Características dum líder segundo Deus

Você está aqui

Características dum líder segundo Deus

Download (Baixar)
MP3 Audio (43.11 MB)

Download (Baixar)

Características dum líder segundo Deus

MP3 Audio (43.11 MB)
×

Este sermão descreve duas caracteríticas importantes dum líder segundo Deus que podemos usar para nos auto-examinarmos na nossa preparação para sermos filhos de Deus.

Transcrição

Bom dia, boa tarde, queridos irmãos! Aqui é Jorge de Campos.

Quando eu estive na Força Aérea, um sargento nos deu noções de liderança e, de uma maneira intensiva, avançada, digamos assim, demonstrou-nos dois tipos de liderança e disse que a liderança que devíamos ter, na Força Aérea, era uma liderança de autoridade que demanda ou requer uma obediência obrigatória.

Ele estava a tentar persuadir-nos que qualquer outro tipo de liderança era qualquer coisa fraca. Na verdade, ele estava errado. Aliás, quando ele disse isso, e eu era ainda jovem, notei que havia algo errado ali. Porque aquele que um líder do género autoritário só se considera a si mesmo e a sua grandeza na empresa, na nação ou no ramo onde exerce tal liderança. Não dá atenção às necessidades legítimas dos vários seguidores.

Vejamos brevemente em Mateus, o que Jesus Cristo diz, no cap.20 versículos 26 e 27, falando acerca de liderança, disse:

Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva;

E quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo;

Precisamos de ser servidores. Um verdadeiro líder é um servidor.

Por isso, hoje, irmãos, eu quero abordar duas características principais de líderes para nos autoexaminarmos na nossa preparação para sermos filhos e filhas de Deus na Família e Reino de Deus.

A primeira característica: temos que estar totalmente centrados em Deus. Veja comigo, se faz favor em Salmos 111 versículo 10:

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam. O seu louvor permanece para sempre.

Este profundo respeito por Deus, este temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Em todos os pontos, incluíndo na liderança. Continua no versículo 1 do capítulo seguinte:

Aleluia! Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor e se compraz nos seus mandamentos.

Este temor ao Senhor nos leva a obedecer aos mandamentos da lei de Deus. Versículo 9:

Distribui, dá aos pobres; a sua justiça permanece para sempre, e o seu poder se exaltará em glória.

Com isso vemos que é uma pessoa com capacidades de liderança porque distribui, dá aos pobres e a sua justiça, a sua integridade permanece para sempre. Ou, noutras palavras: é uma pessoa que vai ter a vida eterna. Vejam também em Deuteronómio 17; e aí está uma pergunta que eu quero fazer: temos realmente temor de Deus. Vejamos então a escritura nos versículos 14 a 20:

Quando entrares na terra que te dá o Senhor, teu Deus, e a possuíres, e nela habitares, e disseres: Estabelecerei sobre mim um rei, como todas as ações que se acham em redor de mim,

Estabelecerás, com efeito, sobre ti como rei aquele que o Senhor, teu Deus, escolher; homem estranho, que não seja dentre os teus irmãos, não estabelecerás sobre ti, e sim um dentre eles.

Deves estabelecer como rei alguém da tua nação.

Porém este não multiplicará para si cavalos, nem fará voltar o povo ao Egito, para multiplicar cavalos; pois o Senhor vos disse: Nunca mais voltareis por este caminho.

Isto quer dizer que o rei estabelecido não deve esforçar-se em ajuntar ou multiplicar o seu reino para ter mais poder, mais autoridade. Com mais cavalos, isto seria: com mais posse e capacidades militares. Voltar ao caminho do Egito é voltar a ditadura.

Tampouco para si multiplicará mulheres, para que o seu coração se não desvie; nem multiplicará muito para si prata ou ouro.

Para um governo sadio, um rei não pode reclamar tudo sobre si: eu tenho direito ao número de mulheres que desejo ... não é isto. Nem deve acomular muito e muito dinheiro (no espírito capitalista).

Também, quando se assentar no trono do seu reino, escreverá para si um traslado desta lei num livro, do que está diante dos levitas sacerdotes.

Este líder tem que ter uma cópia da Lei de Deus. Isto é, pelo menos, tinha que escrever a lei do livro de Deuteronómio. Por que? Porque a medida que traslada, faz a cópia da lei, vai aprendendo. Igual a nós quando lemos a Bílbia. Vamos aprendendo a medida que fazemos anotações e nos pausamos em meditações sobre o que lemos.

E o terá consigo e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer o Senhor, seu Deus, a fim de guardar todas as palavras desta lei e estes estatutos, para os cumprir.

Este exercício fará com que aprenda a lei de Deus e tenha o temor de Deus sobre si. Este exercício é devera importante para o futuro rei não se exaltar nem ser arrogante diante dos seus irmãos.

Isto fará para que o seu coração não se eleve sobre os seus irmãos e não se aparte do mandamento, nem para a direita nem para a esquerda; de sorte que prolongue os dias no seu reino, ele e seus filhos no meio de Israel.

O mandamento é perfeito: não tires nada da lei nemadiciones.

Queridos irmãos, vê-se aqui que um líder não está acima da Lei. Antes, está debaixo da lei, obedecendo a lei. Por isso que Paulo diz: não está debaixo do castigo da Lei, pois, está a obedecer a lei. Com isto, temos respeito com a Lei de Deus? Vejam também em I Coríntios 4 versículos 1 a 4:

Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de DEUS.

Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel.

Nós somos servos de Deus, somos administradores, mordomos de Deus, digamos assim. Somos gerentes do que pertence a Deus, do que Deus nos deu para gerenciar aonde cada um está u foi colocado. Temos um certo domínio limitado sobre isso. Por isso, é nossa responsabilidade de sermos fiéis.

Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós ou por tribunal humano; nem eu tampouco julgo a mim mesmo.

Porque nada me argúi a consciência; contudo, nem por isso me dou por justificado, pois que me julga é o Senhor.

Nós obedecemos a Deus e ao Senhor que nos julgou e por isso, é a ele que devemos ser fiéis. Somos fiéis? Vejam também em Eclesiastes 5 versículo 8:

Se vires em alguma província opressão de pobres e o roubo em lugar do direito e da justiça, não te maravilhes de semelhante caso; porque o que está alto tem acima de si outro mais alto que o explora, e sobre estes há ainda outros mais elevados que também exploram.

Quer dizer: neste mundo as pessoas estão escalonadas umas sobre as outras e há muita corrupção. O ponto aqui é que a autoridade suprema é Deus. Deus ao fim de contas é o que nos vai recompensar pelas boas obras ou que nos vai castigar pelas más obras. Leiam, se faz favor, em Hebreus 11 versículo 6:

De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoardor dos que o buscam.

Precisamos acreditar que Deus existe, para agradar a ele, mas temos que reconhecer que ele é nosso galardoador – aquele que nos dá as recompensas, aquele que nos vai julgar, o nosso juiz. Por isso, temos que nos apresentar perante a Deus de uma maneira correta e pedir a Deus a sua correção para conosco. Veja em Jeremias 10 versículo 24:

Castiga-me [corrija-me, põe-me na direção correta], ó Senhor, mas em justa medida [com misericórdia, não de forma abrupta], não na tua ira, para que me não reduzas a nada.

Ajuda-me a ser uma melhor pessoa com a tua misericórdia. Peça a Deus por correção e orientação. Nós precisamos de pedir a Deus por correção e orientação. Somos, de fato, centrados em Deus, considerando que Deus é que deve nos guiar, estamos realmente a buscar os caminhos corretos. Veja em Hebreus 12 versículos 12 a 13:

Por isso, restabelecei as mãos descaídas e os joelhos trôpegos;

As vezes estamos desencorajados com certas tristezas e depressões mas diz aqui: ponham-se direitos, sigam a Deus. Peçam ajuda a Deus e sigam os caminhos retos.

E fazei caminhos retos para os pés, para que não se extravie o que é manco; antes, seja curado.

Para Deus, o curar de qualquer ideia falsa, de qualquer atitude de tratar mal os outros, de implementar um tipo de liderança que não põe Deus primeiro. A nossa liderança tem que ser uma que põe Deus primeiro. Veja também em Provérbios 16 versículo 13:

Os lábios justos são o contentamento do rei, e ele ama o que fala coisas retas.

O rei ama os que dizem a verdade e estão a seguir os caminhos retos. E quanto mais Deus? É o que Deus quer para nós. Daí que devemos pedir a misericórdia de Deus para que Deus nos ajude, nos oriente nocamnho correto, pondo Deus primeiro. Precisamos ser homens e mulheres de caráter.

O que é o caráter? Caráter é saber o que é correto e o que é incorreto e decidir pelo correto, fazer o correto mesmo debaixo das dificuldades, pressões e consequências contra o correto e determinar tudo sempre para o reto. Caminhos retos.

Então, irmãos, somos realmente um exemplo de pessoas justas, de pessoas com integridade, de alto padrão moral? Pois, isto, é o que devemos ser para virmos a ser filhos e filhas de Deus.

Então, o que devemos fazer para estarmos centrados totalmente em Deus? Vejam em Gálatas 5 versículos 22 a 23:

Mas o fruto do Espírito é: amor [amor para com o próximo e para com Deus], alegria [Deus nos dá alegria pelo gozo de fazermos o bem], paz [paz mental, alívio pelas nossas cargas emocionais que é incompreensível por outras pessoas. Só é compreensível quando estamos a obedecer a Deus], longanimidade [paciência. Quando as coisas não estão a correr como desejamos], benignidade [isto é, gentileza, cortesia], bondade [faculdade de fazer o bem, ser piedoso], fidelidade [ter a coragem de dizer algo e comprometer-se até fazer e bem],

Mansidão [mansos, humides, submissos, ensináveis], domínio próprio [autocontrole, autoresponsabilidade. Temos domínio próprio?]. Contra estas coisas não há lei.

Ao fim de contas, o domínio próprio deve ser o ponto inicial de controlar o eu com a ajuda do poder do Espírito Santo de Deus. O Espírito Santo de Deus nos ajuda a obedecer a Deus. Àqueles que obedecem a Deus, Deus dá mais do seu Espírito a eles. Obedecer a Deus é guardar os seus mandamentos. Vejam em Salmos 119 versículo 165:

Grande paz têm os que amam a tua lei; para eles não há tropeço.

Como disse, uma das caraterísticas do fruto do Espírito de Deus, é paz. Uma paz interna dentro do homem interior, na nossa maneira de pensar, na nossa maneira de ver.

Nada faz com que os que amam as leis de Deus tropecem mesmo quando outras pessoas estejam a colocar obstáculos e laços de engano, não tropeçarão porque estes vivem em plena integridade, têm caráter de Deus e com domínio próprio vai aplicar diligentemente as instruções de Deus para seguir nos caminhos, preceitos, mandamentos, leis de Deus. E disto, resulta como fruto do Espírito Santo grande paz. Vejam também em Salmos 19 versículo 7:

A lei do Senhor é perfeita [oh, os mandamentos da lei do Senhor têm problemas... Não! Os mandamentos não têm problema algum.] e restaura a alma [a lei do Senhor renova a vida. A medida que obedecemos ao Senhor, Deus nos dá mais do seu Espírito, esse entendimento interno no nosso coração, na nossa mente que estamos em paz com o Senhor. Não é nada melhor que isto. Isto é saudável. Sim, há certas preocupações na vida, certas ansiedades mas por traz disso há esta paz porque sabemos que o Senhor está no domínio, no controlo e estamos nas suas mãos e ele só quer o nosso bem]; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices.

Versículo 8:

Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos.

O temor do Senhor é límpido e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e todos igualmente, justos.

São mais desejáveis do que o ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos.

Além disso, por eles se admoesta o teu servo; em os guardar, há grande recompensa.

Obedecer as leis de Deus nos faz sábios. Você precisa de sabedoria? Veja em Tiago 1 versículos 5 e 6:

Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus [você precisa estar perto de Deus e pedir a ele], que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.

Queridos irmãos, este é um versículo que desde a minha juventude eu, pessoalmente, tenho pedido a Deus para me dar sabedoria porque sei que de mim mesmo não só sábio, sou fraco. Mas sei que com a ajuda do Senhor, pela guarda dos seus mandamentos, então, aprendemos a discernir o bem do mal como se lê em Hebreus, esta faculdade de discernimento, que também define a madureza cristã.

Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar impelida e agitada pelo vento.

Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa;

Homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.

Se estamos a amar a Deus com sabedoria, se estamos a fazer a nossa parte, certamente ele nos vai dar esta sabedoria. Claro, não vai ser dentro de um minuto, nem em dez minutos mas ao longo da nossa vida no caminho de vida cristã à medida que vamos crescendo e acumulando tal sabedoria. Por conta disto, precisamos de ter cuidado com pessoas que nos vão dar conselhos. Porque o verdadeiro conselho vem de Deus e precisamos comparar estes conselhos se estão em conformidade com os princípios espirituais de Deus porque muitas pessoas nos vão dar conselhos que são duvidosos. Vejam por exemplo uma situação em II Crônicas 10 versículos 1 adiante:

Foi Roboão a Siquém, porque todo o Israel se reuniu lá, para o fazer rei.

Tendo Jeroboão, filho de nebate, ouvido isso (pois estava ainda no Egito, para onde fugira da presença do rei Salomão), voltou do Egito.

Mandaram chamá-lo; veio ele com todo o Israel a Roboão, e lhe falaram:

Teu pai fez pesado o nosso jugo; agora, pois, alivia tu a dura servidão de teu pai e o seu pesado jugo que nos impôs, e nós te serviremos.

O povo aqui pede o alívio tributário aplicado por Salomão porque tudo estava difícil para o povo: subida de preços, inflação ... como hoje em dia vivemos em que os preços de tudo sobem gigantescamente a ponto de não conseguirmos comprar segundo as nossas necessidades. Tudo está a ficar impossível. A vida cada vez mais difícil (em Angola quase impossível, sendo que, alguns irmãos vivendo em extrema pobreza)

Então Roboão foi pedir conselhos com os conselheiros idosos que já serviram seu pai e estes aconselharam o rei a ouvir o que o povo estava a clamar. Mas o rei não acatou os conselhos dos velhos conselheiros. Daí ter recorrido aos mais jovens, da sua idade, lê-se no versículo 10, que diz:

E os jovens que haviam crescido com ele lhe disseram: Assim falarás ao povo que disse: Teu pai fez pesado o nosso jugo, mas alivia-o de sobre nós; assim lhes falarás: Meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai.

Assim que, se meu pai vos impôs jugo pesado, eu ainda vo-lo aumentarei; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões.

Mau conselho!

Por isso, buscamos a vontade de Deus? Estamos a fazer o sacrifício para pedir a Deus para nos mostrar a sua vontade? Veja em Romanos 12 versículo 2:

E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Não fazei segundo o modelo deste mundo a fazer coisas deste mundão, seguindo maus conselhos. Temos que mudar a nossa mente. Temos que transformar a nossa mente para buscarmos a perfeita, boa e agradável vontade de Deus. Temos que ser centrados em Deus. Deus deve ser o primeiro em nossas vidas. Veja como Paulo descreveu em Efésios 5 versículos 15 a 17:

Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios,

Remindo o tempo, porque os dias são maus.

Irmãos, os dias são maus, os dias são difíceis.

Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor.

Estamos a buscar diligentemente a vontade de Deus?

Então, qual é o quadro geral de Deus, o que Deus diz? O que Jesus Cristo nos disse em Mateus 6 versículo 33. Jesus nos diz claramente o que devemos buscar primeiro.

Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino [o reino de Deus que inclui as leis de Deus, sua maneira de vida] e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

O nosso destino, a nossa meta é para sermos filhos e filhas de Deus e o caminho para chegar a este destino é a justiça de Deus. Não é a minha justiça, não é a sua autojustiça, é a justiça de Deus. Precisamos nos submeter a justiça de Deus.

Então, o quadro geral, a meta, o objetivo é para sermos ligados a Deus. Estamos a pôr Deus primeiro na nossa vida? Isso é extremamente importante para sermos um líder segundo Deus.

Depois, o segundo ponto que quero mencionar como qualidade de um líder segundo Deus, é que precisamos ser servidores no íntimo, cá dentro, no coração, no homem interior. Lucas 14 versículos 7 a 11:

Reparando como os convidados escolhiam os primeiros lugares, propôs-lhes uma parábola:

Quando por alguém fores convidado para um casamento, não procures o primeiro lugar; para não suceder que, havendo um convidado mais digno do que tu,

Vindo aquele que te convidou e também a ele, te diga: Dá o lugar a este. Então irás, envergonhado, ocupar o último lugar.

Pelo contrário, quando fores convidado, vai tomar o último lugar; para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, senta-te mais para cima. Ser-te-á isto uma honra diante de todos os mais convivas.

Pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado.

Isto é o que Deus quer de nós.

Muitas pessoas hoje em dia querem se exaltar a eles próprios. Mas nós temos que nos humilhar primeiro para servir, ser humildes. Veja também em Lucas 22 versículos 24 a 27:

Suscitaram também entre si uma discussão sobre qual deles parecia ser o maior [qual de nós é o mais importante?].

Mas Jesus lhes disse: os reis dos povos dominam sobre eles, e os que exercem autoridade são chamados benfeitores.

Mas vós não sois assim; pelo contrário, o maior entre vós seja como menor; e aquele que dirige seja como o que serve.

Pois qual é o maior: quem está à mesa ou quem serve? Porventura, não é quem está à mesa? Pois, no meio de vós, eu sou como quem serve.

Jesus Cristo disse muitas vezes: EU SOU, se referindo a quem ele era no Antigo Testamento. EU SOU como quem serve. Jesus Cristo é como quem serve.

Por isso, não devemos ser discípulos, seguidores de Cristo? Claro que sim. Igualmente, devemos ser servidores. Veja nos versículos 28 a 30:

Vós sois os que tendes permanecido comigo nas minhas tentações.

Assim como meu Pai me confiou um reino [o reino de Deus], eu vo-lo confio,

Para que comais e bebais à minha mesano meu reino; e vos assentareis em tronos para julgar as doze tribos de Israel.

Não quer dizer que você é mais importante. Não! Simlesmente Jesus vai confiar a você uma responsabilidade.

Está claro que os apostólos vão julgar as doze tribos de Israel mas cada um dos vencedores vai ser-lhe confiado uma responsabilidade no reino de Deus.

Vemos aqui acerca do que Cristo nos está a ensinar sobre seus princípios de liderança. Temos que ser como ele é para estarmos com ele. Vejam também em João 13, na secção do lava-pés, a partir do versículo 5:

Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.

Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, e este lhe disse: Senhor, tu me lavas os pés a mim?

Respondeu-lhe Jesus: o que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois.

Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: se eu não te lavar, não tens parte comigo.

Então, Pedro lhe pediu: Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça.

Declarou-lhe Jesus: Quem já se banhou [arrependido e batizado] não necessita de lavar senão os pés [correções pontuais ao longo da jornada cristã]; quanto ao mais, está todo limpo. Ora, vós estais limpos, mas não todos.

Vê-se aqui a atitude de Cristo no versículo 13:

Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou.

Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros.

Isto segnifica que devemos ser servidores uns dos outros. Versículo 15:

Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.

Jesus Cristo está a ensinar-nos aqui um princípio importante de liderança: ser um servo.

Vejam em Mateus 18 versículos 1 a 5:

Naquela hora, aproximaram-se de Jesus os discípulos, perguntando: Quem é, porventura, o maior no reino dos céus?

E Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles.

E disse: em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos toenardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus

Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.

Se não se humilharem, se não serem humildes como crianças, não entrarão no reino dos céus. Não vão herdar o reino de Deus. Não vão ter a vida eterna.

Queridos irmãos, isto é muito importante.

E quem receber uma criança, tal como esta, em meu nome, a mim me recebe.

Somos realmente servos no nosso íntimo, no coração? Veja Salmos 139 versículos 23 e 24:

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos;

Vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.

Precisamos de pedir a Deus para sondar o nosso coração. Conhecer, provar e nos purificar e deixar que ele nos faça melhores pessoas. Mudar nossa maneira de pensar para não sermos arrogantes mas para sermos humildes. Pedir a Deus para termos a atitude de Cristo. Veja também em Jeremias 17 versículos 9 e 10:

Enganoso é o coração mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?

A nossa maneira de pensar, as nossas atitudes ante pensarmos que sabemos tudo, sabemos das respostas todas , tudo isto é corrupto.

Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.

Deus quer que nos arrependamos e mudemos nossa maneira de pensar e de atuar. Precisamos ser segundo Deus.

Vocês leem as histórias de Jó não teve grandes privações? Vocês leem as histórias de José não teve grandes testes? Vocês leem as histórias de Daniel, Moisés, Davi, Isaías, Paulo e outros. Todos estes tiveram grandes provações.

Por que precisamos de lembrar disto? Porque também vamos passar por provações. Por que? Para Deus nos purificar no fogo. Para nos fazer melhores pessoas. Para tirar-nos esta soberba, arrogância de nós; para sermos humilides. Para não sermos pessoas que pensam que sabemos tudo. Para não sermos como pessoas que apontam sempre como as outras pessoas devem atuar. Não! Não sabemos. Precisamos ter cuidado como respondemos as outras pessoas porque estas provações produzem bons frutos. Leiam em Romanos 5 versículos 3 a 5:

E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que  a tribulação produz perseverança;

E a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.

Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.

Quando temos tribulações, certas dificuldades, nos humilhamos e nos tornamos bons servos; estamos então, a ter ações de perseverança até ao fim, controlando os nossos pensamentos, a nossa língua, as nossas emoções para sermos mais como Deus é: servos a servir aos outros.

Versículo 6:

Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.

Cristo sofreu para nós mesmo quando ainda éramos pecadores.

Quando um amigo ou familiar nos trata mal, o que Jesus Cristo fez?; sofreu por nós quando ainda éramos pecadores. Se pensamos que nossos amigos, alguns familiares ou irmãos nossos são pessoas que nos estão a tratar mal, isto não é justificativa de os tratar mal também. Vejam em Tiago 1 versículos 2 a 4:

Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações,

Sabendo que a provação da vossa fé, uma vez conformada, produz perseverança.

Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes [sendo verdadeirs servos, uma obra perfeita].

Por isso que aprendemos pelas nossa próprias provas. Foi exatamente isso que aconteceu com Cristo em Filipenses 2 versículo 2:

Completai a minha alegria de modo que penseis  a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento [sentimento de que? De Cristo. Ele foi um servo, serviu os irmãos, instriui o lava-pés e orientou para também a Igreja fazer].

Nada façais por partidarismo ou vanglória ["eu sou melhor que tu"], mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo.

Somos servos daqueles que nos estão a tratar mal.

Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros.

Este é o mesmo sentimento que Jesus teve. Como lemos no versículo 5:

Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,

Pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus;

Antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana,

A si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.

Isso é um ato de servidão para nós. Um espirito de humildade e nós, cristãos, devemos aprender com ele tal qual ele é nosso líder, nosso exemplo de humildade e de servidão. Como é que nós estamos indo? Como você esta andando, temos muito a melhorar não temos?

Por isso, irmãos, considerem estes dois pontos: temos que estar completamente focados, centrados em Deus; segundo, precisamos ser servidores no íntimo. Lembrem-se: fomos criados para dominar mas não é para dominar com arrogância mas de dominar como verdadeiros servos. Veja em Gênesis 1 versículo 26:

Também disse Deus: Façamos [o Pai e o Verbo] o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.

Fomos criados para sermos líderes para o bem da nação, do planeta. Fomos criados com este propósito para finalmente estarmos no reino de Deus. Para governar no reino de Deus. Veja em Lucas 22 versículo 26 a 27. Vamos ler no versículo 29:

Assim como meu Pai me confiou um reino, eu vo-lo confio,

O Pai nos está a confiar o reino. Queridos irmãos, Deus quer nos dar o reino de Deus. Não é chegar com desculpas que não tem uma capacidade de ser um líder. Sim, não tem, mas deve aprender. Tem que ser centrado em Deus e ser um servo. Esta é a grande lição para hoje. Não é para ser um dominador, como o sargento na força aérea, que dizia que temos que dominar os nossos subordinados. Não! Ser um servo.

... e vos assentareis em tronos para julgar as doze tribos de Israel.

Apocalipse 2 versículos 26 e 27, diz:

Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações,

E com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fosse objetos de barro;

Queridos irmãos, antes temos que aprender a ser servos servidores. Estamos a ser servos? Sim, estamos a aprender com as mágoas, com as dificuldades, com as dores de cabeça, etc. Vejam em Hebreus 5 versículos 8 a 9:

Embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu

E, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem,

Queridos irmãos, se Jesus Cristo sofreu nós temos que sofrer também. Ele aprendeu por mágoas, por dificuldades, por dores de cabeças; nós também da mesma maneira.

Então, como devemos aprender estas caraterísticas de ser um servo? Vejam alguns pontos em Lucas 14 versículo 26:

Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.

Temos que pôr Deus primeiro mesmo adiante da nossa própria vida. Nossos próprios desejos pessoais. Esse é o ponto inicial, de centrarmo-nos em Deus. Veja outro exemplo na carta ministerial em I Timóteo 3, aí temos várias caraterísticas dos ministros de Jesus Cristo. Vamos começar a leitura no versículo 1:

Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja.

Se alguém deseja uma posição de liderança isso é bom. No entanto, versículo 2:

É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar,

Não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento;

E que governe bem a sua casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito

(pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da Igreja de Deus?);

Não seja neófito [tem que ter experiência. Para qe? Para não estar cheio de arrogância, soberba], para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo.

Veja também em I Pedro 5 versículo 3:

Nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho.

Modelos de servidão. Não como dominadores, não como Hitler´s. Mas servos e vejam em Efésios 4 versículos 13 a 15. Deus nos deu ministros. Para que?:

Até que todos cheguemos a unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade [isto é, homem perfeito], à medida da estatura da plenitude de Cristo,

Para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.

Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,

E a verdade é que precisamos de pôr Deus primeiro e Deus é amor e precisamos de ser servos que é um ato de amor. Isto é seguindo a verdade em amor. Assim, crescemos na vida cristã para sermos discípulos de Cristo.

Queridos irmãos, acho que temos muito para nos examinar e orar e a pedir a Deus ajuda porque estamos longe deste padrão: Pôr Deus primeiro, ser humilde e servos servos.

O sargento na Força Aérea estava errado. O verdadeiro líder segundo Deus, serve. Dá atenção as necessidades legítimas dos outros. Jesus Cristo revelou que o verdadeiro líder tem que ser um servo. Tem que sacrificar-se para os outros. É assim, irmãos, que somos líderes de Jesus Cristo. Discípulos de Jesus Cristo e isso é parte do novo eu que devemos põr em nossa vida.