Vença a Natureza Humana Até ao Fim

Você está aqui

Vença a Natureza Humana Até ao Fim

Download (Baixar)
MP3 Audio (44.31 MB)

Download (Baixar)

Vença a Natureza Humana Até ao Fim

MP3 Audio (44.31 MB)
×

Os fieis herdarão o Reino de Deus. Esses fieis são os que venceram a natureza da carne. Este sermão aborda quatro inclinações da carne que precisamos vencer até ao fim.

Transcrição

No livro de Apocalipse capítulos 2 e 3, nessas cartas às sete igrejas de Deus, diz assim no versículo sete, tomando, como exemplo: "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas…"

Ora, todos nós temos ouvidos e, apesar de certas pessoas terem dificuldades em ouvir por problemas físicos, mas de uma maneira geral, todos nós ouvimos.

O que está aqui a falar é um problema espiritual. “quem tem ouvidos espirituais… é um princípio espiritual que Deus está a falar aqui.

Depois, diz assim: ao vencedor… e depois dá uma promessa encorajadora da vida eterna ao reinar com Cristo. No meio disso tudo, diz assim, aqui no versículo 7 de Apocalipse capítulo 2: ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.

Depois lemos no versículo onze: quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: o vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte.

E vemos isso a repetir-se nas sete cartas às igrejas.

Nós somos chamados a fazer uma coisa: vencer. Temos que vencer. O que significa vencer?

Vencer quer dizer conquistar, quer dizer derrotar, quer dizer prevalecer, quer dizer subjugar, quer dizer triunfar. Temos que ser conquistadores, triunfantes, prevalecendo até ao fim.

Vencendo, conquistando, subjugando a nossa natureza humana.

Queridos irmãos, hoje, quero falar de 4 áreas da nossa natureza humana que devemos vencer, conquistar, subjugar e triunfar.

Essas áreas são: o orgulho, os ciúmes, a luxúria e a ganância.

Queridos irmãos, o que vemos hoje em dia na nossa sociedade, no mundo; vemos séculos e séculos… o mundo está a plantar coisas erradas.

O mundo tem estado a fazer coisas erradas e nos arriscamos a receber por conta das consequências das coisas erradas do mundo, problemas, Dificuldades, tristeza, dor. Coisas que muitos de nós … temos ansiedades, muitos estão deprimidos. Porquê? Porque fizemos coisas que anos e anos fizemos mesmo contra a vontade e a lei de Deus.

E aqui não estou a dizer que só nós individualmente é que fizemos coisas erradas, mas como outras pessoas que fazendo o errado, estejam a afectar também a nós.

Veja por exemplo em Oséias capítulo 8, versículo 7:

“porque semeiam ventos e segarão tormentas; não haverá seara; a erva não dará farinha; e, se a der, comê-la-ão os estrangeiros.”

A sociedade tem semeado tormentas, tem semeado dificuldades, zangas, inimizades, orgulho, luxúria e ganância.

Então, o quê que estamos a colher, qual é a sega? Grandes problemas ainda maior por causa do que temos plantado.

Irmãos, é importante entendermos a grande visão do plano de salvação de Deus. Deus está a trabalhar com um grupo pequeno, pequenino, pequeníssimo de pessoas. Um grupo minúsculo de pessoas. Veja em Lucas 12 versículo 32:

“Não temais, ó pequenino rebanho [Jesus Cristo está a dizer que o rebanho é pequenino]; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino.”

Deus está a trabalhar com um grupo pequeno de pessoas, um grupo selecionado. Veja também em Mateus 22, você pode ler a partir do versículo 1, acerca da parábola das bodas:

De novo, entrou Jesus a falar por parábolas, dizendo-lhes:

O reino dos céus é semelhante a um rei que celebrou as bodas de seu filho.

Então, enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas; mas estes não quiseram vir.

Enviou ainda outros servos, com esta ordem: Dizei aos convidados: eis que já preparei o meu banquete; os meus bois e cevados já foram abatidos, e tudo está pronto; vinde para as bodas.

Eles, porém, não se importaram e se foram, um para o seu campo, outro para o seu negócio;

E os outros, agarrando os servos, os maltrataram e mataram.

O rei ficou irado e, enviando as suas tropas, exterminou aqueles assassinos e lhes incendiou a cidade.

Então, disse aos seus servos: Está pronta a festa, mas os convidados não eram dignos.

Ide, pois, para as encruzilhadas dos caminhos e convidai para as bodas a quantos encontrardes.

E, saindo aqueles servos pelas estradas, reuniram todos os que encontraram, maus e bons; e a sala do banquete ficou repleta de convidados.

Entrando, porém, o rei  para ver os que estava à mesa, notou ali um homem que não trazia veste nupcial

E perguntou-lhe: amigo, como entraste aqui sem veste nupcial? E ele emudeceu:

Então, ordenou o rei aos serventes: amarrai-o de pés e mãos e lançai-o para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes.

Porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos.

Quantas pessoas têm sido chamadas e não vêm, não respondem a chamada? Muitas.

Prezados irmãos, precisamos de orar e vigiar para sermos considerados dignos de estar em pé na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

A parábola continua com o convive estendido para todo o mundo… “vai e convida…”

A parábola termina com uma lição muito breve que diz: «muitos são chamados e poucos escolhidos». É uma parábola das bodas – simbólica que representa a vinda de Cristo e as bodas do Cordeiro. Muitos são chamados para essas bodas mas poucos são escolhidos. Poucos são selecionados.

Hoje em dia, quando pessoas são selecionadas, para posições de liderança, como são selecionadas? Por que lembra, aqueles que vão estar nas bodas do Cordeiro, vão reinar com Cristo o mundo, vão ser os governantes mundiais, debaixo de Cristo, no reino milenial na terra.

Esses então, são selecionados, são escolhidos, são eleitos por Deus.

Como é que hoje os governantes são eleitos? Sim, pois que, há eleições. As pessoas estão a eleger os seus líderes.

 O que temos hoje em dia são pessoas eleitas que não foram provadas, que não têm um carácter segundo Deus. Isto é, pessoas que não são corruptas. Sabemos pela leitura em Apocalipse 5: 10 que vamos reinar com Cristo. Então, quando Cristo vier na terra, nós vamos reinar com ele, nessa época, nessa era. É quando Jesus Cristo vai salvar o mundo. Porque hoje em dia o mundo está um desastre. Precisa da salvação de Jesus Cristo, precisa da vinda de Cristo.

Pois, eu ou você, seja o presidente eleito dessa nação, ou quem for, são incapazes de resolver os problemas deste mundo. A solução deste mundo é quando Cristo voltar em glória para salvar o mundo como Rei dos reis e Senhor dos senhores. Isto é o que nós esperamos, isto é a nossa viva esperança, essa é a nossa única esperança.

Por isso, o tempo para salvar o mundo não é agora. Mas, aqueles que vão governar com Cristo, são convidados hoje e têm que ser selecionados e o critério dessa seleção, o critério dessa eleição, é por Deus – que nos vai eleger, nos vai selecionar, serão daqueles que vão vencer até ao fim. Vencer o que? Vencer a natureza carnal. Vencer a natureza humana. Veja em Provérbios capítulo 16 versículo 32:

“Melhor é o longânimo do que o herói da guerra, e o que domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade.”

Na AFC, diz:

“Melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso, e o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade.”

Queridos irmãos, temos que aprender a controlar o nosso espírito. A nossa natureza humana. A nossa maneira de pensar. Temos que aprender a controlar. Temos que aprender a não ficarmos irados e tardar em irar-se. Temos que aprender… melhor é o longânimo, melhor é aquele que tem paciência e que tarda em irar-se do que o poderoso, do que o presidente da República, ou da Nação. Voce é melhor que ele se sabe controlar o seu espírito. Se voce tem dominio próprio sobre sua natureza humana.

Para nós sermos dentre àqueles que reinarão com Cristo, temos que ser daqueles selecionados, eleitos por Cristo e o Pai. São esses que têm dominio próprio sobre a sua natureza humana. São esses que estão a vencer essas fraquezas da natureza humana, nomeadamente ciúmes, orgulho, luxúria, ganância.

Queridos irmãos, essa vitória só pode acontecer se advier de uma vitória espiritual. Porquê? Para controlar o espírito do homem. É uma batalha enorme, enormíssima que existe dentro da sua mente, dentro da minha mente.

Agora, vamos dedicar mais atenção à essas 4 áreas da natureza humana que temos que vencer.

E a primeira que eu mencionei é o orgulho. Podia dizer vaidade, como podia dizer, pôr o EU primeiro. Pôr-me a mim próprio diante de tudo e todos. Esse orgulho, essa vaidade, esse senso de que EU sou importante. A adoração do EU. Fazendo EU primeiro

Lembrem-se que quem pôs o EU primeiro foi satanás. Veja em Isaías 14: 12-14:

“Como caíste do céu, ó estrela da manã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações!

Tu dizias no teu coração:  Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus [EU] exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei [EU], nas extremidades do Norte;

[EU] Subirei acima das mais altas nuvens e [EU]  serei semelhante ao Altíssimo.”

Queridos irmãos, vemos aqui está arrogância, essa vaidade, esse orgulho, desse Eu que era satanás.

Veja também em Ezequiel 28 versículo 17:

“Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem.”

Satanás tinha orgulho, tinha vaidade. Estava a pôr o Eu em primeiro lugar. Esse é um grande problema quando temos esse orgulho, essa vaidade. Por isso, é uma das coisas importantes da natureza humana que temos que vencer.

Veja aqui em Provérbios capítulo 16 versículo 18:

“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.”

A soberba vem antes da ruína e a altivez antes da queda.

Irmãos, precisamos ter cuidado com a vaidade, com o orgulho, com o encher-se de importância do Eu próprio.

Vocês lembram da história em Esdras, de Hamã. Essa história, no capítulo 6, só uma parte. Esse homem queria ser importante no reino, queria ser igualmente importante como o rei naquele império, cheio de orgulho e vaidade. Pondo-se a si próprio a frente.

Por outro lado Mordecai, não se ajoelhou perante a Hamã. E ele ficou muito zangado. E por isso, conspirou contra os judeus para esses serem matados e, a rainha Ester, foi ter com o rei…

No Capítulo 6, quando o rei perguntou a Hamã, porquanto este teve um sonho… se leram a história devem saber; versículo 6:

“Entrou Hamã. O rei lhe disse: Que se fará ao homem a quem o rei deseja honrar? Então, Hamã disse consigo mesmo: De quem se agradaria o rei mais do que de mim para honrá-lo?”

Adiante, no versículo 7:

“E respondeu ao rei: Quanto ao homem a quem agrada ao rei honrá-lo, tragam-se as vestes reais, que o rei costuma usar, e o cavalo em que o rei costuma andar montado, e tenha na cabeça a coroa real;

Este homem, põe a roupa do rei, anda montado no cavalo do rei, usa a coroa do rei…

Continuando com o relato bíblico no versículo 9:

“Entreguem-se as vestes e o cavalo às mãos dos mais nobres príncipes do rei, e vistam delas aquele a quem o rei deseja honrar; levem-no a cavalo pela praça da cidade e diante dele apregoem: Assim se faz ao homem a quem o rei deseja honrar.”

Vê-se que Hamã queria ser honrado dessa maneira. Hamã tinha esse orgulho, essa vaidade acerca dele próprio. E por isso esse era o seu conceito de honra.

Honra para Hamã era ser considerado como a pessoa mais importante do mundo. E vocês podem terminar o resto da história… ele acabou por ser enforcado.

Agora vamos ler em Tiago capítulo 4 versículos 5  e 6:

“Ou supondes que em vão afirma a Escritura:

É com ciúmes que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós?

Antes, ele dá maior graça; pelo que diz:

Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

Aí vê-se que Hamã era soberbo e Deus resiste aos soberbos e dá graça aos humildes.

Queridos irmãos, a melhor maneira de vencermos essa fraqueza da natureza humana é sermos humildes. Aprendermos a sermos humildes.

Veja em Mateus capítulo 5 versículo 3:

“Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.”

A seção de Mateus 5, é sobre as bem-aventuranças. E a primeira, aponta para os humildes de espírito…

Queridos irmãos, para sermos servos de Jesus Cristo, para servirmos a humanidade no reino de Deus debaixo do Governo de Jesus Cristo como reis debaxo do REI Jesus Cristo, como senhores debaixo do SENHOR Jesus Cristo; temos que ser humildes. Porque a Escritura nos diz que: «deles [os humildes] é o reino de Deus. É assim que vamos entrar no reino de Deus.

Por isso, irmãos, esse orgulho, essa vaidade, é uma grande atração negativa da natureza humana, da natureza carnal. E é uma das grandes áreas da natureza humana que temos que vencer e vencemos mantendo-nos humildes.

A segunda área é o ciúme, a inveja. O ciúme, a inveja nasce do amor próprio. É dizer, se eu tenho amor por mim próprio, eu tenho ciúme quando outras pessoas são elogiadas. Desejando ser eu a ser elogiado. Então, temos ciúmes doutros.

Vemos por exemplo em Actos 13:42-45:

“Ao saírem eles, rogaram-lhes que, no sábado seguinte, lhes falassem estas mesmas palavras.

Despedida a sinagoga, muitos dos judeus e dos prosélitos piedosos seguiram Paulo e Barnabé, e estes, falando-lhes, os persuadiram a perseverar na graça de Deus.

No sábado seguinte, afluiu quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus.

Mas os judeus, vendo as multidões, tomaram-se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava”

Vê-se aqui que Paulo, depois de cerca de duas décadas, depois da morte de Jesus Cristo, pregava no dia de sábado.

Paulo a pregar a boa nova aos gentios, congregando muita multidão, os fariseus tomaram-se de muita inveja.

É muito interessante esse ponto. Porque a causa da divisão aqui era a inveja.

Veja também em I de Coríntios capítulo 3 versículo 3:

“Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem?”

Queridos irmãos, ciúmes é parte de sermos carnais. E vê-se aqui ciúme, divisões e guerras.

Por isso irmãos, precisamos ter cuidado para não termos ciúmes. Outro atributo da natureza humana que precisamos de vencer. Não só o orgulho como também os ciúmes.

Vejamos também em Tiago capítuo 3 versículo 14:

“Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja, amargura e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade.

Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca.

Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins.

A sabedoria, porém,  lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento.”

Por isso, queridos irmãos, a inveja amargurada, como lemos no versículo 14, é perigosa, porque dessa raíz vêm muitos outros problemas.

Vamos em Provérbios capítulo  14 versículo 30:

“O ânimo sereno é a vida do corpo, mas a inveja é a podridão dos ossos.”

A passagem acima, está a dizer-nos que a inveja faz-nos ficar doentes. Causa depressão, estresse, desânimo, ansiedade, causa doenças.

Veja em I Pedro capítulo 2 versículos 1 e 2:

“desponjando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências,

Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação,”

Por isso, espere que Deus vos abençoe para trilharem este caminho de sinceridade e despojar (pôr de lado) ciúmes...

Por isso irmãos, temos que tirar isso da nossa vida.

Versículo 3:

“Se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso.”

Se ele [o SENHOR] não fosse bondoso seria invejoso. É um Deus zeloso, zeloso para que estejámos a orar para ele para o nosso próprio bem.

Versículo 11:

“Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma,”

Somos perigrinos, queridos irmãos. Este mundo não é de Deus. Este mundo é o mundo do mundo.

Temos que evitar estes desejos carnais: ciúmes, inveja, orgulho… são desejos carnais que temos que pôr fora das nossas vidas.

Versículo 16:

“Como livres que sois, não usando, todavia, a liberdade por pretexto da malícia, mas vivendo como servos de Deus.”

Temos que ter uma boa conduta como irmãos, como diz no versículo 12:

“Mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação [ no dia que ele vier].”

Vemos aqui irmãos, que temos que vencer essas fraquezas da natureza humana até ao fim.

Versículo 13:

“Sujeitai-vos a toda instituição humana por causa do SENHOR, quer seja ao rei, como soberano,”

Indo ao terceiro ponto, precisamos ter cuidado com a luxúria, com a concupiscência.

A cobiça é um desejo de termos o que não é legal para termos. E a cobiça é contra um dos dez mandamentos. É um desejo ilegal, a cobiça.

O mandamento diz que:

“Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.” (Êxodo 20:17, ARA)

A lúxuria, digamos assim, é uma cobiça com um desejo muito forte e deixamos ficar em nós esse desejo, esse sentimento por muito tempo.

Veja, se faz favor, em Tiago capítulo 1 versículos 12 a 15:

“Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o SENHOR prometeu aos que o amam. [Deus permite que tenhamos que passar em alguns testes para nos dar, digamos assim, o diploma – a coroa da vida]

Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus [não é Deus que nos traz as tentações, provações, testes. Na verdade, essas, ou vem por satanás, ou da nossa natureza carnal ou do mundo. NÃO É DE DEUS.]; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. [O ato de tentar é para fazer com que alguém caia e em Deus não há nada de mal por isso que não é tentado. O fato de Deus permitir sermos tentados, a motivação, é para termos a possibilidade de passarmos ao teste e sermos coroados, termos uma recompensa maior, digamos assim].

Ao contrário, cada um é tentado pela própria cobiça, quando esta a atrai e seduz. [A cobiça é mantida aí (no interior) e vai crescendo para a luxúria, para a concupiscência – um desejo muito forte, um desejo maior]

Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.”

Temos que ter muito cuidado ao controlarmos a nossa mente.

A cobiça funciona como uma isca. Depois de algum tempo, atrai o peixe e, quando este morde o anzol, é só uma questão de puxar a linha e pronto, temos o peixe.

Temos que ter cuidado com as nossas luxúrias, as concupiscências. Por que sabemos que não é legal estar a quebrar o décimo mandamento. Mas essa cobiça quando torna-se maior, dá em luxúria, concupiscência – um desejo muito intenso.

Por isso é que lemos em Tiago capítulo 4 versículos 1 a 3:

“De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne?

Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis;

Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.”

Não tendes nada porque pedis para satisfazer a idolatria do EU.

Versículo 4:

“infiéis, não compreendeis que a amizade do mudo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.”

Precisamos de ter muito cuidado, queridos irmãos. Vejamos em I João capítulo 2 versículo 16:

“Porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.”

Gálatas capítulo 5 versículo 16 a 19:

“Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.

Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.

Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei.

Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, [vê-se como essa luxúruia induz à outros problemas. Por isso que devemos andar no Espírito.]

Invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.”

E este desejo intenso de ter algo como dinheiro, comida, ou outra coisa, pode levar à ganância, isto é, uma avareza, um desejo egoísta de querer mais para mim, para eu…

Vê-se que é sempre o EU, o orgulho do EU, os ciúmes do EU, é a luxúria, é este desejo forte de querer coisas para cobiçar, e é este desejo de querer algo adicional – ganância, ou digamos avareza.

Vamos agora ler em Eclesiastes capítulo 5 versículo 10:

“Quem ama o dinheiro jamais dele se farta; e quem ama a abundância nunca se farta de renda; também isto é vaidade.” [Isto é vaidade, pondo o EU primeiro].

Num estado como esse, a pessoa nunca é satisfeita. Sempre vai quer mais e mais…

Veja, se faz favor, em Provérbios capítulo 1 versículos 15,16 e 18:

“filho meu, não te ponhas a caminho com eles [os pecadores]; guarda das suas veredas os pés;

Porque os seus pés correm para o mal e se apressam a derramar sangue.

Tal é a sorte de todo ganancioso; e este espírito de ganância tira a vida de quem o possui.”

Essa ganância de ter mais dinheiro, mais poder afeta até a religião. Veja por exemplo em Tito capítulo 1 versículos 10 a 11:

“porque existem muitos insubordinados, palradores frívolos e enganadores, especialmente os da circuncisão.

É preciso fazê-los calar, porque andam pervertendo casas inteiras [famílias inteiras], ensinando o que não devem, por torpe ganância.”

Não é que seja ganhar só dinheiro… mas autoridade: «olha eu sou mais importante que o pastor ou seja lá o que for»

Esta torpe ganância, esse desejo de falar com ideias falsas, com heresia, só para enganar as pessoas. Veja em II Pedro capítulo 2 versículos 1 a 3:

“assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.

E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade;

Também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme.”

Queridos irmãos, precisamos de ter cuidado com esses quatro, digamos assim, pontos da natureza humana: o orgulho, os ciúmes, a luxúria e a ganância.

Temos de estar a vencê-los continuamente.

Lemos em I Coríntios capítulo 10 que isto não é coisa que acontece só com algumas pessoas. Todos nós temos a natureza humana. Todos nós estamos sujeitos às fraquezas da natureza carnal.

Versículo 13 de I Coríntios 10:

“Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.”

Este versículo diz que as fraquezas da carne podem ser vencidas.

Vou dar um exemplo de uma pessoa que alguém me contou:

Imagine que você tem um sonho onde Deus te diz que você deve puxar, puxar com força essa rocha que está junto ao chão. Uma rocha enorme na tua casa. E você puxa. Todos os dias, você vai lá e puxa… e a rocha ainda está lá, não move.

Então você fica desencorajado, fica frustrado, fica ansioso, fica deprimido, fica zangado, fulo.

- Estou aqui a puxar essa rocha e nem se move!

E nesse teu sonho vem satanás e diz:

- Olha, porque estás a esforçar-te com isso? NÃO VAIS MOVER A ROCHA.

Então a pessoa começa a orar e diz:

- Deus, estou a tentar com tanta força, com tanta energia, com tanta garra, com tudo que eu posso para mover a rocha mas a rocha não se move. Fica no mesmo lugar. Por quê Deus?

Então Deus diz para ele assim:

- ouve, eu pedi-te para me servires e você aceitou para ser um servo de Deus. Eu como teu SENHOR pedi-te para você puxar a rocha. Eu nunca te disse para moveres a rocha. A tua responsabilidade era puxar essa rocha. Ora, vê: os teus braços, as tuas pernas estão mais fortes. Tu tens mais músculos. É verdade que não moveste a rocha mas essas dificuldades fizeram com que te tornasses mais forte. Tens estado a tentar vencê-la.

A nossa chamada, queridos irmãos, é para sermos obedientes a Deus. Para puxarmos e fazer o exercício da nossa fé, confiando na sabedoria de Deus. Porque na ressureição, ele vai tirar essa rocha de frente de nós. Mas entretanto, temos que estar a puxar e desenvolver o carácter espiritual de Deus em nós, o carácter de não sermos corruptos mas ser uma pessoa que está a aceitar as dificuldades da vida e está a ver que essas difiiculdades são passos que temos que galgar para crescer e ter um carácter santo e justo como o caráter de Deus é.

E por isso irmãos, temos que nos esforçar, fazer mais e mais, fazendo todo o possível para vencer a nossa natureza humana.

A natureza humana vai estar aí enquanto vivermos, mas temos que vencê-la todos os dias até ao fim. Sendo verdadeiros vencedores até ao fim. Vencendo o orgulho, vencendo os ciúmes, vencendo a luxúria, vencendo a ganância. Porque a nossa chamada é para sermos vencedores até ao fim.

Começamos com as cartas de Apocalipse 2 e 3. Na conclusão do livro, olha a grande promessa:

Veja em Apocalipse capítulo 21 versículo 5 a 7:

“E aquele que está assentado no trono disse: eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.

Disse-me ainda: tudo está feito [irmãos, é como tudo já tivesse sido acontecido]. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princícpio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida.

O vencedor [até ao fim] herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho.”