Mateus 10: Enviados de Deus a pregar

Precisamos de pacientemente esperar até ao fim

Em Mateus 10 vemos as instruções de Jesus Cristo aos apóstolos com as Suas ordens de marcha. Além donde é que tinham que ir, o que dizer, o que fazer e como se conduzirem, Jesus também os avisou de qual seria a reação que receberiam pelo mundo em geral.

Transcrição

This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.

Música Bom dia ou boa tarde, Cris irmãos. Aqui é Jorge Campos. Eu tenho seguido uma série de sermões, descrevendo os ensinos de Jesus Cristo. Estreindo esses ensinos do livro ou da epístola de acordo com Mateus. E hoje, Cris irmãos, vamos continuar essa seção e descrever duas partes do ensino de Jesus Cristo em Mateus 10.

Mateus, como eu mencinei previamente, demonstras os Cristo como rei dos reis, como o ungido, como o messias, o Cristo. E, para provar que ele é o Cristo, descreve um número de curas e de milagres que ele fez para provar que ele é o messias. Depois, um bocadinho, quando nos aproximamos da seção, que eu quero cobrir hoje, que é no capítulo 10 de Mateus, quando se aproxima dessa seção, no capítulo 9, Jesus Cristo demonstra o que ele fazia aqui no versículo 35.

Mateus 9, versículo 35 diz, e procuria Jesus todas as cidades e povoados ensinando nas sinagogas, pregando o vangélho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades. Por isso, o que ele fazia, estava a ensinar, a pregar e a curar vários tipos de doenças. Depois, ve-se aqui que uma das tarefas dele foi de treinar os seus apóstolos, para que quando ele, depois dele ter morrido e ser ressuscitado, os apóstolos podiam continuar com a edificação e o crescimento da igreja. E, por isso, ve-se aqui que ele avisa as pessoas e então começa a dizer aos irmãos para rugar ao Senhor, no versículo 38, rugar ao Senhor da Ciara, que mande trabalhadores para a sua ciara.

E, na verdade, é o que Jesus Cristo agora começa a fazer no capítulo 10, é escolher esses trabalhadores da ciara, aqueles que ele decidiu, escolheu e decidiu e enviou. Foram escolhidos por Jesus, por isso aqui no capítulo 10 versículo 1, tendo chamado os seus 12 discípulos, deu-lhes Jesus à autoridade, ele escolheu e deu a eles autoridade. E, que ve-se pontos importantes, que deu a eles autoridade sobre os espíritos imundos para ospelir e para curar toda a sorte de doenças e enfermidades. E, depois, descreva os nomes dos 12 apóstolos em três grupos de 4.

Primeiro, Simão, sob o nome Pedro e André seu irmão, Diago, filho de Zabedeu e João seu irmão. Este é o primeiro grupo de 4, são dois irmãos, uns dos outros, fisicamente. O segundo grupo de 4 começa aqui com Felipe, esse aqui, Felipe e Bartolomeu, Tumé e Mateus, o publicano, que será o segundo grupo de 4.

E o terceiro grupo de 4 é Diago, filho de Alfeu e Tadeu, Simão, Zalot e Judas Escariotes, que foi quem o triou. Vê-se sempre nas descrições dos 12 apóstolos que Pedro é descrito primeiro e Judas Escariotes é descrito ao fim. Vê-se também que eles eram enviados em grupos de 2 em 2.

A comissão foi feita quando eles foram comissionados, digamos assim, em grupos de 2. Vejam, por exemplo, em Marcos capítulo 6, versículo 7. Marcos capítulo 6, versículo 7, diz assim... Diz assim, chamou-se Jesus de 12 e passou a enviá-los de 2 a 2, danos à autoridade sobre os espíritos e mundos. Por isso, enviou-os 2 em 2, em Paris. Continuando a ler em Mateus capítulo 10, versículo 5, a estes 12 enviou-os Jesus, danos-os as seguintes instruções.

Agora vamos ver esta secção, esta primeira secção, esta primeira porção do discurso de Jesus Cristo, porque este discurso está dividido, digamos assim, entre as partes. A primeira parte é a do versículo 5 a 15, que termina esta secção em dizer, em verdade, vos digo. A segunda secção, a parte, é do versículo 16 a 23, que também termina dizendo, em verdade, vos digo, no versículo 23. E a terceira secção está aqui, em 3 partes. A parte, é do versículo 23. E a terceira secção está aqui, a partir do versículo 24, até 42, onde acaba no versículo 42, também dizendo, em verdade, vos digo. Por isso, vencer estas três secções, como eu disse à minha intenção, hoje é de cobrir as duas primeiras secções.

Esta primeira secção, ou esta primeira porção, ou parte do discurso de Cristo, é uma direção, embora breve, mas é uma direção à missão dos apóstolos, que ele os enviou nessa primeira, digamos assim, estágio de treino. E depois, descreve assim, estes dois enviões de Jesus dando-nos as seguintes instruções. E então, as instruções que ele dá, é acerca de onde eles são enviados, do que devem dizer, do que devem fazer, como se devem de comportar.

São instruções básicas de onde irem, e o que dizerem, e o que fazerem, e a conduta deles. Vemos então aqui, em primeiro, diz assim, dando-nos as seguintes instruções. Não tomeis rumo aos antios, nem entreis em cidades samaritanos, mas de preferência procurar as oveias perdidas da casa de Israel. Também notem que eles estavam na judeia, mas instrução é para ir aos israelitas. E sabe-se que, na verdade, o evangelho foi pregado inicialmente aos judeus, depois aos israelitas, na dispersão, e depois, quando esses, na diáspora, e depois quando esses, rejeitaram, depois foi para os gentios.

Vê-se, por exemplo, a epístora de primeiro Pedro a dizer, no capítulo 1, versículo 2, que a mensagem foi enviada à diáspora. Também se vê que foi primeiro Israel, mas depois, se for por exemplo, o sonho que Pedro teve em Atos 10 para entender, para ele entender, que tinha que ir aos gentios. Isto é, especificamente, nesse caso, Cornelio. E depois, vê-se, por exemplo, outros que foram aos gentios também, como, por exemplo, Paulo.

Continuando, então, a ler aqui no versículo 7. E à medida que seguires, pregáem que está próximo o rei dos céus. E aqui é o que eles tinham de dizer. Ora, vemos que eles foram primeiro, foram enviados. Diz-se, este 12 enviou Jesus. A palavra enviar vem da palavra apostelo, apostelo que é enviar. Enviados. E foram enviados para pregar que está próximo o reino dos céus, o rei de Deus. Querias irmãos, nós temos que pregar o evangelho do rei de Deus.

Deus estava a tomar uma ação decisiva e específica, porque assuntos, coisas iam acontecer à nação de Israel, nação de Israel iria ao Cadiveiro de novo. E nunca mais seria estabelecida uma nação até ao período agora, antes da vinda de Cristo e da Inediante, quando Cristo vier, será estabelecido, então, um reino que crescerá e que, no causo, Cristo vai reinar e estabelecer uma ordem mundial de paz ao mundo inteiro, que é o evangelho do rei de Deus.

E este é a boa nova do rei de Deus, do Governo de Deus, a governar na Terra. E esta é a nossa missão, o que nós temos que fazer. É o que nós temos que dizer. Vejam, por exemplo, aqui em Isaías capítulo 5. Isaías capítulo 5. Agora cantarei ao meu amado o cântico do meu amado o respeito da sua vinha. O meu amado teve uma vinha num alteiro fertilíssimo.

Se achou a, limpou-a das pedras e a levou-a para o meu alteiro. O meu amado teve uma vinha num alteiro fertilíssimo. Se achou a, limpou-a das pedras e a plantou devidos e escolhidas. E ficou no meio dela uma torre e também abriu um lagar. Ele esperava que desse ovas boas, mas deu ovas bravas. Aqui vê-se que Deus escolheu através da abraão e saque e jacó, este povo que era esta vinha e que deviam ter produzido bom vinho, bom produto, bom resultado.

Pois diz aqui, agora, versículo 3, agora pôs-a ao morador de Jerusalém e homens de judá. Jugar-o-vos peço entre mim e minha vinha. Faça-se esta decisão entre Deus e a vinha de Deus, que era a responsabilidade que o povo Israelite tinha de cumprir como seu povo. Que mais se poderia fazer ainda à minha vinha, que eu lhe não tenha feito.

E como, esperando que eu desse ovas boas, vei a produzir duas bravas. A intenção de Deus era para os Israelites produzirem bons frutos no mundo, para que pudessem ser uma nação exemplar, uma nação sacerdote para as outras nações do mundo. Mas eles falharam, deram ovas bravas. Agora, pois, vos farei saber o que pretende fazer à minha vinha.

Tirarei a sua cebe, isto é, a sua cerca, vou tirar a sua cerca, para que a vinha sirva de pasto. Derribarei o seu muro, para que seja pisada. Trunala-a em deserto, não será podada, nem sachada, mas crescerão nela espinheiros e abrolhos, às nuvens de a ordem, que não derramem chuvem sobre ela. Quer dizer, irmãos, este é o castigo que Deus está a dar às nações ijuralitas, tipicamente hoje em dia às nações de fala inglesa, porque não obteceram a Deus.

Não obteceram a Deus. Veja, então, aqui em Mateus 21. Mateus 21, versículo 33. Mateus 21, versículo 33. Porque vemos aqui, no exemplo da vinha, que Deus vai castigar a vinha. E, por isso, Jesus Cristo disse aos aportes para empregar o evangelho do rei Deus, porque aquele país, as nossas nações, hoje em dia, vão ser castigadas. O Dídeo de Juízo está perto. E, por isso, vai haver um grande castigo no mundo. Vai haver um grande castigo no mundo. E, por isso, vejam aqui em Mateus 21, 33 a 37. Diz assim, tentei atentar nossa parábola.

Havia um homem, de onde casa, que plantou uma vinha. É o mesmo exemplo que vemos em Ceias 5. Circou-a de uma ceba, construiu-ne-la um lagar, edificou-lhe uma torre e arredentou-a a uns lavradores. Depois, salsentou do país. Ao tempo da colheita, enviou-se aos lavradores os seus servos para receber os frutos que eles atucavam. E os lavradores, agarrando os servos, espancaram um, mataram o outro e o outro pedrejaram. Aos profetas de Deus foram matados, ou pedrejados, os pancados. No século 36, enviou-se outros servos, é o maior número, e trataram-nos da mesma sorte.

E, por último, no último caso, no último momento, enviou-lhe os seus próprios filhos Jesus Cristo. E, por isso, é que os Cristo estava agora a pregar a verdade e eles a dizer, O rei de Deus, porque isto é o último.

E enviou-lhe o seu filho Jesus Cristo, dizendo, A meu filho respeitarão. Mas os lavradores, vendo o filho, disseram entre si, Este é o herdeiro. Ora, vamos maté-molo e apoderemos-nos da Suírança. E, sim, mataram Jesus Cristo. E, agarrando-o, lançaram-o fora da vinha e o mataram. E, felizmente, foi o que aconteceu. Quando, pois, vier o Senhor da vinha, que fará aqueles lavradores. Responderam, fará parecer horrívelmente a esses malvados, e redentará a vinha a outros lavradores, que lhe remetam os frutos nos seus devidos tempos. Não sabiam a profecia. E viram, isto vai ser castigado, esta pessoa, com esta parábola. Perguntou-lhes versículo 42 Jesus. Nunca leste-se as escrituras. A pedra que os construtoros ojeitaram, este é Jesus Cristo. Essa veio a ser a principal pedra angular. Isto procede do Senhor, e é maravilhoso aos nossos olhos. Portanto, aqui está a lição. Portanto, vos digo que o rei de Deus Jesus Cristo estava a pregar a eles o rei de Deus, e estava a dizer a eles, o rei de Deus vos será tirado, e será entregue a um povo que lhe produza os respectivos frutos. Será entregue a um povo todo que cair sobre esta pedra ficará em pedaços, e aquele sobre quem ela cair ficará reduzida por. Os principais sacerdotes e os fariseiros ouvindo estas parábulas. Entenderam que era a respeito deles que Jesus falava. Com licença.

Jesus falava a respeito deles, e por isso é que Jesus estava a treinar os discípulos aqui, para pregarem o evangelho, pregarem o evangelho do reino de Deus, a pôr nova do reino de Deus por vir, e a única esperança que nós temos. É a única esperança que este mundo tem. Crescim irmãos, vemos pessoas a sofrerem. Vemos pessoas a sofrerem e dizemos, como podemos ajudar? Tantas pessoas a sofrerem, como podemos ajudar?

É difícil, irmãos, quando vemos isto, mas o ponto é o seguinte, a única esperança que existe é a segunda vinda de Jesus Cristo. É a única esperança que existe. E, por isso, continuamos a ler aqui, em Mateus 10, versículo 8. No versículo 7 diz pregá-lo, que está próximo reino dos céus, e versículo 8. Isso era o que deviam dizer, é pregar o evangelho do reino de Deus. E versículo 8, o que deviam fazer, dizer curar em férmos, purificar-lo prósseis, a explir demônios, de graça recebeste e de graça dai.

A palavra ou a frase rossicitá mortos, não está na maioria dos manuscritos gregos, só está nos manuscritos lechandrianos. Isso é um outro ponto importante para vocês entenderem, mas aqui está algo que devemos fazer, é servir com a instrução, naquele caso, para os apóstolos, eu se tinha o poder de curas. Pedava a chamar, chamava a atenção, que eles eram os apóstolos, e era, digamos assim, o sinal dos apóstolos. Sim, era um sinal dos apóstolos, eles tinham autoridade. Aí, eles foram dados a autoridade. Lucas, por exemplo, Lucas capítulo 9, versículo 1. Lucas capítulo 9, versículo 1, vejam comigo, se faz sabor. Lucas 9, versículo 1, diz assim, tendo Jesus convocado os 12, deus-lhes poder. Isto os qualificou com o poder, e autoridade, isto os autorizou, sobre todos os demônios, e para efetuar em curas. Deus-lhes poder. O reino de Deus, é o reino de poder. O reino de Deus, é para ser respeitado. E depois, ele disse, como se devem de conduzir, disse, de graça recebestes, de graça dá-i. Como é que nos dembro vamos conduzir? Recebemos de graça? Damos de graça. Por isso, a boa nova do rei de Deus, é dada de graça, pela Igreja deus unida. De graça recebemos, de graça damos. Vejam, por exemplo, em 2 Coríntios capítulo 2. 2 Coríntios capítulo 2.

Versículo 17. 2 Coríntios capítulo 2, versículo 17. Porque nós não estamos, como tantos outros, mercadejando a palavra de Deus. Nós não estamos mercadujando, não estamos a fazer mercadoria, não estamos a vender a palavra de Deus, como as outras pessoas fazem. É o que o Paulo está a querer, em 2 Coríntios. Nós não estamos a fazer mercadoria, não estamos a fazer negócio, com a palavra de Deus. Os nociantes, corruíam as coisas, adicionando água, para não ser assim puro, e para fazer-lhe mais dinheiro. O que as pessoas hoje em dia estão a diluir, a verdade de Deus, a palavra de Deus, para o seu ganho. Para o seu ganho. Muitas pessoas estão a vender livros, a dizer, olha, estamos a dar o evangelho, estão a vender os livros, estão a pôr um preço. Estão a pôr um preço. Há verdade. E que os irmãos, não há preço. A maneira que nos devemos conduzir, é de graça recebemos, de graça damos.

Perdão. Continuá-lo então, em Mateus 10, versículo 9 a 10. Não os provareis de ouro, nem de prata, nem de cobra, nos vossos cintos, nem de alforje para o caminho, nem de duas túnicas, nem de sandálias, nem de bordão, porque digno é o trabalhador do seu alimento. Digno é o trabalhador do seu alimento. Nós devemos trabalhar, em fé, como ministros de Deus. E sim, andamos em fé. Esta instrução, vejam, por exemplo, em Lucas capítulo 22, Lucas capítulo 22, versículo 35 a 36, foi alterada, mais adiante para Jesus Cristo, ou modificada, o rescindida, digamos assim, em Lucas 22, 35 a 36. A seguir, Jesus lhes perguntou, quando vos mandeis sem bolsa, sem alfores, sem sandálias, faltou-vos alguma... proventura, alguma coisa? Nada. Nada, disseram eles. Então Jesus lhes disse, agora porém, quem tem bolsa, tome-a, como também o alfores, o que não tem espada, venda a sua capa e compre uma.

Queria dizer, irmãos, a instrução mais adiante foi de que usamos os dísimos, com licença, usamos os dísimos para fazer a obra. Vejam, por exemplo, em 1º Corinthians capítulo 9. 1º Corinthians capítulo 9.

E é, na verdade, como a Igreja deus unida funciona hoje. Nós funcionamos em fé, mas pelos dísimos que nos foram assondados por irmãos na Igreja. E, queres irmãos, só podemos fazer esta obra através da bondade de outros irmãos que estão a dar o dinheiro para nós fazermos a obra.

Sim, queres irmãos, existem outras pessoas, têm missões, têm responsabilidades de fazer outras obras físicas.

A nossa responsabilidade na Igreja deus unida é de usar os poucos recursos que temos para dar a única esperança ao mundo que ninguém mais está a dar que a bonova do reino de deus. Essa é nossa missão, irmãos. Por isso, o nosso dinheiro que é pouco é usado para este propósito. Porque esta é nossa missão. Essa é a responsabilidade que nos foi dada por Jesus Cristo. Sim, existem pessoas com dificuldades físicas.

Nem a disc não. Mas existem outras organizações que estão missionadas, que têm responsabilidade e que estão organizadas para ajudar dessas maneiras.

Nós temos que focar no que as outras pessoas não fazem. Que apregar a bonova. Porque quando estas coisas terríveis que estão prestes a acontecer, prestes a acontecer, prestes a acontecer, as pessoas tenham esperança.

Por isso não vão perder a esperança.

Agora, Primeiro Corinthians, capítulo 9, versículo 13, a 14. Assim ordenou também o Senhor aos que pregam o Evangelho que vivam do Evangelho. O Senhor Jesus Cristo ordenou que nós que pregamos o Evangelho que vivemos dos dizimos que os irmãos dão para a igreja para nós podermos pregar o Evangelho. Eu porém não tenho servi nenhuma destas coisas e não escrevo isto para que assim se faça comigo. Porque o melhor me for a morrer antes que alguém anule esta glória. Eu tenho uma glória muito específica. Mas, queridos irmãos, nós na igreja de Deus entendemos que tal como diz por exemplo no versículo 13 não sabéis vós que os que prestam serviços sagrados do próprio templo se alimentam.

Eu vocês leio os sacrifícios que vêm desses sacrifícios todos dos sacerdotes e eles comiam essa carne. Essas ofertas. Nem todas as ofertas, os holocaustos não comiam, mas certas ofertas comiam. E por isso diz assim, quem serve ao altar do altar tira o seu sustento.

E por isso ornou o Senhor aos que pregam o evangelho, que vivam do evangelho. Paulo não usou esta oportunidade. Digamos assim, esta possibilidade.

Porque estava a provar seus sacrifícios, mas igualmente, queris irmãos, nós, quando vamos ao Brasil, e a Portugal e outros países, nós não estamos a usar os benefícios que vêm desses países.

Nós estamos a usar os dísimos de irmãos dos Estados Unidos. A obra feita no Brasil é paga pela sua interesa.

Calvez, há alguns reais que não seja verdade, mas 99,99% é pago pelos dísimos dos irmãos dos Estados Unidos. E por isso, irmãos, é uma obra de fé. É uma obra de fé. É uma obra de fé. E queris irmãos, o dia está perto que vai ver um grande desastre, uma grande queda monetária e financeira dos Estados Unidos. E quando isso acontecer, queris irmãos, esta boa nova do reino de Deus vai parar de ser pregada e vai haver uma fome de ouvirem a palavra. Como dizem a nós. Queris irmãos, temos que fazer a obra agora. Temos que usar os poucos recursos que temos agora para pregar o evangelho.

Essa é nossa responsabilidade hoje em dia.

Vejam, por exemplo, em primeiro Timótio, capítulo 5. Primeiro Timótio, capítulo 5.

Queris irmãos, esta é a única maneira, a única maneira que podemos estar a pregar o evangelho da boa nova hoje em dia. Sim, vai haver outra maneira durante o período das duas testemunhas. Mas hoje em dia é desta maneira, é da maneira que Deus abriu as portas. Vejam aqui, em primeiro Timótio, capítulo 5, versículo 18.

Diz assim, pois a Escritura diz não amordaças o boi quando pisa o trigo.

E rinda, o trabalhador é digno do seu salário.

Nós entendemos que amordecer o boi quando pisa o trigo, quer dizer que nós vivemos da obra do evangelho para servir a vocês. Essa é a nossa responsabilidade. Isso é o que Jesus Cristo estava a dizer aqui. De graça recebemos. De graça damos em Mateus. Capítulo 10, versículo 8. Continuando a ler. Diz assim, não vos provareis do ouro, se já digno, e diz 9 e 10, e diz porque digno é o trabalhador do seu alimento. Continuando no versículo 11. E em qualquer cidade ou povoada em que entraras, ainda gai quem nelas é digno. E aí ficar até os rartos. Há entregagens na casa sadaia. Diz cumprimentos. Saúde. Falou-me, ou a palavra que vocês usem. Ora viva, bom dia, como estão? Qual é o nome? Dão uma saudação. Se com o efeito a casa for digna, venha sobre ela a vossa paz. Se porém não for, tome para vos outros a vossa paz. Se alguém não vos recebeira, nem ouvir as vossas palavras ao sair-os daquela casa ou daquela cidade, se acudiu por nos vossos pés. Por isso, não fiquem lá. Não é aceito, vai para outro sítio, vai para outro local. Por isso nós, quando pregamos o vejério, temos que ter cuidado que vamos a pessoas que estão interessadas. Fazemos a pregação e fazemos visitas a aqueles que estão interessados, que de facto querem saber. Os outros que vamos lá, eles só querem nos estar a assinar, que são doutores.

Então, saímos e vamos para outra casa. É o que diz aqui. Em verdade, vos digo que menos rigor haverá para seu domingo morro, no dia do juízo, do para aquela cidade. Cris irmãos, o que está a dizer aqui é que se não respeitam os representantes espirituais de Cristo, vão ter que dar uma resposta no dia do julgamento, no dia do juízo.

Vocês podem lheerem Mateus 10, e que o versículo 20 a 24, que diz, por exemplo, que o que está a dizer aqui é que o que está a dizer aqui é que o que está a dizer aqui é que o que está a dizer aqui é que o que está a dizer aqui é que o que está a dizer aqui a dizer, inseidomapiquem". Mateus 11, versículo 20 to configure Então Jesus foi a várias cidades e depois diz, versículo 21 hi de ti corazím hi de ti bezáidir porque, se itemir o ensínor, se tivesse operadas milagres ela estariam arrependidos. Con freezer... Vejam também, em Mateus 12, versículo 41. Nenevitas se levantará-o no juízo. Com esta geração, ele acondenerá-o. A rainha do Sul se levantará no juízo. Com esta geração, ele acondenerá-o. Irmãos, no dia de juízo, neste dia em que o resto dos mortes vão ser os citados, que vai ser mil anos depois da primeira ressurreição, como lém Apocalipse 20, versículo 5, neste dia de juízo, vão as pessoas todas ser os citadas ao mesmo tempo, como lemos aqui. E vai haver um juízo, vai haver um julgamento, e vão ter que vencer e tornar-se a ser melhores pessoas. Quer dizer, irmãos, o problema é que as pessoas odeiam a verdade, odeiam a luz, amam a escuridão. E por isso não querem ouvir a verdade.

Continuando a ler, é Mateus 10, você vai andar para o versículo 16. Com licença.

Eis que vos enviou como alveias para o meio de lobos, sede portanto por dentes, como as sorpentes e síntlices como as pombas. Está aqui agora. Estamos a entrar nesta segunda parte do ensino de Cristo aos apóstolos, do versículo 16 até ao versículo 23. E nesta segunda parte do seu discurso, está a dar direções que são, digamos assim, permanentes. Direções que quando pregamos o Ministério do Evangelho, vai haver perseguições, vai haver dificuldades, vai haver oposição.

E por isso, diz assim, sejam por dentes como as sorpentes e síntlices como as pombas. Não teijam aí ir e dizer, olha, ataquem-me. Olha, eu quero ser o mártir, ataquem-me a mim. Não, façam isso com cuidado, para não atrair, digamos assim, perseguição desnecessária. Porque perseguição haverá, mas não teijam a pedir perseguição.

Continuam a ler, diz assim, cautelai-vos dos homens, porque vos entregarão aos tribunais e vos aceitarão nas suas sinagogas. E por minha causa serem elevados a presença dos governantes e de reis para eles servir de estemunho a eles e aos gentios. Exatamente, exaltamente. Jesus Cristo está aqui. Eu vos envio, uma vez mais, são enviados por Jesus Cristo. Oh, quantas vezes aqui eu encontro pessoas a dizer, olha, eu quero ser um pastor, eu quero ser enviado. Eu fui enviado. Fabricam este. Bom, dizer, olha, eu fui enviado. Ou eu quero ser um enviado. Que, irmãos, é Deus, através de Jesus Cristo, que escolhe quem são os que Ele quer enviar. Não é você. Não é você. Quantas vezes é que uma pessoa vê isto na Bíblia e as pessoas ainda têm esta coisa na mente. Olha, eu quero ser isto aquilo que o outro. Se interno desejo de ser um servir ao Senhor, é um bom desejo. Mas quem os escolhe e quem o envia, é Deus através da cabeça da igreja que é Jesus Cristo.

E por isso está a quer dizer, hein, a cautelaiva dos homens, a cautelaiva dos homens, dos governos locais, da religião, das pessoas religiosas. E depois desses líderes, começa com os governos locais, começa com as pessoas religiosas que vão atacar a você. Por quê? Porque não gostam de ouvir a verdade de Deus. E depois vai subir, acrescentar, aumentar esta ataque aos reis e governantes. Foi o que aconteceu com Cristo. Foram os líderes religiosos. E depois levaram-o às autoridades governamentais, a Pilatus, ver se também no caso de Pedro, que teve que apresentar por antocinétrio. Ver se também o caso de Estevon, que também, igualmente, em Atos 6 e 7, teve que apresentar também por antocinétrio. Ver se Paulo, em várias áreas gentias, e que foi atacado, principalmente, ao fim do livro do Atos, capítulo 28 e 26, pelo seu próprio povo, que depois o enviaram, ou que ele apelou, por senão o iam atar lá, o apelou a Roma.

E depois vemos, em segundo Timótio, capítulo 4, versículo 16 a 18, que Paulo disse, Ninguém está comigo, estou sozinho, estou sozinho. Tevo que se manter sozinho. Esse aqui, no versículo 20, de Mateus 10. Quando vos entrega... ou, no versículo 19, quando vos entrega, não encodegem como que veja de falar, porque naquela hora, será concidido o que a vez dizer, viste que não só os vós os que falei, mas o espírito de vosso pai é quem fala em vós. Nós falamos através do poder do Espírito Santo, que nos inspira, que nos guia, a dizer as palavras corretas. Versículo 21. Um irmão entregará a morte outro irmão e o pai ao filho.

Filhos avará que se levantarão contra os progenitores e os matarão.

Serei odiados de todos por causa do meu nome, aquele porém que perseverar até ao fim. Esse será salvo.

É meu nome. Vão-te matar, queris irmãos.

Muitas pessoas pensam que Jesus Cristo veio para trazer paz ao mundo na sua primeira vinda. Não, não veio na sua primeira vinda para trazer paz ao mundo. Jesus Cristo veio na sua primeira vinda para pregar o evangelho do rei de Deus, para estabelecer ou edificar a igreja de Deus e para sofrer e amurrer pelos pecados da humanidade.

Na sua segunda vinda, sim, ele vai trazer paz ao mundo.

Perdão, mas isso é na segunda vinda dele.

E como lembramos aqui no versículo 22, diz assim, sereis odiados de todos por causa do meu nome.

Às vezes, membros na igreja pensam, olha, se vamos tratar as pessoas bem, eles vão gostar de nós.

Não é necessariamente esse o caso, porque diz sereis odiados de todos, porque odeia uma luz, porque o mundo odeia a verdade, odeia quando as pessoas obedecem aos mandamentos de Deus.

Se a luz diz que os cristos está a brilhar em você, não quer dizer que o vão amar.

Na verdade, cristãos, hoje em dia no mundo, que levam o nome de Cristo, mesmo que não saibam as coisas que nós sabemos, por exemplo, em países musulmanos, estão a morrer, por causa do nome de Cristo. Até nesses países, nossos países, vamos ser atacados. Se falamos contra certas ideias liberais que existem hoje em dia, no mundo, na nossa sociedade. Por exemplo, ideias liberais acerca do sexo. Homem com homem, ou mulher com... ou mulher. Se as pessoas falam contra isso, porque está escrito na Bíblia, as pessoas vão ser atacadas.

Lembrem-se de que se faz favor Salmos capítulo 2. Salmos capítulo 2.

Salmos capítulo 2, vejam aqui. Muito importante. E é o que está a acontecer hoje em dia. Porque se enfurecem os gentios e os povos e imaginam coisas vãs. Por quê? Os reis da terra se levantam e os príncipes conspiram contra o Senhor e contra o Seu ungido. Estão a conspirar contra o Pai e contra o Filho Jesus Cristo. Dizendo, rompamos os seus laços, os laços de Deus. Seja isso do Pai ou do Filho, os laços de Deus. Que é isso? É porque querem fazer o que querem abdice-se. Não querem obdice-se às leis de Deus. Querem romper estes laços, que dizem que a lei de Deus é. Risa aquele que habita nos céus, o Senhor zomba deles. Na sua ira, a seu tempo, já te falara. O Senhor diz, as pessoas não sabem o que estão a dizer. E no Seu fororo os confundirá.

Eu, porém, constituí o meu rei. Eu, o Pai, constituí o meu rei Jesus Cristo. Sobre meu santo Monte-Ciao. Jesus Cristo voltará na segunda-vinda para a Terra, no Monte-Ciao. Começando da área onde é o Jerusalém hoje em dia. Proclamarei o decreto do Senhor, do Pai. Ele me disse, tu és meu filho. Se o Pai disse, asus Cristo, tu és meu filho. Eu hoje desarei.

Pede-me, e eu te darei as nações por herança.

E as extremidades da Terra por sua possessão. Com vara de ferro as regerais. Jesus Cristo vai governar como vara de ferro. E as pedacarás como o vaso de oleiro. Agora, pois ao reis, sede por dentes. Sim, os líderes das nações precisam ser por dentes. Deixai-vos advertir os juízes da Terra. Servi ao Senhor, ao Senhor rei que virá para a Terra, a segunda vinda de Cristo, e a servir ao Senhor Jesus Cristo. Contra-mor. E alegrava-os-ne ele contra-mor. Beijai o filho, este é Jesus Cristo, para que se não irrite. E não pareça precisais no caminho. Porque dentro em pouco se lhe inflamará a sua ira. A ira de Deus, a ira do Pai, a ira de Jesus Cristo. Virá a Terra para trazer Paz à Terra. Estes dias estão à esquina, queridos irmãos. Bem-venturados todos os que nele se refugiam.

Queridos irmãos, graças a Deus, Jesus Cristo virá para a Terra para trazer Paz a este mundo. Graças a Deus. Continuando, então, em versículo 22 de Mateus 10.

Diz assim, serei jodiados por todos por causa do meu nome. Aquele porém que perseverar até ao fim, esse será salvo. Aquele porém que perseverar até ao fim. A palavra perseverar aqui é do grego 52-78, o Pomenó, que quer dizer esperar com paciência. Isto é durar com paciência, esperar pacientemente, perseverar.

Em Daniel 12, versículo 12, como sabe, um antigo estamento foi escrito em Hebraico, mas no tempo de Cristo já havia os apóstolos frequentemente citavam o que se chamavam o septuginto, que era a tradução em grego do antigo estamento. E em Daniel 12, versículo 12, no septugito, isto é na tradução grega do antigo estamento, diz assim, bem-aventurado o que espera. E nessa versão do septuginto, a palavra espera é Rupa Monéu, a mesma palavra, perseverar. Bem-aventurado o que espera e chega até 1335 dias. Quer dizer, irmãos, interessante e significante esta profecia de 1335 dias. Isso é um outro assunto, mas precisamos de perseverar até esse ponto, pelo menos até esse ponto. Veja aqui, em Marcos capítulo 13, Marcos capítulo 13, versículo 13, Marcos 13, sereis odiados de todas, ou de todos, por causa de meu nome, aquele porém que perseverar até ao fim. Esse será salvo. Temos que esperar pacientemente até ao fim. Ao fim, o Pamoneu.

Ver outro exemplo, Romanos capítulo 12, Romanos capítulo 12, versículo 12, Romanos 12, versículo 12, regurgizaivos na esperança ser pacientes na tribulação, na oração perseverantes. A palavra pacientes na tribulação é upameno. Upameno. Esperar pacientemente. Sede pacientes na tribulação, nas dificuldades. Esperem pacientemente.

Na oração perseverantes. A palavra perseverantes, aqui é outra palavra, que quer dizer, sejam firmes, sejam constantes. Sejam inabaláveis na oração. Mas upameno, que é paciente, esperar pacientemente na tribulação.

Vejam, por exemplo, primeiro Pedro capítulo 2, versículo 20.

Pois que glória há se pecando e sendo esbofeteados, por isso suportais com paciência. Upameno.

Semretanto, quando praticais o bem, sois igualmente afligidos e suportais com upameno. Com paciência. Isto é grata Deus. Precisamos de suportar com paciência as aflições, particularmente quando são injustas.

Vejam em Lucas 21. Lucas 21.

Lucas 21.

Versículo 16 a 19.

E sereis entregues, até para vossos pais, irmãos, parentes e amigos, e matarão alguns dentro vós. De todos sereis odiados por causa do meu nome, conturo não se perderá um só fio de cabelo da vossa cabeça. É na vossa perseverança, upameno.

É na vossa paciência, perseverança.

Upameno, que ganha-reis a vossa alma, a vossa vida eterna. Cariz, irmãos, esta perseverança, paciente, até ao fim, é chave para a salvação. É uma das chaves para a salvação. É importantíssimo.

Isto é, precisamos durar sem quebrar. Precisamos durar sem quebrar, pacientemente, até ao fim. Se você desiste um minuto antes de morrer, desistiu. Que pena, não é? Porque não durou, não esperou, pacientemente, até ao fim.

Cariz, irmãos, esta paciência de durar, perseverar, até ao fim, pacientemente, é um fruto do Espírito Santo. E é vital para a nossa salvação. Por isso, os Cristo neste ensino os opósitos. Primeiro, vês-se que foram enviados. Não se enviaram em eles próprios. Não sei quantas vezes é preciso estar a dizer isto, porque muitos de vocês não entendem. Foram enviados.

É Deus quem nos seleciona, quem nos escolhe e quem nos envia.

Depois, o que tinham a dizer, os enviados, os enviados, os enviados, os enviados, é pregar o evangelho do reino de Deus.

Tínham que curar. Isto é ajudar a dar a única esperança de cura, de cura mental que havia no Jesus Cristo.

A maneira da contuta de eles é que faziam os ensinamentos, porque receberam na graça. E precisamos ter cuidado dos homens, porque vão ser odiados. Mas estamos que perseverar pacientemente até ao fim. Os que vão estar com ele vão ser chamados, escolhidos e fiéis, os que vão estar com ele, os que vão estar com ele, vão ser chamados, escolhidos e fiéis, porque se mantiveram fiéis, porque isto é, porque se perseveraram pacientemente até ao fim.

O discurso de Mateus 10 pode ser divido em 3 partes.

Primeiro - as diretivas aos apóstlos, dizendo a eles aonde irem, o que dizerem, o que fazerem e como se conduzirem.

Em segundo lugar o resultado do minstério da pregação do evangelho.

E a terceira parte são instruções genéricas acerca da missão de pregar o evangelho e do serviço a Cristo.

Neste sermão as duas primeiras partes são abordadas.

Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).