Estamos sob os Dez Mandamentos? Gálatas 5:18 - Não estais sob a lei!

Você está aqui

Estamos sob os Dez Mandamentos?

Gálatas 5:18 - Não estais sob a lei!

Download (Baixar)
MP3 Audio (59.42 MB)

Download (Baixar)

Estamos sob os Dez Mandamentos? Gálatas 5:18 - Não estais sob a lei!

MP3 Audio (59.42 MB)
×

Estão os Cristãos sob os Dez Mandamentos? Como Cristãos temos que obedecer aos Dez Mandamentos? Ou estamos sob a graça? O que quer dizer "não estais sob a lei"?

Transcrição

Bom dia, boa tarde, queridos irmãos! Aqui é Jorge de Campos.

Estãos os cristãos sob os dez mandamentos?

Muitos pastores e ministros de religiões cristães, bem educados no chamado cristianismo deste mundo; teólogos bem conhecidos e renomados, conhecidos em todo o país pelos seus famosos programas televisivos respondem – Não.

Uma vez mais, a pergunta é: estão os cristãos sob os dez mandamentos? E a resposta deles é não. Basicamente o que estão a dizer é então, s cristãos precisam obedecer os dez mandamentos? Eles dizem não. E, depois, adicionam a justificativa de que é porque estamos debaixo da graça e não sob a lei.

Irmãos, isto é uma flagrante mentira fomentada por satanás. Queridos irmãos, nós como verdadeiros cristãos, temos que obedecer as leis de Deus que são amor. Isto não quer dizer que somos justificados pela lei mas que temos que ser obedientes a Deus. Tal como Pedro diz em II Pedro 3 versículo 14:

Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por ser achados por ele [Jesus Cristo] em paz, sem mácula e irrepreensíveis,

Isto é, para não quebrarem as leis de Deus. Porque as leis de Deus, os mandamentos de Deus é que são uma mácula, falta de justiça. Depois diz, no versículo 15:

E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada,

Ao falar acerca destes assuntos, como de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles.

Queridos irmãos, precisamos de não deturpar as Escrituras. Deus nunca muda: ele é o mesmo ontem, hoje e amanhã. E, as leis de Deus são amor. Não há nada errado em guardar os dez mandamentos e as leis de Deus. Por isso diz assimno versículo 17:

Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados [o que quer dizer uma pessoa insubordinada? É uma pessoa que não obedece a lei, particularmente, os dez mandamentos de Deus; ao que agrada a Deus], descaiais da vossa própria firmeza;

Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno.

Qual é a graça? Seu carinho, amor, bondade de Deus. A sua prática de devemos imitar. O conhecimento do que ele é e o que devemos imitar dele.

Estes falsos pastores, estes pastores que se vestem de branco como ovelhas mas por dentro são lobos contra a palavra de Deus.

Eles amam Romanos 4, 5, 6, 7 e amam a Gálatas mas estão deturpando as Escrituras para a sua própria destruição como Pedro diz em II Pedro 3:17.

Vejam como Deus fala acerca destes pastores em Jeremias 23 começando no versículo 1:

Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto! – diz o Senhor.

Ai dos pastores que estão a causar divisão entre o povo de Deus – as ovelhas. Nós somos as ovelhas.

Portanto, assim diz o Senhor, o Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo [andam aí como verdadeiros pastores nas televisões, nos seus programas de televisão, os grandes teólogos, pessoas renomadas ... mas estão a enganar o povo]: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e delas não cuidastes; mas eu cuidarei em vos castigar a maldade das vossas ações, diz o Senhor.

Veja no versículo 5:

Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo [Jesus Cristo]; e, rei que é, reinará, e agirá sabiamente, e executará o juízo e a justiça na terra.

Quando Cristo, na sua segunda vinda vier, Judá será salvo e Israel habitará segura. Aliás, o mundo todo habitará seguro e será salvo. Versículo 6:

Nos seus dias, Judá será salvo, e Israel habitará seguro; será este o seu nome, com que será chamado: SENHOR, Justiça Nossa.

O que é a justiça? A justiça é a obediência às leis de Deus, aos dez mandamentos; está claro, justiça de Deus, justiça de Jesus Cristo. A prática, a maneira de viver, o conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Nisso é que devemos crescer, como disse Pedro em sua II epístola, como lemos anteriormente. Veja também no versículo 14, de Jeremias 23:

Mas nos profetas de Jerusalém [destes falsos pastores. Estes pastores que hoje existem nas nossas nações] vejo coisa horrenda; cometem adultérios, andam com falsidade e fortalecem as mãos dos malfeitores [Porque? Porque dizem que não precisa guardar a Lei de Deus; estão sob a graça e não sob a Lei. E isto faz com que as pessoas não se arrependam e torna-se  estado da nação como Sodoma. O povo e estes falsos pastores são para Deus como Sodoma], para que não se convertam cada um da sua maldade; todos eles se tornaram para mim como Sodoma, e os moradores de Jerusalém, como Gomorra.

Portanto, assim diz o Senhor dos Exércitos acerca do profetas: Eis que os alimentarei com absinto e lhes darei a beber água venenosa; porque dos profetas de Jerusalém [por causa dos pastores de hoje, os detentores de programas televisivos, os famosos teólogos] se derramou a impiedade sobre toda a terra.

"... se derramou a impiedade sobre toda a terra." Não só em Angola, no Brasil ... em toda a terra. Versículo 16:

Assim diz o Senhor dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas que entre vós profetizam e vos enchem de vãs esperanças; falam as visões do seu coração [têm suas ideias mas não estão a falar a Palavra de Deus], não o que vem da boca do Senhor.

Dizem continuamente aos que me desprezam: O Senhor disse: Paz [Estes pastores, a primeira coisa que dizem é paz esteja convosco! Queridos irmãos, para se ter paz tem que se agradar a Deus.] tereis; e a qualquer que anda seguro a dureza do seu coração dizem: não virá mal sobre vós [Estão sob a graça, por isso, não precisa obedecer às leis de Deus]. Versículo 18:

Porque quem esteve no conselho do Senhor, e viu, e ouviu a sua palavra? Quem esteve atento à sua palavra e a ela atendeu?

Queridos irmãos, o que estas pessoas estão a dizer é mentira. Veja no versículo 20:

Não se desviará a ira do Senhor, até que ele execute e cumpra os desígnios do seu coração; nos últimos dias, entendereis isso claramente.

Queridos irmãos, a ira do Senhor virá brevemente. Versículo 21:

Não mandei estes profetas [estes pastores não foram mandados por Deus. Eles próprios admitem: eu vou a uma Escola, eu quero ser um pastor, com teologia – teologia falsa deste mundo. Tem muitas palavras corretas mas aqui e acolá tem palavras incorretas para deturpar o Evangelho de Cristo, a Boa Nova de Deus]; todavia, eles foram correndo; não lhes falei a eles; contudo, profetizaram.

Não mandei estes pastores. Porque muitos destes pastores, que saem procurando fazer cursos de teologia não são enviados por Deus. O certo é ser enviado por Deus. Têm que ter Deus. Estes não estão a falar pela autoridade de Jesus Cristo, isto é, em Nome de Jesus Cristo. Oh, dizem: em nome de Jesus Cristo! Mas não estão a falar pela autoridade dele; não estão a falar realmente em Nome de Jesus Cristo – pela sua autoridade. São falsos pastores.

Estes falsos pastores saem correndo olha, tem que salvar mais almas. Mas Deus diz: não lhes falei a eles. Contudo, estes falsos pastores, andam aí nas suas igrejas a "profetizar". Versículo 22:

Mas, se tivessem estado no meu conselho [se tivessem estado no conselho de Deus teriam pregado a verdade. Mas estes, pregam mentiras demoníacas para enganar o povo, para espalhar as ovelhas de Deus], então, teriam feito ouvir as minhas palavras ao meu povo e o teriam feito voltar do seu mau caminho e da maldade das suas ações.

O que define o caminho certo e errado? São os dez mandamentos da Lei de Deus. Veja no versículo 25:

Tenho ouvido o que dizem aqueles profetas [falsos pastores, pastores destas igrejas do mundo], [leia da sua Bíblia] proclamando mentiras em meu nome, dizendo: sonhei, sonhei. [tenho este sonho, tenho esta visão]. Veja no versículo 31:

Eis que eu sou contra esses profetas, diz o Senhor, que pregam a sua própria palavra [não estão a pregar a palavra de Deus] e afirmam: Ele [Deus] disse.

Versículo 32:

Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o Senhor, e os contam, e com as suas mentiras e leviandades fazem errar o meu povo [fazem errar o pov brasileiro, fazem errar o povo angolano ... fazem errar o povo todo]; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e também proveito nenhum trouxeram a este povo, diz o Senhor.

Versículo 33:

Quando, pois, este povo te perguntar, ou qualquer profeta, ou sacerdote, dizendo: Qual é a sentença pesada do Senhor? [A Lei do Senhor, os dez mandamentos são pesados!] Então, lhe dirás: Vós sois o peso, e eu vos arrojarei, diz o Senhor.

As pessoas dizem: “a lei do Senhor é pesada! A sentença do Senhor é pesada! A Lei do Senhor é impossível seguir”. Irmãos, a lei do Senhor não é impossível, os dez mandamentos são amor. Se não estamos a praticar a Lei, não estamos a praticar o amor, não estamos agradar a Deus. Há muitos atributos acerca do amor, os dez mandamentos são dez pontos vitalícios, digamos assim, há outros. Mansidão, gentileza, bondade, lealdade, cuidado uns com os outros, cuidado como falamos, cuidado para não machucar  os outros com nossas palavras... oh, a sentença do Senhor é pesada. Não é! O desejo de Deus é o amor, são os dez mandaentos. E tudo a volta disto, como a amizade, a bondade, a fidelidade, domínio próprio. Isso agrada a Deus. Isso é a Lei de Deus, o amor de Deus. E tal como se lê em Efésios 5, como Cristo se deu por nós, sofre por nós, e morreu por nós, nós devemos morrer pela nossa família e nos submetermos uns aos outros como se lê em Efésios 5 versículo 22. Temos que ser submissos uns com os outros, temos que ter este amor em que os dez mandamentos são, digamos assim, o âmago, o centro vital, o fulcro; mas não é só os dez mandamentos. Há outras instruções e outros princípios porque Jesus Cristo veio para amplificar a Lei. Continuamos a ler no versículo 34:

Quanto ao profeta, e ao sacerdote, e ao povo que disser: Sentença pesada do Senhor [ao homem que disser que os dez mandamentos são pesados], a esse homem eu castigarei e a sua casa.

Antes, direis, cada um ao seu companheiro e cada um ao seu irmão: Que respondeu o Senhor? Que falou o Senhor?

Mas nunca mais [direis que os dez mandaments são pesados. Nunca mais diga isso!] fareis menção da sentença pesada do Senhor; porque a cada um lhe servirá de sentença pesada a sua própria palavra [Se você estiver a dizer que os dez mandamentos são pesados, tereis uma sentença pesada do próprio Deus]; pois torceis [como Pedro disse: estão a deturpar as palavras de Deus] as palavras do Deus vivo, do Senhor dos Exércitos, o nosso Deus. Versículo 37:

Assim dirás ao profeta [a esse falso pastor: com diplomas e menções nas paredes, com programas televisivos e fama mundial, com milhares de seguidores. Por quê o seguem? Porque diz que não é preciso obedecer as Leis de Deus e cada um pode fazer o que lhe apetece. Irmãos, isto está errado. Temos que fazer o que é agradável a Deus. É um caminho apertado, um caminho estreito]: Que te respondeu o Senhor? Que falou o Senhor?

O que que Deus está a dizer a você (a esse falso pastor, falso ministro)?

Mas, porque dizeis: Sentença pesada do Senhor, assim o diz o Senhor: Porque dizeis esta palavra [Porque estão a dizer que os dez mandamentos do Senhor são pesados?]: Sentença pesada do Senhor (havendo-vos eu proibido de dizerdes esta palavra: Sentença pesada do Senhor),

Deus está a dizer que vocês não têm autorização de proibir a prática dos dez mandamentos. Versículo 39:

Por isso, levantar-vos-ei e vos arrojarei da minha presença, a vós outros e à cidade que vos dei e a vossos pais.

Vocês pastores que ensinam contra a prática dos dez mandamentos, Deus está a dizer, vou tirar-vos da minha presença, isto é, não estarão no Reino de Deus.

Porei sobre vós perpétuo opróbrio e eterna vergonha, que jamais será esquecida.

Vão ser castigados, irmãos. Porque estão a enganar deliberadamente o povo de Deus.

Então, irmãos, o que quer dizer as escrituras de Gálatas 5 versículo 18? Vamos aí que diz:

Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei.

O que isto quer dizer? Se sois guiados pelo Espírito não precisais guardar a Lei? Não. Está claro que quando somos guiados pelo Espírito de Deus, fazemos o que lhe é agradável, precisamos amar a Deus e ao próximo e os dez mandamentos são, digamos assim, os dez pontos vitais de amor.

Para entendermos Gálatas 5:18, precisamos de ver  contexto, como sempre. Ora, então, continuemos a ler. Versículo 19:

Ora, as obras da carne [aquelas que não são do Espírito] são conhecidas e são [ora, isso é quebrar as leis de Deus ou não? Isso é quebrar os dez mandamentos ou não?]: prostituição, impurezas, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, fracções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas [isso tudo irmãos, é quebrar com os dez mandamentos], a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.

Os que quebram os dez mandamentos de Deus não vão herdar o Reino de Deus. Não vão ter a vida eterna. Este é o contexto. Mas se são guiados pelo Espírito, versículo 22, têm o fruto do Espírito, que é o amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. Porque os dez mandamentos são contra as coisas da carne. Não são contra o amor, a alegria, a paz, a paciência, etc.

Quando estamos a ler  versículo 18 «se sois guiados pelo Espírito» estão a fazer coisas que são dentro da Lei. São coisas que são agradáveis a Deus. Não estão a quebrar as leis de Deus. Por isso, não estão sob a pena, o castigo da lei. O salário da lei. O salário do pecado é a morte.

Por isso, em Gálatas 5:18, não estão sob a lei, sob a pena, os castigos, a sentença da lei. Por que? Porque estão a obedecer as leis de Deus. Se estamos a obedecer as leis de Deus, se estamos a obedecer aos dez mandamentos, não estamos sob a lei, isto é, não estamos sob a pena da lei. Não estamos sob a multa da lei. Mas se estamos seguindo a direção do Espírito, estamos a obedecer os dez mandamentos.

Vou dar a vocês uma metáfora, uma analogia simples. Tomem nota desta analogia:

Quando você conduz um veículo, há certos lugares, por exemplo no Brasil, que há muita fiscalização eletrónica. Velocidade, estado dos pneus, matrícula do veículo... Fiscalização eletrónica. Vocês conhecem muito bem, se vive no Brasil. Você sabe se vai acima desta velocidade, tem a máquina fotográfica: clic, clic; e aí aparece você sorrindoe recebe uma multazinha. Não é? É uma multa. Como você paga a multa? Está claro que com dinheiro em espécie ou com o cartão de crédito mas tem que pagar a multa. Você paga a multa obedecendo a fiscalização eletrónica no futuro ou paga de imediato com dinheiro?

Obedecendo a lei de trânsito não paga a multa. É ou não é?  O que paga a multa é seu dinheiro. Obedecendo a lei, passando pelo futuro por todos estes pontos de fiscalização eletrónica dentro da velocidade permitida, não paga a multa. Obedecendo a lei não faz você justo a esta infracção. Isto é, obedecendo a lei não paga a multa. O que faz você justo, a esta infracção, é pagando a multa. Não é guiar no futuro em conformidade com a lei se não paga a multa. Uma vez paga a multa, você não tem direito de não obedecer a fiscalização. Isso é absurdo. Não é? Uma vez paga a multa, você tem que continuar a obedecer a fiscalização. Estão a entender o ponto da analogia?

Então, o que é o pecado? O pecado é a transgressão da lei. Como por exemplo, desobeceder a fiscalização eletrónica. I João 3 versículo 4:

Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.

Pecar também é transgredir a lei espiritual de Deus. Qual lei? Os dez mandamentos. Quando você quebra com um dos dez mandamentos está a cometer pecado. Qual é a multa desta transgressã da lei? Qual é a multa do pecado? Romanos 6 versículo 23:

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuíto de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

A multa de transgredir a lei espiritual de Deus, os dez mandamentos, a multa, a pena, a sentença é a morte.

Como é paga a multa do pecado? Noutras palavras: como somos feitos justos perante Deus, isto é, com a multa paga? Com o sangue de Cristo. O sangue de Cristo paga pelos nossos pecados.

Ora, isso significa que ele teve que morrer por nós. Ele deu a sua vida por nós porque teve fé que o Pai ressuscitá-lo-ia. Assim, a multa foi paga pelo sangue de Cristo, pela sua vida e porque ele teve confiança de que o Pai ressuscitá-lo-ia depois de ter pago os nossos pecados. Veja em Romanos 5 versículos 8 a 10:

Mas Deus [Pai] prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.

Isto prova o amor do Pai para conosco porque quando ainda não nos tínhamos arrependido, Cristo já foi dado como oferta dos nossos pecados na fé que o Pai ressuscitá-lo-ia, na fé que nós, quando, no seu tempo, haveríamos de reconhecer seu favor, e o preço da multa do nosso pecado; reconheceríamos que melhor mesmo é não continuar a pecar. Parar de quebrar com os dez mandamentos da lei de Deus.

Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.

Nós, Igreja, estamos justos perante o Pai – sem pecado, porque o sangue de Cristo pagou pelo nosso pecado.  Isso, é um processo que falaremos mais tarde.

Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.

Por isso, somos justificados, somos considerados sem pecado, a multa foi paga pelo sangue de Cristo. Lido no versículo 9.

Mas, agora que a multa está paga, lembram-se da analogia? Não podemos continuar a quebrar as leis da fiscalização. Não podemos voltar a quebrar os dez mandamentos da lei de Deus. Senão, decorrerão mais multas e com agravos. Lembrem-se: Cristo só podia morrer uma vez por todas. Lembram-se de Filipenses 2? Muito importante. Vamos ler os versículos 5:

Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,

Queridos irmãos, Paulo está a pedir aos irmãos aqui na Igreja para terem o mesmo sentimento de Cristo. Queridos irmãos, vocês têm o mesmo sentimento que teve Cristo? Qual é a atitude, o sentimento de Cristo?

Pois ele, subsistindo em forma de Deus [tudo foi criado pelo que viemos a conhecer por Jesus Cristo, como lemos noutra escritura. Tudo foi criado por ele. Ele subsistia em forma de Deus], não julgou como usurpação [uma coisa de ser mantida ou retida] o ser igual a Deus;

Ele [Cristo] podia dizer: eu sou Deus. Vocês têm que me obedecer e me obedeçam já! Não. O que ele fez? Versículo 7:

Antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana,

Esvaziou-se da forma de Deus para vir a ser em forma humana, de um servo. Servir a nós (humanidade), servir a Igreja, servir a família de Deus. Como é que nós somos, temos o mesmo sentimento, temos o mesmo sentimento de servir a família?

A si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.

A morte na cruz foi uma morte muito dolorosa.

Queridos irmãos, Jesus Cristo se esvaziou da forma de Deus para ser um homem e se humilhou ao ser morto na cruz. Ele fez isso para seu sangue pagar pelos nossos pecados. A vida de Cristo pagou pelos nossos pecados. Ele fez isso porque teve fé, confiança no Pai. Porque morto, estava morto e só o Pai poderia ressuscitá-lo. Por isso, o Pai, o outro ser da forma Deus teve que o ressuscitar. Ele teve fé que o Pai o ressuscitaria. Também teve fé que este ato faria com que nos arrependêssemos e isso valeria o seu sacrifício e de livre vontade viêssemos a obedecer, a fazer o que é agradável a Deus, isto é, obedecer aos seus mandamentos, viver de acordo com seu amor, crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo. Veja agora em Romanos 5 versículos 1 e 2:

Justificados, pois, mediante a fé, temos paz [Temos paz, quer dizer, estamos reconciliados com o Pai, estamos sem multa, estamos perdoados. Por que? Porque Cristo pagou a dívida por nós] com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;

Os nossos pecados são pagos, a multa dos nossos pecados são pagas pela fé de Cristo. Ele teve fé em seu Pai que o ressuscitaria. Ele deixou de ser da forma de Deus para ser da forma de homem e se humilhou para morrer por nós pagando pela sua vida pelos nossos pecados na esperança e na fé que isto nos conduziria ao arrependimento e de que o Pai o ressuscitaria.

Por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória [Temos esperança de termos a glória de Deus no futuro.] de Deus.

Os nossos pecados são justificados pela fé. Veja em Romanos 3 versículo 28:

Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé [não é pela minha fé, não é pela tua fé. Porque a nossa fé não vale nada. Mas a fé de Cristo que criou o mundo todo, a fé que move montanhas, essa fé dele é que nos justifica. Porque atraves desta fé, ele deixou de ser da forma de Deus para ser da forma humana e deu a sua vida por nós. Com isso, pagou a multa do nosso pecado. Cristo pagou a multa de termos quebrado os dez mandamentos. Por isso, essa multa de termos quebrado os dez mandamentos não é paga por nós obedecermos os dez mandamentos mas pelo sacrifício de Cristo na cruz por nós], independentemente das obras da lei.

Voltando a analogia da fiscalização eletrónica: obedecer a fiscalização eletrónica depois do incidente não paga a multa de quebrar as leis de trânsito. Entendem?

As obras da lei não pagam a multa. O fato de obedeceres as leis de trânsito não paga a multa. O que paga a multa é o seu dinheiro. Como pagamos a multa do pecado? Jesus Cristo pagou por nós, de graça. Pela sua graça, sua bondade; de ele se esvaziar, sair da forma de Deus, se humilhar e fazer-se servo, na forma humana. Ele deu a sua vida eterna por nós, na esperança, na fé de que o Pai o ressuscitasse por que nunca pecou e por isso que devemos imitá-lo.

Nós, vendo o sacrifício de Cristo, impulsiona-nos a fazer a mesma coisa. Seguir o seu caminho. Romanos 3 versículo 20:

Visto que ninguém será justificado diante dele [Deus] por obras da  lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.

A lei de Deus indica o que é certo e errado. Por isso, se obedecemos as leis de Deus, se obedecemos aos dez mandamentos não estamos sob a lei, não estamos sob a pena da lei. Uma vez que a multa foi paga por Cristo, pela sua fé em seu Pai, por essa fé que paga a multa por nós, livres, perdoados do pecado, não estamos livres de pecar de novo.

Sim, estamos debaixo da graça: temos o sacrifício de Jesus Cristo e o compromisso de obedecermos a Deus, isto é, os dez mandamentos que são amor; Deus é amor. Esse compromisso, essa promessa que fazemos a Deus – o baptismo, nos comprometemos a obedecer a todos os mandamentos de Deus, incluíndo o sábado, e está claro, outras leis como os sábados anuais. Quando obedecemos a Deus, Deus nos dá do seu Espírito. O Espírito Santo de Deus. Atos 5 versículo 32:

Ora, nós somos testemunhas destes fatos, e bem assim o Espírito Santo, que Deus outorgou aos que lhe obedecem.

Por isso, Romanos 2 versículo 13, diz:

Porque os simples ouvidores da lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.

Aquele que ouve os ensinamentos da lei mas não pratica, não vai ser justo perante Deus. Por que? Porque quando você quebra cada um dos dez mandamentos, você é um pecador. Em contra partida, os praticantes da lei, são justos. Por que? Porque pararam de quebrar os dez mandamentos e o sacrifício de Cristo pagou pelos seus pecados anteriores.

Queridos irmãos, vemos aqui um processo contínuo de santificação. Como lemos em I Pedro 1, começando no versículo 1:

Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos que são forasteiros da Dispersão no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia,

Eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito [isto é, nós que recebemos o Espírito Santo após o baptismo, depois de nos termos arrependido dos pecados do passado, Deus perdoa aplicando o sacrifício de seu Filho. Por isso é que somos baptizados para perdão dos pecados; então, quando recebemos o Espírito Sannto, o Espírito tem a sua obra de santificação. Como? O Espírito Santo toca na consciência e vai apelar-nos diante dos perigos da vida espiritual], para a obediência [obediência ao que? Os dez mandamentos, as leis de Deus] e a aspersão do sangue de Jesus Cristo [isto é, o rol, o papel do Sumo Sacerdote que continuamente conforme nos ajoelhamos e nos aproximamos de Deus «falhei de novo, não devia fazer isso...» Jesus Cristo, pela aspersão do seu sangue nos mantem no caminho certo], graça e paz vos sejam multiplicadas.

Mas, se cairmos, se voltarmos deliberadamente para trás, desobedecendo a Deus, então vemos em Hebreus 6 versículos 4:

É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial [a beleza do Espírito e do mundo do amanhã], e se tornaram participantes do Espírito Santo,

E provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro,

E caíram [rejeitaram deliberadamente o caminho da verdade], sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento [por que? Porque não se querem arrepender], visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à ignomínia [zombando do sacrifício de Jesus Cristo, é uma densora ultrajante do que Cristo fez por nós, é uma absoluta falta de respeito]. E depois explica ao fim do versículo 9 que o seu fim é ser queimado no lago de fogo.

Por isso que o próprio Cristo disse em Mateus 19 versículo 17:

Respondeu-lhe Jesus: Por que me perguntas acerca do que é bom? Bom só existe um. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.

 Então, o jovem pergunta: quais? E Cristo passa a enumerar alguns dos mandamentos da Lei de Deus. Está claro. O próprio Jesus Cristo diz que se quiseres alcançar o reino de Deus, a vida eterna; guarda os dez mandamentos da lei de Deus. Cristo cumpriu a lei. Mateus 5 versículo 17:

Não penseis que vim revogar a Lei ou os profetas; não vim para revogar, vim para cumprir.

Jesus Cristio veio para cumprir a Lei e amplificou-as. Quer dizer, quando a Lei diz para não matar; Cristo diz que não é só matar mas nem zangar-se com seu irmão. É o que diz noutras escrituras deste capítulo no versículos 21 e 22. Se você se irar contra seu irmão, está sujeito ao juízo. Se proferir um insulto ao seu irmão está sujeito ao julgamento. Se você ofender seu irmão, tratando-o por tolo ou louco, você está sujeito a segunda morte. Jesus Cristi amplificou a Lei. Vocês lêm isto tudo neste capítulo.

Por isso que devemos imitar Paulo como ele imitou a Cristo, como se lê em I Coríntios 11:1. Imitai a Cristo. Veja também em Mateus 7 versículo 13:

Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela),

Porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.

Queridos irmãos, é um caminho estreito. O caminho estreito são os dez mandamentos de Deus amplificados, aumentados por Jesus Cristo. Como lemos em Mateus 5. Por isso diz no versículo 15:

Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarsados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.

Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?

Depois diz no versículo 21:

 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

Pois muitos dizem: Óh Jesus, Óh Jesus estou a pregar ... estes falsos ministros, estes Pastores das igrejas cristães... sabem melhor que não sabem quebrar as leis de Deus dos dez mandamentos.

A vontade de Deus que consiste na prática dos dez mandamentos. O ponto básico.

Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?

Não adianta estar aí a gritar: a paz, a paz de Jesus Cristo esteja convosco ... mas estás a quebrar as leis de Deus.  Versículo 23:

Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.

O que é a iniquidade? A iniquidade é quebrar os dez mandamentos das leis de Deus. Veja em I João 5 versículo 1:

Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido.

Se nós recebemos o Espírito Santo somos regenerados pelo Espírito Santo e nós vamos amar também aqueles que estão sendo gerados pelo Espírito. Também, vamos amar os nossos irmãos na fé. Não é uma questão de alguém ser mais importante que outrém. É uma questão de nos submetermos um ao outro e amarmos um ao outro.

Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e praticamos os seus mandamentos.

Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos,

Os seus mandamentos não são pesados. Como lemos em Jeremias 23. Romanos 7 versículo 6:

Agora, porém, libertados da lei [libertados da multa da lei, da pena da lei, do castigo da lei], estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito [estamos a servir de uma maneira nova, do coração. Por que? Porque quero obedecer as leis de Deus de coração. Estamos libertados da multa dos pecados anteriores, agora, obedecemos aos dez mandamentos porque queremos. A lei de Deus está escrita nos nossos corações pelo Espírito Santo de Deus] e não na caducidade da letra.

Hebreus 8 versículo 10:

Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel [com toda humanidade], depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.

Este é o novo casamento, esta é a nova aliança com Deus. Agora, com as leis de Deus no coração: eu quero, eu desejo guardar os mandamentos de Deus. Não que seja na letra da lei mas no Espírito. Eu quero, eu desejo intensamente obedecer as leis de Deus. Por que? Porque as leis de Deus estão escritas no meu coração e na minha mente.

Então, como cristãos, obedecemos aos dez mandamentos? SIM. Então, como cristãos, estamos sob a pena dos dez mandamentos? Não. Estamos sob a multa de quebrar os dez mandamentos? Não. Por que? Porque nós, cristãos, obedecemos as leis de Deus de livre vontade, com todo nosso coração, com toda a nossa mente, com toda a nossa força e vida. Pois, os dez mandamentos, são parte importante de nossa vida. Nós como verdadeiros cristãos devemos ser amor e os dez mandamentos definem o amor de DEUS.