O Poder do Espírito de Deus

Você está aqui

O Poder do Espírito de Deus

Download (Baixar)
MP3 Audio (46.1 MB)

Download (Baixar)

O Poder do Espírito de Deus

MP3 Audio (46.1 MB)
×

O Espírito Santo de Deus, que procede do nosso Pai Celestial (João 15:26), tem muitas características, atributos e dons. Uma dessas características é o poder de Deus (Atos 1:8). Este sermão foca nesta característica do Espírito Santo.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

O Espírito de Deus tem muitas características: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio como lemos em GL 5:22 e como lemos em 1 CO 12 e 13 o Espírito de Deus tem também muitos dons como: sabedoria, entendimento, capacidade de profetizar, isto é, profetizar, professar e ensinar e por ex. dons como a esperança, a fé e o maior deles dos dons é o amor.

O Espírito de Deus também nos faz filhos e filhas de Deus e vejam em RM 8:15-16 diz:

“não recebestes o espírito de escravidão para viveres outra vez atemorizados mas recebestes o espírito de adoção, isto é, que nos põem como filhos e filhas de Deus ou em outras palavras o espírito de filiação como filhos de Deus”

“e como clamamos: Abba Pai e o próprio espírito fica com nosso espírito que somos filhos de Deus”

O Espírito de Deus também nos santifica com a obediência e vejam em 1 PE 1: 2 que diz:

“eleitos segundo a presciência de Deus Pai em santificação do espírito para obediência”

O Espírito de Deus nos ajuda a ser separados, a sermos diferentes e a sermos santos a uma santificação do espírito para obediência.

Queridos irmãos, o Espírito Santo de Deus tem muitas características e atributos e tem também uma fonte espiritual enorme e de grande poder sobrenatural, muito dinâmico e que pode ser parte das nossas mentes pois é a própria natureza de Deus, a sua própria essência, o seu sentimento e a sua maneira de ver dentro de nós.

E como lemos em AT 1:8 lendo na NVT diz:

“vocês receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vós”

O Espírito Santo é uma fonte espiritual do poder de Deus e por isso queridos irmãos, hoje, quero focar numa característica do Espírito Santo de Deus e isto é no PODER DE DEUS.

Em MT 19:26 vemos aqui que Cristo estava a falar com um homem que tinha muitas propriedades como lemos no v. 22 e depois diz aos seus discípulos que é: mais difícil para um homem rico entrar no reino do que por ex. passar um camelo pelo fundo de uma agulha.

Então os discípulos perguntaram: então, como alguém pode ser salvo? E então no v. 26 Jesus fitando neles o olhar disse:

“isto é impossível aos homens mas para Deus TUDO é possível”

O poder de Deus faz com que tudo seja possível e vejam em SL 62:11  diz:

“uma vez falou Deus: duas vezes ouvi isto: que o poder pertence a Deus”

O poder pertence a Deus e vejam por ex. em JR 32:17 diz:

“ah Senhor Deus eis que fizestes os céus e terra com o Teu grande poder e com o Teu braço estendido”

O braço estendido de Deus através deste poder é com o que Deus fez tudo.

Vejam em HB 11: 3 que diz:

“pela fé entendemos que foi o Universo formado pela palavra de Deus de maneira que o visível veio a existir de coisas que não aparecem”

Deus falou e através desse poder Dele que vem pela voz, pela ordem e autoridade Dele as coisas foram feitas”

“o visível veio a existir das coisas que não aparecem”

Vejemos também em SL 148:5 e lemos isto em HB 11:3 enquanto estamos a virar para SL 148:5 vimos que Deus formou e criou tudo usando a Sua energia e força criativa e através disso criou as coisas físicas pelo Seu poder.

Ele falou e através do Seu falar usou essa energia e poder criativo Dele para criar as coisas físicas que não se viam.

Vejamos então em SL 148:5 que diz:

“louvem o nome do Senhor pois mandou Ele e foram criados”

Isso é poder irmãos e um grande poder e vejam em GN 1:1-3 que diz:

“no princípio criou Deus os céus e a terra, com Seu poder, a terra, porém estava sem forma e vazia”

E ora, Deus não queria nada sem forma, um caos e desastre e isso é um história que não vou dedicar tempo agora mas sabemos que houve uma rebelião por satanás e que tudo veio a ficar, a estar e se tornou poluído e destruído.

E por isso veio a estar nesta situação sem forma e vazia e depois vemos aqui na segunda parte do v. 2 e diz:

“o Espírito de Deus pairava sobre as águas, em cima, “

E quer dizer que vemos aqui que Deus moveu o Seu Espírito, a sua força, o Seu braço estendido e o Seu poder para reformar, recriar a terra e assim se vê e disse Deus:

“haja luz e houve luz”

Por isso se vê que a terra estava num primeiro dilúvio antes do dilúvio de Noé e estava uma poluição completa na terra e haviam, digamos assim, umas nuvens espessas e completamente poluídas de gases e que nenhuma luz conseguia penetrar para a terra.

E com o poder de Deus e o Seu braço estendido o Espírito Santo pairou e fez o poder de Deus da maneira que Deus falou esta poluição foi extirpada e a luz entrou de novo pela terra que já tinha sido criada como lemos no v. 1.

E então se abriu este vapor escuro que estava sobre a terra foi limpo para a luz começar a entrar de volta à terra e depois vemos que Deus fez vários atos de recriação durante esse período dessa semana e vemos em GN 2:7 diz:

“formou Deus o homem do pó da terra”

Deus criou através do Seu poder e do Seu braço estendido como lemos em JR 32:17 e através do Seu Espírito Santo formou o homem do pó da terra e aí se vê um milagre de como Deus criou aquele corpo humano que no momento em que foi formado ainda não tinha vida e não estava a viver ainda não mas formou este corpo humano com seus órgãos e tão intricados e interconectados com capacidade de um órgão afetar o outro mas que ainda não estavam a funcionar.

Criou este corpo com estes órgãos como por ex.: coração, o sistema de circulação de sangue mas era incialmente um sistema que estava pronto para começar a funcionar mas ainda estava, digamos assim, desligado, ou seja, ainda não estava funcionando.

Outro órgão do corpo, por ex.: os pulmões e todo o sistema de respiração estava pronto e perfeito para funcionar embora inda não estivesse a funcionar incialmente.

E também o estômago e os intestinos e todo o sistema digestivo e de absorver todos os bons nutrientes na comida para entrarem no sistema de circulação e também todo o sistema de deitar fora todas as partes desse sistema digestivo e todo esse sistema dos intestinos, e estômago e desde a boca até a saída dessa comida que não foi usado, que é o sistema excretor, e estava pronto quando Deus fez o homem do pó da terra para ser iniciado como por ex. você põem a chave no seu carro e depois começa a funcionar.

E estava tudo pronto embora ainda não estivesse a funcionar incialmente e outros órgãos como os rins para filtrar e limpar o sangue para que o sangue que recebe a alimentação e a comida pelo sistema digestivo e então esse sangue vai para todos os órgãos e todas as células do corpo para as alimentar e continuar a dar força e energia a elas para continuarem a trabalhar.

Um sistema fantástico! Mas quando Deus formou o homem do pó incialmente perfeito embora sem funcionamento.

Deus criou o cérebro do homem com a capacidade de pensar como por ex. dando uma analogia como o computador com a mesma capacidade desse computador embora ainda não estava ligado a eletricidade e ainda não tinha nenhum sistema operacional! Era simplesmente um computador.

E por isso Deus fez através do Seu poder este corpo de carne e feito do pó da terra com uma capacidade enorme mas ainda sem vida incialmente e depois continuando a ler e lemos aqui no v. 7:

“e Lhe soprou nas narinas o FÔLEGO DA VIDA”

 E o homem passou a ser, digamos assim, um ser vivo, sim, porque era um corpo com as capacidades perfeitas embora não estivesse  viver enquanto Deus lhe soprou nas narinas o fôlego da vida e então este ser começou a viver.

Este fôlego da vida é como se fosse uma capacidade em analogia, ambas, física e espiritual; e física porque fez com que os órgãos físicos deste corpo começassem a funcionar, a trabalhar, a respirar e o sangue a trabalhar e isso tudo como também o coração a trabalhar e tudo a trabalhar fisicamente!

É como por ex. você liga a eletricidade e liga o interruptor e o motor e as coisas começam a trabalhar.

Mas também este fôlego da vida também tinha uma capacidade espiritual que faz com que o cérebro do homem se tornasse uma mente humana e em analogia como se fosse o sistema operacional do computador.

Esse elemento espiritual é o que n´´os chamamos do espírito do homem no homem e vejam em 1 CO 2:11 diz:

“qual o homem que sabe as coisas do homem se não o seu próprio espírito que nele está?”

Isto é, o espírito do homem que está no homem e nós sabemos e entendemos as coisas humanas por causa desta capacidade espiritual que Deus põem no nosso cérebro para funcionar como uma mente humana e essa é a grande diferença entre qualquer animal e o ser humano.

Porque o ser humano tem esta capacidade de fazer com que o cérebro humano se torne uma mente humana e esta capacidade é através, digamos assim, deste sistema operacional que está no nosso cérebro e que está a funcionar nele e que faz com que nós entendamos as coisas humanas.

E lendo aqui em 1 CO 11:2 diz assim:

“também as coisas de Deus ninguém as conhece se não o Espírito de Deus”

Quando temos o Espírito de Deus a trabalhar e funcionar com o espírito do homem no homem que estão conectados e ligados e quando recebemos o Espírito de Deus então começamos a entender as coisas de Deus tal como o homem faz com que entendamos as coisas do homem!

E isto é um ponto importante para entendermos e por isso o espírito do homem faz com que o corpo humano possa pensar e compreender as coisas de homem!

Vejemos em EC 9:5 que diz:

“PORQUE OS VIVOS SABEM QUE HÃO DE MORRER MAS OS MORTOS NÃO SABEM COISA NENHUMA”

Por que? porque temos o espírito do homem no homem no nosso cérebro e esse espírito do homem faz com que nós saibamos e entendamos as coisas de homem e uma delas é que compreendemos que vivemos e morremos!

Isto vem pelo espírito do homem que Deus nos dá e vejam também no v. 10 que diz:

“tudo quanto te vier a mão para fazer; faz conforme as tuas forças porque no além (sepultura) para onde vais não há obra nem projetos nem conhecimentos nem sabedoria alguma”

Então o que se passa? Quando estamos vivos e o corpo a funcionar existe esta, digamos assim, capacidade do sangue a trabalhar como se estivesse esta eletricidade a funcionar ou o computador a funcionar e então este computador trabalha como computador porque tem este sistema operacional a trabalhar com ele.

Estou a usar a analogia de um computador para entendermos melhor e por isso o corpo humano está a trabalhar e a funcionar e o sangue a circular e isso tudo então o espírito do homem faz com que o nosso cérebro entenda as coisas do homem.

Mas quando o computador é desligado ou em analogia quando falecemos o que é que acontece? Vejamos aqui em EC 12:7 que diz:

“quando morremos o pó volta a terra”; este corpo físico vai voltar a terra como era!

“e o Espírito volta a Deus que o deu”; Deus nos dá o espírito do homem no homem e Deus guarda este espírito do homem e não é uma alma e sim o espírito do homem!

Deixe-me explicar um pouquinho melhor: o espírito do homem é como se fosse um pen drive que guarda como você tem uma cópia de segurança que você é e tem e esta cópia é guardada por Deus quando você morre.

E isso dá a Deus a capacidade de nos ressuscitar com corpo novo como por exemplo você compra um computador novo que é mais moderno e coisas assim e você põem dentro desse computador essa cópia de segurança que você tinha e então o computador é o mesmo!

E sendo a mesma aparência trabalha muito mais rapidamente e muito melhor porque é um computador novo com um corpo novo exatamente o que acontece na nossa ressurreição.

E por isso o espírito do homem quando é guardado por Deus não está a funcionar e a viver e sim é simplesmente uma cópia de segurança do que nós éramos, digamos assim, as nossas capacidades e como nós pensamos e o que nós aprendemos na vida e o nosso caráter e isso tudo está guardado nesta, digamos assim, cópia de segurança espiritual que é o espírito do homem que Deus guarda.

E quando nós ressuscitamos Deus põem este espírito do homem num corpo e então quando faz com que o corpo funcione então este espírito do homem funciona com um corpo então volta de novo a trabalhar.

E por isso irmãos foi Deus quem criou o homem e foi Deus pelo seu poder e capacidade que fez e criou tudo como criar a terra e o homem! Vejamos mais como Deus criou e Deus criou pelo Seu poder e vimos que foi pelo Seu poder e braço estendido através de Sua capacidade de poder do Seu Espírito.

Vejemos também em SL 139:7-8 que diz:

“porque onde me ausentarei do Teu Espírito?”

Onde eu vou me esconder do Espírito de Deus?

“para onde fugirei da Tua face? Eu subo aos céus e lá estás! Eu faço a minha cama no mais profundo abismo e lá estás também!”

O Espírito de Deus e o poder de Deus e a capacidade de Deus de ver tudo está em todos os locais certamente!

Vejamos também em NE 9:6 que diz:

“só Tu és o Senhor, fizestes o céu dos céus e todo o Seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto há nele e Tu os preservas a todos com vida e o exército dos céus Te adora”

Deus fez tudo e não só fez como preserva com a vida, continua a dar esta capacidade de a pessoa a continuar a viver e pode parar a qualquer momento quando Deus decide!

O Espírito e o poder de Deus estão em todo o local que existe e por isso vejam também aqui em HB 1:3 que diz:

“Ele é o resplendor da glória (Jesus Cristo) e da expressão exata do Seu ser (do PAI) sustentando todas as coisas pela palavra do Seu poder”

Ou seja, Jesus Cristo falou e este falar foi o Seu poder e este como vimos foi que o Espírito Santo pairava sobre as águas e era o poder de Deus que estava aí e então quando Ele falou: este poder e através do Espírito Santo começou a trabalhar e a fazer e a limpar e a criar as coisas.

Por isso lemos aqui que como vemos é a expressão exata do Seu ser sustentando e preservando todas as coisas pelo Seu poder que é o Espírito Santo de Deus que é Jesus Cristo pelo poder do Pai que foi dado a Jesus Cristo.

Vejam em LC 10:22 que diz:

“Jesus disse: TUDO Me foi entregue por Meu Pai’

Tudo foi dado e entregue a Jesus Cristo pelo Pai, tudo foi delegado a Jesus Cristo e, isto é, quando ele era um ser humano isso tudo foi delegado a ele e antes da criação porque ele criou tudo porque o Pai delegou essa responsabilidade da criação a Jesus Cristo.

E depois da Sua ressurreição Jesus Cristo também diz em MT 28:18 diz

“toda a autoridade Me foi dada no céu e na terra”

Toda a autoridade foi dada a Jesus Cristo! Toda a autoridade e influência, e de escolha assim como de governar e todo o poder! E então vamos ler também em SL 66:7 que diz:

“Ele em seu poder governa eternamente; e os Seus olhos vigiam as nações e não se exaltem os rebeldes”

Deus controla tudo pelo Seu poder e governa o universo inteiro, Ele governa e sustenta tudo! Seja o que for: a terra, os planetas, a vida de animais e homens e tudo é sustentado pelo poder de Deus que foi dado a Jesus Cristo e Jesus Cristo é, digamos assim, é o gerente e executor controlando e exercitando esta autoridade: de governo, de escolha, de fazer o que Ele decidir.

E isso é o poder de Deus que é o poder através do Espírito Santo de Deus e vejam em RM 1:20 que diz:

“porque os atributos invisíveis de Deus assim o Seu eterno poder como também a Sua própria divindade”

Isto é quem é Deus e o poder do Seu Espírito Santo.

Continuando:

“claramente se reconhecem desde o princípio do mundo sendo percebido pelo meio das coisas que foram criadas”

Se você estuda um pouco acerca por ex. vários pontos científicos da criação de como há um balanço e equilíbrio tão maravilhoso como por ex. o tamanho da terra, ou a distância do sol da terra ou a velocidade da terra ou tudo como um ambiente perfeito e bem equilibrado para a manutenção e sustentação da vida humana na terra.

Quando as pessoas começam a entender isto e se você estuda por ex. ciência ou medicina e vê que tudo é tão intrincado, sofisticado e tão bem planejado você não tem desculpa nenhuma e você é indesculpável porque você tem que reconhecer o grande poder de Deus nesta criação e a divindade e a natureza divina de Deus e através desse braço estendido de Deus.

Vejam em JÓ 37 é uma seção em que Deus está a falar com Jó e aí Deus dá varias perguntas a Jó acerca de Jó ver como isto aconteceu ou como explicar e vejemos apenas este único v. 5 de JÓ 37 que diz:

“com Sua voz troveja Deus maravilhosamente e faz grandes coisas que nós não compreendemos”

Este poder e sabedoria de Deus através desta capacidade de Deus criar coisas através do Seu Espírito e Poder, da Sua força dinâmica e sobrenatural é uma coisa que não compreendemos completamente.

Mas sabemos que é o poder de Deus e que é através da divindade e do braço estendido Dele e vejam em LC 1:37 que diz:

“porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas”

TUDO É POSSÍVEL PARA DEUS!

“o Seu poder incompreensível é tão grande que nada é impossível para Deus”

E isso é parte do grande poder de Deus que pode estar em você em mim.

E uma vez mais queridos irmãos o Poder de Deus tem muitas características e muitos atributos porque como vimos é amente de Deus e amor porque vemos que é um grande dom e o maior deles é o AMOR.

Em 1 CO 13 também vimos que é aquele poder que nos faz filhos e filhas de Deus como lemos em RM 8 e vemos também em 1 JO 3:1-2 que nos faz filhos e filhas de Deus.

E por isso hoje irmãos foquei numa das características do poder de Deus, sim, vimos que há muitas outras características mas também vimos escrituras no início que eu mencionei que foi AT 1:8 e vamos ler isto de novo para reforçar em nossa mente e coração e sublinhar este ponto claramente que diz:

“mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo”

Recebereis poder ou receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vós.

Queridos irmãos o Espírito Santo de Deus é uma fonte enorme de energia de poder espiritual porque diz: receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vós.

O poder vem do Espírito Sato e como disse tem vários atributos: amor, capacidade de pensar e falar corretamente, profetizar, ensinar, sabedoria, domínio próprio e tem muitos outros atributos embora um deles é o que diz aqui em AT 1:8 que diz: receberão este poder quando o Espírito Santo descer em vós.

Porque este poder é o poder de Deus que vem para dentro de nós através do Espírito Santo que é a própria natureza de Deus e também a própria essência de Deus, o próprio sentimento e a maneira de pensar de Deus que pode estar inicialmente conosco dentro de nós.

Então irmãos? Como é que podemos receber o poder do Espírito Santo de Deus? Como podemos receber este poder? Em AT 5:32 diz:

“ora, nós somos testemunhas destes fatos e bem assim o Espírito Santo que Deus outorgou aos que lhe obedecem e que Deus deu aos que lhe obedecem”

Ou como na NVT diz:

“somos testemunhas destas coisas e assim é também o Espírito Santo que Deus dá aqueles que lhe obedecem”

Então? Você pode receber o poder do Espírito Santo de Deus? E sim, obedecendo a Deus e a todas as leis de Deus e não só algumas que são aquelas que lhe apeteçam mas temos que por isso a nos examinarmos a nós próprios e nos arrependermos.

E comprometermo-nos a seguir esse caminho para recebermos esse DOM gratuito do Espírito Santo de Deus que é o Poder de Deus porque diz: receberá o poder quando o Espírito Santo descer sobre vós.

Veja em AT 2:38 quando as pessoas começaram a reconhecer que tinham na verdade matado O Messias ou o Cristo e lemos no v. 37:

“quando acreditaram nisso compungiu-se lhes o coração “

E o coração deles ficou picado e perfurado e começaram a dizer: o que fizemos? E agora o que eu possa fazer para corrigirmos a situação?

E aqui diz:

“e então perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos o que faremos, irmãos? O que vamos fazer, agora?”

E no v. 38:

“respondeu-lhes Pedro: ARREPENDEI-VOS!”

E o que quer dizer? Temos que mudar e ser diferentes; temos que dizer: SIM a Deus!

“e cada um de vós seja batizado”

E o que quer dizer ser batizado?

É ter um compromisso e assinar um contrato e é fazer um voto perante a Deus e a dizer que:

SIM! Que eu acredito em  Jesus Cristo como Meu Salvador e que é pelo poder da graça dele que podemos ser redimidos e eu me arrependo de quebrar as leis de Deus e por isso devemos de entender o que estamos a comprometer.

E então esse compromisso é uma promessa de que vamos por Deus primeiro à frente dos nossos familiares, das outras pessoas e da nossa própria vida!

E por isso somos batizados e fazemos esse compromisso por Jesus Cristo, isto é, reconhecemos que Ele é autoridade e tem toda essa autoridade e fazemos isso por Sua autoridade e para sermos membros do Seu corpo e da igreja de Deus que é guardada em: O NOME DO PAI QUE É Deus, e em NOME DO FILHO que é Deus e que é guardada pelo ESPÍRITO SANTO DE DEUS!

PORQUE É O Pai que nos chama e nos compra de graça da morte e que nos redime e que é o Nosso Sumo Sacerdote, e que é o nosso Rei vindouro e que é o nosso Mestre!

E quando fazemos esse voto e compromisso diz:

“recebereis o dom do Espírito Santo”

E como lemos quando o Espírito Santo desce sobre vós receberão o poder de Deus em AT 1:38.

E por isso irmãos devemos de considerar cuidadosamente de que precisamos de nos arrepender e precisamos mudar nosso caminho de vida pecaminoso. E comprometer a viver e a obedecer às leis de Deus e todas! E incluindo os Sábados semanais e anuais para que nós possamos receber graciosamente o sacrifício de Jesus Cristo que vai nos redimir e também possamos receber o Espírito Santo de Deus que Deus dá àqueles que Lhe obedecem!! Em AT 5:32.

E assim recebendo o Espírito Santo de Deus teremos o poder de Deus! AT 1:8.

Este poder de Deus, este Espírito Santo, e sim é o poder de Deus mas também é o poder de amor e esperança!

O dom de Deus e o poder de Deus para nos gerar de novo como filhos e filhas de Deus que nasceremos de novo quando ressuscitarmos com corpo novo.

É o poder espiritual de Deus esta fonte e poder sobrenatural tão dinâmico que pode ser parte da sua e da minha mente.

É a própria natureza de Deus!

A própria essência de Deus!

O próprio sentimento e a própria maneira de pensar de Deus e o próprio poder de Deus em nós!

E que vai nos ajudar a vencer as fraquezas da carne!

Para que realmente nos venhamos a nos tornar filhos e filhas de Deus no reino de Deus!