Conhecimento e Entendimento ou Informação sem Sentido?

Você está aqui

Conhecimento e Entendimento ou Informação sem Sentido?

Hoje em dia há uma grande quantidade de livros publicados no Brasil e Portugal. Existe uma forte pressão no sentido de que precisamos estar bem informados. Todavia, há uma diferença entre informação e sabedoria. Nos países desenvolvidos como a Alemanha, França, Itália, Inglaterra e Estados Unidos, há milhares de novos livros publicados diariamente, sem citar a grande quantidade de informação disponível ao redor do mundo através das novas tecnologias.

Está claro que entendimento e informação não são sinônimos. Escreveu o ex-ministro de Relações Exteriores da Inglaterra, Francis Pym: "As imagens que vemos na televisão refletem somente os sintomas e conseqüências de um problema . . . Quando vemos os eventos do mundo descritos pelos comentaristas, isso não nos leva a um entendimento, mas somente a uma reação emocional e à aquisição de conhecimento superficial".

Portanto, apesar desta grande proliferação de informação, ainda existe um vazio. O conhecimento de informação por si só não tem grande valor. O escritor, Saul Bellow, falou sobre esse problema fundamental: "Somos informados sobre tudo e não sabemos nada."

É justamente aí que a Bíblia entra para preencher esse vazio. A Palavra inspirada de Deus permanece como a base firme de todo o conhecimento correto. A Bíblia mostra a própria estrutura do conhecimento essencial, através da qual todas as outras informações úteis são plenamente entendidas. Sem este crucial fundamento, vivemos numa confusa e constante desordem, inundados constantemente por uma avalanche de informação que não podemos compreender ou entender completamente.

Mas quando temos o fundamento correto, o Deus Eterno revela conhecimentos espirituais profundos e animadores para os que acreditam nEle e Lhe obedeçam.

O que a Bíblia nos relata a respeito do "conhecimento"? Vamos começar o nosso estudo com diversas passagens que são "chaves" do conhecimento.

Como tirar o máximo benefício deste estudo bíblico

Para receber o máximo valor deste estudo, primeiro ore a Deus pedindo-Lhe para lhe dar o Seu espírito de entendimento, para lhe abrir o coração, e lhe dar o desejo de compreender as Escrituras. A intenção é que possa pôr este novo entendimento em prática em sua vida, de tal maneira que venha a ser uma pessoa que agrade a Deus em todas as suas atividades cotidianas.

Quando estiver fazendo este estudo tenha sempre à mão um caderno para registrar as suas notas de estudo. Então escreva as perguntas ou dúvidas nele.

Depois, abra a sua Bíblia e leia todos os trechos bíblicos que referimos, após a pergunta.

É muito importante que escreva essas passagens completas em seu caderno de notas. Não use um computador para "cortar e colar", com um editor de textos, os trechos bíblicos em um documento. Escreva-as à mão, para tirar o máximo benefício do estudo. É um conceito semelhante ao princípio ensinado aos reis em Deuteronômio 17:18.

Finalmente, leia o comentário que temos acerca dessa pergunta e respectivos trechos bíblicos. Pense e medite acerca desse grupo de pergunta, trechos bíblicos e comentários. Depois escreva em seu caderno de notas um comentário do que aprendeu acerca dessa pergunta e respectivos trechos bíblicos, claro, usando as suas próprias palavras.

Só depois disso é que deve passar à pergunta seguinte.

Conclua o seu estudo com uma nova oração, conversando com Deus acerca do que aprendeu, e pedindo a Deus para ajudá-lo a praticar o que aprendeu.

Este método de primeiro orar depois ler, escrever e meditar, e finalmente concluir com uma oração é muito eficaz para se entender e aplicar melhor o que está estudando.

Que Deus o abençoe em seu estudo!

Deus está interessado em nosso entendimento? Qual é o resultado da falta do conhecimento correto?

"O meu povo foi destruído por lhe faltou o conhecimento" (Oséias 4:6).

Embora tenhamos mais acesso à Bíblia do que as gerações passadas, nós prestamos pouca atenção ao seu conteúdo, e isso nos trouxe péssimos resultados. Salomão nos advertiu: "Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte" (Provérbio 14:12; 16:25).

Mas, que conhecimento especial está faltando?

"Porque não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus na terra" (Oseías 4:1).

"Os sacerdotes não disseram: 'Onde está o Senhor?' E os que tratavam da lei não me conheceram" (Jeremias 2:8).

Deus deu à humanidade a capacidade de adquirir o conhecimento físico. Realmente, na nossa era, temos acumulado esse conhecimento físico em uma abundância inimaginável. Mas o que tem grande importância para Deus é a nossa lamentável falta de conhecimento espiritual. O apóstolo Paulo estava correto ao dizer que muitas pessoas "aprendem sempre e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade!" (2 Timóteo 3:7).

Quais são as conseqüências de ignorar o conhecimento revelado?

"Porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei . . . visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também Eu Me esquecerei de teus filhos" (Oséias 4:6).

Ignorar ou rejeitar o conhecimento espiritual revelado nos afasta de Deus e de Sua orientação. A lei de Deus, a primeira fonte do entendimento de como devemos viver, opera como um poder espiritual no mundo (Romanos 7:14). Quer reconheçamos ou não, essa lei é automática. A humanidade paga um preço muito alto ao violá-la; e vemos essa triste evidência no constante sofrimento humano no noticiário diário (comparar Jeremias 2:19).

A Bíblia define o pecado como iniquidade (1 João 3:4), violar ou "quebrar a lei de Deus" (de acordo com a tradução de 1 João 3:4, da Bíblia na Linguagem de Hoje), e depois mostra a penalidade desta violação. Afinal de contas, "o salário do pecado é a morte," morte eterna (Romanos 6:23; Mateus 10:28), mas a consequência imediata é a dor e o caos que se vê no mundo. Deus, entretanto, deseja dar a vida eterna no Reino de Deus a todos que acatem as Suas instruções. (Para mais detalhes solicite o nosso guia de estudo bíblico gratuito O Caminho para a Vida Eterna).