O Problema do Governo Humano

4 minutos tempo de leitura

Vivemos em um mundo perigoso de caos crescente. O ditador norte-coreano Kim Jong-un tem lançado, imprudentemente, mísseis e ameaçado seus vizinhos, gastando milhões de dólares em armas nucleares enquanto seu próprio povo morre de fome. O Irã também ameaça os países vizinhos, pois continua pesquisando e desenvolvendo armas nucleares e mísseis de longo alcance.

O Oriente Médio continua sendo vizinhança perigosa, onde já ocorreram dezenas de milhares de mortes no último ano por meio das guerras civis sírias e iraquianas, e ainda outros milhares mortos no Afeganistão. E também milhares morreram no último ano na guerra contra a droga no México, e mais de sessenta e seis mil norte-americanos morreram devido à overdose de drogas.

Na Venezuela, rica em petróleo, o governo socialista de Nicolás Maduro recentemente suspendeu os direitos constitucionais após um colapso econômico, o que levou os cidadãos a comerem lixo e animais domésticos para sobreviver.

Provavelmente, você pode estar pensando que depois de milhares anos de civilização, a humanidade seria melhor do que isso. Mas não é. Os maiores avanços da humanidade parecem estar no desenvolvimento de novas e eficientes maneiras de exterminar uns aos outros.

O falido sistema comunista, tema de vários artigos desta edição, ilustra como o poder pode corromper a mente do homem, a ponto de o impensável não apenas se tornar factível, mas um fato histórico. Os governos comunistas da Rússia, China, Coréia do Norte, Vietnã, Camboja, Cuba e Europa Oriental executaram, mataram de fome ou torturaram até à morte um número incalculável de seus próprios cidadãos. As estimativas variam entre dez milhões e cento e cinquenta milhões de pessoas.

Os governos socialistas — como o Partido Nacional Socialista (Nazista) da Alemanha — mataram milhões de cidadãos. Um novo termo foi cunhado para isso: democídio, que significa assassinato pelo próprio governo!

De algum modo, toda forma de governo humano falhou — embora, obviamente, algumas tenham sido mais desastrosas do que outros. Por isso, não restam dúvidas que o governo humano tem seus problemas. Mas por quê? O que há por trás de tudo isso?

Grande parte do problema é espiritual. O mundo de hoje não é o mundo de Deus — longe disso! A Palavra de Deus, a Bíblia, nos diz que Satanás, o diabo, é "o deus deste século" (2 Coríntios 4:4). Sendo assim, hoje em dia, esse espírito malvado e rebelde reina na Terra!

A Palavra de Deus revela que “o mundo todo está sob o poder do Maligno" (1 João 5:19, NVI) — significando que está sob a poderosa influência e controle de Satanás. Este espírito maligno "engana o mundo inteiro", e assim vem enganando a humanidade para que esta siga seus caminhos em vez do caminho de Deus (Apocalipse 12:9). Portanto, não causa nenhuma surpresa que o governo humano tenha sido disfuncional ao longo da história humana!

Mas não será sempre assim. Deus conhece muito bem o problema, e Ele promete um mundo muito diferente — um mundo vindouro.

Esse mundo muito diferente do nosso começará no retorno de Jesus Cristo, como anunciado em Apocalipse 11:15: "Então o sétimo anjo tocou sua trombeta, e havia vozes altas no céu, dizendo:" O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do Seu Cristo, e Ele reinará pelos séculos dos séculos".

Jesus Cristo reinará com poder absoluto, mas ao invés de corrupção, esse poder trará bênçãos a todo o mundo. Veja esta profecia em Isaías 2:2-4 (Nova Versão Internacional):

"Nos últimos dias o monte do templo do SENHOR será estabelecido como o principal; será elevado acima das colinas... Virão muitos povos e dirão: Venham, subamos ao monte do SENHOR... para que Ele nos ensine os Seus caminhos, e assim andemos em Suas veredas. Pois a lei sairá de Sião, de Jerusalém virá a palavra do SENHOR”.

"Ele julgará entre as nações e resolverá contendas de muitos povos. Eles farão de suas espadas arados, e de suas lanças, foices. Uma nação não mais pegará em armas para atacar outra nação, elas jamais tornarão a preparar-se para a guerra”.

A visão desse espantoso futuro é o que impulsiona a revista A Boa Nova. Esta é a esperança que proclamamos em um mundo confuso e caótico. E é a visão que queremos que você compartilhe conosco enquanto o ajudamos a aprender como você também pode ser parte desse incrível futuro que Deus planejou para você e para o mundo!

Course Content

Scott Ashley

Scott Ashley was managing editor of Beyond Today magazine, United Church of God booklets and its printed Bible Study Course until his retirement in 2023. He also pastored three congregations in Colorado for 10 years from 2011-2021. He and his wife, Connie, live near Denver, Colorado. 
Mr. Ashley attended Ambassador College in Big Sandy, Texas, graduating in 1976 with a theology major and minors in journalism and speech. It was there that he first became interested in publishing, an industry in which he worked for 50 years.
During his career, he has worked for several publishing companies in various capacities. He was employed by the United Church of God from 1995-2023, overseeing the planning, writing, editing, reviewing and production of Beyond Today magazine, several dozen booklets/study guides and a Bible study course covering major biblical teachings. His special interests are the Bible, archaeology, biblical culture, history and the Middle East.

Studying the bible?

Sign up to add this to your study list.