O Reino de um Novo Reinado

Você está aqui

O Reino de um Novo Reinado

O que acontece depois que Deus remover o atual "príncipe deste mundo" (João 12:31)?

" . . . e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre" (Apocalipse 11:15).

Será que vai haver um evento milagroso, nunca antes visto, quando Cristo retornar?

"Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor" (1 Tessalonicenses 4:15-17).

A Bíblia mostra mais detalhes dessa ressurreição?

"Irmãos, eu lhes declaro que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem o que é perecível pode herdar o imperecível. Eis que eu lhes digo um mistério: Nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados. Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é mortal, se revista de imortalidade. Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: "A morte foi destruída pela vitória" (1 Coríntios 15: 50-54, NVI).

"Um é o esplendor do sol, outro o da lua, e outro o das estrelas; e as estrelas diferem em esplendor umas das outras. Assim será com a ressurreição dos mortos. O corpo que é semeado é perecível e ressuscita imperecível; é semeado em desonra e ressuscita em glória; é semeado em fraqueza e ressuscita em poder; semeado um corpo natural e ressuscita um corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual" (versículos 41-44, NVI).

Será que as pessoas ressuscitadas nesta ressurreição governarão com Cristo em Seu Reino?

"Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos" (Apocalipse 20:6).

O retorno de Jesus Cristo não marcará somente o começo do Reino de Deus, mas também o tempo em que Deus ressuscitará os que morreram em Cristo e lhes dará a vida eterna para governar com Jesus para sempre.

Quem vai estar nessa ressurreição para receber a vida eterna no Reino de Deus?

"Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono" (Apocalipse 3:21).

Será que os doze apóstolos vão desempenhar um papel especial no reino milenar de Cristo?

"E eu vos destino o Reino, como meu Pai mo destinou, para que comais e bebais à minha mesa no meu Reino e vos assenteis sobre tronos, julgando as doze tribos de Israel" (Lucas 22:29-30).

Jesus Cristo voltará literalmente à Terra?

"E, naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele, para o sul . . . então, virá o Senhor, meu Deus, e todos os santos contigo, ó Senhor" (Zacarias 14:4-5; comparar Apocalipse 5:10).

Esta profecia descreve o retorno literal de Jesus Cristo à Terra, onde Ele se reunirá e será acompanhado pelos santos ressuscitados. Ele retornará para o Monte das Oliveiras, de onde se pode ver o lado leste da cidade de Jerusalém.

Qual será a condição de Jerusalém após o retorno de Cristo?

"Assim diz o Senhor: Voltarei para Sião e habitarei no meio de Jerusalém; e Jerusalém chamar-se-á a cidade de verdade, e o monte do Senhor dos Exércitos, monte de santidade" (Zacarias 8:3).

"Naquele tempo, chamarão Jerusalém de trono do Senhor, e todas as nações se ajuntarão a ela, ao nome do Senhor, a Jerusalém; e nunca mais andarão segundo o propósito do seu coração maligno" (Jeremias 3:17).

"Por amor de Sião, me não calarei e, por amor de Jerusalém, me não aquietarei, até que saia a sua justiça como um resplendor, e a sua salvação, como uma tocha acesa. E as nações verão a tua justiça, e todos os reis, a tua glória; e chamar-te-ão por um nome novo, que a boca do Senhor nomeará . . . vós que fazeis menção do Senhor, não haja silêncio em vós, nem estejais em silêncio, até que confirme e até que ponha a Jerusalém por louvor na terra" (Isaías 62:1-2, 6-7).

Jerusalém, a cidade antiga sobre a qual muito sangue foi derramado ao longo dos séculos, vai se tornar o centro do governo e da religião mundial no Reino de Deus.

O Messias terá outras nações sob Seu governo?

"E acontecerá, nos últimos dias, que se firmará o monte da Casa do Senhor no cume dos montes e se exalçará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações. E virão muitos povos e dirão: Vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine o que concerne aos seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém, a palavra do Senhor" (Isaías 2:2-3).

Notemos que o Reino de Deus, estabelecido por Jesus, o Messias, vai controlar os reinos desse mundo. Será um reino literal, que vai substituir os atuais sistemas de governo, que têm recusado aceitar e manter as leis de Deus. Este reino divino será uma realidade no retorno de Cristo.

Qual será a atitude de Jesus Cristo quanto às pessoas que vão desobedecê-Lo para vir a Jerusalém?

"E Todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém subirão de ano em ano para adorar o Rei, o Senhor dos Exércitos, e para celebrar a Festa dos Tabernáculos. Se alguma das famílias da terra não subir a Jerusalém, para adorar o Rei, o Senhor dos Exércitos, não virá sobre ela a chuva. Se a família dos egípcios não subir, nem vier, não cairá sobre eles a chuva; virá a praga com que o Senhor ferirá as nações que não subirem a celebrar a Festa dos Tabernáculos" (Zacarias 14:16-18, ARA).

As nações que perderem os seus suprimentos de água perceberão logo que sua sobrevivência depende da boa vontade do novo Rei, que estará em Jerusalém. Finalmente, todas as nações atenderão ao chamado de Cristo e virão a Jerusalém para aprender os caminhos de Deus.

O que acontecerá com a terra estéril e as áreas secas em torno de Jerusalém?

"Porque o Senhor consolará a Sião, e consolará a todos os seus lugares assolados, e fará o seu deserto como o Éden e a sua solidão, como o jardim do Senhor; gozo e alegria se acharão nela, ações de graças e voz de melodia" (Isaías 51:3).

"Abrirei rios em lugares altos e fontes, no meio dos vales; tornarei o deserto em tanques de águas e a terra seca, em mananciais. Plantarei no deserto o cedro, e a árvore de sita, e a murta, e a oliveira; conjuntamente, porei no ermo a faia, o olmeiro e o álamo, para que todos vejam, e saibam, e considerem, e juntamente entendam que a mão do Senhor fez isso, e o Santo de Israel o criou" (Isaías 41:18-20).

"O deserto e os lugares secos se alegrarão com isso; e o ermo exultará e florescerá como a rosa. Abundantemente florescerá e também regurgitará de alegria e exultará; a glória do Líbano se lhe deu, bem como a excelência do Carmelo e de Sarom; eles verão a glória do Senhor, a excelência do nosso Deus. E a terra seca se transformará em tanques, e a terra sedenta, em mananciais de águas; e nas habitações em que jaziam os chacais haverá erva com canas e juncos" (Isaías 35:1-2, 7).

O que produzirá essas mudanças na agricultura?

"Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que o que lavra alcançará ao que sega, e o que pisa as uvas, ao que lança a semente; e os montes destilarão mosto, e todos os outeiros se derreterão" (Amós 9:13).

Quando a Terra for transformada, haverá alguma mudança para os animais ferozes?

"E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão, e a nédia ovelha viverão juntos, e um menino pequeno os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas, e seus filhos juntos se deitarão; e o leão comerá palha como o boi. E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco" (Isaías 11:6-8).

Como será o estado de saúde das pessoas nessa época?

"Então, os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão. Então, os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará, porque águas arrebentarão no deserto, e ribeiros, no ermo" (Isaías 35:5-6).

Cristo acabará com as guerras e a violência?

"E julgará entre muitos povos e castigará poderosas nações até mui longe; e converterão as suas espadas em enxadas e as suas lanças em foices; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra. Mas assentar-se-á cada um debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira, e não haverá quem os espante, porque a boca do Senhor dos Exércitos o disse" (Miquéias 4:3-4).

Finalmente, o mundo terá paz?

"Construirão casas e nelas habitarão; plantarão vinhas e comerão do seu fruto. Já não construirão casas para outros ocuparem, nem plantarão para outros comerem. Pois o meu povo terá vida longa como as árvores; os meus escolhidos esbanjarão o fruto do seu trabalho. Não labutarão inutilmente, nem gerarão filhos para a infelicidade; pois serão um povo abençoado pelo Senhor, eles e os seus descendentes" (Isaías 65:21-23, NVI).

"Não se fará mal nem dano algum em todo o monte da minha santidade, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar" (Isaías 11:9).

O Reino de Deus, sob a supervisão de Jesus Cristo, trará as bênçãos de paz e prosperidade ao mundo. Deus vai restaurar o que Ele removeu quando expulsou Adão e Eva do jardim do Éden: Ele restaurará o acesso ao conhecimento de Deus através da árvore da vida (Apocalipse 22:1-2). O resultado disso será a paz universal. Deus não permitirá que ninguém, homem ou animal, destrua Sua criação.

Qual o segredo desta mudança maravilhosa?

"Mas este é o concerto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: porei a minha lei no seu interior e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. E não ensinará alguém mais a seu próximo, nem alguém, a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior, diz o Senhor; porque perdoarei a sua maldade e nunca mais me lembrarei dos seus pecados" (Jeremias 31:33-34).

Os seres humanos, por si mesmos, não podem alcançar essa extraordinária e profunda transformação de comportamento. Isso só pode ser possível por meio do Espírito de Deus, que trabalha nas mentes e corações, ajudando-os a obedecer genuinamente aos Seus mandamentos (Zacarias 4:6; Ezequiel 36:25-37). Certamente, Deus transformará a natureza do homem.

Então, os seres humanos vão conseguir alcançar o seu ilimitado potencial espiritual. Deus pode moldar todas as pessoas—cada raça e nação—à Sua imagem espiritual, pois, desde o principio, essa era Sua intenção.