A Obra do Mestre Oleiro

Você está aqui

A Obra do Mestre Oleiro

Download (Baixar)
MP3 Audio (46.82 MB)

Download (Baixar)

A Obra do Mestre Oleiro

MP3 Audio (46.82 MB)
×

Deus está fazendo a Sua Obra em nós. Essa Obra requer o desenvolvimento do caráter de Deus em nós. Esse é o crescimento na graça e conhecimento de Jesus Cristo.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Algumas epístolas de Paulo são difíceis de entender como lemos em 2 PE 3:16, mas não são só algumas epístolas difíceis de entender mas também alguns ensinos bíblicos que são difíceis para muitos de nós entendermos como por ex. em TG 1;2 diz: “meus irmãos tende por motivo toda a alegria o passares por várias provações”.

Talvez este versículo desta escritura seja difícil de entender para você.

Ora, lemos por ex. em SL 34:19: “muitas são as aflições do justo mas o Senhor de todas o livra”.

Sim irmãos todos nós temos várias provações e aflições e dificuldades na vida mas o Senhor de todas essas aflições e de todos esses problemas nos livra.

Como lemos também em AT 14:22 fortalecendo a alma dos discípulos quando Paulo esteve nas suas viagens: “fortalecendo a alma dos discípulos e exortando ficarem firmes na fé e mostrando através de muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus”.

Por que muitas aflições? E tribulações? E muitas dificuldades nesta vida? Para podermos entrar no reino de Deus?

Queridos irmãos há uma razão e esse é o meu tema hoje e posso descrever isso como O TRABALHO DO MESTRE OLEIRO.

O trabalho que Deus está a fazer em nós como barro e como vocês sabem o barro tem que ser moldado e depois posto no forno e as vezes é tirado e posto mais vezes no forno até ser aperfeiçoado.

É difícil para nós entendermos isso irmãos mas vamos estudar então um pouco mais acerca deste tema.

O homem foi criado como lemos em GN 2:7 lemos assim: “o Senhor formou o homem do pó da terra, isto é, como barro para ser moldado e lhe soprou nas narinas o fôlego da vida”.

Recebemos sim a capacidade de viver o nosso coração, isto é, tudo a funcionar mas também recebemos o espírito do homem no homem como já mencionei em sermões prévios e podem estudar mais acerca disso se procurarem alguns dos meus sermões do site da igreja acerca de espírito do homem.

E depois diz: “o homem passou a ser alma vivente”; não diz aqui que tem uma alma vivente eterna, mas passou a ser desse momento um ser vivo e uma pessoa viva.

Ora, o homem com o espírito do homem tem a capacidade de aprender e vocês sabem quando o bebê cresce sabe poucas coisas e vai crescendo e aprendendo e vão para a escola e aprendendo dos pais e vão aprendendo várias coisas.

Igualmente, espiritualmente, nós devemos estar a aprender e desenvolver, digamos assim, a graça e o conhecimento do Senhor e Nosso Salvador Jesus Cristo ou em outras palavras o DIVINO CARÁTER DE DEUS.

Por que? para nós virmos a ser seus filhos e filhas no Reino de Deus.

E por isso vemos que a criação de Adão inicialmente não estava completa pois lhe faltava este complemento adicional do espírito de Deus na sua mente para estar completo e por isso o homem sem o espírito de Deus não está satisfeito e não tem completa satisfação nas coisas que faz porque tem esta fome e sede que o homem de uma maneira geral não entende que é a verdade do Espírito Santo de Deus.

De termos esta parte que nos enche espiritualmente que é o Espírito Santo de Deus.

Então, uma vez mais para ficar bem claro porque que você e eu, nós nascemos?

Nós nascemos para sermos gerados como filhos e filhas de Deus para virmos a nascer como seres espirituais na família dele e assim a reprodução humana é um digamos assim um tipo da reprodução espiritual.

O óvulo dentro da mãe é incompleto como sabemos, pois, necessita do esperma do marido para ser fertilizado, este óvulo dentro da mãe só vive por um certo número de horas talvez alguns dias e durante esse período tem que ser fertilizado.

Em analogia a vida humana com o espírito do homem no homem é limitada também a alguns anos, digamos assim, uma média, depende do país que você esteja que pode ser por ex. entre 40, 50, 60 e em outros países 70 anos embora a Bíblia diz que temos uma média geral de 70 anos!

Mas depende das condições em vários países da saúde e das condições higiênicas e coisas assim e as vezes as pessoas vivem menos tempo em certos países por causa dessa falta de conhecimento dos princípios de Deus ter uma vida saudável durantes estes, digamos assim, 70 anos que nós temos nesta vida física.

Mas durante esse período de vida física precisamos e temos uma sede e fome pela justiça de Deus que recebemos isso através do Espírito Santo de Deus temos a necessidade de recebermos este verdadeiro Espírito.

Ora, vejam comigo então em RM 8:9-11 e diz que nós que vivemos sem o Espírito de Deus vivemos na carne mas nós que temos o Espírito de Deus devemos viver de acordo com a direção e com esta ajuda de nos guiar, não nos força, e por isso diz: “porém, vocês não estão na carne mas no espírito se de fato o Espírito de Deus habita em vós”.

E como sabemos só existe um espírito que é o Espírito de Deus mas também é o mesmo Espírito que Jesus Cristo tem e o mesmo que nós devemos ter e por isso diz: “e se alguém não tem, o Espírito de Cristo, que é o Espírito de Deus, que é o mesmo Espírito, esse tal não é Dele”; não é verdadeiro cristão e não pertence ao Pai e também não pertence a Cristo.

Então continuando a ler no v. 10: “se, porém, Cristo está em vós, isto é, se nós temos este Espírito de Cristo e de Deus, este poder, mentalidade e essência e esta maneira de ver e pensar que sai e vem do Pai através de Jesus Cristo, então o corpo está morto por causa do pecado”.

Ou em outras palavras nós não queremos fazer as coisas pecaminosas vamos tentar viver numa prática de vida e de obediência a Deus mas o espírito de Deus é vida por causa da justiça pois o Espírito de Deus nos dá a vida eterna.

Continuando v. 10: “se habita em vós o Espírito Daquele que ressuscitou a Jesus Cristo, é o Espírito de Deus, dentro os mortos, Esse mesmo, o Pai, vivificará também o nosso corpo por meio do Seu poder que em nós habita”.

E por isso irmãos se temos o Espírito de Deus em nós; receberemos a vida eterna tal como Jesus Cristo recebeu ou em outras palavras temos o poder para recebermos a vida eterna.

E por isso então voltando a analogia da reprodução humana o óvulo humano da mãe precisa de ser fertilizado pelo esperma e então esse embrião uma vez fertilizado é nutrido e protegido e cresce dentro do ventre da mãe.

Igualmente irmãos é o nascimento espiritual e vejam por ex. em JO 3:3-6 onde vemos a conversa de Nicodemos com Jesus e diz Jesus” “em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, ou nascer lá do alto, não pode ver o Reino de Deus”.

Temos que nascer uma segunda vez, isto é, temos que ser gerados uma segunda vez do Espírito Santo que procede do Pai e temos que crescer espiritualmente e a ressurreição então nascermos de novo como seres espirituais.

“então perguntou-lhe Nicodemos: como um homem pode nascer sendo velho?”

Por isso ele entendeu bem o que Jesus Cristo estava a dizer: nascer de novo, como pode?

“pode, por ventura, voltar ao ventre materno e nascer uma segunda vez?”; ele entendeu muito bem o que Jesus Cristo estava a dizer em analogia.

“respondeu-lhe Jesus: em verdade, verdade te digo: quem não nasce da água e do espírito não pode entrar no Reino de Deus”.

Quem não nascer de uma segunda vez, onde a primeira vez é da água, pode-se entender dessa maneira ou poderia ser através do batismo e receber o espírito e depois nascer uma segunda vez do Espírito através da ressurreição não pode entrar no reino e por que? porque temos que ser seres espirituais.

Carne e sangue não podem herdar o reino de Deus como lemos em 1 CO 15:50.

E por isso lemos aqui muito claramente que o homem gerado pelo Espírito tem que crescer espiritualmente na mãe de todos nós, GL 4:26, que é a Igreja de Deus.

Essa, digamos assim, é a analogia de reprodução espiritual que é, digamos assim, um anti tipo da analogia da reprodução humana e por isso uma vez mais como seres humanos temos que receber o Espírito Santo através da verdadeira fé, do arrependimento e compromisso que fazemos isso e sabemos quando nos comprometemos a Deus através do batismo pela autoridade de Jesus Cristo, isto é, não só por Jesus Cristo mas aquele que tem a autoridade de Jesus Cristo de fazer isso.

Então, essa pessoa após o batismo e a imposição das mãos recebe o Espírito Santo de Deus de acordo com a promessa do Pai.

Ora, esse Espírito Santo trabalha em nós para crescermos espiritualmente e para haver um crescimento espiritual e por que? para crescermos na graça e no conhecimento do Jesus Cristo como lemos em 2 PE 3:18 ou em outras palavras é para desenvolvermos o caráter de Deus.

Sim, este crescimento espiritual para chegarmos à meta ao pleno conhecimento do homem perfeito da varonilidade que é Jesus Cristo para chegarmos a esse conhecimento dessa verdade isso requer um crescimento espiritual, ou em outras palavras, para nós desenvolvermos o caráter de Deus, isto é, a nossa mente com o espírito do homem no homem precisa de receber o Espírito de Deus.

E então o espírito do homem, em analogia, é este óvulo espiritual e o Espírito de Deus é este esperma espiritual que se juntam e então esse óvulo é fertilizado e então, digamos assim, somos gerados uma segunda vez!

O Espírito de Deus representa a maneira de pensar de Deus, o Seu caráter, e esse caráter tem que trabalhar com a nossa mente humana e com o espírito do homem no homem, os dois trabalhando juntos nesta união e nós temos que seguir esta guia do Espírito de Deus para haver este desenvolvimento do amor de Deus, do caráter de Deus, das características de Deus na nossa vida.

Então, esse é o perfeito desenvolvimento do caráter de Deus e o que é este perfeito caráter de Deus?

É a capacidade de nós de livre vontade e livre arbítrio discernir ou digamos assim de ser capaz de entender e separar o bom do mau caminho, o bom dos maus valores, a verdade do erro.

Mas primeiro é discernir e entender e ser capaz de compreender, separar e ter sabedoria para separar isto tudo.

Segundo: ter a capacidade de fazer a escolha correta, em outras palavras, o que é bom, o certo, o caminho correto, escolher a verdade e decidir contra qualquer vontade carnal nossa, contra qualquer desejo e impulso humano, contra qualquer tentação e decidindo o caminho certo.

Em terceiro lugar: é ter a força de vontade, a disciplina, o controle e domínio próprio para resistir ao errado, o caminho errado, os valores errados, a mentira, o erro e fazer o que é certo, seguir e praticar o caminho de Deus.

O perfeito caráter espiritual são essas 3 coisas irmãos: primeiro o discernir o errado do correto; segundo fazer a decisão de escolher o que é certo e terceiro ter o alto domínio, a disciplina, a força, o caráter de fazer o que é certo.

Vejamos então como Paulo descreveu isto em RM 7 começando a ler no v. 15 porque Paulo está a descrever aqui que nós temos a nossa mente carnal que tem uns certos desejos mas agora recebemos o Espírito de Deus que nos dá os desejos do amor para com o próximo, de amor para com Deus e com o próximo, o ato de desejar dar.

Enquanto o nosso desejo carnal é amar a mim próprio, fazer o que quero, fazer o que eu entendo, fazer as minhas paixões e receber em vez de dar.

E os dois se situam em lados opostos e ora temos esta mente carnal e recebemos também o Espírito de Deus numa outra direção e o que temos?

Uma luta e guerra dentro de nós!

E por isso lemos aqui no v. 15: “porque nem mesmo compreendo o meu próprio dirigir porque não faço o que prefiro e sim o que detesto”.

Com o Espírito de Deus eu quero agora fazer as coisas corretas! Eu quero praticar o amor, os mandamentos de Deus, a justiça mas na minha carne há estas paixões e forças carnais que meu puxam para as coisas físicas e carnais, para o egoísmo, para a soberba, para a vontade de amar a mim e não o outro, para fazer o que eu quero e minhas próprias paixões.

E vejam no v. 21: “então ao querer fazer o bem encontro a lei de que o mal reside em mim”; que é esta mente carnal e lei carnal dos meus membros que querem fazer o mal.

Mas mentalmente com o Espírito de Deus estou a ver essa necessidade de fazer uma vida diferente de amar ao próximo, de servir, de dar e há esta guerra.

v. 22: “porque no tocante ao homem interior tenho o prazer na lei de Deus”; isto é, com o Espírito de Deus na minha mente e maneira de pensar, e no meu coração, eu quero fazer as coisas de Deus!

Mas vejo nos meus membros outra lei, outra carne, na minha fraqueza carnal outra lei guerreando contra a lei da minha mente e então temos esta guerra.

Continua: “e isso me faz prisioneiro da lei do pecado”; os meus membros querem fazer isto mas minha mente e então acontece este dilema.

E Paulo descreve aqui no v. 24 que diz: “desaventurado homem que eu sou quem me livrará o corpo desta morte?”

E por que? porque eu estou nesta luta contínua na minha vida toda e lembre-se que Paulo estava a escrever isto várias décadas depois de estar na igreja de Deus como apóstolo.

E por isso ele diz: “quem me livrará o corpo desta morte?”

Se Paulo dizia isso quanto mais você e eu?

E depois ele diz: “graças a Deus por Jesus Cristo, Nosso Senhor, de maneira que eu de mim mesmo comente: sou escravo da lei de Deus mas segundo a carne da lei do pecado”

Um verdadeiro cristão irmãos não quer pecar mas se encontra neste vício do hábito e está oprimido por esta tentação ou pelas circunstâncias pelas quais ele não é capaz de se livrar.

Sim, certamente, se uma pessoa estiver continuamente a orar, não estou a dizer uma pessoa que não trabalha       e que está sempre a orar de joelhos, não, uma pessoa vai trabalhar, está na lide mas internamente está orando e trabalhando e fazendo as coisas que tem que fazer, não é?

Mas está continuamente perto de Deus e está separado mentalmente deste mundão, certamente pode vencer bastante mas só Jesus Cristo que fez isso perfeitamente pois todos nós falhamos mais cedo ou mais tarde.

E por isso que Paulo diz: quem me livrará o corpo desta morte? E por isso ele disse: graças a Deus por Jesus Cristo porque Deus olha para o nosso coração e se a nossa intenção de coração não é maliciosa ou com premeditação e não estamos presos no vórtex da tentação e queremos dizer o que Deus quer.

Então estamos a ver aqui uma situação diferente por que? sim, precisamos do poder de Deus, e da ajuda do Espírito Santo e Paulo está a dizer aqui mas as vezes falhamos porque Paulo disse: desaventurado o homem que sou.

Veja então em RM 8:5: “porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne”; e você está inclinado a crer e fazer as coisas desta carnalidade? Desta lei que está nos nossos membros, você está inclinado para a prática disto?

E continua: “mas os que se inclinam para a vontade do espírito, para a vontade de Deus, querem fazer as coisas de Deus, as coisas do espírito, fazem as coisas do espírito”.

Porque o pendor da carne, a inclinação, o desejo de fazer as coisas da carne vai conduzir a morte, a morte eterna, está claro mas quando estamos a ter um pendor e inclinação e fazer o desejo das coisas do espírito e isso nos conduz a vida eterna e a paz e pelo ao menos uma paz interna mas ao fim de tudo será uma paz completa.

Por isso v. 7: “o pendor da carne é inimizade contra Deus pois não está sujeito a lei de Deus e nem mesmo pode estar, portanto os que estão na carne não podem agradar a Deus vós, porém como membros da igreja de Deus não estais na carne mas no espírito se de fato o Espírito de Deus habita em vós”.

Se vocês têm o Espírito de Deus e se o Espírito de Deus está a trabalhar com vocês e tendo este desejo e vontade de fazer o que Deus quer vocês não vão praticar as coisas da carne, não estou a dizer que falhamos de vez em quando mas não vamos estar a viver na prática e no hábito das coisas da carne e vamos vencer isso.

Continua: “mas se alguém não tem o Espírito de Cristo esse tal não é Dele, como lemos a pouco; e vejemos agora no v. 14: “pois, os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus”.

Se você está a ser guiado pelo Espírito de Deus e você está a seguir esta guia, inclinado para as coisas do Espírito está a se esforçar, tem essa vontade este desejo de fazer as coisas de Deus você então está a provar ao filho de Deus que está no caminho e que você está a crescer porque tem o Espírito de Deus e está a fazer as coisas do Espírito de Deus.

E por isso são filhos de Deus.

“porque não recebestes o espírito de escravidão para viveres outra vez atemorizados mas recebestes o espírito de filiação baseados no qual clamamos Aba Pai, somos realmente filhos de Deus, o próprio Espírito, de Deus, testifica com o nosso espírito, que é do homem no homem, que somos filhos de Deus”.

Vejemos também no v. 20: “pois a criação está sujeita a vaidade”.

Deus permitiu nós estarmos sujeitos a esta vaidade humana, não voluntariamente mas por causa daquele que sujeitou e por que? porque ele na sua sabedoria viu que isto era melhor para nós e para o nosso bem e estas coisas que são difíceis de entender.

Tal como começamos em TG 1: olhem, estejam alegres com vossas tribulações; e como é que podemos estar alegres? Porque é que Deus nos sujeitou a essa vaidade e este desejo humano mas permitiu e nos criou desta maneira e por que sujeita a esta vaidade?

E estes desejos da carne e nos sujeitou a isso na esperança de que vamos ser redimidos disso para termos essa liberdade e então mas por que? por que irmãos?

E isto é obra do mestre oleiro irmãos e ele está a trabalhar conosco para desenvolvermos este caráter que resiste a estas tendências erradas e que decide escolher o que é certo e que desenvolve este auto domínio e força de vontade para vencer estas fraquezas porque Deus está a desenvolver em nós o caráter de Deus e é necessário que nós tenhamos livre arbítrio para aprendermos de livre vontade lutar contra estas fraquezas para sermos como Deus é pois Deus nunca é tentado mas nós uma vez que venhamos a ser seres espirituais não poderemos ser tentados porque aprendemos nesta vida vencer e a não desejar o caminho errado.

Vejam como Jesus Cristo é o nosso sumo sacerdote e vejamos em HB 4:15-16: “porque não temos como sumo sacerdote, que é Jesus Cristo, que não se possa compadecer das nossas fraquezas”.

O nosso sumo sacerdote que é Jesus Cristo pode se compadecer das nossas fraquezas e por que? Porque Ele, Jesus Cristo, foi tentado em todas as coisas e por que? porque veio na carne! Ele foi um ser humano completamente sujeito as mesmas tentações à nossa semelhança e foi tentado!

Mas nunca pecou! Nuna se submeteu à prática do pecado e por causo do que ele sofreu e esteve debaixo dessas mesmas tentações Ele sabe o que isso é.

E assim Ele sabe se compadecer dessas fraquezas e desta vaidade que temos!

E por isso que ele nos dá o Espírito Santo para nos ajudar a sermos diferentes e sermos separados.

Vejamos em 1 PE 1:2 aqui Pedro iniciando e abrindo esta carta está a dizer: “que esta carta foi escrita aos eleitos segundo a presciência de Deus Pai em santificação do Espírito”.

Aqueles que foram chamados e eleitos e estão agora a passar por esta santificação do Espírito, quer dizer, receberam o Espírito Santo e estão com o Espírito Santo a ser diferentes e separados do mundão e como?

Para a obediência e para a aspersão do sangue de Cristo.

Queridos irmãos nós recebemos o Espírito Santo para nos ajudar a fazer o que? a obedecer, para a obediência, obedecer a Deus.

E também segundo a preciência de Deus fomos santificados para recebermos a aspersão do sangue de Cristo e o que isso quer dizer? Aqui além da imersão do batismo, depois do batismo, conforme estamos a seguir o caminho na santificação do espírito de vez em quando falhamos e quando isto acontece Deus vê a nossa fraqueza, a nossa vaidade e através disso Ele então nos dá a aspersão do sangue de Cristo.

O sumo sacerdote dá em adição de recebermos a remissão dos pecados ao batismo pela imersão através de simbolicamente a lavagem do sangue de Cristo uma vez que estamos santificados neste caminho de santificação do espírito e se falhamos de vez em quando recebemos a aspersão do sangue de Jesus Cristo para nós sermos perdoados.

E por isso continuando: “bendito o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo que segundo a muita de sua misericórdia nos regenerou e nos gerou de novo e como? Fomos gerados pela primeira vez quando no ventre da nossa mãe física o óvulo recebeu a esperma do pai físico.

 E então esse óvulo foi fertilizado e fomos gerados pela primeira vez dentro da mãe mas agora há uma regeneração, uma segunda vez, quando nós como seres humanos e com o espírito do homem no homem que simbolicamente é o óvulo espiritual e recebemos o Espírito de Deus que é esta esperma espiritual e então esse óvulo espiritual é fertilizado pelo Espírito de Deus.

“e essa é a regeneração para uma viva esperança, uma verdadeira esperança viva, e mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentro os mortos”; e por que?

Porque Jesus Cristo ressuscitou e o seu sangue paga pelos nossos pecados e não só isso mas Ele ressuscitou e como isso aconteceu nós vamos ser ressuscitados pelo mesmo Espírito.

E no v. 4: “ressuscitou para nós recebermos uma herança incorruptível, sem mácula, inacessível elevada nos céus para vós outros”.

“Que esta esperança e herança incorruptível para a qual nós somos guardados pelo poder de Deus mediante a fé para a salvação preparada para revelar-se no último dia à ressurreição de Cristo”.

“não exaltais embora no presente por breve tempo se necessário sejais contristados por várias provações e com uma vez confirmando o valor da vossa fé muito mais preciosa que o ouro perecível mesmo apurado no fogo”.

Quer dizer que nós vamos passar por provações e por isso diz e vou repetir o v. 6: “nisso, exaltais embora no presente por breve tempo necessário sejais contristados por várias provações”, isto é, embora nesta vida por pouco tempo havendo dificuldades alegra-te disso porque Deus permite estas provações e dificuldades para desenvolvermos o caráter de Deus.

Queridos irmãos por isso é que precisamos de mudar e por isso mais adiante no v. 13 de 1 PE 1 diz: “por isso cingindo vosso entendimento sêde sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo como filhos da obediência não vos moldeis as paixões que tinham anteriormente na vossa ignorância, pelo contrário, segundo é santo Aquele que vos chamou tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento”.

Por isso está escrito: sêde santos porque Eu sou santo.

E por isso diz mais adiante: “fostes resgatados pelo precioso sangue de Cristo como de cordeiro sem mácula no v. 19”

Por isso isto não é uma brincadeira e sim uma coisa bem séria e um assunto sério, e Jesus Cristo morreu por nós, sofreu e isto é muito importante de entendermos porque nós somos purificados através de obedecermos a verdade e temos em vista um verdadeiro amor uns aos outros ferventes.

Fomos regenerados pela semente corruptível uma primeira vez mas agora não fomos gerados de tal semente, corruptível, mas sim de semente incorruptível. A regeneração.

E segundo a promessa de Deus da palavra Dele.

E por isso irmãos temos que mudar e temos que viver uma vida diferente.

Vejam em 1 JO 3: “vede que grande amor nos tem concedido o Pai ao ponto de sermos chamados filhos de Deus e de fato somos filhos de Deus e por essa razão o mundo não nos conhece por quanto não conheceu a Ele mesmo; amados agora somos filhos de Deus e ainda não se manifestou o que haveremos de ser, sabemos que quando Ele se manifestar seremos semelhantes a Ele porque haveremos de vê-lo como Ele o é”.

É importante de entendermos isso e se nós entendermos isto vamos nos esforçar e vamos nos purificar como diz em JO 3:3 se temos esta esperança de que vamos ser puros e santos como Deus é vamos trabalhar nisto e requer aflições, sim, requer aflições.

Queridos irmãos temos de viver na prática da obediência, desenvolver o caráter, isto é, Deus crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo é a nossa meta que é a obra do mestre oleiro e isso envolve tirar e por esse barro e usar esse barro para assar e passar pelo fogo do forno para que finalmente esse barro fique maduro e perfeito.

E isto simbolicamente é o que temos de passar nesta vida e por isso é que Deus através da mãe de todos nós que é a Igreja de Deus, neste ventre da mãe, dentro da Igreja de Deus, dentre da comunhão e convivência que os irmãos da igreja de Deus nos dão vários dons espirituais e para que?

Para servir um ao outro e para servir e não para dizer que olha eu sou mais espiritual do que você. Pois eu sei falar em vários idiomas, não é isso, falamos em mais idiomas para servir um ao outro para ajudar e ter carinho, ou seja, o que for.

Temos conhecimento em proeiro lugar para mudarmos nós próprios para sermos melhores, filhos e filhas de Deus?

Queridos irmãos então vamos ler TG de novo em TG 1:2 e 4: “meus irmãos temos por motivo de toda a alegria o passar por várias provações e por que? porque através destas provações sabendo que a provação da vossa fé uma vez confirmada, ou seja, estas provações ao passarem por este forno de provas iremos produzir perseverança”.

“Isto é, uma paciência e esta perseverança deve ter uma ação completa, isto é, desenvolve este caráter de Deus e estas características da graça de Jesus Cristo para que sejam perfeitos e íntegros e em nada deficientes”.

“se, porém, algum de nós necessita de sabedoria, isto é, quando encontramos estas dificuldades e estes sofrimentos e problemas e precisamos da sabedoria de Deus para vencer estas dificuldades; peça a Deus por Sua sabedoria pois Ele dá a todos liberalmente”.

E de nada impropera, ou seja, se você não entende o que que você tem de passar por certas dificuldades e coisas assim peça a Deus por essa sabedoria.

 E que Deus lhe vai dar essa sabedoria e no v. 6 diz: “peça, porém, com fé e em nada duvidando pois o que duvida é semelhante a onda do mar que é impelida e agitada pelo vento, para dentro e para fora, e temos que ter fé!

Queridos irmãos quando encontramos dificuldades na vida e essas dificuldades hão de vir não fiques desencorajado pois somos sujeitos ao trabalho do mestre oleiro.

E se você não entende e não sabe como vencer estas coisas e estas dificuldades ou responder a certas perguntas que as pessoas lhe façam leve isso a Cristo e peça a Cristo por sabedoria e pelo seu poder e por sua ajuda e tenha fé!

Considere estas dificuldades como motivo de toda a alegria e nunca desista e nunca pare de continuar a lutar e esteja a perseverar até ao fim!