Salvação Somente Pela Fé?

Você está aqui

Salvação Somente Pela Fé?

Download (Baixar)
MP3 Audio (9.82 MB)

Download (Baixar)

Salvação Somente Pela Fé?

MP3 Audio (9.82 MB)
×

Muitos cristãos sinceros pensam que crer é tudo o que é necessário para a salvação. Esse raciocínio está baseado em passagens como Atos 16:31: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo” ou Efésios 2:8-9: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”. Ademais, alguns argumentam que a ideia de ter que demonstrar obras ou ações justas é uma tentativa errônea de ganhar a salvação.

Contudo, o versículo seguinte de Efésios diz: “Porque somos feitura Sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas” (versículo 10, grifo nosso). Na verdade, várias escrituras usam essa terminologia de obras ou ações no contexto de servir as pessoas e viver no caminho de vida de Deus, guardando os Seus mandamentos (Mateus 6:3-4; 10:42; 19:16-21).

O que pode ser surpreendente é que Jesus disse aos Seus discípulos que são necessárias obras de obediência a Deus (Lucas 17:10; João 14:21, 23, 25; 15:10). Agora, se isso for contrário ao que você acredita, talvez você esteja querendo parar de ler aqui mesmo. Contudo, reflita nestas palavras do apóstolo Tiago:

“Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé e não tiver as obras? Porventura, a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e lhes não derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras” (Tiago 2:14-18).

Espero que pelo menos você tenha começado a enxergar que as “obras”— as boas ações como evidência de fé — têm um papel fundamental na vida de um cristão!

Demonstrar intenção de viver “de toda palavra de Deus”

Novamente, as obras não salvam ninguém. Pois, como vimos, a salvação é um inestimável dom de Deus que vem somente pela graça mediante a fé. Entretanto, realizar obras de serviço a Deus e ao próximo, juntamente com a obediência aos Seus mandamentos, é a forma de expressar nossa intenção de viver “de toda palavra de Deus” (Lucas 4:4) e demonstrar o quanto valorizamos o Seu extraordinário dom de salvação e vida eterna.

Considere alguns detalhes fundamentais. O que Deus Pai quer que as pessoas façam ao chamá-las  para se tornarem discípulos de Seu Filho Jesus Cristo (João 6:44)? A resposta envolve muito mais coisas do que apenas “aceitar Jesus como Salvador” ou “entregar o coração ao Senhor”.

Pois isso também inclui o arrependimento do pecado, descrito na Bíblia como transgressão das leis de Deus (2 Pedro 3:9; 1 João 3:4, ARA). O arrependimento pode ser definido como uma mudança contínua de uma vida pecaminosa e rebelde para uma vida de obediência e de relação pessoal com Deus, além de uma convivência piedosa e amorosa com as pessoas. Após o arrependimento, a pessoa deve ser devidamente batizada e receber o dom do Espírito Santo pela imposição de mãos por meio de um dos verdadeiros ministros de Deus (Atos 2:38, 8:16-17; Hebreus 6:2).

Mas esses são apenas os primeiros passos para um novo discípulo. Jesus disse: “E ao que vencer e guardar até ao fim as Minhas obras, Eu lhe darei poder sobre as nações” (Apocalipse 2:26). E também declarou: “Ao que vencer, lhe concederei que se assente Comigo no Meu trono, assim como Eu venci e Me assentei com Meu Pai no Seu trono” (Apocalipse 3:21). O dicionário Michaelis define “vencer” como “alcançar vitória ou triunfo; dominar; conter-se; superar suas limitações”. Esta definição evoca ação.

Este é o amor de Deus...

Mas o que devemos superar mesmo? Cristo quer que nos comprometamos a eliminar qualquer pecado de nossa vida. Ele deseja que enxerguemos a fealdade do pecado como Ele enxerga, e então fugir disso (1 Coríntios 6:18). Ele quer que nos dediquemos a seguir Sua instrução de deixar de pecar (João 8:11). Ele deseja que nos esforcemos para obedecer aos mandamentos de Seu Pai, assim como Ele obedeceu e ensinou aos Seus discípulos (João 15:10; Mateus 5:17-19; 19:16-17). Mais uma vez, não é suficiente a pessoa apenas dizer que “ama o Senhor” sem também fazer as obras que demonstrem plenamente esse sentimento!

O apóstolo João escreveu: “Aquele que diz: Eu conheço-O e não guarda os Seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade” (1 João 2:4). Ele continuou explicando: “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os Seus mandamentos; ora, os Seus mandamentos não são penosos” (1 João 5:3, ARA). Deus quer que guardemos Suas leis porque elas nos beneficiam enormemente e também a todos aqueles que nos rodeiam. Elas são tão importantes para Deus que a nossa desobediência exigiu a morte de Jesus Cristo em nosso lugar (Romanos 5:8).

Jesus quer que nos esforcemos para triunfar sobre “o pecado que tão de perto nos rodeia” enquanto nos empenhamos em imitar o Seu exemplo (Hebreus 12:1-4; 1 Pedro 2:21-22). Um verdadeiro cristão deve resistir ativamente contra as artimanhas do diabo (Efésios 6:11) e as influências adversas da sociedade enquanto luta contra os impulsos e seduções de sua própria natureza humana (Efésios 2:2; 2 Coríntios 4:4; 1 Pedro 5:8).

Jesus entendeu a magnitude dessa missão quando lutou contra as tentações durante Sua vida humana (Hebreus 2:18; 4:15; 5:7-9). Além disso, Jesus sabe que sem Ele estamos espiritualmente indefesos (João 15:5) e que precisamos muito de Sua ajuda para lutar e derrotar o pecado (1 Coríntios 10:13).

E é aqui que o dom do Espírito Santo de Deus entra em cena! E esse é outro aspecto da graça. O Espírito de Deus provê a capacidade e a força espiritual para uma pessoa superar as atitudes pecaminosas (Romanos 15:13). Por isso é essencial que você utilize constantemente esse grande poder e mantenha um relacionamento dinâmico e pessoal com Cristo (2 Timóteo 1:6; João 14:6).

Esforçar-se com a ajuda de Deus

O apóstolo Paulo escreveu sobre seu esforço e determinação para garantir sua recompensa no Reino de Deus: “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3:13-14).

Ele não achava que a salvação estava garantida. Em vez disso, ele lutava continuamente, empregando o poder e a energia do Espírito de Deus para servir as pessoas, para vencer o pecado e obedecer aos mandamentos (ver 1 Coríntios 9:24-27). Hoje em dia, os cristãos têm essa mesma responsabilidade (Romanos 15:13).

Entretanto, isso não é possível apenas pela força de vontade da pessoa. O desejo e a capacidade de arrepender-se e obedecer vêm de Deus (Filipenses 2:13). Não podemos ganhar a salvação pelas obras. Precisamos do perdão divino pelas desobediências passadas e da contínua ajuda espiritual para seguir obedecendo a Deus. Tudo isso faz parte do dom da graça de Deus por meio da fé. Essa é uma fé viva e confiante que conduz a obras justas. Nosso dever é nos esforçar para cooperar com Deus e nunca nos desviarmos dessas verdades (Hebreus 2:1-3). Se continuarmos perseverando nesse processo de transformação até o fim, receberemos a salvação definitiva (Mateus 10:22; 24:13).

Jesus quer que sigamos Seu exemplo de superação do pecado e das tentações por meio do poder do Espírito Santo. Embora essa seja uma tarefa desafiadora, a nossa recompensa no Reino de Deus valerá a pena!

Saiba mais

Por causa de toda a confusão que envolve esse assunto, ainda há muito mais a se desvendar. O que a Bíblia realmente diz sobre graça, a fé e as obras? Para ajudar a esclarecer esse tema, peça ou baixe nossos guias de estudo bíblico gratuitos “O Que a Bíblia Ensina Sobre a Graça?” e “Você Pode Ter Uma Fé Viva”.