O Plano de Deus e as Festas de Deus

Você está aqui

O Plano de Deus e as Festas de Deus

Download (Baixar)
MP3 Audio (47.54 MB)

Download (Baixar)

O Plano de Deus e as Festas de Deus

MP3 Audio (47.54 MB)
×

O Sábado semanal aponta para a criação e para o descanso de Deus. Mas também aponta para o descanso por vir. Este descanso por vir é parte do Plano de Salvação de Deus. As Festas de Deus com os Sábados anuais descrevem este plano de salvação para a humanidade em maior detalhe.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

A festa dos tabernáculos é sempre um desejo de grande alegria, de uma pessoa estar animada e ter uma grande expectativa.

Todos nós principalmente aqueles que observaram a festa previamente na igreja de Deus tem um grande desejo e uma grande animação e expectativa esperando pela festa de novo.

Ora, vejemos então hoje um bocadinho mais acerca do significado do plano de Deus e dos dias santos e particularmente do quarto mês.

Ora, uma das razões de que Cristo veio na sua primeira vinda foi para pregar o Evangelho do Reino de Deus e isso lemos em LC 4:43: “que é necessário que Eu anuncie o Evangelho do Reino de Deus em outras cidades pois também para isso fui enviado”; está claro pelo Pai.

Jesus Cristo nos foi enviado como um mensageiro para nos dar uma mensagem do Reino de Deus mas por que? Porque a sua primeira vinda abriu as portas para o Reino de Deus ser possível para os seres humanos, previamente era uma promessa, sim, mas agora com a vinda de Cristo, com o Verbo se tornando carne como lemos em JO 1:14, e como Ele morrendo por nós fez isso possível.

E por isso nós temos que pregar a boa nova do reino de Deus como lemos em MT 24:14 pois essa é parte da nossa responsabilidade.

A situação é a seguinte irmãos, hoje em dia a boa nova do reino de Deus não é pregada pela maioria dos cristãos, simplesmente não é pregada.

Por que? porque hoje em dia estão a pregar uma mensagem pervertida acerca de Cristo, sim, Paulo pregou acerca de Cristo mas não pegou uma mensagem pervertida e lemos em AT 28:30-31 diz: “por 2 anos permaneceu Paulo em sua própria casa que alugara, isso era em Roma, onde recebia todos que o procuravam pregando o reino de Deus”.

Paulo pregou a boa nova do reino de Deus, a mesma mensagem que Jesus Cristo pregou.

“e com toda a intrepidez sem impedimento algum ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo”.

Sim, parte do evangelho da boa nova do reino de Deus inclui as coisas referentes a Jesus Cristo que é o rei dos reis e claro vai reinar no reino de Deus.

Mas essa mensagem acerca de Cristo não pode ser pervertida porque o que muitas pessoas não enfatizam hoje em dia é que as pessoas tem que se ARREPENDER e mudar do velho homem para o novo homem, isto é, tem que se arrepender de quebrar as leis de Deus!

E que são 10 leis e que inclui o Sábado e como Tiago disse: se quebrares uma lei, por ex. o Sábado, é como se tivésseis quebrado as outras todas!

E aí o que se passava é que as pessoas começaram a perverter a mensagem primeiro acerca de quem era Cristo e vejemos em GL 1:6-9 diz assim: “admira-me, disse Paulo, tais passando tão depressa Daquele que vos chamou a graça de Cristo”; estás desviando Daquele que te chamou, Deus, que vos chamou pela graça de Cristo para outro evangelho.

Por que? porque estão a distorcer e a perverter a boa nova de Cristo que é a graça da misericórdia Dele dizendo: uma vez salvo, sempre salvo e o que você precisa fazer é aceitar a Cristo!

E isso é errado, irmãos, sim, Deus aceita-nos como estamos mas não nos aceita para ficarmos como estamos! Temos que mudar! Temos que nos ARREPENDER e sermos pessoas diferentes.

Por isso Deus nos chama inicialmente como estamos mas quer que nós nos arrependamos e que sejamos convertidos do velho homem para o novo homem que começa a OBEDECER e a fazer a vontade do Pai.

Ora, se não fazemos a vontade do Pai, isto é, estamos a desobedecer às leis de Deus debaixo da maneira de dizer: olha, é só aceitar a Cristo, estamos a fazer de Cristo um ministro do pecado porque as pessoas querem ser justificadas em Cristo mas continuam a ser pecadoras como diz em GL 2:17.

Então se continuam a ser pecadoras e não se arrependem, se não estão a mudar para ser um novo homem então estão a fazer de Cristo um ministro do pecado.

E isso não é o que devemos de fazer.

Por isso que Jesus Cristo disse em MT 7:21 mas Senhor não fizemos isto em teu nome e não podemos usar isso como justificativa para usarmos o nome do Pai e vamos então ler MT 7:21: “nem todo o que me diz: Senhor, Senhor entrará no reino; o reino de Deus que agora está nos céus, mas aquele que faz a vontade do Meu Pai”.

Aquele que vai entrar no reino de Deus é aquele que faz a vontade do Pai.

E por isso diz no v. 22: “olha, profetizamos em Teu nome, expelimos demônios em Teu nome, fizemos milagres em Teu nome”; sim, é possível fazer isto tudo em nome de Cristo porque satanás é o grande enganador mas o verdadeiro fruto e indicativo, o verdadeiro sinal de que uma pessoa é de Deus; é de fazer a vontade do Pai, é de obedecer às leis de Deus e que inclui o Sábado.

E por isso Jesus Cristo disse explicitamente: “nunca vos conheci, apartai-vos de Mim, os que praticais a iniquidade”, isto é, os que não fazem a vontade do Pa.

Por isso hoje em dia o mundo, irmãos, não está a obedecer as leis de Deus e está por ex. a quebrar o Sábado é simplesmente um ex., ora vejemos que o Sábado representa, ou significa ou aponta para o dia de descanso do Senhor, correto?

Mas vejam aqui em HB 4:4: “porque em certo lugar assim disse no tocante ao sétimo dia e descansou Deus no sétimo dia das coisas que fizera e novamente no mesmo lugar não entrarão no Meu descanso”; óh, no descanso passado mas no descanso do futuro.

Estão a ver que tem 2 significados! O descanso do passado que foi o sétimo dia da criação e o descanso no futuro que representa o reino de Deus, o sétimo ano milenar, o sétimo milênio, o milênio porvir.

“visto, portanto, que resta entrar alguns neles, no verdadeiro descanso Dele, e que por causa da desobediência não entraram aqueles aos quais anteriormente anunciadas as boas novas, sim, aqueles por ex. daqueles que estavam no deserto por 40 anos e não entraram na terra prometida, de novo determina certo dia, hoje, falando por Davi que foi por muito tempo depois de eles terem passados 40 anos no deserto e entrado na terra prometida, muito tempo depois o segundo ano foi declarado, hoje, se ouvires a minha voz não endureceis o vosso coração para entrarem no reino de Deus”, no milênio.

V. 8: “ora, se Josué, houvesse dado descanso, na terra prometida, não falaria posteriormente a respeito do outro dia”; porque o outro dia porvir, o verdadeiro descanso é o milênio e por isso o Sábado aponta não só para aqueles 7 dias da renovação da terra da criação do homem mas aponta também para a criação espiritual do homem quando Jesus Cristo vier reinar na terra e trazer paz finalmente a terra por 1.000 anos, no sétimo milênio.

v. 9: “portanto, resta um repouso”, em grego, sabatismos, que representa repouso sabático, ainda resta guardar o Sábado que aponta para o Sábado milenial para o povo de Deus, isto é, o Sábado como descrito por HB que acreditamos que foi escrito por Paulo, algumas não acreditam, tudo bem, e por isso Paulo o escritor de HB pelo ao menos está a dizer aqui que resta um repouso, um sabatismos, uma guarda do Sábado pelo povo de Deus.

Mas e por que? Por que? porque o Sábado aponta para o descanso a vir simbólico do milênio e o milênio é simbólico do reino de Deus!

Ora, por isso o Sábado tem este significado duplo e para amplificar este dia de Sábado temos que olhar para os dias santos de Deus porque descrevem em melhor detalhes os Sábados anuais que são representados ou apontados ou simbolizados pelo Sábado semanal.

E estes sábados anuais que nos descrevem o processo do plano de salvação de Deus, o único plano para a humanidade.

E particularmente vemos que os dias santos de Deus são divididos em 2 fases, a 1ª. fase que é a 1ª. vinda de Cristo e a segunda fase deste plano que é também a 2ª. vinda de Cristo.

Na 1ª. vinda de Cristo o que é que temos? Temos ele morrendo por nós, dando sua vida por nós e nos dando o Espírito Santo para nós vencermos!

E por que isso é importante? Porque isso abre as portas ou a possibilidade para a segunda vinda de Cristo e Ele vir reinar como rei dos reis e senhor dos senhores.

E o problema é o seguinte irmãos que este plano de salvação não é entendido pelas pessoas e por que? porque é como por ex. ir ver um filme mas quase da parte final e você então não entende o que se passa então você tem que parar e dizer que tem que voltar para o início para entender a história.

O mundo hoje em dia não entende a história por que? porque o mundo não entende porque só está a ver uma parte do que está a acontecer hoje em dia, um período breve mas há muitas coisas que aconteceram anteriormente.

O que aconteceu antes? Bem, vemos que em JO 1:1: “no princípio era o Verbo”; quer dizer que no princípio o Verbo já existia.

Ora vemos no v. 14: “que o Verbo se fez carne”; por isso o Verbo veio a ser Jesus Cristo e Ele já existia no princípio.

“e o Verbo estava com o Pai e o Verbo era desse gênero de seres da qualidade: Deus”.

Era o Pai e o que agora é o filho, Deus e o Verbo e eram do mesmo gênero: era Deus e por isso o Verbo estava no início com Deus, eram eternos, estavam juntos e tudo o que foi feito o foi por intermédio de Jesus Cristo.

E sem Ele, Jesus Cristo, nada do que foi feito se fez; o Pai delegou a responsabilidade de criar por Jesus Cristo.

Então vemos aqui que decidiram mas o que? expandir e amplificar o reino de Deus nesse mundo o reino de Deus eram apenas 2 seres, o Deus e o Verbo.

E decidiram fazer isso através de um processo que era criar essa família e a fazer crescer e para isso necessitou de criar seres humanos, criaram uma família, criaram os seres humanos com livre arbítrio com a possibilidade de fazerem coisas erradas, a possibilidade de pecarem mas com a possibilidade de haver uma redenção.

E também foi com a promessa do Pai que ia dar aos seres humanos a própria essência de Deus, o próprio poder de Deus, a própria característica de Deus! A mente de Deus, o poder de Deus a essência de Deus! O que Deus é! O DNA de Deus para podermos ser realmente filhos de Deus e realmente uma família de Deus!

Então para isso foi necessário que Jesus Cristo criasse tudo e viesse para a terra e redimisse e morresse por nós para nos comprar de volta do pecado pois sendo seres com livre arbítrio mais cedo ou tarde pecaríamos!

E o salário do pecado é a morte.

E vemos que isso se tornou um MISTÉRIO porque as pessoas e os anjos não entendiam inicialmente, foram entendendo devagarinho.

Vejam aqui em EF 3:3-6: “pois segundo uma revelação nos foi dado conhecer um mistério conforme escrevi a pouco, vemos que foi Jesus Cristo que literalmente e diretamente ensinou isto a Paulo, e conforme escrevi a pouco resumidamente pelo que quando lerdes podereis compreender o meu discernimento do mistério de Cristo O qual em outras gerações não foi dada a conhecer aos filhos dos homens como agora, ou seja, não foi dado a conhecer a humanidade”.

‘foi revelado aos seus santos apóstolos e profetas através da guia do Espírito a saber que os gentios são co-herdeiros do mesmo corpo e coparticipantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho”; ou seja, esse evangelho para sermos filhos de Deus também era para os gentios e isso então é um mistério que as pessoas não entendiam!

Vejam no v. 9: “e manifestaram a dispensação do mistério desde os séculos oculto em Deus que criou todas as coisas”; e quem criou todas as coisas? Deus através de quem? De Jesus Cristo.

“para que pela igreja a uniforme sabedoria de Deus se torne conhecida”; por isso nós a igreja de Deus temos a responsabilidade de pregar este mistério, o Evangelho, esta Boa Nova do Reino de Deus que inclui as coisas referentes a Jesus Cristo.

“se torna conhecida agora de principados, e potestades nos lugares celestiais segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, Nosso Senhor”.

Queridos irmãos isto tudo foi planejado desde o início e por isso é que lemos em AP 13:8 que Jesus Cristo foi crucificado desde a fundação do mundo e por que? porque quando eles planejaram isto viram que havia a necessidade do sofrimento e sacrifício da morte de Cristo.

E por isso Eles decidiram e o que? criar mais seres no reino de Deus e decidiram usar o processo de começar uma família, a de Deus, uma família real no reino de Deus.

E isso então foi revelado gradualmente; e o plano não mudou pois Deus simplesmente tem revelado e dado conhecimento a respeito disso gradualmente.

Vejam em 1 PE 1:12: “a eles foi revelado não para si mesmos mas para nós vos outros e ministravam as coisas que agora vos foram anunciadas pelo Espírito Santo enviado do céu vos pregaram o evangelho coisas estas que anjos anelam prescrutar.”

Até os anjos querem ver como isto se vai desenrolar e acontecer porque eles não entendiam incialmente.

Isto foi revelado devagarinho e o plano nunca mudou mas foi revelado quando Jesus Cristo veio e como lemos em FP 2:5-8: “tendo em vós o mesmo sentimento irmãos que houve também em Cristo Jesus, pois Ele subsistindo em forma de Deus, Cristo, que era da forma de Deus, era o Verbo mas era da forma de Deus, era Deus”

“não julgou ser usurpação ser igual a Deus, não considerou isso como um roubo de identidade, não era um estelionato ou falsidade ideológica, antes a Si mesmo Se esvaziou assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens e reconhecido em figura humana a Si mesmo se humilhou tornando-se obediente até à morte”.

O próprio criador, o Verbo, aquele por quem o Pai criou tudo, se humilhou, se tornou carne e morreu por nós e por isso que diz no v. 5: tende vós o mesmo sentimento de humildade.

Queridos irmãos por isso as festas da 1ª. fase, digamos assim, da Páscoa, do dia dos Pães Asmos e Pentecostes que é o recebimento do Espírito Santo para nos ajudar que é a promessa do Pai nos ajudar a vencer as fraquezas da carne são muito importantes.

Mas agora temos que vencer as fraquezas da carne até ao fim! E o fim é a 2ª. vinda de Cristo que é simbolizado pelo dia das trombetas.

Vejam em AP 10:7: “mas nos dias da voz do sétimo anjo, o último anjo, a última trombeta dessas 7 trombetas de AP, não estou a falar das trombetas dos dias santos, estou a falar aqui das 7 trombetas de AP, a última trombeta.

“quando Ele estiver para tocar a trombeta cumprir-se-á então o mistério de Deus”, então será realizado o mistério de Deus, será completado segundo ele anunciou aos seus servos, os profetas.

A última trombeta simboliza a 1ª. ressurreição.

Veja em 1 TS 4:16: “porquanto o Senhor mesmo dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do Arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus descerá do céu os mortos em Cristo que ressuscitarão primeiro”; é esta a trombeta de Deus.

Qual é esta trombeta?

Então lemos em 1 CO 15:52: “no momento ao abrir e fechar os olhos ao ressoar da última trombeta, a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados”.

Então vemos irmãos, sim, Cristo ressuscitou primeiro e ele é as primícias como lemos no v. 23 mas depois os que são de Cristo à sua vinda, a sua segunda vinda, e qual é a vinda dele? À última trombeta é quando eles vão ressuscitar nesta trombeta.

Por isso essa última trombeta representa a vinda de Cristo e também a 1ª. ressurreição e estão ligados estes 2 eventos, ou seja, a última trombeta, a vinda de Cristo e a 1ª. ressurreição estão ligados!

O simbolismo do dia das trombetas é a vinda de Cristo e a 1ª. ressurreição.

Então nesse momento é quando os mortos serão julgados.

E vejam comigo em AP 11:15: “o sétimo anjo tocou a trombeta; qual anjo? O sétimo, a última trombeta, e houve no céu grandes vozes dizendo: o reino do mundo se tornou do Nosso Senhor e o seu Cristo reinará pelos séculos dos séculos.

Então a última trombeta é a segunda vinda de Cristo, é a 1ª. ressurreição e é quando Cristo vai começar a reinar é o que diz aqui: o mundo se tornou do Nosso Senhor e de nosso Cristo.

O mundo do Pai através do governo que o Pai delegou a Cristo.

E aí vemos um bocadinho mais adiante no v. 18: “na verdade as nações se enfureceram e chegou, porém, o dia da ira de Jesus Cristo e do Pai, e o tempo determinado primeiro para serem julgados os mortos”.

Alguns mortos são julgados para estarem na 1ª. ressurreição e os outros mortos são julgados para continuarem a dormir por mais 1.000 anos.

E segundo para dar a recompensa e o galardão aos seus profetas, sejam grandes ou pequenos, etc., aos seus servos.

E em terceiro para destruir essas pessoas que estão a destruir a terra.

Quando Jesus Cristo veio para reinar a 1ª. coisa que faz é ressuscitar os mortos, esta última trombeta, quando Ele toma posse do governo a vinda de Cristo Ele ressuscita os que estão em Cristo como lemos em 1 CO 15:23

Ele então vem para dar o galardão, sim, porque o ressuscitamento e a vida eterna é um dom de graça e adicionalmente nos dá um galardão de acordo com as nossas obras.

E em terceiro aqueles que vão resistir contra Ele vão ser destruídos é o que lemos! Esta sequência em AP 11:18 e isso é suportado pelos profetas e vejam por ex. em DN 7:13: eu estava olhando nas minhas visões da noite e eis que vinha com as nuvens um como o filho do homem!”

Nesse período em DN 7 o Verbo não era ainda o filho do homem, o Verbo só veio a ser o filho do homem quando foi gerado no ventre da Maria várias centenas de anos depois desta profecia ter sido dada a Daniel!

E por isso ele diz: era como um filho do homem, sim, quando ele virá e já veio será e é o filho do homem mas nesse momento não era!

“viu-se um como o filho do homem e dirigiu-se ao Ancião de Dias, Deus, dirigiu-se ao Pai e o fizeram chegar até Ele”

E depois lê no v. 14: “e foi Lhe dado, a quem?: Jesus Cristo, domínio, e glória e o reino para que os povos, as nações e os homens de todas as línguas o vissem; e o seu domínio é domínio eterno e não passará e o seu reino jamais será destruído”

Mas que grande benção isso é o seu reino jamais será destruído.

Vejam também no v. 18: “mas os santos do Altíssimo receberão o reino e possuirão para todo o sempre de eternidade a eternidade”; e por que? porque vão ser ressuscitados ao mesmo tempo e então vão receber o reino e vão receber o galardão como lemos e as várias responsabilidades.

Vejamos isso também em AP 19:11: “e vi o céu aberto e eis um cavalo branco e seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça”

E depois no v. 13 diz: “está vestido com um manto tinto de sangue e o seu nome se chama O VERBO”; Deus, que claramente é Jesus Cristo.

E depois se lê também no v. 14: “e seguiram-no os exércitos que estão no céu”,

Vejemos então em 2 TS 1:6-7: “se de fato é justo para com Deus que Ele dê em paga retribuição aos que vos atribulam, sim, vai haver um juízo; e a vós outros que sois atribulados juntamente conosco quando do céu se manifestar o Senhor Jesus; sim, vimos em AP 19, o Verbo que é o Senhor Jesus, se manifestar com os anjos do Seu poder!”

Estes anjos do céu vêm com Ele e por isso nós receberemos alívio com a ressurreição e o juízo daqueles que estavam mortos e estarão na 1ª. ressurreição.

Isso também é descrito em ZC 14:1: “eis que vem o dia do Senhor, que é o eterno”, que as vezes a palavra Senhor é Iavé ou Jeová pode representar o Pai mas também pode representar o Verbo porque ambos são eternos.

Temos que ler o contexto para ver neste caso a qual Deles está a se referir e diz aqui em ZC 14:3: “então sairá o Senhor, YHWH, Iavé, Jeová e pelejará contra essas nações como pelejou no dia da batalha”; Jesus Cristo vai lutar.

E diz assim no v. 5 ao sue fim: “então virá o Senhor meu Deus e todos os santos com Ele”; por isso vemos que os anjos vêm com Ele e os santos vem com Ele e os Seus anjos do céu vem com ele e os santos ressuscitados vem com Ele.

Provavelmente os anjos estarão ali e olha para aqui ou vira para aqui, faz isto ou aquilo porque você acabou de ressuscitar e não sabe o que vai fazer a seguir, possivelmente, estou a especular agora.

Então isto é o simbolismo do que lemos em AP 14:15: “outro anjo saiu do santuário gritando em grande voz para Aquele que se achava sentado sobre a nuvem e toma a foice e ceifa pois chegou a hora de ceifar visto que a seara da terra já amadureceu”.

Então estamos aqui num período em que a seara da terra está pronta porque temos os governantes, os reis, os senhores a governarem com Cristo e então temos uma organização espiritual pronta para ajudar os seres humanos a se arrependerem e a terra então está pronta para ser ceifada para o reino de Deus governar na terra e trazer a paz à terra.

Isto é o período da grande colheita e por isso a segunda vinda de Cristo representa o período da grande colheita de seres humanos virem a serem seres espirituais e essa colheita é iniciada com a vinda de Cristo.

E à vinda de Cristo quando Ele vem a última trombeta que é o simbolismo do dia das trombetas então primeiro são aqueles que viveram e estão no Senhor que se demonstraram fiéis até ao fim chamados fiéis e eleitos até ao fim!

Como lemos em AP 14:4: “são estes que não se macularam com mulheres porque são virgens e são eles seguidores do Cordeiro para onde quer que vá, são os que foram redimidos pelos homens e primícias para Deus e para o cordeiro”.

Estes são nesta colheita que vão ser os primeiros que vão ressuscitar à vinda de Cristo e os outros depois serão ressuscitados depois.

Estes são os primeiros redimidos que serão ressuscitados para serem filhos e filhas de Deus no reino de Deus.

Este é o grande simbolismo, irmãos, do dia das trombetas.

Depois temos AP 20:1: “então vi descer do céu um anjo que tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente e ele segurou o dragão, a grande serpente, que é o diabo, satanás e o prendeu por 1.000 anos e o lançou no abismo, fechou e pôs selo sobre ele para que não mais enganasse as nações até se completarem os 1.000 anos”

E depois diz: “que é necessário que seja solto por pouco tempo”

Queridos irmãos, satanás é posto no abismo por 1.000 anos, é aprisionado e isso é o simbolismo do dia da expiação e parte deste simbolismo do dia da expiação está descrito em LV 25:9-10: “então no mês sétimo, aos 10 do mês, este é o dia da expiação, farás passar a trombeta vibrante”, que é uma trombeta diferente que além, da expiação é a trombeta do jubileu.

E diz assim: “farás passar a trombeta vibrante no dia de expiação e fareis passar a trombeta por toda a vossa terra, santificarás o ano quinquagésimo e proclamareis liberdade na terra a todos os seus moradores”.

Liberdade na terra! E por que? porque satanás é aprisionado, não há mais este engano mundial, liberdade finalmente na terra mas que beleza!

“ano de jubileu e vos tornareis cada um com a sua possessão e cada um com a sua família”.

Vai haver grande paz, prosperidade e grande benção em toda a terra.

Finalmente então esta grande expectativa do reino de Deus do milênio pode começar e isso então vemos em AP 20 ao fim do v. 4: “vi então tronos e assentados os quais foram dadas autoridades para julgar, quem?, são os santos já ressuscitados que vão reinar com o rei dos reis e Senhor dos Senhores.

Vão reinar debaixo do reino do rei dos reis e debaixo do Senhor dos Senhores e então disse ao fim do v. 4: “vieram e reinaram com Cristo por 1.000 anos durante esse milênio”

E vejam no v. 6: “bem aventurado e santo aquele que tem parte na 1ª. ressurreição”; que é esses dos primeiros a serem ressuscitados, mas que benção.

 E por isso este é o simbolismo da festa dos tabernáculos por 1 milênio vai haver paz na terra.

E depois desse milênio se vê no v. 12 que vai haver uma segunda ressurreição: “vi um grande trono branco e Aquele que nele se assenta de cuja presença fugiram a terra e o sol e não se achou lugar para eles”; ora quem se assenta nesse trono? É Jesus Cristo porque todo juízo foi dado ao filho do homem.

“e também vi os mortos, os grandes e pequenos que se postavam em pé, isto é, ressuscitados diante do trono e diante do julgamento de Jesus Cristo e então se abriram os livros que é a Bíblia e também se abriu outro livro que é o livro da vida e os mortos foram julgados segundo as suas obras da forma que se achavam escritos nos livros”

Esses ressuscitados na 2ª. ressurreição vão ter que VIVER e vão ter que se ARREPENDER e vão ter que ser BATIZADOS e vão ter que receber A IMPOSIÇÃO DAS MÃOS e receber o ESPÍRITO SANTO e vencerem as fraquezas da carne até ao fim.

Tem que demonstrar que são fiéis por um período de tempo e vai ser um período de provação e essa como vemos é a 2ª. ressurreição.

Mas que beleza de plano! Mas que belo plano!

Veja em JO 7:37-38: “no último dia da festa, o OITAVO DIA da festa levantou-se Jesus e proclamou: se alguém tem sede venha a Mim e beba, quem crer em Mim como diz a escritura do seu interior fluirão rios de água viva”

Queridos irmãos o significado deste último dia mas que maravilhoso plano; e a festa e o oitavo dia são dia de grande animação, de grande ansiedade por esse dia, de grande alegria e expectativa porque todos nós esperamos pela festa mas não é só pela festa e sim pelo que ela representa.

E depois disso tudo então podemos dizer o que está escrito em AP 22:12: “e eis que venho sem demora, diz Cristo, e comigo está o galardão, que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras; Eu, Jesus Cristo, sou o alfa e o ômega, o primeiro e o último, o princípio e o fim”

Tudo foi delegado a Cristo e Ele começou a execução deste plano desde a criação do mundo até quando os seres humanos terão, digamos assim, recebido a vida eterna como seres espirituais.

V. 14: “bem aventurado aqueles que guardam os seus mandamentos para que tenham o direito a árvore da vida e entram assim na cidade pelas portas; de fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira”

“Eu, Jesus Cristo, envie o meu anjo para vos testificar estas cosas às igrejas e Eu sou a raiz e a geração de Davi, a brilhante estrela da manhã, esta grande esperança para toda a humanidade”.

“o espírito e a igreja dizem: VEM! Aquele que ouve diz: VEM; aquele que tem sede: VENHA e aquele que quiser receba de graça a água da vida”.

No v. 20 diz: “aquele que dá testemunho destas coisas diz: certamente venho sem demora”

AMÉM!