A Esperança Para Enfrentar a Desesperança

Você está aqui

A Esperança Para Enfrentar a Desesperança

Se você perguntasse às pessoas quais qualidades essenciais contribuem para uma boa vida, o que elas diriam? Talvez paz de espírito, boa saúde, satisfação, felicidade, realização pessoal, segurança, estabilidade financeira e relacionamento próximo com familiares e amigos encabeçassem essa lista.

Mas, a verdade é que pode ser difícil alcançar isso quando se está passando por diversos problemas na vida. Apesar disso, como escreveu o poeta britânico Alexander Pope, “a esperança brota eternamente no coração humano” — o que significa que, apesar dos empecilhos e complicações da vida, muitas vezes, as pessoas ainda têm esperança de realizar seus sonhos e desejos.

Embora essa aspiração seja benéfica, às vezes, os obstáculos que as pessoas enfrentam podem ser extremamente difíceis de superar — resultando em decepção. Talvez você esteja entre aqueles que hoje enfrentam esses dilemas na vida pessoal. E isso pode incluir problemas conjugais, familiares ou financeiros; longos períodos de instabilidade; viver com alguma doença ou dor; desemprego ou falta de moradia; sofrimento por causa da solidão ou rejeição; problemas de relacionamento com as pessoas; um diagnóstico de alguma doença grave ou até mesmo o fim de uma relação.

Quando questões desconcertantes como essas não forem resolvidas, sobretudo após longos períodos de expectativa e esperança, a pessoa pode ficar deprimida e desesperada a ponto de desistir de seguir em frente. Algumas até têm atitudes de automutilação ou tentativa de suicídio.

E além dos desafios da vida cotidiana, a sociedade se encontra em uma espiral descendente. Muitos valores e padrões consolidados foram severamente enfraquecidos ou abandonados. E diversas instituições governamentais e companhias, antes consideradas confiáveis, agora não são mais vistas como dignas de confiança. Essa crescente desestruturação pode desanimar ainda mais as pessoas e privá-las da confiança necessária para alcançar um futuro estável e seguro.

Então, enquanto esses problemas vão se acumulando e um sentimento insuportável e sufocante de desesperança invade a pessoa, onde encontrar uma esperança verdadeira e duradoura?

A esperança que vence a desesperança

Existe alguma cura para a frustração e o vazio que ameaçam deixar as pessoas deprimidas, amarguradas e derrotadas?

Na verdade, existe um remédio maravilhoso para essa situação. E ele tem a ver com uma esperança muito superior àquela que a maioria das pessoas está acostumada. Essa é a esperança divina de salvação e vida eterna, que somente o Eterno Criador pode proporcionar. Essa esperança divina é uma das três grandes virtudes cristãs listadas pelo apóstolo Paulo, sendo as demais o amor e a fé (1 Coríntios 13:13). A esperança que Deus oferece protege tão poderosamente nossas mentes (1 Tessalonicenses 5:8) que, quando uma pessoa a compreende, ela consegue vencer a desesperança — mesmo enfrentando grandes adversidades.

A esperança divina pode dominar e vencer a desesperança, rompendo completamente as pesadas correntes da dúvida e do desânimo que Satanás, o diabo, utiliza para nos manter presos em uma vida de melancolia, egoísmo e pecado. A grande esperança divina suporta fardos pesados, assim não precisamos mais carregá-los sozinhos (Mateus 11:28-30; 1 Pedro 5:7; Salmos 55:22; 68:19).

A esperança que Deus proporciona pode complementar a ínfima força humana de uma pessoa com Sua poderosa energia divina — assim podemos enfrentar as situações desalentadoras da vida com firmeza e confiança. Isso é algo muito superior a qualquer pensamento positivo gerado pelo ser humano.

A esperança divina traz a verdadeira alegria e amor à vida das pessoas (Romanos 12:12; 15:13). Por ser garantida, firme e absoluta, ela pode nos ajudar a enxergar confiantemente além das dificuldades desta vida física, e até mesmo além da morte, através da ressurreição dos mortos (2 Coríntios 4:18; 1 Pedro 1:3).

Enquanto a esperança humana é um desejo de algo incerto de realização, a esperança de Deus nunca deixará as pessoas desapontadas, se permanecerem fiéis (Hebreus 3:6; 6:11–12). Como declara Romanos 5:5: “E essa esperança não nos decepcionará, pois sabemos quanto Deus nos ama, uma vez que Ele nos deu o Espírito Santo para nos encher o coração com Seu amor” (Nova Versão Transformadora).

Seguir o perfeito exemplo de Jesus Cristo

E como você pode ter isso em sua vida? Como você pode ter plena certeza de que, durante os períodos mais difíceis e sombrios que podem acontecer em sua vida, Deus estará contigo a cada passo do caminho?

Você precisa entender o que Jesus Cristo fez por você e o caminho de vida que Ele traçou para que você O seguisse. Jesus sofreu os golpes esmagadores da brutalidade humana e saiu triunfante, libertando você e todas as pessoas da ameaça da morte eterna resultante do pecado (João 3:16). Por acaso, quando Jesus suportou açoites horríveis e uma morte torturante, Ele perdeu a esperança? Nunca! Pois, a confiança que Ele tinha não se tratava simplesmente de uma esperança humana.

Ele tinha uma esperança espiritual tão perfeita que rejeitava totalmente a desesperança e a derrota. Isso porque Jesus colocou Sua vida inteiramente nas mãos de Seu Pai Celestial — sabendo que Ele sempre O capacitaria e fortaleceria (Deuteronômio 31:6).

Então, se Jesus nunca perdeu a esperança, você deveria? Não, mas isso só pode acontecer se você voltar-se humildemente para Deus em arrependimento e fé, batizar-se e receber o dom do Espírito Santo e começar um relacionamento pessoal com Jesus Cristo, que viverá em você através do Espírito como sua “esperança da glória” (ver Atos 2:38 ; Gálatas 2:20; 1 Timóteo 1:1; Colossenses 1:27).

Quando for atingido pelas adversidades da vida, lembre-se que o exemplo de Cristo é a esperança que vence a desesperança (Hebreus 12:2-4). Além disso, Ele o ajudará a enfrentar corajosamente essas provações e também a encontrar uma maneira de superá-las (Salmos 46:1). Pelo fato de Jesus ter triunfado, Ele pode fortalecê-lo com essa esperança vitoriosa (João 14:27; 1 Pedro 1:3, 13).

Além disso, ter essa mesma esperança dEle pode elevar seus pensamentos além de seus problemas imediatos para se concentrar no glorioso futuro na família de Deus (Romanos 5:2), assim como fez Cristo ao enfrentar o pior momento de sua vida.

Quando se sentir ameaçado pela nuvem escura do desânimo, o exemplo de Jesus e a incrível esperança que Ele demonstrou ao libertar a humanidade da maldição do pecado podem ser sua motivação para lutar pela recompensa divina que Deus deseja dar a você (Tito 1:2). Essa grande esperança de salvação (Lamentações 3:26) está garantida caso você se apegue firmemente a Jesus Cristo e à promessa de Deus de nunca o deixar ou abandonar (Hebreus 13:5).

Guiado com segurança até o eterno Reino de Deus

O desejo de Deus é que você seja cheio de esperança e coragem — sabendo que o resultado de sua jornada espiritual é garantido (Salmos 33:18; 146:5). Quando você confia na ajuda de Deus e permanece fiel a Ele e a Seu caminho de vida, pode ter certeza de que Ele o conduzirá com segurança ao Seu Reino eterno (Salmos 38:15; 39:7; 2 Pedro 1:10-11). E com essa esperança divina, você pode se livrar dessa desesperança que aflige tantas pessoas neste mundo e deleitar-se com a imensa alegria de ter um lugar na família espiritual de Deus para sempre.

Finalmente, ao contrário da esperança humana, a emocionante esperança que Deus oferece o manterá avançando confiantemente ao enfrentar provações ao longo de sua vida e até mesmo além da morte (1 Pedro 1:3). A esperança divina é destemida e alegre e irradia plena confiança (Isaías 40:31). Jesus Cristo deixou para você o exemplo perfeito de esperança mesmo sob pressão (1 Timóteo 4:10). Após ressuscitar dos mortos, Ele se encontra sentado ao lado do Pai no trono celestial divino e está completamente disposto a ser o Senhor de sua vida para guiá-lo, fortalecê-lo e apoiá-lo.

Portanto, não se conforme com a mera esperança humana, que pode levar à decepção, ao desânimo e à amargura. Em vez disso, receba e experimente a incrível esperança divina oferecida por Deus — a esperança que pode levá-lo à salvação e à vida eterna no vindouro Reino de Deus. Na verdade, Deus quer que você tenha e se agarre à Sua maravilhosa esperança — lembrando-se sempre de que quando tudo parecer perdido, ainda há esperança!

Saiba mais

A Bíblia diz para nos alegrarmos “na esperança da glória de Deus” e que os sofrimentos deste mundo não podem ser comparados com essa esperança (Romanos 5:2; 8:18). O que é essa glória futura que pode nos acompanhar nesta vida? Para saber o que nos aguarda, peça ou baixe nosso guia de estudo bíblico gratuito “Por Que Você Nasceu?”.