Ensinamentos de Jesus Cristo_3_Bem aventurados os que choram...

As doutrinas de Cristo são extremamente importantes para a nossa vida Cristã. Quando Jesus viu as multidões, Ele subiu ao monte para ensinar Seus discípulos. Quando começou esse ensinamento, Ele descreveu sete belas atitudes que devemos ter como Cristãos. A oitava é o resultado das primeiras sete. Este sermão é parte duma série de sermões acerca dos ensinamentos de Jesus Cristo, e particularmente acerca destas 'bem-aventuranças', ou belas atitudes Cristãs. A atitude de lamentar, chorar e ser sóbrio é uma que produz resultados importantes no crescimento da vida Cristã. Você a tem? Você a está a desenvolver? Se não sabe o que Jesus Cristo quiz dizer quando choramos, como é que a podemos desenvolver, ou pedir a Deus para nos ajudar a desenvolver esta importante atitude? Este sermão o ajudará a entender melhor o que precisa fazer para desenvolver esta atitude.

Transcrição

This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.

Bom dia, boa tarde, queridos irmãos, aqui, Joscamos, falando-vos da Sansanete. A palavra Deus é o nosso manual de instrução. É o nosso manual que nos dá, o nos ensina, como conduzir a nossa vida, para que nós funcionemos, digamos assim, ou trabalhamos, de uma maneira que seja correta. É como, por exemplo, quando compram um equipamento, por exemplo, um computador, vem sempre com manual de instruções, ou compram um telemóvel novo, tem o manual de instruções e nesse manual de instruções explica como podem usá-lo de uma melhor maneira.

A palavra Deus, nessa analogia, é o mesmo para nós. É o nosso manual de instrução.

E, por isso, a instrução que nos é dada no Antigo Testamento era conhecida como a Torah, digamos assim, o ensinamento da lei, que foi avançado, digamos assim, também pelos profetas. E no Novo Testamento esse ensinamento foi amplificado por Jesus Cristo e pelos apóstolos. Na verdade, o Moisés disse e escreveu que Deus lhe tinha dito que lhe mandaria, ou mandaria, um profeta como Moisés no futuro. Podem ler isso, é um deutronómio 18, versículo 18, na verdade, de versículos 15 a 19. Mas, uma maneira fácil de lembrar esta escritura é lembrar deutronómio 18, 18. E aí diz que mandaria um profeta e que requeriria, ou ia pedir contas de nós, se não avíssemos, o que esse profeta diria. E está claro, esse profeta foi Jesus Cristo e por isso Jesus Cristo amplificou o ensinamento do Antigo Testamento. E diz, em Atos 3, 23, que, quando se refere a essa escritura deutronómio 18, 18, e diz em Atos 3, 23, que as pessoas vão ser exterminadas, se não havirem o ensinamento de Jesus Cristo e dos seus apóstolos.

Com esse ponto em princípio, comecei uma série, há umas semanas atrás, de ensinamento dos ensinamentos de Cristo. Podem buscar, na internet, um sermão que eu dei, a cerca dos ensinamentos de Cristo e um outro que eu dei, a cerca de ser humilde, ou digamos assim, pobre, de espírito. Vizemos, então, essa parte do sermão Numonte, que começa em Mateus 5, versículo 3. Mateus 5, 6 e 7, digamos assim, é um dos capítulos mais muito importantes, digamos assim, acerca dos ensinamentos de Cristo. Aliás, todo o Novo Testamento é o parte dos ensinamentos de Cristo, mas, digamos, estes capítulos, digamos assim, são o âmago dos ensinamentos de Cristo. E nos versículos 1, 2 e 3, os Cristo diz que vieram os multidões, e então, depois, ele, por causa disso, então, saiu delas e subiu para o monte, e então, quando esteve no monte, se aproximaram seus discípulos, e então ele ensinou aos seus discípulos estes, digamos assim, belas atitudes, ou, digamos assim, bem-avenduranças. Na Bíblia Portuguesa, a chama bem-avenduranças, na Bíblia Inglésia, a chama de atitudes, digamos assim, belas atitudes. E então, diz assim no versículo 3, bem-aventurados, ou será-se abençoado, se foras humildes de espírito, isto é, pobres de espírito, humildes, porque delas é o reino dos céus.

E, num sermão prévio, há cerca de uma semana atrás, descrevi esta atitude de humildade, de ser pobre de espírito, em grande detalhe. E na verdade, queris irmãos, o verdadeiro cristianismo começa com uma atitude de humildade, de ser uma pessoa ser pobre de espírito. Mas, essa é só, digamos assim, o começo, o primeiro passo nestas atitudes, e a seguinte atitude que se segue, que, digamos assim, que vai acima da atitude de humildade, que é, digamos assim, uma progressão de atitudes, é a atitude que diz aqui, no versículo 4, que diz assim, bem-aventurados, os que choram, porque serão consolados.

Bem, então, o que quer dizer? Chorar. Ou, sim, o que quer dizer chorar.

A palavra grega, pentiu, significa um tipo de luto, digamos assim, um tipo de tristeza, um tipo de lamentação, lamentação, por exemplo, pelas palavras que dizemos ou coisas que fazemos. Doutra maneira, é um desaparepeitamento. E por isso, lamentamos. Por isso, estamos tristes.

E por isso, a palavra ou tradução em português diz aqui, bem-aventurados, os que choram, talvez não diga o significado completo, pois, por isso, a palavra é uma palavra, são bem-aventurados, os que têm esta tristeza, esta lamentação, porque serão conselados.

Então, o que é que vamos estar tristes? Ou de que é que vamos estar tristes? De que é que vamos lamentar? Vamos estar tristes? Vamos estar a chorar? Porque os nossos amigos ou parentes, por exemplo, morreram? Sim, não estou a dizer que não devemos de fazer isso, mas esta bela atitude a qual Jesus Cristo estava a falar, é mais do que simplesmente isso.

Vejam comigo se faz favor em Lucas capítulo 23, Lucas 23, 27 a 28.

Seguiu a numerosa multidão do povo e também mulheres que batiam no peito e o lamentavam, estavam a chorar, estavam a lamentar, estavam tristes. Porém Jesus voltamos para elas, disse filhas de Jerusalém, não chureis por mim, churai antes por vós mesmas e por vós filhos.

Jesus Cristo estava aqui a apontar a eles, a dar a eles uma indicação de que que devemos estar a lamentar, de que que devemos estar tristes. Está claro, Jesus Cristo não estava a dizer que não, não deviam chorar, lamentar para pessoas quando estivessem a morrer, porque basicamente as pessoas estavam a chorar, a lamentar, digamos assim, no funeral que ia acontecer, digamos assim, Jesus Cristo. Não era bem o funeral, mas é como se viesse a ser o funeral, porque ele ia rumo do Calvário. E por isso Jesus Cristo não está aqui a dizer que não devemos estar tristes por outros, mas o que está a dizer é que a atitude que ele está a falar em Mateus 5, versículo 4, é uma atitude de chorar por algo diferente, para lamentar por algo diferente. Não é só lamentar de maneira como as pessoas geralmente pensam, porque ele também diz, mas chorar antes por vós mesmas e para os vossos filhos. Então, devemos de chorar para mim mesmo, pelos meus problemas que eu tenho, por todas as coisas que eu fiz estúpidamente. Deve ter pena de mim mesmo. É isto do que Jesus Cristo está a falar. Queridos irmãos, a lamentação de que Jesus Cristo está a falar aqui é uma que conduz ao arrependimento. Este choro, esta lamentação, esta tristeza não é o arrependimento, mas é uma contrisqueza que conduz ao arrependimento. E por isso, este choro, digamos assim, segundo Deus, este tristeza segundo Deus, é mais do que um sentimento, mas é uma atitude, sim, uma atitude que conduz a uma ação e esta ação é um arrependimento. Está claro, o choro, a lamentação, a tristeza não é o arrependimento, mas é uma atitude que conduz ao arrependimento. E por isso, crísis irmãos, hoje, o meu propósito é de falar um pouco mais acerca deste, deste, esta lamentação. Acerca desta contrisqueza que seja segundo Deus, para que possamos ser consolados? Isto é, para que conduza a uma ação, a uma ação que seja uma mudança, isto é um arrependimento, e por ir por causa disso nós venham-nos a ser consolados. E por isso, em primeiro lugar, primeiro ponto, e hoje quero lhes dar três pontos, primeiro ponto é, precisamos de ter uma lamentação, um choro, uma tristeza, que é verdadeira. Segundo o que Deus quer, precisamos de ter esta sobriedade, que é o que Deus quer de nós. Vigemos, por isso, primeiro, em Ecclesiastes capítulo 7, ecclesiastes capítulo 7, ecclesiastes capítulo 7, versículo 2 a 6. Melhor é ir à casa, onde há luto, do que ir à casa onde há banquete. Pois, naquela se vê o fim de todos os homens e os vivos que o tomem em consideração.

Sim, vemos o fim de todos os homens, e então nós que estamos vivos, precisamos tomar isto tudo em consideração. Melhor é a mágoa do que o riso. Por como a tristeza do rosto se faz melhor o coração. Cris irmãos, aqui está o ponto inteiro dos ensinamentos de Cristo, não é só sabedoria mental e inteligência mental na cabeça, mas é no coração. E por isso é uma atitude de coração, que Jesus Cristo está a querer formar em nós, uma atitude de melhorar o nosso coração. No século 4, a coração do sábio está na casa do luto, mas o dos insensatos, na casa da alegria.

Melhor é ouvir a repriação do sábio, de que ouvir a canção do insensato. Pois qual o crepitar dos espinhos debaixo de uma panela? Sim, que não podamos comer, não alimenta, não faz nada, é o crepitar dos espinhos debaixo de uma panela. Tal é a risada do insensato, também isso é vaidada.

Por isso, é melhor sermos sobrinhos, é melhor para nós vermos esta atitude de sobriedade, de lamentação, porque isto nos melhora o coração. Vejam então, em Tito capítulo 2, versículo 6, diz assim, Quando os moços de igual modo exortam-os para que todas as coisas sejam criatriosos, ou sobrinhos, quando há juventude, encoraja-se a juventude, que sejam criatriosos, sejam sobrinhos, tenham esta atitude no coração de sobriedade. Eu vejo também, no versículo 12, educando-nos, a dizer que é graça de Deus nos se manifestou, saladora a todos nós, educando-nos para que renegue, renegadas a empiadadas e paixões modernas, vivemos, vivemos no presente século, sensata, justa e piadosamente. Sensata! Isto é, sóbrios, de uma maneira com sobriedade, como vida sóbria. Vejam também, em 1 Pedro, 1 Pedro 4, versículo 7, diz assim, ora, o fim de todas as coisas está próximo. Seja, portanto, criteriosos e sóbrios, a bem das vossas orações. Sejam criteriosos, este tenham um momento só, um momento sóbria, e sejam sóbrios, este sejam calmos, em bom controle de espírito, a bem das vossas orações. Por isso, vemos que, tanto no antigo testamento, como no novo testamento, há várias instruções a dizer que precisamos de ter esta atitude, de que Jesus Cristo estava a falar, a dizer que somos bem aventurados, os que choram. Mas este choro é uma lamentação, é uma sobriedade, é uma questão de ser sério?

Porquê? Ou sério? Porquê? É simplesmente ser uma pessoa séria? Ou sério porquê?

Há muitas coisas existindo à volta do mundo, Cris Irmãos. Que nos fazem ser sóbrios, ser sérios, nos fazem lamentar e nos fazem chorar.

Vegemos, por exemplo, em Amos capítulo 5. Amos capítulo 5, por ciclo 18, a 20. Diz assim, Ai de voz, que desejais o dia do Senhor.

Para que desejais vós o dia do Senhor. Porquê que vocês desejam o dia do Senhor?

É o dia de trevas e não de luz.

O dia da ira de Deus. Que é, digamos aqui, assim, o último ano da grande tribulação, Aquela ano antes de Jesus Cristo vir.

Ai de voz, que desejais o dia do Senhor.

Porquê vai ser como se um homem fugisse de um lião?

E então, está a fugir, fugir, vem um lião, está a fugir e vira à esquina e pum! Encontre-se com o urso. Então, vê-se o urso, está confrontado com o urso e foge para dentro da casa, fecha a porta, encosta a mão à parede e a mordida por uma cobra.

É assim que será o dia do Senhor. Foge de uma coisa, vem outra e foge dessa outra e vem ainda mais outra.

Versículo 20. Não será pois o dia do Senhor trevas e não luz. Não será completa escuridão, sem nenhuma claridade.

Feliz irmãos, vários problemas vão acontecer na sociedade. E, por isso, precisamos de estar alertos a estes problemas, pois isto nos faz sérios, sóbrios e nos faz lamentar e chorar. Sabemos que depois disso, o reino de Deus virá e será estabelecido, mas, entretanto, haverá problema. Vejam-me no mesmo livro, a Moshe, capítulo 6, versículo 1 a 8. Há-i dos que andam à vontade em Sião e dos que vivem, sempre saíam, no Monde Samária, homens notáveis da principal das nações, aos quais vem a Casa da Israel. Passa-ia calma e é evede, e dali irá grande a Mate, depois de saia gátia dos Felizeus. Vocês são melhores que estes reinos? Sim, hãi dos que andam à vontade, nas Nações hoje em dia, vivem sem receio nas vossas cidades, onde vocês vivem, mas olhem para as histórias da Bíblia. E depois, pergunte-se, vocês são melhores que estes eram ou foram?

Ou será maior o seu território do que o vosso território?

Vos que imaginais estar longe o dia mau e fazês chegar o trono da violência, vocês que pensam, ah, isso não vai dar problema nenhum, entretanto fazem mal e fazem maldades. Vocês que dormem em câmas de marfim e vossos preguiçais sobre vossos leitos, sim, estão muito bem acomodados, vivem boas casas e com meios escurodeiros do roubei têm boa comida, boa carne de carneiro, carne agradável e os bezeros do servidor, boa qualidade, boa comida, bom vinho. E que cantais atoam-a ao som da lira e inventais, como deviam, instrumentos músicos para vós mesmos. Sim, cantam canções e coisas, como beijinhos em taças e vos ungis com mais excelente óleo, sim, e vocês ponham estes perfumes, estes perfumes deodorantes e cheiros e estudo para cheirar melhor, sei lá como mais. Mas não vos afligieis com ruína de José, mas vocês não estão a afligir com ruína que está a acontecer no vosso país. Portanto, agora, erei em cativeiro, entre os primários que foram lavados cativos e se serão as pândias dos espregui-dasadores, vocês vão-se ter problemas grandes. Jurou o Senhor Deus por si mesmo, o Senhor Deus dizer-se-te e disse, abomino a soberba de Jacó, abomina a soberba desta nação, mas de todas as nações que sejam soberbas. E odeia os seus castelos e amando-ne-rei a cidade e tudo o que nela há.

Deus não está satisfeito, de que as pessoas não estejam gratas pelo que tem e que não estão aborrecidas, não estão a lamentar, não estão a chorar, não estão sérios ou sóbrios acerca do que está a acontecer a nossa volta.

Isto é o que precisamos ter de ser sóbrios, isto é o que precisamos de chorar e lamentar. Vejam-te também em Ezekiel 9.

Ele disse, passa por meio da cidade, pelo meio de Ruslam, e marca com sinal a testa, dos homens que suspiram e gemem. Se uns homens que têm esta atitude de chorar, têm esta atitude de serem sóbrios, de lamentar, por causa de todas as abominações que se remetem nas nossas cidades.

Estamos a suspirar e a gemer pelo que vemos a nossa volta? Aos outros disse, ouvindo-eu passar pela cidade após ele, e sem que os vossos olhos popam e sem que vos compadisseis matem. Então, aqui a instrução de Deus ao anjo, a dizer, vai pela cidade e mata. Não te preocupes, não olhes, não olhes a quem matas, não deixe-os teus olhos poparem, não tenhas compaixão. Por exemplo, Mateus 16, mata velhos, mata moços, mata virgens, mata crianças, mata mulheres, até os exterminar. Deus está muito zangado com a humanidade, com as nossas nações hoje, com a maneira como vivemos, com a maneira como as povos se conduzem. Mas todo o homem e mulher está claro que tiver o sinal, sinal na testa que vimos no versículo 4, porque se expiram e jamentam por causa das abominações que estão a cometer onde vivem. Mas todo o homem ou mulher está claro que tiver o sinal, não vos chegueis.

Não toquem naquelas pessoas que têm o sinal na testa. Queres irmãos, tu e eu temos o sinal na testa? Ou vamos ter? Porque estamos a lamentar, estamos a chorar, estamos a suspirar e a gemer? Somos sobros e prodentos, digamos assim? Porque, diz assim, comecei pelo meu santuário. Isto é, começa pela Igreja de Deus.

Queres irmãos? Temos esta atitude, esta bela atitude de chorar, mas chorar pelas coisas corretas. Chorar segundo Deus. Versículo 7. Então começaram pelos anciãos que estavam diante a casa. Começaram primeiro pelos anciãos da igreja. E eles disse, contaminar a casa. Em cheio de mortos, os atos disseriam. Saíram e mataram na cidade. Começaram na Igreja de Deus. Começou pelos anciãos. Foi aos membros da igreja. E depois foi à cidade e à volta.

Versículo 8. A vendo os elos matado. E, ficando-eu de resto, caí com meu rosto em terra e clamei e disse, Ah, Senhor Deus, dar-se-á o caso que destruas toda o resto do mundo digital, do mundo de Jerusalem, do povo, dos povos.

E versículo 9. Então-me respondeu, Em liquidade a casa da Israel de Judah, E, na verdade, se espalhou pelo mundo inteiro. É excessivamente grande. A terra, toda a terra, Todos os países encheram de sangue, a cidade, injustiça. E eles ainda dizem.

O Senhor abandonou a terra e o Senhor não nos vê. Podemos fazer o que queremos, não me importa. É o que o mundo diz hoje em dia. Cris irmãos, vemos os problemas que existem. Vimos este ano tantas coisas que podemos sentir.

Vimos problemas no Japão, no Oriente Médio, nos nossos governos.

O problema das finanças mundial. Sangue ser derramado nas nações.

Injustiça em todos os lados.

E depois estamos a chorar, Estamos a lamentar, a suspirar e a gemer pelo que também acontece. Na Igreja de Deus.

Pois vemos algumas pessoas a desviarem-se do caminho. E então choramos por isso. Vemos pessoas. A que não demonstram. Sim, estão na Igreja de Deus e dizem que estão no santuário, como disse, começando no santuário. Dizem que estão no santuário, dizem que estão na Igreja de Deus. Mas, não estão a demonstrar.

Amor e querinho por outros. Dizem, não, não vou fazer isto para ti. Não, não vou fazer aquilo. Não pode ficar aqui, ou não pode ficar acolá, ou coisa assim. Queridos irmãos, estamos a suspirar e a gemer por causa das abrimonações que se cometem.

Vejam comigo em Estras, Capítulo 9. Estras, Capítulo 9.

Versículo 2. Estras foi o judaico, os voltaram da Babilônia e então começaram a tomar as suas filhas e seus filhos, e começaram a se misturar com pessoas que não eram, digamos assim, da mesma crença, que não eram da fé, digamos assim.

Isto é, misturaram a linhagem santa com os povos dessas nações. Então, os príncipes, os magistrados, foram os primeiros nessa transversão.

Então, no Capítulo 10, versículo 1 e 2 dizem então Estras, orava e fazia confissão, chorando, prostrado diante da casa de Deus.

Ele gemeu, ele chorou, ele lamentou, ele esteve triste.

Ajuntou-se a ele de Israel, muito grande, com a agregação de homens e mulheres de crianças, pois o povo chorava com grande choro. Então, sequenias, filho de Jail, um dos irmãos de Ilão, tomou a palavra e disse a Estras, nós temos transgredido contra o nosso Deus, cansando com mulheres estrangeiras. Isto é, que não estavam na fé, dos povos e de outras terras, mas no tocante isto ainda há esperança, porque podemos arrepender, podemos mudar.

Cristo mandou profetas a Israel, mandou profetas para os avisar. Por que? Para ele se arrependeram. Vejam, por exemplo, em Mateus 23, Mateus 23, capítulo 34. Por isso, é isto que eu vos envihei profetas, sábios e inscribas. E o que vocês fizeram?

Vocês mataram-nos, crucificaram-nos. A uns matareis e crucificareis, a outros asoitareis nas vossas sinagogas e perseguireis de sinal e de sinal. É o que fizeram e o que têm feito. E o que fazem hoje em dia, quando uma pessoa diz a verdade de Deus?

Para que sobre vós recaia todo o sangue justo do ramado sobre a terra, desde o sangue do justo abel, até o sangue desacarias filho de maracias, a queima taste entre o santuário e o altar. Em verdade, vos digo que todas estas coisas, onde vir sobre a presente geração, vocês vão fazer isto também. Mas Jesus Cristo mandou a eles profetas. Por quê?

Porque lamentou por eles. Vejam no versículo 37. Jesusalam, Jesusalam, que amatas os profetas e que pedrejas que foram enviados. Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos como a galinha, ajuntam os teus pendinhos debaixo das asas e vós não o quiseste.

Jesus Cristo cria que eles se arrependessem e por isso se chorava, lamentava por eles. E diz assim, eis que a vossa casa vos ficará deserta, declara-vos pois que desde agora já não me veréis até que vinhais a dizer bem dito o que vem em nome de Senhor. Vocês não me verão de novo até que vc se arrependam.

Vc castigados até se arrependeram.

Igualmente na Igreja de Deus, Cris e Irmãos, a mesma coisa. Vejam também aqui, em 1 Coríntios 5.

Diz assim, Geralmente se houve que há entre vós e moralidade e moralidade tal como nem entre os gentios isto é a ver quem se atreve a persuadir a mulher de seu próprio pai e com tudo andais vós em supermecidos, orgulhosos e não chegastes a lamentar, a chorar, a estarem tristes, a estarem sobros. Não chegastes a lamentar, para que fosse tirado vós o meio quem também o ultraje praticou.

Mas o que que estavam? Estavam em supermecidos, estavam orgulhosos, não tinham o espírito de serem pobres de espírito, não estavam humildes. Porque, primeiro é que precisamos estar humildes e depois precisamos da atitude seguinte, que é a atitude de chorar, de lamentar, de ser sóbrios por causa dos pecados. Cris irmãos, estamos a lamentar ou estamos calejados?

Cris irmãos, nós precisamos de termos este choro, este lamento, segundo Deus.

E então, para termos este lamento, segundo Deus, precisamos de pedir a Deus que nos ensine este arrependimento segundo Deus. Que nos ensine a ver, a estarmos sóbrios, de termos esta atitude para que possamos nos arreprender. Vejam comigo se faz favor em Tiago, Capítulo 5, versículo 1. Viz assim, atentar agora ricos, chorar lamentando por causa das vossas desventuras que vos sobrevirão. Está a falar aos ricos, mas espiritualmente são aqueles que, digamos assim, que pensam que não precisam se lamentar. E, por isto, is assim, chorar, lamentar e por causa das vossas desventuras. Precisamos de abrir os olhos e ver o que somos, de facto, para chorar lamentando.

E, por isso, se não consegues ver isto bem, pede a Deus para Te ajudar a ter esta atitude correta, de chorar, lamentar pelo que se passa no mundo. Se tens o coração duro que não sinta por isto, pede a Deus. Ajuda. Salmos 25 Salmos 25 Capítulo 4 e 5 Faça-me, Senhor, conhecer os Teus caminhos. Ensina-me as Tuas veredas. Guia-me, na Tua verdade, e ensina-me.

Queridos irmãos, precisamos de orar e pedir a Deus, porque Ele é a nossa salvação, Ele é o que nos vai ajudar. Tu e eu não conseguimos ter a atitude que Deus quer de nós, de uma maneira correta. Precisamos de pedir a Deus, rugar e pedir a Deus, para nos guiar na Sua verdade, para nos ajudar a conhecer os Seus caminhos, e para nos ensinar as maneiras de nos conduzir, as Suas veredas, nas Suas veredas.

Queridos irmãos, nós precisamos deste choro de lamentação, que nos conduz ao arrependimento segundo Deus. Sim, queridos irmãos, precisamos de um arrependimento correto. Paulo, quando, ou digamos assim, quando andava em Jerusalem nos Seus dias jovens, pensava que devia castigar, porque parecia que era certo, devia castigar, aqueles que falavam acerca de Jesus Cristo. Vejam, então, é Atos 9, porque foi quando Jesus Cristo, então, lhe deu, digamos assim, com castet na cabeça, digamos assim, que até ele viu estrelas, digamos assim. Dê-lhe um toque tão grande, Atos 9, versículo 3, que diz assim, seguindo-o ele fora, pela estrada fora, ao caminho da Masco.

Subitamente, uma luz do céu abriu ao seu rodor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhes ia salo e salo, porque me persegueis. Deus, digamos, Jesus Cristo, deu um soco, digamos assim, no estômago, de tal maneira que fez com que Paulo queisse. Tô a dizer isso, está claro, não foi literalmente um soco, não é?

Tô a dizer isso em uma analogia, como se fosse dê-lhe uma pancada tão forte, que ele caiu por terra, mesmo tonto. Então, aviu, salo, salo, porque me persegueis. Aviu Jesus Cristo, então ele perguntou, quem és tu, Senhor? E a resposta foi, eu sou Jesus a quem me persegueis. Duro é para ti recalcitrar contra os agilhões? E versículo 6, e ele tremendo e atónico disse, Senhor, o que queres que eu faça?

E disse, Senhor, levanta-te e entre a cidade, onde dirão o que te convém fazer. Que lhes irmãos, quando ele percebeu, digamos assim, este toque, esta pancada, este luz do céu, de uma maneira que o fez com que ele que isso. Demos como se fosse um choque elétrico tão forte. Então ele realizou, compreendeu, que tinha que se mudar.

Ele compreendeu, que precisava estar sóbrio, porque isto era assunto sério. Assunto sério. E por isso vejam, no versículo 9, esteve três dias sem ver, durante os quais nada comeu nem me beu. Então o que acham que ele fez durante esses três dias? Certamente, certamente chorou, chorou lamentando, que ele tinha feito contra Jesus Cristo, contra o Senhor, e que ele tinha feito contra os serventes de Jesus Cristo, que ele agora reconheceu que eram os serventes de Deus.

E por isso, ele lamentou a atitude que tinha, ele lamentou e chorou o que tinha feito. E se arrependeu. Vejam que me tem atos capítulo 26, atos capítulo 26, 9 a 11. Na verdade, a mim me parecia que muitas coisas deviam praticar contra o nome de Jesus, o Nazareno. Oh, ele pensou que era o que devia fazer. Ele parecia isso. E assim procedia em Jerusalem, havendo-o recebido autorização dos principais sacerdotes, enserrei muitos dos santos nas prisões, e contra eles dava o meu voto quando os matavam.

Como pode lerem, atos 7, 60 ou 8, por ciclo 1, eles estavam aí e mataram o Estevão, e tiraram as coisas, a roupa dela, as pernas, as pés, pernas, pés de saulo, que vem a ser Paulo. Muitas vezes, que estiguei por todas as sinagogas, obrigando-os até a Blas Fomar, e, demasiadamente, enfrocido contra eles, mesmo por cidades estranhas, os perseguia. Queridos irmãos, ele reconheceu, e por isso esteve de luto. O churro ilamentou o que ele fez a muitas pessoas, e se arrependeu. Vejam comigo, hein? Primeiro o Timátio.

Primeiro o Timátio, capítulo 1. Primeiro o Timátio, capítulo 1, versículo 12. Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, o nosso Senhor, que me considerou fiel designando-me para o Ministério, a mim que, no outro tempo, era Blas Femo, e perseguidor, e insolente. Mas obtive-me as recordes. Por quê? Porque esteve de luto, porque churou, porque lamentou, e porque esse choro e lamento e essa atitude, bela atitude, fez-o conduziu ou fez com que ele se arrependeça.

E por isso recebeu, obtive-me as recordes. Foi conselado. Pois o fijo na inaugurância e na incredulidade transbordou-te porém a graça do nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus. Fiel é a palavra, e digna de toda aceitação. Sim, isto é uma frase, uma palavra, uma coisa, um dizer que é fiel. Que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal, porque eu matei estas pessoas, eu plasfomei, eu persegui e eu era insolente.

Mas, por esta mesma razão, por que me arrependi? Sim, porque tive deluto, porque chorei e lamentei e isso me conduziu a me arrepender. Mas, por esta mesma razão, me foi concedida-me a recórgia, para que, em mim, o principal, evidenciasse Jesus Cristo, sua completa longa humanidade e serviço eu de modelo a quantos ân de crer-me ele para a vida eterna. Eu sou o modelo, eu sou um exemplo. Se Deus podia perdoar a mim, quanto mais pode perdoar a ti? Assim, ao rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!

Porque eu, churou e se lamentou e se arrependeu. Então, foi consolado.

Foi consolado depois de arrepender, depois de ter este luto, este choro. Choro pelo que ele fez, mas não foi só pelo que ele fez. Compreende? Ele não se... não teve luto, não churou só pelo que ele fez. Ele churou e lamentou pelo que ele era. Vejam comigo, se faça a favor, Romanos capítulo 7, Romanos capítulo 7, versículo 15. Porque, mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro e, sim, o que detesto, vejam no versículo 19, por não faço o que eu prefiro, mas o mal que não quero, esse faço, vejam no versículo 21. Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim. Ele lamentou, churou, esteve de luto pelo que ele era. Não só pelo que ele fez, mas pelo que ele era. Então, capítulo 8, versículo 3, a 4 diz assim. A fim, versículo 3 diz assim, por quanto? O que me for impossível à lei, no que estava enfermo até la carne, isso fez Deus enviando o seu próprio filho, em similhança da carne de caminosa, indo de canto ao pecado, e, com efeito, condenou Deus na carne o pecado. A fim de que o perceito da lei se comprisse a nós, em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Paulo churou, teve esta atitude de lamentar, não só o que ele fez, mas o que ele era. Por causa disso, arrependeu-se, e por causa disso, com a ajuda do Espírito, segundo o Espírito, não andou segundo a carne, não andou segundo o que ele era.

Mas compriu o perceito da lei, isto é, a justiça da lei, a justiça de Deus.

Por isso, este choro conduziu, este choro conduziu a um arrependimento, a um arrependimento segundo Deus. E por isso, precisamos de fazer a mesma coisa. Vejam, em segundo Coríntios, segundo Coríntios capítulo 7. Falei há pouco, quando os irmãos na igreja tinham aquela pessoa, aquela pecadora, cometia pecados sexuais, e que estavam em soberbos, e que não tinham posto dessa pessoa de fora, porque não tinham, está tristes, por causa disso, e não tinham atuado com isso. Mas as pessoas atuaram, arreprenderam-se, e então, aqui, em segundo Coríntios 7, versículo 9 diz assim, agora, me alegro, não porque foste contra estados, não porque ficaste tristes, não porque estivesse de luto, não porque lamentaste, mas porque fostes contra estados para arrependimento. Pois foste contra estados, ficaste tristes, segundo Deus, na maneira correta, da maneira que Deus quer, que tu o sejas, para que, da nossa parte, nenhum dano sofresseis, porque a tristeza, segundo Deus, produz arrependimento. A tristeza, segundo Deus, produz arrependimento. Isto é o que é necessário, que é tristeza, que este choro, estes que são bem-aventurados, que têm esta atitude de chorar, têm esta tristeza que produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar, mas a tristeza do mundo produz morte. Porque, quanto cuidado?

Quanto entusiasmo os urgentes, desejos de completar, vontade de ter mais cuidado no futuro. Quanto cuidado não produziu isto mesmo em vós, este arrependimento, esta tristeza, segundo Deus, que produziu arrependimento. Quanto cuidado não produziu isto mesmo em vós, que segundo Deus, foste contra estados. Que defesa, ou como uma revista ecorrogida, ao meio da revista ecorrogida diz, que apologia, que defesa, que apologia, que intenção de reparar a situação, reparar o pecado, não concordando mais com o pecado. Que defesa, que apologia tivesse. Que indignação com o pecado e irritação contra o pecado, não contra o pecado, mas contra o pecado. Que temor, temor sim que respeito para com Deus, por pecamos contra que Deus, porque os nossos pecados trazem dor e sufrimento a outros e amaguamos as outras pessoas. Por isso, que temor. Que saudades, que grande desejo de fazer o bom, saudades de fazer o bem. Que zelo, que determinação, que resolução de fazer o bem com a ajuda de Deus. E que vindita, que vingança, que insonoração sobre o pecado, que força para sermos como Cristo.

Queridos irmãos, precisamos primeiro, como disse, de chorar pelo mundo, chorar, ter este choro segundo Deus. Em segundo lugar, este choro segundo Deus tem que nos conduzir ao arrependimento segundo Deus. Porque, a fim de contas, precisamos mudar. Mas, a fim de contas, só podemos mudar a nós próprios com a ajuda do Espírito Santo de Deus. E, em segundo lugar, o ponto é que não podemos mudar os outros. Não podemos mudar outras pessoas.

Sim, não podemos mudar outras pessoas. E, por isso, Jesus Cristo chorou e lamentou por essas pessoas durante o seu funeral. Digamos assim, como lhe, como lemos há pouco, em Lucas 23. Vamos de volta, então, a Lucas 23.

Diz assim, 27. Seguiam o numerosa multidão de povos, também mulheres, que metiam no peito e lamentavam, por hoje Jesus voltamos para elas, disse, Filhos de Jerusalém, não chorais por mim, chorai antes por vós mesmas, por vós filhos. Por quê? Provirão dias em que se dirá, bem-aventuradas, as esteres, que não geraram, nem amamentaram. Nesses dias dirão aos montes, cais sobrelás, e aos auteiros, cobrinos. Porque se em lenho verde fazem isto, que será no lenho seco, e também eram levados outros. E por isso está a ele dizer, ele, virou este sentimento, não para ele próprio, mas para os outros.

Ele elevou este luto, não para ele próprio, mas para os outros. Nós igualmente precisamos de elevar este choro, esta lamentação, por causa das dificuldades e de problemas que existem no mundo, por causa dos pecados no mundo, precisamos lamentar para outras pessoas.

E por isso Jesus Cristo entendeu que tinha que sofrer. E por isso Ele sofreu. Ele sofreu. Sofreu na cruz.

E Ele tornou-se o nosso sumo sacerdote, cheio de compaixão, e aprendeu por esses sofrimentos, como vem em Hebreus capítulo 5. Hebreus capítulo 5.

Hebreus capítulo 5.

Porque diz assim, em versículo 7, e Ele juge-nos desde a Sua cara, tendo oferecido conforto e clamor, ilágrimas, orações e súplicas, a quem o podia levar da morte, e tendo sido ouvido por causa da Sua piedade. Embora sem de filho, aprendeu obdiência pelas coisas que sofreu. Jesus Cristo aprendeu, isto é, ficou perfeito. Isto é, tendo sido perfeiçoado, tornou-se o autor da salvação interna. Cris de Maus ele aprendeu pelas coisas que sofreu. Aprendeu uma dureza especial, que só vem quando sofremos. Igualmente nós também temos que sofrer como Ele. Nós também temos que sofrer como Ele. Vejam em Colossenses capítulo 1, Colossenses capítulo 1, versículo 24. Agora eu me religie-se nos meus sofrimentos por vós, e preenche o que resta as aflições de Cristo na minha carne, a favor do seu corpo que é a Igreja. Paulo preencheu o resto das aflições de Cristo, e tu e eu, como membros da Igreja, como futuros, digamos assim, membros da esposa de Cristo, do corpo de Cristo. Preenchemos o resto das aflições de Cristo na nossa carne, a favor da Igreja, que é o corpo de Cristo. Por isso nós temos que sofrer também. E por isso, quando vemos situações, dificuldades, por isso é que Jesus Cristo disse, amem os vós inimigos. Sejam perfeitos, como Jesus Cristo é perfeito. Como Deus é perfeito. Por isso precisamos de chorar e lamentar, e vamos ter que sofrer. Por causa dos outros. Não é vingar. Quando nos fazem mal, não devemos vingar. Vejam comigo se faz favor em Romanos capítulo 12. Sim, por exemplo, pessoas fazem-nos uma coisa mal. Vamos então vingar? Não, não, senhora. Pessoas dizem, ah, não vou dar isto a ti, não posso dar isto aqui. Vamos então vingar-nos disso? Não, não. Certamente não. Romanos capítulo 12, 12 versículo 17. Diz assim, não torneis a ninguém malo por mal. Esforça-vos por fazer-o bem para todos os homens, possível quando depender de vós, tende paz com todos os homens. Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dão-me lugar a ira. Porque está escrito a mim, me pertence à vingança, eu é que o Tribunal EI diz o Senhor. Pelo contrário, se o teu inimigo estiver fome da alho de comer, se estiver setado de beber, porque fazendo isto, amonturá-se as brasas vivas sobre sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

Cariço irmãos, não devemos ser sábios nos nossos próprios olhos. Como diz no versículo 16, ao fim do versículo 16, mas precisemos sábios segundo Deus. E sábios segundo Deus é fazer como Cristo fez, isto é, quando as pessoas fazem mal a nós, nós sofremos. E como lemos, como acabei de ler, em Colossians 1,24, temos que preencher os sofrimentos de Cristo do corpo da Igreja, do corpo de Deus que é a Igreja. Então, então, a cerca de outras pessoas, não podemos mudar elas, só podemos mudar a nós próprios. Por isso, temos que ter confiança em Deus, pois Ele diz, a Ele pertence à vigança, Ele conhece os corações, Ele sabe como lidar com as pessoas, Ele sabe levar aquelas pessoas ao arrependimento, e se não haver arrependimento, então Ele retribuirá.

Deixe isso nas mãos de Deus, e preciso ter fé em Deus que Ele fará isso de uma maneira muito melhor que tu podes fazer, e por isso não te vins, mas simplesmente vença o mal com um bem. Então, queridos irmãos, dei três pontos acerca de que somos abençoados, ou bem-aventurados, aqueles que choram. Precisamos de saber chorar, porque? Pela coisa correta. O que é que devemos chorar? Precisamos de ter uma ação, uma ação de pedir a Deus para nos mostrar a ter esta atitude correta. Depois, isso tem que conduzir-nos ao arrependimento. Ao arrependimento segundo Deus. A contristeza segundo Deus, que conduz ao arrependimento segundo Deus. Porque, ao fim de contas, só nos podemos mudar a nós próprios, não nos podemos mudar a outros. E, por isso, conforme outros, devemos damar os nossos inimigos, orar por eles, e saber que vamos ter que sofrer por causa dos nossos. Digamos mesmo irmãos que não nos amam. Queridos irmãos, a primeira atitude cristã é de sermos humildes ou pobres de espírito, mas depois precisamos de progredir a uma atitude de chorar para que possamos vir a ser conselados. Que Deus vos ajude a crescer nestas atitudes cristais.

Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).