This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.
Bom dia ao bota, aqueles irmãos. Aqui é Jorge Campos. A formação do estudante de medicina exige o comprimento de um período de estágio curricular obrigatório de treinamento em serviço, em regime de internato, em serviços próprios ou conveniados e sob supervisão direta dos docentes estuídos professores ou doltores da própria faculdade. As responsabilidades após esse estágio obviamente mudam. Se isto é para um médico ou para um doutor e para várias profissões como professores, quanto mais para ser um rei de baixo do rei dos reis e um senhor de baixo do senhor dos senhores?
Quanto mais isto é verdadeiro para os futuros reis e senhores, ou digamos professores, no reino de Deus? No sermão da semana passada analisámos uma parte da segunda sessão de treino discutida no livro de Mateus, que é uma instrução aos apóstolos, e vimos a primeira parte desse ensinamento em Mateus 10, que é a missão que Deus deu aos apóstolos. Vejam então, com isso faz chavôr, Mateus capítulo 9, ao fim do que Mateus capítulo 9, e podem por uma marcasinha na Vossa Bíblia, porque vamos voltar para Mateus 10 algumas vezes durante este sermão hoje.
Diz assim no versículo 35, porque o Rios Jesus, todas as cidades e povoadas, ensinando nas sinagogas, pregando e curando toda a sorte de doenças e enfermidades, e vendo elas multidões, como Mateus de Alas, por estavam aflitas e exaustas como alveias, que não têm pastor, e por isso há uma necessidade de pastores, de professores, de pessoas com carinho para os ensinar, para os treinar, para os guiar.
Então se dirigiu aos seus adicípulos e disse, Ciara na verdade é grande, mas os trabalhadores são poucos. E essa é a verdade hoje em dia, e principalmente por isso hoje em dia há necessidade de mais obreiros na obra do Senhor, mas Deus está a preparar isso para haver obreiros no mundo da manhã, por isso há uma profecia dupla. Rougai, pois, ao Senhor da Terra, que manda trabalhadores para a Sua Ciara. E o que é o que Jesus Cristo está a fazer hoje em dia?
Está a fazer, digamos assim, um programa de treino de liderança na igreja, para vocês serem os líderes no dia da manhã, não só nesta era, mas também no mundo da manhã. Para hoje, queridos irmãos, queremos concluir este estudo destas instruções de Jesus aos seus líderes. E vamos olhar para o seu conselho e encorajamento, perante os desafios que teriam isto aos apóstolos e que nós temos. Uma vez mais, queremos ver o conselho e o encorajamento que Jesus Cristo deu aos seus líderes.
Mas vamos primeiro dar uma revisão breve e tocar nos pontos acerca da missão que não abordamos no sermão anterior. A missão da igreja é uma que diz ao onde temos que ir e, por isso, lemos no Mateus 10, versículo 6, que diz assim de preferência procurar as alveias perdidas da casa de Israel. E para os discípulos, essa foi a mensagem de irem para as alveias da casa de Israel. Hoje em dia, vamos para todo mundo, mas o princípio é aplicável que diz de preferência procurar as alveias perdidas da casa de Israel.
Por isso, esta boa nova do rei de Deus tem que ir primeiro às alveias perdidas da casa de Israel. Quem são as alveias perdidas da casa de Israel? Que nações são essas? Vamos falar disso um bocadinho mais adiante daqui a pouco. E depois disso, à medida que seguimos, no versículo 7, pregai que está próximo o reino de Deus, o reino do céu. E é o que nós fazemos hoje em dia. Nós estamos a pregar o evangelho do reino de Deus. Temos vários guias de estudo bíblicos que vocês podem baixar do nosso site gratuitamente para estudarem o que é o evangelho do reino de Deus.
E isso foi pregado com várias métodos de dar muita atenção porque Cristo era um messias. Nós hoje em dia pregamos a boa nova do reino de Deus que representa que precisamos nos arrepender. É uma mensagem de que precisamos de ter ou de ter que de haver um arrependimento e fazemos isso como testemunhas ao mundo inteiro. E ao mesmo tempo ensinamos, isto é, preparamos o povo para o dia da Vinda, a segunda Vinda de Cristo. Por isso a nossa missão, a primeira, é de pregar e em segundo lugar, é de preparar o povo.
E é a missão da Igreja de Deus unida que nós temos. Mas, queris e irmãos, conforme pregamos, hoje em dia a Igreja não está a criar, ou Deus não está a criar pela Igreja uma visibilidade enorme através de milagres na pregação. Ora, o ponto é que isso não quer dizer que não haja milagres na Igreja. Queris e irmãos, precisamos, como membros da Igreja, dar à espera queermos uma expectativa de haver milagres. Milagres na nossa vida, milagres na nossa saúde.
Precisamos ter fé em Deus, porque a oração da pessoa, da fé, tem muito valor por anteus. E precisamos de ter essa fé. Deus é o nosso curador, o que nos cura, Ele é que nos sará. Eu já vi muitos milagres e muitos de vós já viram milagres de pessoas serem curadas na Igreja. Mas o maior milagre deles todos, nesta era, é o seguinte. Vejam comigo em Mateus capítulo 17.
Mateus capítulo 17. Vou começar a ler do versículo 1. Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro e aos irmãos Tiago e João, e os levou em particular, privadamente, em particular, a um alto monte e foi transfigurado diante deles, o seu rosto resplandecia como o sol e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. E as que lhes apareceram moisés e ilias falando com eles. Esta foi uma visão, como vê-se, foi uma visão, não foi uma realização, foi uma transfiguração.
Então disse Pedro Jesus, Senhor, bom estarmos aqui. Se queres, freia aqui três tendas, que isto provavelmente podia ter sido durante o período da festa de Estabrenáculos e por isso aqueles talvez tenham dito isso. Uma será tua, outra para moisés e outra para ilias. Falava-lhe ainda quando uma nuvem luminosa os envolveu e, quando ele vindo da nuvem uma voz que dizia, este é o meu filho amado, em queim a compraso, a ele ouvi.
Oi, são o que Jesus Cristo diz, sigam o que Ele diz para nós fazermos. Isso é a instrução que Jesus Cristo nos deu, de ensinar às pessoas o que Jesus Cristo nos disse para fazer. Versículo 6. Ovindo-a, os discípulos caíram de brusso, tomados de grande medo, aproximando-se deles Jesus, de conelos dizendo ergueivos e não tenham medo, não tem mais. Enquanto então eles, levantando os olhos, a ninguém viram, senão Jesus.
A visão tinha passado. E descendo eles do monte, ornolhe Jesus, a ninguém, conteis a visão, até que o filho do homem ressuscite dentro os mortos. Depois de eu estar ressuscitado, vocês podem contar esta visão. Mas os discípulos então perguntaram, por que dizem, pois os inscribas ser necessário que Ilias venha primeiro? Então Jesus respondeu de facto, Ilias virá e restaurar todas as coisas.
O Ilias virá e restaurar todas as coisas. Eu, porém vos declaro que Ilias já veio e não recondizeram. Uma vez mais, um significado duplo veio e eles não recondizeram. Antes fizeram com ele tudo quando quiseram, assim também o filho do homem, há de patrisser nas mãos deles. Então os discípulos entenderam que eles falaram a respeito de João Batista. Por isso, o Ilias, que veio, que Jesus Cristo mencionou aqui, foi João Batista, mas o Ilias virá. O Ilias que restauraria tudo na Igreja de Deus. E, queris irmãos, nós queremos que estamos a fazer a obra desse Ilias e que foi iniciada.
Não estou a idolatrando alguém, mas simplesmente estou a honrar e a respeitar o que Deus fez por meio dele. E, por isso, honro e respeito o que Deus fez pelo Sr. Armstrong. E hoje em dia continuamos essa obra. O Evangelho de Rei Deus foi restaurado a ser proclamado ao mundo pela obra que Deus fez através dele. O entendimento do plano de salvação de Deus, que é descrito pelos significados dos dias santos.
Esse entendimento foi revelado, de novo foi restaurado à Igreja, porque a Igreja não tinha, foi restaurada à Igreja. E o entendimento de quem era a besta. O entendimento do Livro da Apocalipse foi restaurado à Igreja. Nós temos Guias de Estudo. Tanto no ensino dos dias santos como um Guia de Estudo Bíblico acerca do Livro da Apocalipse revelado, que podem baixar ou encomendar diretamente, gratuitamente e diretamente do nosso site. Revista Bonova.org. Queridos irmãos, o que é que eu me estou a referir?
Vejam-me um exemplo, um exemplo aqui do significado, do significado da besta. O significado da besta fala aqui na Apocalipse capítulo 17. Vamos ler o versículo 7 a 10. O Anjo Porém me disse, porque te admiraste, dirtei o mistério da mulher e da besta, que tenha sete cabeças e os dez chifres e que leva a mulher.
E a besta que viste era e não é. Está para emergir do abismo e caminha para a destruição. E aqueles que habitam sobre a terra, cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida, desde a Fundação do Mundo, se admirarão.
Quando a besta que era e não é. Mas a parecidade. Isto é muito importante. Aqui está o sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes nos quais a mulher está sentada. São de bem sete reis, dos quais caíram cinco. Caíram cinco. Um existe, que é o e sexto. E o outro ainda não chegou, que é o sétimo. E quando chegar, tem que durar pouco tempo.
Querias irmãos, quando é que isto aconteceu? Quando é que esta entendimento desta profecia foi revelada? Foi revelada quando existia este sexto.
Um existe e o outro ainda não chegou. O entendimento foi aberto nos dias do sexto, deste sexto rei. Querias irmãos, que representa o levantamento da Alemanha e da Itália durante a Segunda Grande Guerra. Em 1922 Mussolini subiu a poder. Em 1933, o Hitler sumiu a poder. Um ano depois, em agosto de 1934, a revista, a porverdade que era editada pelo Sr. Armstrong, escreveu um artigo dizendo quem é a besta. E então, nesse momento, produzimos ou produziu um gráfico que não se vê bem aqui, mas vou tentar pôr no site para vocês poderem baixar, revista bonovaponto.org, com este urmão, para vocês poderem baixar, um site que demonstra quem é este 6 dos restantes 7 xifres da Apocalipse Treso e que é a 6 da cabeça da Apocalipse 7. Demonstra essa comparação. Esse mapa foi revelado por Deus. Esse entendimento foi revelado por Deus. O Sr. Armstrong, no período da 6ª, do 6º Rei, aquele que existia nesse período. Em 1935 e 1936, a Etiópia foi evadida por Mussolini. E 3 anos depois, 3 ou 4 anos depois, a Checoslováquia foi evadida em março de 1939 pelo Hitler, o que iniciou a 2ª Grande Guerra Mundial.
Essa profecia foi revelada e foi descrevida no artigo da porverdade em 1934. Isso é 5 anos.
5 anos antes dessa besta, de facto, realizar o que estava aqui, que existe esse poder dessa besta.
Hoje em dia, esse Rei já não existe. Hoje em dia, não são 5 que estão caídos, são 6 que estão caídos. Já caíram 6. Falta 1 a 1 ainda para chegar e que tem que durar. Tem que durar pouco.
Queridos irmãos, vemos aqui que, em janeiro de 1934, Deus começou a trabalhar pelo Sr. Armstrong numa produção de rádio. E em fevereiro de 1934, começou a produzir a revista a porverdade.
Isso cresceu do nada, praticamente do nada. Chegou a um ponto que, lá para os anos 1980, a revista a porverdade tinha uma circulação mensal de 8 milhões de cópias, em 7 línguas.
E a revista Boonova também era produzida, com a porverdade, para membros da igreja em milhares de quantidades. Foi o Sr. Armstrong que disse, não acredites em mim, acredita na sua Bíblia.
E é o mesmo que nós dizemos hoje em dia na Igreja deus unida, que segue a missão, a responsabilidade, que Jesus Cristo deu à Igreja, e que continua com a obra de Elias, que o Sr. Armstrong iniciou.
Querido irmãos, foi o Sr. Armstrong que disse, não acredita em mim, mas acredita na Bíblia, na Vossa Bíblia.
Ele também disse, soprem a poeira fora, tirem a poeira da sua Bíblia. Por quê? Para estudarem o que a Bíblia diz e provarem que o que estamos aqui a dizer é bíblico. Assim, através da liderança de ele debaixo de Jesus Cristo, houve três colégios a produzir professores. O rendimento da Igreja nesse período, antes de haver uma apostasia, porque o Satanás está claro, o aldeia, quando o crescimento da obra de Deus aumenta e cresce, Satanás ataca, porque ele disse que sempre nos atercaria, está profetizado. O rendimento estava em excesso a 100 milhões de dólares anuais, nesses anos, e era tudo feito em fé. Tudo feito em fé. Essa proclamação de tamanho desse nunca tinha acontecido. Desse tamanho mundial, desde os anos de 70, era a corrente. E, querisermãos, por isso continuando, então, em Mateus 10. Em Mateus 10, vence que, como disse aqui a Lera no versículo 8, diz assim, da Graça recebeste e da Graça dais. Esta obra foi feita em completa fé, financiada pelo sistema de dízimos, de membros fiéis que obteciam a Deus. E depois diz assim, em qualquer cidade ou povoado, no versículo 11, em que entrar-te em um homem que é digno e que fica até os retirados. E se eles aceitarem o evangelho, deixa com eles a benção de paz. Essa foi a missão e é a missão da Igreja. E é a missão da Igreja deus unida hoje em dia, é a nossa missão. Mas agora, queremos andar para a segunda parte desta instrução, de Jesus, em Mateus 10, aos discípulos, que é, entre os versículos 16 a 23. Que é, digamos assim, o Conselho de como atuar, perante as dificuldades que vamos encontrar na nossa missão. Vejamos, então, lendo do versículo 16.
A gente está aqui a dizer que, primeiro, vocês, e esta instrução foi especificamente a verdade. Então, em que hora, será concedido o que dizer? Visto que não só os vós, os que falais, mas o Espírito, o Vosso Pai, é quem fala em Vos. A gente está aqui a dizer que, primeiro, vocês, e esta instrução foi especificamente aos discípulos, mas é aplicável a nós, para que devemos descer as tutos, as tutos. Isto é prudentes, como as serpentes e símplices, como as pombas. Precisamos ser muito estutos, isto é, precisamos de nos salvar de uma exposição desnecessária ao perigo. Os apóstolos, então, tiveram um zelo inabalável e uma calma discussão a irem de uma cidade a outra. Isto é a nossa responsabilidade, a nossa maneira de fazer o conselho que ele nos dá. O conselho que é para não nos metermos em exposição desnecessária ao perigo. Vejam em Romanos 10. Romanos 16, versículo 19. Diz assim, pois a vossa audiência é conhecida por todos. Por isso, alegro a vosso respeito e quero que se os háis sábios para o bem e símplices para o mal.
E o Deus da Paz, em breve esmagará de paz os vossos pés. A Satanás, a graça de nosso Senhor Jesus, seja convosco. Queris-me, irmãos, precisemos ser sábios, sábios para o bem e símplices para o mal.
E depois, ele também diz, em Mateus 10, onde acabamos de ler, precisamos ter cuidado. Mateus 10, versículo 17, diz assim, cuidáveis dos homens, por que vos entregarão aos tribunais e os aceitarão nas suas sinagogas. Isto é, vos vão atacar primeiro em governos locais e em religião nessa área onde estão, nessas áreas locais. E depois serão levados à presença de governadores e de reis. Isto é, a autoridades mais altas. E se foi o que aconteceu, por exemplo, ao Esteban, ao Pedro, ao Paulo? Vejam, por exemplo, aqui, no caso do Paulo, em 2 Timothy 4, quando eles estevem em Roma. 2 Timothy 4, 2 Timothy 4, quando Paulo estava em Roma, versículo 16 a 17.
Na minha primeira defesa, ninguém foi a meu favor. Todos me abandonaram, todos me abandonaram, que isso não seja posta em conta.
Querias irmãos, este foi o Getsemane da Paulo. Mas diz, mas o Senhor me assistiu e me deu de forças, me revestiu de forças, para que para o meu intermédio, não fui eu que fiz, diz Paulo, mas para o meu intermédio, a pregação fosse plenamente comprida. E assim, o Nero e os líderes romanos ouviram a mensagem e foram responsáveis pelo o que ouviram, como leem em Mateus capítulo 10, por século 19 e 20. Receberam essa mensagem e foi o pai que falou, que pôs as coisas na boca de Paulo e ajudou a falar nesse momento. E assim eles receberam, esses governantes receberam o testimonio. Muitas pessoas pensam que Cristo vem para a terra, ou vem para a terra para trazer paz, paz à terra.
É o que dizem no Dino Natal, não é paz à terra. Mas vejam o que diz aqui no versículo 21 a 23. Um irmão entregará a morte do outro irmão, e o pai ao filho. Ou os filhos haverá que se levantarão com dois progenitorios e os matarão. Sereis odiados de todos por causa do meu nome. Porém, que perseverar até o fim. Esse será salvo.
Quando porém, vos perseguirem numa cidade, fugir para outra.
Queridos irmãos, qual foi a razão da primeira vinda de Cristo? Não foi para trazer paz à terra. Num somário muito breve, a razão da primeira vinda de Cristo foi proclamar o evangelho do rei Deus, foi para estabelecer a sua igreja e foi para sofrer e morrer por todos os pecados da humanidade. E por isso, é que diz, é que diz em versículo 22, diz assim, sereis odiados por todos por causa do meu nome.
Sereis odiados por causa do nome Jesus. Se não é trazer paz. Se você anda na luz, você vai ser rodeado.
E as pessoas, o povo, o mundo, não vai gostar de você.
Pessoas que pensam, ah, se você é, for de facto, muito amigável, uma pessoa muito amigável, se você for de facto uma pessoa muito boa, o mundo vai gostar de você. Isso não é verdade. Cristãos que levam o nome de Cristo.
Mesmo que saibam um pouco acerca de Cristo, sofrem por causa desse nome. Estão a ser perseguidos. Vejam, por exemplo, cristãos em países musulmanos. E mesmo isso está a espalhar em outros países agora. Estão a ser perseguidos. Basta olhar e ler as notícias. É o que está a acontecer. E quanto mais uma pessoa ainda suporta a obra de Deus e a palavra de Deus, sejam cristãos ou judeus, são perseguidos.
E por isso é que diz, porém, aquele porém que perseverar até ao fim, esse será salvo. E aqui está o Conselho dele. O Conselho dele. É que precisamos de fazer a obra. Vamos ser odiados por causa disso. Precisamos ser sábios. Não nos expor a perigo demasiado. Mas temos que perseverar até ao fim. Temos que perseverar pacientemente até ao fim.
Vocês se façam um estudo desta palavra grega aqui. Perseverar, que é uma palavra, o pomena, o pomeno. E essa palavra significa permanecer sobre. Isso não é resistir, é permanecer sobre. É uma paciência, paciente perseverança. Uma perseverança com paciência até ao fim. Quero mostrar a vocês algumas escrituras que usam esta palavra grega. A primeira, que vocês vão achar um bocado estranho, talvez, é no antigo estamento, porque vocês vão achar estranho, porque o antigo estamento foi escrito em hebraico. Mas foi traduzido para o grego e era a reversão que se chama aceptuaginta. E em Daniel 12, versículo 12, quero que note isso. Daniel 12, versículo 12, diz assim, diz assim, bem-aventurado o que espera e chega até 1.335 dias. A palavra espera na versão septuaginta. Isto é em grego. A tradução grega, septuaginta do antigo estamento. A palavra espera aqui no versículo 12 de Daniel 12. É o pomenão. Perseverança, paciente. Perseverar. Aquilo que perseverar, que esperar até aos 1.335 dias. É bem-aventurado. É interessante. Vejam também em 1. Pedro capítulo 2. 1. Pedro capítulo 2.
Vamos ler-o no versículo 20. 1. Pedro capítulo 2, versículo 20. Pois que glória há se pecando, e sendo esbofeciados por isso, o suportais com paciência. A palavra paciência aqui é o pomeno. O pomeno, desculpe. O suportais com paciência. O suportais com perseverança paciente. E se, entretanto, quando praticais o bem, sos igualmente afligidos. E o suportais com paciência. Uma vez mais a mesma palavra grega. Isto é com uma paciente perseverança. Isto é grato a Deus. Querias irmãos, temos que perseverar pacientemente quando somos afligidos por praticar o bem. Isto é grato a Deus.
Quero que vejam outro escritor aqui, há cerca significado esta palavra, que é Lucas, capítulo 21. Um ponto aqui muito interessante. Lucas, capítulo 21, versículo 16 a 19.
E sereis entregues até para vós pais, vossos pais, irmãos, parentes e amigos. Jesus Cristo, na primeira vinda dele, não vem para trazer paz na Terra. E matarão alguns dentro vós, de todos serei odiados por causa do meu nome. Contudo, não se perderá um só fio do cabelo da vossa cabeça.
É a vossa perseverança. O Pomenu, é na vossa perseverança que ganhe-reis a vossa alma. Isto é a vossa vida eterna.
Que ganhe-reis, porque não temos, vamos dizer, ter uma vida permanente eterna. Assim que vamos ganhar a vida eterna, vamos ver. Com perseverar, será a salvo, aquele que perseverar até ao fim. É na vossa perseverança, isto é na vossa paciente. Perseverança, manter-se pacientemente agarrado à verdade e não largar até ao fim. É que ganhe-reis, que ganhe-reis, que ganhe-reis, que ganhe-reis, que ganhe-reis, que ganhe-reis, que ganhe-reis, que ganhe-reis, a verdade e não largar até ao fim. É que ganhe-reis a vossa vida eterna.
Vejam também em Ibreus 12 falando de Cristo. Ibreus 12. Por ciclo 1. Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande noventa de estemunhas. 11. Os homens da fé. 12. Desembarassámos de todo peso e do pecado que tenhasmente nos acedia. Corramos com perseverança. 13. O pó menor. 14. A carreira que nos está proposta. 15. Olhando o formamento para o autor e consumador da fé Jesus, o qual, em troca da alegria que estava proposta, suportou. 16. Em grego, o pó menor. 17. Suportou. Suportou com paciente perseverança. 18. Suportou a cruz. 19. Não fazendo caso da ignomínia e está assentado a destra do Trono de Deus, considera pois atentamente aquele que suportou em grego, o pó menor. 19. Percebarar com paciência. 20. Aquele que suportou a tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo para que não vos afetigueis desmaiando em vossa alma. 21. Jesus Cristo perseverou. 22. Diz aqui três vezes em três versículos. 23. Percebarou pacientemente até ao fim. 24. Jesus Cristo teve que o fazer. 25. Nós temos que o fazer. Então, continuemos assim no Mateus 10, versículo 23. Diz assim. 24. Quando porém vos seguirem numa cidade fugir para outra, porque é verdade, é verdade, isto é, porque a mãe, como eu expliquei no sermão Previ, porque, em verdade, a mãe vos digo, que não acabaréis de procurrerem as cidades de Israel, até que venham filhos do homem. 25. Me ensinei um pouco antes que eram para ir preferivelmente às cidades de Israel. 26. E diz aqui, não acabaréis de procurrer as cidades de Israel, até que venham o filho do homem.
27. Quem é Israel? 28. Quem é Israel? 29. Vejam aqui, em Ezekiel 3. Ezekiel 3. Ezekiel 3. Vamos começar a ler do versículo 1. Para Ezekiel, foi escrito. O profeta Ezekiel escreveu este livro, cerca de 130 anos depois da casa do Norte, que era a casa de Israel, o rei do Norte, tinha sido levado cativo para a Síria. Já tinham sido levados cativos, já estavam dispersos? A ser dispersos para o Norte e depois para o Ocidente? Estavam ser dispersos para o Norte? E quando ele escreveu esta profecia, Ezekiel, em capítulo 3, neste livro, digamos assim, já era 130 anos depois delos terem sido levados cativos. Mas diz aqui, Ezekiel 3, o versículo 1, ainda me disse, filho do homem, como o que achares? Como este rolo? Vai e fala a casa de Israel. Então abri a boca e ele me deu o comer o rolo. E me disse, filho do homem, dá-me de comer ao teu ventre e enche as tuas entranhas deste rolo que te dou. Eu o comi na boca, nem era doce, como mel. Diz-me ainda, filho do homem, vai, entra na casa de Israel? Vemos que Ezekiel não podia ter feito isso, porque a casa de Israel já tinha sido dispersa, já tinha sido levada ao cativeiro. E diz-lhes as minhas palavras, porque tu não é enviado a um povo estranho falar nem de língua difícil, mas a casa de Israel. Nem a muitos pobres de estranho falar em língua difícil, porque as palavras não possam entender se aos tais tiam enviado, certamente, te dariam ouvidos. Mas a casa de Israel não te dará ouvidos, porque não me quer dar ouvidos a mim, pois toda a casa de Israel é de fonte de fronte obstinada e dura de coração.
Ezekiel escreveu isto, mas não cumpriu esta responsabilidade. A Igreja de Deus hoje entende e vocês têm este estudo bíblico daquem são os Estados Unidos em Inglaterra, que são parte da casa de Israel. E é uma profecia que foi e que está a ser enviada a eles pela Comissão iniciada por Deus através do Sr. Armstrong e hoje em dia através da Igreja de Deus, como nós na Igreja de Deus Unida estamos a proclamar esta mensagem à casa de Israel. Querido irmãos, esta mensagem está a ser levada hoje. Estas pessoas que não são numa língua estranha, não são numa língua estranha. E depois vejam no versículo 17, diz assim, filho do homem, eu te dei por etalaia sobre a casa de Israel. De minha boca ouvirás a palavra e os aviserás da minha parte.
Este mensageiro, com responsabilidade de Ezekiel, de avisar e de dar uma mensagem de arrependimento à casa de Israel e de esperança da Boa Nova, é o que a Igreja de Deus Unida está a fazer hoje em dia, temos esta responsabilidade de informar a casa de Israel e, como Jesus Cristo disse, preferível primeiro à casa de Israel.
Por isso, o que estamos a ver é que, como diz em Mateus 10, 23, diz assim, em verdade vos digo que não acabareis de procurer as cidades de Israel até que venha o filho do homem. Isto é, a obra continua, não parou, o trabalho tem que continuar a ser feito até a vinda de Cristo. Por isso o conselho que ele nos dá é para sermos sábios, para perseverar e para não parar. E depois ele nos dá encorajamento. E depois Jesus Cristo nos dá encorajamento para confrontar as dificuldades. Vejam, por exemplo, começando no versículo 24, diz assim, o Disciple não está acima do seu mestre nem o servo acima do seu Senhor. Basta ao Disciple ser como o seu mestre, ao seu servo como o Senhor.
Se chamaram, belzebu, ao dono da casa, quanto mais aos seus domesticos. É o que ele está a dizer, o Disciple tem que seguir o ensinamento do professor. Temos que ser treinados perfeitamente e para sermos perfeitos para sermos como o professor. Isso é o que podem lêrem, Lucas 6, 40. Temos que ser como o professor, isto é como Cristo, o nosso mestre, o nosso Senhor dos Senhor. Mas uma vez que nos tornamos mais como ele, diz assim, se chamaram belzebu. Isto é um demônio, um diabo, belzebu, ao dono da casa, isto é, se chamaram Jesus Cristo, quanto mais aos seus serventos. Quanto mais a nós, quanto mais chamarão a nós. E por isso é que diz, no versículo 26, portanto não nos tem mais. Não tenham medo deles. E dá três razões para não temarem, podem não terem medo. No versículo 26, no versículo 28, no versículo 31, diz, não tem mais. Dá três razões. Três razões para não temerem. Primeiro. Primeiro razão é porque nada está escondido. Nada está coberto. Vejam aqui. Não demas, pois nada está a encoberto, que não venha a ser revelado. Nem ao culto, que não venha a ser conhecido. Queres irmãos, nada está encoberto. Deus vai trazer todas as obras pecaminosas serão reveladas no dia do juízo.
Deus vai trazer todas as obras a julgamento. Vejam, por exemplo, em Ecclesiastes capítulo 12. Ecclesiastes capítulo 12.
Ecclesiastes 12, versículo 14. Porque Deus vai trazer a juízo todas as obras, até as questões escondidas. Quer sejam boas, quer sejam mares. Todas as obras a juízo escondidas ou não. Escondidas boas ou mares. Tudo vai ser para o juízo. E depois, continuando em Mateus capítulo 10, versículo 7. O que vos diga às escuras, dizem-o em plena luz.
Isso não é que Jesus Cristo tenha escondido ou dito coisas às escuras. Vejam comigo que se faz favor em João capítulo 18. João capítulo 18. João 18, versículo 19 a 21.
Então, o sumo sasrodota entregou a Jesus, a seca dos seus discípulos, a sua doutrina, declarou Jesus. Eu tenho falado francamente ao mundo. Ensinhei continuamente, tanto nas sinagogas como o tempo, onde todos os judeus se reunem. E nada disse em oculto, não disse nada às escondidas. Porque muito rogas. Porque eu acho que ouviram o que lhes falhei. Falei. Bem-sabes, bem-sabem-elos o que eu disse. Jesus não falou nada em oculto.
Então, o que é que diz que, o que vos diga às escuras, dizem-o em plena luz. Isto é uma indicação de que o Espírito Santo viria aos apóstolos. E que o que Jesus Cristo queria dizer a eles e que não podia, porque eles não entenderiam. Eles iam entender. E depois, depois tinha que dizer isso bem abertamente ao mundo.
Vejam isso em João capítulo 16. V. 12 a 13. Diz assim, Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não podem suportar agora. Quando vier porém Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que eu tiver ouvido e vos o necessirá às coisas que ando a ouvir. E vocês, então, vocês têm que proglamar isso e dizer isso em plena luz. E dizer isso em plena luz, como diz aqui em Mateus 10, versículo 27. Depois, no vinte e oito, diz assim, a segunda razão. A primeira razão, como vimos, é que vai tudo ser aberto. Vai-se tudo ser revelado, por isso não tenham medo. O segundo ponto é que o único que podem fazer é matar o vosso corpo. Não podem fazer mais. Não podem matar a vossa vida eterna, porque Jesus Cristo nos resuscitará e nos dará de volta à vida. Sencessamente, podem matar este corpo, mas um dia seremos resuscitados e continuamos e teremos a vida eterna. Por isso diz-nos, não toméis os que matam o corpo. Não podem matar a alma. Isto é um potencial de termos a vida eterna. Também antes aquele que pode aparecer no inferno, tanto a alma como o corpo. Assim, a alma pode morrer. A vida, a nossa vida, o nosso potencial de ter vida eterna, pode morrer. Mas quando morremos, estamos a dormir, paramos de ser uma alma vivente. Quando somos resuscitados, Deus nos faz de novo uma alma vivente, por isso a alma, dessa maneira, continua. O nosso ser vivente continua. Mas é Deus, quem tem o poder, como diz aqui, de fazer parecer no inferno. Isto é no Guiana, no ferno de Guiana. Fazer parecer no inferno, tanto a alma como o corpo. Fazer parecer, eliminar, matar completamente. Mas os homens simplesmente podem matar esta vida física, mas Jesus Cristo pode resuscitar e ter uma vida espiritual depois, por isso não podem educar nisso. Em terceiro lugar, diz assim, versículo 29, 31. Não se vendem dois pardais para um asse, e nenhum deles querá a terra sem o consentimento de vosso pai, e quanta voz outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados. Mais pois, bem mais valéis voz, do que muitos pardais. E a terceira razão para não termos medo. Primeiro é que tudo vai ser revelado, a segunda é que simplesmente podem matar o corpo, mas Deus vos resuscita, e em terceiro é que o pai tem grande valor por nós, nos dá grande valor. Por exemplo, em Romanos capítulo 8, versículo 18 a 23. Porque para mim, tenho por certo que os sufrimentes do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós. A grande ardente, a ardente expectativa da criação, a guarda a revelação dos filhos de Deus. Queria que irmãos fomos criados para um prazo, para um propósito. Por que que você foi criado? Por que que Deus fez você para ter um destino, para ser filho e filha de Deus? Temos um guia de estudo aqui que cobre esse assunto em grande quantidade. E diz assim, ardente expectativa da criação, da guarda a revelação dos filhos de Deus. Pois a criação está sujeitada à dada, não voluntariamente, mas por causa daquilo que a sujeitou na esperança de que a própria criação será arredimida do que ativei da corrupção que é esta vida. Para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Mas que glória Deus tem para nós. Porque sabemos que toda a criação, o só tempo, gemes, suporta angústias até agora, e não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito Santo de Deus. Igualmente, se o menos em nosso íntimo, aguardando a filiação, como devia ser traduzido, de filhos, a redenção de nosso corpo. Cariço e irmãos, o Pai cuida e tem carinho para nós. E depois, continuando em Mateus 10, versículo 32, diz assim, portanto, todo aquele que confessar dentro dos homens, também eu confecerei dentro do meu Pai, que está nos céus.
Mas aquele que me negar, dentro dos homens, também eu negarei dentro do meu Pai, que está nos céus. Cariço e irmãos, não podemos negar a Jesus. Pois nós colhemos o que plantamos. E Jesus Cristo, como o sumo sacerdote, está a interceder por nós. E, por ser reconhecido pelo sumo sacerdote, é uma chave para a salvação. Porque ele é que está a interceder por nós? E, por isso, queremos ser reconhecidos por ele?
Não sei o que ele diz. É aquele que, conversar a mim, eu confecerei a ele. É importante ser reconhecido por Jesus. Vejam em Mateus capítulo 7, 21 a 23.
Nem todo o que me diz Senhor, Senhor, entrará no rei nos céus. Mas aquele que faz a vontade do meu Pai, precisamos de obtecer aos mandamentos da lei de Deus. As 10 regras espirituais dos mandamentos da lei de Deus. Muitos, naquele dia, andam a dizer, Senhor, Senhor, porventura nós temos nós profetizada em teu nome, em teu nome não explimos de Mónios, em teu nome não fizemos muitos milagres. Então eles direi, isto é, eu confecerei, eu direi, confecerei, explicitamente. Nunca vos conheci, apartaibos de mim, os que praticais a iniquidade. Que, dizem-me, irmãos, não podemos praticar iniquidade. Não podemos praticar iniquidade.
Colhemos o que plantamos.
E vocês podem ler outras escrituras, em que Jesus diz, Se vocês estiverem vergonha de mim, traí a vergonha de vocês também. Não tenham vergonha de mim. Vamos continuando no versículo 34-36. Não penseis que vim trazer paz à Terra. Não vim trazer paz, mas espada. Cris irmãos, a primeira vinda de Cristo não foi para trazer paz. Paz, pelo M. Virá a Terra, na segunda vinda de Cristo. A primeira vinda de Cristo, como disse há pouco, foi para proclamar o evangelho, foi para estabelecer a sua igreja, e, Cris irmãos, precisamos entender qual é a igreja que Jesus Cristo estabeleceu, ou edificou. Temos um dia de estudo, a seca da igreja, da verdadeira igreja deus, a igreja que Jesus Cristo edificou. Estudem-se com a Vossa Bíblia. E, por isso, Jesus Cristo, na primeira vinda, foi para proclamar o evangelho do rei de Deus, estabelecer a sua igreja, e, em terceiro lugar, sofrer e morrer por todos os pecados da humanidade. Continuando, então, a ler.
A versíplica 3-5. Pois vim causar a visão entre o homem e o seu pai, entre a filha, e a sua mãe, entre nós e a sua sogra. Assim, os inimigos do homem serão os de sua própria casa. Quem ama o seu pai, ou a sua mãe, mais do que a mim, não é digno de mim, e quem ama o seu filho, ou a sua filha mais que a mim, não é digno de mim. Nós realmente visitamos, ou estudamos, Lucas XIV. E dizemos às pessoas para calcularem o custo antes de serem batizados. Porque há um custo, há um preço neste caminho, e temos que saber bem o preço deste caminho.
Aqueles que abandonaram a igreja não percebem esta grande pérola de grande valor. E, querido irmãos, por isso temos que entender qual é esta pérola de grande valor, e temos que calcular o custo para ser comprometidos e ser liais até o fim. E depois diz, e quem não toma o seu cruz? Quem não toma o seu cruz? E vem após mim, não é digno de mim. Qual é a sua cruz? Qual é a nossa cruz? A nossa cruz, querido irmãos, é vencer o homem velho e por o homem velho para a morte, que é o significado do batismo, ir debaixo da água, para o homem, o homem velho morrer e para sermos um novo homem, como leem em Romano 6, versículo 13 a 6. E que, mãe Paulo disse em Gálatas 2, 18 a 20, que morremos, foi curiosificado, foi curiosificado pela lei e vive pela fé de Jesus Cristo. Continuando, então, no versículo 39. Quem acha a sua vida, perdê-la a, quem toda a vida, quem toda a via, perde a vida, por minha causa, achará. A vida é temporária. Não ficam desanimados. Andem para a frente. Andem para a frente. Vai haver dificuldades. Vocês têm que ver medir o preço, têm que medir o preço, têm que calcular o preço. Precisam não ter medo, precisam não dar para a frente, precisam de fazer a obra, precisam de perseverar pacientemente até o fim. E depois, no versículo 40 a 42, diz basicamente o seguinte, que os seus seguidores devem ser recebidos com respeito. Temos que respeitar os líderes que Jesus Cristo apontou na igreja e respeitar os seguidores de Cristo. Vejam, por exemplo, 40 a 42. Quem recebe a mim recebe, a mim recebe. E quem me recebe recebeu também, a que me enviou. Quem recebe um profeta no caráter do profeta receberá o galardão do profeta. Quem recebe um justo no caráter de justo receberá o galardão do justo. Isso é, se você o receber, se você receber as pessoas com respeito, com o próprio respeito, porque são a fazer as coisas em nome de Jesus Cristo. Não é que sejam pessoas importantes, mas que se estão a representar, são como empaixadores representando o reino de Deus. Nós representamos Jesus Cristo. E, por isso, há um galardão para aqueles que demonstram esse respeito pelos ministros e pelos seguidores de Deus. E quem dera beber, ainda que seja um copo da água fria, há um desses pequeninos por ser este meu discípulo. Em verdade, amém! Em verdade, vos digo, que todo que demódo algum perdará o seu galardão. Vai haver um galardão. Cris irmãos, está a falar aqui de um galardão.
Vejam aqui. Quem recebe o profeta, recebe o galardão de profeta. O que recebe um justo, recebe o galardão de justo.
Há-verá um galardão para todos. Cris irmãos, em Hebreus 11, versículo 6, fala acerca da fé e diz que precisamos de querer, que Deus é o galardoador de nós. Vejam, por exemplo, na Apocalipse 22, versículo 12. Apocalipse 22, versículo 12, ao fim. Diz assim, ao fim da Bíblia aqui. E eis que venham sem demora. E comigo está o galardão, que tenho para retribuir a cada um, segundo as suas obras. Cris irmãos, quando as pessoas dizem que vocês não precisam de obras, estão a roubar de você o galardão.
Você entende o que é o galardão? Você entende o que é o galardão? Veja em segundo João 8. Segundo João 8. Cris irmãos, o que é o galardão? Porque o Espírito de Santo Deus é um dom. Não é um galardão. A vida eterna é um dom. Não é um galardão. Então, o que é o galardão? Vejam em dois João 8. Diz assim, acalte-lagos, para não perderes aquilo que temos realizado com esforço, para receberes completo galardão. Há um galardão? Você precisa estudar a parábola das Minas, em Lucre 19. A parábola das Minas, em Lucre 19. Todos foram dados uma mina, e uns dessa mina produziram 100% ou 50% ou seja, o que for, e receberam um galardão de acordo com o que produziram. Mas a salvação é um dom. Além da salvação, há um galardão, como explica na parábola de Lucre 19.11.27. Queris irmãos, faltando a Mateus 10. Diz assim, e quem der, beber, ou seja, até um copo da água fria, receberá o seu galardão. Há galardão para os líderes, há galardão de respeito, que precisamos respeitar os líderes, respeitar aqueles que vieram à nossa frente, os apóstolos, serventes de Deus, que fizeram a obra de Ele. Os ministros de Deus não estão a idolaterar as pessoas, mas há um respeito aqui, que Jesus Cristo exige, e que diz que haverá um galardão se demonstrarmos esse respeito. Eu estou preocupado, queris e irmãos, porque há uma grande falta, de uma maneira geral, a respeito, falta de respeito aos líderes de Deus. Neste mundo, há uma falta de respeito aos líderes que Deus estabelece. Precisamos ter cuidado. Queris e irmãos, nós precisamos ter cuidado a respeitar os líderes que Deus estabelece. Nós precisamos respeitar o ensino que Deus nos deu através da sua igreja, da igreja de Deus. E, por isso, no capítulo 11, versículo 1, diz assim, ora tendo acabado de usar, de dar estas instruções. Foi o fim deste sermão. Então, neste sermão, o que é que ele deu? Ele, digamos assim, primeiro, escreveu uma missão. A missão que temos de fazer era uma obra. Um mundo inteiro, como destumunho, mas principalmente a Casa de Israel. Diz-se que precisamos de esperar, ter expectativa de milagros, fazer isto em fé. Temos de ter fé na igreja. Fé para sermos curados, fé para podermos fazer a obra. É uma obra de fé. Por isso Jesus disse, quando vier, encontrarei a fé.
E depois nos dá conselho. Vá sermos astutos para perseverar e não parar de fazer a obra embora venham-me ter desafios. Para não termos medo, respeitar os ministros de Deus. Porque Jesus Cristo é o juiz, Ele vai nos dar o galardão. Vai haver uma retribuição justa.
A maior obra que você faça, a maior será o seu galardão. Nós, Cris e irmãos, estamos num estágio. Digamos assim, contratados para fazer uma obra. Seja o que for, faça-o a obra que Deus está a dar a você, como representante de Jesus Cristo, olhando para Cristo como cabeça da igreja, e faça isso até ao fim. Perceber, pacientemente, até ao fim. Então você nunca perderá o seu galardão.
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).