A Promessa da Segunda Vinda de Cristo: A Solução Definitiva Para Os Problemas da Humanidade!

Você está aqui

A Promessa da Segunda Vinda de Cristo: A Solução Definitiva Para Os Problemas da Humanidade!

O falecido Paul Harvey, em seu antigo programa de rádio de Notícias e Comentários, costumava dizer que a história sobre a qual ele mais gostaria de noticiar seria a segunda vinda de Jesus Cristo. De fato, esse será o maior evento de toda a história — o ponto de inflexão do planeta Terra!

A Lição 6 desta série sobre profecias estava focada na primeira vinda de Cristo — Seu nascimento, vida, morte e ressurreição — quando "o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (João 1:14). Como vimos, a Bíblia contém muitas profecias de Sua primeira vinda. Mas ela também tem quase três vezes mais profecias de Sua segunda vinda!

Até a morte e a ressurreição de Cristo, era comum a crença de que o Messias viria apenas uma vez — que as profecias messiânicas eram sobre apenas um conjunto de eventos em vez de dois (embora alguns pensassem que haveria dois ou três tipos de messias para cumprir as diferentes passagens). A maioria dos que acreditava nas Escrituras esperava que o Messias, sendo da linhagem do rei Davi, seria um rei conquistador, por isso eles não reconheceram Jesus como o Messias.

Hoje, muitas pessoas estão cometendo um erro semelhante, mas de forma oposta, pois pensam que Jesus Cristo veio apenas uma vez e que não retornará. Mas como alguém pode crer na Bíblia e não acreditar nas diversas profecias e promessas da vinda de Cristo para estabelecer o Seu Reino na Terra?

Como vimos na última lição, o próprio Jesus prometeu: "Voltarei a vós”. Mas, no momento de Seu retorno, a maioria das pessoas estará tão enganada e confusa por causa dos ensinamentos falsos que O rejeitarão. Esperamos que isso não aconteça com você!

Talvez nenhum outro estudo seja tão emocionante quanto o assunto do retorno de Cristo! A verdade de tudo o que acontecerá naquele momento é mais espetacular do que qualquer conto de ficção.

Um voluntário norte-americano na Jordânia compartilha sua perspectiva dessa maneira: "Durante o ano passado, enquanto vivia e trabalhava na Jordânia, continuamente, eu me lembrava do conflito entre Israel e Palestina. A maioria das pessoas que vivem na Jordânia é palestina e fala abertamente de suas fortes crenças e de seus sentimentos de ódio contra os ‘sionistas’.

"Eu conheci tantas pessoas maravilhosas na Jordânia — pessoas hospitaleiras e atenciosas que lhe dariam qualquer coisa que tivessem. Então, sempre fico surpreso, assustado e profundamente triste ao testemunhar o ódio que um grupo de pessoas pode ter por outro. Essa perspectiva e ódio são transmitidos de uma geração a outra. Vejo aqui nessa terra o legado do antigo conflito que remonta ao tempo de Isaque e Ismael. Vejo quão é extremamente difícil para as pessoas perdoar, reconciliar-se e amar os seus vizinhos.

"Eu sei que esse conflito só vai acabar quando Cristo voltar para a Terra e estabelecer Seu Reino — quando os corações de todas as pessoas mudarem e seus olhos se voltem para Deus. Será maravilhoso ver pessoas e nações aprendendo a viver, trabalhar e divertir-se em paz sob o domínio do Reino de Deus — quando a lei do amor for ensinada a todos os povos e prevalecer sobre todas as nações. Desejo ver o dia em que todas as pessoas terão o entendimento e a esperança da Palavra de Deus, os quais eu tive a bênção de receber!”

A profecia bíblica traz entendimento

As profecias da Bíblia são importantes porque são as revelações de Deus. “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo" (2 Pedro 1:21).

Deus inspirou muitos profetas e apóstolos a escrever profecias sobre um futuro e glorioso Messias, o "Salvador do mundo" (1 João 4:14).

Os antigos profetas bíblicos não tinham plena compreensão de como suas profecias seriam cumpridas. Em suas mentes, muitas perguntas ficaram sem resposta. Até mesmo os anjos desejavam entender melhor! (1 Pedro 1:10-12). Então, por meio de Jesus Cristo, de Seus apóstolos e da Igreja é que os seres humanos e os anjos puderam, finalmente, entender o "mistério" de todo o plano de Deus e o papel central de Jesus Cristo nele, através de Sua primeira e segunda vinda (Efésios 3:8-10).

Ao se referir à compreensão espiritual disponível para nós através da Bíblia, Jesus disse: “Mas bem-aventurados os vossos olhos, porque veem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. Pois, em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não o viram; e ouvir o que ouvis, e não o ouviram" (Mateus 13:16-17).

Tenha em mente que o conhecimento somente é valioso quando usado e aplicado. E também que muitos eventos e pessoas do fim do tempo estão conectados com o retorno de Cristo, que não será discutido nesta curta lição. Muito mais coisas serão abordadas em outras lições.

Agora vamos anotar várias importantes profecias e como serão cumpridas.

Jesus prometeu que retornaria "com poder e grande glória"?

“Logo depois da tribulação daqueles dias, escurecerá o sol, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória” (Mateus 24:29-30).

Ele disse que retornaria após a Grande Tribulação e depois de sinais celestiais. Ele também disse que "as tribos da terra lamentarão" ao invés de dar-Lhe as boas-vindas!

► Que mensagem Jesus e os apóstolos sempre pregavam?

"E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galileia, pregando o evangelho do reino de Deus" (Marcos 1:14, ACF).

Sua mensagem era "o evangelho do reino de Deus". O foco do Novo Testamento está na emocionante esperança do futuro Reino de Deus (ou, como costuma ser chamado no livro de Mateus, "o reino dos céus") e como podemos fazer parte desse Reino. A palavra grega traduzida "evangelho" significa boas novas. E a mensagem sobre esse Reino e como podemos entrar nele, sem dúvida, é a melhor notícia de nossa vida!

O que é o Reino de Deus? É o reinado direto de Deus sobre toda a Terra, que a Bíblia mostra que começará com o retorno de Jesus Cristo como Rei dos reis! Portanto, toda profecia bíblica sobre futuras condições pacíficas e utópicas é baseada na promessa segura do retorno de Cristo para estabelecer essas condições! (Mais explicações em outras lições sobre o Reino de Deus e seus primeiros mil anos, muitas vezes, chamado de milênio).

Qual era o tema da maioria das parábolas de Jesus?

"Ele Respondeu-lhes Jesus: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado".

"A todo o que ouve a palavra do reino e não a entende, vem o Maligno e arrebata o que lhe foi semeado no coração; este é o que foi semeado à beira do caminho".

"Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeou boa semente no seu campo".

"Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou, e semeou no seu campo".

"Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher tomou e misturou com três medidas de farinha, até ficar tudo levedado".

"O campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o joio são os filhos do maligno".

"Mandará o Filho do homem os Seus anjos, e eles ajuntarão do Seu reino todos os que servem de tropeço, e os que praticam a iniquidade".

"Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça. O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido no campo, que um homem, ao descobri-lo, esconde; então, movido de gozo, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo. Outrossim, o reino dos céus é semelhante a um negociante que buscava boas pérolas".

"Igualmente, o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanhou toda espécie de peixes".

"E disse-lhes: Por isso, todo escriba que se fez discípulo do reino dos céus é semelhante a um homem, proprietário, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas" (Mateus 13:11, 19, 24, 31, 33, 38, 41, 43-45, 47, 52).

A maioria das parábolas de Jesus diz respeito a "parábolas do reino" — trazendo inúmeras citações sobre o Reino de Deus. Como as parábolas sobre "certo homem nobre [que] partiu para uma terra longínqua”, retornando mais tarde (Mateus 25:14) e sobre "um certo nobre [que] partiu para uma terra distante" e depois retornou (Lucas 19:12, ARA) que se referem claramente a ida de Jesus ao céu e Seu retorno à Terra.

Qual será um dos primeiros atos de Cristo quando retornar?

“Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele. Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem”.

"Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor" (1 Tessalonicenses 4:13-17).

Ele ressuscitará (trará de volta à vida) os santos mortos e transformará os santos vivos à vida imortal! (Na Bíblia, a palavra ‘santo’ se refere a qualquer discípulo verdadeiro de Cristo, aquele que é guiado pelo Espírito Santo). Nessa passagem, o brado, a voz e a trombeta mostram que não haverá nada de secreto no retorno de Cristo. Como outras escrituras também mostram, será uma exibição espetacular! (Ver também 1 Coríntios 15 para maiores detalhes sobre a ressurreição.)

A Bíblia diz para "vigiar" a vinda de Cristo. O que isso significa?

“Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor; sabei, porém, isto: se o dono da casa soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Por isso ficai também vós apercebidos; porque numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem.

“Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o senhor pôs sobre os seus serviçais, para a tempo dar-lhes o sustento? Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar assim fazendo. Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens.

“Mas se aquele outro, o mau servo, disser no seu coração: Meu senhor tarda em vir, e começar a espancar os seus conservos, e a comer e beber com os ébrios, virá o senhor daquele servo, num dia em que não o espera, e numa hora de que não sabe, e cortá-lo-á pelo meio, e lhe dará a sua parte com os hipócritas; ali haverá choro e ranger de dentes"  (Mateus 24:42-51).

"Vigiar" significa permanecer espiritualmente acordado e vigilante em relação à nossa condição espiritual e os eventos que sinalizam a vinda do Senhor porque não sabemos quando Ele retornará. Significa ficar perto de Deus, pronto para conhecer nosso Criador a qualquer momento — seja no fim desta vida por causa da morte ou quando Cristo retornar, o que ocorrer primeiro.

E também significa estar ocupado com os negócios de nosso Pai — obedecendo e servindo a Ele e a nossos semelhantes. Significa estar atento, com esperança e disposição, aos eventos que sinalizem Sua chegada. “Vigiai, estai firmes na fé, portai-vos varonilmente, sede fortes” (1 Coríntios 16:13).

Como o apóstolo João descreve o retorno de Cristo à Terra?

"Também ouvi uma voz como a de grande multidão, como a voz de muitas águas, e como a voz de fortes trovões, que dizia: Aleluia! porque já reina o Senhor nosso Deus, o Todo-Poderoso. Regozijemo-nos, e exultemos, e demos-lhe a glória; porque são chegadas as bodas do Cordeiro, e já a Sua noiva se preparou, e foi-lhe permitido vestir-se de linho fino, resplandecente e puro; pois o linho fino são as obras justas dos santos. E [o anjo] disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro! ...

"E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e O que estava montado nele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga a peleja com justiça. Os Seus olhos eram como chama de fogo; sobre a Sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão Ele mesmo. Estava vestido de um manto salpicado de sangue; e o nome pelo qual se chama é o Verbo de Deus. Seguiam-no os exércitos que estão no céu, em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.

"Da Sua boca saía uma espada afiada, para ferir com ela as nações; Ele as regerá com vara de ferro; e Ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso. No manto, sobre a Sua coxa tem escrito o nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES" (Apocalipse 19:6-16).

Essa é a visão que Jesus Cristo entregou a João de como será Sua segunda vinda — majestosa, espetacular e inspiradora! Os santos, então, serão estabelecidos como reis e sacerdotes e "reinarão sobre a Terra" (Apocalipse 5:10) — com Cristo, sob Deus Pai, reinando supremo sobre todos!

O livro de Apocalipse começa e termina dando ênfase ao retorno de Cristo?

"Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que O traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre Ele. Sim. Amém" (Apocalipse 1:7).

"Eis que cedo venho; bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro ...

"Eis que cedo venho e está Comigo a Minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra".

"E o Espírito e a noiva dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, receba de graça a água da vida".

"Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém; vem, Senhor Jesus" (Apocalipse 22:7, 12, 17, 20).

Isso mesmo! Esta é a última citação de Jesus Cristo na Bíblia: "Certamente cedo venho" e, então, João acrescenta: "Amém; vem, Senhor Jesus".

Sem dúvida nenhuma, o povo de Deus precisa estar "aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus" (Tito 2:13).

Pratique agora

No esboço de Jesus sobre a oração (muitas vezes, chamado de "Pai Nosso"), em Mateus 6:9-13 e em Lucas 11:2-4, uma das coisas pela qual devemos orar diariamente a Deus é para vir o "Seu reino". Isto significa orar para que Jesus Cristo volte logo para estabelecer o Reino de Deus na Terra, para que possamos ter paz, pureza e abundância em todo o mundo. E também significa orar para estarmos espiritualmente prontos e sermos uma luz para os outros para influenciá-los a estar preparados.

Reflita profundamente no assunto. E, antes de acabar seu dia, diga a Deus algumas das razões pelas quais você deseja que o Reino dEle venha.

Para saber mais sobre esse futuro Reino, você pode baixar ou solicitar a sua cópia gratuita de nosso guia de estudo bíblico gratuito O Evangelho do Reino.