Apocalipse 21:8-27

Estudo Bíblico 33 do Livro de Apocalipse

Os que não estarão no Reino e a beleza da Nova Jerusalém.

Transcrição

This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.

Bom dia, irmãos. Aqui estamos aqui no estudo Bíblico número 33 do Livro do Apocalipse. E estudamos aqui as escrituras acerca do Livro do Apocalipse, várias relações que nos foram dadas, e começamos no estudo prévio a falar acerca do Reino de Deus para o lado milênio. Isto é, começámos a abordar o capítulo 21 do Apocalipse e vimos que o Reino de Deus é muito mais do que simplesmente um governo mundial. É a família de Deus, uma família real, a família de Deus e de todos os seus filhos.

Lembrem-se também o versículo 1 a 7 de Apocalipse 21 e aí descrevemos como Deus faz novas todas as coisas, a nova Jerusal, a desce do céu e vimos como os vencedores serão filhos de Deus. E concluímos com o versículo 8, em que se lê, mas quanto aos tímidos e aos incrédulos e aos abomináveis, e aos homicídas e aos formicadores e aos feiticeiros e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arda com fogo e enxofre o que é a segunda morte. Ora, hoje vamos, então, analisar este versículo em maior detalhe para vermos um bocadinho mais especificamente aqueles que não estarão no reino de Deus.

Então, vamos analisar em maior detalhe cada uma destas palavras. A primeira é os tímidos, algumas versões dizem aos covardes, e então o que é ser tímido. Há uma falta de firmeza em manter os princípios de Deus, possivelmente, medo de homens. Vejamos, então, brevemente, Ibreus capítulo 10, começando no versículo 35 a 39. Não abandonês, portanto, a vossa confiança. Ela tem grande galardão. Confiança tem grande galardão. Com efeito, tens necessidade de perseverança para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virar e não tardará, todo dia o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, ele não se compraja em minha alma.

Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a previção. Somos, entretanto, da fé para a conservação da alma. Aqueles que se retiram, aqueles que se retrocedem, poderes dizer que são aqueles que não são ousados, não têm coragem, não estão a perseverar. E, por isso, é que diz no versículo 36, com efeito, tens necessidade de perseverança. Temos que perseverar, temos que ter confiança, temos que ter esta coragem de andar à frente. No versículo 26 a 31 está a dizer que, se nós vivemos deliberadamente em pecado, isto é, se nós, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, andámos para trás, retrocedermos existe um juízo que vai acontecer e, como diz, o rival coisa é cair nas mãos do Deus vivo.

Por isso precisamos ter muito cuidado para nós estarmos a retroceder, a andar para trás. E, se digamos assim, é uma falta de coragem, é um caso de exemplo de ser timido. O que varde? Vigemos a palavra seguinte que é aos incrédulos, e são os que não acreditam. Em Hebreus 11, versículo 6, vemos um ponto muito importante à cerca da fé, que diz, de facto, sem fé, o que é fé.

Como lembramos no versículo 1 de Hebreus 11, fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de factos que se não vêm. E por isso esta confiança não é ter medo, mas é ter confiança, ser que era esta osadia. E por isso diz-se, sem fé é impossível agradar a Deus, sem acreditarmos em Deus. E se acreditamos em Deus, temos de ter confiança nele. Portanto, é necessário que aquele que se aproxima de Deus, crie a acredita que Deus existe e acredita que Deus é o galer doador dos que o buscam.

Os incríveis são aqueles que não acreditam, temos de acreditar que Deus existe e é o galer doador. Ora, geralmente eu dou sempre a explicação acerca do que está por trás da palavra acreditar. Geralmente eu refiro ao exemplo em Hebreus 3, versículo 18 e 19, porque aí vence a secção falando acerca dos Jurylites, que saíram do inscrito e que andaram pelo exército por 40 anos.

E depois no versículo 3, versículo 18, diz assim, com quem jurou que não entraram no seu descanso, não entrariam no seu descanso. Está claro aqueles jurylites que se andam do Egito e que não foram obdianos e por isso não entraram no descanso, nomeadamente, na terra prometida. Senão, contra os que foram os obdianos. Por isso, quem é que não entrou na terra prometida? Ao fim de 40 anos. Os obdianos, se os fias deles entraram, mas eles não.

No versículo 19, pois diz, vemos pois, os que não poderam entrar, que não poderam entrar por causa da desobdiança, mas aqui usa a palavra da incredulidade. E por isso, quando vemos falta de crença por trás de não acreditar, é porque não obtecemos, não praticamos. Por isso, se queremos em Deus, fazemos o que Ele diz para nós de fazer. Veja também em Hebreus 4, versículo 6, que ele diz, visto portanto, que restem a entrar em alguns neles, isto é, no descanso, na terra prometida, e que por causa da desobdiança não entraram.

Ora, vimos que não entraram. No versículo 19, no capítulo 3, foi por causa de incredulidade, a que trazer por causa da desobdiança. Não entraram. Aqueles que foram dados às boas novas, não entraram. A esperança de irem para a terra prometida, não entraram. E, por isso, para nós, temos que sempre ver, quando leemos na Bíblia, a palavra acreditar. Temos que ler atrás disso a palavra obtecer. Vejam também, em título capítulo 1, título capítulo 1, vejamos então, título capítulo 1, versículo 15.

Todas as coisas são puras para os puros. Todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro.

Portanto, a mente, como a consciência deles, estão corrompidas. Aqui, vejam impuros refletando contaminados ou infetados, pessoas que não estão a seguir o caminho de uma maneira pura.

E, pois, trazer descrentes. Os dois juntos, impuros e descrentes. Os dois estão ligados. Vejam-se, por isso, atrás de crença, há uma certa falta de audiência, em coreza.

Mas, a palavra seguinte é abomináveis. Apocalipse 21, versículo 8, que é se abomináveis não estarão no rei de Deus. Abomináveis, quer dizer, testáveis, é que eles têm uma conduta que é ofensiva a Deus, que é ofensiva a Deus. Vejam, em Apocalipse 17, versículo 4, falando aí da grande metrís. Apocalipse 17, versículo 4 diz assim, achavas mulher, a mulher vestida de púrpura e de escarlata, adornada de ouro, de pedras preciosas e de perlas, tendo na mão um calço de ouro transbordante de abominações e com as imundícias da sua prostituição. Por isso, vê-se aqui, que tem este calço das imundícias da sua prostituição. Ora, aqueles que são abomináveis, então são aqueles que beberam deste calço de ouro transbordando de abominações, que têm uma conduta incorrecta, que estão a seguir o exemplo da região falsa, da Igreja Falsa.

E quem é a Igreja Falsa? É a Igreja protestante, católica e as suas filhas, as protestantes, que poluíram as verdades de Deus. Isso é abominável, uma conduta abominável. Várias coisas podem ser um exemplo da abominação, podem ser poluídos com desejos de luxúria, com pecado. E por isso, então, esses seriam os abomináveis. Depois, continuando a ler no capítulo 21, versículo 8, fala que os próximos são os assassinos ou os homicídas. Quando lemos em Atos capítulo 7, versículo 51 a 53, em que vê-se aí a apologia de Estevon, isto é, a defesa da sua doutrina quando o Estevon está a defender a sua crença, em Atos capítulo 7, versículo 21, ele, então, diz a essas pessoas que são assassinos. Vigemos, então, aqui em Atos capítulo 7, versículo 51.

Homens de dura serviço e circunstícies de coração endovidos, vos sempre resistis ao Espírito Santo, assim como fizeram vossos pais, também vosses o fazem, vos o fazéis.

Qual dos profestas vossos pais não perseguiram? Eles mataram os que anteriormente anunciavam a vindo do justo, do qual vós agora vos tronaste traidores e assassinos.

Vós recebesse a lei por mistério de anjos e não aguardaste. Está aqui a falar, a Judeus, Fariseus e as pessoas que estavam a guardar as leis de Deus, aparentemente, por fora, muito específicos, por exemplo, das cerimônias e distudo e da circunstisão, e dessas coisas todas, mas aqui estevam a lisare-los vosses que recebessem a lei por mensageiros e não aguardaste, não aguardaste a lei.

Vemos, por exemplo, também, em Mateus capítulo 5, versículo 21 a 22, Mateus 5, que é paro do sermão de Monte, que Jesus Cristo deu, no versículo 21 e 22, Mateus 5, 21 e 22, ou visto que foi dito aos antigos, não matarás, e quem matar estará sujeito a julgamento.

Eu porém vos digo que todo aquele que sem motivo é que a palavra sem motivo está na maioria dos manuscritos.

Isto é inconsidravelmente, sem propósito, sem justa causa.

Se irar, quer dizer, encurlarizar, a palavra grega é o guiso, que é ficar a ter uma ira, encurlarizar. Mas vejam em Ephesios 4, Ephesios 4.

Ephesios 4, versículo 26. Irae-vos e não pequeis. Não suponho o sol sobre a vossa ira.

E por isso é que leemos aqui em Mateus 5, por si de 22, aquele que sem motivo se irá. E aqui diz, Irae-vos e não pequeis. Não suponho o sol sobre a vossa ira.

Este versículo é extraído de Salmos. É uma citação de Salmos ou uma lembrança de Salmos, capítulo 4, versículo 4. Vamos então ler Salmos, capítulo 4, versículo 4 e 5.

Para entendermos o que é o melhor significado aqui, Salmos, capítulo 4, versículo 4 e 5 diz assim. Irae-vos e não pequeis. Consultar no travesseiro o coração e o sossegáe. Fazer, Irae, medita. Se estão perturbados, estão preocupados, mas tenham cuidado, pensem bem no travesseiro, o coração, para não, para o coração não estar errado.

E diz assim, e sossegáe. Tenham paz. Por que? Porque temos confiança em Deus, que Ele vai responder às nossas orações, aos nossos pedidos, quando temos problemas. E por isso diz, oferecei sacrifícios de justiça e confiae no Senhor. Tenham confiança, tenham fé, sejam ousados, não sejam tímidos. Agora, continuando agora, então, em Mateus 5. Mateus 5, eu podia ter posto uma marca em Mateus 25. Mateus 5, versículo 22, Mateus 5, versículo 22, diz assim que tirar contra o seu irmão estará sujeito a julgamento. E quem proferir um insulto? Insulto, a palavra gregaí é raca, desrespeito. A Eramáico, produzindo literalmente, é cabeça vazia. Ou dizer, olha, tens uma cabeça vazia, é estúpida, cuidado. Cuidado quando dizemos palavras desse gênero a outra pessoa. Aqui é um nível, um grau mais alto do que irar, é um ato de completo desrespeito a outra pessoa. Ah, ele é! Tem uma cabeça vazia. Vamos ter cuidado com isso, porque diz, se dissermos isso a seu irmão, estará sujeito a julgamento do tribunal. Não é só um julgamento, por exemplo, de um tribunal local, mas será um julgamento de um tribunal maior, digamos assim, federal ou nacional, ou coisa assim, quer dizer, um nível mais alto do tribunal. E depois diz, e querias chamar tolo ou louco, querias chamar tolo ou louco, estará sujeito ao inferno do fogo. A palavra grega aqui é morose, um tolo inútil. A palavra morose vem em palavras laico moron, a pessoa foi um tolo inútil, um idiota. Uma pessoa completa e despreza, dizem, dizem, dizem. Precisamos ter cuidado se tratamos outra pessoa desse gênero.

Mas que coisa, por exemplo, temos que ter muito cuidado com palavras que dizemos desse modo, porque podemos estar a ser considerados, como os Cristo diz aqui, em Mateus 5, que é equivalente a matar, a ser um homem cida, um assassino. Temos que ter cuidado com o que está na nossa cabeça e o que sai, isto é, na nossa coração, e o que sai pela nossa boca. Temos que ter muito cuidado. Continuando agora, então, em... Mantenham aí o marcação em Mateus 5, vamos voltar a Mateus 5. Mas a palavra seguinte, em Apocalipse 21, versículo 8, é, em certas versões, é impuros. Outras versões é fornificadores. Isto é todas as pessoas impuras que se entregam a toda impureza, como, por exemplo, fornificação, adultério e toda a lascivia, ou todo o género de opcidade e sensualidade. Por exemplo, se ter cuidado com isso.

Ora, a palavra grega aqui é pornos, qualquer atividade sexual e ilegal. Isto é fora do casamento, se terem cuidado com isso. Daí, vem várias palavras em português correntes, com cronografia e outros desse género. Pessoas, terem muito cuidado com esse género de pecado. Vejam voltando a Mateus, capítulo 5, uma vez mais, falando aqui, depois das bem-aventuranças que Jesus Cristo menciona em Mateus 5. E depois dele falar a seca do homicídio, versículo 29 e 26, a partir do versículo 27 e 28, ele diz, ou visto, foi dito, não adulterás. Versículo 28, eu porém vos digo que qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, e ver se esta impureza impura impureza no coração, já adulterou com ela. Por isso, vê-se esta significada aqui de fornificação ou impureza, que são daqueles que não estão no reino de Deus. Então, vamos continuar agora com Apocalypse, capítulo 21, versículo 8, a ver a palavra seguinte. E a palavra seguinte é feite em seios. Para aqueles que consultam o diálogo, ou demônios, ou espíritos familiares, ou negociantes com espíritos familiares, o que é que quer dizer com isso? Por exemplo, pessoas que fazem o negócio. Por exemplo, que vão a esta mulher e que nos vai dizer o futuro, ou coisa assim. Ou que vão a este doutor de mágica, ou este doutor que nos dá certos medicamentos ou drogas de mágica, digamos assim. Isso é, vê-se muito, em África, também há certas coisas que pessoas tomam que são desse género. Por exemplo, em Angola é o que eles chamam a tala, que é este medicamento que estes pessoas dão. Ora, vemos aqui, em Deutronómio capítulo 13, Deutronómio capítulo 13, versículo 1 a 4. E há outros só que estou a mostrar um ou dois aqui, para vocês verem. Está aqui a falar de uma secção, quando diz quando profeta o sonhador se levantar no meio de ti, e se anunciar um sinal ou provígio, e dizer-se-se, esta pessoa vai fazer, olha isso, vai acontecer.

E esse sinal ou provígio, que é o ver falar do Ili-serto, isso acontecer, o versículo 2, e se o ser ter o tal sinal ou provígio, que é o ver falar, quer dizer-se-se, ele diz, olha, isto vai acontecer. E acontece.

Ora, simplesmente por ele estar a dizer, olha, isto vai acontecer, ou isto vai acontecer, não quer dizer que seja de Deus. Por isso, assim, vamos após outros desses, se essa pessoa diz, olha, vem aqui adorar isto, ou faz esta, esta, esta coisa aqui de pagã, que não conheceste, e se vámos-nos, isto é, vamos servir a estes deuses, que esta pessoa está a dizer, diz, no versículo 3, não ouvirás as palavras desse profeta ou sonhador. Não mais ouvir o que essa pessoa diz, olha, tive um sonho ontem à noite, tive um sonho ontem à noite.

Por que? Porque o Senhor, vosso Deus, nos prova. Deus nos está a pôr num teste, nos prova.

Condiu-me assim, para saber se amais o Senhor, vosso Deus, de todo o vosso coração e toda a vossa alma.

Andareis o vosso Senhor, vosso Deus, a Ele que te merez, guardareis os seus mandamentos, ouvireis a sua voz, a voz de Deus, e a Ele que serviréis, e a Ele vos achigareis. Não podem ter outro Deus, ou seguir outro Deus, de acordo com o sonho desta pessoa que teve, ou raza-se-o assim, embora o que Ele disse que ia acontecer aconteceu. Isso não é a prova de que Ele é um homem de Deus. Agora, Isa e a Joito adicionam um pouco mais aqui em versículo 19 e 20. Isa e a Joito versículo 19 e 20.

Quando vos disserem, consulte-os necromanos e os adivinhos que chilreiam e murmuram, a casa não concentrar ao povo ao seu Deus, a favor dos vivos se consultarão os mortos, e aqui dá a seleção. A lei está a lei de Deus, e ao disto-múm. Isto é, ao disto-múm de os Cristo, ao disto-múm de os apóstolos e os profetas, ao disto-múm de os fiéis. Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alma. Por isso, a lei é o disto-múm. O disto-múm, irmãos, está escrito aqui na nossa Bíblia. A lei de Deus e o resto da lei de Deus, que é a Bíblia. Disto-múm, nos apóstolos, é a Bíblia. Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva, a luz. Por isso, vemos aqui que, digamos, ter cuidado com estes falsos, digamos assim, ensunhadores e pessoas que têm estas ideias esquisitas que são pagadas. Quero também mencionar outro ponto interessante aqui, que é a palavra grega usada aqui em Apocalypse 21, versículo 8, para feitiçairos. A palavra grega usada aqui, neste versículo 8, é a palavra farmákeus, onde temos palavras hoje em dia como farmácia. Aquele que prepara ou usa remédios mágicos. Um mágico.

Temos um exemplo do mágico na Bíblia? Sim. Em Atos capítulo 8, Atos capítulo 8, versículo 9. Vigemos, então, Atos, que é sermão o mágico. Atos 8, começando no versículo 9. Ora, havia certo homem chamado Simão, que ali praticava mágica. Humãos estes mágicos enganam, fazem truques, que são inacreditáveis. Alguns são truques, outros são mágicas, depois estives cuidado e do dingo o povo de Samária, ensinando serelo e grande rumbo, para o qual todos davam ouvidos, de menor ao maior. O que eu quisia fazer? Faziam. É exatamente o que oíamos em Isaí e a agenda de outro nome, o Endotronómico 13. Se esta pessoa disser faz isto, mesmo que disse que ia acontecer, acontece.

Se não for de acordo com a Bíblia, com a lei e com o testimony, não sigam.

Diz assim, esse dizia o versículo 10, a qual todos davam ouvidos, de menor ao maior, dizendo, este homem é o poder de Deus, chamado o grande poder.

Simplesmente, diz aquele versículo 11, aderiam-lo porque havia muito luz e iludira com mágicas. Cris de irmãos não sejam iludidos com mágicas.

O versículo 12, quando porém deram crédito a Felip, que os evangelizava a respeito do rei de Deus e do nome de Jesus Cristo, iam sendo batizados, assim homens como os mulheres. O próprio Simão abraçou a fé e, tendo sido batizado, acompanhava a Felipe de perto, observando estasiados sinais e grandes milagros praticados.

E vocês sabem o resto da história acerca do Simão. Basicamente, é possível que este Simão tenha vindo a ser, digamos assim, a origem do que é hoje, a Igreja Capálica.

Não sabemos de certeza, mas é bem possível. Mas continuando, então, agora aqui, identificando aqueles que não estarão no rei de Deus, a palavra seguinte é idólatras.

Idólatras.

Apocalipse 21, versículo 8.

Diz aqui os idólogos. São aqueles que oferecem qualquer tipo de oração ou reverência religiosa a qualquer coisa ou pessoa, ex-certo Deus.

Uma indúliatria.

Pode ser, por exemplo, uma duração de domónios, ou de anjos, ou entre aspas, diga assim. Esses anjos que querem ser adorados, são Bleus, não são os anjos fieis.

A duração de imagens.

Certas igrejas. Tem muitas imagens. Certas pessoas. Tem imagens em casa. Tem certas imagens. Têm, por exemplo, um cantinho na casa, ou têm estas imagens e fazem suas orações, por exemplo, tem uma imagem da Virgimaria e fazem suas orações ali, à frente da imagem da Virgimaria. Isso é idulatria. E vis idólatras não estarão no rei de Deus. Por isso estamos a ver aqui qualquer representação física de Deus ou de Cristo. Outro exemplo é a duração em dias pagãos. Este é um ponto que diz irmãos, como aprendemos a aprender, conforme conhecemos o caninho, a cerca dos dias santos. Estamos a ter cuidado com a própria duração dos dias santos de Deus. Estamos a dar valor ao significado destes dias. Ou não damos valor a isso. A gente tem que ter cuidado, irmãos. Espero que, através do Espírito Santo, estas pessoas patizadas que sigam o caminho que aprendam e que practiquem, mas falando mais acerca de idólatras, vamos falar um pouco mais acerca disso, porque não é só imagens, não é só, por exemplo, dias santos pagãos, mas é valorizar qualquer coisa ou pessoa mais do que Deus. Por exemplo, vejam em Colocenses 3, 5. Mas aí, pois, morrer a vossa natureza terreno, proscrição e pureza, paixão na sívia, desejo maligno e a avareza. E a avareza, que é idólatria. A vareza ou cubissa é idólatria. Por que? Estamos a pôr uma coisa à frente de Deus. Não é só uma imagem, mas é qualquer coisa à frente de Deus. Por exemplo, se nós gostamos de certas coisas físicas e os nossos pensamentos estão continuamente nessas coisas físicas. Por exemplo, olha, eu quero o último telamóvel, eu quero o último tipo de computador, eu quero o último, sei lá, o último carro, modelo de carro mais melhor. Por exemplo, você tem que cuidar. Ou estamos muito preocupados com a nossa aparência, não estou a dizer que nos vamos vestir mal, mas estamos sempre à frente do espelho de Deus. Como é que está o meu cabelo? Está bemzinho ou não está? Estou bonitinho ou não estou? Olha, estamos a ter cuidado. Porque isso pode se tornar uma idólatria. Vejam Lucas capítulo 14, recíclo 26. Lucas capítulo 14, recíclo 26. Esta é uma secção que eu abordo sempre que estou a aconselhar pessoas para o batismo. Por recíclo 26, se alguém vem a mim e não aborrece seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda a sua própria vida, não pode ser meu princípio. Uma questão de prioridade. Uma questão de prioridade. Se a nossa primeira prioridade, nas nossas vidas, a nossa família, o nosso pai, a nossa mãe, a nossa mulher, os nossos filhos, os nossos irmãos, os nossos irmãs, e a nossa própria vida, o nosso próprio eu, podemos fazer. Diz-se uma idulacria. Por quê? Porque não estamos a pôr Deus primeiro. Porque não estamos a pôr Deus primeiro. O que temos a pôr Deus primeiro? Buscar primeiro Mateus 6.33 o reino de Deus e a sua justiça. Mateus 6.33. O resto tem que ser de segundo lugar. Não estou azer de estar claro que não respeitamos, porque honramos o nosso pai, a mãe, a parte da lei de Deus, e pomos a nossa esposa primeiro, os nossos filhos, temos que ter de cuidar com eles, mas a prioridade tem que ser de Deus primeiro. E Deus tem que ser primeiro antes das nossas vidas. Antes das nossas vidas. Por exemplo, às vezes tenho, por exemplo, que era o dentista. Ah, está aqui esta data para o era o dentista. E o que é que eu faço? Eu tenho que ser com mim para o meu calendário. Vejo se este dia é um dia santo ou não. Ou se for médico, ou fizer qualquer coisa. Eu vejo se é um dia santo ou não. E se é um dia santo, vou alterar isso para outro dia.

Para não ser claro que é uma situação de vida é morte, uma pessoa não tem controle ou coisa assim. Isso é uma coisa. Mas quando é possível, eu vou por Deus primeiro. Tudo o resto tem que se ter segundo lugar. E isso dá-nos um bocadinho o melhor entendimento. Um entendimento mais profundo à seca de indoletria, que não é só estátuas, imagens de madeira ou de barro, ou seja, fora, ou muito bem pintatinhas de cerâmico, ou seja, fora.

Mas é algo que temos que ter muito cuidado. Depois, a seguir, está a falar e diz assim, no versículo 8 da Apocalipse 21, e a todos os mentirosos. Todos os mentirosos. Os mentirosos, geralmente, pensamos que são pessoas que dizem mentiras com a sua língua, falando que sabem ser falso.

Correto. Mas também há mentirosos na prática. Isto é hipócritas, que parecem ser o que não são. E por isso, precisamos ter cuidado com mentiras. Vamos a dar uma aparência de que seremos uma coisa, mas por dentro são os diferentes. Isso é mentira. Estamos a dar uma mentira na maneira que nos apresentamos e sabemos que é o pai das mentiras. Em João 8, versículo 44. João 8, versículo 44. Falando aqui, Jesus Cristo diz assim, no versículo 44, vosso és do diálogo, perdão, que és o vosso pai, e crêis satisfezer-lhe os seus desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se frimou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele prefere mentira, fala do que ele é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. Por isso, quando somos mentirosos, quando somos hipócritas, quando damos um falso disto munho, estamos a seguir o diálogo. E por isso, então, ele é como se fosse nosso pai. Não é o nosso pai, mas é o pai desta atitude que estamos a seguir. Por isso, precisamos ter muito cuidado com isso. Vejam também, em segundo de Salunicenses capítulo 2, aqui a falar acerca do homem da iniquidade, segundo de Salunicenses capítulo 2, aí, ao tempo do fim, recentemente, dei um sermão acerca de Salunicenses, sério de estudos acerca das epístolas do Paulo, e abordei segundo de Salunicenses capítulo 2. Mas vejam no versículo 3. Diz assim, ninguém, de modo nenhum, vos engane, que isso não acontecerá sem primeiro venha a apostasia, a falsa doutrina, e seja regulado o homem da iniquidade, o homem do pecado, o homem da iniquidade. E depois, o que lhe mais adianta, ver o segundo nove, a doze, diz assim, ora o aparecimento do inico, isto é deste falso profeta, é a segunda eficácia de Satanás, que lhe diz, que o ver sinás e prodígios da mentira. Vai ver, digamos assim, mágica, engano, sinais, milagres, prodígios, que todo o mundo vai seguir e vai dizer, é impossível por isso, tem que ser de Deus. Mas isso é mentira, é de Cícodesc, e com todo o engano da injustiça, acho que parecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos. Temos que amar a verdade para serem salvos. Por isso, os seguidores do homem do pecado, o homem da iniquidade, aqueles que acreditam na mentira, não deram crédito à verdade, mas deram crédito à mentira. Por isso, vê-se no versículo 11. É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro para darem crédito à mentira, para, fim de serem julgados todos, quando não deram crédito à verdade, e, pelo contrário, de leitar-nos com injustiça. Por isso, todos os mentirosos, todos os que estão a seguir esta mentira do mundão, são mentirosos.

Por isso, estamos a ver aqui, neste versículo 8 de Apocalypse 21, quem são estes que não vão estar no reino de Deus? Vimos que são os covarros, os incrédulos, os dominados, os assassinos, os impuros, ou fornificadores, as feiticeiras, estes mágicos, os imbólatras e os mentirosos. E eu achei que seria bom dedicar um bom bocado de tempo a esta secção da escritura, visto que é importante sabermos aquelas que não estarão no reino de Deus e podermos identificar isso bem claramente. Vamos então continuar, por isso aqui. Continuando a ler, é este que lhes cabe, a parte que lhes cabe, será no lago, que arde com fogo e enxofre, a saber a segunda morte. Também vemos, ao fim do capítulo anterior, que é aqueles que são ressuscitados, a morte no inferno, foram lançados para dentro do lago de fogo, que é a segunda morte. Por isso, essas não vão ter a vida interna. Por quê? Porque vão morrer! Vão morrer, vão estar sujeitos à segunda morte. Mas vejam aqui um contraste, porque está aqui a falar do lago do fogo. Correto? Vejam um contraste com Apocalypse 21, versículo 6. Diz assim, diz-se ainda que tudo está feito. Eu sou o álcool, o homem, o princípio e o fim. Eu acenho-te-en ser da lei, de graça, da fonte, da água, da vida. Aqui vejo um álcool de fogo, em contraste com os fiéis, os vencedores, vão ter acesso à água da vida, à fonte da água da vida. E essa fonte é simbolizada em Isaías 55 por ciclo 1. Vejamos, então, Isaías 55 por ciclo 1, que, como vemos, representa o Espírito Santo de Deus. Vejamos aqui Isaías 55 por ciclo 1. Veja, ah, todos vos que tendo sempre, vinda às águas, e vos que não tendo dinheiro, vinde, comprá-lo, e como é? Sim, vinde e comprá-lo, sem dinheiro. Isso é impresso. Vim no ilete. Esta água vim da vida, que é simbolizada pelo Espírito Santo de Deus. É gratuita. E esse é o que Jesus Cristo estava a referir-se em João 4. Vejamos, então, João 4. João 4, começando a ler no versículo 9.

João 4, no versículo 9.

Então, ele disse, a mulher samaritana, como sendo tu, Judeu, pedes de beber a mim que sou mulher samaritana, porque os deuses não se dão com os samaritanos. E replicou Jesus. Se conheceras o dom de Deus, o Espírito Santo de Deus, e quem é o que te pede dar-me beber, tu lhe pedirias a Ele, Jesus Cristo, e Ele te daria água viva.

Os pedidos de Deus. Vejam também, pedi mais adentro que se encontre eles. Afrimolhe a Jesus, quem beber desta água, tornará a terceira. Esta água física. É aquele porém que beber da água que eu lhe der, o Espírito Santo, nunca mais estará cedo. Pelo contrário, a água que eu lhe der será, nele, uma fonte a jurrar para a vida interna.

Esta fonte, a água da vida, vai ser uma fonte a jurrar. Né-l, vai ter nele, esta fonte da água da vida.

Vejamos também, Jesus Cristo, um pouco mais tarde, em João capítulo 7, falando deste mês todo assunto. Veja aqui, em João capítulo 7, versículo 37 a 39.

João 7, 37 a 39. No último dia, o grande dia da festa, este ano o oitavo dia da festa, levantou-se Jesus e estlamou, se alguém tem cedo, venha a mim e beba.

Quem crer em mim, como diz a estrutura do seu interior, fluirão rios de água viva. Do seu interior, vai haver uma fonte de água viva. Isso, versículo 39, ele disse, com respeito ao espírito, que haviam de receber os que ele cresce, pois o espírito até aquele momento não for adado, porque Jesus não havia não havia sido ainda glorificado. E se vemos isso, este simbolismo aqui do espírito de Deus, é que os vencedores vão ter esta fonte da água viva, da vida dentro deles. Esses são os vencedores, os têm coragem, enquanto os covardes, os incrédios, abomináveis, etc. abordem isso tudo, esses cabem cair ou ser entirados para o lago que arda com fogo e enxofre, a saber a sua humor.

Então, vamos continuar agora a ler de 9 a 11. Apocalipse 21, versículo 9 a 11. Então, veio um dos sete anjos que tem as sete taças cheias dos últimos sete legelos, e falou comigo dizendo vem, mostrar-te, e aí é noiva, a esposa do cordeiro. E me transportou, em espírito, até uma grande e elevada montanha e mostrou a santa cidade de Jerusalem, que descia do céu da parte de Deus, a qual tem a glória de Deus. O seu fogo or era semelhante a uma pedra preciosíssima como a pedra de Jasper cristaline, e ver-se esta esta luz esta luz, desta cidade, esta grande cidade, que com grande brilho como uma pedra de Jasper, como o cristal.

Vejam o querido mais adiante no recíclo 23.

Diz assim, a cidade não precisa nem do sol, nem da lua, para lhe dar em clarinado, pois a glória de Deus já iluminou e o cordeiro é a sua lâmpada. A origem da luz é o cordeiro.

O crente de Cristo, o cristão não gera a luz.

A luz vem do cordeiro. João 8 Recíclo 12 João 8 Recíclo 12 Novo, nas falava das palavras Jesus dizendo Eu sou a luz do mundo.

E quem me segue não aderá nas trevas pelo contrário, terá a luz da vida. Jesus Cristo é a luz. É a Donde a luz vem. A origem da luz é o cordeiro. Veja também no capítulo 9, por 5. Em quanto estou no mundo, eu sou a luz do mundo.

Por isso, nós somos como cristãos. Devemos refletir a luz de Cristo. Devemos dar esta reflexão. Refletir a luz de Cristo. Vejam, em segundo coríntios, capítulo 4, segundo coríntios, capítulo 4, recíclo 4. Segundo coríntios, capítulo 4, recíclo 4.

Falando-nos quais o Deus de século segundo o entendimento dos incrédulos, para que eles não resplandeça a luz do Evangelho, da glória de Cristo, da luz da boa nova, da glória de Cristo, do qual é a imagem de Deus. Por isso, devemos refletir a luz de Cristo. Mas, os incrédulos, essa luz não resplandece, não é refletida, nós devemos refletir a luz de Cristo. Então, vamos continuar, então, a ler, em Apocalipse 21, acerca do muro e das portas. Primeiro, em Apocalipse 21, versículo 12, tinha grande e alta moralha . Estou escrevendo aqui, no slide, na tela, e tinha um grande e alto muro, escrevendo aqui, da maída da Rista e Corrigida, com 12 portas e nas portas 12 anjos, e nome escrito sobre elas, são os nomes das 12 tribos de Israel. E depois diz, da banda do Levante, 3 portas, da banda do Norte, 3 portas, da banda do Sul, 3 portas, e da banda do Poente, 3 portas. Fizem 3, no cano lado, dos quatro lados, dos 12 portas. E o muro da cidade tinha 12 fundamentos, e neles, os nomes dos 12 apóstolos do Cordeiro. Ora, em primeiro lugar, pense aqui, um muro grande e alto, símbolo da exclusão de tudo que é indigno de entrar na cidade. Depois, ve-se, 12 portas, e em cada uma das portas, estão os nomes das 12 tribos de Israel. Cada tribo tem uma porta com seu nome. Será que os gentios terão acesso pelos tribos que são atribuídas a ele? Por isso, o Ruban vai ter certos nações gentias atribuídas à Nação de Ruban, com a responsabilidade de ensinar e cuidar dessas nações gentias. E, por exemplo, Efraim vai ter responsabilidade sobre outras nações gentias, e assim, ele vai ter responsabilidade de uma forma de ensino. Não sabemos, mas é possível que seja essa a razão de cada porta ter o nome do tribo e que a Nação sabe que o porta é que tem acesso. Depois vemos os 12 apóstolos que são, possivelmente, os fundamentos do ensino. Dos ensinos, que são os que temos nos apóstolos do ensino, que vêm através dos apóstolos da igreja. Isso vence aí a descrição do muro e das portas desta cidade.

Continuando agora a ler no século 15 a 17, dizia que, e aquele que falava comigo, tinha uma cana de ouro para pedir a cidade e aos seus portas, no seu muro. Agora está aqui, e vemos ver o tamanho deste muro e das portas. E a cidade estava situada em quadrado, e o seu comprimento era tanto como a sua largura, e mediu a cidade com a cana até 12 mil estádios, e o seu comprimento, largura e altura, eram iguais.

E mediu o seu muro de 144 covardos, conforme um dito homem que é a de um anjo. Se fosse um homem a medir, uma anja a medir, seria a mesma medida. A mesma medida. Um estádio é certa de 180 metros. Vê-se ver se que esta cidade com 12 mil estádios de cada lado, ou de 12 mil vezes 180 metros, dá aproximadamente 2.160 quilómetros.

Entendemos o tamanho de 2.160 quilómetros.

Por exemplo, do norte, do ponto mais norte do Brasil, ao ponto mais sul do Brasil, é pouco mais de 4 mil quilómetros.

Isto quer dizer que que a metade do ponto mais norte do Brasil é o comprimento, o alerguro ou a altura desta cidade.

Irmãos, isto é uma coisa enorme. Ora, dizemos que o Brasil é grande. Esta cidade é grande.

Quando diz que grande cidade, como vemos, realmente é grande.

Exatamente, como esta cidade é, sabemos, como diz que o comprimento, o alerguro e a altura é mesmo. Ora, podia ser um cubo, podia ser uma pirâmide.

Não é descrito. E por isso é, por isso simplesmente, especulação uma ou outra. Mas, também, agora vemos que o muro era de 144 covedos. Ora, o covado é cerca de 46 centímetros, praticamente meio metro. 144 covedos dá cerca de 64 metros de altura.

Este é só para termos uma ideia de tamanho, porque está aqui a descrever também, desta cidade.

Continuando agora, vamos ver a cerca da beleza desta cidade.

Em Apocalipse 21, versículo 18 a 21.

O regime que vamos ler aqui este. A estrutura da muralha é de Jaspe. Também a cidade é do Ouro Puro, semelhante a vidro Nípido. Os fundamentos da muralha das cidades estão adornados de toda a espécie de pedras preciosas. O primeiro é de Jaspe. O segundo de Safira. O terceiro da Calcedónia. O quarto da Esmeralda. O sexto da Sábio. O século do Cri-Sólito. O oitavo de Barilo. O nome do Topásio. O décimo de Cri-Sotrasso. O décimo de Jacinto. O do décimo de Amatista. Então, o que é interessante é fazer um estudo à cerca destas pedras preciosas e ver as suas cores. Seria um pouco muito interessante.

O versículo 21. As 12 portas são 12 pernas. E cada uma destas portas de uma só pérola.

Imagine o tamanho dessa pérola. Uma porta de uma cidade deste tamanho enorme, deste tamanho. Imagine o tamanho dessa pérola. A praça da cidade é de Ouro por Ur.

Como vidro transparente.

E por isso vemos aqui que um quadro geral, uma gravura geral aqui é uma beleza inconfundível projetada a esta beleza para refletir a glória de Deus em várias cores brilhantes um espéculo de cores brilhantes.

E por isso, ve-se aqui a beleza desta cidade.

No versículo 22, lê-se E nela não vi templo porque o seu templo é o Senhor Deus, todo o quadroso e o Cordeiro. Vemos aqui que não há templo aí. No milênio, dizia que a 40 e 2 vence um milênio um templo a ser construído. E por isso, claramente, não estamos a falar aqui desta cidade durante o milênio. Em caso de alguma pessoa a fazer perguntas mas isto será um milênio? Não, não é, claramente não é. Aqui é outra prova. E ve-se aqui que não há templo.

Não há templo. Veja no versículo 23. Perdão, 23. A cidade não precisa nem sol, nem da lua para dar em claridade. Pois a glória de Deus a iluminou. E o cordeiro é a sua lâmpada. E já fiz uma referência, um boco, um bocadinho mais cedo neste estudo, acerca de luz, brilho vem do cordeiro. O cordeiro é a lâmpada que nós refletimos como pérolas e como pedras preciosas refletimos essa glória de Deus. Depois, nós lembremos no versículo 24 e as nações, isto é, os gentios, as nações gentias, não é só os israelitos, as nações, os gentios, dos saldos. Eu puse aí dos saldos porque é que está na maioria dos manuscritos, na maioria que há milhares de manuscritos. Embora as bíblias modernas não usam a maioria dos manuscritos ou o texto recebido, isso está na maioria dos manuscritos. E por isso eu puse aí porque é dos saldos.

Pessoas perguntam, mas como é que as nações, então são são as físicas? Não, é dos salvos. Dos gestos são salvos. Dos gestos já são seres espirituais. Andarão a sua luz e os reis da terra te darão para ela a sua glória e honra.

Coisa, uma visão aqui muito linda, nesta beleza, nesta cidade e do futuro. Então, continuando concluindo agora a ler os três últimos versículos que quero abordar hoje, do versículo 25 a 27. Querias, as suas portas nunca mais se fecharão de dia.

Porque nela não haverá noite.

E lhe darão a glória e a honra das nações. Uma vez mais, das nações implicando aqui nações entias. Nela nunca jamais penetrará a coisa alguma contaminada. Nem o que practica abuminação e mentira. Mas somente os inscritos no livro da vida do Cordeiro. Acesse a cidade é só por aqueles que têm a vida eterna. Aqueles que têm o nome do livro da vida. Por que? Porque os outros já morreram no Lago do Fogo. Isto é para lá na nova terra e no novo céu. Para lá, depois de tudo se queimar. Depois de ter avido o Lago do Fogo. E por isso os habitantes têm vida eterna. Os habitantes desta nova terra, deste novo céu têm acesso a esta cidade têm vida eterna e têm uma completa pureza moral. Mas que grande encorajamento que dizem-me, nós temos aqui nesta parte da Tocalypse, em Rio de Janeiro.

Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).