Observando O Sábado De Deus

Observando O Sábado De Deus

Muitos países têm dias específicos para honrar seus heróis. Por exemplo, os brasileiros comemoram a Independência do Brasil, Proclamação da República e Tiradentes. Até mesmo no ambiente de trabalho, se demonstram respeito e honra através de dias tradicionais, como o Dia do Trabalho, ou atividades sociais dos empregados. E no ambiente familiar se comemora o Dias das Mães, o Dia dos Pais ou aniversários de casamento, tudo isso contribui para manter vividas e saudáveis as relações familiares.

Se realmente amamos a Deus e desejamos ter uma relação íntima com Ele, precisamos dedicar tempo para nos aproximar dEle e Lhe demonstrar respeito. Em seu best-seller A Trilha Menos Percorrida, M. Scott Peck comenta sobre a importância de dedicar tempo em um relacionamento afetivo: "Quando amamos alguma coisa, ela tem valor para nós, e quando algo tem valor para nós gostamos de passar tempo a tê-lo conosco, a apreciá-lo e a tratá-lo. Observe-se um jovem apaixonado pelo seu carro e repare no tempo que ele gasta a admirá-lo, a poli-lo, repará-lo e afiná-lo. Ou uma pessoa mais velha com um roseiral amado, e o tempo passado a podar, a adubar, a fertilizar e a estudá-lo. Assim é quando amamos os filhos; passamos tempo a admirá-los e a tratar deles. Damos-lhes o nosso tempo" (1978, p. 22).

Uma vez que esse princípio aplica-se aos seres humanos que amamos, não deveria também servir para nosso relacionamento com Deus?

Nossas tradições nos encorajam a dedicar tempo para honrar aqueles que respeitamos. Mas quantos de nós é que vão reservar tempo para observar os Sábados sagrados e as santas convocações designadas nas Escrituras para honrar a Deus?

Os cristãos são instruídos a se reunirem regularmente?

"E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia" (Hebreus 10:24-25).

Será que as Escrituras nos dizem em que dia devemos reunir para adorar e honrar a Deus?

"Em seis dias realizem os seus trabalhos, mas o sétimo dia é sábado, dia de descanso e de reunião sagrada" (Levítico 23:3, NVI).

"...guardem os Meus sábados. Isso será um sinal entre Mim e vocês...a fim de que saibam que Eu sou o SENHOR, que os santifica" (Êxodo 31:13, NVI).

"Lembra-te do dia do sábado, para o santificar" (Êxodo 20:8).

Deus nos explica quando devemos nos reunir formalmente para honrá-Lo. Ele separou o sétimo dia de cada semana para que todos nós juntos busquemos melhorar nosso relacionamento com Ele. Ele quer manter essa relação viva e em crescimento. Ele separou o Sábado como um tempo sagrado especial para que fiquemos mais perto dEle, assim melhorando nosso relacionamento com Ele.

No entanto, a maioria das pessoas acredita que observar o Sábado não é mais importante para Deus — que não importa qual dia observamos. Ao escolher, por conta própria, um dia para adoração, eles ignoram que o dia específico que nosso Criador definiu para reunirmos para adorá-Lo. No quarto mandamento Ele nos diz para observar o sétimo dia de cada semana.

Se realmente cremos que devemos viver de toda a palavra de Deus, como Jesus ordenou (Lucas 4:4), simplesmente não podemos ignorar esse mandamento. Não podemos dizer que, sinceramente, acreditamos nos Dez Mandamentos e, em seguida, nos contradizemos ao menosprezar ou mudar o quarto mandamento, que nos diz para lembrarmos e santificarmos o sábado.

O que mais Deus espera de nós em Seu dia de Sábado?

"Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra.Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho..." (Êxodo 20:9-10, ARA).

"'Se você vigiar seus pés para não profanar o sábado e para não fazer o que bem quiserem Meu santo dia; se você chamar delícia o sábado e honroso o santo dia do SENHOR, e se honrá-lo, deixando de seguir seu próprio caminho, de fazer o que bem quiser e de falar futilidades, então você terá no SENHOR a sua alegria, e Eu farei com que você cavalgue nos altos da terra e se banqueteie com a herança de Jacó, seu pai. É o SENHOR quem fala" (Isaías 58:13-14, NVI).

O Sábado é um tempo em que o nosso trabalho normal deve cessar. Deus separou o Sábado como um tempo especial para descanso adicional, para oração pessoal e estudo bíblico adicionais, e também como um dia para nos reunirmos, desfrutando do companheirismo e do ensinamento bíblico.

Muitas vezes, o Sábado é retratado, erroneamente, como um fardo que Cristo veio remover. Mas a Palavra de Deus nunca descreve o Seu Sábado como um fardo nem diz que Cristo o aboliu. Em vez disso, as Escrituras o descrevem como um tempo de regozijo — um tempo para edificar  nossa relação com Deus e nossos irmãos em Cristo. Aqueles que amam a Deus vão desfrutar de todas estas atividades especiais do Sábado. Mas aqueles que só fingem amar a Deus realmente podem considerar o Sábado um fardo. Por causa de suas próprias atitudes, eles vão considerá-lo uma imposição de ceder seu próprio tempo.

Por que Deus diz que observar o sétimo dia da semana é importante para Ele?

"Porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou" (Êxodo 20:11).

"E também lhes dei os Meus sábados, para que servissem de sinal entre Mim e eles, para que soubessem que Eu sou o SENHOR que os santifica" (Ezequiel 20:12).

O Sábado do sétimo dia é um sinal de identificação das pessoas que adoram ao Deus Criador. A cada semana, o Sábado nos lembra de que o Deus que adoramos criou o universo e que devemos adorar somente a Ele — nunca as coisas que Ele criou. E nos proporciona um tempo privado, extra e especial, para nos aproximarmos dEle.

As religiões idólatras, de várias formas, adoram a criação em vez de o Criador (Romanos 1:22-25). Através da teoria da evolução tanto o mundo acadêmico e cientifico apoia e promove uma religião ateia fundada na premissa de que a criação é o seu próprio criador. E nega a existência do Deus Criador. (Se você gostaria saber das sólidas evidências científicas que demonstram a impossibilidade de a vida evoluir espontaneamente, sem um Criador, então não deixe de solicitar gratuitamente nossos guias de estudo bíblico A Questão Fundamental da Vida: Deus Existe? e Criação ou Evolução - Será Que Realmente Importa em Que Você Acredita?).

Nosso Criador nos deu um exemplo de observância do Sábado ao descansar nele?

“E, havendo Deus acabado no dia sétimo a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a Sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a Sua obra, que Deus criara e fizera” (Gênesis 2:2‑3).

Será que Jesus Cristo, nosso exemplo humano perfeito, tinha o costume de se reunir com outras pessoas no Sábado?

"E [Jesus], chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o Seu costume..." (Lucas 4:16).

No mandamento do sábado há alguma ordenança de se reunir com outras pessoas de mesma fé?

"Seis dias obra se fará, mas o sétimo dia será o sábado do descanso, santa convocação..." (Levítico 23:3).

Aqui, a palavra hebraica traduzida por "convocação" transmite o significado de um chamado para uma assembleia. Implica uma convocação oficial para o culto. A Nova Versão Internacional traduz assim este versículo: “Em seis dias realizem os seus trabalhos, mas o sétimo dia é Sábado, dia de descanso e de reunião sagrada. Não realizem trabalho algum; onde quer que morarem, será Sábado dedicado ao SENHOR".

Esta instrução para o povo de Deus se reunir regularmente se repete no Novo Testamento?

"Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos" (Hebreus 10:24-25, ARA).

"Porque, assim o que santifica como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos, dizendo: Anunciarei o Teu nome a Meus irmãos, cantar-te-ei louvores no meio da congregação" (Hebreus 2:11-12).

Até nosso relacionamento com Cristo se enquadra em um cenário que inclui a assembleia dos filhos de Deus. Reunir-se com outras pessoas que pensam como nós para aprender mais sobre Deus através do estudo de Sua Palavra é uma das maneiras de demonstrar que estamos interessados nEle e em Seu povo.

A observância do Sábado semanal é parte importante do caminho de vida que Deus quer para nós. (Para aprender mais profundamente como e por que devemos guardar o Sábado do sétimo dia, não deixe de solicitar sua cópia gratuita do guia de estudo bíblico O Sábado: de Pôr do sol a Pôr do sol - O Dia de Descanso de Deus).

Será que Deus também quer que nos reunamos em outras ocasiões sagradas para adorá-Lo e honrá-Lo?

"Três vezes no ano me celebrareis festa. A Festa dos Pães Asmos guardarás...e a Festa da Sega dos primeiros frutos do teu trabalho, que houveres semeado no campo, e a Festa da Colheita à saída do ano, quando tiveres colhido do campo o teu trabalho" (Êxodo 23:14-16).

Deus diz que devemos nos reunir para adorá-Lo nos dias de festa que Ele ordena. Esse tema foge um pouco a esta lição, por isso vamos cobrir a importância e o significado dessas festas anuais de Deus na próxima lição. Enquanto isso não deixe de pedir sua cópia gratuita do guia de estudo bíblico O Plano dos Dias Santos de Deus: A Promessa de Esperança para Toda a Humanidade.