Gnosticismo no primeiro século

Você está aqui

Gnosticismo no primeiro século

Download (Baixar)
MP3 Audio (21.32 MB)

Download (Baixar)

Gnosticismo no primeiro século

MP3 Audio (21.32 MB)
×

A situação religiosa e cultural no primeiro século foi afetada pelas filosofias helenísticas.

Sermon Notes

Será possível que a vida cristã no primeiro século foi mais fácil do que hoje, pois estavam perto da era de Cristo e dos apóstolos? Ou tinham eles dificuldades em separarem as várias ideias religiosas que existiam, como é o caso hoje em dia?

Este sermão descreve que a situação no primeiro século era semelhante à de hoje por causa do que é conhecido hoje pelo nome de gnosticismo. O gnosticismo eram filosofias henelistas baseadas em sabedoria (conhecimento e ciências).

Essas ideias não eram uma simples filosofia - mas tinham muitas variedades - muitas possibilidades de interpretação - mas com bases comuns de decepção que são ainda hoje prevalentes no cristianismo. 

Essas filosofias eram e são muito enganadoras, haviam muitos que enganavam e enganam, com as suas ideias e teorias, as quais incluíam 'libertinagem' e vários enganos que eram 'anti-Cristo'.

Precisamos ter muito cuidado, pois se fosse possível até os próprios eleitos seriam enganados (Mat 24:24). Precisamos batalhar, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos (Judas 3).