This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.
A CERNAS DE JORGES CAMPOS A CERNAS DE JORGES CAMPOS Bom dia, boa tarde, queridos irmãos, aqui é Jorge Campos. Os ensinos de Jesus Cristo são muito importantes para nós os entendermos e podermos segui-lo como verdadeiros discípulos. Um discípulo, na verdade, deve seguir o seu Mestre em tudo. Tivemos a cobrir alguns ensinos de Jesus Cristo em sermões passados, descrevendo várias secções de Mateus. Por exemplo, descrevemos as bem-aventuranças em Mateus 5. Também descrevemos como Jesus Cristo amplificou a lei, nasceu o primeiro discurso no sermão da Monta. Também demonstramos vários princípios de gentileza e caridade que ele demonstrou nessa amplificação da lei, como orar e como joar.
Demonstrando também o que é importante na nossa vida, o que devemos buscar. E, também, nessa secção do sermão da Monta, entre Mateus 5 e 7, Jesus Cristo também explicou que há dois caminhos da vida, o caminho da vida e o caminho da morte, que temos que escolher.
E depois demonstrou que precisamos ter o domínio próprio para praticar e produzir frutos quando seguimos o verdadeiro caminho. Depois do sermão da Monta, entre os capítulos 8 e 9, vê-se vários milagres que Jesus Cristo fez. Por exemplo, curaram o leproso, curaram o servente do Centurião, demonstrando uma títula de fé, na verdade várias curas que se seguiram. Ele acalmar até um estado, vê-se ele curar uma pessoa que estava possuída por um domónio, vê-se ele curar uma pessoa que era parapelígica, como uma prova de poder que ele tinha para perdoar os pecados, vê-se ele curar uma senhora que tinha uma hemorragia há vários anos, vê-se ele ressuscitar a filha de Jairus, vê-se ele curar cegos e mudos.
E estes todos sinais e milagres, entre Mateus 8 e 9, demonstram que ele é o messias, ele é na verdade, aquele que foi umigido e que veio com uma missão do Pai para nos dar o caminho da salvação. Ele também demonstra como Deus quer misericórdia e não sacrifício e entrando a uma chamada ao arrependimento. Queres irmãos aí? Estão um princípio muito importante, eu quero sublinhar aqui entre aspas, entre parentes, talvez, mais corretamente, é que às vezes vemos pessoas a fazerem coisas erradas e é fácil nós sermos críticos dessas pessoas.
Mas, uma vez que as pessoas se arrependam, nós devemos de sempre ter cuidado, como falamos com as pessoas, para demonstrarmos a ricórdia, porque nunca se sabe o dia em que vão arrepender e não queremos ser um mau exemplo, porque elas digam mal de nós como cristãos. Precisamos ser sempre uma luz, uma luz no mundo, precisamos ser sal, mesmo para aqueles que estão a fazer coisas erradas. É então um princípio importante. Depois, Jesus Cristo, a partir de Mateus 10, descreve o seu segundo discurso, digamos assim, o seu discurso aos discípulos e que demonstra aí, vê-se aí a chamada dele dos apóstolos e da missão deles que eles tinham.
Os apóstolos foram escolhidos por Jesus para serem suas testemunhas da sua resurreição e para proclamarem o evangelho, a boa nova. Depois, vê-se aí três tipos de instruções ou ensinamentos que Jesus Cristo deu em Mateus 10. No versículo 5, a 15, vê-se o primeiro ensinamento, que são direções brevas à missão dos apóstolos, a missão temporária.
E depois, vê-se como algumas dessas responsabilidades foram mudadas e isso cobrir num sermão prévio. Também se vê onde os foram enviados, o que dizer, o que deviam fazer e como se deviam de conduzir. Depois do versículo 16 a 23, vemos o segundo conjunto de instruções, que digamos assim seriam avisos e das implicações, avisar aos apóstolos, aos discípulos, as implicações de pregar o evangelho, de ser um exemplo, de ser uma luz, de ser um discípulo de Cristo.
Porque disse que vão ser perseguidos, vão ter perseguições. E ele, então, explica que foram enviados como cordeiros, mas precisam de ser sabios. E por isso, ele também avisou para terem cuidado com os homens, isto é, nomeadamente, com o governo e com pessoas religiosas. Sim, muitas das perseguições dos verdadeiros cristãos, vêm de pessoas que dizem que são religiosas.
Também descreveu aí que este período de pregar o evangelho, que temos aqui neste período de anos, antes da segunda vinda de Cristo, não é um período para paz mundial. E por isso está a dizer aos discípulos que têm que sofrer com Cristo. E tampões diz que precisamos de manter-nos fiéis pacientemente até ao fim. E foi aí, nessa parte, onde paramos no último sermão que dêi acerca de Mateus. Hoje, então, quero continuar com Mateus 10, versículo 23. E que diz assim, quando porém, vos perseguirem numa cidade fugir para outra.
Porque, em verdade, vos digo que não acabareis de procurr as cidades de Israel até que venha o filho do homem. Pensem bem. Não acabareis de procurrer as cidades de Israel até que venha o filho do homem. Isto é um ponto importante, que as pessoas hoje em dia não entendem quem é Israel.
Quem é Israel? Porque Jesus Cristo estava no Judeia, estava a pregar aos judeus, aos judeus primeiro. E os discípulos, inicialmente, estavam a pregar na Judeia. Paulo, sim, foi aos judeus, mas inicialmente, estavam na Judeia. Embora se vê que, depois, foram aos Israelitas, que estavam dispersas no mundo.
Então, quem são esses Israelitas? Infelizmente, o mundo hoje em dia, de uma maneira geral, 99,9% dos cristãos do hoje em dia, não entendem quem é Israel. E por isso não entendem profecias acerca de Israel? Não entendem, digamos assim, as profecias bíblicas quando falam acerca de Israel, porque pensam que Israel é somente o povo judaico. Mas o povo judaico era só a tribo do Sul, depois da Salamão morrer, como sabem, houve uma divisão em Israel, e houve a tribo dos Nordos, as tribos do Norte e as tribos do Sul.
O Sul foi a Judeia, e no Norte foi Israel, a casa de Israel. E a casa de Israel foi perseguida, e se foi, pouca de veio, pelos assírios, em no ano cerca de 721 a.C. 721 a.C. Mas a Judeia continuou, por mais 120 a.C., a continuar como uma nação, na área, que hoje chamamos a área da Terra Prometida, a área da Palestina.
Judeia continuou lá, por mais 130 a.C. Grisimão, 130 a.C., há muito tempo. Depois desses 130 a.C., sabemos que Judeia foi também para o Cativeiro, mas então, pois, foi para o Cativeiro, debaixo da Babilônia.
Os judeilitres tinham ido para o Cativeiro, debaixo da Síria. 70 anos depois, o Judeismo era um Cativeiro, debaixo da Babilônia. Depois, quando estava no Cativeiro, debaixo da Babilônia, houve profetas lá. Um deles foi profeta Isiquiel. Ora leia comigo capítulo 3 do livro de Isiquiel. Isiquiel capítulo 3, vamos começar a ler do versículo 1.
Assim me disse, filho do homem, como que achares, como este rolo vai e fala à casa de Israel? Mas notem, Isiquiel era entre os escravos, entre os judeus que estavam na escravidão, debaixo desse Império Babilônia e depois que vai ser Império Persa. Ele estava debaixo dessa escravidão com Daniel. Ele foi contemporário com Daniel. Também isso é cerca dos anos 592 a 570 a.C. Quer dizer, 130 anos depois de Israel terem ido a Pocadiveiro pela Síria. E está claro, ele como escravo entre os judeus na Babilônia não foi à casa de Israel. E por isso esta profecia de Isiquiel é para o futuro, é para hoje em dia. E vedemos, então, aqui. Então, abri a boca e ele me deu a comer o rolo. E me disse, filho do homem, dá-te a comer ao teu ventre. E, antes de duas entranhas desse rolo que te dou, eu comi na boca e era doce como mel.
Disse-me ainda, filho do homem, vai, entra na casa de Israel.
Mas ele era um escravo, ou estava entre os escravos judeus, em Babilônia. E diz-lhes minhas palavras, porque tu não és enviado a um povo de estranho falar nem do língua difícil, mas a casa de Israel.
Você vai entender isto, que é profético para o dia 2. Nem muitos povos de estranho falar e de língua difícil, cujas palavras não possam entender. Se eu, aos tais, te enviar, certamente te dariam ouvidos. Mas a casa de Israel não te dará ouvidos, porque não me quer dar ouvidos a mim, pois toda a casa de Israel era fronte obstinada e dura de coração. Cris irmãos, nós temos unidos de tudo bíblico, que prova conclusivamente que as nações, como Estados Unidos e Inglaterra, nações de fala inglesa, são parte de Israel.
E hoje em dia, a boa nova do rei de Deus está a ser pregada à casa de Israel.
E por isso em Mateus 10, versículo 23, quando lemos aqui, diz, não acabareis de percorrer as cidades de Israel, até que venham o filho do homem, até a segunda vinda Cristo quer dizer que é a obra que a Igreja de Deus hoje em dia está a fazer como descendentes dos discípulos dos apóstolos, como os verdadeiros discípulos dos Cristo, esta obra que temos de fazer de pregária a boa nova do rei de Deus, e que não vamos acabar de percorrer as cidades Israelitas à volta do mundo, até que venham Jesus Cristo.
Porque as pessoas não entendem isto. E é importante entendermos isto, porque é uma missão para nós, é profético. E, então, voltamos continuando a ler no versículo 24, então este é o terceiro grupo de instruções que Jesus Cristo dá aqui em Mateus 10 aos discípulos, que representam princípios encorujadores acerca da missão de pregar o evangelho do rei de Deus e acerca do serviço de Cristo de uma maneira geral. Ou, em outras palavras, é uma instrução a dizer que o Disciplo deve seguir o seu professor em tudo.
Ou, nós, como Disciples de Jesus Cristo, devemos de seguir o Mestre que é Jesus Cristo em tudo. Isso é que é a responsabilidade nossa de sermos Disciples de Cristo, de praticar e viver o que Ele diz a nós para praticarmos e vivermos. Isso é muito importante, irmãos. Precisamos de se destronar Disciples de Cristo, seguidores de Cristo. Seguir ao Mestre em tudo. Veja, então, aqui, no versículo 24-25. O Disciple não está acima do seu Mestre nem o serve acima do seu Senhor. Basta ao Disciple ser como o seu Mestre e o serve como o seu Senhor. Isso basta.
Aqui, o Mestre, basta sermos esforçarmos para imitarmos o Mestre. Ora, se chamaram Belzebou. Isto é o nome de Demônios, al dono da casa. Quanto mais aos seus Domésticos se chamaram Jesus Cristo como o chefe da casa de Demônios. Quanto mais vão dizer isso a nós?
Crizes e irmãos, precisamos de nos treinar, sermos treinados perfeitamente como Jesus Cristo é. Precisamos de o imitar perfeitamente. Vejam, por exemplo, em Lucas 6, versículo 40. Lucas 6, versículo 40.
O Disciple não está acima do seu Mestre. Todo aquele, porém, que for bem instruído, que for bem instruído. Isto é perfeitamente treinado.
Será como o seu Mestre? Crizes e irmãos, essa é a nossa responsabilidade principal, de sermos como o nosso Mestre.
Condecermos como Jesus Cristo é, de crescermos na Graça e no Conhecimento do nosso Salvador e Senhor Jesus Cristo. O Disciple deve seguir o seu Mestre em tudo.
E quanto mais imitamos o Mestre? Quanto mais as pessoas do mundo vão tratarnos como trataram o Mestre? Isto é, vão nos maltratar como maltrataram o Mestre. E por isso, tal como Jesus Cristo foi acusado de ser o chefe da Casa dos Demónios, Bilsabab, também nós somos acusados de tais coisas. Continuando, então, no versículo 26. Portanto, não este mais, por causa disso, não tenham medo. Aqui está três princípios ou pontos para não termos medo. O primeiro está aqui no versículo 26 e diz assim. Portanto, não este mais, pois nada há em coberto que não venha a ser revelado nem oculto, que não venha a ser conhecido.
Esta é a primeira razão para não temermos, porque o dia do julgamento virá e tudo vai ser revelado. Vejam em Ecclesiastes 12.
Ecclesiastes 12, ao fim do livro de Ecclesiastes 12, versículo 14, diz assim. Diz assim, porque Deus há trazer o juízo, há trazer a juízo todas as obras, até as questões escondidas.
Quero que sejam boas, quero que seja o mais. Tudo vai ser revelado a todos. Ora, o que está perdoado está perdoado, mas o que as pessoas estão a agarrar e a esconder, vai ser revelado.
Vejam também 1 Coríntios 4.
Versículo 5. Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que venham, Senhor.
Perdão. Aqui está o princípio que mencinei há pouco. Cuidado. Quando vejo que as pessoas não estão a ser um bom exemplo.
Não sejas duro para com elas, porque se podem arrepender.
Sejas macio, sejas carinhoso e gentiloso, porque se podem arrepender. Isto é, não julgueis nada antes do tempo.
Até que venham, Senhor, o qual não se aumentará a plena luz todas as coisas por contas das trevas, mas também manifesterá os desígnios dos corações. Você não sabe os corações das outras pessoas. Cuidado. Não nem a maldessa pessoa, daquela pessoa. Olha, essa pessoa não acredita em Deus, ou isto e aquilo que o outro. Cuidado.
Não julgueis nada antes do tempo.
Não julgueis. Com isto estava a ler, mas também manifesterá os desígnios dos corações, e então cada um receberá o seu lavó da parte de Deus.
Então, continuando a ler em Mateus 10, versículo 27. O que vos digo às escuras, dizem-o à plena luz, e o que se vos diz aos ouvidos, proclamei-o dos herados.
O que vos digo às escuras, dizem-o à plena luz. Quer dizer que Jesus Cristo estava a dar instruções secretas aos discípulos? Não. Não. Vejam, por exemplo, Mateus 13, versículo 13 à 17. Mateus 13, versículo 13 à 17.
Por isso, eu falo por parábolas. Porque vendo não vem, ouvindo não houve, nem entendem. Isso é o que está a referir-se aqui, quando diz, digo às escuras. Porque estava a dizer a elas, mas elas não entendiam porque a mente delas estava fechada.
Porque elas estavam cegos, espiritualmente. Porque vendo não vem, ouvindo não houve, nem entendem. A sorte se compra a profecia dizia-as. Depois lhes disse em Mateus 13, versículo 14 e 15. Mateus 16 diz, bem-aventurados por as vossas olhos, porque vem os vossos vídeos, porque houve. Pois, em verdade, os digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vocês estão a ver e não viram. E ouviram o que eu vi e não ouviram. Mas agora Jesus Cristo está a revelar. Mas o que Jesus Cristo está a referir-se aqui, não é que ele disse coisas em segredo. Por exemplo, em João capítulo 18. João capítulo 18. Que dizem irmãos, ele não estava a dizer coisas em segredo.
João capítulo 18, versículo 19 a 20.
Liz assim. Então, sumo-se a sordota, entregou Jesus acerca dos seus discípulos da sua doutrina. E de caralho, de caralho Jesus, eu tenho falado francamente ao mundo.
Ensinando continuamente tantos os sinagogas como no templo, onde todos os judeus se riurem. E nada disse em oculto, em segredo. Jesus Cristo não disse nada em segredo, em oculto. Falou abertamente.
O que Jesus Cristo estava a dizer a eles, é que eles não entendiam porque não tinham Espírito Santo. As pessoas não estavam a entender porque não tinham Espírito Santo. Vejam em João capítulo 16, versículo 12 a 14.
Tendendo ainda muito o que vos dizer, mas vos não pode suportar agora, mas quando vier porém Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade. Por não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciaria às coisas que há onde vir. O Espírito Santo vos ajuda a entender a palavra de Deus.
O Espírito Santo vos ajuda a entender a verdade. Vejam no versículo 14. Ele a glorificará porque há de receber do que é meu e evoluado a anunciar. O Espírito de Santo Deus nos explica, nos ajuda a entender a verdade. Se nós não temos o Espírito de Santo Deus, não vamos entender a verdade.
E o Espírito de Deus sempre glorificou a Deus e aqui especificamente estava a falar, a glorificar Jesus Cristo.
E por isso que o Jesus Cristo estava a dizer a eles aqui em Mateus 10, 27, é que diz, o que estou a dizer a vocês às curas, curas porque vocês não estão a entender, porque não tem um Espírito, alguns de vocês não têm. Mas quando receberem o Espírito e começam a entender isto, proclamem isso claramente às pessoas.
Faça isso, falam isso de maneira que as pessoas entendam, tanto quando podem entender. E aqueles que Deus abramente vão entender. Os que Deus não abramente, claro, não vão entender até que Deus abramente Deus. Com licença.
E por isso está aqui a falar acerca da primeira razão para não terem medo. É porque tudo será revelado, até coisas que não entendiam, porque Deus vai abrir a mente deles para entender isso. A segunda razão para não terem medo está no versículo 28. Diz assim, não teméis aos que matam o corpo. O corpo.
E não podem matar a alma. Temei antes aquele que pode fazer parecer no inferno, tanto a alma como o corpo. E aí está um princípio muito importante, muito importante. Porque, primeiro lugar, Deus vai determinar quem é que tem a vida, eterna, e quem tem a morte, eterna, no fogo de Guiana, no inferno, como? Está escrito no original o forno de Guiana, que é a segunda morte. Deus é que vai determinar quem tem a vida e quem tem a morte, eterna. E Jesus Cristo não teve medo daquelas pessoas que mataram o seu corpo. E Ele deu exemplo a nós para não termos medo daqueles que matam o corpo.
E, por isso, nós, como discípulos, não devemos ter medo daqueles que matam somente o corpo. Porque diz assim, porque há aqueles que matam a alma. Isto é o Pai, mas a alma é uma matradução, porque a palavra grega diz, e isso sorreia, quer dizer, o sopro, aquela sopro da vida, ou, em outras palavras, que é o Espírito do homem, no homem. E, quer dizer, por isso, tenho medo daqueles que podem matar o corpo e o Espírito do homem, no homem. Isto é na sua morte. Nós temos um guido estudo bíblico, o que acontece depois da morte? E, neste estudo bíblico, na página 28, tem uma secção que explica esta escritura em detalhe. Diz aqui, descrevendo esta secção.
Perdão, não é? Isso... E é, parece que é nessa página, mas... Ah, na página 14, desculpe-me, na página 14, Mateus 10, versículo 28, deste estudo bíblico. A terceira razão, para não terem medo, está no versículo 29, 31. Diz assim, Não se vendem dois partais por um asse, e nenhum deles que irá em terra sem consentimento de vosso pai, e quanto aos outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados. Não tem mais, pois, bem mais valéis, vós, do que muitos partais.
Aqui, o princípio é que não precisa ter medo, porque o pai valoriza você muito mais de que os partais, porque o valor dos seus servos, dos seus verdades, os discípulos é altíssimo por ante o pai. E, por isso, Deus não só está a determinar, a vida é a morte, mas Deus cuida acerca dos detalhes pequenos, como diz aqui, os seus cabelos. Detalhes pequenos, como diz aqui, os seus cabelos. Detalhes pequenos.
Por isso, você se esteja encorajado, porque Deus toma cuidado das coisas grandes, na sua vida, a vida interna, mas também toma cuidado das suas coisas pequeninas, da sua vida.
Lembrem-se que o propósito da criação, porque é que Deus criou o homem? Por que você nasceu? Foi para Deus compartilhar a vida interna e a glória dele consigo como seu filho e filha. Vejam aqui, em Romanos 8, versículo 18 a 23.
Porque para mim, tenho por certo que os sufrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória, a ser revelado em nós. O que o Pai quer dar a você e a mim, esta vida interna, esta glória, de sermos da mesma forma de Deus, como filhos e filhas dela, é uma coisa que vai ser fantástica, que vai ser revelada em nós. Por século 19, a redena de expectativa da criação, aguarda a revelação dos filhos do homem. Toda a criação aguarda a revelação dos filhos de Deus. Perdão, a revelação dos filhos de Deus. Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação será ardemida do que de veio da corrupção para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, gêmea e suporta angústias até agora. Sim, gememos e seportamos angústias até agora. E não somente ela a criação, mas também nós, que somos o que temos as primícias do Espírito. Igualmente gememos, em nosso ítimo, aguardando a filiação. Devemos ser filhos. Não é a doção, mas a filiação, a redenção do nosso corpo, isto de físico para espiritual.
Vejam também aqui, em 2 Pedro 3, 2 Pedro 3, versículo 13. Diz assim, nós porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra. Sim, quando fomos recitados como seres espirituais, e vemos quando estudamos o livro da Apocalipse que vai ver um período, depois da segunda ressurreição e depois disso, vai ver um período em que, como lemos em Apocalipse capítulo 21, vai ver um período em que virão o novo céu e nova terra. E diz aqui, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita a justiça. E não haverá mais dor, não haverá mais choro, não haverá mais morte. Crizes e irmãos, isto é o que esperamos. Isto é o que esperamos. E depois Jesus Cristo continua, aqui em Mateus 10, versículo 32, diz assim, portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu confeçarei diante meu pai que está nos céus, mas aquele que me negar diante dos homens, também eu negarei diante meu pai que está nos céus. Aqui está uma justa recompensa. O que colhemos, o que plantamos. Vejam, em Mateus 7, versículo 23, diz assim, Mateus 7, versículo 23. Então, lhes dirais explicitamente, isto é, eu vou professar, vou dizer a eles, vou confessar explicitamente, nunca vos conheci, apartai-vos de mim os que praticais iniquidade. Vai declarar claramente. E aqui está o princípio, nós quando conversamos estamos a declarar claramente, estamos a professar claramente. Vejam, por exemplo, João 9, versículo 22. João 9, versículo 22.
Isto disseram seus pais, porque estavam com medo dos judeus, pois eles já haviam assentado que se alguém confessasse, isto aqui afirmasse, que declarasse. Ser Jesus, o Messias, o Cristo, fosse expulso da sinavóga.
Vê-se aqui que conversar é declarar claramente, é dizer bem claramente.
Cresirem-mãos, Jesus Cristo é o nosso somos sacerdote. Ele é uma quise deque, está nessa ordem de meu quise deque. E ele disse, em João 14, versículo 6. João 14, versículo 6.
Disse, respondeu-me, Jesus, Eu sou, eu sou o caminho, a verdade e a vida. E ninguém vem ao Pai, se não por mim.
Lembram-se quando Moisés, perguntou qual é o teu nome, ele disse, Eu sou, ele disse, Eu sou o caminho, a verdade e a vida. E ninguém pode ir ao Pai, sem ser por meio de Jesus Cristo. Vejam atos 4, versículo 12.
E não há salvação em nenhum outro. Por debaixo do céu, não existe nenhum outro nome, dado entre os homens. Pelo qual importa, sejamos salvos.
Mas pelo nome Jesus Cristo.
Primeiro Timótio, capítulo 2, versículo 15. Primeiro Timótio, capítulo 2, versículo 15.
Capítulo 2, versículo 15. Todavia, primeiro Timótio.
Prestenho, um versículo incorreto aqui. A passagem é só um timótio, capítulo 2, versículo 15. Capítulo 2, versículo 15.
Uma escritura que, eu já vi que foi a sesta, mas é que diz que não há outro mediador. Só há um mediador. É tudo, por meio. Ah, é, capítulo 2, versículo 5. Não é 15, versículo 5. Primeiro Timótio, capítulo 2, versículo 5. Porquanto, há um só Deus, e um só mediador entre Deus, o Pai e os Homens, que é Cristo Jesus, o homem.
Ele é um mediador. É aquele entre nós e o Pai.
Por isso, para nós, seremos reconhecidos pelo sômo sacerdote.
Isto é para nós, seremos reconhecidos por Jesus Cristo como seus discípulos.
É chave para a salvação, porque não há nenhum outro nome.
Para irmos ao Pai a não ser por Jesus Cristo.
Não há salvação, sem Jesus Cristo, nos dar abrir o caminho. Vejam também a Marcos, capítulo 8, versículo 38. Marcos 8, versículo 38.
Marcos 8, versículo 38.
Por qualquer que, nesta geração do ultra e pecador, se envergonhar de mim, isto é, não confessar que Jesus Cristo é Jesus Cristo, que é o nosso Salvador, que se envergonhar de mim e das minhas palavras. Também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos. Quando Jesus Cristo vier à segunda vida, nós somos os restados, e encontramos com ele nos nuvens, e depois ele vai estabelecer o seu Governo de Deus na Terra, pelo milenio e da id... eternamente.
Se nós nos envergonhamos dele, ele se envergonhará de nós também. Mas se não confessá-nos a ele, ele nos vai confessar ao Pai também. Por isso, os cristãos devem abertamente e sem vergonha reconhecer Jesus Cristo como seu Senhor e Mestre. Sem vergonha. Então, continuando no versículo 34 de Mateus 10, disse-se-se-se, não penseis que vim trazer paz à Terra, não vim trazer paz, mas espada, pois vim causar divisão entre o homem e seu Pai, entre a filha e sua mãe, entre a Nora e sua sogra. Assim, os inimigos do homem serão os da sua própria casa. Jesus Cristo veio, Cristo e irmãos, para pregar o Evangelho do rei de Deus. Veio para estabelecer a sua igreja. Isto é a congregação daqueles que são chamados do mundo, mas que continuam a viver no mundo. E para sofrer e morrer pelos pecados da humanidade. Ora, este mundo, odeia Jesus Cristo, aluste Jesus Cristo. E por isso é que eles o mataram. E nós, como verdadeiros discípulos de Jesus Cristo, vamos ser odiados, se de facto, sobre seus discípulos.
Até as famílias vão ser divididas. Por causa dos ensinos de Jesus Cristo, como diz aqui.
Vai haver divisão.
Porquê? Porque o mundo está cheio de pecado. Porque o mundo está cheio de pecado. E nós, como discípulos de Jesus Cristo, temos que sair do pecado. E ser uma luz, um exemplo. Viver uma vida com um novo homem. E não com um velho homem. Temos que mudar, temos que nos arrepender. Tem que ver o arrependimento, tem que ver uma mudança na maneira que vivemos.
Queres irmos a situação no mundo hoje em dia, é descrita claramente como está aqui em Miqueias. E vou ler Miqueias capítulo 7, do versículo 1 a versículo 6. Mas usando a Bíblia na linguagem 2. Miqueias capítulo 7, versículo 1 a 6.
Versículo 1. Ai de mim, sou como um homem faminto, que depois da colheita procura figos nas figueiras e uvas nas parreiras, mas não encontra nada, porque todas as uvas e todos os figos maduros foram colhidos. Como um homem que tem fome e não consiga ter comida. Segundo, versículo 1. No país inteiro não há uma pessoa honesta.
Cris irmãos, é assim hoje Portugal, é assim hoje o Brasil, é assim hoje Angola, é assim hoje Moçambique, onde diz no país inteiro, não há uma só pessoa honesta. No país inteiro, não há uma só pessoa honesta. Nem uma que obedeça a Deus.
Todos estão procurando matar os outros, quer dizer, fazer o que querem e pisar os outros.
Oh, sim, fazem demonstrações, fazem isto, dizer olha, queremos isto e tal, os sindicatos a dizer estas coisas, mas cris irmãos, todos, todos, são desonestos. Todos não obedecem a Deus. Versículo 3. Todos estão prontos para fazer o que é mal. Autoridades exigem dinheiro por fora, querem mais dinheiro, querem mais impostos, querem mais, querem tirar o dinheiro dos empregados e se tudo, querem mais, mais corrupção.
E juízes recebem presentes para torcerem a justiça, querem assim, dinheiro assim, às costas para torcerem a justiça. Os poderosos contam como vão se se fazer os seus maus desejos. Todos planejam fazer corrupção, todos planejam fazer coisas mais.
Por ciclo 4. Mesmas melhores pessoas. Oh, isso é uma boa pessoa. Mesmas melhores pessoas. As que são mais honestas. Não valem mais do que espinheiros.
Mas está chegando o dia em que Deus vai castigá-los. Conforme os vigias dele e os teus profetas anunciaram, naquele dia haverá confusão geral. Queres irmãos, vá ver confusão geral no Brasil, em Portugal, em Angola, em Moçambique, os Estados Unidos sejam onde for, na China, para haver um dia de juízo e de julgamento. Vinda de Cristo. Vai por isto direitinho.
V. 5. Não acreditem nos vizinhos. Nem confiem nos amigos.
Cada um tome cuidado até com o que diz a sua mulher.
Cuidado. V. 6. Pois hoje em dia os filhos desprezam os pais, as filhas desobadecem as mães e as noras brincam as sogras.
Daqui é que veio esta secção de Mateus 10, que acabamos de ler, no versículo 35, que diz assim, pois vim causar divisão entre o homem e seu pai, entre a filha e sua mãe, entre a nora e sua sogra. Daqui é que isto é citado a Mateus 10, 35. Pois hoje em dia os filhos desprezam os pais, as filhas desobadecem as mães e as noras brincam as sogras e os piores inimigos de qualquer pessoa são os próprios parentes.
Crizes e irmãos, vivemos em horas difíceis. E por isso, os Cristo disse, no versículo 34, não pensais que vim trazer paz à terra, não vim para trazer paz, mas espada.
Porque, conforme nós verdadeiros discípulos obtecemos a Deus, vai haver esta divisão, porque odeiam a luz, odeiam a luz. Mas nós estamos aqui no versículo 37.
Crizes e irmãos, isto é um parto de umas instruções importantes que nós consideramos e ajudamos os cristãos quando damos um conselho pré-batismal, que é que as pessoas têm que anilhar e usamos Lucas 14, versículo 28 a 33, para contarem o custo.
E precisamos explicar às pessoas que têm que ser ensinadas por Jesus Cristo, porque um discípulo tem que ser ensinado por Jesus Cristo, e esse discípulo tem que ter como verdadeiro cristão, tem que entender esta condição, que precisa ser mais lial a Deus do que a sua própria família.
Mais lial a Deus do que a sua própria família. E por isso é que diz, no versículo 38, que é não toma a sua cruz e vem após mim, não é digno de mim. Que é essa cruz? Queria essa cruz? Essa cruz é o velho homem. É o velho homem. Todos nós temos a mesma cruz que é o velho homem. Temos que tomar essa cruz e deitar o velho homem fora. Temos que nos arrepender. Como diz em Romano 6, versículo 3 e 4, o velho homem tem que morrer. Nós somos crucificados com Cristo. Como Paulo diz em Gáalatas 2, versículo 18 a 21, somos crucificados com Cristo como? O velho homem é crucificado, é morto. Na água, batiz mal. Isso é o compromisso que fazemos quando somos batizados. Há pessoas que perguntam, olha, vou ter que ser batizada? Querias irmãos, muitos de vocês que foram batizados não entenderam o compromisso que deviam ter feito. E por isso Deus não reconheceu esse batismo, porque não entenderam o compromisso que deviam ter feito. Não fizeram uma promessa, que obedeceram as leis de Deus, que obedeceram os sábados, que obedeceram os dias Santos, que obedeceram os carros limpas e cuidado não comer os carros imunes, esses princípios de Deus. E muito mais.
Não reconheceram que precisaram mudar o velho homem.
E por isso, em muitos casos, esse batismo não é válido, porque não entenderam o compromisso que deviam estar a fazer. É como se você fizesse um contrato e a pessoa que está a vender o carro diz o contrato diz que requer que você pague mil reais por mês. Mas você não entende que tem que pagar mil reais por mês, ou seja, qual é o preço do carro por mês? Você... Esse contrato é válido. Por você, não fez o contrato que o pai quer que você faça. Isto é a nova aliança. A nova aliança. A verdadeira nova aliança.
Que os irmãos Jesus Cristo perdeu a sua vida física. Como discípulos nós devemos estar prontos a fazer o mesmo, pelo menos perder o velho homem. Pelo menos perder o velho homem. Por isso é que diz que precisamos ser renovados da dia a dia. Segundo Corinthians capítulo 4 Segundo Corinthians capítulo 4 versículo 16 a 18 por isso não desanimamos. Pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa com tudo o nosso homem interior se renova de dia a dia. Isto é o velho homem, é morto, é crucificado com Cristo e temos que pôr o novo homem. Isso é cruz que todos nós temos que pôr e carregar. E nós temos que carregar o novo homem. É um homem que quer carregar e tentar fora o velho homem.
O físico é temporário, quer dizer, irmãos. O corpo físico é temporário.
Então, continua-lhe, em Mateus 10 versículo 40 diz assim Quem vos receba a mim me recebe e quem me recebe recebe aquele que me enviou.
Os apóstolos de Cristo como seus representantes, como seus agentes têm que respeitar a Cristo.
E por isso, quando respeitamos a Cristo, respeitamos Deus. Igualmente as outras pessoas têm que respeitar os discípulos, os apóstolos, os ministros de Jesus Cristo.
Infelizmente, há muitas pessoas que não respeitam os verdadeiros ministros de Jesus Cristo. Hoje em dia há uma grande falta de respeito no mundo.
E por isso, desde assim, em Mateus 5 versículo 10 a 12 diz assim Bem-venturados perseguidos por causa da justiça, porque Deus é o rei dos céus. Bem-venturados sóis quando, por minha causa, vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regurgis-vos e exaltai, porque é grande o vosso galardão nos céus.
Azer-se vocês vão ser verdadeiros discípulos de Cristo, vão ser perseguidos. Vão ser perseguidos.
Mas bem-aventurados é você por Deus, porque vai receber um galardão. Então, continuando Mateus 10, versículo 41. Quem receba um profeta no caráter do profeta, quem receba o ministro de Jesus Cristo, no caráter do ministro de Jesus Cristo, receberá galardão do profeta, galardão do ministro de Jesus Cristo, quem receba um justo no caráter de justo, receberá o galardão de justo, e quem der a beber, ainda que seja um copo da água fria. A um desses pequenos, por este ser meu discípulo, por este ser meu discípulo, em verdade, vos digo, que de modo algum, perderá o seu galardão. Que irmão Jesus Cristo está a falar de galardão?
O que é um galardão?
Galardão? Não é vida eterna? Galardão? É um galardão de acordo com as suas obras. Veja aqui, em apocalipse 22-12 Apocalipse 22-12 22-12 Diz assim. Eis que venham sendo mora. E comigo está o galardão. Que tenho para retribuir a cada um segundo suas obras.
Galardão é uma recompensa de acordo com as suas obras. A vida eterna é um don. Não é um galardão, é um don de graça. Mas está a falar aqui de um galardão. De acordo com as suas obras. Veja em segundo João 8. Segundo João 8.
Segundo João 8.
Acate lavos para não perderes aquilo que temos realizado com esforço, mas para recebe-os completo. Galardão. Cuidado. Não percas o que tens feito com grande esforço com as suas obras. Vejam Isaías 62. Isaías 62.
Isaías 62.
No siglo XII.
Passar pelas portas. Preparai o caminho ao povo. Atrai, atrai a estrada. Limpaia das pedras. Arvorai, bandeira aos povos. Eis que o Senhor fez ouvir até as extremidades da terra de suas palavras. Dizem a filha de Siam. Isto é a Igreja de Deus. Eis que vem o teu Salvador, que é Jesus Cristo. Vem com ele a sua recompensa e diante dele o seu galardão.
Chamar-vos a um povo santo. Rede-me-dos do Senhor. E tu, Siam, será chamada, procurada Cidade Não Deserta. Crescismãos, o galardão vem com Jesus Cristo. Quando Jesus Cristo vier. Como Salvador. Então, que é este galardão? Vocês lembram-se da parábola de Lucas XIX, 11 a 27 das minas que é basicamente ordenado a três meses e diz que foi dado mina e produziu dez vezes mais e por isso recebiu um galardão de dez cidades outro, o que produziu cinco vezes mais e recebiu um galardão de dez cidades e o outro não fez nada, escondeu! E perdeu esse essa essa mina. Nós, Crescismãos, na Igreja de Deus todos temos uma mina. Quando recebemos a porção do Espírito Santo de Deus após a presidência de Deus após o batismo e a imposição das mãos. Agora, depois disso temos que crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo enquanto estamos na terra a viver e arrependerem estamos neste círculo virtuoso de crescimento e de prática e de vencer as fraquezas da carne e depois seremos recompensados será-nos dado o galardão de acordo com nossa obra. Isto é de acordo com o nosso crescimento espiritual na graça e no conhecimento de Jesus Cristo. Crescismãos, isso não é salvação. Não estou a falar da salvação. Salvação é de graça. É gratuita. Estou a falar do galardão que é diferente. É diferente. Seremos, receberemos um galardão. Isto é parte do ensino da fé. Ibreus 11, versículo 6, diz Ibreus 11, versículo 6.
O que é a fé? Ibreus 11, versículo 6, diz Ibreus 11, versículo 6. De facto, sem fé, é impossível agradar a Deus. Por quanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus criei que Deus existe e que se torne que se torne galardor diz que buscam. Precisamos de crer em Deus, que é o galardoador dos que o buscam.
Por isso que, irmãos, não queremos perder o nosso galardão. Foi o que lemos aqui em Ibreus, a perdão em Mateus, capítulo 10, versículo 42. E diz assim, em verdade, vos digo de que de modo algum perderá o nosso galardão.
Capítulo 11, versículo 1, ora tendo, acabado Jesus de dar estas instruções, este segundo discurso dele, a Seus discípulos, partiu da Lia a ensinar e a pregar nas cidades deles. Por isso, irmãos, vimos hoje, concluímos esta secção de segundo discurso de Jesus Cristo. Principalmente, desta última parte vimos como nesta secção de Mateus 10, primeiro dá direções acerca da missão dos apóstolos, missão temporária e que foi depois ajustada para uma missão permanente dos discípulos, dos verdadeiros seguidores ministros da Igreja de Deus. Segundo, deu um aviso acerca das implicações de pregar o Evangelho. Isto é que haverá perseguições mas que teremos que perseverar até ao fim pacientemente.
E o terceiro grupo de instruções que é o que cobrimos hoje foi princípios de maneira geral em corujadoras acerca da missão de pregar a Bonova e do serviço de Cristo de uma maneira geral. É que não devemos ter medo que o Disciple tem que seguir o seu Mestre em tudo e que ele será recompensado de acordo com as suas obras à vinda de Cristo.
Seu Mestre Acompanhe Acompanhe Acompanhe Acompanhe
Segundo discurso de Jesus Cristo em Mateus 10:
- Direções aos apóstolos e aos Seus servos: Aonde ir, o que dizer, o que fazer e como se conduzirem.
- Consequências de pregar a Boa Nova - mas não desistam. Preseverar até ao fim.
- Encorajamento acerca desta missão
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).