A Necessidade de um Redentor

Você está aqui

A Necessidade de um Redentor

Qual foi o resultado do pecado de Adão e Eva?

"E, havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida" (Gênesis 3:24).

Deus expulsou Adão e Eva e seus descendentes do jardim do Éden. Mas, aconteceu-lhes algo ainda pior. Deus negou-lhes o acesso à arvore da vida, a eles e seus descendentes até que o Descendente prometido, o Messias, aparecesse para redimi-los (1 Pedro 1:18-21) e os reconciliasse permanentemente com Deus (2 Coríntios 5:18-21).

A escolha deles de ouvirem a Satanás levou a humanidade a ignorar as instruções e o caminho de vida de Deus. Em vez de obedecerem a Deus, eles escolheram "a árvore do conhecimento do bem e do mal". Escolheram determinarem por si próprios o bem e o mal. Eles abraçaram "um caminho que ao homem parece direito", mas no fim sempre vai produzir muitíssimas consequências trágicas (Provérbios 14:12; 16:25). Esse é o caminho do pecado, que leva ao sofrimento, violência e à morte (Romanos 3:15-16; 6:23).

O que aconteceu com as vidas de Adão e Eva e seus descendentes?

"A terra, porém, estava corrompida diante de Deus, e cheia de violência. Viu Deus a terra, eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra" Gênesis 6:11-­12).

Quando o povo desenvolveu a sua civilização sem Deus, as consequências de escolher seu próprio caminho de vida, rapidamente, tornaram-se visíveis. Começando com a morte de Abel, assassinado por Caim, seu irmão, (Gênesis 4:8), a violência se multiplicou.

Nos tempos de Noé, o mundo tinha se tornado tão corrupto que "o Senhor arrependeu-se de ter feito o homem sobre a terra, e isso cortou-lhe o coração" (Gênesis 6:6, NVI). Com exceção de Noé e sua família, todos morreram no grande dilúvio (Gênesis 7:23).

Qual a semelhança do que Deus disse a Noé, após o dilúvio, com o que disse a Adão?

"Porque Deus fez o homem conforme à Sua imagem . . . frutificai e multiplicai-vos; povoai abundantemente a terra e multiplicai-vos nela" (Gênesis 9:6-7).

Deus relembrou a Noé que os seres humanos foram criados à Sua imagem e voltou a salientar acerca da chave de um relacionamento correto. Deus quer que o comportamento das pessoas reflita Seu caráter e Seu caminho de vida. Essa é a única forma de uma civilização se desenvolver pacífica e produtivamente. E é a única maneira de se evitar os males que provocaram o dilúvio.

As lições da violência e destruição, antes e durante o dilúvio, logo foram esquecidas pelos descendentes de Noé. O capitulo 11 de Gênesis descreve novamente a humanidade, depois do dilúvio, se opondo abertamente ao governo de Deus. Num lugar que veio a ser chamado de Babel ou Babilônia, os homens construíram uma torre que permaneceu como um símbolo dessa determinação reiterada de construir uma civilização sem a orientação de Deus.

A palavra Babilônia (Babel, em hebraico) tornou-se um epíteto bíblico para o reino de Satanás. No último livro da Bíblia, vemos o reino de Satanás do final de nossa era, referido simbolicamente como a Babilônia (Apocalipse 14:8).