Depressão e Ansiedade vs uma Vida com Conexões

Você está aqui

Depressão e Ansiedade vs uma Vida com Conexões

Download (Baixar)
MP3 Audio (53.44 MB)

Download (Baixar)

Depressão e Ansiedade vs uma Vida com Conexões

MP3 Audio (53.44 MB)
×

Depressão e ansiedade são grande doenças hoje em dia e estão crescendo exponencialmente. Este sermão aborda a questão que situações à nossa volta são uma das principais causas de depressão e analisa três areas em que podemos controlar com a ajuda de Deus para lutarmos contra esta doença.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Nós completamos uma festa maravilhosa, e num ponto alto, e estamos animados porque entendemos melhor o plano de salvação de Deus; e graças a Deus por tudo que ele faz por nós porque nos dá um plano e esperança maravilhosa do futuro.

Mas agora que a festa está completada e estamos de volta ao mundo com os mesmos problemas e AS VEZES ainda piores e irmãos precisamos de entender que estamos em uma guerra espiritual e além disso estamos a confrontar um INVERNO ESPIRITUAL de 6 meses até o próximo período de festas anuais que começa com a Páscoa.

Mas teremos 6 meses, digamos assim, de um inverno espiritual que a nossa volta vai haver uma pressão e continuidade de celebrações e coisas pagãs a nossa volta durante esse período.

E por isso é fácil depois de voltarmos da festa de emocionalmente cairmos num buraco, digamos assim, um buraco emocional de tristeza e até possivelmente de DEPRESSÃO.

Estando deprimidos, talvez, uma consequência com uma certa Ansiedade, ansiosos, pelo que está acontecendo a nossa volta.

Esta depressão, irmãos, é uma doença porque ao fim de contas é algo que está a crescer e muito nesta sociedade hoje em dia e após a covid tem havido muitos mais casos de depressão e ansiedade.

E queridos irmãos, infelizmente, vai aumentar exponencialmente e em MT 24: 8 lemos que isto é o princípio das dores e irmãos estas dores causarão aumentos de ansiedade e depressão e por isso hoje, queridos irmãos, quero encorajar a todos nós a concentramo-nos no que nós poderemos fazer além das dificuldades a nossa volta mas há certas coisas que podemos fazer com a ajuda de Deus.

Para vencermos esta tristeza, preocupações e até depressões e ansiedades que podem nos acontecer a nossa volta e para vos dar este encorajamento eu quero focar hoje em 3 pontos de conexões.

Bem, durante muito tempo a comunidade científica acreditou que o fator principal causador da depressão e da ansiedade era um desequilíbrio químico no cérebro.

No livro conexões perdidas escrita pelo autor Johann Hari, LOST CONNECTIONS, depois de muita investigação sugere que as causas da depressão, e principais, fora outras, são externas e não internas.

Em outras palavras ao invés do fator principal ser um desequilíbrio químico no cérebro são as que estão a nossa volta, externas e que nos afetam.

Este autor, ele próprio, começou a pesquisar isto e irmãos neste livro há pesquisas e que são muito científicas e ele diz: comecei a pesquisar porque estava curioso sobre 2 mistérios: primeiro, porque eu, o autor, ainda estava deprimido e se eu fazia tudo que os médicos me orientavam a fazer e por que?

Porque ele continuava deprimido se estava a fazer tudo que os médicos o mandavam fazer? E agora, aliás, tinha que tomar mais e mais fortes medicamentos anti depressivos?

Em segundo lugar: por que tantas pessoas no mundo estavam na mesma situação? por que? e por que isso estava a crescer?

Então com a ajuda do professor de Harvard Ivan Kirsch ele descobriu que entre 65% a 80% das pessoas usuárias de anti depressivos voltam a apresentar os mesmos sintomas da doença depois de 1 ano!

E por isso ele disse: que sentia uma aberração porque permanecer deprimido mesmo se medicando? Porém este professor que o auxiliou. Kirsch, explicou que isso era totalmente normal.

Logo, apesar dos medicamentos causarem efeito positivo em algumas pessoas, esses medicamentos, não podem ser a única solução disponível e então isso o fez analisar e rever as causas que são tradicionalmente aceitas para esta doença.

E em suas viagens e pesquisas analisa detalhadamente neste livro e aos poucos veio chegando a ver que os fatores principais para a decorrência da depressão são muito além do que o tradicional desequilíbrio químico.

Existem hoje fatores e ele diz: que a depressão está muito mais relacionada como a forma como vivemos as nossas vidas e como as coisas a nossa volta nos afetam.

E quanto mais ele investigou disse ele: que a doença é um sintoma dos eventos ao nosso redor como coisas que nos afetam a volta da nossa vida e isso torna-se ficamos deprimidos.

Por ex. ele disse: se você acha que o seu emprego não tem sentido, ou seja, a rotina, sempre a fazer a mesma coisa, dia a dia, e não sente nenhum controle sobre a sua vida então você se torna deprimido.

Depois ele diz: se você se sente solitário e não pode confiar em outras pessoas você terá mais chances de desenvolver uma depressão, se você não tem esperança no futuro e não se vê daqui a 2 ou 10 anos nessa vida física e que os sonhos que não se cria não vão se realizar por causa de certos problemas ou coisas que aconteceram: você vai estar sujeito a depressão!

E por isso olhamos assim, parece lógico e muito simples, mas a realidade é a seguinte irmãos: a tristeza é um sentimento natural mas passa MAS quando dura muito tempo sem tempos de alegria pode ser um sintoma de depressão e torna-se uma doença.

Como quebrar um braço que pensas que não quebraste, portanto, a depressão é uma doença e então depressão é um tempo prolongado de tristeza e desanima ou desencorajamento.

A alegria parece algo que está perdido onde é muito difícil ver a vida de uma forma positiva

Outros sintomas porque porque a depressão causa outros como: perda de motivação, sentimentos de excessiva culpa ou eu diminui a nossa auto estima ou começamos a ter pensamentos negativos constantemente ou temos uma vontade de nos isolarmos da família ou de amigos, e mais: temos falta de concentração, acabamos dormindo demais ou não conseguimos dormir e acabamos tendo pensamentos maus ou ruins, como pensamentos suicidas.

Neste livro chamado CONEXÕES PARTIDAS o senhor Hari detalha como a falta de um propósito da vida e que a sua própria vida não tem significado porque nós vemos simplesmente esta vida física isso se tornam as verdadeiras causas principais que levam a depressão.

E por isso ele diz: temos que encontrar maneiras alternativas de resolvermos a nossa depressão e crises de ansiedade e para isso precisamos de parar de enxergar a condição de uma patologia irracional como uma questão apenas de desequilíbrio químico e temos que ver que a CAUSA é outra situação.

E uma vez mais não estou a dizer que é sempre pois nesta investigação diz que a maioria dos casos é isso e precisamos de ver a causa e não é tratado com band aids ou medicamentos e sim temos que ver a causa e trabalhar na causa, sim, talvez, precisamos de trabalhar com os sintomas mas resolver a causa.

Por isso precisamos de lidar com as verdadeiras causas e então o ser. Hari disse: que as causas são conexões perdidas que são conexões que deviam de existir mas foram perdidas e quebradas, digamos assim, é uma desconexão com um trabalho significativo ou com outras pessoas ou também desconexões com valores significativos a cada um ou por desconexões quando éramos uma criança ou por falta de status ou respeito ou uma desconexão do mundo natural ou do futuro nesta vida com esperança e seguro.

Ora, estas conexões perdidas podem ser leves e durar poco tempo ou ser muito profundas e durar meses ou até anos causando várias FOBIAS E ANSIEDADES.

E esta ansiedade pode ser tão intensa que pode afetar a sua salude e bem estar, afetar seu batimento cardíaco, afetar sua tensão muscular, causar você ter suor, pode causar uma habilidade de atuar ou reagir, pode também afetar à sua maneira até de se expressar ou de lidar com situações, pode afetar a ter uma tensão ou inquietação ou mesmo medo de morrer.

E por isso pode e vai afetar a sua saúde e uma vez mais irmãos estamos a ver que podem ser diferentes causas externas de situação a situação assim como de pessoas a pessoas.

E nem é sempre, pode ser mas nunca é sempre um desbalanço biológico ou fisiológico no cérebro.

Certamente, irmãos há ocasiões quando ajuda profissional é necessária para essas desordens e por isso busquem conselho profissional se necessita e este sermão não é para desencorajar isto mas o ponto é que existem situações na vida que já aconteceram e que não podemos mudar agora e que causaram certos problemas na nossa vida e as vezes são para a vida inteira, para esta vida física.

Por ex. você fez um erro ou teve um acidente e não estou a dizer que tenha sido um pecado, sim, até pode, e a nossa volta que causaram um problema físico permanente nesta vida física e então temos essas dificuldades pela vida física toda e não podemos mudar a situação.

E isso vai causar um transtorno na vida inteira e nunca seremos o que sonhávamos nesta vida e isso causa uma depressão.

Ora, nós podemos aceitar a situação e fazer o melhor possível ou não, aceitando a situação e então com o que podemos em nosso controle e com cuidado para fazer o que podemos com a ajuda de Deus para vivermos debaixo destas condições em que estamos em vez de ficarmos deprimidos.

É fácil? Não! É o ideal? Não! Ou pelo ao menos assim pensamos mas a alternativa é a auto destruição pela depressão e precisamos de vencer essas dificuldades porque lembrem-se que Deus fará de tudo para que ao fim desta vida e na nossa ressurreição isso tudo venha a ser para o melhor que é difícil de nós entendermos mas Deus vê que tudo será para o melhor!

Ele sabe como virar as coisas para melhor na ressurreição e precisamos de ter fé Nele e confiança que Ele vai fazer isso, entretanto nesta vida temos então que usar este talentozinho que temos e fazê-lo crescer ao em vez de estar a pensar: olha eu só tenho este talento e não vou fazer nada porque estou deprimido.

E este tema é pertinente e importante e tem valor após a festa e por que? porque nós após a festa realizamos e entendemos que os problemas continuam e irão ficar piores porque existe um satanás

E por isso uma vez mais vamos concentrar em algumas coisas que podemos fazer para vencermos estas tristezas e preocupações futuras que temos nesta vida e nos esforçando a manter sempre que possível certas conexões perdidas e hoje irei focar em 3 conexões perdidas.

E por isso lembre-se que em primeiro lugar você não está sozinho com muitas outras pessoas com problemas piores que o seu e que estão a vencer.

E por isso precisamos de ter auto domínio mental, e não estou a dizer que é fácil e vencer estas dificuldades

E por isso o primeiro ponto de conexão é de que precisamos de manter se você já tem com Deus e manter e MELHORAR! Como? Através de orações, estudos bíblicos, através de jejum ocasional e meditação.

Talvez até você esteja a fazer isso regularmente e precisa de continuar NÃO DESISTA e vemos na Bíblia muitos Salmos que falam de situações em que pessoas estavam deprimidas como por ex. Davi que passou por situações e problemas que o fizeram ficar muito deprimido.

E então vemos aí em Salmos situações de depressão e ansiedade e isso vai nos encorajar e dar força para vencermos.

E vemos também Paulo em 2 CO 4 vemos que teve N problemas, mas não permitiu que isso o destruísse e vemos isso nos vs. 8-9: em tudo somos atribulados, porém não angustiados”, ou seja, não deixou isso se tornar uma depressão e angústia; “perplexos mas não desanimados, perseguidos, porém não desamparados, abatidos, porém não destruídos”.

Queridos irmãos, Paulo focou no positivo e não permitiu que estas dificuldades físicas o destruíssem pois se manteve sempre focado em Cristo e na promessa vindoura e não permitiu ficar desanimado e deprimido.

Vejamos por exemplo Rute 1 vemos Noemi nos vs. 20-21: “não me chames Noemi, isto é, feliz, alegre mas Mara, isto é, amarga porque grande amargura me tem dado o TODO PODEROSO, ditosa eu parti mas o Senhor me fez voltar pobre porque, pois, me chameis Noemi visto que o Senhor se manifestou contra mim e o Todo Poderoso me tem afligido?”

Esteve desencorajada? Esteve! Mas deixou isso a destruir? Não! Porque vemos que a situação mudou e manteve-se fiel e manteve-se no caminho e continuou trabalhando e não perdeu a esperança e em tempo Deus mudou a situação para que através de Rute, uma gentia, viesse Jesus Cristo, poisa linhagem de Cristo vem através de Rute.

Vejam o ex. de Jeremias que foi maltratado porque OBEDECIA a Deus e profetizou contra Jerusalém mas Deus usou para cumprir um papel importante que fez com que ele levasse as filhas do rei para outra região e daí houve a continuidade do trono de Davi até hoje.

E vejam também em 1 RS 19 a situação de Elias nos vs. 3-4 se vê que Jezabel queria o matar e então se lê aqui no v. 3: “temendo, pois, Elias se levantou e para salvar a sua vida se foi e chegou a Berseba que pertence a Judá e ali deixou o seu moço e ele mesmo se foi ao deserto caminho de um dia e meio e se assentou debaixo de um zimbro e pediu para si a morte”.

Tinha desejos de morrer e disse: “basta! Toma agora óh Senhor a minha alma, pois, não sou melhor do que os meus pais; não quero viver mais.

E depois 40 dias dele ser sustentado por Deus se vê no v. 10: “onde ele entrou numa caverna e a palavra do Senhor perguntou: o que fazes aqui Elias? E Elias respondeu: tenho sido zeloso, Senhor, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os altares, mataram os seus profetas e eu fiquei só e procuram me tirar a vida”; e porque estão a fazer isto?

Ele estava bem desencorajado e vemos então que Deus falou com ele e se vê no v. 12 num assobio tranquilo e suave, isto é, com uma voz mansa e delicada.

Queridos irmãos quando você vê outro irmão que tem este problema de depressão precisamos de aprender como Deus tratou com ele, neste caso Elias e como Deus tratou com Elias? Com uma voz mansa e delicada.

Nós precisamos de lidar com estas pessoas que tenham esta doença de uma maneira delicada e por que? porque estas pessoas tem um espírito abatido.

Vejam em PV 18:14: o espírito firme sustém o homem na sua doença mas o espírito abatido quem o pode suportar?”

Isto é uma doença do espírito do homem no homem e por que? porque estamos desanimados com o que aconteceu por um erro nosso ou de outras pessoas ou porque fomos abusados quando éramos crianças ou o que seja o que for e temos este problema enorme.

E sabemos que fisicamente nesta vida nunca viremos a ser o que nós sonhamos e por isso ficamos abatidos! É o que diz aqui: o espírito está abatido, ou seja, deprimido.

E como diz aqui no fim do v. 14: quem o pode suportar?

Quem o pode levantar? Ou o encorajar?

Isso necessita da intervenção de Deus! Ajuda de Deus e requer esta conexão e confiança em Deus como ponto principal.

Vejam por ex. em LC 1:37 a Maria estava grávida e como é possível estar grávida então o anjo disse a ela: contigo e um homem é impossível e por que? Porque não tivestes ainda um relacionamento com um homem mas com Deus tudo é possível.

Vocês veem a situação em LC 18:27 em que está a falar de um homem rico e Jesus está a falar que vai ser difícil para um homem rico como ele entrar pelo buraco de uma agulha.

Com um homem é impossível mas com Deus nada é impossível!!

Vejam também em MT 17:20: “os discípulos se aproximaram de Jesus Cristo e perguntaram porque não pudemos expulsar o demônio desta pessoa e então Jesus Cristo diz: por causa da pequenez da vossa fé pois em verdade vos digo que se tivésseis fé como um grão de mostarda direis a este monte: passes daqui para acolá e ele passará pois nada vos será impossível”.

A depressão é um monte na nossa vida e precisamos de ter fé para Deus nos ajudar a mover este monte e vencer ou ultrapassar este monte.

Temos que ter fé e confiança Nele, em Deus, e através de Cristo no longo termo, isto é, se não for nesta vida, esta vida vai nos ajudar e vai resolver o problema na ressurreição e nesta vida Ele vai nos ajudar a vencer.

Em TG 1:2 muitas vezes vemos que estes problemas e perguntamos por que este problema? Isto é uma dificuldade e um problema na minha vida e por que disto?

Mas eu vi muitas vezes na minha vida irmãos que eu tive certos problemas e por causa destes problemas tive que fazer as coisas de novo ou tive que fazer de uma maneira diferente e as coisas ficaram melhor!

As coisas deram mais certo e precisamos de ter a confiança em Deus que tudo vai dar para o melhor e por isso diz em TG 1:2: “irmãos, tende por motivo de toda a alegria o passares por vários testes e provações e dificuldades”; e não fiquem deprimidos!!

E sabendo que esta dificuldade e prova da nossa fé em confiarmos em Deus uma vez confirmada produz PERSEVERANÇA, isto é, em grego, hupamonei, isto é, paciência de perseverar até ao fim e não desistir continuar a andar para a frente.

E esta perseverança deve ter ação completa para que sejamos íntegros e nada deficientes e por que? porque Deus vê que isso será melhor para o seu futuro e também no meu!

E vejam em JÓ 42:2: “Bem sei que tudo podes e nenhum dos Teus planos pode ser frustrado”; nada é impossível para com Deus e embora você possa ter grandes dificuldades na sua vida que parecem impossíveis para você o plano de Deus não vai ser frustrado pois o plano de Deus é de fazer de você um filho ou filha de Deus no Reino de Deus que vai ser uma pessoa perfeita!

E esse plano não vai ser frustrado! Vai ser realizado!

Por isso precisamos desta conexão com Deus em primeiro lugar.

Em segundo lugar precisamos de uma conexão com pessoas e no seu livro CONEXÕES PERDIDAS ele também menciona sobre uma desconexão com pessoas causa depressão e ansiedade e isto vai diretamente ligado a lei de Deus porque lembrem-se de Jesus Cristo quando o perguntaram qual é a lei mais importante?

E vejam em MT 22:36-40: “mestre, qual é o grande mandamento da lei? Ele disse: amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de entendimento e este é o grande e primeiro mandamento”; e que está ligado ao ponto que mencionei de conexão número 1 que é ter uma conexão com Deus.

“e o segundo é semelhante a este que amarás o teu próximo como a ti mesmo”; e precisamos de ter conexões com outras pessoas conosco e por isso precisamos de ter este cuidado para com o próximo que seja um cuidado bem equilibrado.

Sim, precisamos de ter cuidado com nós próprios como nos amarmos pois temos que nos lavar, a sair da cama, temos que ir trabalhar e temos que ter cuidado com nós próprios!

Mas não podemos negligenciar o próximo e quando uma pessoa se encontra deprimida temos dificuldades com coisas simples, dificuldades de sair da cama, dificuldades de fazer trabalhos caseiros como limpar a casa ou sei lá mais o que.

Temos de ter cuidado com as coisas a nossa volta e as nossas coisas da nossa vida e depois a dor pode ser tão profunda e tão intensa que perdemos a energia de ter relacionamentos com outras pessoas e por isso é necessário ter relacionamentos com outros mas precisamos de ter relacionamentos profundos.

Vejemos em RM 12 e o ponto que quero mencionar aqui as vezes não é possível ter paz com outras pessoas e diz assim no v. 18: “se possível quando depender de ti, tende paz com todos os homens”; faz tudo quanto possível para ter paz com outras pessoas.

És uma pessoa que estás a irritar os outros? Não irrites, analisa como por que as tuas ações estão a irritar outras pessoas? Porque as vezes pessoas deixam de estar perto de nós por que? porque estamos a irritá-las e precisamos de ter cuidado e amá-las contatamos a eles ou elas com cuidado porque essas pessoas são individuais e também tem seus problemas e dificuldades e temos que respeitar isso.

E tem os seus próprios desejos e isto é amar a eles e não só amar a nós e amá-los como amamos a nós.

Em HB 10: 24 e lemos assim: “consideremos também uns aos outros para nos estimularmos ao amor e as boas obras”; e estamos a considerar o próximo? Para o estimular como no versículo? Isto quer dizer que estamos a conviver com outros para termos um relacionamento profundo?

E no v. 25: “não deixemos de nos congregar como é o costume de alguns antes façamos admoestações e tanto quanto mais quanto vedes que o dia se aproxima”; isto quer dizer que precisamos de sair da nossa cama, de casa e conviver com outras pessoas e fazer  um esforço e congregarmos principalmente com irmãos na fé e vivemos muito longe  uns dos outros então de vez em quando precisamos de falar com eles, dar uma chamada carinhosa e com cuidado e perguntar como estão mas há um equilíbrio aqui não precisamos de estar em cima dos outros é questão de ser com amor e boas obras”.

Então o que podemos fazer? Devemos estabelecer pequenas metas específicas e olhar para o positivo e redirecionar as nossas metas e nossos objetivos, servir ao próximo, sair de onde estamos, DE NOSSA ZONA DE CONFORTO e servir ao próximo e não é estar sentado e dizer ao próximo: serve a mim mas vai servir ao próximo.

Em FP 4:4: “alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez digo: alegrai-vos”; sim, temos problemas e temos dificuldades e estes montes de dificuldades mas alegrai-vos no Senhor.

“seja a vossa moderação conhecida por todos os homens”; não estejam em cima dos outros, estejam moderados e sabem quando estar e quando não estar com os outros, ou seja, é um certo equilíbrio e moderação conhecida de todos os homens.

“perto está o Senhor e não andeis ansiosos de coisa alguma”; sim temos problemas mas estamos ansiosos?

“mas, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições pela oração e pela súplica com ações de graças e a paz de Deus, que é interna, e excede todo o entendimento”; e por que? om todos estes problemas, todos!

Tenho paz, não estou deprimido.

“esta paz de Deus que excede todo o entendimento guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”.

Finalmente irmãos pensem em coisas positivas, tudo que é verdadeiro, pense nisso, tudo que é respeitável, pense nisso, tudo que é justo pense nisso, tudo que é puro, pense nisso, tudo que é amável, pense nisso, tudo que é de boa fama, pense nisso, tudo que é de boa virtude e louvor, pense nisso e seja isso que ocupe o vosso pensamento.

O nosso pensamento não está ocupado, como: óh como eu tenho estes problemas, óh eu não vou conseguir isto, óh como eu não tenho amizade com esta ou aquela pessoa mas olhe para o positivo com moderação.

Como vimos tudo seja com moderação.

Queridos irmãos Paulo disse: “digo isto não por causa da pobreza porque aprendia viver contente em toda e qualquer situação”; e você? Está contente na sua situação terrível?

E no v. 13 diz: “tudo posso Naquele, que é em Cristo, que me fortalece”; e lembrem-se que estamos em uma guerra que é espiritual contra poderes de maldades e vemos em EF 6:12, em 2 CO 10:4-6 e estamos numa guerra!

E não podemos ficar desencorajados e precisamos de ter o mesmo pensamento e sentimento que houve em Cristo como lemos em FP 2:5 pois Ele era da forma de Deus, se esvaziou e nesta vida veio a ser um ser humano e foi assassinado e maltratado e vemos isso em IS 53:3 e em SL 22:6-8 e de 16-21 e Ele foi maltratado!

Mas ao fim Dele Deus respondeu, Ele foi maltratado mas Ele estava a olhar para o futuro e lemos em HB 12:1-2 que Ele se manteve fiel porque olhou para o futuro, viu a alegria do futuro, tinha a esperança no futuro e não neste mundo mas no futuro.

Por isso diz: tenham o mesmo sentimento que houve em Cristo, FP 2:5.

E essa é a segunda conexão irmãos e precisamos de ter a conexão com Deus e a conexão com outras pessoas mas as duas trabalham em conjunto neste equilíbrio para nos ajudar a ter uma paz.

E depois precisamos de estar conectados com o nosso trabalho e com a nossa missão e precisamos de TRABALHAR, e uma pessoa perde o emprego e fica deprimido como vou suportar a família? Como vou ajudar a família a sobreviver?

Então você precisa de procurar um trabalho, está a entender? Procurar um trabalho é um trabalho das 08 hs as 17 hs continuamente e não é pedi este emprego e agora estou a aguardar cair do céu, não! Esteja a procurar um trabalho 08 hs por dia! E tem um à espera? E procure outro, e outro e outro até um aparecer mas continue a buscar e não pare!

O sr. Rodment (?) que nasceu sem braços e sem pernas porque tinha uma doença chamada síndrome de tetra amelia e no dia 10.07.2019 recebeu o prêmio anual de desempenho esportivo e disse e imaginem sem braços e sem pernas, ele disse:

“a realidade é que eu estou aqui e se alguma mensagem que eu quero dar a vocês hoje é olhem para mim e quando você se dedica a algo e foca no que você pode fazer em vez de focar no que não pode fazer você pode realmente atingir locais de sucesso.

Este homem que nasceu sem braços e sem pernas e que nasceu deste modo decidiu olhar para o que poderia fazer e não para o que não podia e por isso você precisa de redirecionar os seus pensamentos.

Deus nos dá talentos, alguns tem 10, outros 5 e talvez você tenha 5 mas por um acidente ou por outra coisa você só tenha agora 1 talento e use esse talento! E o multiplique!!

Se vê isso em MT 25:14-30 e use esse talento!

Aqui há também um dizer de Paulo em 2 TS que é um dizer difícil mas diz em 2 TS 3:10: “porque ainda convosco vos ordenamos e se alguém não quer trabalhar que também não coma”.

Sim, se você tem uma dificuldade e uma certa desabilidade este homem que nasceu sem braços e pernas podiam dizer: você não pode trabalhar! Rodment era o nome dele mas trabalhou.

Se alguém não quiser trabalhar também não coma é um dizer difícil!

Não gosto de mencionar isso mas é uma instrução na Bíblia e não posso tira isto da Bíblia pois está nela e é um mandamento de Deus, digamos assim, é uma instrução de Deus.

V. 11: “de fato estamos informados que dentre vós há pessoas que andam desordenadamente, isto é, que não estão a trabalhar, e não trabalhando antes se intrometem na vida dos outros a elas, porém determinamos e exortamos no Senhor Jesus Cristo que trabalhando tranquilamente comam o seu próprio pão”.

E por isso precisamos de uma conexão com o trabalho e isso nos ajuda a vencer esta depressão! Por que? porque ao fim como lemos em TG 1:4 a pouco no fim vai ser uma pessoa perfeita!

Queridos irmãos, o sofrimento deste mundo não são para serem comparados com a glória a ser dada a nós! RM 8:18-23

A depressão irmãos e a ansiedade que é relacionada a esta depressão é uma grande doença na sociedade de hoje e vai aumentar exponencialmente mas o Senhor Johann Hari sugere em seu livro CONEXÕES PERDIDAS que uma das causas principais são as coisas externas que nos afetam e que nós permitimos sermos afetadas por elas totalmente.

E por isso temos que reconstruir estas conexões perdidas e eu hoje mencionei 3! A com Deus que temos que desenvolver essa bem forte, as com pessoas como viver em paz com os outros se for possível porque as vezes não é possível viver em paz com todos e com o trabalho.

Eu oro e espero irmãos que estes pontos os façam pensar que se você está deprimido ou conhece pessoas que estejam deprimidas tratem essas pessoas delicadamente como Deus tratou com Elias mas precisamos de entender que com dificuldades ou não Deus tem uma meta para nós.

Deus tem um propósito para você ser um filho ou uma filha perfeita no Reino de Deus e Deus vai ajudar você a vencer mas temos que fazer a nossa parte e temos que ser moderados e equilibrados neste assunto e por isso, por favor, vamos então concentrar no que podemos fazer com a ajuda de Deus para vencermos a tristeza, as preocupações, a depressão ou mesmo a ansiedade que possamos ter acerca do futuro porque estamos a nos esforçar a recobrar estas conexões partidas.

Que Deus vos abençoe nesta luta.