Os homens devem orar com mãos santas, sem ira nem contenda. Da mesma forma, as mulheres também devem ter uma conduta santa, submetendo-se aos papéis que lhes foram dados por Deus.
Bom, deobotar, queris irmãos, aqui as joscampos. Eu hoje desejo continuar com o estudo de primeiro tím-mótio, no capítulo 2, vou abordar os versículos 8 a 15. O contexto da situação da igreja em Éfaso era que, de certa forma, o respeito adequado pelo Ministério, o próprio respeito que deviam ter pelo Ministério havia diminuído. E, por isso, é bem possível, da maneira que estamos a ver, que o caminho da vida, a própria maneira, o estilo, o caminho da vida de que as pessoas estavam a ter, como estavam a conduzir, no colto, esse caminho, essa direção correta, tinha sido perdida ou desviada do caminho correto.
E é o que vamos ver hoje em dia que esta secção de primeiro tím-mótio, do capítulo 2 até ao capítulo 6, versículo 10, é acerca do caminho correto, do caminho adequado, de como devemos viver e de como devemos nos conduzir. No primeiro capítulo, Paulo exhortou a tím-mótio e por extensão a nós hoje no Ministério, a agirmos com autoridade, mas sempre com amor, contra qualquer outra pessoa que venham trazer uma doutrina falsa, uma doutrina que se desvia da verdade, uma doutrina que esteja a desviar do que foi, originalmente, entregue aos santos. Ora, o que estava a acontecer naquela sociedade é que havia esta influência nóstica, que estava a afetar a todos, particularmente os cristãos.
E por isso, Paulo encorajou a tím-mótio para combater o bom combate, como lemos no versículo 18, do primeiro capítulo, do primeiro tím-mótio. Dois líderes tinham sido excomungados, como lemos no versículo 20, e possivelmente poderia ter havido, por causa disso, uma certa desconfiança na liderança. Por exemplo, se existe uma liderança na igreja e que se desviam da verdade, então os irmãos começam a dizer, olha, eu não posso ter confiança no Ministério. Então, houve, digamos assim, uma certa desconfiança na liderança. E por isso, a partir do segundo capítulo, Paulo então está a focar no ensino de que as pessoas têm que, os irmãos na igreja têm que focar em como viverem, no estilo de vida de como viverem.
Isto é, basicamente, o tema central desta epístola, desta carta. Isto é instruções positivas à igreja de como viverem, de terem ou seguirem o caminho correto. E por isso a sua primeira instrução é que todas as pessoas, é que devemos orar por todas as pessoas, por meio de súplicas, orações, interseções e ações de graças, que descreví claramente no estudo prévio. Isto é, peticões para pessoas que tenham necessidades específicas, orações de maneira geral, pedindo a Deus para interceder a favor de pessoas quando há certos problemas e também demonstrando gratidão para todos os homens pelo que Deus faz.
Por que? Pois diz para poder-os viver uma vida em paz, na igreja, uma vida tranquila e pacífica. Esse, ao fim de contas, irmãos, é o desejo final de Deus, é a vontade de Deus para que todos venham a ser salvos e tenham a vida interna. Ora, este evangelho para que todos possam ser salvos e tenham a vida interna, esta é a bornova que Deus, através dos Cristo, através de Paulo, está a dizer que é também a bornova para os gentios. E, por extensão para o nosso dia de hoje, é o que nós devemos dizer aos irmãos na igreja que a intenção de Deus é que todos venham a ser salvos.
Está claro que cada um ao seu tempo, mas Deus é paciente e nos dá tempo e é misericordioso. Então, depois de ele dar essa instrução que devem estar a fazer estas orações, por isso diz no versículo 8, quero pois que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas sem ira nem contenda. E, por instante a dizer aqui, que os homens orem em todo lugar. Não, às vezes a palavra homens pode referir-se a homens e mulheres. Mas aqui, neste caso, em grego, a palavra homens está a referir especificamente a homens do género masculino, porque esta palavra grega, que é a néer, ou andras, que é refer-se ao homem, e a palavra grega para mulheres é uma palavra grega diferente, como está no versículo 9.
E no versículo 9, como veem as mulheres, então aí está outra palavra grega que é gonacón. E, por isso, no versículo 8 está aqui a falar de homens, distinguidos de não estar a falar de mulheres, e particularmente estar a falar de homens adultos. Por exemplo, em Mateus 1, versículo 16 está a falar, acerca de José, o marido de Maria, e a palavra marido, a palavra marido diz andra, que é a palavra homens. O homem de Maria. Está traduzido como o marido, mas era o homem da Maria. Em Mateus 14, versículo 21, diz assim, enquanto estava a falar daquele milagre de 5 mil homens, comeram desse peixe e desse pão, a palavra e 5 mil homens é mesmo a palavra grega, andré, andré, no plural, e depois diz também, além de mulheres, que é a palavra grega, gonacón e crianças.
E por isso, esse é o mesmo uso de homens, como vemos também em Mateus 15, 38, onde está a falar de homens e mulheres. Em marco 6, versículo 20, falando de João, dizendo que é um homem justo, uma vez mais a mesma palavra grega, andré, em Lucas 1, versículo 34, não conheço homem, uma vez mais a mesma palavra grega. E por isso, neste versículo 8, quando está a falar que os homens, está a falar aqui que os homens masculinos adultos, orem em todo lugar.
Isto significa que em todo lugar, em que haja neste contexto, que há o local da igreja, o local da oração. Por exemplo, um salão da igreja, onde estão a ter um culto, ou por exemplo, estão a ter o culto numa casa, ou num salão que alugaram, ou num prédio que construíram, seja lá o que for.
Mas é onde há esses lugares, em todos os lugares, onde há o culto. E então, isto é o que está a referir-se. E por isso, a ênfase aqui está primeiro em orar, os homens, os homens devem orar. A oração, por isso, deve ser oferecida por homens. A instrução é homens do sexo masculino e adultos. Isto é no culto e não mulheres na congregação. Depois diz, levantando mãos santas.
As mãos santas representam o simbolismo da nossa conduta, do que fazemos. Por exemplo, em primeiro Pedro, capítulo 1, versículo 15, primeiro Pedro, capítulo 1, versículo 15, primeiro Pedro, capítulo 1, versículo 15, diz, mas como é santo aquele que vos chamou, ser de vós também santos, em toda a vossa maneira de viver? Versículo 16, por quanto estás querido ser de santos? Porque eu sou santo. Por isso, estas mãos, que diz aqui que mãos santas, significa que nós devemos ser santos.
E as mãos é simplesmente um exemplo da nossa conduta, do que nós fazemos. Outro exemplo, por exemplo, é em Salmos 24, Salmos 24, versículo 3, a 4. Salmos 24, versículo 3, a 4. Quem soberá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo, quem são as pessoas que vão estar no lugar santo de Deus, é aquele que é limpo de mãos e puro de coração. As mãos simboliza esta atitude que a pessoa tem, que, como diz aqui, que não entrega a sua vida à vaidade, nem jura enganosamente. É uma atitude, uma maneira de viver que é santa.
Em Salmos 51, a perdão, isaias 59, em isaias 59, versículo 1 a 3, isaias 59, versículo 1 a 3, onde está a falar há sério das pessoas que estão a pecar, diz assim, eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar nem gravar do seu ouvido, para que não possa ouvir, mas as vossas iniquidades, os vossos pecados, fazem separação entre vós e o vosso Deus.
E o vosso rosto, para que não vos oça? Por quê? Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue. Os vossos dedos de iniquidade, os vossos lábios falam falsidade, a vossa língua pronuncia perversidade. E por isso as mãos é simbólico do que fazem das ações que estão no coração, e a atitude do coração se reflete nas nossas ações, no que fazemos, no que dizemos, isso sai do coração. E por isso a nossa atitude deve ser correta. Então, voltando a Timóteo, capítulo 2, primeiro e Timóteo capítulo 2, versículo 8, Mãos Santas, sem ira nem contenda.
Ora, sem ira, isto é, afastando a ira. Em Mateus capítulo 5, versículo 23 e 24, diz que quando você vai orar e você está a orar, está a dizer que você se aproxima perante Deus, que simbólicamente representa quando estamos a orar, e temos uma petição a Deus, e nós nos lembramos, olha, tenho algum problema aqui com outro irmão, diz, para, para adorar, para isso, e vai reconciliar-te com o teu irmão, vai reconciliar-te primeiro com o teu irmão.
Isto é sem ira, quer dizer, estando em paz, nem contenda. A nova versão intransminal diz sem discussões, na nova versão transformadora diz sem controversias. A palavra grega é dialogismos, que significa uma maneira de pensar internamente, de um sentido interno, na maneira que pensamos, e depois isso causa debates, disputas, discussões, controversias, contendas.
Por extensão, esta palavra também significa um questionamento do que é verdadeiro. Isto é duvidando o que é verdade, e por isso causando, por causa dessas dúvidas, deliberações, debates, contendas, argumentos. A mesma palavra é usada em Filipenses capítulo 2 versículo 14. Vigemos então a Filipenses capítulo 2 versículo 14. Filipenses capítulo 2 versículo 14. E lemos então, diz, fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas. Também em Romanos capítulo 14 versículo 1, Romanos 14 versículo 1, diz assim, Ora, quando eu que está enfermo na fé recebei-o não em contendas sobre dúvidas.
Aquele que é fraco na fé, está enfermo, está doente que é fraco na fé, recebe-o, mas não com contendas acerca de coisas duvidosas. E por isso, vence que há muitas advertências nas epístolas pasturais. Isto é, 1º e 2º Timótio e Tito sobre uma conduta que seja contenciosa.
Por exemplo, em 1º Timótio capítulo 3 versículo 3, diz assim, Não dado ao vinho, isto está a falar acerca das pessoas que vão ser selecionadas para serem ministros ou pastores na igreja, ou dizemos assim, anciões, não dado ao vinho, nem espancador, não com o bisouzo de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não contencioso.
No versículo 8 também diz da mesma sorte dos diágonos, sejam honestos, não de língua dobra. Isto é, não tenham esta palavra, esta maneira de falar de língua dobra. Em 2º Timótio também, parte destas epístolas pasturais, em 2º Timótio capítulo 2 versículo 24 e 25 lemos, e ao servo do Senhor não convém contender, mas sim sermanso para com todos, apto para ensinar, sofridor, instruindo com mansidãos que resistem a ver-se preventura, Deus lhes dará arrependimento para condizerem a verdade. E por isso, como ministros, muitas vezes encontramos pessoas que dizem coisas contra nós e que às vezes, da maneira que dizem sinceramente, é um bocado de um insulto.
E por isso estão a dizer mal dos ministros de uma maneira que não seja lá muito agradável. Mas nós, ministros, não devemos contender, mas sim sermanso para com eles, aptos a ensinar, aptos a sofrer e não ter contendas, sofrer com mansidão e ensinar, porque talvez eles um dia se venham a arreprender. Deus quer que sim. E por isso, o nosso coração não deve ser um coração de má vontade e contenda, porque quando o nosso coração é de má vontade e contenda, isso não está a promover a união, na igreja.
Não está a promover a unidade. A unidade entre irmãos, especialmente com ações de graças e na oração. E por isso estamos a ler em segundo Timótio capítulo 2, versículo 8, Também é importante mencionar que há uma tradução alternativa desta palavra, sem ir nem contendas, que é o que se apresenta na Bíblia Inglésia de Tiago, ou da versão do novo rei Tiago, que diz sem ir e sem dúvidas. Ora, se o ponto aqui é que esta palavra, como eu disse, é um dialogismo, é um raciocínio interior, deliberações, debates, um questionamento do que é verdadeiro. Isto é dúvidas. E por isso, quando há dúvidas, há argumentos e estas coisas que... isso é falso ou coisa assim, então, está a criar estas contendas.
E por isso, se temos dúvidas, como é que podemos esperar que Deus responda às nossas orações? Oração só pode ser eficaz, com uma atitude certa e sem dúvidas. Em Tiago capítulo 1, Tiago capítulo 1, começando no versículo 6 até o versículo 8, Tiago 1, versículo 6 a 8, diz, quando pedimos, diz assim, peça porém com fé. Isto é sem dúvidas, com fé. E nada duvidando, porque que duvida é semelhante ao onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte. Não pense-se tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem da ânimo dobre, duas opiniões, para a esquerda, para a direita, da esquerda, para a direita.
Nunca faz uma decisão, está sempre? Talvez isto, talvez aquilo, talvez isto, talvez aquilo. A ânimo dobre é inconstante em todos os seus caminhos. Por isso, irmãos, não devemos ter dúvidas, não devemos ter contendas. Então, voltando ao versículo 8, está a falar aqui dos homens. E depois, no versículo 9, diz, do mesmo modo as mulheres. Do mesmo modo, estes cinco homens precisam de manter uma atitude adequada, durante o culto, na igreja, especificamente, como mencionou, orando como a uns santas, sem ira e dúvidas ou disputas e contendas, as mulheres também precisam de garantir que a sua aparência no culto seja própria, apropriada, adequada para o culto.
Deixe-me dizer, então, agora, o versículo 8. Do mesmo modo, as mulheres se ataviam em trajo honesto, com podor e modéstia, não com transas ou com ouro ou pérolas ou vestidos preciosos. Isto é um versículo que para muitas pessoas, às vezes, leva interpretações incorretas. Sim, aliás, nesta secção, muitas pessoas têm várias interpretações incorretas. E por isso, é uma secção que eu estou a descrever cuidadosamente neste estudo para vocês entenderem cuidadosamente o que Paulo está a ensinar, porque havia um desvio do caminho de Deus.
E ele está a dar instruções positivas à igreja para terem, para seguirem o caminho de Deus, o caminho correto. Então, ele está a dizer aqui, do mesmo modo, as mulheres devem-se conduzir de uma maneira correta. Por que que ele está a dizer? É importante entender-nos o contexto. E, irmãos, o contexto não é simplesmente o que está neste texto, lendo o que está antes e o que está depois.
Correto? Isso é o contexto. Mas o contexto é mais além disso. O contexto é o contexto da sociedade em que eles viviam, e por isso, por causa das situações em que eles viviam, o contexto social, ele escreveu certas coisas, a direcionar ou a falar, a seca dessas influências da sociedade, do mundão que estava a afetar a eles.
Como é disso uma delas, era o anosticismo, mas outra é o que existia em Éfeso. O que é que existia em Éfeso, irmãos? Vocês sabem? Lembrem-se que Éfeso era o centro, era o lar do culto da deusa Diana. É importante entender isto, é importante entender este contexto. Ora, neste contexto, havia, por causa disso, centenas de prostitutas no templo, todas vestidas para seduzir. E está claro, a sociedade foi afetada, teria sido afetada.
Então, isso não afetaria aquelas pessoas que vieram da sociedade para a igreja e que, bem provavelmente, não se estavam a vestir da maneira adequada, modesta. Sim, irmãos, este é o contexto da sociedade. Por isso, o ponto que Paulo está aqui a dizer, há certas responsabilidades para viverem no caminho de Deus para os homens e há certas responsabilidades para as damas. E agora ele está a falar a seca das damas, mas está a exemplo do mesmo modo. Por isso, o que se aplica para as damas também se aplica para os homens e o que se aplica para os homens também se aplica para as damas.
Em princípio, tal como os homens devem ser aqueles que oram no culto, as damas, então, não são aqueles que oram em público no culto. Assim como os homens devem ter uma atitude santa no coração, também as damas. Do mesmo modo, as damas devem se vestir corretamente, também os homens não devem estar aí a exibir roupas que são exageradas. E é o que ele está a dizer aqui, do mesmo modo. Então, vejemos aqui.
Diz assim, as mulheres se ataviam em traje honesto. A palavra se ataviam, na almaí da corrigida e fiel, é usada, por exemplo, na nova versão internacional, adorando-se, quando se adornem. Isto é, estejam a arranjar-se, a vestir-se, pondo tudo, digamos assim, no seu local correto. Então, entender? As damas devem se vestir de uma maneira que as roupas tejam no local correto, não tejam assim a exibir coisas que não deviam de exibir.
Em traje honesto. Traje honesto é uma aparência externa. E lembram-se, e da abundância do coração sai da boca. Igualmente, da abundância do coração, é como o falamos, é como nos conduzimos, é como nos vestimos.
E por isso, um traje honesto deve refletir o nosso caráter interno no coração.
O vestuário, o traje deve ser honesto. Isto deve ser decente, como lemos na Alemã da Revista de Atoalizada. A roupa deve ser decente, como lemos na nova versão transformadora. Na nova versão internacional diz, VISTAM-SE, estejam-se a vestir, modestamente.
E depois diz, COMPUDOR e MUDÊSTIA. A palavra computor vem da palavra grega 127, que se o é usado duas vezes no novo vestimento. Aqui, computor. E em Hebreus 12, versículo 28. Vejamos, então, em Hebreus 12, versículo 28. Em Hebreus 12, versículo 28, lemos, por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça pela qual se livamos a Deus agravelmente, com reverência. A mesma palavra grega, que foi traduzida em 1º Timótipo, capítulo 2, versículo 9, com pudor. Por isso, a palavra com pudor podia ter, também, podia ter sido traduzida, também, como reverência. Esta palavra tem um significado de recato, com pudor, com recato, com uma vergonha num sentido positivo de humildade, como o Déstia. Então, com pudor, isto é, com um certo recato, com uma certa mudéstia, e depois diz, e mudéstia. Então, não dá a dizer mudéstia e mudéstia, não, porque a palavra grega aqui para mudéstia, é a palavra grega 4.997, que é suffosonae, que é uma sanidade mental. Isto é, literalmente, uma lucidez, ou figurativamente, um altodumínio, uma sobriedade, uma descrição, isto é, uma atitude mental de ter uma descrição de como se vestir, com decência, com sensatez, tendo um senso de honra.
Por isso, na nova versão transformadora diz que as mulheres tenham descrição em sua aparência. Na nova versão internacional diz que as mulheres se vistam modestamente, com decência e descrição.
E, por isso, esta é uma reverência, com pudor, com reverência, e isto é como um recato, e com uma modéstia, que é, digamos assim, uma descrição mental. Isto é bem ordenado, com decoro, bem arranjado, em harmonia, bem equilibrada, com muderação, de uma maneira correta para o culto. Por isso, não é apenas, lembrem-se, o que a pessoa veste, o que a dama veste, mas é como se porta em público, como se apresenta em público. Não dá a falar como se apresenta no privado com o marido, em casa, isso é outra coisa, mas está a falar como se apresenta em público no culto.
Aí, vê-se um princípio que é aplicável igualmente aos homens, porque devemos mostrar reverência a Deus, homens e mulheres, devemos respeitar uns aos outros, precisamos de guardar cuidadosamente a dignidade do nosso corpo, como a conduta, com mão santas, com uma maneira correta.
E depois fala acerca de não contra-anças ou com ouro ou pérolas, ou vestidos preciosos. Então, a Bíblia está contra o uso de arranjar o cabelo devidamente, ou de ter pérolas, alguma joias ou coisas assim, ou brincos, ou um colar douro. Não! Porque lemos em Zikiel 16, versículo 9-14, que Deus veste Israel usando isto como analogia, com essas pérolas e com essas joias e com esses brincos e sei lá que mais, para a glória de Deus. Mas o ponto aqui é o exagero. É o exagero.
Porque deve ser modesto, não com coisas extremamente preciosas, a extremo, muitas joias, muitas coisas, exibindo-se de uma maneira que não seja modesta.
Por que? Por que é que se passa, irmãos e irmãs? É que as pessoas tendem a ser, ou a tronar-se, escravos da moda. Ora, isto está na moda, então vamos-me vestir extremamente de acordo com esta moda, ou de coisas muito preciosas. Por que? Para chamar a atenção a essas pessoas, a elas ou eles próprios.
Aí está o perigo, porque não se estão a vestir de uma maneira modesta.
Com uma atitude correta, de uma maneira modesta. E por isso estão a chamar a atenção a si mesmos. Lembre-se que a sociedade era uma sociedade influenciada pela deusa diana. E o que as pessoas estavam a fazer e ver-se hoje em dia. Estavam a chamar a atenção a eles próprios, como? Olha, vimos as saias a subirem, mostrando as pernas, chamando a atenção às pernas, de uma maneira que não é correta para o culto, para a igreja. Não é correta para andar na rua, quando mais, na igreja. Ou estão a chamar a atenção aos seios, deixando então a parte superior da roupa, chamando a atenção aos seios, ou chamando a atenção às nádegas.
E por isso vemos as saias a subir, as fendas, nas saias a subir, os decotes a baixarem-se.
Por quê? Para chamar a atenção ao próprio.
Irmãos, isto está claro, afeta as damas, mas há homens que às vezes se vestem, de maneira, para chamar a atenção aos próprios também.
E por isso os homens também precisam ter cuidado, de que não tejam a chamar a atenção aos próprios. Um exemplo disso, hoje em dia, é que as pessoas estão a usar cores no cabelo, que não são naturais, e que estão a chamar a atenção aos próprios.
E vê-se, irmãos, hoje em dia, isso não só nas damas, mas nos homens também.
E por isso nada disso deve ser a maneira de uma pessoa se vestir, a maneira de uma mulher cristã se vestir, ou de um homem cristão se vestir de coisas exageradas. Vemos alguns homens assim, com coisas muito exageradas nas mãos, e coisas que são assim, estão a chamar a atenção aos próprios. O que é?
Devemos ser modestos no vestir, e isso reflete a atitude interna do coração.
Por isso devemos vestir e agir de uma maneira ou de um modo apropriado. E ainda mais, cuidado precisamos ter quando nos vestimos desse modo, quando vimos para a igreja, para o culto.
E por isso nada deve desviar a atenção do culto para uma pessoa. Por isso devemos vestir como deste e simplicidade, e isso é muito importante, especialmente, quando vão ao culto.
Pondo de outra maneira, irmãos. Roupas chamativas, joias excessivas, uma aparência ostentosa. São erradas em qualquer lugar, mas especialmente ofensivas na igreja.
E isso vai contra a humildade que o culto exige. E está a prejudicar a dignidade, por exemplo, a dignidade natural da senhora, da dama. E também pode distrair os outros, pode causar ciúmes entre damas, ou uma admiração incorreta e equivocada dos para com os outros. E por isso, no culto, a atenção deve estar em Deus, e não entre uns e outros. Em primeiro Pedro 3 está a abordar o mesmo tema e está a dizer a mesma coisa, usando palavras diferentes. Porque o que importa é o que está por dentro, é o que está no interior. No primeiro Pedro 3, versículo 3 a 6, lemos, o enfeite delas não seja um exterior.
Quer dizer, não é na maneira que tenham os cabelos, ou as joias, ou na compostura dos vestidos. Estes exageros para chamar a atenção não é o exterior, mas a pessoa encoberta, no coração, no incorruptivo, no traje de um manso, o espírito de um manso, e quieto, que é precioso diante de Deus. Isso é o que importa. Por isso, o princípio é óbvio, sim, para as damas, mas também, irmãos, para os homens, porque eu já vi homens a vestirem-se assim, de maneiras que são, digamos assim, exageradas.
E, então, faz uma pessoa questionar a cerca do coração. E não sou eu que estou a jogar, mas porque chamar a atenção a eles próprios, se a atenção, quando vimos ao culto, deve ser em Deus. Então, continuando, no versículo 10, da primeira e ultimótipo, capítulo 2, mas como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus, com boas obras. Por isso, não é a exibição de roupas, a coisa externa, os exageros para chamar a atenção, mas devemos a nossa atitude, deve-de refletir-se em boas obras. Isso aqui é o importante. Versículo 11, depois diz, a mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeção. E agora está, digamos assim, continuando nestas instruções do caminho da vida, do estilo da vida de Deus. E isto é, que as mulheres vêm ao culto para aprender em silêncio e com toda a sujeção, não vêm ao culto para estar a ensinar aos homens na igreja, como se tivesse autoridade doutrinária sobre o homem. Por isso, havia possivelmente algumas damas em Éfeso que estavam a aproveitar desta oportunidade, por causa da influência da deusa Diana e isso tudo, estavam buscando um papel de dominar, ou dominante, na liderança da igreja. Queriam ser as pastoras, digamos assim. Mas, como demos aqui, bíblicamente, o ensino bíblico, que Paulo está aqui a sublinhar, é que as mulheres devem aprender dos homens na igreja.
Isso é o que está aqui a fazer, está aqui a ensinar. Isso não era parte da cultura deles.
Cultura de algumas pessoas, ou era que estavam a ensinar, ou então que punham as damas, assim de uma maneira que não podiam fazer nada. Como sabemos, nessas sociedades, muitas vezes mulheres eram maltratadas. Isso também não está correto. Não está correto. Até se vê hoje em dia alguns círculos judaicos, que as mulheres precisam estar separadas. E isso não é correto. Por isso é que eu digo, o homem e a esposa sentem-se juntos no culto. Estais juntos, na família. E por isso continua, então, no versículo 12. Não permito porém que a mulher ensine, nem use da autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. A palavra marido aqui é a palavra andros, homem, pessoas. A palavra grega é a mesma palavra que é do sexo masculino, homens. E por isso diz assim, também aqui, diz assim, que as mulheres não usam autoridade sobre os homens. Ou onde? No culto, na igreja, no ensino didático da igreja. No ensino, digamos assim, teológico, doutrinal da igreja. Porque esta palavra ensino vem da palavra grega didástico, que significa ministrar cursos didáticos. Didásco, cursos didáticos. Isto é principalmente neste contexto teológico. Isto é ensinar doutrina. Na realidade, a palavra doutrina vem na mesma palavra grega. Didásco. E por isso Paulo diz que não é responsabilidade das damas, da mulher, ensinar doutrina na igreja. É um culto. Não é responsabilidade da dama ser, digamos assim, uma pastora. Não se vê isso no novo testamento, nem no antigo testamento. Não vemos uma única senhora que seja, digamos assim, do grupo dos irmãos, que eram aquelas que estavam a servir no templo e que eram, digamos aqui, aquelas que estavam a servir, como os levitas.
E eram tudo responsabilidades dos homens. Igualmente, no novo testamento, não vemos mulheres apregarem. Sim, vemos situações, então, a dizer, a profetizar, mas isso não tem nada a ver com o pregar no culto. E por isso, irmãos e irmãs, Paulo aqui está a dizer que a mulher não deve usurpar uma autoridade que não lhe pertence. E por isso, Paulo está aqui a explicar e identificar claramente que o ensino doutrinal com autoridade é o papel do homem, é responsabilidade do homem. Paulo não está a dizer que as damas não podem ensinar? Não. Em título capítulo 2, versículo 3 e 4, diz que as mulheres mais idosas ensinem as mulheres mais jovens. Estás a ensinar, por exemplo, como se faz, por exemplo, às crianças, mas o ensino doutrinal no culto pertence aos homens. E ve-se, por exemplo, também em segundo Timótio, capítulo 1, versículo 5, vê-se que a avó e a mãe de Timótio ensinou a Timótio. Aonde? Em casa. A fé. Vê-se em colocenses capítulo 3, versículo 16, dizendo assim que devem de ensinar e adumam a estar uns aos outros. Mas não está a dizer que estão a pregar na igreja. Em atos capítulo 8, versículo 26, está a falar acerca da Aquila e Priscilla quando viram a Paulo, a Paulo a pregar e que ele não tinha um entendimento correto. Eles então, Aquila e a Priscilla, chamaram a Paulo em particular, o levaram em particular, não durante o culto na igreja, mas em particular e disseram, olha, quero esfalecer aqui uma coisa. E ele diz, então entende, aprendeu, mas fizeram isso em particular de uma maneira respeitosa. E por isso não há nada errado em uma mulher piadosa, uma mulher que segue os quiminhos de Deus, a dizer a um homem, em particular, disseram, olha, disseste aquilo à frente dos outros, mas vista aqui não está 100% correto. Ah, sim, está bem obrigado. Mas não está a usurpar a autoridade do homem, não está a assumir a autoridade na igreja, não está a tentar tomar o lugar do homem. Por quê? Porque um professor de doutrina é um ofício designado por Deus. Em Atos 13, versículo 1, vemos que há mestres na igreja, mas eram homens. Em 1º Corinthians 12, versículo 28 a 29, diz que Deus designou mestres na igreja, mas eram homens. Em Ephesis 4, versículo 11, vê-se aí que Deus deu à igreja ministros, apostos e professores, mas esses são homens. Para quê? Para a edificação da igreja. E por isso são posições na igreja que é uma função ministerial que foi dada, que é um ofício dado por Deus a homens.
Então, por que que Paulo está a fazer isso? Ele está contra as damas? Não. Não. Ele, então, dá duas razões práticas. Por que está a dizer isso? A primeira razão é no versículo 13. E a segunda razão é no versículo 14. Vigemos, então, o versículo 13. Por primeiro foi formado a Dão e depois Eva. A primeira razão é a criação. É a prioridade natural por causa da criação. Isto é da sequência natural da criação. O homem primeiro e depois a mulher. Ora, esta prioridade não significa superioridade, mas implica uma autoridade por causa de quem veio primeiro. Repito, não é uma questão de superioridade. O homem e a mulher foram ambos criados à imagem de Deus.
Por isso, o homem ou a mulher ou um ou outro não é superior ao outro. O homem não é superior à mulher. A questão é apenas de autoridade. Que o homem veio primeiro e tenha essa autoridade primeiro. A sumição das mulheres ou das esposas aos seus maridos faz parte da criação original. A primeira razão, como está mencionada no versículo 13. E no versículo 14 dá a segunda razão. Diz-a-dão, não foi enganado, mas a mulher sendo enganada caiu em transversão. A segunda razão é porque Satanás enganou a Eva.
Podem ler isso em Génacias 3, como santo do versículo 1, adiante. Aí vê-se que a Eva foi enganada. Mas Adão não foi enganado. O homem Adão pecou de olhos abertos, para mim ainda é pior. Ele não foi enganado. O Adão rejeitou a ordem, a instrução dada por Deus. E ele ouviu o que a esposa disse e desobteceu sabendo que estava a desobtecer, desobteceu a Deus.
Então resultou no pecado e a morte. A desordem que temos hoje na sociedade é porque as pessoas estão a violar ou a quebrar as ordens dadas por Deus. Os mandamentos da lei de Deus. Porque a lei de Deus é santa, é boa, é para o nosso bem.
Não há nada errado com a lei de Deus. A lei de Deus não foi abolida. A lei de Deus mantém-se, porque a lei é amor e o caráter de Deus é amor e a lei de Deus demonstra como devemos demonstrar amor uns para com os outros. E por isso as mulheres não é que sejam mais facilmente enganadas, ou que acreditam nas coisas com mais facilidade, porque vemos que Satanás engana o mundo inteiro.
Apocalipse 12, versículo 9. Mas no caso da Adão e Eva. A Eva foi enganada e não a Adão. E por causa disso, por causa dessa razão, a segunda razão, é que Deus tem esta prioridade. Por isso, entendemos bem que as mulheres piadosas nos podem dar, em particular, a concelementos e opiniões e encorujamento que são positivos. particularmente a nós ministros, e eu já tive muitas damas na igreja que vieram a mim em particular, eles disseram a Jorge.
Isto assim deve ser assado, tudo bem. Mas não estão a usurpar a autoridade na igreja. Na realidade, a maioria das mulheres piadosas não têm desejo nenhum de dominar e comandar ou serem pastoras na igreja. Sim, alguns têm essa coisa, ficam todas chateadas e assim eu vou receber mensagens e dizer, olha, estás contra as mulheres. Não estou contra as mulheres, irmãos. Isto é o que Deus diz. Não é o que Jorge diz, é o que a Bíblia diz. É a palavra de Deus. Irmãos, a mulher não é inferior. A mulher tem um Ministério que Deus deu a ela que é diferente que o Ministério que Deus deu ao homem.
Precisamos entender isso. A responsabilidade das damas e as mulheres é diferente das responsabilidades das as homens. Por exemplo, na realidade temos um Salvador por meio da mulher. Sim, Jesus Cristo veio da Mãe Maria. Não veio do Pai Físico, veio da Mãe da Mulher. Por que o Pai Jesus Cristo é o Pai Celestial. Por isso a promessa de um Salvador é por meio da mulher. E por isso a mulher tem uma responsabilidade. Vejam no versículo 15. Salvar-se-á porém dando-a-luz. E de um princípio, e que é que ela deu-a-luz o Salvador.
Mas também muitas mulheres dão-a-luz homens. E os homens vêm da mulher. Se não vencem mulheres dando-a-luz, não havia homens. Não havia homens. Nem havia outras mulheres, está claro. E por isso lê-se em Galatas 4, versículo 4. Mas quando veio a predilíntudo do tempo, quando chegou o tempo correto, Deus enviou o Seu Filho Jesus Cristo, nascido de mulher.
Sou baleio. Jesus Cristo veio de uma senhora, da mulher, da mãe, Maria. Em Génersos 3, versículo 15, falando acerca da mulher, diz a tua semente. E dessa tua semente virá o Salvador. Mas também diz-lhe, o Salvador, a semente da mulher, ferirá a cabeça da semente de Satanás. E vê-se aí um princípio profético do futuro. Mas o ponto aqui é que, também, neste versículo, salvar-se-á porém dando-a-luz a mulher da Arfilho.
Sim, ela vai ter dor no parto, mas de uma maneira geral, de um princípio geral, ela vai ser salva e vai ter filhos. E diz assim, se permanecerem com sobriedade na fé. Isto é, se o homem e a mulher, se ambos, marido e esposa, permanecerem em sincera dedicação ao Senhor, na fé, no amor e na santivação, então vamos ter filhos que estão a ser treinados, criados e educados, porque esta é a responsabilidade, este é o Ministério da Mulher, que é o quê? É de cuidar do lar, é de gerar e criar filhos e filhas, para serem educados e treinados no lar, em primeiro lugar, no lar.
Começa no lar, para serem treinados, para virem a ser filhos e filhas de Deus, no rei de Deus, para a glória de Deus. Esse é o Ministério das Damas, é o Ministério que elas têm. Primeiro timóptimo, capítulo 5, versículo 14, que era o pois que as que são moças se casem, gera filhos, governa em casa e não dêem ocasião ao adversário de mal-dizer. Este é o Ministério das Damas, de desenvolver os filhos de Deus. E nessa parte do desenvolvimento dos filhos de Deus, a responsabilidade dos homens, é depois de os educar no culto.
Primeiro as damas. Está claro com os homens no casal, mas depois, continuando a responsabilidade principal, dos homens, do Ministério da Igreja. E por isso, o que Paulo está aqui a dizer, é acerto do caminho da vida, da abordagem do caminho de Deus, que é basicamente o princípio que Deus tem. Deus, o Pai, é o cabeça.
Cristo está sobre, o debaixo do Pai. Este é o Pai, está sobre Cristo. Cristo é o cabeça, o chefe da igreja. Cristo está sobre o seu corpo espiritual, que é a igreja de Deus, que no Censo 1, versículo 18. E o pastor, o Ministério, ou aqueles que têm esta autoridade de ensinar na igreja, nem todos os homens têm isso, mas aqueles que Deus apontou e deu à igreja como ministros, têm a responsabilidade sobre o rebanho, atos capítulo 20, versículo 28.
E assim, igualmente, como lemos em 1º Timóteo 2, versículo 12, é que o homem está sobre a mulher, na igreja. Este é o caminho de Deus. E isto é o que Paulo está a explicar nesta letra, nesta carta aos cristãos em Éfesus, através do Timótio. Está a explicar, está a educar acerca de pontos positivos no caminho da vida.
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).