Ganhando os corações

Você está aqui

Ganhando os corações

Download (Baixar)
MP3 Audio (44.87 MB)

Download (Baixar)

Ganhando os corações

MP3 Audio (44.87 MB)
×

Ganhando os corações dos nossos filhos, andando com eles e ensinando-lhes o Caminho de Deus.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Não há nada como a nossa casa, se está seguindo os caminhos piedosos de Deus.

Vejamos em 1 JO 3:1-3 aí lemos que somos filhos de Deus: “vede que grande amor nos tem concedido o Pai a ponto de sermos chamados filhos de Deus e de fato somos filhos de Deus e por essa razão o mundo não nos conhece porque não conheceu a ele mesmo; amados agora somos filhos de Deus”.

Queridos irmãos nós somos filhos de Deus e como diz: “ainda não se manifestou o que haveremos de ser, sabemos, no entanto, quem quando Ele, Jesus Cristo, se manifestar seremos semelhantes a Ele, Cristo, porque haveremos de vê-lo como Ele o é”.

E por isso irmãos todos nós devemos nos purificar se temos esta grande esperança.

Queridos nós somos filhos de Deus! E igualmente os nossos filhos e netos também são filhos de Deus e é uma benção termos criancinhas e em MT 19 vemos que Jesus Cristo teve tempo sempre de dedicar as crianças pois nunca as rejeitou e vejemos aqui em MT 19:13-15: “trouxeram então algumas crianças para que Lhes impusesse as mãos e orasse”; e nós na igreja de Deus temos esta tradição de impor as mãos nas criancinhas e abençoá-las.

“mas os discípulos os repreendiam mas Jesus, porém disse: deixai os pequeninos e não os embraceis de virem a Mim porque dos tais é o Reino dos Céus, o Reino de Deus tem pessoas que tem uma atitude e umas características pessoais como crianças.

“e tendo imposto as mãos retirou-Se dali”.

Jesus Cristo não os ignorou e nós também não devemos ignorar aqueles pequenos e as nossas crianças são umas bençãos de Deus e espiritualmente aqueles que são novos na igreja são também como crianças e também são uma benção!

E vejam comigo em SL 127:3: “herança do Senhor são os filhos e o fruto do ventre o seu galardão”; é uma herança do Senhor termos filhos e as crianças são uma benção de Deus!

E nós temos uma responsabilidade de lhes os ensinar as coisas de Deus e os caminhos de Deus e para os ensinarmos uma das maneiras mais eficazes é de ganharmos o coração dessas crianças e andando, ensinando e falando com eles a respeito do caminho de Deus.

Em MC 12 diz que Jesus Cristo Lhe foi perguntado acerca de qual era o primeiro mandamento e se vê aí em MC 12:28: “chegando-lhe um dos escribas entreouvindo a expressão entre eles e viu Jesus que Lhes houvera respondido bem perguntou-Lhe: qual é o principal de todos os mandamentos?”

Qual é o primeiro e principal mandamento?

“e respondeu Jesus: o principal é ouve ó Israel o Senhor nosso Deus é o único Senhor”; e isso citado diretamente de DT 6:4.

“amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força”.

Temos que por Deus primeiro e isso é o que temos que ensinar aos nossos filhos.

“e o segundo é: amarás o teu próximo como a ti mesmo e não há outro mandamento maior do que estes e disse-lhe o escriba: muito bem mestre e com verdade disseste que Ele é o único e não há outro senão Ele e que amar a Deus de todo o coração e de todo o entendimento e de toda a força e amar o próximo como a si mesmo excede a todos os holocaustos e sacrifícios”.

“vendo Jesus que ele tinha respondido sabiamente declarou-lhe: não estás longe do Reino de Deus e já ninguém mais ousava interroga-Lo”.

Não estás longe do Reino de Deus pomos Deus primeiro e amamos o próximo como diz aqui como a ti mesmo esses são os mandamentos principais e por isso que Jesus respondeu que o principal é: ouve, ó Israel, o Senhor nosso Deus é o único Deus.

E queridos irmãos vamos ler aí em DT 6 que foi o que Jesus Cristo citou e vamos ler o que mais está nesse capítulo começando com o v. 4: “ouve ó Israel o Senhor nosso Deus é único Senhor e amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força e estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração”.

Precisamos de ganhar o coração dos nossos filhos pondo no coração dos nossos filhos as leis de Deus como a Bíblia diz escrever no coração e nas mentes os princípios de Deus.

E depois ele disse aqui: “essas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração e tu encucarás nos teus filhos e delas falarás assentado em tua casa andando pelo caminho e ao deitar-te e ao levantar-te”.

E isto vai ser uma prioridade na tua vida e tens que ter isto como uma prioridade e como um sinal na tua mão e cabeça quando fazes, quando trabalhas, quando pensas e isto é o que precisa ser a prioridade na tua vida.

Temos que pôr os princípios de Deus como uma prioridade na nossa vida e na vida dos nossos filhos e como? Como diz aqui: “falarás delas assentado na tua casa andando pelo caminho e ao deitar-te e ao levantar-te”; precisas ensinar e falar com os teus filhos acerca destes princípios de Deus e em tudo o que estais a fazer! Na tua vida e na tua casa! E isto é que precisamos de andar com Deus!

E quando andamos com nossos filhos andamos com Deus e com os princípios de Deus continuamente em prioridade na nossa mente, nas coisas que fazemos, como fazemos, como falamos e como atuamos.

Vejam em GN 5 vemos aí a situação de Enoque e vamos ler no v. 22 que diz assim: “andou Enoque com Deus e depois que gerou Matusalém viveu 300 anos antes de ter filhos e filhas”.

Vejam também no v. 24: “andou Enoque com Deus e já não era e Deus o tomou para Si, isto é, ele foi tirado desta sociedade e posto em outra”; e Enoque andou com Deus!

Vejam também em GN 6:5 se vê aí a corrupção da sociedade e diz: a maldade do homem se viu duplicada na terra e era continuamente má”.

Queridos irmãos é como o mundo hoje em dia é e todo o desígnio do coração das pessoas é mau neste mundo.

“então se arrependeu o Senhor de ter feito o homem na terra e isso Lhe pesou no coração e disse o Senhor: farei desaparecer da face da terra o homem que criei”.

Aqui se vê uma ordem muito forte como: vou eliminar as pessoas da terra!

v. 8: “porém, Noé achou graça diante do Senhor” e por que?

e depois diz: “esta é a história de Noé e Noé era um homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos e Noé andava com Deus”.

Ele achou graça porque quis viver e agradar e fazer as coisas que eram agradáveis a Deus e dois não podem andar juntos se não estiverem de acordo e por isso vemos aqui buscava justiça, a perfeição e um desejo para andar com Deus.

Queridos irmãos o que acerca de nós podemos dizer pela nossa vida e de como somos? Andamos com Deus? Então o que Deus requer de nós?

E leiam se faz favor em MQ 6:6: “com que me apresentarei ao Senhor? E me inclinarei diante do Deus excelso? Virei perante Ele com holocaustos?”

Deus quer sacrifícios? De touros ou bodes? Ou bezerros de 1 ano? É isso que Deus requer de nós??

“agradar-se-á o Senhor de milhares de carneiros, de 10.000 ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto do meu corpo pelo pecado da minha alma?”

É isso que Deus quer?

“ele te declarou homem, o que é bom e que é o que o Senhor pede de ti? Que pratiques a justiça, ames a misericórdia e andes humildemente com teu Deus”.

Andar com Deus mas humildemente e 3 coisas: praticar a justiça, amar a misericórdia e andar humildemente com Deus.

Praticar a justiça significa obedecer às leis de Deus e isto é um assunto do coração é uma motivação interna e não simplesmente uma coisa externa e sim ao contrário.

Em segundo lugar: amar a misericórdia e isto é mais do que simplesmente amar os nossos amigos porque amar os inimigos precisamos de ter misericórdia para com eles.

E depois diz: “e andes humildemente com o teu Deus”.

E isso não é o ponto final e isso é o que precisamos de estar a fazer de dia a dia.

Vejamos agora irmãos como TG está a nos instruir acerca desses mesmos 3 passos e vamos então ver TG 4 e começaremos a ler do v. 7: “sujeitai-vos, portanto, a Deus mas resisti ao diabo e ele fugirá de vós”.

Sejam submissos a Deus e como? Fazendo justiça e fazendo o Ele quer! E isso é sermos submissos à Deus! As leis de Deus! Ao reino Dele! Ao governo Dele! As regras de Deus!

E por isso precisamos de fazer justiça e resistir a quaisquer pensamentos errados ou desejos errados e perseverar no caminho e veja no v. 8: “chegai-vos a Deus”; isto é, estamos a nos aproximar de Deus para estarmos perto de Deus? E como? Fazendo justiça! E Ele se chegará a vós outros!

Você quer estar perto de Deus ou que Deus esteja perto de você? E precisamos de nos aproximar de Deus fazendo as coisas que Ele quer, isto é, sujeitando-nos as suas regras, à sua lei e ao seu domínio!

E por isso é um ato deliberado de nossa parte porque muitas vezes não queremos fazer isto ou aquilo ou falhamos nas nossas fraquezas, falhamos por ex. quando está a falar aqui em TG da nossa língua este membro do corpo que é difícil de controlar e falhamos!

Mas ele diz aqui: “purificai as mãos, pecadores, e vós que sois de ânimo dobre limpai o coração”, purificar e lavar as mãos de toda a imundícia deste mundão e limpar o coração que é um assunto do coração e ganhar os corações e nós temos que ter corações certos porque os nossos filhos veem a hipocrisia.

E temos que ser diferentes! Como? Através da oração, do estudo bíblico, da meditação, do jejum ocasional e também através de convivência com irmãos! Porque através desta convivência e falando um com o outro e estas partes ásperas que são um pouco de uma pessoa e outra vão se modelando e tirando estas partes ásperas e que as vezes magoamos um ao outro mas temos que conviver não podemos desistir e temos que continuar no caminho e perseverar!

E isto requer um domínio próprio controlado de fazermos o que sabemos que temos de fazer!

Vejam brevemente HB 10:24: “consideremo-nos, também, uns aos outros”; precisamos de considerar o próximo e não é considerar: eu tenho estas dificuldades e essas pessoas estão a tratar mal”; não irmãos e consideramos o próximo e não é que o próximo nos está a tratar mal mas nós é que precisamos de tratar o próximo bem mesmo que ele nos trate mal!

E não esteja a pensar: olha isso é o que a outra pessoa devia de fazer para mim, não, não pense no que a outra pessoa devia lhe fazer mas o que você deve de fazer a outra pessoa.

E por isso que diz: ama os teus inimigos! As vezes inimigos podem até ser irmãos na igreja porque não se dão bem e tem conflitos de personalidades e temos que aprender como diz aqui: a considerarmos uns aos outros para nos estimularmos ao amor e as boas obras e não dizer: tu serves a mim porque não estão a servir a mim, não, o que você fez para servir o outro?

Não é você que está assentando a dar aos outros ordens como: venham servir a mim, não, e você se ~levantar e ir servir o outro e estimularmos ao amor e as boas obras.

Não deixemos de congregarmos e óh os outros não gostam de mim por isso não vou congregar com eles! Olha, vou para outro local!

“não deixemos de congregar como é o costume de alguns e antes façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o dia se aproxima”; precisamos de nos encorajar e nos aproximar uns aos outros mesmo quando é difícil

E precisamos de cultivar qualquer oportunidade perto de Deus e do seu povo amando a Deus e ao próximo e isso é amor!! E isso é que são os 10 mandamentos ou o que são os relacionamentos com o homem e com Deus em primeiro lugar!

Precisamos de nos lavar internamente o coração e precisamos de ser justos e seguir a justiça e não podemos ter esta mente dobre, olha assim, hoje se faz isso ou amanhã; precisamos de ter esta mente correta continuamente e precisamos de vencer estas fraquezas da carne e ter muito cuidado com o que está guardado no coração porque da abundância do que está no coração aboca fala como lemos em MT 12:33-37.

Cuidado com o seu coração! Precisamos de ter esta mansidão de sabedoria! Como lemos em TG 3:12 e precisamos de limpar o coração!

Então, voltando de novo a TG 4 e a pouco eu mencionei TG 3:12 e deveria ter mencionado o v. 13 que é: “quem de vós é sábio e inteligente mostre em mansidão de sabedoria mediante com digno proceder as suas obras” é o que precisamos de ter: boas obras.

E então continuando em TG 4 que lemos até o v. 8 e agora vamos ler o v. 9: “afligi-vos, lamentai e chorai” o que é que isso quer dizer, irmãos? Quer dizer que devemos nos ARREPENDER! Devemos de nos ARREPENDER porque vimos que devemos de praticar a justiça mas o que acontece é que muitas vezes não praticamos a justiça! O que acontece irmãos é que falhamos! É que erramos e pecamos!

E por isso diz: afligi-vos, lamentai e chorai; arrependam-se, ora se nos arrependermos precisamos da misericórdia de Deus e diz: que precisamos de amar a misericórdia!

Em JÓ 42:5-6 diz: “eu te conhecia só de ouvir mas agora os meus olhos Te veem”; por que? porque nos aproximamos de Deus, seguimos a justiça e começamos a entender melhor quem Deus é e Ele se aproxima de nós.

E por isso então: “eu te conhecia só de ouvir mas agora os meus olhos te veem por isso estou a praticar a justiça, por isso agora estou me afligindo e estou arrependido e digo por isso que me abomino, me arrependo no pó e na cinza”.

E por isso precisamos de amar a misericórdia e precisamos de realizar que eu sou e vocês são mas eu sei que sou um trapo de imundícia e não sou nada! E eu preciso da misericórdia de Deus!

Eu pratico muitos erros e tenho que me arrepender isso entre Deus e eu é o que tenho que fazer perante Deus.

Em SL 15 outro salmo pequeno: “quem Senhor habitará no teu tabernáculo?" quem vai estar internamente perto de Deus?

“quem há de morar no teu santo monte? Aquele que vive com integridade e pratica a justiça”.

O que é que o Senhor requer de nós? Que pratiquemos a justiça!

“e de coração fala a verdade e que não difama com a sua língua, não faz mal ao próximo nem lança injúria contra o seu vizinho o que a seus olhos têm como desprezível ao réprobo mas honra aos que temem a Deus, ao Senhor, e jura com dano próprio”.

Olha eu vou dizer a verdade mesmo que dizendo a verdade me cause dano.

“e não se retrata, isto é, que mantém a sua palavra mesmo quando vai se prejudicar, aquele que não empresta o seu dinheiro com usura nem aceita suborno contra o inocente; quem deste modo procede não será jamais abalado e esse será o que habitará no tabernáculo do Senhor eternamente”.

Mas como disse todos nós reconhecemos que falhamos muito e que não chegamos a este padrão e por isso nós reconhecemos que precisamos de ser perdoados.

E leiam comigo se faz favor em MT 6:12: “perdoa as nossas dívidas assim como nós temos perdoado aos nossos devedores”; perdoa os meus pecados como eu perdoo os pecados dos outros! E perguntamos: somos duros para os outros?  Como: não, não aceito o que essa pessoa fez!! ou perdoamos??

Perdoa as nossas dívidas assim como nós TEMOS e por isso amamos a misericórdia, amamos o perdão porque já perdoamos aqueles que fizeram coisas contra nós!

Para recebermos misericórdia de Deus temos que ser misericordiosos para com o próximo TEMOS como diz: TEMOS que ter perdoado.

Vejamos em RM 12:17: “não torneis a ninguém mal por mal”; não estejas aí a te vingar! Me fez isto vou lhe fazer aquilo! Esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens se possível quanto depender de vós tende paz com todos os homens”; se possível, pois nem sempre é possível.

“não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar a ira, de Deus, pois está escrito: A MIM ME PERTENCE A VINGANÇA, EU É QUE RETRIBUIREI diz o Senhor”.

O Senhor é juiz e Ele que vai por tudo certo! E deixa essa retribuição nas mãos de Deus.

“pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome dá-lhe de comer, se tiver sede dá-lhe de beber porque fazendo isto amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça, não te deixes vencer do mal mas vence o mal com o bem”.

Vejam também em MT 5:38: “ouviste o que foi dito: olho por olho , e dente por dente e depois aqui diz: Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso mas a qualquer que te ferir na face direita volta-lhe também a outra e ao que quer demandar contigo e te tirar a túnica deixa-lhe também a capa, e se alguém te obrigar a andar 1 milha vai com ele duas, dá aquém te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhes emprestes”.

Queridos irmãos isto está aqui a dizer que precisamos de ser perfeitos e por isso que diz no v. 48: “portanto, sê vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai Celeste”.

E então, irmãos, continuando a ler em TG 4 acabamos de ler o v. 10: “humilhai-vos na presença do Senhor e Ele vos exaltará”; precisamos de ser humildes e de andar de uma maneira humilde como humilhando-nos a frente do Senhor.

E Jesus Cristo deixou a forma de Deus e ser um homem e Se humilhou até a morte e vejam comigo se faz favor em FP 2 onde Jesus Cristo se humilhou para nós e em FP 2:5-11: “tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus pois Ele subsistindo em forma de Deus, Jesus Cristo, que era da forma de Deus, era um ser da forma de Deus como Deus pai é”.

“não julgou usurpação ser igual a Deus”; não era uma coisa que devia de se manter e o insulto ser igual a Deus.

“mas a si mesmo Se esvaziou”; deixou essa forma de Deus; “e assumiu a forma de um ser humano, de um servo, tornando-Se semelhante aos homens reconhecido em figura humana e um verdadeiro servo de Deus.”

v. 8: “e a Si mesmo Se humilhou”; Jesus Cristo que era o Verbo e da forma de Deus se esvaziou e veio a ser um homem.

E depois diz no v. 8: “e a si mesmo Se humilhou tornando-se obediente até a morte e morte de cruz”.

Queridos irmãos Jesus Cristo fez isso de livre vontade porque diz: a Si mesmo Se esvaziou e a Si mesmo Se esvaziou.

“E por isso mesmo Deus O exaltou de sobremaneira que está acima de todo o nome”; e isso é o que lemos a pouco em TG: torna-te humilde e Deus te exaltará.

“porque Deus O exaltou de sobremaneira que Lhe deu o nome que está acima de todo o nome para que o nome de Jesus Cristo se dobre todo o joelho nos céus e na terra e debaixo da terra e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor para a glória de Deus”.

Queridos irmãos humildade é uma atitude muito importante e aliás na série de belas atitudes ou bem aventuranças em MT 5 essa é a primeira bem aventurança e bela atitude.

Vejam aqui se faz favor em MT 5:3: “bem aventurados os humildes de espírito”; você é humilde internamente? Pessoalmente no seu espírito?

“porque deles é o reino dos céus” e depois as outras atitudes e bem aventuranças se adicionam como as que choram, que são mansos e são maleáveis e que são ensináveis e aqueles que querem a justiça de Deus e procuram a justiça de Deus e os que amam a misericórdia.

E veem-se essas coisas uma construindo em cima da outra e começa com humildade, depois buscamos a justiça de Deus e amamos a misericórdia e para o que? para haver paz! Paz é o resultado final!

Por isso irmãos é uma caminhada e um caminho com Deus! E nós temos que seguir essa caminhada e os nossos filhos veem isso em nós e quando nós caminhamos com eles na estrada, quando nos levantamos e nos deitamos e quando comemos e conversamos com eles com certeza eles então aprendem! Pelo nosso exemplo porque estamos a ensinar a eles através da nossa própria prática e não somos HIPÓCRITAS!!

E por isso precisamos de buscar a justiça e precisamos de reconhecer que todos nós falhamos e por isso precisamos de amar e ter misericórdia e depois andar humildemente perante Deus em fé e confiando em Deus que Ele fará o resto.

Queridos irmãos esses são os pontos mais importantes da lei e foi o que Jesus Cristo disse aos fariseus em MT 23:23: “ai de vós escribas e fariseus, hipócritas, porque dás o dízimo do endro, da hortelã e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fé devias, porém , fazer essas coisas, isto é, sim devias de dar o dízimo e não está a dizer que não devas de dar o dízimo; sem omitir a justiça, a misericórdia e andar com Deus em fé e que Ele faça o resto”.

Por isso queridos irmãos como pais temos uma grande responsabilidade de ensinar os nossos filhos quando nos sentamos, andamos e como estamos a ensinar? Conversando com eles e mostrando a eles como estamos a viver e praticando essa mesma coisa que estamos a dizer e que não somos hipócritas é assim que os nossos filhos aprendem pelo nosso exemplo e ensino com amor e com carinho vencendo e ganhando os corações de nossos filhos deste modo.

E vejam comigo em PV 22:6: “ensina a criança no caminho em que deve andar”; e como? Falando com ela, vivendo, você próprio, sendo um exemplo do que você está a ensinar pela sua própria prática porque você não é hipócrita e praticando a justiça, amando a misericórdia e andando humildemente em fé e os nossos filhos assim aprendem.

“ensina o caminho que a criança deve andar e ainda quando for velho não se desviará dele”.

E por isso irmãos ensinem as crianças, os seus filhos e aqueles que são mais novos na fé, convivendo com eles e demonstrando que você busca a justiça e que você ama a misericórdia e que anda em fé! Ensina e fale e ande com eles! Ganhe os corações deles e dos nossos filhos, das nossas crianças e ande humildemente e eternamente com Deus.