Sede Santos

O que precisamos fazer para sermos santos

Nós não podemos declarar nada como Santo. É Deus quem santifica, pois a santidade é a própria natureza de Deus. É Deus que separa algo para ser santo, seja um dia (como o Sábado - Gen. 2:2-3), seja um local (Ex. 3:5), ou seja uma pessoa. Mas a Bíblia também diz "como é Santo Aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver" (1 Ped 1:15). Este sermão descreve alguns princípios para sermos santos com a guia do Espírito Santo de Deus.

Transcrição

This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.

Bom dia. Bom tarde, queridos irmãos. Aqui é Jorge Campos. Virem comigo, se faz favor, voltem aqui a esta página de 1 Pedro 1, 14 e 15. Diz assim, Por isso, se engindo o vosso entendimento, cedo sóbrios, e esperei inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. Como filhos de obdiência, queridos irmãos precisamos ser filhos de obdiência. Não vos amaldéis às paixões que tinhas anteriormente na vossa ignorância. Pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou. Tornavos vós santos também vós mesmos, em todo o vosso procedimento. Tornavos santos, vós, vós mesmos, em tudo o que fazem. O que precisamos de fazer para sermos santos? Importante que reconheçamos que os seres humanos não podem declarar algo como santo. Por exemplo, sábado foi declarado, foi santificado à criação, como leem em Génacias capítulo 2, versículo 3. E depois tem a história de como Moisés estava, se aproximou e viu aquela sarsa ardente, em exo dos capítulo 3, versículo 5, e se aproximou dela e Deus disse, dir os sapatos, porque esse chão é santo.

É Deus que faz coisas e pessoas santas. Então, o que é ser santo? Santo é ser separado, é ser posto de lado de uma maneira diferente do mundo. Por exemplo, as carnes limpas são diferentes, por como um dáo, como carnes impuras. E isso é simbolismo de como temos que viver uma vida diferente. E essa santificação, ou essa santidade, é a própria natureza de Deus, em que Deus se põe ele próprio dentro de nós. Por isso, só Deus pode fazer algo santo, ou só Deus nos pode fazer santos.

Como é que Deus nos põe separados para ser santos? Por que? Porque estamos a ser santificados separados para os propósitos dele, para a meta para os objetivos dele.

Ora, visto que só Deus nos faz santos, então isso quer dizer que não precisamos de fazer nada? Não. Não.

Precisamos de fazer a nossa parte. Então, como é que o Espírito Santo de Deus trabalhando em nós nos faz santos? É um sentimento estranho? É uma sensação estranha? Não. E por isso, hoje, queres irmãos, eu quero falar acerca do que precisamos de fazer para sermos santos. Quando irão a ler aqui em primeiro Pedro, capítulo 1, acabamos de ler no versículo 15, que diz assim, pelo contrário, segundo esse, santo aquele que vos chamou, tronai-vos santos também vós mesmos, em todo o vosso procedimento. Por isso há algo que precisamos de fazer. Deus é santo, Ele nos chamou, mas nós temos que nos tronar. Santos. Versículo 16 diz assim, porque escrito está, por exemplo, em Levíticos 11, versículo 44 e 45, porque escrito está, sede santos, porque eu sou santo. Precisamos de ser santos, como Deus é. E essa santificação, como vamos ver, é através do Espírito Santo da Deus. Vejam como se faz agora, em João capítulo 14. João capítulo 14, versículo 15 a 18. João capítulo 14, versículo 15 a 18.

Jesus Cristo diz assim, se me amais, guardareis os meus mandamentos. E como sabemos, guardámos os mandamentos de Deus e fazemos as coisas que são agradáveis de Deus. Continuando, então, no versículo 16. Eu rugarei ao Pai e Ele vos dará outro conselador. Sim, por Jesus Cristo. É o nosso conselador, mas nos dará outro conselador, que é o Espírito Santo de Deus, a fim de que esteja para sempre com vosco, que esteja sempre com nosco. Este poder, este semente, esta mentalidade, este espírito, esta maneira de pensar e de ser que esteja sempre com nosco. Versículo 17, o Espírito da verdade. Que o mundo não pode receber porque não o vê. Nem o conhece, mas vos o conheceis porque ele habita com vosco. E estará em vós.

Habita com vosco e estará em vós.

Cristo e irmãos, o Espírito de Deus habita com nósco.

Jesus Cristo estava a dizer aqui aos apóstolos que estaria com eles quando o recebessem no dia de Pentecostes. Mas entretanto, diz assim, habita com eles. E por isso irmãos, mesmo que você não seja abatizado, o Espírito de Santo de Deus habita consigo, ou pode habitar consigo. Consigo, depois de batismo, de receberem pela unção das mãos.

Receberem a semente do Altíssimo. Então estará em vós. Mas mesmo que não sejam batizados, habita com vosco.

Habita com vosco. Por isso vemos aqui três coisas. Primeiro, precisamos de guardar os mandamentos de Deus. Segundo, o Consolador estará sempre conosco. Sempre conosco. Nunca nos deixe. E terceiro, é o Espírito da verdade. É o Espírito da verdade que habita com nosco.

Mesmo que não estejam os batizados. Então lemos um bocadinho mais aqui, em João capítulo 16, versículo 7 a 15. Mas eu vos digo a verdade. Convém que eu vos vá.

Perdão, convém, convém-vos que eu vá. Porque eu não sou, se eu não for o Consolador, o Consolheiro, o ajudador, não virá para vós. Para vós.

Para vós outros, se porém, eu for, eu vou-lo enviarei.

Jesus Cristo morreu, depois três dias e três noites recitou, foi para o céu e depois de um período de, basicamente, de cinquenta dias após do simbolismo do... esquece-me agora a palavra, mas pronto, vocês sabem o que estou a referir a o simbolismo do movimento do molho, do movimento do molho. Depois, então, ele mandou o Espírito de Santo. E diz no versículo oito, quando ele vier, convencerá o mundo.

E a tradução de convencerá não é bem boa, porque em português não há um verbo para fazer convicto. Por isso, uma tradução melhor do grego seria, fará você convicto.

Infelizmente, não há em português um verbo que diz convictará, mas fará você convicto do pecado, da justiça e do juízo. Porque fazer uma pessoa convita é mais do que estar simplesmente estar a convencer uma pessoa. É que a pessoa fica dentro mesmo convita. E diz aqui no versículo 9, continuando a ler. Do pecado, porque não creia em mim. Da justiça, porque vou para o pai e não me veréis mais. E do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.

Satanás já está julgado.

Tenho muito que vos dizer para vós, mas vós não podéis suportar agora. Quando vier porém o Espírito da verdade, o Espírito Santo Deus, Ele vos guiará a toda a verdade.

Porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. Ele me glorificará por cada receber do que é meu e volar a anunciar, tudo quanto o pai tenha meu. Por isso é que vos disse que há de receber do que é meu e volar de anunciar. Cristo Irmãos, aqui, vence. Uma vez mais, Jesus Cristo enviará o confortador, o ajudante, este outro confortador, que é o Espírito Santo Deus, e que Ele nos fará convictos do pecado, da justiça e do juízo, que vai haver um julgamento. Cristo Irmãos, então hoje vamos falar, como é disse, acerca de três pontos do que precisamos de fazer para sermos santos. E o primeiro ponto, é que precisamos de estar completamente convictos do pecado. Precisamos de estar completamente convictos do pecado. Isto é que precisamos de nos arrepender e de obter a Deus. Atos 5, 32. Dessa aí que Deus dá o Espírito àqueles que o obtecem. Atos 5, 32.

Diz assim, Deus porém, perdão, 32. Ora nós somos testemunhas destes fatos e bem assim, o Espírito Santo, que Deus oturgou aos que lhe obtecem. Nós somos testemunhas e também o Espírito Santo, o Espírito Deus. A maneira de Deus pensar é uma testemunha, é uma testemunha para nós. E a Espírito, esta maneira de pensar, esta mentalidade, esta vibração, este Espírito, Deus dá ao que lhes obtecem. A obdiência a Deus é importante e por isso temos que ser convictos do pecado e obtecer a Deus. Vejam, por exemplo, 1 Samuel 15, 23. Aqui está a falar, quando houve a Rebulião, 1 Samuel 15, 23 de Saúlo. Primeiro Samuel 15, 23 diz assim, ou vocês podem ler o contexto, que é o Saúlo, que foi dito para fazer uma coisa, foi para exterminar ou destruir um certo povo, e então, o Saúlo não vejo e deu desculpas. E, então, Samuel, disse a Saúlo, então Deus tem prazer, em versículo 22, o Senhor tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios.

O prazer de Deus é em holocaustos e sacrifícios de bodas e peseiros? Não. Porque o verdadeiro sacrifício para Deus é um sacrifício vivo de obtecermos a Ele. E, por isso diz assim, tem, portanto, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, quanto em que se obteça à Sua palavra. O sacrifício vivente que Deus quer é obtecer a palavra Dele.

E, depois, hoje são aqui um ponto extremamente importante. Eis que o obtecer é melhor do que o sacrificar. Obtecer tem mais valor de cofrecer sacrifícios. Porque o obtecer é um sacrifício vivo, um sacrifício espiritual. Tem muito maior valor. E o atender melhor do que a gordura de carneiros.

E vejam a razão aqui que Samuel explica, versículo 23. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, de bruxaria. De bruxaria, de magia. Magia negra de satanismo. Rebelião é como satanismo, é como bruxaria, é coisa pecaminosa.

Quando Deus diz façam isto, vocês dizem, não vou fazer, vou fazer de maneira diferente, isso é rebelião.

E Deus não gosta disso.

E a obstinação?

Obstinação, a profia, a temozia. Puxar para fazer o que eu quero fazer. Obstinado. É como a idulatria e culto a ídolos do lar. Por isso, quando a nossa mente estamos a aceitar rebelião e obstinação e temozia, estamos a adornar a nossa mente com coisas que atraem espíritos e mundos.

Riz irmãos, por exemplo, este é muito cuidado. Com o nosso procedimento. Para que o nosso procedimento seja santo.

Vejam também em 1 João 3, versículo 4 a 9. Toda aquela que pratica o pecado, também transgride a lei. Por o pecado, é a transversão da lei. Sabestem também que ele se movistou para tirar os pecados e nele não existe pecado. Toda aquela que permanece nele em Cristo, não vive pecando. Toda aquela que vive pecando, que vive na prática do pecado, não o viu nem conheceu a Cristo. Filhinhos, crianças jovens, juventude, não vos deixei enganar por ninguém. Aquela que pratica a justiça, é a justo. Assim como, Jesus Cristo e Deus é a justo. Aquela que pratica o pecado, que vive numa forma, numa maneira de praticar o pecado, procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isso, se amortistou o filho de Deus para destruir as obras do diabo. Toda aquela que é nascida, isso é regenerado, da palavra grega, ganal, regenerado, de Deus. Não vive na prática do pecado, não vive na prática.

Pois o permanece nele, aquele que é regenerado de Deus, o que o permanece nele, é a divina semente. A palavra grega, sperm, sperm.

Pois o que permanece nele é a divina semente. Ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido, isso é regenerado, foi gerado de Deus. Se o nascimento final ainda não aconteceu, porque ainda é carne e sangue.

Aqueles que são espíritas, despide, aqueles que são de carne, é carne e sangue.

Nisso são manifestos os filhos de Deus e os filhos de diabo. Toda aquela que não pratica justiça, não procede de Deus. Nem aquele que não ama a seu irmão.

Feliz irmãos, temos que obedecer. O Espírito Deus, que Deus dá aos que lhe obedecem, nos faz convictos do pecado e reconhecemos que temos que obedecer a Deus e parar de praticar uma vida caminosa.

Romanos 8, versículo 14. Pois todos que são guiados pelo Espírito Deus são filhos de Deus.

Todos que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.

Nós temos que ser guiados pelo Espírito de Deus. A palavra que está aqui, a desfalada, o verbo é guiados. O Espírito Deus nunca nos posece. Nunca tomam control da nossa vida. Nunca tomam control da nossa vida. Nunca tomam control da nossa vida. Nunca tomam control da nossa vida. O Espírito de Deus nos guia. Este é o caminho. Siga-me.

Mas é no versículo 9 também. Vós porém não estáis na carne, mas no Espírito. Se, de facto, o Espírito de Deus habita em vós. E vimos que o Espírito de Deus pode habitar com vós, que, mesmo não sejam batizados.

Mas se alguém não tem o Espírito Cristo, este tal não é dele, não é cristão.

Embora não estejamos, alguns de nós, vós, não estejam ainda batizados. Ainda são guiados.

Porque o Espírito de Deus habita com vós. Não em vós, mas com vós.

Se vocês obedecem.

Tiago 4. Tiago 4. Tiago 4.

Tiago 4. Versículo 6 a 10.

Antes, ele dá a maior graça.

Pelo que diz. Deus resiste aos subérbios. Mas dá a graça aos humildes. Deus resiste os porfios, os teimosos, os rebeldes.

Mas dá a graça aos humildes.

Sujeitá-vos, portanto, a Deus. Mas resisti ao diabo. Resistia estas atitudes de soberba, de temosia, de rebelião, de paixões carnais. Resistam. E ele fugirá de vós.

Chegávos a Deus. E ele se chegará a vós, outros.

Por isso que ele não é o que é. Purificar as mãos.

Lávem as mãos para não fazer pecados. Purifiquem as mãos. Purificar as mãos pecadores. E vos que sois da ânimo dobre, limpaio o coração. Não tenham a... ou duas opiniões. Sejam fixos. Não tenham opinião. Ah, sim, não, mas aí talvez... não, não, não, não. Não. Limpaio o coração. Não sejam arrogantes. Não sejam altivos.

Mas sejam humildes.

Afligivos. Lamentai. Churai. Convértate-se. Convértate-se o vosso riso em pranto. E a vossa alegria em tristeza. Por quê? Porque estão a arrepender dos pecados que fizemos. Humilhae-vos na presença do Senhor e Ele vos exultará. Sejam humildes e Ele vos exultará.

Queridos irmãos, permitam que Deus vos guia.

Mas isso não é rebelião? Isso não é temozia? Isso não é ser contumaz? Mas sim humilde. Submisso a Deus. Isso é o que precisamos de ser.

Então Deus o guiará. Deus o ajudará para mudar a sua mente, a sua mentalidade.

O Espírito Santo de Deus trabalha com nós com o que nos guia. Trabalha com a nossa consciência.

Vejam o Hebreus capítulo 10. Hebreus capítulo 10.

Versículo 19 a 23. Tendo depois irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos. Irmãos tenham confiança de entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus.

Horem, através do sangue de Jesus vocês podem entrar no Santo dos Santos. Através do sangue de Jesus vocês podem entrar no Santo dos Santos. Isto é estar presente, espiritualmente, no trono de Deus, através da sua oração. Como? Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo Véu, isto é pela sua carne.

Sua carne foi rasgada, como o Véu foi rasgado, e consagrou o caminho para nós podermos entrar, que este é um novo e vivo caminho. Não é como no templo, que era simplesmente figurativo, agora é um novo e vivo caminho.

E tendo grandes assardós sobre a casa de Deus, que é su Cristo, que é o nosso confrador e ajudador e advogado de defesa.

Mas precisamos de obtecer, precisamos de mudar, precisamos de de ter este sincero coração, veja aqui no Véu 5.22, aproximá-nos com sincero coração em plena certeza da fé. Não é dúvidas, não é com medo, é com certeza, com o espírito, da força e amor e equilíbrio mental, uma mente sã, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado, da má consciência, tendo o coração purificado, da má consciência. Esta consciência dos pecados do passado é purificada, é feita limpa e lavada, lavada o corpo com água pura, água pura. Través do Espírito de Sante Deus e do predão de Jesus e do predão de Cristo e o sangue de Ele, mas precisamos de nos arrepender, estamos convictos do pecado. Por ciclo 23, guardemos firma confissão da esperança. Guardemos firma, não é com dúvidas, firma a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.

Deus é fiel, Jesus Cristo é fiel, Jesus Cristo é mais poderoso que todos os outros seres que Ele criou.

Por isso, guardem firma a confissão da esperança. Confessem! E se você não tem confiança, peça isso, Deus. E tenha fé que Deus vai responder, muda sua maneira de viver.

João 15, versículo 26 João 15, versículo 26 Quando porém enviar o conselador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dê-le pro sede, o Espírito da verdade, o Espírito de Deus procede de quem? Do Pai.

Esse terá a testimonio de mim.

O Espírito da verdade, que procede do Pai. Vai ser uma testimonha que Cristo é Cristo, que Cristo é o Messias, que Cristo é o nosso Salvador, a nossa criação, a nova criação.

Vejam também pro verbo 4.

Retém, ah, perdão, ah, des, ouve o filho meu, e aceita as minhas palavras. Filhos, jovens, vizinhas, juventude, adultos e jovens. Todos nós, ao fim de contas, somos jovens comparados com a idade de Deus, digamos assim.

O ovo filho meu, e aceita as minhas palavras, e se multiplicarão os anos de vida. Isto é para o teu bem, para viver-se longo.

No Cíguro 11, no caminho da sabedoria, eu ensinei, e pelas veredas de retidão de Fizandar. Deus está a dizer, ovo, Deus está a dizer, através da sabedoria dele. Estamos a dizer, eu te ensinei o caminho da sabedoria, eu te ensinei as veredas de retidão de Fizandar. Em andando por elas, não sembraçará os teus passos. Andando no caminho certo, não vais cair.

Se correres, não tropeçarás.

Anda no caminho certo, Deus é fiel. Não está a mentir.

Retém a instrução, e não alarques. Guarda, porque ela é a tua vida.

Ela é a tua vida.

Querias irmãos, retém a instrução, porque ela é a tua vida. Aqui se vê uma promessa poderosa de Deus.

Mas nós temos uma parte nessa promessa. Qual é a parte de reter a instrução, e de não alargar? Reter isto na nossa mente, nos nossos pensamentos, estarmos cheios da palavra de Deus.

Conforme nós somos guiados pelo Espírito de Santo Deus, nós temos que reter este ensinamento. Nós temos que estar convictos do pecado. No fim de contas, é uma luta continua. É uma luta continua que não para. É um conflito.

É um conflito. Nós temos continuamente com os caminhos irrados.

Com o caminho irrado de pensar, com a maneira irrada de pensar, e com a maneira irrada de proceder e atuar.

Porque existem tentações que nos atraem.

Galatas capítulo 5 versículo 15 a 16 se vos porém vos mordeis e devorais uns aos outros vede que não sejas mutuamente destruídos. Tic porém. Andei no espírito e jamais se disferez a concupiscência da carne.

Andei no espírito. Andei a seguir a guia do espírito.

Segundo timóptio capítulo 2 Segundo timóptio capítulo 2 versículo 3 a 7 Partitecipa dos meus sofrimentos como bons soldados dos Cristo. Nós somos soldados de Cristo. Temos que lutar como Cristo lutou. Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida. Porque o seu corpo é um sermão e um sermão de vida. Porque o seu objetivo é satisfazer aquele que o regimentou.

Nós temos o corpo de ser e fazer o que é agradável a Deus. Igualmente o atleta não é cruado se não lutar segundo as normas. Temos que lutar segundo as regras, segundo as normas, segundo os mandamentos de Deus.

O lavador que trabalha deve ser o primeiro a despreçar dos frutos.

Ponder a o que as dizer porque o Senhor te dará compreensão em todas as coisas. Pensa nisto e depois vais entender. Pensa nisto.

Temos que despejar, tirar para fora das nossas vidas o pecado. Temos que correr a corrida de acordo com as regras e as normas.

Temos que conformar ao caráter de Jesus Cristo porque somos, como diz aqui, soldados de Cristo.

Quando você está convicto do pecado você está a crescer em santidade. Em santidade. Sendo santo. Tornando santo como Cristo é, como Deus é. Quando você está a batalhar contra o pecado e permitindo que Deus, através do seu Espírito Santo, governe sobre a sua vida e que você o submeta voluntariamente resistindo o mal e o maldoso você está a crescer.

Você está a ser santo como Ele é santo.

Esse é o primeiro ponto. O Espírito nos convita do pecado. O segundo ponto é que o Espírito Santo nos ajuda a vencer e, por isso, nos faz convictos da justiça. Vejam comigo se faz favor em Romanos 8. Romanos 8 versículo 26 de um ano.

Também o Espírito, semelhantemente nos assiste em nossa fraqueza. Porque não sabemos orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós sobremaneira, congemidos e inexprimíveis. O Espírito nos assiste na nossa fraqueza. Você tem fraqueza? O Espírito o ajuda. É o confortador? É o conselador? É a ajuda?

Nas nossas fraquezas. Não é para você continuar a ser como é?

Mas é para você crescer para ser como Jesus Cristo é. Para você pôr o caráter de Jesus Cristo na sua vida. Para você ter frutos de arrependimento para você vencer mesmo que ainda não esteja abatizado. Você tem ter frutos de arrependimento. Vejamos em Segundo Pedro, capítulo 3. Segundo Pedro, capítulo 3.

Versículo 17 e 18. Vos pois amados, prevenidos como estás dentro de mão a cálte-laivos.

Não suceda que arrastados pelo erro destes insubordinados como os espíritos marlígonos e outros descaias da vossa própria firmeza.

Antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja a glória tanto agora como no dia interno.

Precisamos de vencer e crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo.

Romanos 12, versículo 2. Romanos 12, versículo 2.

Não vos conformeis com este século com este mundo o mundo do diabo não vos conformeis com este mundo mas transforma-vos.

A palavra transformar vem da palavra metafose metamorfose que é uma mudança como por exemplo da burbolagarto para ficar uma burboleta. É uma metafose metamorfose. E diz aqui, transforma-vos pela renovação da vossa mente a mente de um legarto para ser uma mente de uma burboleta, digamos assim, em analogia. É mudar completamente para experimentar com a seja boa, agradável e perfeita, vontade de Deus. Não é só obedecer a Deus é fazer o que é agradável a Ele. E o que é agradável a Ele é mudar a nossa maneira de pensar a nossa maneira de ver as coisas para renovar a nossa mente para sermos santos como Ele é santo para estarmos convictos da justiça.

Segundo Coríntios, capítulo 5 Segundo Coríntios, capítulo 5, versículo 17 e assim se alguém está em Cristo é nova criatura.

Em Cristo, Cristo está a criar uma nova criatura melhor da criação física. Sim, Cristo? É o agente representante do Pai que nos criou fisicamente. Ele é o agente representante do Pai que está agora a criar para uma criação melhor e nova, uma criação para virmos a ser do caráter e da perfeita plenitude de Deus.

Por isso estamos em Cristo. Somos uma nova criatura. Uma nova criação.

Crisir-meus, isto é um processo de santificação pelo Espírito Santo. Romano 15, versículo 16 Romano 15, versículo 16 Romano 15, versículo 16 Para que eu seja ministro de Cristo Jesus, entre os gentios no sagrado, encargo a denunciar ao Vigélio de Deus, de modo que a oferta de Deus seja aceitável, uma vez santificada pelo Espírito Santo. Somos santificados pelo Espírito Santo. Vejo também, segundo de Tresa Unicensas, capítulo 2, versículo 13 Segundo de Tresa Unicensas, capítulo 2, versículo 13 que diz assim entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação como pela santificação do Espírito. E fé, na verdade. O Espírito é que nos santifica o Espírito de Deus, é que nos santifica. O Espírito de Deus é que faz com que nós tomemos os atributos de santidade. De sermos santos como Deus é. O Espírito de Deus nos guia, não nos força, mas nos guia. E nós temos que tomar esses atributos de Deus, de Jesus Cristo e investir-nos do novo homem. E vestir-nos do novo homem como se leem Ephesios, capítulo 4 Ephesios, capítulo 4 por ciclo 11 a 13.

E ele mesmo considera uns para apostos, outros para profetas, outros para evangelistas, outros para pastores e mestres com vistas ao profecimento de santos, para um desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo e o corpo de Cristo e a Eureja de Deus, irmãos. Até que todos chegamos à unidade, da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, que é Jesus Cristo, porque todos chegamos ao conhecimento de Cristo, o nosso Salvador, o nosso Senhor e Salvador, para chegarmos ao conhecimento disso. Mas não só isso, chegarmos ao conhecimento e do pleno conhecimento, mas chegarmos à perfeita vulnerabilidade, ao perfeito, ao homem perfeito, à medida da estatura da plenitude de Cristo. Para nós, pormos essa é graça, essa prática. E por isso é que precisamos de crescer na graça e no conhecimento Jesus Cristo. Para que não sejamos com meninos agitados de um lado para o outro e lavados ao redor, por todo o vento da doutrina, pelo artimanho dos homens e pela astúcia, com que induzem ao erro.

Por isso precisamos de pôr um novo homem.

Versículo 22 e Fezes 4. No sentido que quanto ao trato passado vos dispogês do velho homem que se corrompe, segundo as aconculpíências do engano, mas vos renovéis no espírito do vosso entimento e nos revistais do novo homem, criado segundo deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.

Vejam no versículo 30 e não entre incristiçais o espírito deus no qual forçados para o dia da redenção. Quando o espírito vos guia e vos toque e diz faz isto, façam porque se não obedeceram a essa guia. Isso entre estece esse espírito.

Ibreus capítulo 12 versículo 14 Ibreus capítulo 12 versículo 14 Ibreus 12 versículo 14 versículo 12 versículo 14 Segui a paz com todos e a santificação sem a qual ninguém verá o Senhor. Se você não está neste caminho de se tornar santo como ele é santo você não verá o Senhor.

Mateus 19 versículo 26 Jesus fitando nos olhar disse-lhes, isto é impossível aos homens mas para Deus tudo é possível ser santo é possível com Deus.

Filipe capítulo 4 versículo 8 e 9 Filipe versículo 8 e 9 Filipe 4 versículo 8 e 9 Finalmente, irmãos tudo que é verdadeiro tudo que é respeitável tudo que é justo tudo que é puro tudo que é amável tudo que é de boa fama se alguma virtude há seja isso o que ocupe o vosso pensamento Enchem a vossa mente destas coisas positivas que não há espaço para coisas negativas você a casa a vossa casa, a vossa mente, precisa estar cheia, visto e não vazia, cheia o que também aprendeste e recebestes e vistes em mim isso praticar e o Deus da paz estará com vosso versículo 13 tudo posso com a força que Cristo me dá tudo posso naquilo isto é Cristo que me fortalece tudo posso naquilo que me dá a força que é Cristo tudo é possível através de Cristo posso fazer tudo na oração modelo em Mateus 6 versículo 9 dizia Santo, eu seja o teu nome pensar de Deus primeiro encher a nossa mente e nos dar a cada Deus pedir a Deus pelo pão cotidiano que é o pão do céu que é o Espírito Santo Deus e pedir a Deus para nos livrar do mal e do mal-pulsou o Espírito Santo Deus, queridos irmãos nos faz convictos da necessidade de sermos justos e nos ajuda a ser justos a praticar a justiça nós temos que fazer a nossa parte então conforme fazemos a nossa parte nós estamos a crescer em santidade estamos a ser santos e o terceiro ponto é que o Espírito Santo Deus nos ajuda a ver a verdade e vendo a verdade nos faz convictos de entender que na verdade há um julgamento ao fim de tudo vai haver vamos ter que prestar contas todos nós vamos ter que prestar contas vai haver um julgamento João 17, versículo 17 João 17 santificais na verdade a tua palavra é a verdade a palavra de Deus é a verdade é a palavra de Jesus Cristo nós somos santificados por Cristo vivendo em nós pelo poder do Espírito Santo Cristo vivendo em nós e o Pai vivendo em nós para o Espírito Santo procede ao Pai para refletirmos a glória de Cristo o Espírito Santo nos faz convictos com a palavra de Deus como lemos em João 16, 8, a pouco a palavra de Deus também nos faz convictos como lemos em Titus em Titus capítulo 1, versículo 9 a pegar a palavra fiel que é a segunda doutrina de modo que tenha poder tanto para exortar pelo retencino como para fazer convictos como deveria ser traduzido de maneira mais precisa para fazer convictos os que contradizem a palavra de Deus e o Espírito Santo de Deus são os dois agentes que nos fazem convictos porque ao fim de contas vai ver um julgamento e vejam em Coríntios 2 Coríntios capítulo 5 2 Coríntios capítulo 5, versículo 9 a 10 é por isso que também nos forçamos quer presentes quer ausentes para lhe sermos agradáveis fazer o que agradável a Deus não é só os mandamentos a fazer o que agradável a Deus porque importa que todos comparecemos porque vai haver vamos ter que ter comparecer perante o Tribunal de Cristo o Tribunal de Cristo para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito no meio do corpo físico por o importa, todos que parecemos para antoutribunal de Cristo o Tribunal de Cristo vejam por exemplo em João capítulo 5, 21 a 23 João 5 21 a 23 11 a 24 1-6 2-7 2-10 3-11 4-11 4-11 5-11 Ele delegou a responsabilidade de fazer todo o julgamento a Jesus Cristo.

A fim de que todos, homens, espíritos e anjos, todos honrem o filho de modo que honram o Pai. Quem não honra o filho, não honra o Pai, que o enviou. Deus confiou todo o julgamento ao filho a Jesus Cristo. É o tribunal de Cristo. O grande trono branco, o trono de julgamento de Deus, que foi confiado a Cristo. Vejam no versículo 28 e 29, no mesmo capítulo João 5.

Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos, todas as pessoas, ouvirão a sua voz e serão os que tiverem feito o bem para a resurreção da vida e os que tiverem predicado o mal para a resurreção do juízo, do julgamento. Todos vão ser julgados por Cristo, porque o Pai confiou o julgamento a Cristo. Nós não é só os homens, também os anjos.

Segundo Pedro capítulo 2. V.4. Ora, se Deus não popou anjos, quando pecaram, antes percebitando-os no Tartaru, no local de restrição, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para o juízo. Então, à espera do juízo de Cristo. Vejam em Judas. Capítulo 1, só há um capítulo, V.6. E os anjos que não guardaram o seu estado original, que desobteceram, saíram da responsabilidade que deviam ter feito, são desobcientes, são arrogantes, são compardes, não abandonaram seu... mas abandonaram seu próprio domicílio. Ele tem guardado sobre trevas, em algemas eternas para o juízo do grande dia. Por isso, aqueles tremem. Por isso, aqueles tremem, como Lente e Agro, capítulo 2, V.4.

E vejam em 1 Coríntios, capítulo 6, V.3. Não sabéis que avemos de julgar os próprios anjos? Deus confiou o juízo aos os cristios, Deus Cristo está a confiar a nós e nós vamos julgar esses espíritos malignos. Quanto mais as coisas desta vida? Está claro, debaixo de Cristo, debaixo da autoridade de Cristo. E, queres irmãos, leiam Mateus 25, 41. Então, o rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda para pavos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para quem?

Para o diabo e os seus anjos, os demônios. Vejam também Apocalipse Capítulo 20. Apocalipse Capítulo 20. Versículo 10. O diabo, o sd. deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e anchofre. E como leemos em Mateus 25, 41 é preparado para o diabo, onde já tinha sido lançado não só a bêster, como também o falso profeta, e será atormentado de dia de noite pelos séculos dos séculos.

Feliz Irmãos, o Espírito Santo nos faz convictos e que vai haver um julgamento. Por isso temos que precisamos ser santos. Deus nos deu todas as ferramentas que precisamos para vencer e crescer, porque Deus nos quer na vida eterna, nos quer no reino de Deus. E mais cedo ou mais tarde você vai ter que estar convicto, porque a alternativa é terrível demais para contemplar.

O Espírito Santo vai fazer você convicto e vai fazer a mim convicto, com a palavra de Deus, do pecado para obtecermos a Deus, da justiça para nos ajudar a vencer. E do julgamento, porque se nós não mudarmos a verdade é que vai haver um julgamento final. Colocenses capítulo 1. Versículo 3. Damos sempre graças a Deus. O rai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos, sempre por vós. Desde que ouvimos a vossa fé em Cristo Jesus e do amor que tendas para todos os santos.

Por causa da esperança que vos está preservada nos céus, da qual antes ouviste pela palavra da verdade e do evangelho. Que chegou até vós como também em todo o mundo está produzindo fruto e crescendo até que acontece entre vós desde o dia em que ouviste e entendeste a graça de Deus na verdade. Versículo 9. Por esta razão também nós, desde o dia em que ouvimos, não cessamos de orar por vós. Por favor, irmãos, e de pedir que transbordes de pleno conhecimento da vontade, da vontade de Deus do que agradável a Deus do que eu quero que vocês façam, em toda a sabedoria e entendimento espiritual.

A fim de viver-os, de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, para fazerem o que agradável a Deus, frutificando em toda a boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus, Jesus Cristo, o nosso Senhor e Salvador. Sendo fortalecidos com todo o poder, segunda força da sua glória, em toda a perseverança e longa-numidade, com alegria. Vejam também, no capítulo, continuando a ler.

E dando graças ao Pai, que vos fez idóneos a parte que vos cabe da herança dos Santos da Luz, ele nos libertou do Império das Trevas, nos libertou do Império das Trevas e nos transportou para o reino do Filho do Seu Amor, no qual temos a redenção, a remissão dos nossos pecados. Esta é a imagem do Deus Invisível, o primogênito de toda a criação. Como lemos o primogênito, isto é o primogênito dentro dos mortos.

Pois nele foram criadas todas as coisas. Por Jesus Cristo tudo foi criado, nos céus e sobre a Terra. As visíveis e invisíveis até os anjos foram criados por Jesus Cristo. Sejam tronos, sejam soberanias, querem principais, querem por status. Tudo foi criado por o meio de Jesus Cristo e para Ele. O Pai confiou isto tudo ao Filho. O Altíssimo confiou isto tudo àquilo que era o verbo, que se despio deste poder e se fez carne e veio a ser o Filho do homem.

Ele é, antes de todas as coisas, nele Cristo, o Filho de Deus, que era o verbo, tudo subsiste. Tudo! Ele é a cabeça do corpo da Igreja de Deus. Ele é o princípio, é o primogênite entre os mortos, o primeiro que era um homem que veio a ser um ser espiritual. Para quem todas as coisas, ter a primazia. Veja no capítulo 2, versículo 6. Ora, como recebesse de Cristo Jesus, o Senhor acienda-ainele, nele radicados, irificados e confirmados na fé, tal como fosse instruídos crescendo em ações de graças. Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e fãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rodimentos deste mundo, os rodimentos deste mundo maligno espiritual maligno.

E não segundo Cristo. Por quanto, nele, este Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade. Também, nele, estáis aperfeiçoados. Ele é a cabeça, é o cabeça de todo o Principado, de todo o poder, de todo o Governo, de toda a autoridade, é Cristo. Não há outra autoridade acima dele. Ele, exceto o Pai, está claro. Todos os outros. Todo, ele é o cabeça de todo. Tudo. Todo o Principado e prestado. Por o Censo de Capítulo 3, versículo 1.

Portanto, se for solicitado, juntamente com o Cristo, buscar as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita Deus, pensar nas coisas lá do alto. Não teijam a pensar em coisas negativas? Pensar nas coisas positivas, não nas coisas da Terra. E, por isso diz, despujá-vos deste mundo, desta carne. Põe-me um novo homem, como diz, no versículo 10, segundo a imagem daquilo que o criou. Revestive-os, pois, como eleitos de Deus, como diz, no versículo 12, de termos afetos, de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longa anamilidade.

Seportai uns outros, perdoai-vos-me o teu ambiente. Assim como o Senhor vos perdoou, também perdoai-vos-ês e acima de tudo isto porém. Esteis o amor que é o vínculo da perfeição. Cris irmãos, ponham a mente de Deus. Pense nas coisas de Deus. Pense nas coisas lá do alto.

E esta é a maneira. Como vocês podem ser santos, como ele é santo.

João 16:7-15 é a escritura central deste sermão.

Outras escrituras mencionadas são:

1 Pedro 1:13-16; 1 Samuel 15:23; 1 João 3:4-9; Romanos 8; Hebreus 10; Tiago 4; 2 Pedro 3:17-18; 2 Tessalonicenses 2:13; Efésios 4 e Colossenses 1, 2 e 3.

Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).