Romanos 11:1-36

Estudo Bíblico

Paulo explica, usando cinco exemplos, que Deus realizará uma futura restauração de Israel. Em última análise, todo o Israel será salvo. Ele estenderá a mesma graça e misericórdia a todas as nações.

Transcrição

This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.

Em Romanos capítulo 11, Paulo explica que Deus vai ter uma futura restauração de Israel, e que Ele vai estender essa mesma maravilhosa graça e misericórdia a todas as nações, não só a Israel, mas, na realidade, será primeiro ao Judeu e depois a todos os gentios. Este capítulo, por isso, capítulo número 11, deste, desse primeiro capítulo de Romanos, é muito reveladora sobre o grande plano de Deus, este plano de salvação para a humanidade. Ao fim do capítulo 10, nós vimos, por exemplo, no versículo 19, vimos que, e vou releer, pergunto mais, porventura não, terá chegado isso ao conhecimento de Israel, mas é, já dizia, eu vos purei em ciúmes com um povo que não é nação congente, insensata, eu vos provocarei a Ira. E, então, Deus está a causar ciúmes aos judeus, em dois níveis, primeiro, pelo povo gentil, mas também pelo Israel espiritual, que será um povo que não é uma nação, que é o Israel espiritual. E, por isso, o Vesse é esse ponto de que, falando que era de um povo, de uma pessoa que eram insensatas, isso quer dizer que não eram sábios, um povo que não eram sábios, e nós sabemos que nem muitos são chamados que são sábios ou que são grandes, ou pessoas, nós somos chamados dentro das pessoas que são mais fracas do mundo, para ser ciúmes aos outros, para demonstrar o poder de Deus. E depois, no versículo 21, lhes assim a Israel. Quanto é Israel? Porém diz, todo dia estendia as mãos a um povo rebelde e contradisente. Deus estendeu as mãos. Ela enviou muitos profetas para dizer a Israel para se arrepender, para obtecerem. E o que eles fizeram? Eles apadrejaram os profetas, os mensageiros que foram enviados, muitos deles até os mataram ou cerraram ao meio. Finalmente, Cristo veio e eles o crucificaram. Por isso, vemos aqui um povo rebelde e contradisente. Uma palavra contradisente, literalmente, quer dizer contradizer ou falar contra. Deste vez, eles contraditaram o verdadeiro evangelho.

Então, agora começamos com o Romano, capítulo 11. Agora, Paulo, neste capítulo, dedica tempo ou usa um bocado de foco, está a focar neste capítulo, para explicar que Deus não desistiu de Israel. Sim, era um povo rebelde e contradisente, mas Deus não desistiu dele. E, então, isto é porque, baseado no que Paulo disse no capítulo anterior, algumas pessoas poderiam pensar que Deus haveria rejeitado Israel completamente e, de agora em diante, ele trabalharia somente através dos gentios. De facto, através da incredulidade Israel, Deus tornou disponível a salvação aos gentios. Mas isso não significa que ele rejeitou Israel para sempre. Então, Paulo vai, neste capítulo, dar cinco exemplos. Cinco exemplos de que há um futuro para Israel. O primeiro exemplo é no versículo 1, e ele está a usar o próprio caso de Paulo. Vamos, então, ler o reciclo 1. Pergunto, pois, terá a Deus porventura rejeitado o seu povo? De modo nenhum. Porque eu também sou Israelita, descendente da Abraão, de tribo, de Benjamim. Se Deus estivesse rejeitado Israel, teria rejeitado a mim. E, por isso, então, os judeus estão perdidos para sempre? Não. Então, eles não vão ter uma oportunidade? Não, vão ter uma oportunidade. Deus não tinha rejeitado o seu povo. Caso contrário, então, como Paulo poderia ter sido convertido.

Ora, nos dias de Cristo, é importante entender que o judeu eram aqueles da casa de Judá. E esses incluíam os grupos, digamos assim, de tribos, digamos, de Benjamim, de Levi e Judá. Eram esses três, digamos assim, três filhos de Jacob ou de Israel. Benjamim, Levi e Judá. E Paulo era um mestre, digamos assim, um rabi, e provavelmente era um membro do Sinédrio. Ora, entre parentes, um ponto interessante aqui, se isso de facto fosse o caso, isto é, se ele, de facto, teria sido um membro do Sinédrio, e significa que ele teria que ter sido casado. Porque para ser um membro do Sinédrio era necessário uma pessoa ter-se casado. Então, assim, neste momento em que ele escreveu estas epístolas, particularmente estas nós romanos, ele agora seria viúvo. E, por isso, a conversão de Paulo é apresentada no livro do Atos, vê se ele está a demonstrar como foi convertido. E isso é demonstrado ou descrito três vezes no livro dos Atos. E os seus exemplos de conversão, isto é, da conversão de Paulo, foram escritos como prova da futura conversão de todo o Israel. E, por isso, quando Paulo foi convertido, a sua conversão, a conversão de Paulo, foi um tipo do que Deus ia fazer com a nação de o Israel no futuro. Vejam, por exemplo, em 1 Coríntios, capítulo 15. 1 Coríntios, capítulo 15, versículo 8.

E, afinal, depois de todos, foi visto também por mim, como por um nascido fora de tempo. Paulo chamou a ela como um que, assim próprio, como um que nasceu fora de tempo, porque o resto dos Israelitas vão, digamos assim, ser convertidos ou nascer durante um período diferente, mas ele nasceu fora desse tempo, ele foi chamado fora desse tempo. Também lemos em 1º Timótipo capítulo 1, versículo 16.

Mas, por esta mesma razão, foi concedida, mas recorde-a, para que, em mim, o principal, este é o principal pecador, evidenciasse Jesus Cristo, a sua completa longânima, e servi-se eu de modelo a quantos ânibus a crer nele para a vida eterna. E, por isso, ele era um padrão, digamos assim, e principalmente que era um dos principais pecadores, porque ele tinha estado a liderar aqueles processos de matar os verdadeiros cristãos, e, por isso, para aqueles israelitas no futuro, que serão convertidos de uma maneira no futuro, aqui, ve-se como Paulo foi chamado fora, digamos assim, do tempo, como ele disse, nascido fora da tempo, e ver-se aqui como ele foi chamado de uma maneira assim, tão dramática.

E esse foi uma chamada muito especial, porque quantos de nós é que fomos chamados, como Paulo foi chamado através de uma visão que ele teve? Quantos de nós é que, literalmente, vimos Cristo, porque ele viu, e, por isso, ele escreveu várias vezes que viu o Senhor, e quantos de nós ficamos, literalmente, cegos, durante aquele momento de conversão. E, por isso, vemos aqui que ele teve uma chamada muito especial, e ele diz assim, A misericórdia de Deus, a sua longa unanimidade, do que ele passou, demonstra a misericórdia de Deus.

E, no futuro, na segunda vinda de Cristo, Cristo voltará em poder e glória. Ele voltará à Terra, e os judeus, então, reconhecerão a Jesus Cristo. Na realidade, em Zacarias 14, Zacarias 14, vemos lá que é versículo 12 a 14, Zacarias 14, que é um livro profético, particularmente neste capítulo 14, acerca da vinda de Cristo, porque diz aí que o dia do Senhor vem o dia do Senhor, no versículo 1, e depois eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra a Jerusalém, e ver se que é a vinda de Cristo.

Então, um carinho mais adiante, no versículo 12, diz assim que quando Jesus Cristo vier, vai haver esta praga, em que o Senhor ferirá a todos os povos que guerriarem contra Jerusalém, a sua carne se apodercerá estando-o eles de pé, apodercerão os olhos nas suas órbitas, e lhes apodercerá a língua na boca. Aqui vemos que a vinda de Cristo vai ter que haver uma intervenção tão gloriosa, em tanto poder de Jesus Cristo, por quê?

Porque as nações vão ter armamentos e coisas de matar, e tecnologia tão avançada nesses dias, que Jesus Cristo vai ter que intervir milagrosamente e rapidamente. E diz assim, no versículo 13, de Zechariah 14, naquele dia também haverá de parte o Senhor grande confusão, grande pânico. Entre eles, cada um agarrará a mão do seu próximo, cada um levantará a mão quando o seu próximo. Também, agora aqui é o ponto que eu queria sublinhar, também, judar plegerá em Jerusalm. Isso é, juda se judará, reconhecerá, reconhecerão-as-os Cristo.

Judeus vão ser a primeira nação a reconhecer-as-os Cristo, e então vão, digamos assim, a converter-se. Esse vai ser o tempo deles, vai ser uma situação também muito dramática, como foi o caso da conversão de Paulo. E, por isso, o primeiro exemplo que veremos aqui em Romanos capítulo 11, de que Deus não rejeitou Israel e não rejeitará Israel no futuro, é o próprio exemplo de Paulo.

Agora, do versículo 2, versículo 10, aqui Paulo está a descrever em Romanos 11, o segundo exemplo, que é o exemplo do profeta Elias, e então esse é um outro exemplo aqui de que Deus não rejeitou Israel. No versículo 2 a 4, vemos aqui que Elias tinha pensado que estava sozinho, obedecendo a Deus sozinho. Vemos, então, ler versículos 2 a 4. Deus não rejeitou o seu povo, a que, ainda, em mão, o conheceu, ou não sabês o que a escritura refere a respeito Elias, como insta perante Deus contra Israel, dizendo, Senhor, mataram os teus profetas, arrastaram-os, arrasaram os teus altares, e só eu fiquei, e procuram tirar-me a vida, que lhe disse porém a resposta directa, divina, Reservei para mim 7 mil homens, que não dobraram os joelhos diante de Bául.

Ele, Elias não sabia que havia outras pessoas, mas ele pensou que estava sozinho, obedecendo a Deus, e depois diz aqui, no versículo 5, assim também, aqui está a lição, assim também. Agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente, segundo a eleição de Graça.

Aqui está a lição, há um remanescente, um remanescente que Deus está trabalhando, através de Israel. Israel era uma nação eleita de Deus, e ele os conheceu de antemão, ele os escolheu, e ele os ainda ia usar. O fato de que a maior parte da nação, de Israel, haver rejeitado Cristo como messias, não era a prova de que a Deus tinha terminado a sua obra, com este povo, com seu povo de Israel. Ora, nos dias de Elias, Elias pensou, que todos tinham desviado a Deus, mas havia um remanescente de verdadeiros crentes.

Continuando assim, no versículo 6e, e se é pela graça, já não é para as obras, do contrário, a graça já não é graça. Se isso fosse por obras, então, não seria, a graça não seria graça. E se o chamado de Deus, o perdão e a fililidade de Deus, é pela graça de Deus. Não é obras. Não importa quando o sacrifício de uma pessoa ofereça ou não ofereça, não importa quantas coisas físicas você faça ou não faça, isso não é o que chama uma pessoa.

O chamado é de Deus, é a graça de Deus. Aqueles que estão tentando ganhar salvação por obras, estão rejeitando a graça de Deus.

O fato é que Deus chamou alguns, e isso é evidência de que Deus vai chamar mais. Mesmo entre os gentios, foram chamados todos os gentios, foram todos os gentios convertidos, não, apenas alguns. E por isso vemos aqui que somos chamados pela graça e que Deus não rejeitou os israelitas. Mas ele continua aqui, continua aqui no versículo 7 e 8, que diremos pois. O que Israel busca, isso não conseguiu, mas a eleição o alcançou, e os mais foram endurcidos, como está escrito. Versículo 8, Deus lhes diz que o Pídeo tem enturpecimento, olhos para não ver, e ouvidos para não ouvir, até ao dia 2. Aqui vê-se parte do problema. Eles foram endurcidos. Ou, em outras palavras, estavam cegos, estavam cegados, espiritualmente. Ora, isso, por isso, isso, o resultado, a causa deles, que terem sido endurcidos, foi porque eles resistiram, rejeitaram a verdade. Tal como vemos, a situação do caso de Farahó, ele foi endurecido, porque ele rejeitou a verdade. E aqui, nestes versículos, está a citar, Isaías capítulo 20, versículo 29, vejamos aqui Isaías, perdão, Isaías 29, versículo 10, Isaías 29, versículo 10, Isaías 29, versículo 10, e diz assim, porque o Senhor derramou sobre vós o espírito do profundo sono, e fechou os vós, vós os olhos, que são os profetas, e vendou a vossa cabeça, que são os vendentes, que já estavam cegos. O Senhor derramou sobre eles, como se fosse um sonho, um espírito profundo sono. Estavam mesmo a dormir, estavam cegos. Também, em Deutronómio, capítulo 29, também 29, Deutronómio capítulo 29, versículo 4, vemos aqui, porém o Senhor não os deu o coração para entender, nem olhos para ver, nem ouvidos para ouvir, até ao dia 2. E, por isso, ve-se aqui Paulo, aqui, em Romanos capítulo 11, versículo 8, está aqui a descrever, a citar, os Isaías 29, 10, e Deutronómio 29, 4, dizendo, Deus nos deu o Espírito entre o precimento, olhos para não ver e ouvir, para não ouvir, até ao dia 2.

E depois, continuando, no versículo 9 e 10, diz David, torne-se a mesa em laço e a armadilha entre o peço e punição. Descureçam-se-lhes os olhos, para que não vejam e fiquem para sempre encrovadas as vossas costas.

Aqui está a citar de Salmos 69. Salmos 69, versículo 22, 23. Versículo 22 e 23, diz assim, sua mesa torne-se diante deles em laço e a prosperidade em armadilha. Obscuroceram-se-lhes os olhos, para que não vejam e faz-se que sempre lhes vacile o dorso. Aqui vemos, então, que esta parte aqui de Romanos 10, versículo 9 e 10, é citado de Salmos. Então, esta mesa trunou-se uma armadilha. Isto é, todas as suas benções se trunaram como se fosse um julgamento contra ele. Deus, por exemplo, lhes deu a sua lei, Deus lhes deu o seu modo de vida, mas isto se trunou uma armadilha. As benções espirituales de Israel que os deviam ter levado a Cristo, mas em vez disto se trunaram uma armadilha e os mantiveram longe de Cristo.

Suas próprias práticas e observâncias religiosas se trunaram substitutos para o que eles deveriam ter estado fazendo. Isto, eles mudaram a lei e poseram regras à volta da lei e assim isso trunou pesos para eles. Se trunou um fardo espiritual para eles. Aqui, Paulo está deixando claro que o endurecimento de Israel não é total nem final. E isto é prova de que Deus tem um futuro para a nação. A nação foi endurecida por um certo período de tempo. Foi endurecida para um certo período de tempo. Como vamos ver um pouco mais tarde no versículo 25 do Romanos 11. Podemos ler aqui a última... Vamos lá ler o versículo 25 aqui, porque não quero irmãos que ignorais este mistério para que não sejais presumidos em vós mesmos, que veio o endurecimento em parte Israel até que haja entrado a plenitude dos gentilos. E assim, este endurecimento em parte é temporário. É o temporário. E por isso, vê-se este princípio de que há um um Romanos sente nos dias de Isias. É uma prova de que Deus tem um plano para o Seu povo. O povo tinha um véu. Vejam, por exemplo, em 2 Coríntios capítulo 3 versículo 13. 2 Coríntios capítulo 3 versículo 13. 3 versículo 13. 3 versículo 13. 3 versículo 13. E não... E não somos como o Isés, que punha véu sobre a face para que os filhos israel não atentassem na terminação do que se desvanecia. Mas os sentidos deles se embutaram, pois até ao dia de hoje, quando fazem a leitura da antia aliança, o mesmo véu permanece não nascendo revelado que em Cristo é removido. E também em 2 Coríntios capítulo 4 versículo 3. Mas se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o Deus deste século que é Satanás, segou o entendimento dos incrédulos para que lhes não resplandeça a luz do evangelho, da glória da Cristo, o qual é a imagem de Deus. E por isso vemos que o segundo exemplo de que Deus não terminou o seu trabalho com Israel é o exemplo do Ilias. Voltando agora aqui a Romanos capítulo 13 versículos 11 a 15, vemos então aqui o terceiro exemplo. Isto é o exemplo do Gentius. Paulo, então, usa o Gentius para afirmar, ou assegurar a Israel de uma futura restauração.

E assim, o Gentius creram e através do Gentius, os judeus seriam provocados a ciúmes. E por isso vejo, vamos então ler o versículo 11. Pergunte, Póis, porventura, tropeçaram para que caíssem de modo nenhum. Quer dizer, este tropeçar é temporário, de modo nenhum, mas pela sua transversão veio a salvação aos Gentius para Póis e ciúmes. E assim, os judeus se trocaram ciumedos, digamos assim. E por isso, começaram a maltratar os verdadeiros cristãos que, nesse tempo, estava a ver um grande novo Gentius entrar na igreja. E esta palavra aqui, no versículo 11, tropeçaram. Quer dizer, falharam, erraram. Então, aqui vemos que eles tropeçaram, falharam. Ora, este um tropeço não é uma queda completa, permanente, mas é uma queda que cai mas temporariamente. Então, vemos aqui que Deus primeiro chamou Israel no antigestamento. Correto. Mas por que que Deus chamou Israel no antigestamento? É porque eles eram melhores pessoas? Não. Não. Eles foram escolhidos para estabelecerem um exemplo correto do caminho de Deus. Eles deviam ser uma luz. Eles deviam ser um exemplo como assim, uma luz que atrai como um iman, que atrai para atrair as nações ao redor delas para que estas nações fossem atraídas para o caminho de Deus, a servir a Deus e por isso é que Israel foi chamado para ser um exemplo, para ser uma luz. Israel basicamente conhecia a verdade. Sabia que haveria onzias, mas tropeçaram e cairam. Tropeçaram sobre Cristo nesta rocha.

Elemos aqui. Tropeçaram para que caíssem, para que eles caírem, literalmente caírem, e significa que eles tinham tido uma chance e que tudo agora acabou para eles? Não. Não, porque diz assim. Mas, pela sua transversão, pela sua queda, veio salvação aos gentios. Travez desta queda, desta, digamos assim, desvio, lapso, erro, esta transversão, que isto é esta queda, ou transversão, caíram assim para o lado do caminho que Deus lhes tinha dado, eles então seguiram as suas próprias tradições, as suas próprias costumas e caminhos e visto que porque eles rejeitaram o Evangelho foi primeiro ao Judeu e depois ao Gentio. Paulo, como vemos, ia ao Judeus, ia, por exemplo, às sinagogas primeiro, e depois quando eles o rejeitavam ele ia aos gentios. Veja, em Atos capítulo 13, versículo 45. Atos, capítulo 13, versículo 45.

Versículo 45 Mas os judeus vendam as multidões tomaram-se de inveja.

Eles ficaram cheios de inveja em Blanche Fernando contradiziam o que Paulo falavam. Quer dizer, talvez se desliza esta queda cheia de inveja esta aqui está a escrever aqui esta secção durante a primeira viagem de Paulo quando ele estava em Antioquia, Antioquia da Pesíria, na Galácia. E assim diz, quando, então, Deus chama chamou, então, neste período, os gentios. Mas no futuro, quando Deus abrir os olhos a visão, a vinda de Cristo para chamar, a segunda vinda de Cristo para chamar Israel, eles, então, responderão.

Vejam, então, aqui no versículo 12. Ora, se a transversão deles redunzou a enriqueza para o mundo e o seu abatimento a enriqueza para os gentios, quanto mais a sua plenitude? Quanto mais a sua plenitude? Ora, se esta transversão, ora se esta queda que eles tiveram, eles, então, vemos aqui que Deus estava usando Israel, que estava usando para deu a eles oportunidade, mas agora Deus não ia usar apenas uma nação Israel, mas isso, então, por causa disso, por causa da transversão dos israelitas, isso deu a oportunidade de ser uma enriqueza espiritual para o mundo, para os gentios.

E, por isso, o seu abatimento, a queda de Israel, enriqueza para os gentios. Quanto mais a sua plenitude? E, por isso, o plano de Deus continua adiante.

O Israel de Deus, agora, somos nós, Israel espiritual. Nós devemos ser a luz. Nós devemos ser esse imã para atrair as pessoas. Então, para as pessoas, alguns serem convertidos pela nossa luz, pelo nosso exemplo. Mas o ponto aqui é, diz, ao fim deste versículo 12, quanto mais a sua plenitude. Isto é quando, quando os Israelitas, de facto, no futuro, na segunda vinda de Cristo, receberem, então, este conhecimento completo. Quanto mais será uma benção para os gentios.

Vejam também em Colossenses, capítulo 2, versículo 9. Colossenses, capítulo 2, versículo 9. Vamos então aqui. Portanto, nele habita, corporalmente, toda a plenitude da divindade. Habita nele, corporalmente, corporalmente, toda a plenitude da divindade. Jesus Cristo tem toda a plenitude completa, divindade, corporalmente. E, por isso, no tempo da sua plenitude, quando Jesus Cristo for, estiver, presente na Terra, a sua vida, todos terão uma oportunidade para a salvação. Continuado agora, então, em Romanos, capítulo 11, versículo 13. Dirijo-me a vó aos outros, que sou agenteus. Visto pois que sou apóstolo dos agenteus, glorifico o meu Ministério. Para ver se, de algum modo, posso incitar à imulação os do meu povo e salvar alguns dele. Paulo estava apelando, pedindo aos seus próprios compatriotas para se arrependerem. Ele estava azer. Estes agenteus estavam se respondendo e então vocês também deviam responder, aquilo está azer aos israelitas. E depois diz assim, porque, se o fato terem sido elejeitados, os israelitas trouxeram-se de conciliação ao mundo, isto é, aos agenteus, que será o seu restablecimento se não vida dentro os mortos. E, por isso, então, qual será, quando os israelitas forem aceitados? Então, essa questão espiritualmente mortos agora será dada a eles uma vida dentro os mortos, dentro de questão espiritualmente mortos. Vão ter uma oportunidade para a vida eterna. Agora, vejemos o quarto exemplo que Paulo usa para provar que os israelitas ainda terão um futuro. Ele já demonstrou três exemplos, Paulo próprio, Elias e os enteus. Agora, está a usar o quarto exemplo do versículo 16 a 24, que é os patriarcas. Vejemos, então, ele vai usar duas ilustrações. Uma ilustração de uma massa de pão e depois uma ilustração de uma oliveira. Vejemos, então, aqui no versículo 16 e, se forem santas as primícias da massa, igualmente, será a sua totalidade. Se for santa a raiz, também os ramos o serão. Aqui vemos, se um pedaço da massa, quer dizer, as primícias, são santas, então vamos também o resto da massa. Ou, depois, diz, continuar no versículo 16, assim, se for santa a raiz, quer dizer, desta massa, também o ramos o serão. Isto é tirado de números, capítulo 15. Vejemos, então, aqui em números, capítulo 15, versículo 17, 21.

Diz-se mais o Senhor a Moisés. Fala aos filhos Israel e diz-lhes, quando chegás à terra em que vos farei entrar e ao comer-os o pão da terra, apresentareis oferta ao Senhor. Das primícias da vossa farinha a farinha grossa, apresentareis um bolo com uma oferta, como oferta da era, assim, apresentareis. Das primícias da vossa farinha grossa, apresentareis ao Senhor oferta nas vossas gerações. Então, vemos aqui que a primeira parte do que foi produzido nesta farinha, desta colheita foi produzido como uma oferta a Deus. E isto, então, demonstra que o resto da colheita também seria de valor para Deus. É o que está aqui a dizer, Paulo, em Romano 11, versículo 16, se foram santas as primícias da massa, igualmente será a sua totalidade. E, por isso, ver se aqui Deus aceitou a primeira parte da massa, ele também aceitará o resto da massa. Aqui se aplica, por exemplo, a história de Israel. Abraão, Isaac e Jacob, são, digamos assim, as raízes, são os patriarcas, são os pais. Então, os ramos, diz aqui, também os ramos os serão santos. E, por isso, ver se aqui que os ramos, também, vão ser santos no futuro. Sim, se houve alguns ramos, houverá alguns ramos que são arrancados da árvore, Deus ainda cumprirá as suas promessas. Então, nós vemos agora o versículo 17. Diz assim, se porém alguns dos ramos furem cabrados e tu sendo olivera brava, foste enchertado, em meio delas, e te tornaste participante da raiz e da seiva da olivera. Por isso, assim, o versículo 17 diz, alguns ramos foram quebrados, então, ele vai enxertar, bons ramos nas oliveras bravas.

Ora, aqui, vê-se um ponto importante. Normalmente, não se faz isso. Normalmente, você vai enxertar bons ramos em oliveras bravas. Deus produz fruto de uma de seis maneiras que ele queira. Veja em Fésios 2 e Fésios 2 versículo 20 e Fésios 2 versículo 20 ele ficado sobre fundamentos apostos e profetas sendo ele mesmo Cristo Jesus a Pedra Angular. Vê-se aqui, Deus produz bom fruto, a raiz, os patriarcas, e Deus enxertou gentios um corpo forte, saudável, uma boa olivera. Enxertou esses ramos.

Continuando, então, agora a ler aqui no versículo 18.

Não te glorias contra os ramos. Porém, se tu gloriares sabes que não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti. E que vésseca não se gloriarem. Lembrem-se que você não sustenta a raiz. As promessas foram feitas não foram feitas a hoje em dia. Mas foram feitas a Braão e a Sementa, que é Jesus Cristo. E por isso quando somos fisicamente abençoados não é não é a nossa justiça. Mas é a promessa de Deus. Não é a nossa bondade. Não é a nossa bondade. E se nós formos um mau exemplo nós seremos removidos. Oliveira, por isso, representa um relacimento entre Judeus e Gentio do chamado de Deus. Gentios entraram no plano de salvação de Deus, no plano de Deus, de fé, não por nenhuma causa do que eles fizeram. Mas por causa do chamado e da eleição de Deus, da decisão de Deus.

Continuado, então, a ler, no versículo 19 e 20 de R. 11.

Dirás pois, alguns ramos foram quebrados para que eu fosse enxertado bem. Pela sua incredulidade, foram quebrados. Tu porém, mediante a fé estás-se firme. Não te ensuberbesas mas tema.

Esses ramos de Israel foram quebrados por causa da sua incredulidade. Como lemos em Hebreus 3, versículo 17 e 19, é porque eles não obedeceram. E por isso, tema, temos que obedecer. Temos que ser fiéis. Em Hebreus 4, versículo 1, diz que, portanto, sendo-nos deixados a promessa de entrar no Descasse Deus, suceda a parecer que algum de nós tenha falhado. Temos que tremer, ter respeito, porque somos enxertados nesta Oliveira. E, por isso, temos que produzir bons frutos. Continuando a ler no versículo 21, porque, se Deus não popou os ramos naturais, também não te popará. Não vai popar os gentios, se vocês não obedecerem. Versículo 22, considera-se, pois, a bondade e a severidade de Deus. Vê-se aqui a bondade e a severidade, para que os que caíram, severidade. Mas, para contigo, a bondade. Senela para menceiros. Doutra sorte, outra maneira, também tu serás cortado. Senela para menceiros. Se não para menceiros, também, então, serás cortado. E, por isso, caíram os judeus e nós, os gentios, temos que obedecer. Caso contrário, seremos cortados. Os gentios precisam manter-se fiéis agora. As igrejas gentias, como são descritas em Apocalipse 2 e Apocalipse 3, têm os seus próprios problemas. E, então, tem que se arrepender. Por isso, aclemos em Apocalipse 2 e 3, em que eles têm ouvido oiça e arrependam-se. Não importa quem é chamado. Temos que permanecer fiéis à bondade que é estendida a nós. Seja quem for quem é chamado. Temos que permanecer fiéis à bondade estendida a nós. Versículo 23 Eles também, se não permanecerem na Ingrililidade, serão enxertados. Pois Deus é poderoso para os enxertar de novo. Quer dizer, se eles se arrependerem, se arrependerem, então, serão enxertados de novo na Oliveira. Se os ramos que não eram naturais da Oliveira podem ser enxertados, quanto mais os que são naturais da Oliveira podem ser enxertados. Isto é, os ramos naturais, isto é, os israelitas podem ser enxertados. O versículo 24 diz-se, pois, se fosse de cortado da que por natureza era Oliveira brava e contra a natureza enxertado em boa Oliveira, quanto mais serão enxertados na sua própria Oliveira, aqueles que não se que são ramos naturais. Quando mais israel pode ser enxertado de volta nessa Oliveira. Isto é, os judeus, quando verdadeiramente convertidos e esmentes abertas quando eles chegarem ao ponto que responderão a Deus, Jesus Cristo, eles, então, serão muito, muito responsíveis e responderão essa chamada. Então, esse foi o 4º exemplo, o exemplo dos patriarcas. E agora, vamos ver o último exemplo, que é o exemplo de próprio Deus, versículo 25 a 36. E, então, estamos aqui a ver o tempo de Deus e a plenitude de Israel. Vigemos, então, o versículo 25, que já ali há pouco, porque não querem irmãos que ignorais este mistério para que não sejais presumidos em vós mesmos, que veem o endurocemento em parte a Israel, até que haja entrado a plenitude dos gentios. Então, o tempo até o tempo dos gentios chegar ao fim, isto é, quando Jesus Cristo retornar, então, isto tudo, como vemos, é de acordo com o tempo de Deus. Deus é que decide quando fazer o passo de abrir os olhos a todo Israel. E, por isso, lembramos, no versículo 26 e 27. E, assim, todo Israel será salvo, como está escrito, virá de si a um libertador e ele apartará-se de acós empiarados. Esta é a minha aliança com eles, quando eu tirar os seus pecados. A promessa de Deus é que todo Israel será salvo. Essa é a promessa de Deus. Vejam em Isaías 59 Isaías 59 versículo 20 a 21. Isaías 29 versículo 20 a 21.

Virá a ordenadora, se há, e há os de Jacob que se converterem, diz o Senhor. Quanto a mim, esta é a minha aliança, como eles diz o Senhor. O meu Espírito está sobre ti, as minhas palavras que puse na tua boca. Não se apartarão dela, nem ainda dos teus filhos. Nem dos filhos dos teus filhos. Agora e para todos sempre, diz o Senhor. Esta é a quívesa, esta é a promessa de Deus, que Ele vai trazer o ordenador, que é suscristo a Siam ao templo, ao local do templo, isto é, em que, quando a Igreja de Deus estará aí a renar com Cristo, e há os de Jacob que se converterem, diz o Senhor.

Continuando agora no versículo 28, arrumar-nos 10 do ciclo 28. Arrumar-nos 10 versículo 28. 28 Arrumar-nos 10 versículo 28. Prordão, arrumar-nos 11 versículo 28. Arrumar-nos 11 versículo 28. Arrumar-nos 11 versículo 28. 28. Quanto ao evangelho são eles inimigos por vossa causa, quanto porém a eleição amados por causa dos patriarcas? Construindo o evangelho aberto aos gentios e a esses inimigos, mas construindo a eleição aos eleitos por causa dos pais, eles são amados. Por isso o evangelho está aberto aos gentios, aqueles que Deus chama aos gentios e aos eleitos por causa dos pais. Estes são amados. Versículo 29. Por que os dons e a vacucação de Deus são irrevogáveis? A natureza de Deus não muda. O Senhor é o não-mudo, mas aqui as três versículo 6. Por isso diz, por isso vos, aos filhos de jacó, não sois consumidos. Deus cumprirá as suas promessas. Números 23-9. Deus não pode mentir. Deus não é um homem para que minta. O Romanos 3 versículo 3. A incredidade desses judeus aniquilará a fililidade de Deus? Não. Deus cumpre a sua promessa. É o que diz aqui no versículo 29. Os dons e a vacucação de Deus são irrevogáveis. O que Deus promete acontecerá. E por isso, isto é a prova de que Deus vai retornar e dar esta oportunidade aos Israelitas que não tiveram, porque estavam cegos. Por símbolo 30. Porque assim como vos, também, outra hora, foste-se desobdientes a Deus, mas agora alcançaste-se de misericórdia à vista da desobdiência deles. Isto aqui, os gentios foram desobdientes por símbolo 30, mas agora tiveram misericórdia através de desobdiência dos Israelitas. Por símbolo 31. Assim, também, estes, agora foram desobdientes, para que, igualmente, eles alcancem misericórdia à vista daquilo que os foi concedida. Também estes, os judeus, têm sido desobdientes, não creeram, mas através da misericórdia mostrada aos gentios, eles, os judeus, também obterão misericórdia. Segundo Coríntios, capítulo 3. Segundo Coríntios, capítulo 3, por ciclo 15.

Mas, até hoje, quando é lido o Moisés, o véus está a posto sobre o coração deles. Por ciclo 16, quando por algum deles se converta ao Senhor, o véu lhe é retirado. Quando se convertem, quando são chamados e respondem à chamada, essa cegueira, esse véu é removido. Isto é o que lemos há pouco, nos versículos 25 e 26 de Román 11. Continuando, então, agora, no versículo 32. Porque Deus a todos encerrou na desobliência, afim de usarmos recorde para conter com todos. Deus quer termos recorde, perdão, sobre toda a humanidade, sobre todos. Por ciclo 33. Ou profundidade, riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus, com insondáveis, sobre os seus juízos e cão, e com inescrutáveis os seus caminhos.

As pessoas não entendem esta maravilhosa chance de salvação que Deus quer dar a todos. E esta é uma riqueza de conhecimento e sabedoria. E versículo 34.

E por isso vimos aqui, em Romanos capítulo 11, que a nação de Israel ainda vai receber as suas pensões no futuro. E vimos isso através do próprio exemplo de Paulo, o exemplo de Elias, o exemplo dos Gentios, o exemplo dos pretriarcas e o próprio exemplo da fidelidade de Deus, que Ele cumprirá a sua promessa.

Jorge and his wife Kathy serve the Dallas, Fort Worth (TX) and the Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).