isso, é uma oportunidade única e especial. E quando o momento chegar, que vamos estar em pé, à frente de Jesus Cristo, e eu perguntar a ti e perguntar a mim o que é que fizeste, o que é que vais responder?
Vejam comigo, se faz chavórem, Mateus capítulo 12. Mateus 12, versículo 36. Mateus 12, versículo 36. 36. Diz assim, diga-vos que, de toda palavra frívola, que preferirem os homens, dela darão conta no dia do juízo. Tu e eu vamos estar em pé à frente de Deus. E vamos dar conta pelo que falámos e pelo que fizemos, pelo que decidimos fazer ou pelo que decidimos não fazer. Sim, vamos dar conta pelos palavras, quanto mais vamos ter que dar conta pelas grandes decisões na nossa vida.
Fizemos várias escolhas na nossa vida. Talvez fizemos escolhas de certas atitudes. Fizemos certas escolhas de nos separarmos da Igreja de Deus. Ou de nos mantermos na Igreja de Deus. Fizemos escolhas de certos hábitos. E me indivemos esse hábitos ou mudámos os hábitos para ser mais de acordo com o que estamos aprendendo na Bíblia, com ensinamento de Deus. Cris irmãos, vamos ter que dar conta no dia de juízo. Quando vais estar em pé à frente de Jesus Cristo e de Deus Pai? Vai estar a resposta correta? Ou vais tentar dar uma história? Porque Deus sabe a verdade. Deus sabe o teu coração.
E vai cortar como uma faca corta. Muito bem separadinho. A carne, dentro da carne e o osso separando, muito cuidadosamente. Entre carne e osso vai cortar, mesmo direitinho. E ele vai saber a razão do que fizeste e do que não fizeste. E a pergunta é, que resposta é que vai estar? Que desculpa é que vai estar? Cris irmãos, estamos na Igreja de Deus para obedecer a Deus. Não é para ver o que podes evitar de fazer e ter certas desculpas e dizer, ah não, eu não fiz isto por causa disto e daquilo.
Cris irmãos, temos que ver as leis de Deus, todos os mandamentos, todos os ensinamentos e ver que estamos a obedecer corretamente. E, por outro lado, na nossa tentativa de sermos muito justos por termos uma grande justiça, às vezes procuramos a nossa própria justiça em vez da justiça de Deus. Cris irmãos, tenham cuidado!
É fácil adicionar e criar complicações na nossa vida as quais não estão explicitamente mandadas na Bíblia. Quando as coisas não estão explicitamente mandadas, tenham cuidado, tenham cuidado, porque estão a ir para um ramo e, pois, vão para esse ramo até o ramo se partida. E quando se o ramo se partida da árvore e se separa da árvore, o ramo morre. O ramo morre.
Cris irmãos, não devemos de ir para estes ramos e começar estes grandes doutrinas por causa de um ramozinho, de uma indicação bíblica que não é clara. Cris irmãos, precisamos de nos manter no tronco da árvore. Precisamos de nos manter no tronco, na parte central da árvore, a vontade, a raiz, onde está a força da árvore. Isto é, precisamos nos manter perto dos mandamentos claros, instruções claras e óbvias da Bíblia. Não devemos de começar a criar divisões por causa de certas coisas e cálculos e pensamentos e o que terá ou terá não sido há cerca de dois ou três mil anos e por causa disto Vou fazer uma coisa diferente e por isso acho que isto vai ser diferente. Por causa disto, é uma coisa muito complicada. Cris irmãos, a Bíblia diz que até uma criança compreende a verdade. Por isso não vão para esses ramos. Mantém-os no tronco da árvore.
Cris irmãos, fomos chamados do mundo. Sim, temos que viver no mundo que não é nosso amigo, mas somos chamados do mundo para sermos pessoas diferentes, para sermos pessoas sãs, mentalmente sãs, como a memória de sã, com pensamento claro, que não é como uma coisa de emoções e coisas assim e tal. Não, é uma coisa sã.
E vamos por isso concordar com o que Jesus Cristo diz, com o que Deus diz, vamos fazer o que Deus nos diz, ou vamos permitir os nossos sentimentos, as nossas ideias, os nossos ramosinhos e acabamos por estar sozinhos por aí. Cris irmãos, Jesus Cristo criou a Igreja de Deus, que é uma assembleia ou comunidade daqueles que são chamados por Ele, e que são Seus fiéis seguidores, e por isso precisamos nos congregar, e por isso fala até diz, não evitem a congregação dos uns com os outros. Ele construiu a Igreja para nós, tanto quando possamos. Têm-nos uma oportunidade de conviver e trabalhar juntos uns com os outros.
Por isso, Cris irmãos, é importante sermos liais a Ele. Ora, quando somos liais a Ele e convivemos com outros cristãos, vai-a over ofensas? Vai-a over coisas que nos vão ofender? Sim, haverão. Vejam comigo, em Lucas capítulo 17.
Lucas capítulo 17, versículo 1. Perdão. 17, versículo 1.
Diz Jesus a Seus discípulos. É inevitável que venham os escândalos, que venham coisas que nos ofendam, uns aos outros, mas há e do homem pelo qual eles vêm.
Sim, virão escândalos, virão ofensas, virão coisas que nos vão magoar, mas há e pelo homem que está a fazer essas coisas. Mas, entretanto, temos que resolvê-las. Temos que resolvê-las.
Temos que resolvê-las um com os outros e viver em paz, na Igreja. Não é uma desculpa para nos separarmos da Igreja.
E, por isso, quando estivermos no julgamento, perante Deus, Pais e os Cristo, eles vão perguntar por que que te separaste?
Por que que te separaste?
O que é que vais dizer? Que desculpa é que vais dar?
Ah, separei-me porque aquela pessoa ouvi que outra pessoa foi mal tratada, e, por isso, me separei.
E o que é que Jesus Cristo vai dizer a isso? É uma justificação correta para te separares do corpo de Cristo?
Cristo e irmãos, com uma oportunidade, vem uma responsabilidade. É uma grande oportunidade para nós, para serem-nos membros do corpo de Cristo, porque, no futuro, quando Jesus Cristo vier, Ele nos vai dar posições de reis e de sacerdotes para governar o mundo inteiro. Os outros não foram chamados. Não é que somos melhores que outros que fomos chamados agora, os outros vão ser chamados mais tarde.
Não é que sejam melhores ou piores, é simplesmente que Deus se escolheu uns antes e outros depois. E é decisão de Ele. É decisão de Ele.
Perdão. É decisão de quem chama quando.
Ele vai chamar a todos, mas um chama primeiro que outros. E se eles chamam uns primeiros que outros, não é porque somos melhores.
Mas eles chamam muitos. Muitos são chamados, mas poucos são escolhidos. Por quê? Porque nós respondemos à chamada? Porque nós não respondemos a esta chamada, e mesmo que tenhamos respondido à chamada, mantemos-nos liais até ao fim a esta chamada?
Cris e irmãos, uma vez que somos postos no corpo de Cristo, é uma coisa muito especial. Muito especial. E ele sabe o que ele quer de nós, o ponto final. Ele sabe onde quer que tu e eu vá-se. Mas depende do que tu e eu fazemos ou não fazemos. Vigemos aqui em 1º Corinthians, capítulo 12, versículo 12. Então, 1º Corinthians 12-12. Diz assim, porque assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros sendo muitos constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo. O corpo é um. Só há uma igreja de Deus, é um corpo espiritual, uma entidade espiritual. Sim, e nem todos nós conhecemos uns aos outros. Cris e irmãos, nós somos os que nos conhecemos. Nós conhecemos uns aos outros. Cris e irmãos há pessoas no corpo de Deus que nós não conhecemos, e que possam estar perto de nós.
Não sabemos. Só Deus sabe, só Jesus Cristo sabe. Mas, entretanto, Ele nos está a preparar, e a moldar, e a preparar.
Sim, lembrem-se como, Jesus Cristo, havia alguns que eram judeus, no corpo de Cristo, e havia alguns que eram gentios. A diferença entre os judeus gentios naquela era, era tão grande, como o dia da noite. Digamos assim, tinham um treino diferente, tinham uma fundação diferente, tinham uma educação diferente, mas como membros da igreja, quando se juntavam na igreja, quando estavam congregados, tinham que conviver. E mesmo que não estivessem congregados, quando se encontrassem, tinham que estar a conviver uns com os outros.
Vejam no versículo 13. Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo. Através do Espírito de Santeus, fomos batizados, fomos metidos dentro do corpo de Cristo. Através do Batismo, primeiro da água e depois da imposição das mãos. Quero judeus, quero gregos, quero escravos, quero livres. Sim, se uma pessoa era pobre ou rica, se uma pessoa era um escravo ou era um livre. Pessoas completamente diferentes, mas estavam na mesma congregação. E a todos nós foi dado para receber um só Espírito.
Foi dado a nós receber um só Espírito.
Por isso precisamos tratar todas as pessoas de maneira igual.
Precisamos tratar todas as pessoas de maneira igual. Vejam, 1 Coríntios 11, versículo 21 a 22. 11, 21 a 22 diz assim. Porque ao comer, cada um toma antecipadamente o seu próprio seio. E há quem tenha fome, há o Pásquee, há também quem se embriaga. Não tens por ventura casas, onde comer e beber, homens por zás é a Igreja de Deus e ambruguinhás os que nada tem. Que vos direi, lovar o zé, necessariamente não vos lovo. Está a falar, está a clara aqui, acerca da Páscoa, da celebração anual do dia da Páscoa, no período em que devia ser celebrada, mas está a dizer aqui que quando se estão a congregar, não é porque uns têm mais e outros têm menos e há esta divisão? Não, quando estão congregados devem ser todos iguais.
Todos iguais. Está aqui a descrever a Igreja. Continuando então, no versículo 13 do capítulo 12, diz assim, pois em um só Espírito todos nós fomos patizados em um corpo, um Espírito, queridos irmãos, tudo distribuído de acordo com o desejo de Deus. Por isso, queridos irmãos, há grandes diferenças no mundo. Mas na Igreja de Deus, como Deus nos trata, não há diferença. E, queridos irmãos, aqui se vê. E aqui temos a Igreja, é o povo de Deus, o povo especial de Deus. É a Fundação do Reino de Deus. Porque da Igreja de Deus, quando os Cristo vier, a Igreja de Deus, os membros da Igreja de Deus vão ser os suscitados, ou os que ainda estão a viver, vão ser transformados. E serão os primeiros frutos. E esses primeiros frutos vão se casar com Jesus Cristo, vão ser a noiva de Cristo, e depois vão recebem o galardão, a recompensa de acordo com as suas obras. E depois, quando Jesus Cristo vem, como Senhor dos Senhores e Rei dos Reis, porque já os Reis foram cruados e os Senhores foram dadas as suas posições de recompensa, quando Ele vier, então essas pessoas, seres espirituais, que se transformaram, que têm a glória, que estão a refletir agora a glória de Cristo, como reis e como Senhores, debaixo do Senhor dos Senhores, esses seres espirituais serão o reino de Deus, que vai reinar na terra de Deus. Por isso, a Igreja de Deus hoje é a fundação do reino de Deus amanhã. A Igreja de Deus é o reino de Deus, digamos assim, em processo de embrião, embriónico. Ainda não nasceu. Mas quando Jesus Cristo vier, então o reino de Deus, os cristãos vão nascer de novo, vão ser seres espirituais e vão reinar com Jesus Cristo. E por isso, cris irmãos, esta chamada, esta profissão, esta vocação, é uma chamada muito especial. É uma chamada muito especial. É uma oportunidade única. Nunca passei repetida. Compreendemos esta oportunidade tão especial? Vejam comigo se faz favor em infésios. Capítulo 4. V.1. Infésios. Capítulo 4. V.1. Rogvos, pois. Eu, o prisineiro do Senhor, que andez de modo digno da vocação a que fostes amados. Rogvos! Estou a pedir por favor! Estou a rugar por favor, diz Pedro. Eu, o prisineiro do Senhor, estou a pedir por favor andem de modo digno da chamada, da vocação, da profissão, para que fostes amados. Fostes amados para uma profissão, uma profissão de ser um cristão verdadeiro. É uma profissão? É uma vocação? Fostes amados para isto? Por isso, versículo 2, é uma chamada especial, queres irmãos. E por isso, lembre-se, todas as vossas ideias têm de ser deitadas de fora, tudo deitado de fora, porque temos que seguir o caminho de Deus. E por isso diz assim, contra o Senhor, vamos seguir o caminho de Deus. E por isso diz assim, com toda a humildade e mansidão, no versículo 2, com longa animidade, suportando-vos uns aos outros em amor, suportando, ajudando um ao outro com carinho, com amor, com toda a humildade e mansidão, com toda a humildade e mansidão. Somos humildes? Somos mansos? A mansidão é uma combinação de humildade com uma atitude de sermos ensináveis, sermos mansos ensináveis, maleáveis. Somos humildes, perdão, imaleáveis. Com longa animidade. Isto é, mantendo com paciência, com muita paciência, perseverança, mantendo esta continuação, a ser mansos e humildes, suportando-vos uns aos outros em verdadeiro amor, amor de Deus, amor H.P. Temos este amor? Isto diz assim no versículo 3, esforçando-vos diligentemente, esforçando-vos, diligentemente, como fazendo força, um esforço, diligentemente, continuamente, para por preservar a unidade do Espírito, no vínculo da paz. Cristo irmãos, a nossa chamada é uma chamada desta vocação que fomos chamados para preservar a unidade, a união no Espírito. Continuando no versículo 4 a 6, há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados, numa só esperança da Vossa vocação. Há um só Senhor, Jesus Cristo, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos. Há um Deus Pai de todos, o qual sobre todos, age por meio de todos, e está em todos.
É Deus que age em todos nós. Não importa como eras, é Deus que age em todos nós. Versículo 7. E a Graça foi concedida a cada um de nós, segundo a proporção do Dom de Cristo. É um Dom, é o que Ele dá. Mas vejemos de novo no versículo 3. Diz assim, esforçando-nos de legislmente, de legislentemente, por preservar a unidade do Espírito. A união para sermos unidos, unidos, a Igreja de Deus unida, para sermos unidos na Igreja de Deus.
Só podemos ser isso, pelo Espírito de Deus. A unidade do Espírito, no vínculo da Paz.
Não diz aqui, a unidade pelo Governo.
Não diz aqui, a unidade pelo sistema, sistema do Governo da Igreja. Não.
A unidade no Espírito.
Vejam o caminho que se faz de vôo 1º, 400, capítulo 10. 1º, 400, capítulo 10.
Versículo 16 a 17. Está a falar aqui da comunhão. Isto é a unidade, sermos comuns. Proventura o calce da benção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue das Cristo.
Queridos irmãos, o calce, o calce da benção, o calce, todos os nossos pecados, queridos irmãos, foram perdoados da mesma maneira, pelo sangue de Cristo.
Nenhum é diferente. É por Jesus Cristo, pelo sangue de Ele. Ponte final. Todos a mesma maneira. Não é de acordo pela purificação da lei, não? Só somos perdoados numa maneira, pelo sangue de Cristo. Os sentios são perdoados pelo sangue de Cristo. Os juteus são perdoados pelo sangue de Cristo. Sim, no antigo testamento, os pecados eram espiados por lavagens e sacrifícios e certas cerimônias, mas só são perdoados tanto no antigo testamento e no novo testamento, pelo sangue de Cristo. Essas lavagens e esses sacrifícios apontavam para Cristo.
Era uma sombra da realidade, a realidade é o sacrifício de Cristo, o sangue de Cristo.
As leis de Deus ainda existem, está claro, se não quer dizer que as leis estejam detadas de fora.
Porque quando desoptecemos as leis, pecamos. E quando pecamos, temos um pecado, temos que ser perdoados. Somos perdoados quando nos arrependemos, quando mudamos a nossa maneira de viver e pedimos perdão a Deus. Então Deus nos perdoa pelo sangue de Cristo.
Ninguém é melhor que outro. São todos perdoados pela mesma quantidade sangue de Cristo. E por isso, o calço da benção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo?
Comunhão, porque somos perdoados da mesma maneira. E pois és assim. O pão que partimos não é a comunhão do corpo de Cristo?
Sim, o corpo de Cristo. O pão representa o corpo de Cristo. Sim, o sacrifício completo de Jesus Cristo. Mas ainda mais do que isso simboliza, também, que vamos viver como Jesus Cristo viveu. Porque o pão representa o corpo de Cristo e o corpo de Cristo é a Igreja de Deus. E por isso precisamos de viver como Jesus Cristo viveu para representar, porque ele é cabeça. O corpo dele é cabeça. E a cabeça é nós somos os membros desse corpo. E a cabeça não vai fazer, não vai pecar. E por isso nós, como membros do corpo de Jesus Cristo, não vamos estar a pecar.
E temos que ver como ele viveu. E como é que ele viveu? Isso inclui sofrimento. Inclui sofrimento. Temos que ver como ele viveu. E isso inclui sofrimento. Ora, algum sainha da porta da Igreja diz, ''Bem, não venho cá mais, não vou aceitar isto, por contrato mal.'' Cris irmãos, temos comunhão do pão?
Temos comunhão do pão? Que é do corpo de Cristo que inclui sofrimento? Por isso, Cris irmãos, é importante entender o que é a Igreja. A Igreja não é um prédio, um edifício, não é uma organização física, é o corpo espiritual de Cristo que inclui sofrimento.
Dentro da Igreja, Deus está claro a um governo, a organização. Mas Cris irmãos, os que são do Espírito, ele encontrará uma maneira de conviver em paz e união, e por isso, a organizar para viver em paz e união.
1 Coríntios capítulo 10 a 14, 1 Coríntios capítulo 14 versículo 33. Diz assim, porque Deus não é de confusão e sim de paz, como em todas as Igrejas dos Santos. Se Deus não é de confusão, como é que não há confusão? É porque somos organizados. Porque nos organizamos. A Igreja de Deus tem organização. E por isso, como os cristãos temos uma responsabilidade de estar organizados para as coisas não serem em confusão, mas sim em paz.
Mas a unidade não é pela organização. A unidade é pela pelo Espírito.
Algumas pessoas dizem, como é que é qual é a Igreja em que Deus está a trabalhar?
Querias irmãos, não posso responder essa pergunta a ti. Tens que concluir isso dentro do teu próprio coração. Ver a um dos frutos estão e tens que fazer essa própria decisão de ti mesmo. Ver a um das obras de Deus estar a ser feita, onde a verdade de Deus está a ser proclamada, onde a obra está a ser feita e por isso, talvez, precisas orar, precisas desjoar para Deus te abrir os olhos para veres e para chegar a essa conclusão por ti próprio.
Tu podes perguntar, oh, como posso provar isso? Então fala com aquele que te está a chamar.
Aquele que te chama é o Deus-Pai. Fala com Deus-Pai em oração. Olha para Deus e pergunte a Ele. Porque as pessoas do Espírito encontrarão outras pessoas do Espírito. Porque é a unidade do Espírito.
E a unidade não vem por governância.
Não estou a dizer que não precisamos de governância. Sim, precisamos de governância. Precisamos estar organizados para fazer uma obra. Por exemplo, vocês estão a vir a sermão. Como é que podem ouvir a sermão se não houvessem uma organização atrás de estudo? Pessoas que tiram a gravação, põem no computador e põem estudo e fazer as traduções e imprimir os livros e os preços e os cursos de estudo são possível pelos dísimos de pessoas liais que estão a obedecer às leis de Deus e a pagar os dísimos lialmente todos 10% do seu vencimento do seu aumento estão lialmente a fazer isso.
Jesus Cristo e Deus Diz se não foros liais se não são liais como podem ler em Malacias se não são liais prova-me mesmo porque estás a roubar a Deus. Queridos Irmãos precisamos de compreender que a unidade é do Espírito não é de uma organização sim, temos governância mas a unidade é do Espírito continuando, então, onde estávamos a pouco em Efezes 4 versículo 1 a 3 que estava a dizer com toda humildade e mansidão portando-nos aos outros forçando-nos de ligentemente por perseverar a unidade do Espírito no vínculo da paz precisamos de fazer um esforço, queridos Irmãos precisamos de fazer um esforço ora, certas pessoas também dizem há um sistema de organização que é mais correto que outro e, por isso há algo errado com os sistemas de organização em que uma pessoa está no simbo e, depois, as outras pessoas seguem que essa pessoa diz há alguma coisa errada com isso sim, há se Deus não aponta essa pessoa outras pessoas dizem ah, mas este homem que está a restaurar a verdade, queridos Irmãos a restoração da verdade é quando a verdade é pregada as pessoas ouvem e aplicam, então a verdade é restaurada é preciso fazer a obra de Deus para pregar a verdade e quando a verdade é pregada, as pessoas ouvem e apliquem, então a verdade é restaurada não vem de um homem tem que ser restaurada por um corpo de pessoas que é o corpo espiritual de Deus outras pessoas perguntam há uma diferença em governância devia de ser a governância de um homem em cima ou de um grupo porque a governância de um homem em cima deve ser muito melhor queridos Irmãos, quando Deus está a chamar o homem e quando Deus põe isso dessa maneira então, está bom mas quando Deus não está a chamar o homem e não se vê pelos frutos então as pessoas precisam de se organizar num grupo para fazer a obra e então precisa ter humildade e manecidão com longa humanidade suportando-nos uns aos outros em amor e de ligerimento para preservar a unidade do Espírito e, por isso, precisamos fazer um grupo e trabalhar como um grupo com humildade e manecidão para preservar a unidade do Espírito queridos Irmãos uma governância com um homem ou um ser ao cima não garantir sucesso das pessoas e a unidade do Espírito não é da governância.
Por exemplo, o reino deus há muitos anos atrás milhares de anos atrás bilhões de anos atrás tinha uma governância perfeita era deus em cima e todos os anjos debaixo dele mas alguns anjos quiseram desobtecer e desobteceram queriam mais poder do petinho não acharam que era suficiente o poder que tinham e quiseram mais e por isso houve uma rebelião e dessa rebelião veio o diabo e os demônios foi uma rebelião contra uma governância perfeita O que é que isso lhe diz? Diz que a governância não é a solução a governância é neutra a solução é as pessoas que tenham a unidade do espírito por isso o governo da igreja, 30 ou 40 anos atrás era o que era 30 ou 40 anos atrás o governo hoje é o que é hoje é diferente?
Sim, é diferente! são pessoas diferentes? É diferente! mas a unidade é a unidade do espírito no vínculo da paz por isso o sistema a organização que estamos organizados a fazer para fazer uma obra esse sistema ou essa organização essa governância é desenvolvida para dar oportunidade ao menor também para todos terem a possibilidade de participar e por isso há uma submissão às autoridades e há uma submissão a cada um por isso é que lhes na humildade e mansidão suportando-vos uns aos outros em amor com l'anguinidade, com perseverança queridos irmãos o sistema organização só é tão bom ou só é tão boa quanto as pessoas que estão no sistema o sistema organização física organização da igreja física está aqui para servir as necessidades do corpo espiritual de Jesus Cristo por isso nós estamos a fazer esta obra de pregar, destruir a verdade para servir as necessidades do corpo espiritual de Jesus Cristo e alguns de Vós nós nem conhecemos mas estamos a servir a Vós a organização é para servir os membros do corpo é a organização prefeita?
não a organização não é perfeita mas precisemos nos manter humildes imanços como longa-minidade suportando-vos uns aos outros vejam aqui como Paulo no livro de Iphésios capítulo 5 no versículo 21 quando está a falar aqui do casamento está a dizer como as coisas deve ser está-no o exemplo do casamento e é um exemplo muito bom de compreendermos bem Nesta discussão diz assim capítulo 5 versículo 21 sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo por isso o homem sujeita a sua esposa e a esposa sujeita a sua marido sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo no temor de Cristo Sim, o homem é a cabeça como vamos ler daqui a pouco e a mulher responde à cabeça mas que lhes irmãos têm que sujeitar um ao outro é uma equipe, é um time e dentro desta organização deste time que estão a trabalhar a cooperar com o golo espiritual temos uma responsabilidade grande uma responsabilidade de fazer a obra de Deus e por isso é com ansiedão e com humildade com longa namenidade suportando-vos uns aos outros mas a unidade vem pelo Espírito e por isso se sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo versículo 21 e fiasse os cinco por isso tem que existir um carinho por cada um tem que haver um carinho de uns pelos outros Continuado no versículo 22 e 23 as mulheres sejam submissas a seu próprio marido como ao Senhor porque o marido é o cabeça da mulher como também Cristo é o cabeça da igreja sendo este mesmo o Salvador do corpo Em primeiro lugar, o marido é o cabeça da mulher Cristianimãos as senhoras só têm uma cabeça ao marido os outros homens não são cabeça a cabeça é o marido não são os outros homens por isso, não é uma questão de todas as senhoras estarem a se asumeter se todos os homens não as senhoras estão a se asumeter ao marido para a unidade desta organização que é a família e também diz assim como também Cristo é o cabeça da igreja sendo este mesmo o Salvador do corpo Jesus Cristo é o Salvador da igreja Cristianimãos Jesus Cristo morreu pela igreja para salvar a igreja e por isso, precisamos ele e nós precisamos continuar a amar mas ele ama a todos nós e ele continua amar a igreja deu-se próprio pela igreja vejam-lhe continuando a ler no versículo 25 Maridos, ame a vossa mulher como também Cristo amou a igreja e assim mesmo se entregou por ela Jesus Cristo de sua vontade livre se entregou saiu da posição que tinha como verbo veio para a terra e se entregou de sua livre vontade entregou pela igreja sim Jesus Cristo morreu pelo mundo mas deu-se próprio pela igreja para que versículo 26 para que santificasse a igreja tendo a purificado no meio de lavagem da água pela palavra e ela é a palavra Jesus Cristo é o verbo, é a palavra e por isso para que santificasse tendo a purificado por meio de lavagem da água da palavra do ensinamento da palavra que ele nos dá e por isso ele vai santificando a igreja conforme aprendemos o ensinamento as leis e os cristos e os apóstolos aprendemos e mudamos e corrigimos e mudamos a nossa maneira de viver para sermos melhores cristãos debaixo da guia do Espírito Santo Deus que é do Espírito Cristo e por isso vamos sendo santificados, lavados vamos sendo mudados ele é a palavra para apresentar a si mesmo igreja gloriosa sem mácula nem ruga nem coisa semelhante porém santa e sem defeito não está aqui a dizer que, lhes irmãos que as pessoas na igreja não tenham problemas não tenham certas dificuldades não está a dizer que as pessoas não pecam sim e o que ele está a dizer aqui é o que ele faz pela igreja e como ele vê a igreja ele está a fazer para a igreja para limpar a igreja para que esteja gloriosa, sem mácula nem ruga, nem coisa semelhante santa e sem defeito é como ele vê a igreja ele não está a limpar mas conforme nos limpa ele quer ver a nossa intenção para não estarmos continuamente a voltar para a porqueria e sujarmos de novo e ele quer que então nós aprendamos e sejam cada vez mais e mais decentes e mais limpos e mais sensatos e cada vez melhores cristãos da maneira que ele quer com a ajuda do Espírito Santo de Deus é como ele vê a igreja, Cristo irmãos e por isso nós não devemos estar a ver a igreja cheia de máculas e rugas porque não é como Cristo a vê versículo 28 assim também os maridos devem amar a sua mulher como o próprio corpo quem ama a esposa assim mesmo ama porque ninguém jamais odia o próprio carmo antes a alimenta e dela cuida como também Cristo faz com a igreja versículo 30 porque somos membros do seu corpo somos membros do corpo de Cristo versículo 31 é isso porque deixará o homem, o seu pai, a sua mãe e se unirá a sua mulher e se tornará os dois uma só carne deixará o homem o seu pai e a sua mulher e serão os dois uma só carne serão os dois um sim, são duas pessoas, mas são um por isso quando uma pessoa diz ah, é um, não quer dizer que seja só uma pessoa são duas pessoas mas são uma só carne uma só carne sim, são duas carmas, a carne do homem e a carne da mulher são duas carmas, mas são um por esta unidade do espírito uma unidade especial grande é este mistério, versículo 32 mas eu me refiro a Cristo e a igreja eu me refiro a Cristo e a igreja nós devemos ser um como Cristo com Cristo e Deus-Pai são um e por isso devemos ser um com eles, uma unidade uma unidade do espírito a unidade é do espírito somos pessoas diferentes fisicamente, espiritualmente seremos seres diferentes mas a unidade é do espírito não obstante, cada um de vós vós, cada um de de por si também ama suas próprias brosa, como a si mesmo e a esposa, respeito ao marido mas está aqui a descrever da igreja isto é voltando ao básico, queridos irmãos estamos a voltar ao mesmo ao básico queridos irmãos nós somos o corpo de Cristo o corpo de Cristo temos de ter esta comunhão do corpo de Cristo mesmo que seja para sofrer como podem ler em Colossians 1, 24 porque temos que cumprir o resto das aflições de Cristo e se sofrermos como ele também seremos glorificados com ele podem ler isso em Romanos 8, versículo 17 e assim, quando os Cristo viermos vamos refletir a glória de Cristo glória de Cristo vai brilhar de nós no futuro, como podem ver no 2 Coríntios 4, versículo 4 segundo Coríntios queridos irmãos isto é básico nós somos a igreja a igreja não é um prédio não é uma organização física a igreja é um organismo espiritual queridos irmãos esta chamada é uma oportunidade única uma oportunidade muito especial para ver um dia reis de baixo de Cristo e senhores de baixo de Cristo a reinar no reino de Deus temos que nos desenvolver agora para essa grande oportunidade que ele nos quer dar mas por isso essa oportunidade é uma responsabilidade temos que agora aprender a viver como verdadeiros cristãos para virmos a ser os primeiros frutos e não é como certos homens e mulheres certos maridos e esposas quando têm um problema se separam, se divorciam queridos irmãos, não é deve ser assim quando temos problemas temos dificuldade mantemos unidos no Espírito Santo Deus para resolver e crescer na graça do Senhor temos que sofrer como Ele para compartilhar no mesmo pão do mesmo corpo corpo de Cristo uma oportunidade única nunca para ser repetida compreendemos esta oportunidade tão especial de sermos membros do corpo de Cristo e o que é que tu estás a fazer com esta oportunidade única?
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).