O Primeiro Homem Rejeitou o Espírito Santo de Deus

Você está aqui

O Primeiro Homem Rejeitou o Espírito Santo de Deus

Download (Baixar)
MP3 Audio (51.52 MB)

Download (Baixar)

O Primeiro Homem Rejeitou o Espírito Santo de Deus

MP3 Audio (51.52 MB)
×

A mente carnal não obedece às Leis de Deus. A mente humana sem a guia do Espírito Santo de Deus é hostil a Deus e não consegue pensar com clareza. Mas Deus prometeu tornar Seu Espírito disponível para o homem mais uma vez.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

O primeiro homem representando a humanidade rejeitou o espírito Santo de Deus.

Hoje, queridos irmãos, vamos ver como isso aconteceu e como também Deus prometeu tornar o Seu Espírito disponível para o homem e para a humanidade uma vez mais.

Vamos começar então a ler em RM 8:7-8 que diz:

“por isso o pendor da carne é inimizade contra Deus”

A mente carnal e a mente focada nas coisas da carne são inimizade contra Deus.

Pois este pendor, esta inclinação para as coisas do mundo estão sujeitas a lei de Deus nem mesmo pode estar”

Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.

Esta mente e cérebro físico com esta maneira de pensar, focar e estar completamente focados nas coisas físicas que para a sobrevivência humana é necessário em bora tem de ser controlada e temos que ter domínio próprio.

Esta mente carnal com este pendor para a carne com o qual nascemos e não obedecem a lei de Deus e qual é o resultado desta mente carnal e qual é o fruto do pendor para a carne? E vejam no v. 6 então:

“o pendor da carne dá para a morte”

Esta contínua pressão, desejo e vontade e inclinação para as coisas físicas dá para a morte e:

“o Espírito de Deus dá para a vida e paz”

Queridos irmãos a mente humana e a maneira de nós pensarmos é uma combinação do cérebro físico com o espírito do homem no homem onde o espírito do homem é o que nós temos para entendermos as coisas do homem como se lê em 1 CO 2:11 aí lemos:

“por qual dos homens sabe as coisas do homem se não o seu próprio espírito? “

E assim também ninguém as conhece se não o Espírito de Deus?

Nós entendemos as coisas do homem porque temos o espírito do homem no homem trabalhando e funcionando com o nosso cérebro e assim esta é a diferença entre o cérebro e a mente, onde a mente é algo espiritual em cima do cérebro , a mente do homem e este pendor da carne, esta mente humana.

Ora, por outro lado, o Espírito de Deus como lemos em RM 8:6 dá para a vida e paz, e sim, VIDA ETERNA e para a paz!

Vejemos em 2 TM 1:7 que diz:

“porque Deus não nos tem dado espírito de temor (covardia) e o Espírito de Deus é um Espírito de poder, de amor e de moderação”

Ou seja, uma mente equilibrada e moderada sendo uma mente que pensa de uma maneira sã e equilibrada nada de ser uma mente de uma extrema esquerda ou de extrema direita e sim uma mente equilibrada e moderada.

Por isso quando recebemos na nossa mente a trabalhar o Espírito Santo de Deus não temos uma guia e um pendor para a morte e sim para a vida porque o Espírito Santo de Deus é são, é amor  e razoável e sensível.

Por isso a mente humana unida com o Espírito Santo de Deus e quando é guiada pelo Espírito de Deus e que nos guia, então, estamos indo no caminho da paz, de poder e da vida eterna.

Por outro lado, a mente humana sem a guia do Espírito Santo de Deus é hostil a Deus e não consegue pensar com clareza onde a mente sem o Espírito Santo de Deus é apenas, digamos assim, metade do que a mente deve ser.

É uma mente incompleta e por isso precisamos para ter uma mente sã o Espírito Santo de Deus!

Para termos uma mente e uma maneira de pensar um sentimento da maneira que Deus pensa ou, digamos assim, a mente de Deus e não estou a falar do cérebro e sim estou a falar da mente e desta maneira e capacidade de pensarmos da maneira que Deus pensa.

Em JR 17:9  vemos que até nós recebermos o Espírito Santo de Deus vamos pensar de uma maneira incorreta  porque sem este o nosso coração, nossa mente por si própria só com este pendor da carne então temos: um coração que é enganoso mais do que todas as coisas desesperadamente corrupto e por que?

Porque tem este pendor e este pensamento focado unicamente  nas coisas da carne e precisamos de ter o equilíbrio, e estarmos moderados e termos uma mente sã em que consideramos as coisas do Espírito primeiro.

Por isso  as nossas mentes carnais são inerentemente más! Mas essa mente sã e equilibrada e moderada que é unida com e guiada pelo Espírito Santo de Deus, isto é, por esta mente suprema e este Espírito que procede do Pai então se trona uma mente sã quando somos guiados pelo Espírito Santo de Deus.

Ora como este pano de entendimento assim como este pano de fundo vamos ver como Deus criou Adão e Eva e vejemos em GN 2:9 diz:

“e disse assim: do solo fez o Senhor Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista boas de alimentos e também a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal”

Quando Deus criou o homem, o Adão e a Eva, também deu ao homem esta capacidade de escolher entre a árvore da vida (eterna) e a árvore do conhecimento do bem e do mal que o resultado desse era a morte ou em outras palavras, a árvore da morte.

E por isso quando Deus criou o homem, esta árvore da vida eterna que estava disponível ao Adão e a Eva no jardim do Éden.

Mas vejemos então no v. 17 de GN 2 quando Deus deu instrução ao Adão e a Eva e disse aqui:

“mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás”

Por que?

“porque no dia que dela comeres certamente morrerás”

Essa é a árvore da morte! Vais morrer! E depois continua no v. 18:

“disse mais o Senhor Deus: não é bom que o homem esteja só e far-lhe-ei uma esposa”

E também vemos um bocadinho mais adiante  em GN 3:3 quando satanás então veio, digamos assim, tentar a mulher e disse:

“mas da árvore do fruto que está no meio do jardim disse Deus: dele não comereis e nem tocareis dele para que não morrais”

Por causa de satanás ter dito a Eva que não morreria.

Eva sabia muito bem que não devia de comer o fruto dessa árvore era o conhecimento que tinham e tudo bem vemos no vs. 6-7 se vê aqui quando a serpente ou digamos satanás, tentou a mulher e disse: não, não vais morrer é Deus simplesmente que tem outras intenções, não, não vais morrer.

E disse no v. 4:

“certamente não morrereis”

Satanás teve a chamar Deus de mentiroso que ao fim de contas é satanás o mentiroso!

E então no v. 6 diz:

“e vendo a mulher que era boa para se comer e agradável aos olhos e árvore desejável para entendimento tomou e comeu e deu também ao marido”

O pecado irmãos parece agradável e parece que dá uma certa satisfação, mas é temporária porque ao longo prazo dá sofrimento e a morte!

Sim, parece agradável ao início e se vê aqui que Adão e Eva decidiram não seguir o caminho de Deus para a salvação, rejeitaram o Espírito de Deus, aquela árvore para a vida eterna porque é o Espírito de Deus que nos dá a vida eterna.

Porque então se tivessem aceitado o caminho de Deus, se tivessem recebido, digamos assim, este Espírito, esta mente, esta maneira de pensar e esse pendor do Espírito, esta mente espiritual de Deus ao fim teriam a vida eterna!

Se, está claro, continuassem a obedecer a Deus embora o Adão e a Eva tinham que desejar o Espírito Santo de Deus a perder as suas vidas!

A vontade de Deus para receberem o Espírito Santo de Deus para finalmente terem a vida eterna tal e qual como é para nós hoje! Que temos de desejar o caminho do Espírito Santo de Deus, temos que ter fome e sede pela verdade no caminho pelas leis de Deus para recebermos o Espírito Santo de Deus e nos arrependermos e rendermos as nossas vidas a Deus.

Queridos irmãos não há outro caminho e este é o caminho para a salvação embora Adão e a Eva em última análise decidiram não seguir o caminho de Deus assim como decidiram não receber o Espírito Santo de Deus e a vida eterna.

Decidiram o caminho que agradavam aos seus prazeres, sim, quero agradável aos olhos, e desejável de entendimento e que parecia boa para se comer, isto é, o pendor da carne.

Em GN 2:17 diz a respeito da árvore do conhecimento do bem e do mal:

“no dia que dela comeres certamente morrerás”

É o caminho da morte e é o caminho que produz a morte por causa do pecado e da desobediência do que Deus diz para nós fazermos e por isso lemos em GN 3:24 que diz:

“e expulso o homem colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia de guardar o caminho da árvore da vida”

O homem e seus filhos e depois descendentes não puderam voltar aí onde estava a árvore da vida e assim expulsou Deus a Adão e a Eva e os seus descendentes, a humanidade, a terem disponível, a eles, o Espírito de Deus.

Desde então o homem e a humanidade, digamos assim, foi cortado o acesso ao Espírito de Deus e por isso ao dom da vida eterna.

O homem e a humanidade foram autorizados a seguir o seu próprio caminho e Deus então separou o homem durante, digamos assim, 6.000 anos é o que vemos hoje em dia e Ele permitiu que a humanidade, digamos assim, queimasse os dedos ou batesse com a cabeça na parede para aprender a seguir os ditames da mente carnal que levam pura e simplesmente a miséria e a morte assim como a sofrimento.

Vejamos então em RM 3:10 que diz:

“como está escrito: não há um justo, nenhum se quer”

Isso é de IS 64:6 que diz:

“não há quem entenda, não há quem busque a Deus, todos se extraviaram e a uma se fizeram fúteis, não há quem faça o bem, não há um se quer, a humanidade inteira! A garganta deles é sepulcro aberto com a língua urdem enganos e veneno de víbora está em seus lábios”

Vemos irmãos que toda a humanidade está a seguir este caminho.

“a boca está cheia de maldição e de amargura, serão os seus pés velozes para derramar o sangue”

E não são? As pessoas falam muito facilmente para machucar e magoar outra pessoa, óh somos velozes para derramar sangue.

“os seus caminhos são destruição e miséria, desconhecem o caminho da paz, não há temor de Deus diante dos olhos dos homens”

Vejam também no v. 23:

“pois todos pecaram e cresce a glória de Deus”

E a humanidade inteira está debaixo do engano de satanás! Do maligno.

Por isso a humanidade como um todo continuou e continua a escolher o caminho da desobediência a Deus e sem o Espírito Santo de Deus o resultado só tem sido: sofrimento, dores, aflições e morte!

Mas na sua grande misericórdia e no seu grande amor para com a humanidade Deus prometeu tornar o Seu Espírito Santo disponível para o homem mais uma vez.

Vejam em DT 5:29 onde se vê que Israel não obedeceu a Deus e diz:

‘quem dera que eles tivessem tal coração, que Me temessem e guardassem em todo o tempo todos os Meus Mandamentos para que bem lhes fosse”

Quem dera que os israelitas tivessem um coração e uma mente que não fosse puramente carnal e para que? para que lhes fosse a eles bem para sempre e por que não obedeceram? E tem até hoje em dia um coração bem desobediente! Uma mente bem carnal!

Vejam em AT 7:38-39 que diz:

“e este Moisés quem esteve na congregação do deserto?” A palavra congregação em grego significa eklesia, igreja

“com um anjo que lhe falava no Monte Sinai e com os nossos pais o qual recebeu palavras vivas para as transmitir e que nossos pais não quiseram obedecer”

E por que? porque não tinham coração como lemos em DT 5:29 um coração de obediência e uma mente para obedecer e por que? e porque tinham uma mente carnal e diz assim:

“antes O repeliram e no seu coração voltaram para o Egito”

No seu coração, na sua mente e no seu desejo interno queriam voltar para o pecado e por isso esses israelitas desobedeceram e por que? porque não tinham o coração e caráter assim como a fidelidade e não tinham o pendor do Espírito e sim da carne e por isso não tinham a fidelidade de guardar a aliança do AT, a antiga aliança porque não tinham o Espírito Santo de Deus.

Então vejam em JO 7:39 que diz:

“isto ele (Jesus) disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que Nele cressem”

Lembrem-se que atrás da palavra crer há sempre o verbo: fazer, atuar porque acredito no que é para fazer e por isso Ele disse isso no v. 39:

“pois o Espírito até aquele momento não fora dado, ou seja, não tinham o Espírito Santo de Deus e ainda não estava disponível à humanidade.

E por isso a justiça debaixo da Antiga Aliança tinha que ser realizada pelo esforço humano embora a desobediência deles prova que não conseguiam alcançar a justiça de Deus porque não tinham uma mente sã.

Veja em EZ 36:26-27 diz:

“dar-vos-ei coração novo”

Deus promete que vai dar aos israelitas um coração novo.

“e porei dentro de vós espírito novo”

Vai por um novo espírito que vai trabalhar com o espírito do homem e então se junta com o espírito do homem no homem que vai estar a trabalhar neste cérebro físico e então a pessoa começa a ter um pendor do Espírito de Deus e no v. 27:

“e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis”

Por isso vemos que Deus vai fazer obediência possível a esses israelitas quando ressuscitarem depois do Milênio.

Vejemos também em JL 2:28 que diz:

“e acontecerá depois que derramarei o Meu Espírito”

Isto é, o Espírito Santo de Deus vai ser derramado como água.

“sobre toda a carne, vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão e vossos jovens terão visões e será até sobre os servos e as servas derramarei o Meu Espírito naqueles dias, mostrarei prodígios no céu e na terra, sangue e fogo, colunas de fumaças, o sol se converterá em trevas e a lua em sangue antes que venha o grande e terrível dia do Senhor”

Por isso temos os sinais celestes e o terrível dia do Senhor;

“e depois acontecerá (v. 32) que todo aquele que INVOCAR o nome do Senhor”

E Invocar como? E vocês mantenham aí o dedo no v. 32 e vejam no v. 12 de JL 2 diz:

“ainda assim agora mesmo diz o Senhor CONVERTEI-VOS A MIM de todo o vosso coração e com jejuns, choro e com pranto rasgai o vosso coração e não as vossas vestes e CONVERTEI-VOS ao Senhor vosso Deus porque Ele é misericordioso, compassivo e tardio em irar-se e grande em benignidade e se arrepende do mal.

Por isso quando está a falar aqui no v. 32 quem INVOCAR o nome do Senhor, como? Através do ARREPENDIMENTO! De converter-se, rasgar e render o vosso coração e se arrependerem e por isso diz:

“e todo aquele que se converter, isto é, através do arrependimento, será salvo porque no Monte Sião e em Jerusalém estarão os que forem salvos como o Senhor prometeu e entre os sobreviventes aqueles que o Senhor chamar”

Por isso diz: Jesus Cristo vai derramar como lemos no vs. 28-29 de JL 2, vai derramar o Seu Espírito e isso ainda é futuro.

Veja então voltando, em JO 7:38, que diz:

“quem crer em MIM como diz a Escritura do seu interior fluirão rios de água viva”

Aqui vemos o Espírito Santo de Deus que vai ser derramado em nós e para dentro de nós vai fluir rios de água viva que são o Espírito Santo de Deus que estará em nós e que vai fluir de nós.

Veja em JR 17:13 e mantenham o dedo em JO que vamos voltar e diz:

“óh Senhor, Esperança de Israel, todos aqueles que Te deixam serão envergonhados, o nome dos que se apartam de Mim está escrito no chão (lembram-se quando Cristo estava a escrever no chão?) porque abandonam o Senhor a fonte das águas vivas”

Então: vemos que o Espírito Santo é derramado em nós, e também fluirá de nós e qual é a fonte destas águas? É O SENHOR! E quem é essa fonte? Vejam em JO 4:10 diz:

“quando a mulher de Samaria estava a falar com Jesus Cristo e replicou-lhe Jesus: se conheceres o dom de Deus, o Espírito Santo, e de quem é o que te pede (água) dá-Me de beber e tu Lhe pedirás (a Jesus) e Ele te daria ÁGUA VIVA!”

A fonte da água viva é o Senhor e quem nos vai dar essa água viva é Jesus Cristo, sim, o Espírito Santo procede do Pai mas é Jesus Cristo, ao fim de contas, que é o mediador e aquele por Quem tudo passa para nós.

Vejam por ex. em HB 8:6 que diz:

“agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente quanto é Ele também mediador na superior aliança”

Esta nova aliança e novo contrato e novas promessas e diz assim:

“instruídas em base de superiores promessas”

E por que? porque a Nova Aliança nos promete A VIDA ETERNA pois a Antiga Aliança não nos prometia isso, superior promessas, Jesus Cristo é o mediador! É aquele dessa fonte das águas vivas da vida.

Por isso estas promessas superiores inclui: o Espírito Santo de Deus que é esta água corrente que fluirá de nós me veja também em IS 44:3-6 e mantenham o dedo em JO porque vamos voltar, e diz:

“porque derramarei água sobre o sedento e torrente sobre a terra seca”

Derramarei o meu Espírito e vemos que o Espírito de Deus é comparado a água a uma coisa e não a uma pessoa, é o Espírito de Deus.

“sobre a tua posteridade e a minha benção e os teus descendentes e brotarão como uma erva de salgueiros junto as correntes das águas”

De uma forma física e espiritual das águas que é o Espírito de Deus.

“um dirá: eu sou do Senhor, outro se chamará do nome de Jacó, o outro escreverá na sua própria mão: eu sou do Senhor e por sobrenome tomará o nome de Israel; e assim diz o Senhor, o rei de Israel”

Quem é o rei de Israel vindouro? Jesus Cristo com certeza!

“o seu redentor”

Quem é o nosso redentor? É Jesus Cristo!

“o Senhor dos exércitos, Eu Sou o primeiro e Sou o último, além de Mim não há Deus!”

Foi o que Jesus Cristo disse no livro de AP: eu sou o primeiro e o último, além de Mim não há Deus! A palavra Deus aqui em hebreu significa: Elohim, Deus, e que não é só um ser.

E por isso vemos aqui que a palavra Elohim é um plural como já devem saber e em JO 7:37-39 diz:

“no último dia, no grande dia da festa (O OITAVO DIA) levantou-se Jesus e exclamou: SE ALGUÉM TEM SEDE VENHA A MIM, E BEBA! Quem crer em Mim como diz a escritura do seu interior fluirão rios de água viva! E isso disse Ele com respeito ao Espírito de Deus que haviam de receber os que Nele cressem pois o Espírito até aquele momento não fora dado porque Jesus não havia sido ainda GLORIFICADO”

Como Jesus ainda não tinha sido glorificado o Espírito ainda não tinha sido dado de novo aos seres humanos mas está claro que vamos ver que foi dado inicialmente aos de Cristo e depois à Sua segunda vinda vai ser dado à humanidade em geral.

E por isso vemos aqui o Espírito não fora dado porque Jesus não havia sido ainda glorificado; e por isso vemos que diz aqui:

“se alguém tem sede venha a Mim”

Precisamos de ter o desejo e esta sede é um desejo de receber o Espírito Santo de Deus e devemos de sinceramente O desejar! E depois diz: o Espírito Santo de Deus vai ser posto dentro do homem! Porque diz: do seu interior fluirão rios de água viva!

E depois diz aqui no v. 39:

“isto Ele disse com respeito ao Espírito de que haviam de receber o que Nele cressem (que significa acreditar e também obedecer) pois o Espírito até aquele momento não fora dado pois Jesus não havia sido ainda Glorificado”

Então quando é que foi dado à humanidade e então vejam em JO 16:7:

“mas Eu vos digo a verdade: convém que Eu vá porque se Eu não for o Consolador (o Espírito Santo de Deus) não virá para vós mesmos, porém, se Eu for vo-Lo enviarei”

Jesus Cristo tinha que ir primeiro e depois Ele nos enviou o Espírito Santo de Deus e como sabemos foi no dia de Pentecostes para aqueles que são de Cristo e vejam também em JO 14:17 diz:

“o Espírito da verdade que o mundo não pode receber (não é para o mundo inteiro) mas vós O conheceis porque Ele habita convosco e estará em vós (dentro de vós)”

E como? Pelo arrependimento, pela crença, pelo batismo e pela imposição das mãos e por isso diz aqui:

“o Espírito de Deus estará com Seus discípulos (dentro deles) não foi posto na humanidade quando o homem foi criado do pó da terra e quando Deus ofereceu a Adão e a Eva a oportunidade de receber o Espírito Santo de Deus e a vida eterna como um dom e uma dádiva; a natureza rebelde do homem foi contrária a Deus”

E Adão e a Eva escolheram o caminho que só trouxe sofrimento, dores e morte e Deus na Sua misericórdia predisse que num período de tempo no futuro:

Em que ele mais uma vez depois da humanidade e depois do homem experimentar e ter experiência prática das trágicas consequências de viver sem o Espírito Santo de Deus e das trágicas consequências do sofrimento, dor e a morte Deus predisse que:

Ofereceria o Seu Espírito à humanidade para que todos pudessem obedecer a lei espiritual e colher as bençãos físicas e espirituais que o mundo realmente deseja; então vejemos em AT 2:37-38  como é que podemos receber o Espírito Santo de Deus:

“ouvindo eles estas coisas compungiram-se lhes o coração”

Ou seja, acreditaram no que Pedro estava a dizer era correto.

“e perguntaram aos demais apóstolos: que faremos, irmãos?”

Porque começaram a entender e acreditar que tinham crucificado o Senhor, o Messias! É o que podem ler ao fim do v. 36 e então quando eles ouviram isso sentiram e viram que de fato tinham crucificado o Senhor e Cristo e então disseram: o que é que vamos fazer agora? O que nós fizemos?

“então respondeu-lhes Pedro: arrependei-vos (virem o caminho e se tornem diferentes) e cada um de vós seja batizado (façam um compromisso do velo para o novo Eu e de por Deus primeiro)”

Antes mesmo de você e da sua família, é um custo e compromisso e depois diz:

“e cada um seja batizado em Nome (pela autoridade) de Jesus Cristo para remissão dos pecados e depois recebereis o dom do Espírito Santo”

E como lemos em outras seções que esse dom foi dado através da imposição das mãos de ministros de Jesus Cristo.

E por isso essa é a promessa do Pai para nós e por isso vemos que há condições prévias para recebermos o Espírito Santo de Deus: tem que crer no que Jesus Cristo fez, do sacrifício Dele e que de fato morreu por nós; que Ele é o nosso Redentor e Salvador; e Ele está afazer tudo de acordo com a vontade do Pai.

E por outro lado houve o sacrifício do Pai que deu o Seu único filho também; é Aquele que instituiu este plano de salvação para nós e por isso também é o nosso Salvador (Deus Pai) embora Aquele que deu a Sua vida por nós é Jesus Cristo, Nosso Salvador, digamos assim, executor.

E então temos que nos arrepender e mudar a maneira de viver e temos que ter um arrependimento e temos que viver de uma maneira diferente e depois em terceiro lugar: temos que fazer um compromisso de colocar Deus primeiro e comprometer-se a Deus.

E por isso é que diz: essas são condições prévias e então Deus nos dá o Seu Espírito como lemos em AT 5:32 diz:

“ora, nós somos testemunhas destes fatos e bem assim que o Espírito Santo Deus deu e outorgou aos que Lhe obedecem”

Deus dá aos que obedecem as Suas leis e que incluem o Sábado, os Dias Santos também, e as carnes limpas e imundas.

Queridos irmãos o problema que temos é que todos nós pecamos e por isso o salário do pecado é a morte e nós temos que ser comprados de volta da morte como lemos em RM 8:20 diz assim:

“pois a criação está sujeita a vaidade e não voluntariamente mas por causa Daquele que a sujeitou na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro e ser comprados pois o cativeiro é a morte! E temos que ser comprados de volta para a vida!”

“da corrupção! E de sermos filhos de Deus e porque sabemos que toda a criação a um só empo geme e suporta angústias até agora”

Toda a criação e todas as pessoas estão a gemer e a sofrer com problemas e dificuldades, todos e todas!!

“e não somente ela mas também nós, os cristãos, nós que somos fiéis, e que temos as primícias do Espírito”

Sim, o Espírito foi disponível à humanidade e agora só aqueles que são primícias do Espírito.

“igualmente gememos em nosso íntimo e agora portanto a adoção ou melhor, talvez, filiação, filhos a redenção do nosso corpo”

Nós temos as primícias do Espírito Santo de Deus, Jesus Cristo nos redimiu, nos comprou da morte e assim nos deu o Seu Espírito após estas condições prévias: de crer, de arrepender e comprometer através do contrato da promessa do batismo pela autoridade de Jesus Cristo.

E por isso diz: Ele que nos comprou da morte e por isso somos de Cristo e vejam em 1 CO 15:20-22 que diz:

“mas de fato Cristo ressuscitou dos mortos sendo ele Cristo, as primícias dos que dormem, Jesus Cristo foi o primeiro porque Ele ressuscitou e sendo a primícia dos que morrem, o primeiro dos que morrem”

A palavra primícia é mais explícita quando lemos primícia de que? essas são as primícias, por ex., das minhas plantações de bananas ou de uvas, depende de que? aqui Jesus Cristo são as primícias ou o primeiro dos que morrem!

“visto que a morte veio por um homem também por um homem veio a ressurreição dos mortos”

Isto é, as primícias dos que morrem e veio uma ressurreição dos mortos e quando?

“porque assim como em Adão todos morrem assim também todos seremos vivificados em Cristo mas cada um porém por sua própria ordem: primeiro Cristo, as primícias dos que morrem, depois os que são de Cristo na Sua vinda”

E por isso vemos nós somos de Cristo e somos ressuscitados à Sua vinda e depois mais tarde virá aqueles do fim entre outros pontos de ressurreições que não estarei a abordar agora.

Queridos irmãos nós fomos comprados da terra e da sepultura e vejam em AP 14:3 que diz:

“entoaram um novo cântico diante do trono e dos quatro seres viventes e anciões e ninguém pode aprender o cântico a não ser os 144 mil que foram comprados da terra”

E como diz no v. 4 ao fim:

Estes são os que foram redimidos entre os homens e primícias para Deus e para o cordeiro”

Primícias dos homens, sim, Jesus Cristo foi as primícias da morte e estes são as primícias dos homens mas depois virá o resto das outras pessoas e vejemos por ex. em RM 11:1 porque o que se passa com o resto de Israel? E diz assim:

“pergunto, pois, terá Deus, porventura, rejeitado o Seu povo? De modo nenhum!”

E depois leiam no v. 25:

“porque eu não quero, irmãos, que ignoreis este mistério para que não sejais presumidos em vós mesmos que venha endurecimento em parte a Israel até que haja entrado a plenitude dos gentios e assim todo o Israel será salvo”

Como está escrito: todo o Israel será salvo embora não seja hoje e sim no futuro.

“virá de Sião um Libertador que apartará de Jacó a impiedade e esta é a Minha aliança com eles quando Eu tirar os seus pecados”

Vão ser ressuscitados ao seu tempo e diz assim:

“resta a Mim esta aliança com eles quando Eu tirar os seus pecados”

Esta é a nova aliança com os israelitas que acontecerá a ressurreição deles

Queridos irmãos esta nova aliança será feita com Israel a vinda de Cristo e como vimos o primeiro homem representando a humanidade rejeitou o Espírito Santo de Deus, vimos também como Deus promete tornar o Seu Espírito Santo de Deus disponível para o homem, para a humanidade e mais uma vez a vinda de Jesus Cristo.