Sombras de coisas que hão de vir

Você está aqui

Sombras de coisas que hão de vir

Download (Baixar)
MP3 Audio (51.42 MB)

Download (Baixar)

Sombras de coisas que hão de vir

MP3 Audio (51.42 MB)
×

Os quatro últimos dias de Festa de Deus têm um significado importante para o tempo do fim. Apontam para a colheita de Deus de seres espirituais com vida eterna, a última fase do plano de salvação de Deus. Este sermão dá uma visão geral destes dias.

Transcrição

SOMBRAS DE COISAS QUE HÃO DE VIR   -    10.09.2022

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Dentro de aproximadamente 2 semanas estaremos a entrar no período das festas do fim do ano que representam a grande colheita, ou digamos assim, que significam, a grande colheita de seres humanos que estão no mundo e que irão ser ressuscitados e que vão estar no reino de Deus.

E isto acontece depois de vários acontecimentos e eventos que representam a vinda de Cristo, a 1ª. ressurreição, o Milênio, a 2ª. ressurreição, o juízo do trono branco e isso é representado pelas 4 festas ou festivais ou dias santos deste período do fim do ano.

Hoje, queridos, vamos olhar a estes 4 festivais mas quero como ponto de introdução mencionar que durante este ano muitas coisas tem acontecido e aconteceram que tem sido assim como tempestades, e está claro, físicas  mas também governamentais e que tem vindo a mudar as coisas que acontecem no mundo como se fossem tempestades.

Por ex. na semana passada vimos num período de 48 hs. Que o Reino Unido temos um novo primeiro ministro, uma senhora e um novo rei e as notícias hoje em dia e as manchetes cheias desta proclamação de um novo rei mas um ponto interessante é que tudo isto significa que estamos a mais um passo da vinda de Cristo.

Ora, porque digo isso? Pelas escrituras vemos que na vinda de Cristo estaria um rei e não uma rainha e isto é um ponto que muitas pessoas não entendem e para poderem entender em primeiro lugar tem que perceber quem são os Estados Unidos e a Inglaterra na profecia bíblica.

Porque estes representam respectivamente Manassés e Efraim e também representam uma profecia muito importante acerca da casa de Israel além da casa de Judá.

Ora em EZ 21 vemos uma profecia muito interessante que por muitos não é entendida e na realidade a maioria das pessoas a não entendem e aí diz em EZ 21 e lembrem-se que EZ foi escrito 120 anos depois de Israel ter sido disperso pela Assíria e assim se lê: “e tu óh profano e perverso príncipe de Israel”.

Está claro se direcionando aos reis de Israel da antiguidade mas muitas vezes há um significado duplo na Bíblia e acredito que este significado é que haveria um rei, um príncipe de Israel.

“cujo tempo virá no dia do seu castigo final”; e o castigo de Israel será no tempo do fim neste tempo ou era.

“assim diz o Senhor Deus: tira o diadema e remove a coroa”; deste rei e vai dar a coroa a outro rei, e vejemos então:

“e que já não será o mesmo porque nesse período será exaltado o humilde e abatido o soberbo”.

Queridos irmãos hoje em dia nesta sociedade não é o caso e isso só acontecerá quando Jesus Cristo vier no reino de Deus no milênio na terra quando o humilde será exaltado e o soberbo será abatido.

V. 27: “ruína, ruínas, ruínas reduzirei (se vê aqui 3x a palavra ruína) e em hebraico representa a palavra avah que também poderia ser traduzida como uma reviravolta e assim se vê uma reviravolta e mais uma.

“e ela já não será”, o que? nova reviravolta que não será revirado de novo!

“até que venha Aquele (Jesus Cristo) a quem ela (a coroa) pertence de direito a Ele”.

Então se vê uma profecia que está a dizer a coroa do reino judaico será revirada em 3x, sendo a primeira em Judá para a Irlanda, a segunda da Irlanda para a Escócia e depois da Escócia para a Inglaterra.

Ora aí vemos essas 3 reviravoltas e depois não haverá mais até que aquele a quem ela pertence de direito venha e dar-lhe a coroa.

E irmãos isto é uma profecia do futuro mas o ponto que estou a sublinhar aqui é que a coroa do reino judaico que veio desde o reino do rei Davi e que disse que terá sempre um descendente no reino até Jesus vier que será então um reino eterno e esse reino então tem continuado.

E parte desse estudo quem é os Estados Unidos e a Inglaterra está neste guia de estudo e quero reforçar a vocês que se chama OS ESTADOS UNIDOS E A INGLATERRA NA PROFECIA BÍBLICA que explica como Israel é representado hoje em dia por várias nações incluindo as tribos de Efraim e Manassés que são respectivamente a Inglaterra e os Estados Unidos.

Ora isso é um ponto muito importante para entendermos a profecia.

E a profecia também diz em IS 1:2 que é o que vemos hoje em dia irmãos que o mundo está rebelde contra Deus e vejemos neste IS 1:2: “ouvi ó céus e dá ouvidos ó terra porque é o Senhor quem fala: criei filhos e os engrandeci mas eles estão revoltados contra Mim”

Esta nação de Israel e todos os seres humanos revoltados contra Deus.

E depois diz no v. 4: “ai desta nação pecaminosa, povo carregado de iniquidade, raça de malignos, filhos corruptores; abandonaram o Senhor, blasfemaram do Santo de Israel, voltaram para trás”.

Irmãos é o que vemos na sociedade hoje em dia e principalmente nas nações descendentes de Israel que deveriam ter sido um exemplo para o mundo e claramente não o são.

E no v. 5: “porque haveis ainda de ser feridos para que não haja rebeldia, toda a cabeça está doente e todo o coração enfermo”.

A cabeça das nações são os seus líderes, todos os líderes das nações de Israel mas também todos os líderes de nossas nações e porque isto está a afetar o mundo inteiro; e disse assim: todos estão doentes!

As pessoas não pesam corretamente mais, principalmente os líderes, não falam corretamente e tudo baseado em politiquices.

E depois vejam em IS 5:20: “ai dos que o mal chamam bem e ao bem chamam mal, e que fazem da escuridão luz e da luz escuridade, põem o amargo por doce e o doce por amargo”.

Queridos irmãos simplesmente hoje em dia está tudo de pernas para o ar!

E no v. 25 diz: “por isso se acende a ira do Senhor contra o seu povo”.

Queridos virá uma ira de Deus, um castigo nestes dias finais.

E por isso o período que está se aproximar hoje em dia mas isso também significa que Deus vai ter eu intervir e trazer paz ao mundo.

E isso é o significado dos dias santos de Deus pois estas festas revelam o plano de Deus para a humanidade e para entender mais basta baixar este guia de estudo do nosso site pois a vinda de Cristo irmãos é a nossa única esperança para a raça humana.

É a única esperança que temos irmãos!

E por isso é importante entendermos o significado destes dias ou festivais e principalmente destes 4 festivais ao fim deste grupo de 7 festivais que Deus nos dá que são os festivais, digamos assim, do fim do ano que para nós anualmente são à volta do período de setembro/outubro.

Os primeiros 3 festivais que são por volta de março/abril que representam: a Páscoa, os Dias dos Pães Asmos e Pentecostes e esses apontam para a salvação que é individual e representa a mudança que cada um de nós mais cedo ou mais tarde teremos que passar por essa mudança individual.

Representa redenção pelo sangue de Cristo e representa recebermos o Espírito Santo para vencermos as fraquezas da carne até ao fim.

Depois temos as festas do fim deste período que são estas festas que estou a mencionar estas 4 últimas: O Dia Das Trombetas, O Dia da Expiação, A Festa do Tabernáculo e o Oitavo Dia ou Último Grande Dia.

E isto representa mudança agora e mudança das nações e uma intervenção pessoal por Jesus Cristo para trazer paz ao mundo.

E por isso a minha intenção hoje queridos irmãos é dar a vocês, digamos assim, uma visão geral e entendimento destas 4 festas ou festivais.

Ora no AT o entendimento do significado desses festivais era limitado porque Deus não tinha revelado mas nós recebemos um ensino adicional através de Jesus Cristo e pela sua revelação, nomeadamente através do ensino dos apóstolos e do livro de AP.

Então esse significado desses dias santos é digamos assim, mais significativo e bem explicado através do ensino de Jesus Cristo e dos seus discípulos, apóstolos e igreja.

Então vamos estudar estes 4 festivais começando pelo primeiro: O DIA DAS TROMBETAS.

E este dia é inicialmente descrito em LV 23:23-25: “diz o Senhor mais a Moisés: fala aos filhos de Israel dizendo: no sétimo mês, ao primeiro do mês”.

O sétimo mês é por volta de setembro/outubro e sabemos quando é de acordo com a proclamação feita pelo calendário hebraico.

 

E diz assim: “e no primeiro dia do mês tereis descanso solene e memorial com sonidos de trombetas, santa convocação, nenhuma obra servil fareis mas trareis oferta queimada”.

E por isso então durante este dia santo é um dia de descanso, o primeiro dia, dia das trombetas, é celebrado com trombetas, é uma santa convocação que quer dizer: é um dia para nos reunirmos e termos uma assembleia.

É um dia que não fazemos obra servil, isto é, não trabalhamos para ganharmos o nosso sustento ou salário mas fareis oferta queimada e ora como sabemos estudando RM 12:1 hoje em dia oferta é diferente, esta oferta, digamos assim, é o nosso sacrifício do corpo.

E leiam comigo RM 12:1: “rogo-vos, pois, irmãos pelas misericórdias de Deus que apresenteis o vosso corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus que é o vosso culto racional”.

Por isso o nosso sacrifício e a nossa oferta hoje em dia que é vivermos de uma maneira diferente que é agradável a Deus quem se torna de uma maneira santa e agradável! E é o que Deus quer para nós.

E por isso voltando a LV 23 que temos este dia que se chama DIA DAS TROMBETAS e neste dia temos o toque do shofar e que tem vários significados, sim, e um dos significados das trombetas é som de guerra mas também representa o início do ano civil e não do ano religioso mas do civil.

Ora isso também é descrito por Jesus Cristo e vejamos então em MT 24:1-3 Jesus tinha saído do templo e falava a eles estão a ver essas construções do templo e Jesus Cristo disse: “em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada”; e então os discípulos se aproximaram em particular e perguntam: “então quando vai acontecer isto? E quando haverá o sinal da Tua vinda?”

E então um bocadinho mais adiante vocês podem ler melhor pois estou apenas a sublinhar a festa das trombetas , e da expiação, dos tabernáculos e do oitavo dia vemos no vs. 29-31: “logo em seguida a tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento e os poderes do céu serão abalados então aparecerá no céu um sinal do FILHO DO HOMEM, todos os povos da terra se lamentarão e verão o filho do homem vindo sobre as nuvens do céu com poder e muita glória e Ele enviará os seus anjos com grande clangor de trombeta os quais reunirão os seus escolhidos dos 4 ventos e de uma à outra extremidade dos céus”.

Então os seus escolhidos serão, digamos assim, reunidos, eles estão mortos e serão ressuscitados e aqueles que ainda estão vivos serão transformados é o que se vê aí de uma extremidade a outra, onde eles estejam, e serão trazidos neste simbolismo das trombetas.

E por isso vemos aqui que todas as pessoas o verão porque diz aqui no v. 30: “todos os povos da terra se lamentarão e O verão, o filho do homem vindo sobre as nuvens do céu com poder e muita glória”.

E se vê então esse exemplo das trombetas e essas pessoas de onde vem?

Então lemos em 1 CO 15::50: “visto irmãos que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção, eis que vos digo um mistério, nem todos dormiremos (morreremos) mas transformados seremos todos”.

E porque não morreremos todos? Porque os que estiverem vivos à vinda de Cristo simplesmente serão transformados não vão morrer mas diz assim: “num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta, a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós os que estiverem vivos seremos transformados”.

E depois no v. 53: “porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade e que o corpo mortal se revista da imortalidade e quando este corpo corruptível se revestir da incorruptibilidade e o que é mortal se revestir da imortalidade então se cumprirá a palavra que está escrita: tragada foi a morte pela vitória”.

E por isso vemos irmãos que vai haver um período onde haverá uma ressurreição e também lemos em 1 TS 4:13-18 diz assim: “não queremos pois irmãos  que sejais ignorantes a respeito dos que dormem (os falecidos) (e não estão no céu ou no inferno) para não vos entristecerdes como os demais que não tem esperança pois se cremos que Jesus morreu e ressuscitou assim também Deus mediante Jesus trará em sua companhia  os que dormem, ora ainda vos falamos pela palavra do Senhor  que nós os vivos , os que ficarmos até a vinda do Senhor de modo algum precederemos  os que dormem”.

“porque o Senhor mesmo dada a palavra de ordem e ouvida a voz do arcanjo e ressoada a trombeta (simbolismo do dia das trombetas) de Deus descerá dos céus e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro e depois nós os vivos que ficarmos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens para um encontro com o Senhor nos ares e assim estaremos para sempre com o Senhor e por isso consolai-vos uns aos outros com estas palavras”.

Espero que seja um encorajamento para vocês o que estou a dizer hoje porque Jesus Cristo há de vir e na segunda vinda de Cristo vai haver uma ressurreição e isto vai ser o simbolismo do dia das trombetas.

Onde Jesus Cristo vem para ressuscitar os seus fiéis e os que estiverem vivos serão transformados e depois se juntarão nas nuvens e vem com Cristo para reinar para a terra.

Veja também uma explicação adicional em AP 10:7: diz: “mas nos dias da voz do sétimo anjo, isto é, da sétima trombeta, a última trombeta, essas 7 trombetas que são descritas no livro de AP, quando estiver a tocar a trombeta cumprir-se-á então o mistério de Deus segundo Ele anunciou aos seus servos os profetas”.

Qual é o mistério de Deus? É que seremos transformados de seres corruptíveis para seres incorruptíveis e seremos transformados de seres de carne e sangue para seres espirituais e isso é a ressurreição.

E nesse período então os filhos de Deus vão ser revelados e então esse mistério de Deus vai ser revelado e por que? Porque não tinha acontecido até este momento simbolizado pelas trombetas que representa a ressurreição dos fiéis.

Que digamos assim é a primeira parte deste período da colheita durante o período dessas 4 festas que estou a falar hoje.

Vejamos também em AP 11 começando no v. 15: “o sétimo anjo tocou a trombeta e ouve nos céus grandes vozes dizendo: o reino do mundo se tornou de Nosso Senhor e o seu Cristo”.

Quer dizer que os governos deste mundão quando a sétima trombeta tocar, nesse momento, que é a ressurreição dos santos também nesse momento os reinos deste mundo agora serão reinos de Deus! E do seu Cristo! Do Nosso Senhor Jesus Cristo, o Nosso Messias!

E então Ele, Jesus Cristo, reinará pelos séculos dos séculos e está claro debaixo da autoridade do Pai fazendo sempre a vontade do Pai.

E depois mais adiante no v. 18: “na verdade, as nações se enfureceram”, sim, quando Jesus Cristo vier o mundo, as nações, os exércitos vão se juntar e conglomerar contra Jesus Cristo no vale de Armagedon e então depois de estarem reunidos vão para Jerusalém para a grande batalha do dia do Senhor.

“chegou, porém, a tua ira”; o ponto final da ira de Deus para destruir essas nações e como é que vai acontecer isso? Qual será a sequência destes acontecimentos que virão num período muito pequeno, e não serão minutos mas creio que serão de mais de 24 horas! E o que vai acontecer?

  1. Vão ser julgados os mortos como diz aí e como serão julgados? Porque uns mortos serão julgados para estarem na 1ª. ressurreição e os outros são julgados para continuarem a dormir por mais 1.000 anos para só serem ressuscitados na 2ª. ressurreição!
  2. Para se dar o galardão aos seus servos, sejam eles os santos, os profetas, ou grandes ou pequenos mas é para dar o galardão! Sim, além da vida eterna e do julgamento dos mortos que vão estar na 1ª. ressurreição vão receber uma recompensa, um galardão e o que diz aqui: é o que acontece, primeiro recebem a ressurreição e depois o galardão e em terceiro lugar diz assim: e para destruir os que destroem a terra.

Então depois de receberem o galardão depois desse governo separar a responsabilidade de cada um como tu vais governar sobre 10 cidades, tu sobre 5 e tu vais fazer isto ou aquilo e isso pode ser feito num período pequeno de alguns dias.

E então após isso as nações que se conglomeraram, viram a vinda de Cristo, viram estas coisas a acontecer, estão a se reunir no vale do Armagedon para lutar contra Cristo e será num período muito breve e lutarão contra Cristo quando Ele vier e em Jerusalém.

E aí se vê que aqueles que vão lutar contra Cristo em Jerusalém e então diz aqui: para destruir os que destroem a terra e então Deus vai destruir aqueles que destroem a terra!

E é isso que vai acontecer nesse período breve.

E por isso vemos irmãos que há vários acontecimentos a volta da vinda de Cristo simbolizado pelo dia das trombetas.

Em outra secção em AP 19 se vê aí a vinda de Cristo começando no v. 11 se vê Ele sendo o Senhor dos Senhores, claramente diz que é Jesus Cristo, diz no v. 13, que se chama o Verbo de Deus e depois se lê no v. 16 que é rei dos reis e senhor dos senhores.

E depois se vê no v. 19 que a besta e os reis da terra e seus exércitos congregados para pelejarem contra Aquele que estava montado no cavalo e contra o seu exército que é Jesus Cristo!

Então a besta e o falso profeta foram aprisionados e foram lançados vivos no lago de fogo como lemos no v. 20.

E por isso vemos irmãos que vai haver este grande acontecimento à vinda de Cristo e esse é o simbolismo do dia das trombetas.

O que acontece depois é o DIA DA EXPIAÇÃO que está descrito uma vez mais em LV 23:26-32 diz: “aos 10 deste mês será o dia da expiação e tereis santa convocação e afligireis a vossa alma” e como? Jejuando sem água e sem comida por 24 horas!

Certamente isso é afligir a alma.

“e trareis oferta queimada ao Senhor” que é este sacrifício do nosso corpo como expliquei a pouco em RM 12.

E no v. 29 diz: “porque toda a alma que nesse dia não se afligir será eliminada do seu povo”.

E por isso se vê aqui uma instrução muito forte a dizer que se você não jejuar será eliminado do seu povo e claro que está a falar de pessoas normais com saúde e pessoas que tenham algum problema de saúde temos que ter uma certa consideração e pedir ajuda a Deus e faz o quanto mais possível de horas de obedecer a este jejum.

E por isso a sua intenção vai querer obedecer e vai se esforçar para fazer o que a Bíblia diz e depois você faz isso em fé e verá que Deus lhe vai ajudar nesse dia porque a minha experiência tem sempre sido que no dia de expiação o jejum é algo mais fácil que nos outros dias que uma pessoa quer jejuar e Deus sempre nos ajuda no dia da expiação.

E por isso diz no v. 32: “sábado descanso solene vos será e então afligireis a vossa alma ao nove do mês de uma tarde a outra tarde, isto é, de pôr do sol à por de sol.

E continuando a ver essa história em AP 20 diz: “então vi descer do céu um anjo e tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente e ele segurou o dragão a antiga serpente que é o diabo, satanás, e o prendeu por 1.000 anos.

Este é o significado deste dia da expiação quando satanás será aprisionado por 1.000 anos.

Então vemos aqui os exércitos que se opõem a vinda de Cristo simbolizado por completo pelo dia das trombetas e depois então satanás vai ser aprisionado que é o simbolismo do dia da expiação e nesse dia outros ministros vão explicar isto em maiores detalhes e provavelmente a história de LV 16 dos 2 bodes um representando a Jesus Cristo e o outro representando satanás que vai ser aprisionado.

E por isso vemos aqui o significado destes dias santos, primeiro o dia das trombetas, depois o dia da expiação que representa quando satanás é aprisionado e uma vez que esse dia satanás é aprisionado também representa o dia do jubileu.

O dia em que há liberdade no mundo e por que? o grande opressor e enganador está aprisionado e então há liberdade no mundo que é declarado como dia do jubileu.

E então depois disso temos a celebração por 7 dias mais o oitavo dia da festa dos tabernáculos que é descrita em LV 23 a partir do v. 34 e diz assim: “fala aos filhos de Israel dizendo: aos 15 dias deste mês sétimo será a festa dos tabernáculos ao Senhor por 7 dias”.

“ao 1º dia haverá santa convocação, nenhuma obra servil fareis, 7 dias oferecereis ofertas queimadas ao Senhor”.

Então se vê esta celebração por 7 dias da festa dos tabernáculos e que simboliza a vinda de Cristo reinando na terra e trazendo paz ao mundo.

E isso está descrito em AP 20:4 diz assim: “também vi tronos e todos sentados aqueles a quem foi dada a autoridade de julgar, isto é, os santos fiéis que foram dadas essa responsabilidade ao receberem o galardão, e uns para julgar por 10 cidades, e outro a 5, e assim”.

E depois diz ao fim deste: “e viveram e reinaram com Cristo esses 1.000 anos, durante o milênio.

E por isso essa é a 1ª. fase do reino eterno inicialmente por 1.000 anos!

E depois diz: que o resto dos mortos não foram ressuscitados até depois do milênio porque esta é a 1ª. ressurreição, os outros que vão ressuscitar depois do milênio então é ou as ressurreições subsequentes.

E depois diz: “bem aventurado e santo o que tem parte na 1ª. ressurreição”; por que? porque são ressuscitados para seres espirituais que não podem morrer, eternos.

“e por isso a estes a segunda morte não tem autoridade pelo contrário, serão sacerdotes, professores, ensinadores de Deus e de Cristo e reinarão com Ele os 1.000 anos”

Sim, depois do milênio vão reinar eternamente mas esta é a 1ª. fase, digamos assim, deste reino.

E esse período da festa dos tabernáculos é descrito por ex. em IS 2:1: “palavra que em visão veio a Isaías filho de Amós a respeito de Judá e Jerusalém: nos últimos dias acontecerá que o monte da casa do Senhor será estabelecido, significando o governo e reino de Deus, o reino da casa do Senhor, em cimo dos montes”.

“e se elevará sobre os outeiros, sejam as nações grandes ou pequenas, e a Ele afluirão todas as pessoas e irão muitas nações e dirão: vinde, e subamos ao monte do Senhor, ou seja, vamos até onde estará o governo de Deus”.

Eles que subirão são seres eternos, seres espirituais que podem, está claro, aparecerem como seres físicos.

“e a casa do Deus de Jacó para que nos ensine os seus caminhos e andemos por suas veredas porquê de Sião sairá a lei e a palavra do Senhor de Jerusalém e ele julgará entre os povos a quem é Senhor e como vimos é Jesus Cristo e corrigirá muitas nações e essas converterão as suas espadas em relhas de arado e suas lanças em podadeiras”.

“e uma nação não levantará a espada contra outra nação nem aprenderão mais a guerra”; quer dizer, vai haver paz e não haverá mais exércitos nem necessidade de pessoas estarem a serem aprisionadas e por que? porque serão ensinadas no caminho correto e a maioria das pessoas vão aprender este caminho e será um mundo bem diferente.

E vejam em IS 9:6-7: “porque um menino nos nasceu, Jesus Cristo, um filho se nos deu, um governo está sobre seus ombros e seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade porque através Dele a eternidade vai ser dada a humanidade, Príncipe da Paz e para que aumente o seu governo e sim venha paz sem fim sobre o trono de Davi”.

Como lemos inicialmente em EZ 21 essa descrição que o trono foi revirado 3x e depois será dado a Jesus Cristo e daí não será mudado jamais e por isso Ele vai reinar sobre o trono de Davi e este trono de Davi tem continuado e continua.

E agora temos um rei nesse trono de Davi e por isso essa coroa via ser dada a Jesus Cristo e Ele vai reinar nesse trono de Davi para o estabelecer e firmar diante do juízo desde agora e para sempre e o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto.

E depois lemos mais detalhes acerca deste maravilhoso significado do milênio que está claro é o período de 1.000 anos que Jesus Cristo vai reinar na terra e então em IS 11 se vê este período de grande alegria onde podem ler nos vs. 1-9 em que se vê que a terra se encherá do conhecimento do Senhor como as águas cobrem o mar.

E onde até a criança vai brincar sobre a toca da áspide e a vaca e a ursa comerão juntas e as crias juntas se deitarão e o leão comerá palha como o boi.

Vemos aí um período de paz não só simbolizado pela paz que vai existir nos animais mas pela paz eu vai existir pessoas que tem, digamos assim, uma mentalidade de bestas e de animais e que isso vai parar de ser assim.

E por isso vai haver um período de paz.

E vejam também em ZC 8:1: “veio a mim a palavra do Senhor dos Exércitos e assim diz o Senhor dos Exércitos: tenho grande zelo de Sião e com grande indignação assim diz o Senhor: voltarei”; e quem vai voltar? É Jesus Cristo! é o Senhor!

E diz assim: “voltarei para Sião e habitarei no meio de Jerusalém que chamar-se-á a cidade fiel e o monte do Senhor dos Exércitos, isto é, o governo de Deus e o reino de Deus, na terra no monte santo e assim diz o Senhor dos Exércitos: ainda nas praças de Jerusalém sentar-se-ão velhos levando cada um na mão o seu arrimo, o seu bordão por causa da sua muita idade e as praças da cidade se encherão de meninos e meninas e elas brincarão”.

Vai haver paz em Jerusalém!

“assim diz o Senhor dos Exércitos: se isto for maravilhoso aos olhos do restante deste povo naqueles dias será também maravilhoso aos meus olhos? Diz o Senhor”

E assim diz o Senhor dos Exércitos: eis que salvarei o meu povo tirando da terra do oriente e da terra do ocidente, Eu os trarei e habitarão em Jerusalém”; porque este será o segundo êxodo que existirá no início do milênio.

“e eles serão o meu povo e Eu serei o seu Deus e em verdade e em justiça assim diz o Senhor dos Exércitos: sejam fortes as mãos de todos que naqueles dias dizem estas palavras da boca dos profetas”.

E depois veja aqui por ex. no v. 12: “porque haverá a sementeira da paz e a vide dará o seu fruto, a terra a sua novidade e os céus seu orvalho e farei com que o resto deste povo herde tudo isto e sereis uma benção e também diz: estas coisas vão ser maravilhosas”

Vai ser um mundo maravilhoso do amanhã, um mundo no milênio e por isso diz: Eu serei o Deus deles, o Senhor dos Exércitos.

E por isso irmãos esta festa dos tabernáculos tem um significado enorme.

E depois vamos para o OITAVO DIA após o sétimo dia da festa dos tabernáculos, isto é, a festa de viver em cabanas e já no oitavo dia não necessitavam de viver em cabanas ou residências temporárias e podiam ir para casa.

Então em LV 23 vamos ver a parte do v. 36 que não completamos de ler a pouco diz: “e no oitavo dia tereis santa convocação e oferecereis ofertas queimadas ao Senhor, é reunião solene, nenhuma obra servil fareis”.

Então neste oitavo dia tens uma reunião solene e ora esta é uma das únicas vezes esta expressão: reunião solene é usada que vem da palavra hebraica etserá que representa um fechamento do período das festas, não só da festa dos tabernáculos mas um fechamento de todas as festas de Deus durante este ano.

Que é um fechamento solene do período das festas de Deus.

Os judeus durante o período do AT não tinham ideia do significado do oitavo dia mas sabiam que esse era o último dia.

Vejam em NE 8:14: “acharam escrito na lei que o Senhor ordenara por intermédio de Moisés que os filhos de Israel habitassem em cabanas durante a festa do sétimo mês”; tudo bem.

E depois leiam no vs. 17-18: “toda a congregação dos que tinham voltado do cativeiro e em cabanas habitou porque nunca fizeram assim os filhos de Israel desde os dias de Josué, filho de Num, até aquele dia e houve muita grande alegria e dia após dia leu Esdras no livro da lei de Deus, desde o primeiro dia até o último e celebraram a festa por 7 dias”

“no oitavo dia houve uma assembleia solene etserá, a mesma palavra hebraica segundo o prescrito e esse foi no último dia”.

Sabiam muito bem o último dia que era o fechamento e esse era o oitavo dia e era o último dia desses festivais em cabanas e no oitavo já não precisavam de estar em cabanas mas era o último dia.

Também se vê isso em JO 7:37: “no último dia, ora bem eles sabiam qual era o último dia, o grande dia da festa” e esse grande dia é o mesmo que se lê epístola de JO 19:31 era um dia de Sábado anual, o oitavo dia era um Sábado anual.

O último grande dia, a palavra grega aí é megas e muito provavelmente no início deste último grande dia, isto é, pouco depois do pôr do sol ao fim do sétimo dia e início do oitavo dia que seria a noite depois do pôr do sol.

“aí se levantou Jesus e exclamou: se alguém tem sede venha a Mim e beba, quem crer em Mim assim como diz na escritura do seu interior fluirão rios de água vivas, isto é, o Espírito de Deus, e Ele disse em respeito ao espírito que receber quem Nele cressem pois o espírito até aquele momento não fora dado porque Jesus não havia sido ainda glorificado”.

Lembram-se quando lemos a palavra crer na Bíblia temos que entender atrás dessa palavra existe o significado de obedecer e se você crê você vai fazer o que essa pessoa diz porque você acredita no que essa pessoa diz então crer tem a ver com obedecer.

Vejam também em JO 12:46: “Eu vim com luz para o mundo a fim de todo aquele que crê em Mim não permaneça nas trevas, se alguém ouvir as Minhas palavras e não as guardar Eu não o julgo porque Eu não vim para julgar o mundo e sim para salvá-lo.”

“ora quem Me rejeita e não segue as Minhas palavras tem quem o julgue e a própria palavra que tenho proferido essa o julgará no último dia”.

E que esse é o significado do último dia que é o dia do juízo.

Ora então vejemos esse juízo descrito em AP 20 começando no v. 11: “vi o grande trono branco e Aquele que nele se assenta de cuja presença fugiram a terra e o céu e não se achou lugar para eles e vi também os mortos, os grandes e pequenos, isto é, aqueles que tinham morrido, sejam pessoas importantes ou não, postas em pé, isto é, ressuscitadas”.

Então houve uma segunda ressurreição aqui: “diante do trono, isto é, diante deste julgamento então se abriram os livros, quais livros? Estes livros da Bíblia e ainda outro livro, se abriu o livro da vida, foi aberto e os mortos foram julgados.

Aqueles mortos que ressuscitaram e estavam de pé agora e tiveram uma oportunidade de aprender a verdade e para se arrependerem e aprovarem e também serem batizados, receberem o Espírito Santo e provarem uma vida durante esse período de julgamento final do juízo provavelmente por cerca de 100 anos em que vão ter uma oportunidade que nunca tiveram.

Porque não sabiam a verdade e agora vão ter a oportunidade de se arrependerem e vencerem estas fraquezas até o fim, e qual fim? Desse período de julgamento.

“e segundo as suas obras, sim, os mortos foram julgados segundo suas obras conforme se achava escrito nos livros”.

Então se eles sendo julgados foram fieis até o fim então o nome deles era escrito no livro da vida e então teriam a vida eterna.

E assim se vê queridos irmãos o significado deste oitavo dia.

E por isso vemos que durante este período de 4 festivais de fim do ano temos um grande significado desta colheita de seres humanos: 1º a vinda de Cristo e ressurreição dos fiéis que serviram a Cristo durante esta vida e o período em que Jesus Cristo vai reinar na terra simbolizado pelas trombetas como expliquei.

Depois satanás é aprisionado e então isso é declarado o grande jubileu.

Depois do período da festa dos tabernáculos o milênio em que haverá paz na terra e o mundo vai aprender a viver de forma correta.

E finalmente a segunda ressurreição daqueles que viveram e nunca souberam a verdade e nunca tiveram uma oportunidade vão ter agora durante este último dia simbolizado pelo período em que vão receber uma oportunidade de serem salvos e receberem a vida eterna.

E por isso vemos irmãos estas 4 festas deste período do fim que está à beira agora de nós e por isso irmãos vemos que embora estejamos à beira de dias terríveis também estamos à beira de uma grande esperança porque a Boa Nova do Governo de Deus para vir reinar na terra e trazer paz.

Que vai começar com a vinda de Cristo, a ressurreição dos fiéis, satanás ser aprisionado, estabelecer um mundo de acordo com as regras de Deus para haver paz na terra e finalmente aqueles que morreram neste mundo e que nunca tiveram uma oportunidade vão ter a primeira que nunca tiveram e esse é o plano de salvação para Deus e estes dias santos por causa disso são como se diz sombras das coisas que hão de vir.