Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

A Lei de Deus:: É um fardo ou uma Bênção?

Você está aqui

A Lei de Deus:

É um fardo ou uma Bênção?

Download (Baixar)
MP3 Audio (3.86 MB)

Download (Baixar)

A Lei de Deus:: É um fardo ou uma Bênção?

MP3 Audio (3.86 MB)
×

O ensinamento mais comum hoje em dia sobre a lei que Deus deu a antiga Israel é que ela era um fardo — que Jesus Cristo tinha que remover. Em essência, os defensores dessa opinião visão alegam de que Deus libertou os israelitas da escravidão do Egito apenas para escravizá-los novamente a um sistema de lei rigorosíssimo e absurdo, que eles dizem ser até opressivo.

Há algo muito errado com esse raciocínio? O apóstolo João diz que sim. Ao combater argumentos semelhantes no primeiro século, João afirma de forma inequívoca que "os Seus mandamentos não são pesados​​", explicando que "este é o amor de Deus, que guardemos os Seus mandamentos" (1 João 5:3 1 João 5:3Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos;
Almeida Atualizada×
, ARA).

Então, por que Deus deu a Sua lei? Ele afirma repetidamente que a deu para beneficiar o povo — para trazer grandes bênçãos sobre eles. Observe como os seguintes versículos afirmam claramente esta verdade:

• "E guardarás os seus estatutos e os seus mandamentos, que te ordeno hoje, para que bem te vá a ti e a teus filhos depois de ti e para que prolongues os dias" (Deuteronômio 4:40 Deuteronômio 4:40E guardarás os seus estatutos e os seus mandamentos, que eu te ordeno hoje, para que te vá bem a ti, e a teus filhos depois de ti, e para que prolongues os dias na terra que o Senhor teu Deus te dá, para todo o sempre.
Almeida Atualizada×
).

• Imediatamente após dar os Dez Mandamentos, Deus exclamou: "Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem e guardassem todos os meus mandamentos todos os dias, para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos, para sempre!" (Deuteronômio 5:29 Deuteronômio 5:29Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem, e guardassem em todo o tempo todos os meus mandamentos, para que bem lhes fosse a eles, e a seus filhos para sempre!
Almeida Atualizada×
).

• "Andareis em todo o caminho que vos manda o SENHOR, vosso Deus, para que vivais, e bem vos suceda, e prolongueis os dias na terra que haveis de possuir" (Deuteronômio 5:33 Deuteronômio 5:33Andareis em todo o caminho que vos ordenou a Senhor vosso Deus, para que vivais e bem vos suceda, e prolongueis os vossos dias na terra que haveis de possuir.
Almeida Atualizada×
).

• "Diligentemente guardareis os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, como também os seus testemunhos e seus estatutos, que te tem mandado. E farás o que é reto e bom aos olhos do SENHOR, para que bem te suceda" (Deuteronômio 6:17-18 Deuteronômio 6:17-18 [17] Diligentemente guardarás os mandamentos do Senhor teu Deus, como também os seus testemunhos, e seus estatutos, que te ordenou. [18] Também praticarás o que é reto e bom aos olhos do Senhor, para que te vá bem, e entres, e possuas a boa terra, a qual o Senhor prometeu com juramento a teus pais;
Almeida Atualizada×
).

• "Será, pois, que, se, ouvindo estes juízos, os guardardes e fizerdes, o SENHOR, teu Deus, te guardará o concerto e a beneficência que jurou a teus pais; e amar-te-á, e abençoar-te-á, e te fará multiplicar... Bendito serás mais do que todos os povos" (Deuteronômio 7:12-14 Deuteronômio 7:12-14 [12] Sucederá, pois, que, por ouvirdes estes preceitos, e os guardardes e cumprirdes, o Senhor teu Deus te guardará o pacto e a misericórdia que com juramento prometeu a teus pais; [13] ele te amará, te abençoará e te fará multiplicar; abençoará o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, o teu grão, o teu mosto e o teu azeite, a criação das tuas vacas, e as crias dos teus rebanhos, na terra que com juramento prometeu a teus pais te daria. [14] Bendito serás mais do que todos os povos; não haverá estéril no meio de ti, seja homem, seja mulher, nem entre os teus animais.
Almeida Atualizada×
).

• "Agora, pois, ó Israel, que é o que o SENHOR, teu Deus, pede de ti, senão que temas o SENHOR, teu Deus, e que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR, teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma, para guardares os mandamentos do SENHOR e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem?" (Deuteronômio 10:12-13 Deuteronômio 10:12-13 [12] Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus requer de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma, [13] que guardes os mandamentos do Senhor, e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno para o teu bem?
Almeida Atualizada×
).

• Salmo 119 (o maior capítulo da Bíblia) é um louvor estendido da sabedoria das leis de Deus e as bênçãos que resultam de obedecê-las.

Muitas outras passagens expressar o mesmo ponto, algumas até mesmo citam bênçãos específicas por obedecer a determinados mandamentos. Dois capítulos inteiros — Levítico 26 e Deuteronômio 28 — fornecem um vívido contraste entre as maravilhosas bênçãos nacionais que resultariam quando o povo de Israel guardassem as leis de Deus e as consequências terríveis que sofreriam se os rejeitassem.

As leis de Deus foram elaboradas para trazer bênçãos. Elas definem o comportamento que naturalmente resulta em paz, segurança e prosperidade. Deuteronômio 4:5-7 Deuteronômio 4:5-7 [5] Eis que vos ensinei estatutos e preceitos, como o Senhor meu Deus me ordenou, para que os observeis no meio da terra na qual estais entrando para a possuirdes. [6] Guardai-os e observai-os, porque isso é a vossa sabedoria e o vosso entendimento � vista dos povos, que ouvirão todos estes, estatutos, e dirão: Esta grande nação é deveras povo sábio e entendido. [7] Pois que grande nação há que tenha deuses tão chegados a si como o é a nós o Senhor nosso Deus todas as vezes que o invocamos?
Almeida Atualizada×
nos diz que se Israel tivesse obedecido a Deus, o povo teria colhido as bênçãos prometidas por Deus fazendo com que as nações vizinhas se despertassem e tomassem conhecimento disso — e, em seguida, teriam escolhido obedecer as mesmas leis para que pudessem desfrutar dos mesmos benefícios maravilhosos!

É evidente que as leis de Deus não são um fardo, como algumas pessoas pensam, e sim uma bênção!