Eventos e Tendências Atuais: Julho - Agosto-2017

Você está aqui

Eventos e Tendências Atuais

Julho - Agosto-2017

Uma Série de Ataques Terroristas Atinge a Inglaterra

Nos próximos anos, veremos muitas histórias assim no noticiário. A migração de refugiados para a Europa tornou-se o disfarce perfeito para quem deseja cometer atos de terror. Um terrorista suicida tem a vantagem de ser uma pessoa difícil de ser localizada.

Uma pessoa sozinha tem o poder de causar muitos danos, e isso não requer coordenação com um grupo. Recentemente, um homem-bomba se explodiu e matou vinte e duas pessoas num show musical em Manchester, Inglaterra, e um refugiado foi preso por suspeitas de estar planejando outro ataque na Alemanha ("Polícia Alemã Prende Jovem Refugiado Suspeito de Planejar Ataque Suicida", BBC News, 30 de maio de 2017).

Noutro ataque, uma van atropelou pedestres na London Bridge, cartão-postal da cidade, e alguns homens esfaquearam várias pessoas. Os vizinhos de um dos terroristas relataram às autoridades que pelo menos duas vezes, ele teria tentado converter seus filhos ao islamismo radical em um parque local. Outro "nasceu no Paquistão e cresceu em Londres. Antes de ser morto nesse episódio, ele havia atraído à atenção da polícia várias vezes por causa de suas ideias extremistas e até apareceu em um documentário de televisão, que trata extremistas islâmicos britânicos, intitulado "Os Jihadistas da Porta ao Lado" ("Homem Que Cresceu em Londres Está Envolvido no Último Ataque Terrorista na Inglaterra", site da Rádio Pública Internacional).

Embora seja encorajador saber que as autoridades conheciam muitos dos recentes terroristas e sua história com o extremismo, é injustificável que nada tenha sido feito até muitas pessoas inocentes ter sido assassinadas.

O dano que um terrorista suicida é capaz de causar — tanto imediato quanto em longo prazo — é assombroso. Felizmente, a polícia na Alemanha conseguiu agir quando perceberam todos os sinais em um caso, mas os recentes acontecimentos no Reino Unido têm que levar a reflexões. Espero que continuemos lendo manchetes de ataques frustrados, em vez de ataques bem-sucedidos à medida que avançamos nessa nova realidade. (Fonte: BBC News, Rádio Pública Internacional).


Os cristãos coptas do Egito enfrentam um perigo terrível e perseguição

Embora ninguém no Oriente Médio está seguro, pois as forças do Estado Islâmico ainda mantêm seu reino de terror nesta área, talvez não haja outro grande grupo que seja um alvo certo do que a população cristã copta do Egito.

Os coptas têm sido alvo de violência por parte de apoiadores do Estado Islâmico já há algum tempo, mas as atrocidades têm aumentado e ganhado visibilidade após vários grandes ataques nos últimos meses, que deixaram dezenas de mortos. Particularmente preocupante é a violência perpetrada contra religiosos desarmados e indefesos em seus locais de culto.

Mesmo diante dessa contínua perseguição, as coptas do Egito têm permanecido firmes não apenas enfrentando violência, mas também se recusando a responder na mesma moeda aos seus atacantes. Como apontado no jornal The Washington Post: "As coptas sofreram séculos de políticas discriminatórias nas mãos de sucessivos regimes egípcios, ataques e incitações de grupos islâmicos e massacres perpetrados pelos seus próprios vizinhos. No entanto, não houve um único ataque terrorista copta ou resposta violenta como represália”.

"Para especialistas em terrorismo, que insistem que o terrorismo é o resultado da pobreza ou da falta de liberdade política, os coptas — que são tão pobres e sem liberdade como a maioria dos egípcios — são uma anomalia e um indesejável testemunho dessa ideia ridícula deles [esses denominados especialistas teóricos]" (Samuel Tadros, "A Contínua Tragédia dos Cristãos Coptas do Egito", 30 de maio de 2017).

Para os cristãos do mundo ocidental, os enormes perigos que os coptas do Egito enfrentam diariamente devem servir como alerta e como desafio para um autoexame da profundidade de nossa fé. Será que um dia enfrentaremos os mesmos perigos e decisões que esses homens e mulheres enfrentam hoje? Se a resposta for positiva, como reagiremos a isso? Esperemos que, com a ajuda de Deus, respondamos com fé e olhando para o objetivo do Reino de Deus, o maravilhoso futuro que espera Seus servos fiéis. (Fonte: The Washington Post).


Em apuros, O Estado Islâmico se movimenta nas sombras e online

Os esforços da coalizão ocidental, liderados pelos Estados Unidos, contra o autoproclamado Estado Islâmico estão surtindo o efeito pretendido de enfraquecer as forças deles em terra no Iraque e na Síria. No entanto, diante da diminuição da presença do Estado Islâmico, os líderes terroristas têm buscado outras esferas de influência e métodos para impor sua agenda de extremismo violento.

O Estado Islâmico sempre usou a Internet de forma eficaz em seus esforços de recrutamento, com sites bem geridos, contas de redes sociais e uma revista online, mas o futuro do EI vai se concentrar ainda mais diretamente nessa presença online. "Apesar dessa adversidade, é pouco provável que o EI seja derrotado nos próximos meses e anos... O Estado Islâmico está, essencialmente, em transição para a próxima fase de seu ciclo de vida, movendo-se nas sombras e online, já que tem resistido aos recentes ataques das forças norte-americanas que apoiam uma coalizão de forças anti-EI no Iraque e na Síria" (Colin Clark e Chad Serena, "O que acontece Depois Que o Estado Islâmico For Para as Sombras", site The National Interest, 29 de maio de 2017).

Já vimos alguns dos terríveis resultados do recrutamento online do Estado Islâmico — ataques de lobos solitários em nações ocidentais, radicalização da juventude muçulmana no exterior e ponto de referência para terroristas simpatizantes. À medida que o Estado Islâmico se torne menos relevante no Oriente Médio, surge o medo de que ele pode tornar-se muito mais perigoso no exterior. "Se o Estado Islâmico está perto de ser derrotado — como têm alegado muitos analistas nos últimos meses — então, por que continuar havendo tanta preocupação quanto a novos ataques?... [Em maio], o Departamento de Estado dos Estados Unidos emitiu um alerta para os norte-americanos que vão viajar para a Europa... O Reino Unido [depois dos ataques recentes] elevou seu nível de ameaça de grave para crítico" (ibid.).

O apóstolo Paulo ensinou que não lutamos "contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniquidade” (Efésios 6:12). Os espíritos das trevas é que estão por trás do Estado Islâmico e do islamismo radical, e essa é a verdadeira ameaça, pois os espíritos malignos não respeitam fronteiras e não podem ser derrotados por meios humanos. Somente a vinda de Jesus Cristo vencerá as trevas que estão detrás do Estado Islâmico. (Fonte: site The National Interest).


As bravatas do líder norte-coreano representam um perigo crescente

Apesar das sanções, das advertências e das ameaças, a Coréia do Norte continua avançando com seus testes de mísseis. O líder supremo da Coréia do Norte, Kim Jong Un, diz que seu país continuará desenvolvendo armas para se proteger.

“Kim disse que o país recluso irá desenvolver armas mais poderosas em fases múltiplas, de acordo com seu cronograma, para defender a Coreia do Norte dos Estados Unidos. Ele expressou a convicção de que seria um salto adiante maior, neste espírito, enviar um 'embrulho de presente' maior aos ianques, em retaliação à provocação militar norte-americana” (Ju-min Park e Jack Kim, "A Coreia do Norte Alerta os EUA Para o "Novo Presente" Após o Mais Recente Teste de Míssil", agência Reuters, 30 de maio de 2017).

Esse aviso aos Estados Unidos demonstra a confiança do líder norte-coreano no programa de desenvolvimento de armas de seu país. Também mostra que, provavelmente, nada o impedirá de continuar seu programa nuclear e de mísseis.

Jesus Cristo advertiu sobre uma crescente escalada de "guerras e rumores de guerras". Atualmente, estamos vivendo esse tempo. Nós ouvimos diariamente sobre o desenvolvimento de armas em lugares como a Coréia do Norte e o Irã, nações que atacariam muitos outros países caso tivessem o poder de fazê-lo. Mas, depois de Seu triste alerta, Jesus acrescentou: “Olhai não vos perturbeis; porque forçoso é que assim aconteça; mas ainda não é o fim” (Mateus 24:6).

Isso não significa que todos serão poupados dessa calamidade, mas significa que devemos ter confiança em Deus. Embora conheçamos o terror existente no mundo de hoje, Jesus nos diz para não nos preocuparmos. O fato de sabermos disso é reconfortante e mostra que, não importa o que vemos nas manchetes, nosso Deus está no controle de tudo. (Fonte: Reuters)


Drogas legais — agora é a preferência da geração do milênio

O debate sobre as drogas nos Estados Unidos continua. Quando o candidato, Donald Trump disse que continuaria lutando contra as drogas ilegais. Ele prometeu colocar um muro ao longo da fronteira sul dos Estados Unidos — em parte para evitar a imigração ilegal, mas também para evitar que as drogas entrem no país.

O uso de drogas ilícitas realmente tem diminuído desde as gerações anteriores. O jornal The Economist informou recentemente: "O consumo de muitas drogas ilegais está em declínio. Uma análise feita pelo site drugabuse.com, que tem uma linha direta para tratamento, mostra que a geração do milênio (aqueles que nasceram entre 1983 e 2002) usam menos maconha e cocaína do que a geração baby boomer, que tinha a mesma idade na época. Mas à medida que as principais drogas de rua se tornaram menos populares, os analgésicos prescritos preencheram esse vazio: na última década, o abuso de opiáceos tem aumentado" ("A Geração Y Está Menos Interessada em Drogas Ilícitas do Que as Gerações Anteriores", 30 de maio de 2017).

Embora o uso de drogas ilegais esteja em declínio, o aumento do abuso de medicamentos para dores é alarmante. Como não há nenhum estigma contra o uso de drogas prescritas por um médico, o uso de medicamentos para dor — independente de qualquer evidência de um problema — é socialmente aceitável. Mas a aceitabilidade neste caso abre a porta para grandes males. O fato de os opioides serem o tipo de droga escolhida mostra que as pessoas estão tentando mascarar a dor. As pessoas querem fugir da dor, seja física ou emocional. Claro, não é errado buscar alívio para a dor, e medicamentos fortes podem ser úteis em alguns casos, mas devemos ter o cuidado de não ignorar as causas profundas, acabar viciando e atraindo mais dor.

Infelizmente, este mundo está cheio de dor, sofrimento e vidas vazias e sem sentido, porque pouquíssimos entendem o propósito da existência humana e muitos rejeitaram Deus. Mas Deus oferece esperança e um mundo novo sob o reinado de Jesus Cristo, quando a dor e o sofrimento chegarão ao fim e os indivíduos não terão mais que buscar maneiras de aliviar suas dores por conta própria. Saiba mais sobre isso em guia de estudo bíblico gratuito Por Que Você Nasceu? (Fonte: The Economist).


Os Balcãs continuam sendo um interesse regional

Com todos os olhos voltados para a contínua violência nos Oriente Médio, para as discussões políticas entre a OTAN e a Rússia e para a crescente beligerância da Coréia do Norte, pouca atenção tem sido dada aos Balcãs, uma região muitas vezes esquecida, mas raramente irrelevante. A posição dos Balcãs na encruzilhada da Europa e do Oriente Médio produziu uma região com uma história rica, complicada e violenta. Apesar das melhores intenções e esforços de alguns, o futuro da região provavelmente continuará sendo complicado e violento.

David Kanin, professor da Escola de Estudos Internacionais Avançados da Universidade Johns Hopkins, explica: "Há muitas diferenças entre os Balcãs e o Oriente Médio, mas eles têm duas coisas em comum. Ambas as regiões são antigas peças do Império Otomano que não encontraram estabilidade desde que esse império sucumbiu no final do século XIX...A região dos Balcãs - um conceito variável pela mudança para "membro" nos últimos dois séculos — continua se esforçando para se orientar depois do colapso da antiga República Socialista Federal da Iugoslávia no início dos anos 1990. Os fragmentos desse país estão indo em diferentes direções" ("Será Que os Balcãs Voltarão a Ser Um Estopim?", site The Cipher Brief, 24 de maio de 2017).

O professor Kanin ressalta que os esforços ocidentais para redesenhar o mapa dos Balcãs se mostraram controversos, pelo menos, no caso do Kosovo, o Estado-nação mais recente dos Balcãs, que ainda não recebeu o irrestrito apoio internacional para existir oficialmente. Parece que nem mesmo os melhores esforços para criar estabilidade nos Balcãs têm produzido mudanças duradouras.

Algo não mencionado por Kanin diz respeito à presença, mesmo que pequena, mas potencialmente perturbadora, de islamitas radicais na região. A Bósnia e o Kosovo são nações de maioria muçulmana com sua própria história de um submundo radical. Diante da instabilidade em toda a região, quanto tempo haverá até que os Bálcãs mais uma vez sejam submersos em conflitos e violência? Dada a história do conflito dos Balcãs, que se estenderam para o resto da Europa e além, podemos afirmar que o futuro das nações dos Balcãs afetará todos nós em grande escala. (Fonte: site The Cipher Brief).