Os Dez Mandamentos no Novo Testamento

Você está aqui

Os Dez Mandamentos no Novo Testamento

Download (Baixar)
MP3 Audio (44.8 MB)

Download (Baixar)

Os Dez Mandamentos no Novo Testamento

MP3 Audio (44.8 MB)
×

Muitos creem que os Dez Mandamentos foram abolidos. Outros creem que um novo mandamento tomou o lugar dos Dez. Qual é a verdade? Este sermão demonstra que todos os Dez Mandamentos são mencionados e reforçados no Novo Testamento. Isso inclui o quarto mandamento, a guarda do Sábado.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Muitos creem que os Dez Mandamentos foram abolidos, outros creem que o novo mandamento tomou lugar dos Dez e qual é a verdade?

Vejam comigo em MT 19:17 diz:

“alguém aproximando-se de Jesus Cristo perguntou a Ele, no v. 16, mestre que farei eu de bom para alcançar a vida eterna? Então Jesus Cristo respondeu: por que me chamas bom? Bom só existe um; se queres, porém, entrar na vida, eterna, guarda os mandamentos”

Jesus Cristo disse se queremos entrar na vida eterna precisamos de guardar os mandamentos e então esta pessoa perguntou:

“quais? Então respondeu Jesus: não matarás, não adulterarás, não roubarás, não darás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe e amarás o próximo como a ti mesmo”

Vemos aqui que Ele resumiu isto dizendo: amarás o próximo como a ti mesmo e estes cinco mandamentos estão resumidos neste princípio: amarás o próximo como a ti mesmo.

Quais os mandamentos que Jesus Cristo estava a se referir? Ora, está claro que estava a se referir aos Dez Mandamentos que lemos em EX 20 e DT 5, alguns podem supor que as coisas mudaram depois da cruz mas o que dizem os escritores do NT?

Lembrem-se que todos os mandamentos são mencionados por Jesus Cristo e pelos apóstolos no NT, e particularmente se vamos tomar nota do que Paulo disse e por que?

Porque ele foi o apóstolo aos gentios.

Queridos irmãos não podemos amar a Deus devidamente se não amarmos o próximo e então vejemos estes seis mandamentos de amar o próximo sendo reiterados e reenfatizados no NT.

Lemos em MT 19:19 que Jesus Cristo mencionou, por ex., o quinto mandamento de EX 20 que é HONRA O TEU PAI E A TUA MÃE , esse era o quinto mandamento, e então o que Paulo disse e mantenham o dedo aí porque vamos voltar e agora vejam em EF 6:1 onde Paulo diz:

“filhos obedecei a vossos pais no Senhor pois isto é justo, honra a teu pai e a tua mãe que é o primeiro mandamento com promessa”

Paulo mencionou que precisamos de guardar o quinto mandamento que é o primeiro com uma promessa; e então vejemos o sexto mandamento e voltando a MT 19:18 lemos:

“não matarás”

Que é o sexto mandamento, ora, olhando a MT 521-22 Jesus falando no sermão do monte diz:

“ouviste o que foi dito aos antigos: não matarás e quem matar estará sujeito a julgamento; Eu, porém, digo: que todo aquele que sem motivo se irar contra o seu irmão estará sujeito a julgamento e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento no tribunal e quem lhe falar tolo estará sujeito ao inferno de fogo”

Irmãos, Jesus Cristo amplificou este mandamento de não matarás porque Ele deu um propósito espiritual adicional a este mandamento que este mandamento: não matarás é ainda mais vinculativo no significado espiritual e propósito no NT, aliás, como lemos em IS 42:21 diz:

“foi do agrado do Senhor por amor da Sua própria justiça engrandecer a lei e fazê-la gloriosa”

A lei de Deus, os Dez Mandamentos, grande parte principal da lei foi engrandecido, foram engrandecidos e amplificados por Jesus Cristo como vemos no sermão do monte em MT 5.

E o que é que Paulo disse acerca deste mandamento? Vejemos então em RM 13:9 que diz:

“por isso não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás e se há qualquer mandamento nesta palavra se resume: amarás o teu próximo como a ti mesmo”

Paulo disse que matar é um pecado é basicamente o que Paulo está a dizer: matar é um pecado como os outros também.

Vejam também o sétimo mandamento agora, vimos o quinto e o sexto, em MT 5:28 diz:

“eu, porém, vos digo qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura no coração já adulterou com ela”

O sétimo mandamento, irmãos, proíbe o adultério e Jesus Cristo demonstrou que é mais abrangente pois enfatizou a aplicação espiritual que é que não devemos de cobiçar uma mulher.

E Paulo também como lemos a pouco em RM 13:9 uma vez mais:

“não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás”

Por isso o adultério aí é pecado.

Vejamos bem agora o oitavo mandamento que proíbe o roubo e que diz:

“não furtarás”

Vejam em MT 19:18 que diz:

“quais? Respondeu Jesus: não matarás, adulterarás, não furtarás”

E aí vemos o oitavo mandamento: não furtarás a ser mencionado por Jesus Cristo e por isso este mandamento é apoiado no NT e o que é que Paulo disse? Paulo repete exatamente a mesma coisa como lemos em RM 13:9 a pouco que diz:

“não furtarás”

E diz a mesma coisa em EF 4:28 que diz:

“aquele que furtava que não furte mais antes trabalhe fazendo com as suas próprias mãos o que é bom para que tenha o que acudir ao necessitado”

E por isso vemos que o oitavo mandamento também é reforçado e bem vinculativo hoje no NT como no monte Sinai.

Então vejamos o nono mandamento acerca de mentir e hoje é difícil de encontrar uma pessoa que seja 100% verdadeira, óh estas mentirinhas, é só uma mentirinha ou dizemos a verdade ou não.

Vejam em MT 19:18 uma vez de novo que acabamos de ler a pouco diz:

“não dirás falso testemunho”

Que é mentir e dar um falso testemunho e também lemos em RM 13:9 que diz:

“não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás e se qualquer outro mandamento se resume: amarás ao próximo”

E continuando no v. 10:

“e o amor não pratica o mal contra o próximo de sorte que o cumprimento da lei é amor”

Por isso vemos aqui que qualquer outro mandamento se resume como diz em RM 13:9 e também vemos em EF 4:25 diz:

“por isso deixando a mentira fale cada um a verdade com o seu próximo porque somos membros uns dos outros”

Fale cada um a verdade e por isso irmãos o nono mandamento de dizer a verdade é válido no NT.

Então vejamos, por ex. o décimo mandamento que está. Por ex. em LC 12:15 que diz:

“então respondeu: tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza”

Isto se refere a cobiça e ganância e ambição ilegal.

E por isso cobiçar é parte dos Dez Mandamentos e por isso diz: não cobiçais e vemos aqui no NT: tende cuidado de qualquer cobiça ou avareza.

Vejam também Paulo em RM 7:7 que diz:

“e que diremos? É a lei pecado? Ou nenhum? Eu não teria conhecido o pecado se não por intermédio da lei pois eu não teria conhecido a cobiça se a lei não dissesse: não cobiçarás”

E por isso vemos aqui Paulo a apoiar este décimo mandamento e vejamos também em RM 13:9-10 como lemos a pouco:

“não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás”

Por isso vemos também que cobiçar é parte dos Dez Mandamentos e da lei de Deus que é apoiada no NT.

Ora, irmãos, vamos fazer uma pergunta? Se é pecado violar um dos últimos seis mandamentos de acordo com o NT então não é pecado violar os primeiros quatro mandamentos da lei de Deus?

Está claro, irmãos, que isso é um argumento bem ridículo pois está claro que é pecado também violar os primeiros quatro mandamentos tal como é pecado violar os últimos seis mandamentos.

Vejam por ex. em MC 12:28 que diz:

“chegando um dos escribas ouvindo a discussão entre eles e vendo como Jesus houvera respondido, respondeu: QUAL É O PRINCIPAL DE TODOS OS MANDAMENTOS?”

“E respondeu Jesus: principal é ouve óh Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor: amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força”

Jesus Cristo está aqui a sublinhar a importância dos primeiros quatro mandamentos que são focados em amar a Deus e depois diz:

“o segundo é: amarás o teu próximo como a ti mesmo”

Quer dizer a segunda parte dos Dez Mandamentos são os outros seis mandamentos.

“não há outro maior mandamento que este”

Queridos irmãos certamente o nosso relacionamento com Deus é da maior importância então como é que podemos amar a Deus? Ora esses são os quatro primeiros mandamentos e como é que amamos a Deus?

Em EX 20:3 diz: não terás outros deuses.

Então vejemos em LC 4 se vê aqui no v. 8 diz:

“Jesus respondeu: está escrito: ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele darás culto”

A quem Jesus disse isso? Ao diabo! Quando O estava a tentar! Jesus Cristo disse: só adorarás a Deus! Não vais adorar outro deus falso porque o diabo estava a dizer: olha eu vou te dar estes reinos todos, se Tu, Jesus Cristo e lemos aí em v.7 de LC 4:

“se tu, Jesus Cristo, se prostares e me adorares então terás todos estes reinos”

“e Jesus Cristo disse: só adorarás a Deus”

E por isso Jesus Cristo está a lutar e argumentar e dizer bem claro que qualquer forma de IDOLATRIA é pecado!

Veja o que Paulo disse em 1 CO 10 porque ao fim de contas o primeiro mandamento é contra a idolatria e vemos no v. 7:

“não vos torneis, pois, idólatras como alguns deles porquanto está escrito: o povo assentou-se para comer e beber e levantou-se para se divertir”

E por isso o primeiro mandamento é reforçado no NT.

Ora vejemos então o segundo mandamento dos dez mandamentos que proíbe a adoração ou se curvar diante de qualquer imagem, e vejemos em RM 1 começando no v. 18 aqui Paulo está a falar dos filósofos pagãos que conheciam a Deus e não O adoravam como Deus e diz:

“a ira de Deus se revela no céu contra toda a impiedade perversão dos homens que detém a verdade e justiça porquanto o que Deus se pode conhecer é manifesto entre eles”

Sim, estes filósofos pagãos conheciam a Deus e sabiam muito bem.

“porque Deus lhes manifestou”

Estas pessoas que são cientistas e coisas deste gênero são muito espertas e sabem bem que existe um criador mas estão a mentir dizendo: ah não é uma evolução e eles sabem muito em que há um criador e por que? está a resposta no v. 20:

“porque os atributos invisíveis de Deus assim como o Seu eterno poder e também a Sua própria divindade claramente se reconhecem desde o princípio do mundo sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas”

Queridos irmãos as coisas criadas provam que há UM CRIADOR.

“tais homens são por isso INDESCULPÁVEIS”

Estes homens que dizem: olha é apenas uma evolução e não há criador que os vários animais e seres humanos e as coisas que existem não foram desenhadas isso é ridículo irmãos.

Por ex. os meus netos tem estes blocos de lego e estão a construir casinha ou bonequinho de lego e depois poderia se fizer que se não tivessem construído isso com lego dizer: olha se deixássemos os legos assim no chão por milhares e milhares de anos então esse prédio apareceria!

Está claro que não! Requer um criador, requer um trabalho de criação para as coisas existirem.

E por isso essas pessoas que são cientistas e que sabem melhor e que entendem, por ex., as complicações do DNA e da criação e como complexa a vida o é sabem muito bem que é necessário haver um criador.

E por isso essas pessoas são indesculpáveis!

E no v. 21:

“porquanto tendo conhecimento de Deus não O glorificaram como Deus e nem Lhe deram graças e se tornaram nulos em seu próprio raciocínio e obscurecendo seu coração insensato e inculcando-se por sábios”

Sim são grandes cientistas mas dizem: olha é uma evolução! Tornaram-se loucos.

“e mudaram a glória de Deus, do Deus incorruptível em semelhança de imagem de homem corruptível”

Isto quer dizer que criaram imagens de idolatria para as pessoas adorarem ou se curvarem perante estas imagens!

“bem como de aves, quadrúpedes e répteis e por isso (v. 24) Deus entregou tais homens à imundícia e pelas concupiscências do seu próprio coração para desonrarem o seu corpo entre si”

E é o que vemos hoje em dia irmãos as pessoas se volveram para esta imundícia, pelas concupiscências, pelos seus desejos carnais de seu próprio coração e depois essas pessoas se lê no v. 25:

“mudaram a verdade de Deus em mentira adorando e servindo a criatura em lugar do criador o qual é bendito eternamente, amém”

E no v. 26:

“por causa disso os entregou Deus a paixões infames”

É o que existe hoje em dia, irmãos porque diz aqui:

“até as mulheres mudaram o uso natural de suas relações íntimas por outro contrário à natureza”

O que é isso? Ao em vez de ser mulher com homem dentro do matrimônio vemos hoje em dia mulheres com mulheres” e no v. 27:

“e semelhantemente os homens deixando o contato natural da mulher se inflamaram mutuamente em sua sensualidade cometendo torpeza”

Homens com homens, mulheres com mulheres que é conhecido hoje em dia como o termo: lésbicas e homens com homens é conhecido com o termo de: gays.

“e por isso recebendo em si mesmo a merecida punição de seu erro”

Queridos irmãos o segundo mandamento é bem reforçado no NT e esses filósofos pagãos e essas pessoas inteligentes e essas coisas que estão a propagar hoje em dia no mundo é uma abominação contra Deus e é quebrar o segundo mandamento e quebrar os outros também um ao outro estão ligados.

Quando uma pessoa quebra um mandamento acaba por quebrar outro e Deus é um ser espiritual irmãos e não devemos adorar Deus com imagens ou se curvar ou qualquer outra coisa que seja como exemplo de adoração e dizem: não estou a adorar imagens é apenas me dar uma recordação; bem irmãos isso é pecado.

Em JO 4:24  se lê que Deus é espírito:

“Deus é espírito e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”

Por isso o segundo mandamento é reforçado no N.

Agora vejemos o terceiro mandamento que proíbe o nome de Deus de ser usado em vão ou, digamos assim, proíbe o pecado da blasfêmia e vejemos em CL 3:8 diz:

“agora, porém, despojai-vos igualmente de tudo isto:

Ira, indignação, maldade, maledicência, a palavra grega é blasfêmia, linguagem obscena do vosso falar”

Por isso precisamos de evitar a blasfêmia é o que diz aqui: despojai-vos, tirem isso de vocês e não estejam a usar o nome de Deus em vão e a não usar maledicência ou blasfêmia.

Vejam também em MT 15:19 que diz:

“porque do coração prosseguem maus desígnios, homicídios (o sexto mandamento), adultérios (sétimo mandamento), prostituição (oitavo mandamento), furtos (nono mandamento) e falsos testemunhos e blasfêmias (que é o terceiro mandamento)”

Queridos irmãos o terceiro mandamento também é proibido no NT e vejam em 2 TM 2:19 em sua parte final diz:

“aparte-te da injustiça de todo aquele que professe o nome do Senhor ou de Cristo”

E na ARC e ACF diz:

“aparte-se da iniquidade”

Precisamos de nos apartar da iniquidade  e o que é essa iniquidade? Em 1 JO 3:4 diz:

“todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei porque o pecado é a transgressão da lei”

Na ARC e ACF diz:

“porque o pecado é iniquidade”

E por isso quando temos que nos apartar da iniquidade temos que evitar o pecado  e o que é o pecado? A transgressão da lei!

E por isso se vê que no NT as leis de Deus são mencionadas e uma vez mais diz: não quebram o pecado!

Ora, comecei esse sermão a mencionar as leis de ter amor para com o próximo e mencionei do quinto ao décimo mandamento e depois olhei para as leis de amar a Deus e vimos do primeiro ao terceiro que são: não ter outros deuses, não adorar imagens e não usar o nome de Deus em vão e que são blasfêmias.

Mas então o quarto mandamento foi esquecido no NT? É uma pergunta? Reforço a pergunta: O QUARTO MANDAMENTO FOI ESQUECIDO NO NT?

Muitos cristãos hoje em dia pensam que este quarto mandamento foi abolido ou alterado do Sábado para o domingo mas é isso o que a Bíblia diz?

Muitas pessoas pensam que o mandamento do Sábado é esquecido no NT mas lemos por ex.  em SL 111:7-8 que diz que todos os seus mandamentos permanecem firmes para todo o sempre, todos os seus mandamentos! Permanecem firmes para todo o sempre!

Então? O que podemos dizer acerca do quarto mandamento?

Irmãos o quarto mandamento o mandamento do Sábado é mencionado no NT vejemos então em HB 4:9 que na ARA diz:

“e, portanto, resta um repouso para o povo de Deus”

E ao lado da palavra repouso tem uma anotação marginal que diz: REPOUSO SABÁTICO; onde a palavra grega diz: sabatismos que significa a guarda do Sábado e portanto resta um repouso sabático, resta a guarda do Sábado para o povo de Deus.

A BLH escreve:

“assim ainda fica para o povo de Deus um descanso como o descanso de Deus no sétimo dia”

E a NVI traduz:

“assim, ainda resta um descanso sabático para o povo de Deus”

Queridos irmãos Paulo que acreditamos que foi o autor de HB em HB 4:9 descreve muito claramente que a guarda do Sábado ainda fica ou resta ainda e por que?

Porque o Sábado retrata o descanso que Deus teve na semana da criação e assim honra o fato de que Deus é o criador mas também tem outro significado adicional, digamos assim, um significado duplo porque pré anuncia o fato de que em breve Jesus Cristo ou Deus através de Jesus Cristo trará um milênio de paz à terra.

Hoje em dia, irmãos, não há descanso na terra e há muitos problemas e muitas dificuldades na terra embora haverá UM MILÊNIO de paz!

E por isso vemos aqui um significado duplo, aliás, eu poderia dizer várias camadas de significado porque sim é um descanso semanal, o Sábado semanal, e sim, aponta para a criação física, sim, é um descanso milenial porque o milênio que será o SÉTIMO MILÊNIO porque estamos a acabar os últimos seis mil anos da humanidade como se fossem os seis dias da semana.

Agora estamos quase a entrar no Sábado milenial, o sétimo milênio, que vai ser quando Jesus Cristo retornar para a terra e estabelecer o reino de Deus na terra.

E isso então será parte de um descanso para o mundo inteiro e descanso Sabático e por isso se vê o Sábado não só como da criação física, o Sétimo Dia de descanso mas também o Sétimo Dia milenial que será o descanso quando Jesus Cristo retornar e reinar na terra e houver esse descanso.

E aliás isso também representa a criação espiritual do homem porque à vinda de Cristo vai ser a primeira ressurreição em que o homem será transformado daqueles que estiverem na primeira ressurreição serão transformados em seres espirituais.

E por isso o Sábado semanal tem várias camadas de significados e uma delas é a criação final do homem para finalmente virem a ser filhos e filhas de Deus no reino de Deus.

Vamos então agora ler HB 4 para vermos estas camadas de significados que o escritor de HB que acreditamos que foi Paulo está a descrever estas camadas mostrando uma e depois outra e, digamos assim, é uma descrição linda quando entendemos este significado aqui em HB 4.

“tomamos, portanto, que sendo deixada a promessa de entrar no descanso de Deus”

Irmãos nos é deixada a promessa de entrar no descanso de Deus que é o Sábado semanal e temos esta promessa que é o reino milenial que é o Sétimo Milênio, descanso de Deus.

“suceda que algum de vós tenha falhado porque também a nós foram anunciadas as boas novas”

Quais são as boas novas? As boas novas do reino de Deus! O vindouro reino de Deus a reinar na terra!

“como se deu com eles embora a palavra que ouviram não lhes aproveitou”

Se os israelitas quando ouviram a boa nova da terra prometida não obedeceram.

“visto não ter sido acompanhada pela fé daqueles que a ouviram”

Não tiveram fé, falta de acreditar em Deus e por isso foram castigados e andar 40 anos no deserto até aquela geração toda morrer no deserto e sim, os filhos deles é que entraram na terra prometida e aquela geração não pode entrar por causa da desobediência e por causa que não acreditaram.

No v. 3:

“nós, porém, que cremos em Jesus Cristo e na boa nova do reino de Deus através da obra de Jesus Cristo como Nosso Salvador e através da fé que Ele teve em dar a vida Dele por nós e pelo Seu sangue que nos redime e nos compra de volta do salário do pecado que é a morte.

Mas isso é simbólico de entrarmos  no descanso final que será no reino de Deus no milênio! Porque vamos ser transformados.

“conforme Deus tem dito: assim jurei na Minha ira que não entrarão no Meu descanso”

Aqueles israelitas não entraram na terra prometida e no descanso por que? porque desobedeceram e por isso morreram no deserto! Não entraram no descanso que era a terra prometida onde os filhos deles através de Josué entraram mas os outros não entraram.

Embora as obras tivessem concluídas desde a fundação do mundo”

Óh sim, a criação física dos seis dias foi concluída ao sétimo dia mas o significado que tem várias camadas de significados.

“porque em certo lugar assim disse no tocante ao Sétimo Dia, isto é, O Sábado e descanso u Deus no Sétimo Dia de todas as obras que fizera”

Sim, na criação física.

“e novamente no mesmo lugar não entrarão no Meu descanso”

E vemos aqui o significado duplo não entrarão no meu descanso que é a terra prometida.

E no v. 6:

“visto, portanto, que resta entrarem alguns nele”

Entrar onde? No descanso, na terra prometida e para nós vai ser o Reino Milenial.

“e que por causa da desobediência não entraram, e por isso que morreram no deserto, aqueles que anteriormente foram anunciadas as boas novas”

Porque esses para saírem do Egito foram anunciadas boas novas para irem para a terra prometida e eles não obedeceram e por isso não entraram na terra prometida.

E no v. 7 diz:

“de novo determina certo dia, hoje, falando por Davi muito tempo depois disso: desses 40 anos que tiveram no deserto segundo antes fora declarado, hoje, isso é em SL 95:”

“hoje se ouvires a Sua voz não endureçais o vosso coração”

E por isso nós, hoje, estamos a ouvir a voz de Deus e não tenham o coração duro e obedeçam ao que Deus está a dizer.

“ora, se Josué lhes houvesse dado o descanso, da terra prometida”

Porque ao fim de contas essa entrada na terra prometida foi um protótipo do reino de Deus e se vê essas camadas de significados.

“não falaria posteriormente a respeito do outro dia”

Que é o outro dia? É o milênio vindouro.

“portanto (v. 9) resta um repouso sabático para o povo de Deus”

E por que?  continuamos a observar o Sábado que tem um significado que ainda resta recebermos o verdadeiro repouso sabático neste significado duplo que representa o reino vindouro e milenial de Cristo na terra.

E no v. 10 diz:

“porque aquele que entrou no descanso de Deus também ele mesmo descansou das suas obras como Deus das Suas”

Sim, por isso estamos a guardar o Sábado e estamos a obedecer ao Sábado semanal e a estes princípios de observar as leis de Deus  e estamos a ter esta paz mental de entrar no descanso espiritual de Deus que é outra camada de significado que aponta o grande descanso e real que será a vinda de Cristo.

“esforcemo-nos, pois, (v. 11) por entrar naquele descanso a fim de que ninguém caia segundo o mesmo exemplo de desobediência”

Queridos irmãos somos obedientes ou não? Em 1 CO 11:1 Paulo diz: imitem-me a mim como eu estou a imitar a Cristo e vamos ler exatamente o que está escrito nesse v. 1:

“sede meus imitadores como também eu sou de Cristo”

Vejam também em 1 PE 2:21 diz:

“portanto, para isto mesmo fostes chamados, pois, também que Cristo também sofreu em vosso lugar deixando-vos exemplo para seguires os Seus passos”

Está falando aqui no contexto que temos que sofrer como Cristo sofreu mas temos que seguir os seus passos não só em sofrimento mas o que ele fez e que Ele obedeceu ao Sábado e nós temos que fazer a mesma coisa.

Jesus Cristo tinha o costume de guardar o Sábado e vejam por ex. LC 4:16 que diz:

“indo para Nazaré onde fora criado entrou num Sábado na sinagoga segundo o Seu costume”

O costume de Jesus Cristo era de guardar o Sábado e Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e amanhã.

Em AT 17 se vê aí Paulo e no v. 2 se vê que ele tinha o costume de guardar o Sábado e diz assim:

“Paulo, segundo o seu costume foi procura-los e pro 3 Sábados arrazoou com eles acerca das escrituras”

E isso foi no início da formação da igreja em Tessalônica que foi cerca do ano 50 da EC que é quase, digamos assim, 29 anos depois de Cristo ter sofrido e morrido na cruz quase 3 décadas depois!

Paulo tinha o costume de guardar o Sábado 30 anos depois!

Quase um bocadinho antes vejam em AT 13:42 e diz aqui assim:

“e ao sair eles rogaram-lhes que no Sábado seguinte lhes falassem essas mesmas palavras”

E vejam no v. 44 que diz:

“então no Sábado seguinte afluiu quase toda a cidade, e era uma cidade gentia, e eles foram ouvir a palavra de Paulo”

E por isso ele disse no v. 46:

“eis aí que nos volvemos para os gentios e ele continuou a guardar o Sábado”

E vejam, por ex., em AT 18:4 diz assim:

“e todos os Sábados discorria Paulo na sinagoga persuadindo tanto os judeus como os gregos”

Não teria sido uma oportunidade fantástica de dizer a eles: agora não vou pregar a vocês o Sábado porque agora não guardamos o Sábado e vou pregar amanhã no domingo!

Não era a oportunidade de Paulo está a dizer: não vou fazer isto ao Sábado e sim no domingo?

Mas não! E diz assim: em todos os sábados Paulo discorria na sinagoga persuadindo tanto judeus como gregos!

Então? O NT não fala do Sábado?

Vejam em LC 6:5 diz:

“o filho do homem é o Senhor do Sábado”

Por que Jesus Cristo não disse: o filho do homem é o Senhor do domingo?

Porque Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e amanhã e o Sábado nunca mudou! Óh mas então o que podemos dizer acerca desse novo mandamento?

Olha vejamos em JO 13:34 que diz:

“novo mandamento vos dou que vos ameis uns aos outros assim como eu vos amei assim também vos ameis uns aos outros”

Então o que é este novo mandamento? No AT era: ame o próximo como a ti mesmo e Jesus Cristo amplificou e aumentou a lei ao dizer: não ame os outros simplesmente como você ama a você próprio mas ame aos outros como Eu, Jesus Cristo, nos ama que é ainda mais do que nós amamos a nós próprios.

Queridos irmãos este novo mandamento é uma amplificação dos Dez Mandamentos que é necessário amar o próximo ainda com mais força.

E vejemos em 2 JO 5-6 que diz:

2 JO 5 diz: “e agora Senhor te peço não como escrever mandamento novo se não o que tivemos desde o princípio que nos amemos uns aos outros”

Queridos irmãos o mandamento não é diferente embora que Jesus Cristo disse que seja novo simplesmente que é mais profundo porque o mandamento é o mesmo amar um ao outro.

E o que Jesus Cristo estava a dizer engrandeceu o mandamento: amai aos outros como Ele nos amou.

E o v. 6 diz: “e o amor é este que amemos segundo os Seus mandamentos, este mandamento como viste desde o princípio é que andeis nesse amor”

E o que é os Dez Mandamentos? Amar a Deus e amar ao próximo, é amor e Deus é amor!

Vejam também em 1 JO 5:3 diz:

“porque este é o amor de Deus: que guardemos os Seus Mandamentos”

Este é o amor de Deus para guardarmos os Seus Mandamentos! E quais? Está claro com base os Dez! Incluindo o Sábado!

“ora, os Seus Mandamentos não são penosos e não são pesados”

Em 1 JO 2: 4-6 diz:

“aquele que diz: aquele que diz eu O conheço e não guarda os Seus Mandamentos é mentiroso”

E guardar os Seus mandamentos inclui o Sábado.

Se você não guarda os Seus mandamentos, se você não guarda o Sábado então você não conhece a Jesus Cristo; você não pode alterar a data ou o dia: olha não vou guardar o Sábado e vou guardar o domingo! Não!

Deus abençoou esse dia e por isso não podemos mudar o dia é como os Dias Santos ou Dias de Festas; não os podemos alterar! Os dias santos anuais: olha a Páscoa nesse dia não me é conveniente então vou observar noutro dia e eu pedi a Deus para me dar a alteração e porque eu orei então Deus me deixou guardar a Páscoa noutro dia.

NÃO PODEMOS FAZER ISSO, IRMÃOS!

A Páscoa é no dia que Deus nos deu para guardar a Páscoa e Jesus Cristo disse: lemos em LC que quando chegou o dia e quando chegou a hora.

Queridos irmãos se como diz aqui: se conheces ou se dizes que conheces a Jesus Cristo e não guardas os Seus Mandamentos, não guardas As Leis de Deus, não guardas O Sábado, não guardas Os Dias Santos de Deus ÉS MENTIROSO é o que a Bíblia diz!

Não é o que Jorge Campos diz e sim o que a Bíblia!

“aquele, entretanto, que guarda a Sua palavra nele verdadeiramente tem sido aperfeiçoado o amor de Deus e nisto sabemos que estamos Nele”

Queridos irmãos o novo mandamento de amor reforça Os Dez Mandamentos ainda mais fortemente no NT incluindo O Sábado semanal e Os dias Santos anuais de Deus.

Em AP 22:14 como está escrito na ACF diz assim:

“bem aventurados aqueles que guardam os Seus mandamentos para que tenham direito a árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas”

A verdadeira versão de AP 22:14 é:

“bem aventurados aqueles que guardam os Seus mandamentos”

Infelizmente satanás inspirou homens em muitas versões bíblicas a mudar o v. 14 para dizer: olha aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do cordeiro onde o sangue do cordeiro nem está nos manuscritos e muito menos alteraram por mudarem as palavras gregas para umas palavras que pareciam ortograficamente semelhantes mas mudaram o significado completamente.

Porque o verdadeiro significado de AP 22:14 é: bem aventurados aqueles que guardam os Seus Mandamentos para que tenham direito a árvore da vida e um pouco depois diz assim no v. 18:

“qualquer pessoa que fizer qualquer acréscimo ou retirar qualquer coisa deste livro vai receber os flagelos escritos nesse livro”

E as pessoas que estão a mudar e alterar AP 22:14 vão receber esses flagelos.

Queridos irmãos bem aventurados aqueles que guardam os mandamentos de Deus que inclui o Sábado e os Dias Santos de Deus e isso é a maneira de viver e feliz e abundantemente e esse é o caminho através de Cristo para que possamos herdar o seu dom gratuito da vida eterna, isto é, a árvore da vida.

Minha pergunta, irmãos: VOCÊ VAI OBEDECER E VIVER?