O Coração e a Intenção da Profecia

Você está aqui

O Coração e a Intenção da Profecia

Download (Baixar)
MP3 Audio (47.28 MB)

Download (Baixar)

O Coração e a Intenção da Profecia

MP3 Audio (47.28 MB)
×

O dom da profecia não é nada se não é usado com amor. Qual é a intenção da profecia? É para para criarmos argumentos acerca de datas e significados de selos, trombetas e da marca da Besta? Certamente muitos detalhes são importantes. Mas, qual é o coração e a intenção da profecia?

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

“Ainda que tivesse o dom de profecia e conhecesse todos os mistérios e todo o conhecimento, ainda que tivesse toda a fé de maneira tal que transportasse os montes e não tivesse amor nada seria”

Queridos irmãos, a profecia na Bíblia tem um propósito é inspirada a demonstrar ao fim disso o amor de Deus e se não temos amor então a profecia não tem valor nenhum. Em AP 19:10 lemos:

“Adora a Deus porque o testemunho de Jesus é o Espírito de Profecia”

 A vida e o testemunho da vida de Cristo, o testemunho do que Ele fez e viveu e tudo o que JC, O Verbo, tem feito é profético e Deus tem um propósito e um grande plano e em CL 1:25 lemos:

“Da qual estou feito ministro segundo a dispensação de Deus foi concedida para convosco cumprir a Palavra de Deus”

Pau[o está a dizer que foi feito ministro para servir a igreja e tem passado por aflições cumprindo, digamos assim, o resto das aflições de Cristo a favor do seu corpo que é a igreja de Deus e o ministério dele é um de obedecer a Palavra de Deus e de proclamar a Boa Nova e por isso que ele diz: cumprindo a Palavra de Deus. E no v. 26 diz:

“E o mistério que esteve oculto desde todos os séculos”

O grande mistério deste plano de Deus para toda a humanidade e não só para os israelitas e também para os gentios;

“E em todas as gerações e agora foi manifestado aos seus santos aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério”

E que é o plano de Deus e ao fim de contas é profético e que demonstra o amor de Deus!

“Que a glória deste mistério entre os gentios que é nossa esperança da glória”

Queridos irmãos, esta grande Boa Nova e profecia da vida de Cristo é que o Pai e JC querem nos dar glória! É a esperança da glória, é o mistério que a família de Deus quer compartilhar conosco e quer nos dar! E no v. 28:

“A quem anunciamos”; sim, este Evangelho é pregado e esta Boa Nova também e em grande sabedoria de Deus;

“Admoestando a todo o homem, isto é, avisando a todo o homem”

Sim, porque esta Boa Nova também tem um aviso;

“E ensinando também a todo o homem para que apresentemos todo o homem perfeito em Cristo Jesus”

Para haver uma mudança do que nós somos e por isso o Espírito de Profecia é para nos dar a Boa Nova que precisamos de nos mudar e se não mudamos de uma natureza corrupta para a natureza divina certas coisas vão acontecer profeticamente para nos ensinar essa lição.

Porque o resultado final é para que nós sejamos apresentados como um homem perfeito como é o Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Queridos irmãos, a sabedoria de Deus, a mente de Deus, o Seu aviso e conselho é profético e isso é tudo para nós um bom resultado final e então qual é o coração e a intenção da profecia? Precisamos de entender isso e essa é a resposta que espero dar a vocês claramente hoje de como nós podemos aplicar na nossa vida a profecia de uma maneira prática.

E por isso entendemos qual é o valor espiritual do que devemos ganhar e então para explicar este ponto de uma maneira melhor vou usar a estória do senhor pombo! Não estou a falar do senhor peru ou senhor abutre estou a falar do senhor pombo; sim, aliás, um livro inteiro foi escrito na Bíblia!

E esse livro do senhor pombo só tem uma única profecia assim como um único versículo e o problema do senhor pombo é que não estava a entender e a usar a profecia da maneira que Deus entendia ou queria que fosse usada.

Ele não entendeu a intenção e o coração da profecia, ora, em primeiro lugar Deus estava através do senhor pombo a dar uma grande oportunidade, mas tornou-se uma grande recusa pelo senhor pombo e esse livro onde a palavra pombo é traduzida da palavra hebraica: Jonas, ora, o livro do profeta Jonas no JN 1:1:

“Veio a ele a palavra do Senhor a Jonas, o senhor pombo, filho de Amital dizendo: “

E a pergunta é: o senhor pombo, Jonas, estava pronto à instrução e a palavra do Senhor?  E a pergunta a nós é: estamos prontos para receber a instrução do Senhor?  E no v. 2 diz:

“Levanta-te e vai a grande cidade de Nínive, hoje em dia é no Iraque, ao norte de Bagdá, chamada Mosul, e clama contra esta cidade, que é, digamos assim, a capital da Assíria e diz: porque a sua malícia subiu até a Minha presença, porém, Jonas, o senhor pombo preferiu fugir da presença de Deus”

“E foi com intenção de ir a Társis, que era provavelmente na península ibérica onde está hoje a Espanha e Portugal, talvez ele decidiu ir para o Algarve e diz assim: foi à cidade de Jope que hoje em dia chama-se Telavive e daí comprou bilhete de barco e foi num barco, digamos assim, a caminho do Algarve”

“E pagou sua passagem e adentrou ao navio para ir com eles para essa região da península ibérica e longe da presença do Senhor”

A perspectiva que ele tinha de Deus estava incorreta, irmãos, e mentalmente e[e estava a limitar a Deus porque você e eu não podemos fugir de Deus e não podemos dizer: NÃO! A Deus! Não podemos recusar a instrução Dele! E a nossa perspectiva conduz a nossa maneira de atuar, a nossa conduta, como nós reagimos e em JR 23:23:

“Porventura sou Eu Deus de perto diz o Senhor? E não também Deus de longe?  Você não pode fugir! Poder-se-ia fugir da minha presença que eu não veja diz o Senhor? Porventura não encho os céus e a terra diz o Senhor?

Não há local para te esconderes e em JN 1:5-6 lemos:

“Então houve um grande vento e temporal, uma grande tempestade e o navio estava a pronto a se despedaçar e então no v. 5 vemos: então, temeram os marinheiros, clamaram cada um ao seu Deus e lançaram ao mar as cargas que estavam no navio para aliviar o peso, Jonas, o senhor pombo, porém, desceu ao porão do navio tendo-se deixado e dormia um profundo sono”

“E o mestre do navio chegou-se a ele e disse: dorminhoco, acorda, o que passa contigo? Levanta-te e clama ao teu Deus, talvez assim esse Deus se lembre de nós e não vamos perecer”

E então vemos o que se passa e o que ele diz no v. 12:

“Levantai-me e lançai-me ao mar e o mar se vos aquietará porque eu sei que por minha causa sobreveio esta grande tempestade”

Atirem-me ao mar, não me importa, o senhor pombo estava arrependido? Não! Não havia nenhum arrependimento, nada! E vemos então que depois de o atirarem e se vê no v. 15:

“Lançaram ao mar e cessou o mar da sua fúria, eles temeram”, mas no v. 17 se lê:

“Preparou, pois, o Senhor um grande peixe (não diz que foi uma baleia, irmãos), preparou um peixe especial para o senhor pombo e que tragasse a Jonas para que ficasse 3 dias e 3 noites nas entranhas do grande peixe”

Deus assim o pôs numa situação de grande estresse para ele, digamos assim, voltar ao seu senso, a sua própria maneira de pensar e como deveria de pensar e lembrem-se que isto não era um navio cruzeiro com todo o luxo, beleza e grande conforto.

Certamente era muito inconfortável e bem escuro e talvez o cheiro não devia de ser muito agradável e há alguma coisa que você está a se recusar na sua vida de fazer o que Deus diz para você fazer??

Mas vemos aqui este primeiro ponto que Deus estava a estabelecer uma grande oportunidade e uma grande lição e um grande arrependimento ao povo de Nínive, os assírios, mas Jonas não o queria fazer e cumprir o que o Deus mandou.

Mas o segundo ponto é que Deus vai usar ou usou Jonas mesmo quando ele não queria! Deus é grande e a atitude incorreta de Jonas não causou que Deus não o pudesse usar para fazer a obra de Deus! Porque Deus é grande!

E Deus sabe como deve trabalhar com você! Além das suas falhas. Em IS 46:10 diz:

“Que anuncio o fim desde o princípio e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam, que digo: o Meu conselho será firme e farei toda a Minha vontade”

Você não pode torcer o braço de Deus para que faça a sua vontade é Deus que fará a vontade Dele e Jonas era simplesmente um mensageiro com uma mensagem que tinha de dar é uma analogia que JC também veio nos dar uma mensagem: da Boa Nova do Reino de Deus para todas as pessoas sejam israelitas ou gentios e Deus quer nos salvar e Ele fará tudo para isso.

E por isso vemos quatro pontos importantes e de semelhança ambos Jonas e Jesus Cristo foram enviados por Deus, segundo, ambos, estavam nas entranhas, sim, Jonas esteve 3 dias e 3 noites nas entranhas do grande peixe e JC esteve 3 dias e 3 noites nas entranhas da terra, esteve na sepultura.

Ambos retornaram à terra onde as pessoas viviam saindo das entranhas e a mensagem é para ambos, em quarto lugar, israelitas e gentios porque Jonas foi aos gentios.

Nós, você e eu, numa maneira de ver também somos como Jonas e somos chamados para servir a Deus Pai e a Seu Filho Nosso Salvador Jesus Cristo, nós temos responsabilidades que Deus nos dá e você? Vais fugir dessas responsabilidades? Vamos limitar Deus pensando que podemos fugir Dele? Temos uma atitude incorreta e dizemos: não! A Deus?

Tal como no caso de Jonas Deus pode por você e eu em situações difíceis e voltando então a JN 2: 10 lemos:

“Uma vez que estava Jonas dentro do peixe começou a pensar de outra maneira e depois diz: falou, pois, o Senhor ao peixe e este vomitou a Jonas na terra seca”

Deus pôs Jonas de volta na terra, mas foi à volta de vômito, e Deus vai usar a humanidade embora não queira seguir a Deus, está rejeitando Deus hoje em dia, mas Deus tem um grande plano para toda a humanidade e Deus fará o que quer fazer como lemos em IS 46:10: “Sua vontade é firme e Ele O fará”

Ele é Deus! E por isso tinha e tem uma grande oportunidade para todo o mundo e quer que todos nos arrependamos e Deus nos envia com uma responsabilidade de pregar ao mundo para se arrepender.

Porque Deus, em terceiro lugar, está a preparar-Se, a preparar o mundo, a sociedade para algo muito grande e Deus tem um grande propósito para toda a humanidade e leiamos em IS 45:18:

“Porque assim diz o Senhor que tem criado os céus, que formou a Terra e a fez; Ele a confirmou e não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada e Eu Sou o Senhor e não há outro”

Formou a Terra porque tem um propósito final para nós e Ele fará, mas não a criou vazia; ora, a palavra vazia é interessante porque esta palavra: vazia em hebraico é taul que é a mesma palavra que é usada em GN 1:2 diz:

“E a Terra era ou veio a ser ou se tornou sem forma e vazia (taul, em hebraico”

Deus não criou a Terra em vão, pois, Deus tem um grande plano, mas primeiro Ele vai criar os filhos e filhas Dele na Sua família, todos nós temos que nos arrepender para podermos ser salvos, isto é, para podermos ser filhos Dele como seres espirituais no reino de Deus; e essa é a Boa Nova que Deus tem para nós e esta é a grande profecia e este é o amor De Deus e a intenção e o coração da profecia.

Mas a profecia também tem avisos para nós nos arrependermos e mudarmos, assim como nos tornarmos pessoas humildes, mansas, maleáveis, de maneira que Ele nos possa moldar de acordo com a Sua imagem espiritual; e em JN 3:1-4 lemos:

“Veio a Palavra do Senhor, segunda vez a Jonas, dizendo: levanta-te e vai a grande cidade de Nínive e prega contra ela a mensagem que te digo, e levantou-se Jonas e foi a Nínive, segundo a Palavra do Senhor, ora, Nínive era uma cidade muito grande a 3 dias de caminho”

“E começou Jonas a entrar pela cidade caminho de um dia e pregava dizendo e aqui está a única profecia de Jonas neste versículo: ainda quarenta dias e Nínive será subvertida”

Daqui a 40 dias Nínive vai ser destruída!  Simples profecia! E vemos aqui no v. 3 ele disse:

“Levantou-se Jonas e foi a Nínive”; ele disse: SIM, SENHOR! Vou! Agora não disse: não! E vejam no v. 6:

“Esta palavra também chegou ao rei de Nínive e ele se levantou do seu trono e tirou de si as suas vestes, cobriu-se de saco e sentou-se sobre a cinza”

Se vê aqui que ele arrependeu-se;

“E fez uma proclamação e vingou em Nínive pelo decreto do rei e dos seus grandes dizendo: nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem alguma coisa nem se dê alimentos nem bebam água”

Quantas vezes é que você faz um jejum, mas não faz que o seu cão, ou gato, ou seus animais não comam? E não bebam água? Se vê aqui que o rei estava a encorajar a todas as pessoas a se arrependerem e de uma forma muito forte! E nos vs. 8-9:

“Mas os homens e os animais sejam cobertos de sacos, clamem fortemente a Deus e convertam-se cada um do seu mau caminho, da violência que há nas suas mãos”

Ó, como seria bom ter um líder, hoje em nossos países, que falassem: parem a violência, vamos nos arrepender e jejuar! Mas isso não está acontecendo no mundo hoje, não há arrependimento; a Boa Nova do Reino de Deus está a ser pregada, o aviso está a dizer: JESUS CRISTO VIRÁ E TEM QUE SE ARREPENDER! E o mundo não se arrepende!

Queridos irmãos, como lemos em DN 4:25:

“É Deus que põem as pessoas e governantes nas suas posições de liderança”

Se vê aqui que quando este rei Nabucodonosor teve uma situação que, digamos assim, esteve nas entranhas porque o espírito do homem no homem foi tirado dentro dele e por isso ele foi tirado de entre os homens como se lê no v. 25:

“E a tua morada será com os animais do campo e te farão comer erva como os bois e serás molhado do orvalho do céu e te passarão sete tempos, sete anos, por cima de ti, até que te arrependas! E venhas a conhecer que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens e o dá a quem quer! “

No livro de ET 4:14 lemos:

“Mardoqueu disse a Ester: porque se de todo te calares este tempo, socorro e livramento, da outra parte sairá os teus, mas tu e a tua casa, teu pai perecereis e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino”

Quem sabe? Deus está a por você na posição de entender a verdade para um certo propósito e o que você está a fazer com isso ou está recusar essa responsabilidade? Só você pode responder a esta pergunta!

Mas o ponto é que Deus está a preparar um povo, no símbolo do logotipo da Igreja de Deus Unida temos: PREGAR O EVANGELHO E PREPARAR UM POVO.

Para serem reis e sacerdotes no Reino de Deus; Ele está a nos ensinar agora, está a nos treinar agora para uma grande responsabilidade no futuro e continuando em JN vemos aqui o povo de Nínive se arrependeu e está em JN 3:10 lemos:

“E Deus viu as obras de[es e como se converteram do seu mau, houve um verdadeiro arrependimento, do seu mau caminho e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado o que faria e não o fez”

Se arrependeram e a profecia que lemos em JN 3:4: ainda quarenta dias e Nínive será subvertida” não foi cumprida, mas na realidade e se pensarem bem a profecia realizou o seu propósito que era para conduzir o povo ao arrependimento.

E vocês leem em AP e nas cartas de Jesus Cristo à igreja de Deus em AP 2:5-16 e AP 3:3-19 e outros diz: ARREPENDAM-SE!! E qual é a sua perspectiva e visão da profecia? Você vê a grande visão de que Deus quer que as pessoas arrependam-se?

Mas a perspectiva de Jonas era diferente e não viu esta grande visão e por isso se lê em JN 4:1:

“Mas isso desagradou extremamente a Jonas”

Ele ficou irado!

Queridos irmãos, o ponto é que Deus tem um grande coração de amor e conforto, por outro lado, Jonas tinha uma perspectiva e visão da profecia que era intelectual; e infelizmente, hoje em dia, temos várias pessoas com visões de profecias intelectuais.

E que não veem a intenção e o coração da profecia porque a intenção da profecia é para o mundo se arrepender, mas se o mundo e as pessoas não se arrependem as profecias serão cumpridas e em MT 12:41 lemos:

“Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração e a condenarão porque se arrependeram com a pregação de Jonas; e eis quem está aqui que é maior que Jonas”; Jesus Cristo.

JC tem o coração certo e vai trazer justiça à segunda ressurreição, ao juízo do trono branco; o ladrão ao lado de Cristo vai receber justiça e quando JC disse a ele: eu te digo, hoje, que estarás comigo no paraíso, isto é, na segunda ressurreição a um ser físico na terra que vai ser mudada para um paraíso durante o período do milênio e quando este ladrão ressuscitar vai estar na Terra que já será um paraíso.

E então vai aprender o caminho de Deus, e vai ter a oportunidade de se arrepender e vai ter a oportunidade de mudar a natureza carnal para a natureza divina para que possa vir a ser um filho na família de Deus.

O bom proverbial samaritano, pois não era uma pessoa real, era um provérbio, um exemplo, mas este proverbial bom samaritano, essas pessoas que fazem boas coisas vão ressuscitar, aprender a verdade e vão ser recompensadas e vão ter a oportunidade da vida eterna e que não tem neste mundão.

Deus e Seu filho Jesus Cristo tem um grande coração por toda a humanidade e Jonas não queria aceitar que a profecia tinha uma visão maior; e[e simplesmente estava a pensar que a profecia tinha falhado, mas a profecia não falhou e então se lê aqui ao fim do livro de JN 4:9-11:

“Então disse Deus a Jonas: faz bem que assim tires a aboboreira e ele disse: faço bem que me revolta até à morte e disse o Senhor: tivestes compaixão da aboboreira a qual não trabalhastes nem fizestes crescer que numa noite nasceu e numa noite pereceu e não hei Eu, Deus, ter grande compaixão da cidade de Nínive? Em que estão mais de 120.000 pessoas? E que não sabem discernir entre sua mão direita e esquerda e também muitos mais”

Queridos irmãos, não há um amém neste livro; a tradição diz que Jonas se arrependeu e veio a entender o coração de Deus, de misericórdia e de conforto, mas a lição vital é que sua vida e para a sua vida e para a minha o que você aprende disto?

O que eu aprendo dito? Em IS 58 lemos que temos que avisar o mundo do que se está a passar no v. 1:

“Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como trombeta e anuncia a Meu povo a sua transgressão e a casa de Jacó os seus pecados”

Nós temos que avisar, e pregar, mas, mas se não aprendemos a lição de nós próprios que temos e estamos a pregar a verdade! Mas não aprendemos a lição de nós próprios, mas que pena!

Então, que lições que temos que aprender? Queridos irmãos, primeiro temos que aprender a por isto em prática e temos que praticar e sermos um exemplo e vejam em 2 PE 3:11 lemos:

“Havendo pois de aparecer todas estas coisas que pessoas vos convém em santo trato e piedade? “

Isto tudo, irmãos, vai ser destruído e o que é importante que nós temos que ser? Em santo trato e piedade; e aqui há um ponto importante: de que precisamos de mudar porque Deus tem um grande coração e vemos em AP 21:3-4 de que Deus vai tirar todas as lágrimas e vamos ler:

“E ouvi uma grande voz do céu que dizia: eis aqui o tabernáculo de Deus estar com os homens, pois, com eles Deus Pai habitará, e[es serão o Seu povo e o mesmo Deus estará com eles será o seu Deus e Deus limpará os olhos de todos os seres humanos e toda a lágrima e não haverá mais morte e pranto nem clamor nem dor”

Queridos irmãos, há tanta dor hoje, há tanto sofrimento físico, saúde, mental, emocional é tanto sofrimento, irmãos, mas isto tudo vai passar e Deus nos vai tirar todas as lágrimas e não haverá mais morte nem pranto assim como nem clamor e nem dor.

O coração e a intenção da profecia não são acerca de datas intelectuais, sim, inclui datas, mas a intenção e o coração da profecia não são acerca das datas e sim de arrependimento e misericórdia que conduz à obediência e que é na realidade a fé em ação!

Então, por que todos os mistérios da profecia? Por que todos os detalhes técnicos da profecia é para mostrar que você sabe isso intelectualmente muito esperto? Não! É para quando acontecer olharmos para trás e vermos o PODER DE DEUS que Ele fez exatamente como Ele disse que ia fazer e nós nem conseguimos entender isso tudo!

Isto é um complexo enorme! De circunstâncias do mundo e Ele encaixou tudo direitinho como disse que ia encaixar e isso demonstra o poder, a autoridade e sabedoria de Deus! Mas a intenção e o coração da profecia são para nós nos arrependermos!

E por isso nós temos que aprender a ter compaixão e perdoar os outros como Deus perdoa e a Palavra de Deus nos ensina muitas lições da vida cristã e nós temos que as aplicar no nosso dia a dia e não fugir delas como Jonas.

Temos que estar prontos a fazer o que Deus nos diz e quando nós não esperamos e vejam, por ex., em AT 10 quando Pedro foi instruído a batizar o gentio Cornélio e vemos aí a estória começando no v. 9 até o v. 47 que ele viu este lençol com animais impuros e imundos e Deus disse: coma! E ele retruca: não posso comer! E por várias vezes fala: come e responde: não posso comer!

E ele pensou: o que isso quer dizer? Porque Deus não muda; é o mesmo ontem, hoje e amanhã! E então quando ele veio se encontrar com a família de Cornélio então ele veio a saber que não devemos chamar ninguém impuro.

E então ele se chegou a essa família e eles receberam o Espírito Santo e ele então os batizou e veio a começar a aprender que a Boa Nova do Reino de Deus não é só para judeus, mas é para todos! Sejam israelitas ou gentios!

Por isso o centurião Cornélio e a família foram batizados, mas Pedro não esperava fazer isso! Mas o Pedro foi o “Jonas” e que atuou e que disse: sim quando Deus lhe disse para fazer uma coisa!

E por isso nós precisamos de estar prontos e dizer: sim a Deus! Quando não esperamos e a situação pode ser difícil e até incompreensível, mas temos que dizer sim a Deus porque Deus vai trabalhar consigo e pacientemente.

E por isso quando lemos em 1 CO 13:2 diz:

“E ainda que tivesse o dom de profecia e conhecesse tosos os mistérios e todo o conhecimento se não tivesse amor, nada seria”

A profecia, irmãos, embora fale acerca de datas e tem selos, trombetas, mas o ponto importante da profecia não é a sabedoria intelectual destes símbolos todos; o ponto da profecia, a intenção e o coração da profecia, é porque Deus tem um grande plano de salvação e compaixão e de amor para com você e para comigo.