Eclesiastes 11:7 a 12:7

Estudo Bíblico

Precisamos de manter em mente um equilíbrio entre dias alegres que possamos estar passando e ao mesmo tempo a reflexão dos vindouros dias sombrios. Isto tudo porque haverá um julgamento divino.

Transcrição

Bem, irmãos, hoje vamos continuar, então, com o estudo de Ecclesiastes. Na última sessão completamos até ao versículo 6, e hoje vamos continuar com o versículo 7, até possivelmente ao versículo 7 do capítulo 12.

Ora, esta secção inicialmente está a dizer que precisamos manter bem conscientes um certo equilíbrio entre dias bons, dias alegres, que possamos estar passando, e ao mesmo tempo ter uma reflexão dos dias difíceis e vindouros que estão por vir, ou seja, por causa da nossa idade, ou por causa dos anos dos tempos em que vivemos, e também ter um pensamento bem ativo, ter uma reflexão bem consciente, de que haverá um julgamento divino ao fim de estudo. E este, por um lado, nos dá uma certa esperança, porque sabemos que Deus é justo e que haverá um julgamento dos inículos.

E por isso vemos que estes versículos aqui a começar do versículo 7 introduzem um princípio que devemos lembrar sempre do nosso Criador, particularmente quando somos jovens. Por exemplo, se ler nos Inquisístios capítulo 12 versículo 1, começa a lembrar do teu Criador nos dias da tua homicidade. E por isso precisamos de que é bom começar a uma edade jovem, a lembrar e a ter cuidado na nossa vida, o que fazemos, porque evitamos muitos outros problemas na vida, se tivemos cuidado quando somos jovens. Então, começando a ler no versículo 7 e 8, de Inquisístios capítulo 11, diz doce a luz e agradava-lhe aos olhos ver o Sol. Ainda que o homem viva muitos anos, derrugisse-se em todos eles, contudo deve lembrar-se de que há dias de trevas, porque serão muitos. Tudo quando suceda é avaidado. Aqui vemos que precisamos de nos estar alegre, porque diz doce a luz, é bom ter vida e estar a viver, é bom termos saúde, é bom estarmos a viver, é bom ver o Sol, isto é uma referência a ter boas experiências na vida, particularmente, anos de dias maus. Isso é bom. Aqui vê-se uma atitude positiva do lado de Salomão, quando escreveu esta parte, e depois lendo no versículo 8 diz, ainda que o homem viva muitos anos, derrugisse-se em todos eles, contudo deve lembrar-se de que há dias de trevas, porque serão muitos. Há verá dias de trevas, há verá dias difíceis.

E por isso é preciso estar ciente disso, que haverá dias difíceis. E nem todos os dias são dias bons, mas haverá, e por isso lembra-se que antes disso, desses dias maus, lembra-se de apreciar o que é bom. Mas depois, no versículo 9 diz, alegre-te, jovem, na tua juventude. Recreie-se o teu coração nos dias da turma-cidade. Anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam os teus olhos. Sabe porém que de todas essas coisas, Deus te pedirá contas. Assim, está falando ao jovem, lembra-te que haverá um julgamento. E por isso, por um lado, continua a falar de uma maneira positiva, porque diz, recrei-se, o teu coração nos dias da turma-cidade. E por isso, é mesmo possível, uma pessoa estar alegre, mesmo sabendo o que vai avançar, e por isso, por um lado, é uma alegria, digamos assim, de inocência. Fazer o que está alegria hoje, para que seja alegria amanhã, e sempre. Uma coisa que sempre disse aos meus filhos, hoje à noite, você vai fazer uma coisa, vai a uma festa, ou seja, que for, faça uma coisa que é uma alegria hoje, mas que vai ser uma alegria amanhã também. Quer dizer, que não vai ter dor de cabeça amanhã, porque fez uma coisa errada hoje. Por isso, ter uma alegria, mas numa maneira inocente, uma maneira que não é pecaminosa, para não ter dor de cabeça amanhã e depois.

Ora, algo começou a face, que aparentemente dá alegria temporariamente, mas que amanhã não é alegria, depois de acordar, é só problemas e dificuldades, isso então não é uma alegria real.

Por isso, como jovens, a mensagem é que não abusem esta oportunidade de alegria, aprecia sua vida como a perspectiva de que haverá uma eternidade. Há verá uma eternidade.

Agora, continuando aqui, o Salomão agora aproxima-se com uma, umas frases que podem ser entendidas como um certo ponto negativo, porque algumas pessoas dizem porém, tem cuidado, porque Deus te pedirá as contas. Algumas pessoas dizem, olha, é negativo. Falando aqui também diz que há os dias das trevas, no versículo 8, dias das trevas, é uma coisa negativa. Algumas pessoas dizem, mas não quer dizer que seja um dias na morte. Sim, pode ser, mas não é necessariamente. Mas seria dias de dificuldade. Ora, vemos que, por exemplo, se lermos em Cresiastas capítulo 8, recicludoza, vou ler em Cresiastas 8, recicludoza, porque o pecador faça o mal 100 vezes, e os dias se lê por longa, eu sei com certeza que bem sucede aos que temem a Deus. Aí, veja-se que Salomão sabia que haveria um dia de juízo, um dia que avemos de dar contas, e é bem possível que ele entendia a possibilidade de haver uma resolvição.

E, por isso, diz assim alegre-te.

A palavra aqui alegre-te, no versículo 9, também poderia ser uma palavra semelhante a tem bom ânimo, tem bom ânimo. Em Mateus capítulo 6, versículo 33, veja-se que é uma expressão semelhante do ponto de ter bom ânimo. Mateus 6, versículo 33.

Buscai, por exemplo, primeiro...

Não, veja-se, tenho aqui uma situação errada de certeza.

Porque aqui está a buscar primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e essas todas as coisas serão acrescentadas. Não era o versículo que eu estava procurando, mas é um que menciona que Jesus Cristo tinha ânimo, estava com bom ânimo, embora tivesse várias dificuldades.

Continuando, não podemos ficar desencorajados, porque Jesus Cristo venceu. E nós, por isso, precisamos de receber esta coragem de Jesus Cristo, porque Ele venceu. E por isso, podemos ser vencedores, e igualmente a juventude. Será vencedor se fizerem as coisas correntas. Por isso é que lhes lembra que Deus te pedirá as contas. Sim, nós temos livre arbítrio, mas temos que prestar contas. Em 2 Timothy 2, versículo 22, 2 Timothy 2, versículo 22, 2 Timothy 2, versículo 22, 2 Timothy 2, versículo 22, Foge, um trouxinho das paixões da amocidade. Siga a justiça, a fé, o amor e a paz, com o que o coração puro invoca o Senhor.

Aqui vê-se que Ele está a dizer ao jovem evangelista, cuidado com as paixões da amocidade, com estas, digamos assim, estas prazeres incorretas que são muito fortes no jovem tudo. E por isso aqui o Salamão está a dizer, haverá um período que vamos ter que prestar contas. Ora, isso não quer dizer que Deus nos quer condenar, porque Deus quer nos abençoar. Ele quer que nós estejamos alegros e tenhamos alegria. Mas o juízo é para nos ajudar a ficar no caminho.

O juízo também é para o bom. Por exemplo, no último versículo deste livro de Cresastis, no versículo 14 do capítulo 12, diz porque Deus há de trazer as juízo todas as obras até as questões escondidas, quer sejam boas, quer sejam mais.

E por isso até as boas obras vão receber um juízo. O que isso quer dizer? Quer dizer que se são mais obras, vai haver consequências. Mas se são boas obras, vai haver recompensas. Até o pecador, aquele que faz coisas erradas, pode ser perdoado se houver arrependimento. Ou que aí traz uma certa esperança. Por isso aqui vemos que Salomão trazera. Toma cuidado, faz o que se deve fazer, corretamente, para o teu bem, porque Deus te quer abençoar. A lei de Deus, a lei de Deus, os princípios de Deus, são os caminhos da alegria.

Vejam, por exemplo, pro verbos 29-18. Não havendo profecia o povo se corrompe, mas o que guarda a lei, esse é feliz. Guardar a lei dá felicidade, dá alegria. Não havendo profecias, isso é, algumas traduções dizem, não havendo visão o povo se corrompe. É, porque não estão a ver que vai haver um juízo, não estão a ver o ponto final, mas aquele que guarda a lei, esse é feliz. Há outros salmos que, indirectamente, também estão a falar que a lei de Deus dá alegria.

Na verdade, o salmo 119, que talvez seja, ou não é talvez seja, mas acho que é o capítulo mais longo da Bíblia, mas certeza que é o salmo mais longo de todos os salmos, 119, que é basicamente falando acerca do valor da lei de Deus. E no versículo 1 diz, bem-vendurados os irreprenciveis no seu caminho que andam na lei do Senhor. Vejam também o salmo 112, versículo 1. 112, versículo 1.

A la Lua, bem-vendurado o homem que teme ao Senhor e se comprasse nos seus mandamentos. Viste que Deus nos julga, baseado na sua lei que traz felicidade e alegria. Então, sim, podemos facilmente concluir que Deus só nos quer ver alegres, contentos, felizes. E por isso, esse é o parte do grande plano de Deus.

Vemos que no mundo para lá do milênio não haverá mais dor, não haverá mais sufrimento, não haverá mais lágrimas, não haverá mais choro, porque vai haver alegria interna. Isso é o que o Senhor nos quer dar. Agora, continuando então a ler em Ecclesiastes, no capítulo 11, vamos agora ler o versículo 10. A faz-te após do teu coração o desgosto e o remove da tua carne a dor, porque a juventude e a primavera da vida são vaidade.

Por isso, evita estas situações negativas que fazem com que você não esteja alegre. Por isso, afasta o desgosto. Evita coisas ou pensamentos negativos. Assim, devemos de suspirar e genera pelos problemas que existem à volta de nós no mundo. Veja comigo se faz favor em Ezekiel e Ezekiel capítulo 9, versículo 4. Ezekiel capítulo 9, versículo 4. E aqui, quando vemos estas coisas terríveis à nossa volta, neste profecia de espécie pela meio da cidade, pela meio de Jerusalem, e marca com sinal o teste dos homens que suspirem e gema por causa de todas as abuminações que se cometem no meio dela.

Hoje em dia, estamos numa situação desta em que há tantas coisas terríveis à nossa volta, que temos que suspirar e esmerar por causa dos pecados que existem à nossa volta. Também, em Mateus capítulo 5, versículo 4, uma das bem-aventuranças no sermão do Monte, Mateus 5, versículo 4, diz que bem-aventurados são os que choram, porque serão consolados. Isso é aqueles que estão de luto, que têm uma certa tristeza. Vejam também a Isaías 53.

Isaías 53, que é uma profecia acerca de Cristo. E no versículo 3, Isaías 53, versículo 3 diz, era, Jesus Cristo era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, o homem de dores e que sabe o que é parecer.

Sabe o que é sofrimento e doenças, e por isso vê-se que era um homem de dores. Sabia o que é ter dores e sabia o que é sofrer.

Mas, voltando a Inglésiosas 11, versículo 10, quando diz, afaste depois de teu coração o desgosto e remove de tua carna d'or, é que não devemos estar continuamente num estado mental e emocional lamentando e estando deprimidos. E por isso precisamos afastar, precisamos de ter uma maneira de reduzir esses desgostos. E uma das maneiras de reduzir esses desgostos é parar de fazer o errado.

Claro, sabemos que muito do sofrimento que existe à nossa volta não é necessariamente por nossa culpa. É por culpa de outros que pecaram e casaram esse sofrimento que afeta o resto da família ou o resto daqueles seus amigos.

Mas devemos tentar reduzir esses desgostos. Devemos tentar reduzir esses pensamentos de depressão.

E por isso aqui diz afaste depois de teu coração o desgosto e remove de tua carna d'or. Porque a juventude e a primavera da vida são vai lá. Isto é tudo para um período temporário mas aprecia e tem um bom período de alegria enquanto há tempo para isso.

Por isso devemos, como jovens, de muitas maneiras de descartar ou reduzir desgostos, não fazer coisas que vão criar problemas e desgostos na nossa vida.

Por exemplo, fazer coisas que não vão destruir o nosso corpo físico, fazer coisas que são mesmo loucuras.

E por causa dessas coisas que a juventude possa fazer, uma pessoa aleja-se ou fica alejada ou fica machucada. E às vezes isso afeta a vida deles para sempre.

Também podem ser coisas mentais.

Por exemplo, coisas que viram.

Isso podem evitar ver coisas mais, evitem. Porque isso vai causar desgosto, grande desgosto na sua vida.

Vai produzir dores. Essas dores, como disse, podem ser físicas, podem ser mentais e, se for pecado, podem ser espirituais.

Agora, continuando no capítulo 12, do versículo 1 a versículo 7, vemos aqui que lembra-te o teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os dias maus. Lembra-te do teu Criador antes que fiques, por exemplo, idoso, antes que os dias maus venham.

Talvez se a Alemão tivesse pensando acerca da sua própria situação.

Uma forma ficou mais linda. Começou a ver que fez muitas coisas erradas e algumas delas não podiam andar para trás.

Ora, nós esperamos, desejamos, que a Salamão se tenha arrependido, mas não se sabe de certeza se ele se arrependeu ou não. Deus quere que se arrependeu, porque Deus quer que talvez chegue a um arrependimento.

No entanto, continuando a ler aqui, no versículo 1 do capítulo 12, dá aqui um ponto interessante.

A palavra Criador lembra-te do teu Criador.

Em hebraico, esta palavra está no plural.

A palavra Criador é a palavra Criador e por isso, traduzindo literalmente o que está em hebraico, seria lembrando dos teus Criadores.

Ora, sabemos que a palavra de ele, por exemplo, em gências, é a palavra hebraica Elohim, que é o plural de Ele. Elohim. Em gências capítulo 1, versículo 26, vemos então em gências, capítulo 1, versículo 26, também disse Deus, Elohim, que é o plural da Ele. Por isso, também poderia ser traduzido os dois sedas, que eram Deus, aquele que veio a ser o Pai e que Ele veio a ser o Filho, que é conhecido como verbo. Depois diz façamos, plural. O homem, a nossa imagem, plural, conforme a nossa semelhança, plural. Veja aí um ponto muito importante acerca do Pai e do Filho. Vejo também em gências capítulo 3, versículo 22.

Gências capítulo 3, versículo 22. Então, disse o Senhor e há o E, ou seja, Jovem, o que significa Eterno, o Eterno, Deus, Elohim, plural, os eternos sedas da família Deus. Eis que o homem se tornou como um de nós.

Como um de nós.

Uma vez mais, vence estas pontos aqui, de vez em quando, na Bíblia, a explicar a natureza de Deus e como o Pai e o Filho estavam presentes na criação e como o Pai criou tudo através do Filho. Isso é o que lemos em João capítulo 1, João capítulo 1, versículo 1 e 2. Sim, está claro, inicialmente, nesse momento, o Pai não era Pai e o Filho não era Filho, mas quer dizer, o Altíssimo criou tudo através do verbo. E o verbo se fez caro e inventa-o ser o Filho ou como se chamamos agora, a Sua Cristo. No princípio, era o verbo, João capítulo 1 e o verbo estava com o Deus, o Pai. E o verbo era Deus, era desse gênero de seres. Ele estava no princípio com Deus e todas as coisas foram feitas por intermédio dele, do verbo. Este é o Pai criou tudo por intermédio do verbo. E sem ele, sem o verbo, nada do que foi feito se fez.

Em Efésios capítulo 3, versículo 9, Efésios capítulo 3, versículo 9, e se lermos isto na almeida corrigida e fiel, diz que manifestar qualquer dispensação do mistério desde os séculos oculta em Deus que criou todas as coisas por Jesus Cristo, como está escrito na almeida corrigida e fiel nos origitos em grego originais na maioria dos manuscritos.

Por isso, ver se aqui que foi, criou todas as coisas por Jesus Cristo. E por isso, voltada então aqui eclasiastes capítulo 12, versículo 1, lembra-te dos teus criadores.

Do Pai, criou tudo através do Filho, dos dias da tua mocidade. Antes que venham os maus dias e cheguem os anos dos quais dirás não tenho nelas prazer.

Agora, vejamos aqui a palavra de lembrar. Lembrar Lembrar é mais do que simplesmente um acto, digamos assim, mental de lembrar. Lembrar é mais do que simplesmente de lembrar. Mas lembrar é que isso significa a necessidade de haver uma ação, de requer uma ação. Não é só lembrar, mas é atuar basicamente, o que sabes, no que te lembras, antes que venham os dias maus.

Vejamos, por exemplo, um caso aqui da Ana em primeiro Samuel capítulo 1 versículo 19. Primeiro Samuel capítulo 1 versículo 19.

Primeiro Samuel capítulo 1 versículo 19.

Aqui, ve-se a história para ver o contexto que esta senhora estava a orar e o sacerdote viu ela orar e pensou, olha o que se passa com ela, está bebendo, ou o quê? E ela disse, não, não, estou a derramar a minha alma para entre o Senhor, é o que diz, no versículo 15. No versículo 13 estava a zerre pensando que estava a bebê, estava embriagada. E então o sacerdote aqui disse a ela que não fiques triste porque Deus te considera o que estás a pedir. Então, vê-se aqui no versículo 19 que diz assim levantaram-se e de uma dograda e duraram o Pranto-Senhor e voltaram a chegar a casa, arramar a alcana que o habitou com Ana, sua mulher e lembrando-se dela o Senhor. Ora, não é uma questão de que Deus se lembrou que se tinha esquecido dela, não. Lembrou-se desta promessa de que ia dar a petição de ter um filho.

E por isso diz no versículo 20 ela concebeu. Por isso aqui o ato de lembrar não é simplesmente uma coisa mental olha, estou a me lembrar disso. Mas aqui em Ecclesiastes, capítulo 12, versículo 1 lembra-te do teu Criador, ou dos teus Criadoras, é mais do que simplesmente lembrar. É uma ação.

É uma ação realizando que habrá um juízo e que Deus nos pedirá acopas, como lemos no versículo 9 do capítulo anterior, no capítulo 11.

E por isso é importante particularmente para a mocidade, para a juventude de começar cedo a adorar a Deus e Deus nos dará forças para obedecer. Deus sempre nos ajuda. Seja jovem ou não. Deus nos ajuda. Vagimos algumas versículos aqui, um pouco de encorajamento, em Tiago, capítulo 4, versículo 8, Tiago, capítulo 4, versículo 8.

Chegava-os a Deus, e eles chegaram aos outros. Não diz chegarmos a Deus, e talvez, eles chegaram a nós. Se nós nos chegarmos a Deus, eles chegarão a nós.

Purificar as mãos, pecadores, e vós que sois na ânimo dobra, limpaio o coração.

E a Deus responderá. Deus nos dará a força. Deus nos dará a ajuda que necessitamos.

Veja também, em 1 Coríntios, capítulo 10, 1 Coríntios, capítulo 10, versículo 13.

Não vos sobreveio a tentação, a força humana, mas Deus é fiel e não prometirá que se já as tentadas, além das vossas forças, pelo contrário, juntamente com a tentação, vos provorá livremente de sorte que a possais suportar.

Certo as pessoas estão a passar por provações muito difíceis.

Mas Deus está a ajudar essas pessoas porque elas estão a manter-se fieis porque Deus é fiel.

E aí está um ponto que nunca devemos perder confiar-se em Deus. Embora hajam dias difíceis, precisamos de ter esta confiança que Deus é fiel.

E alguns de nós vamos critter que falecer na nossa fé.

E se lembros em Hebreus capítulo 11, muitos faleceram na fé. Mas Deus os recompensará e os salvará. Veja também Hebreus capítulo 13. Hebreus capítulo 13 Hebreus capítulo 13 Hebreus 5 e 6 Seja a vossa vida sem avareza. Contenta-vos com as coisas que tentas porque ele tem dito de maneira alguma te deixarei nunca jamais te abandonarei.

Acho que para nós, às vezes, é difícil entendermos isso.

Nós, às vezes, pensamos que sou tão pecado ou somos, temos tantas coisas erradas como é que Deus nos ofre. Mas ele é o nosso Pai Ele quer nos ouvir.

De maneira alguma, Ele nos deixará nunca jamais nos abandonará.

Assim, afirmemos confiantemente o Senhor é o meu auxílio. Não demorei que me puderá fazer o homem. Se Deus nos ajuda, e nos ajudará. Por isso, começar cedo a obter a Deus é uma coisa boa, particularmente para a minha cidade, para a juventude. E depois diz ao fim do versículo 1 do capítulo 12 porque os anos virão em que dirás não tenho nelas prazer.

Em moçando a juventude se desvanece e começa a ter menos e menos entusiasmo pela vida fora. Isso acontece a muitos jovens. Mas isso é uma afirmação geral que permite vários graus de variedade de pessoas de experiência. Por alguns de pessoas que mantém o seu entusiasmo até há um alto número de anos de idade ou até uma velhice bem avançada.

E por isso é possível como diz em que dizia a Esther 11, versículo 8 diz assim ainda que o homem viva muitos anos, regrugisse-se em todos eles. É possível ter alegria através de todos seus anos mesmo, quando uma pessoa está muito idosa.

Mas isso continuando a ler em p. 12, versículo 1 A maioria dos casos, muitas pessoas chegam a um ponto em que não têm prazer nesses dias, seja por causa de saúde, por causa de problemas, de dores que os dias chegam a um ponto que não têm prazer. Já estão velhos, não conseguem ver bem, não conseguem comer e misturar a comida, conseguem ouvir bem, seja o que for. E por isso não têm o mesmo prazer que tinham quando eram jovens.

Por isso a juventude não deve dar ao luxo de adiar a sua fé em Deus, em seu criador até que sejam mais velhos, não devem de adiar a isso. Mas, antes, para os segundo-feiros, devem de lembrar-se do seu criador, ou criadores, antes que se escureçam o Sol, a Lua e as estrelas do replendo-o da tua vida.

Ora, eu digo-te que é zero, antes que que já não tenham esta força da vida, esta energia da vida e tornam-se-se as nuvens depois do água ceia. Quer dizer que agora a pessoa já vê as coisas assim, a visão já está mais as coisas como se fosse uma nuvem, já não vê assim tão bem, talvez seja um caso de glaucoma ou qualquer outra doença de idade.

Vejam continuando desde o versículo 3. Do dia em que treme os guardas da casa, os teus braços e se curvarem os homens outra hora fortes, as tuas pernas e se acessem os teus mudores da boca por já serem poucos e se escurecem os teus olhos nas janelas. Aqui está a falar que comparando com uma casa uma casa boa, uma boa casa, que está caindo em ruínas conforme o tempo. E por isso está aqui os braços e as pernas estão a enfraquecer. A pessoa está a curvar-se por estar a ficar idosa, a andar assim um bocado curvada. Isso acontece também. E por isso é que diz aqui não estejas curvado, mantente direito, mantente em pé. Diz assim continuado a ler aqui no dia em que tremerem os guardas da casa. E é que o que você diz? O que você diz? O que você diz? O que você diz? Os guardas da casa. Seja os braços, as pernas ficam enfraquecidas. Também fala aqui de cessarem os teus mudores da boca, por já serem poucos. Isto é os dentes estão a perder dentes a medidas que as pessoas envelhecem. Depois diz assim por já serem poucos por tão perder dentes. E se escurecem os teus olhos nas janelas. Porque já não estão a ver bem, já não ouvem bem os teus lábios quais portas da rua se fecharem no dia em que não puderem falar em voz alta, de levantar-os à voz das avas. E todas as harmonias, filhas da música, te diminuírem. Está aqui a falar então que já não os lábios que só podem comer agora comidas bem passadas, macias. Já não estão a mastigar da mesma maneira que mastigavas, já não fazem o mesmo barulho. Não conseguem falar assim tão alto como falavam. Não estão a ouvir bem. Diz assim que levantar-se à voz das avas. Pode ser que não estão a ouvir bem. Por exemplo, estão a fechar as portas para não ouvir barulho. Quando as portas estão fechadas, não soube barulho. Diz assim também todas as harmonias, filhas da música, te diminuírem. Porque já não ouvem bem. Ou não dormem bem, porque acordam cedo, se levantam à voz das avas. Quer dizer, é um período de idade. Depois, continuando no versículo 5, como também quando te meras, o que é alto, e te espantares no caminho, e te embrqueceras como floresse à amendoeira, e um gafanhoto te for um peso, e te parece ser o apetite, porque vais à casa eterna, e os peranteadores andem rodeando pela praça. E aqui, veja então, no versículo 5, tem medo das alturas, tem medo de perigos, tem medo de cair e quebrar um osso. À amendoeira, estas pétalas da amendoeira são esbranqueadas no cino, e então as pessoas têm esta cabeça como eu estou a ficar o cabelo branco todo, e veja assim, esta idade, que o cabelo fica branco, embrqueceras como floresse à amendoeira. E o gafanhoto, que fora um peso, é o cargado a malas, coisa fácil. Agora, uma mala já é muito pesada. Certos exercícios para mim já são muito fortes. Por que? Porque os meus buscos já não funcionam como funcionavam. Quer dizer, as coisas tornam-se pesadas. É um gafanhoto pesado. Um gafanhoto é um irmão muito leve. E depois diz aí também e te pareceu o apetite. Sim, já não tem o mesmo apetite que tinha. Porque vais à casa interna. Sim, vais em caminho da morte. Não é que que estejas para a casa interna, que a sepultura é a casa interna, não, porque há uma resurreição, mas você vai para a sepultura e seria uma morte interna, não sede que que o Seus Cristo morreu por nós e nos traza a fim porque senão seria uma morte interna. E por isso diz assim, lembre-te do teu Criador ou dos Criadores como eu ensinei, do versículo 1. E depois diz do versículo 6. Antes que se rompa o fio de prata. Quer dizer, isto é tudo de lembrar antes que isto aconteça.

O fio de prata e que se hospedasse o copo do ouro e se quebra o canto e junta a fonte e se desfaça a roda junto ao poço. Possivelmente possivelmente um exemplo aqui de o fio de prata que talvez fosse os nervos na coluna vertebral se despedasse o copo do ouro. Seria o cérebro ou o coração e o canto junta a fonte. Seria talvez o coração e as veias que se desfaçam junto a roda junto ao poço quer dizer o corpo vai avalicendo e as várias funções físicas começam a se desgastar. E depois, no versículo 7 diz, e o pó volta à terra como era e o espírito volta a Deus, que o Deus. Aí vê-se que o corpo humano volta à terra mas Deus guarda o espírito do homem até a resolução. Ora, no próximo estudo vou continuar deste ponto a falar mais acerca do espírito do homem. E, sim, hoje concluímos o estudo desta noite.

Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).