A Boa Nova de um Mundo Livre

Você está aqui

A Boa Nova de um Mundo Livre

Download (Baixar)
MP3 Audio (21.14 MB)

Download (Baixar)

A Boa Nova de um Mundo Livre

MP3 Audio (21.14 MB)
×

“Não se fará mal nem dano algum em todo o monte da minha santidade, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar” (Isaías 11:9).

Quando Jesus Cristo retornar, “os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre” (Apocalipse 11:15). O mundo de Satanás, construído sobre uma base de mentiras e enganos, vai desabar e será substituído pelo Reino da verdade e da luz.

Para compreender a magnitude dessa transformação que ocorrerá na vinda e estabelecimento do Reino de Deus, precisamos entender a extensão do engano secular de Satanás. É difícil até começar a ver o quão grande, quão penetrante, tem sido esse engano já que estivemos imersos nele desde o nosso nascimento. Afinal, uma pessoa enganada não sabe que está enganada. Para ele, o engano parece normal―a verdade é que parece estranha!

Precisamos compreender o fato de que Satanás constantemente tem enganado e manipulado a humanidade em todos os níveis possíveis. As profecias do livro de Apocalipse só começam a mostrar superficialmente o que deve ocorrer quando o Reino de Deus for estabelecido. Uma mensagem forte e clara é que Cristo terá que pôr tudo abaixo e começar de novo. Será a única maneira de erradicar os últimos vestígios do sistema de Satanás.

Derribar e recomeçar

Quando você lê o livro de Apocalipse se aprende que não é apenas em áreas óbvias que está o engano―como nos sistemas políticos e religiosos satânicos do tempo do fim―que deverão ser erradicados e destruídos.

Na volta de Cristo tudo vai ser derrubado e varrido. Ele vai começar de novo. Tudo o que foi construído pelas mãos de Satanás―governos, sistemas políticos, econômicos e educativos, mídia de entretenimento e sistemas de informação, toda a forma de sociedade e de civilização que temos inventado e criado ao longo da história do homem―deve ser substituído por algo muito superior.

Por quê? Porque tudo neste mundo foi edificado sobre uma fundação errada. Tudo está fundamentado sobre os enganos e as mentiras descaradas de Satanás. Você poderia dizer que esta sociedade foi construída de acordo com suas especificações. Quase sem exceção, os sistemas deste mundo têm sido construídos sem orientação ou direção de Deus.

Este não é o mundo de Deus. Não é a Sua sociedade. Não é a Sua civilização. Não está edificado sobre Seus valores, leis ou caminho de vida. Satanás enganou o mundo durante séculos e o organizou de acordo com seus valores e não os de Deus.

O engano de Satanás é um processo ativo e contínuo. A cada ação dele a humanidade fica cada vez mais longe de Deus e de Suas instruções. Cada geração tem edificado camada após camada, sobre o engano previamente estabelecido. Assim como Satanás enganou o mundo inteiro no passado, ele está enganando-o agora e vai continuar iludindo a todos até que seja afastado na volta de Cristo. Então tudo o que ele construiu deve ser completamente destruído e varrido.

Não é nada agradável para se contemplar, mas grande parte da terrível destruição e devastação derramada sobre a terra, como descrita no livro de Apocalipse, é o juízo de Deus sobre a humanidade e a civilização. Como observado anteriormente, Satanás vai embarcar em um frenesi de destruição á medida que o fim de seu governo se aproxima e ele travará uma guerra desesperada para impedir o retorno de Jesus Cristo. Mas o que restar do império de Satanás será aniquilado por Jesus assim que Ele assumir o papel de Rei dos Reis.

Assim como um novo edifício não pode ser bem construído sobre a base podre de uma estrutura destruída, Deus deve destruir os restos do edifício de Satanás antes que possa construir uma nova fundação.

Um novo tipo de governo

Na volta de Jesus aqueles que foram fiéis seguidores de Deus ao longo dos séculos, que têm resistido com sucesso ao engano e rebelião de Satanás, serão ressuscitados para a imortalidade (1 Coríntios 15:50-54; 1 Tessalonicenses 4:16). A Palavra de Deus diz sobre essas pessoas: “Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com Ele mil anos” (Apocalipse 20:6).

Cristo, como vimos, vai voltar para reinar sobre a terra (Zacarias 14:4, 9). Apocalipse 5:10 diz a respeito daqueles ressuscitados que estarão com Cristo: “Para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra”. Deus tem em mente um propósito impressionante para seus servos fiéis. Eles não estão destinados a uma vida de ociosidade e comodidade no céu por toda a eternidade. Deus os chamou e está treinando-os para uma grande responsabilidade—reinar com Cristo como governantes e sacerdotes para construir uma civilização perfeita e devota na terra! (Para saber mais, peça ou baixe o nosso livro gratuito Céu e Inferno: O que Realmente Ensina a Bíblia).

O Reino de Cristo, que é o Reino de Deus, será um reino literal governando sobre as nações da terra. Daniel 7:27, referindo-se ao estabelecimento desse reino, nos diz que “a soberania, o poder e a grandeza dos reinos que há debaixo de todo o céu serão entregues nas mãos dos santos, o povo do Altíssimo. O reino dele será um reino eterno, e todos os governantes o adorarão e lhe obedecerão” (NVI).

O versículo 14 nos diz ainda mais claramente que este será um governo dominante literal e mundial. Daniel descreve Deus Pai dando a Jesus, o Messias, a autoridade e responsabilidade sobre a terra: “E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas O servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o Seu reino, o único que não será destruído”.

Os sistemas governamentais da humanidade por séculos demonstraram sua inerente incapacidade de resolver os nossos inúmeros problemas. Agora, eles serão substituídos por um governante e uma forma de governo que pode, finalmente, resolver esses problemas. Jesus Cristo vai governar pessoalmente os povos da terra!

Essa verdade central é o coração do evangelho—a Boa Nova—que Jesus ensinou. O foco de Sua mensagem é o anúncio da vinda de um governo mundial (Lucas 21:31) que não será administrado por pessoas cegas que foram enganadas por Satanás. Não vai ser governado por pessoas motivadas egoisticamente, mas pelo próprio Jesus Cristo (versículo 27).

A edificação de uma civilização centrada em Deus

Os profetas hebreus nos dão dezenas de profecias no Antigo Testamento sobre esse momento emocionante. Aquela que talvez melhor descreva as diferenças entre o mundo de amanhã e o mundo de hoje se encontra em Isaías 11:9: “Não se fará mal nem dano algum em todo o monte da Minha santidade, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar”.

A profecia de Isaías descreve que, durante esse tempo, até mesmo a natureza dos animais será mudada: “E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão, e a nédia ovelha viverão juntos, e um menino pequeno os guiará” (versículo 6).

O mundo de hoje está cheio de sofrimento e destruição. E está cego para o conhecimento de Deus, o qual necessita tão desesperadamente. Uma vez que Satanás seja removido, juntamente com sua atitude de vaidade, inveja, ganância, egoísmo e hostilidade, a humanidade poderá começar a aprender e experimentar a paz.

Satanás já não estará por perto para cegar e envolver o mundo na escuridão espiritual. O mundo vai estar livre da última experiência de escravidão espiritual de Satanás (João 8:32). As pessoas vão finalmente aprender os valores piedosos e a maneira correta de viver—o caminho para prevenir e eliminar a dor e a miséria.

O profeta Miquéias descreve este tempo de paz sem precedentes: “Mas, nos últimos dias, acontecerá que o monte da Casa do Senhor será estabelecido no cume dos montes e se elevará sobre os outeiros, e concorrerão a ele os povos. E irão muitas nações e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor e à Casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e nós andemos pelas suas veredas.

“Porque de Sião sairá a lei, e a palavra do Senhor, de Jerusalém. E julgará entre muitos povos e castigará poderosas nações até mui longe; e converterão as suas espadas em enxadas e as suas lanças em foices; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra. Mas assentar-se-á cada um debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira, e não haverá quem os espante” (Miquéias 4:1-4).

Com o afastamento  de Satanás, que induzia à cegueira homens, mulheres, moças e rapazes  em toda parte, finalmente, eles começarão a reconhecer as bênçãos decorridas de seguir o caminho de Deus. E, ansiosamente, vão afluir para Jerusalém, cidade capital de Cristo, para aprender Seu modo de vida.

A profecias do reinado de Cristo

Em uma das mais conhecidas passagens da Bíblia (e também a menos compreendida), o profeta Isaías descreve o tipo de governante que será Jesus: “O governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre” (Isaías 9:6-7) .

Em contraste com a incompetência, a injustiça e a opressão que, muitas vezes, caracterizam os governos de hoje, o “juízo e a justiça” serão as marcas do reinado vindouro de Cristo. Uma nova e muito diferente espécie de epidemia vai atingir todo o mundo, afetando os casamentos, as famílias, as comunidades e as nações. Esta será uma epidemia de paz. Como Isaías profetizou, haverá “paz sem fim” sob o reino de Jesus Cristo (versículo 7). O Príncipe da Paz irá trazer tranquilidade e boa vontade a um mundo que nunca conheceu paz duradoura.

Sob o governo justo de Cristo, a humanidade vai, finalmente, aprender os caminhos de Deus e experimentar uma paz maravilhosa. As instituições de ensino vão ensinar às pessoas como viver, não apenas como ganhar a vida. Os princípios bíblicos de saúde e relacionamentos duradouros serão exaustivamente explicados. E milhões de pessoas que nunca conheceram as leis ou os caminhos de Deus em um mundo cegado por Satanás por milhares de anos, finalmente, terão acesso a esse maravilhoso conhecimento salvador. (Para saber mais sobre o Reino de Deus prometido, não se esqueça de baixar ou solicitar a sua cópia gratuita do nosso guia de estudo bíblico O Evangelho do Reino de Deus).

O Reino milenar e além

Jesus Cristo vai instaurar um reino literal, o Reino de Deus na terra. Mas esse não é o fim da história. Observe novamente Apocalipse 11:15, citado parcialmente antes: “O sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que disse: “Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre”.

Jesus Cristo reinará sobre as nações em um reino literal de mil anos (Apocalipse 20:3-7). Então, como nos foi dito na passagem que acabamos de citar, Ele reinará para sempre. Em outras palavras, o reinado de mil anos (comumente chamado de milênio) é apenas o começo do reinado eterno de Jesus no Reino de Deus.

De fato, o reino que Cristo vai compartilhar com os santos ressuscitados durante este tempo terá como propósito oferecer a entrada no Reino eterno de Deus para toda a humanidade. Milhões de seres humanos físicos que estarão vivos na volta de Cristo e no milênio, viverão pela devastação causada pelos eventos profetizados do fim dos tempos, e depois muitas outras gerações nascerão e viverão. Todos eles vão ter a oportunidade da vida eterna, de terem suas vidas e corpos físicos transformados em espírito, e de entrar no reino eterno de Deus.

Quando Jesus ensinou sobre o Reino de Deus, Ele deixou claro que, sem dúvida, é um reino eterno e que não vai durar apenas mil anos. Em Mateus 19:16, lemos sobre um jovem rico que fez uma pergunta fundamental a Jesus: “Bom Mestre, que bem farei, para conseguir a vida eterna?” Jesus explicou-lhe que precisava guardar os mandamentos de Deus e “ser perfeito” (versículo 21). Quando ficou claro que o jovem não estava disposto a fazer tudo o que fosse necessário, Jesus passou a dizer no versículo 24 que “é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no Reino de Deus”. Aqui, a entrada no Reino de Deus é comparada com a vida eterna.

Sem dúvida, o reino milenar de Cristo abrirá a porta para milhões de seres humanos serem salvos e entrarem no Reino eterno de Deus. O milênio, um tempo de paz, felicidade e prosperidade inigualáveis, será apenas um prenúncio da grandiosidade do Reino eterno.

Uma série de festas, desconhecidas para a maioria das pessoas, estabelecidas por Deus e reveladas na Bíblia, retrata como Ele acabará reconciliando a humanidade Consigo mesmo. No processo representado por essas festas, aprendemos por que Deus permite que Satanás exista até o retorno de Jesus Cristo à terra para estabelecer o Reino de Deus. (Para saber mais sobre esses dias de culto, não se esqueça de baixar ou solicitar o nosso guia de estudo bíblico gratuito O Plano dos Dias Santos de Deus).

O último papel de Satanás

A Bíblia revela que Satanás desempenha um último papel, após o retorno de Cristo e o estabelecimento do Reino de Deus. Como lemos antes, Satanás será preso “para que mais não engane as nações, até que os mil anos se acabem” (Apocalipse 20:3). Mas “depois importa que seja solto por um pouco de tempo” (mesmo versículo).

Durante o milênio muitos nascerão e não serão expostos a influência de Satanás. O caminho de Deus será o único caminho que eles conhecerão. No entanto, as Escrituras revelam que Deus prova as pessoas para ver se sua obediência vem do coração (Deuteronômio 8:2; Apocalipse 2:10). E uma das maneiras que Ele faz isso é permitindo-lhes escolher entre o bem e o mal (Deuteronômio 30:19). O livro de Apocalipse descreve a maneira essa escolha será apresentada no final do milênio.

Observe como vai ocorrer: “Quando terminarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão e sairá para enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para a batalha. Seu número é como a areia do mar. As nações marcharam por toda a superfície da terra e cercaram o acampamento dos santos, a cidade amada; mas um fogo desceu do céu e as devorou” (Apocalipse 20:7-9, NVI).

Deus não revela se esse vai ser o único teste que dará para separar aqueles que sinceramente querem obedecê-Lo e segui-Lo daqueles que não querem. Mas certamente será o teste final e o mais importante. E será parte vital do processo de julgamento, para determinar, de uma vez por todas, que nenhuma raiz de atitudes e pensamentos do diabo restem na terra. Aqui, no final do milênio, aqueles que optarem por seguir a Satanás serão reunidos de uma só vez e destruídos.

Em seguida, vem o tempo da remoção definitiva de Satanás: “O Diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam sido lançados a besta e o falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite, para todo o sempre” (versículo 10, NVI). Enfim, ele não será capaz de enganar ninguém nunca mais.

Após a última rebelião de Satanás, haverá uma ressurreição geral da humanidade, todos aqueles que viviam no mundo de Satanás, sem uma real oportunidade de salvação (versículos 5, 11-12). E essas pessoas poderão comparar suas vidas anteriores sob o domínio de Satanás com a vida sob o domínio de Deus—e decidirem se querem ou não aceitar o caminho de Deus e a vida eterna em Seu Reino. (Para entender melhor os grandes eventos que terão lugar nesse tempo, você pode baixar ou pedir nosso guia de estudo bíblico gratuito O livro de Apocalipse Revelado).

Um céu e uma terra maravilhosamente transformados

E, por fim, haverá apenas Deus e aqueles que escolheram o Seu caminho ao invés do de Satanás. Continuando ainda no livro de Apocalipse, João descreve outra incrível sequência de eventos após o reinado de mil anos de Cristo e do período da ressurreição geral: “E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram” (Apocalipse 21:1).

Nesse novo mundo “a morada de Deus está entre os seres humanos! Deus vai morar com eles, e eles serão o Seu povo. O próprio Deus estará com eles e será o Deus deles”. (Apocalipse 21:3, BLH). O governo de Satanás como “deus mau deste mundo” (2 Coríntios 4:4, BLH) será apenas uma vaga lembrança.

Apocalipse 21:4 nos diz como vai ser o mundo quando a influência de Satanás não mais existir: “Ele [Deus] enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou” (NVI).

Existe realmente um diabo? Absolutamente, sim. E outros demônios mais. Mas Deus nos assegura que o tempo está chegando quando Satanás, seus demônios e suas obras—o sofrimento físico, a miséria, a angústia mental e o luto trazido por eles—não existirão mais. Esperamos que você tenha a força, a sabedoria e o amor pela verdade para resistir aos enganos de Satanás e estar lá para ver esse maravilhoso dia!