This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.
Bom dia ou boa tarde, queridos irmãos, aqui é Jorge Campos, falando de vocês, de San Sanete.
Queridos irmãos, hoje em dia vivemos num período muito, muito mal, digamos assim.
Claramente estamos no tempo de fim.
Vemos termotos, tornados, tsunamis, chuvas, inundações, como nunca antes.
E também vemos problemas como guerras, situações, a desenvolverem-se no Médio Oriente.
E queridos irmãos, mantenham-se alertos, porque vamos ver muitas, muitas coisas...
terríveis acontecer à volta do Médio Oriente.
E certamente coisas acontecerem na nação de Israel.
E por isso, queridos irmãos, eu acho que vivemos num período, como está descrito em Apocalypse Capítulo 10.
Apocalypse Capítulo 10.
Vejam comigo, se faz chavouro.
Apocalypse Capítulo 10.
Versículo 6.
Perdão. E diz assim, gerou por aquele que vive pelos séculos dos séculos, o mesmo criou o céu, a terra, o mar e tudo quando neles existe, já não haverá demora.
Eu acho que, irmãos, vivemos numa...
num tempo do fim em que já não vai haver demora.
Desde, digamos assim, a festa do ano passado, temos visto coisas acontecer à volta do mundo e principalmente desde o fim do ano passado e o início deste ano até hoje, estão coisas acontecer que basta simplesmente abrir os olhos para ver que estamos no tempo do fim e que as coisas acontecerem no mundo estão a acelerar como nunca antes.
E continuando nessa profecia, o fim dessa profecia, no versículo 11, diz assim, então me disseram, é necessário que ainda profetizes a respeito de muitos povos, nações, línguas e reis.
E queridos irmãos, visto que não há demora, precisamos hoje em dia de fazer a obra de Deus e profetizar e avisar os povos e as nações do que vai acontecer. E essa obra de Deus vai ser feita não por força, nem por poder, mas pelo Espírito de Deus.
E agora, irmãos, como estamos no dia de Pentecost, este fim de semana, é o fim de semana de Pentecost, temos o sábado antes do dia de Pentecost, o dia de Pentecost, nesta semana, que estamos a ver aqui, que é o dia 11 e 12 de junho de 2011. E queridos irmãos, não sei quando estão a ouvir esta gravação, mas hoje quero falar do que o dia de Pentecost significa para nós e a nossa chamada como membros da Igreja de Deus no Novo Testamento.
E quero simplesmente concentrar neste ponto que o que estamos ou o que vamos fazer ou a obra que vamos fazer, não vai ser por força humana, nem por poder humano, mas pelo Espírito de Deus.
E vejamos então para começar, vamos começar a ver como Deus faz pelo Espírito de Deus, e o que o Poder do Espírito de Deus veremos algumas escrituras acerca disso, mas começamos primeiro a ver a profecia de um acontecimento muito importante, e essa profecia está em Zacarias, Zacarias capítulo 4.
Capítulo 4, Zacarias. Zacarias capítulo 4, vamos começar a ler no vocículo 1, que diz assim, tornou o anjo que falava comigo e me despertou, como um homem que é despertado de seu sono, e perguntou que vejo, e respondi, olhe e eix um candelabro todo de ouro e um vaso de azeite, em cima com as sete lâmpadas e sete tubos, um para cada uma das lâmpadas que estão em cima do candelabro.
Isto é sete tubos para cada lâmpada, e nestes tubos e o óleo para as lâmpadas, por isso não havia falta de óleo que dava energia a estas lâmpadas.
Versículo 3, e como sabemos, o óleo simboliza o Espírito Santo que vai a estas lâmpadas.
Junto a este, duas oliveiras, junto a este candelabro, duas oliveiras, uma à direita do vaso de azeite e a outra à sua esquerda.
Então, perguntei ao anjo que falava comigo, meu Senhor, que é isto?
Respondeu-me o anjo que falava comigo, não sabes-te o que é isto?
Respondi, não, meu Senhor!
Perseguiu-me, diz-me, esta é a palavra do Senhor, a Zerobabel.
Não por força, nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor, o eterno dos exércitos. Sim, queridos irmãos, Deus usa pessoas, mas a obra não é feita por essas pessoas, mas é feita por o intermédio dessas pessoas, pelo Espírito Santo de Deus, nessas pessoas que Ele chama, que Ele usa, que Ele identifica e apõe, que Ele escolhe.
Continuando, então, no versículo 11.
Persegui e lhe perguntei, que são as duas oliveiras à direita e à esquerda do candelabro?
Tornando a falar, lhe perguntei, que são aqueles dois graminhos da oliveira que estão junto aos dois tubos do ouro, que vertem de si azeite dourado. E ele me respondeu, não sabes o que é isto?
Eu disse, não, meu Senhor. Então, ele disse, são os dois ungidos que assistem junto ao Senhor de toda a terra.
São os dois ungidos que assistem junto ao Senhor de toda a terra.
Os dois ungidos, é como se fossem os dois filhos de óleo fresco, que assistem junto ao Senhor de toda a terra. Notem esta frase, Senhor de toda a terra. Porque vamos ver esta frase algumas mais vezes hoje.
O Senhor de toda a terra. E aqui está a falar dos dois ungidos que assistem junto ao dono de toda a terra.
Vigemos, então, esta escritura sendo referida e alargada, expandida, na Apocalypse X. Aonde? Estávamos a ler a pouco.
Porque depois, perdão, Apocalypse XI, porque depois termos lido, no versículo XI, que era necessário que ainda profetizes o respeito de muitos povos nações, línguas e reis, depois disso, vence no Apocalypse XI, como sendo lê-lo, do versículo III. Darei às minhas duas testemunhas, estes são os dois ungidos, que profetizem por 1.260 dias vestidas de pano saco, por três anos e meio.
Está aqui a falar das duas testemunhas, que são estes dois ungidos, à volta ao lado deste candelabro, com as sete lâmpadas. Dizem, são estes as duas oliveiras e os dois candieiros que se acham em pé, diante do Senhor da Terra.
Sim, como lemos em Zacarias, que estavam a ajudar o Senhor de toda a Terra, aqui está que se acham em diante do Senhor do dono de toda a Terra.
E aqui a palavra o Senhor da Terra é uma palavra correta.
Algumas versões ou traduções da Bíblia dizem do Deus da Terra. Mas no grego, na maioria do texto grego-coína é o Senhor da Terra. Continuando a ler. Se alguém pretende causar-lhes dano, sai fogo da sua boca e devora aos inimigos.
Sim, se alguém pretender causar-lhes dano certamente, deve morrer. Estamos aqui a falar de dois serventes de Deus, que vão ser escolhidos e vão ser anunciados ao mundo por Deus. E Deus os fará bem anunciados ao mundo inteiro, num período no futuro. E diz assim, versículo 6, estes têm autoridade para fechar o céu para que não chova durante os dias em que profetizam estes 3 anos e meio, estes 1260 dias. Tem autoridade também sobre as águas. Imaginem as águas, as águas de rios. Vejam os rios que nos afetam, e os rios que nos afetam, são uma feta ontanto a nós. Mas diz assim, tem poder sobre as águas para convertê-las em sangue. Imaginem as águas de rios convertidas em sangue, o impacto que estará nas cidades a volta onde estes rios estão.
Bem como para ferir a terra, a terra não é só um sítio aqui ou colar, podem ferir a terra inteira, com toda a sorte de flagelos, tantas vezes, quantos quiserem.
Estes 2 serventes de Deus, com grande poder, que serão revelados no futuro, vão ter acesso a uma quantidade de óleo, isto é, do Espírito Santo de Deus, que não terá fim. Tem acesso a este poder de Deus, poder milagroso do Espírito Santo, com força, com poder, com altidade, inexplicável para as pessoas, porque é milagroso. Mas a importante lição que lemos, em Zacarias, capítulo 4, é que vão fazer isto não por força, nem por poder, mas pelo Espírito de Deus.
E, exatamente, hoje em dia, queridos irmãos, e sempre, a obra de Deus não é feita por homens.
Sim, é feita por intermédio de homens, mas é feita pelo Espírito Santo de Deus. Não é por força, nem por poder, mas pelo Espírito de Deus.
Igualmente, vivemos no tempo do fim, e vamos fazer a obra de pregar o evangelho como um patrimônio al mundo. E, sim, embora Deus use homens, está a fazer a obra dele pelo Espírito dele por intermédio de homens. Vejemos, assim, por exemplo, o exemplo no antigo testamento.
Por exemplo, Mosez estava desencurejado, que era o único, e, então, ourou a Deus. Então, Deus deu o Espírito Santo dele a 70 ansiões. Anciãos. E isto foi um encurajamento a ele. Vejam, por exemplo, quando foi o tempo do Mosez morrer. Vigemos em números capítulo 27. Números 27.
Mosez, então, já tinha cerca de 120 anos. Números 27. E vejamos aqui começar no versículo 18. Números 27. 18.
De 27. 18. Disso, Senhor Amosez, Toma Josué, filho de Nâme, que era um homem em que há o Espírito. Josué tinha o Espírito de Deus.
E, por isso, o Josué era um homem que já tinha o Espírito de Deus. Mas aqui está Deus, o Senhor a falar a Mosez, e diz a Ele, Toma Josué, que já tem o Espírito de Deus, e empolha as mãos. Por quê? Porque está a impor as mãos para uma posição de liderança que Deus escolheu.
Josué foi escolhido por Deus, foi apontado por Deus, para liderar como a Mosez tinha liderado.
Apresenta o perante Eliazer, Eliazar, o sacerdote, e perante toda a congregação, e dá-lhe à vista delas as tuas ordens.
Põe sobre ela a tua autoridade, para que lhe obedeça toda a congregação dos filhos de Israel. Isto é, dá a Josué a autoridade que Deus tinha dado a Mosez.
Apresenta e avise-a para ante Eliazar, o sacerdote, qual ele consultará, segundo o juiz do Urim, perante o Senhor, segundo a sua palavra, e todos os filhos de Israel com ele, e toda a congregação.
Fez Mosez como lhe ordenar a o Senhor, porque tu tomou a Josué e apresentou o perante, o Eliazar, o sacerdote, e perante toda a congregação, e lhe impôs as mãos, e lhe deu as suas ordens, como o Senhor falara por o intermédio de Mosez.
Vê-se aqui que Josué foi dada a autoridade, mas vejemos aqui que a história de Israel daí adiante tem sido sempre uma história que teve problemas, um país com muitos problemas, porque de facto não pode ser a Deus, mas quando Deus escolhe um líder, Ele fez esse líder bem claro à nação. O povo sabia que Ele tinha sido escolhido por Deus para fazer uma obra, e a obra cresceu de maneira extraordinária.
E é como Deus o faz. Quando Deus escolhe um líder, quando Ele levanta um líder, quando um líder de um grupo ou da nação é escolhido por Deus, Ele faz isso bem conhecido a todos, que Ele é o líder escolhido por Deus.
Às vezes, como organização, como grupos, temos líderes que Deus escolhe, mas quando Deus vai apontar um líder especial, então Ele o fará de uma maneira que todas as pessoas reconhecerão. Não é que um homem se levanta e diz Eu fui escolhido por Deus, não. Vai ser uma coisa que Deus revelará de uma maneira especial e por isso, no futuro, estes dois ungidos vão ser escolhidos e separados e a atuar com poder muito especial, quando Deus o escolher para uma posição desses dois ungidos, dessas duas testimonias.
Continuado, então, vejemos em Josué capítulo 3 vejemos assim como o povo começa a entender, que vai ser libertado e que Josué é o líder deles. Vejam aqui, vai ser provado de uma maneira que eles verão a saber que ele é o líder que Deus apontou. Vejam aqui em Josué capítulo 3 comece a ler do versículo 7. Então, disse o Senhor a Josué, hoje, comecerei comecerei a engredecer-te para antos olhos de todo Israel. Foi um promular que Deus fez, que o engredeceu, que fez com que o povo venha a conhecer que, de facto, ele era o líder e fez isso por um milagre. Para que saibam que como fui com Moisés também serei contigo.
Quando Deus aponta um líder para uma posição para fazer uma obra ou para levar a obra a uma posição especial ele faz isso de uma maneira que esse líder é reconhecido é engrandecido por Deus, de uma maneira muito especial, que não há dúvida.
Versículo 8. Tu pois ordenará às ossas retotes que levam a arca da aliança dizendo aos chegares à borda das águas de Jordão para Areis aí.
Então, disse Josué aos filhos de Israel chegávos para cá e ouvir as palavras do Senhor, vos Deus. Disse mais Josué nisto conhecereis que o Deus vivo está no meio de vós e que de todo o lancerado diante de vós os cananeus, os iteus, os hiveus os ferozeus, os guilgazeus, os omorreus os egebuseus está aqui a dizer as pessoas que elevos vão conquistar.
É o versículo 11. A esquiarca da aliança do Senhor de toda a terra. Aqui está esta frase novamente que disse a vos para tomarem atenção quando eu li há pouco há um pouco há bocado em Zacarias 4 está aqui a mesma frase. O Senhor de toda a terra O dono de toda a terra o governante de toda a terra continuando A esquiarca da aliança do Senhor de toda a terra passa o jordão diante vós tomai pois versículo 12 agora 12 homens dos tribos de Israel um de cada tribo porque há de acontecer que assim as pés dos sacerdotes que levam a arca do Senhor o Senhor de toda a terra pôem nas águas de jordão serão elas cortadas a saber as que vêm de cima do rio acima e se amontoarão queridos irmãos imaginem que vocês vivem perto do rio grande e que este rio tem muita água, está cheio de rio enorme então eles estão com os pés à borda das águas do rio e então vai Josué e os sacerdotes debaixo da instrução de Josué os sacerdotes levam a arca para dentro do rio e o rio para para acima de onde o rio vem para e então as águas se amontam ficam assim amontoadas onde o rio vem ficam amontoadas assim e para o outro lado onde as águas saem perdão o rio as águas vão até ficarem em terra e então as águas estão a amontar-se a amontuar-se para um lado um monte enorme de águas aí imagine, quando o povo viu isto reconhecem que o Senhor de toda a terra o dono o governante da terra tem controle o Senhor de toda a terra que é o dono que pode fazer o que ele quer a fazer na terra ou na água que pode controlar os poderes da natureza pode fazer coisas milagrosas que têm o poder milagroso do Espírito Santo e não tem esta frase o Senhor de toda a terra porque diz assim o Senhor do Senhor, o Senhor de toda a terra veja como está escrito o Senhor, primeiro está escrito em letras capitalizadas Senhor isto é o nome YHWH que é o nome sagrado de Deus isto é, digamos, o eterno o nome sagrado de Deus em que o nome era tão sagrado que eles escreviam como o nome de Adonai ou em letras capitais e por isso traduziram assim Senhor mas é um nome diferente da palavra Senhor, uma palavra diferente hoje em dia, algumas pessoas traduzem isso como Jóva mas não sabemos o som dessa palavra por isso a palavra Jóva pode ser uma interpretação incorreta dessa palavra mas continuando na palavra seguinte o Senhor de toda a terra aí já não está escrito em letras capitais porque aí é o dono da terra, o Adonai de toda a terra e vejamos aqui que Deus que é o dono de toda a terra que tem o poder, que é o criador, que é o possessor de toda a terra de toda este este planeta pode fazer o que ele quer na terra ou na água tem todos os poderes e assim ele pode fazer a sua obra a obra de Deus da sua maneira na maneira que ele decide como e quando e não é a perforça de homens nem por poder de homens mas pelo seu Espírito Santo de Deus continuado então no versículo 14 tendo partido o povo das suas tendas para passar o Jordão levando os sacerdotes à Arca da Aliança diante do povo e quando os que levavam a Arca chegaram até ao Jordão e os seus pés se molharam na borda das águas porque o Jordão transbordava sobre todas as suas ribanceiras todos os dias da sega o rio estava cheio da água estava transbordar durante os dias da sega da panhar em um dia da primavera o começo da primavera os dias da sega nós vemos que isto pode ser para outras escrituras que isto foi a volta do período da páscoa continuando no versículo 16 pararam-se as águas que vinham de cima levantaram-se no montão muito longe da cidade da Arca fica ao lado de Sartá e as que desciam ao mar de Araba que é o mar Salgado foram de todo cortadas então passou o povo de fronte de Jericó viram estas águas a montuarem-se um monte de águas me digam como é que as águas são monte ficam com um monte está claro que não é normal as águas são montuarem porém os sacerdotes levavam a Arca da Aliança do Senhor pararam-se filmes no meio do Jordão e todo o Israel passou a ser enxuto atravessando o Jordão Aqui Deus demonstrou que Josué era o líder e sim, eles tiveram problemas a igreja no antigo justamento digamos assim, teve problemas porque não obteceram a Deus porque o povo não era perfeito e por isso, houve castinhos É como hoje, a igreja tem problemas vários grupos pessoas têm problemas não são perfeitas e por isso, há castinhos mas mesmo assim vigemos, então, aqui em Juízes Juízes, capítulo 2 versículo 7 serviu o povo ao Senhor todos os dias de Josué e todos os dias dos anciãos que ainda sobreviveram por muito tempo depois de Josué e que viram todas aquelas grandes obras feitas pelo Senhor a Israel foram feitas não para força nem para poder mas pelo Espírito de Deus e por isso, o povo de Jesus foi muito forte de Deus Faleceu Josué filho de Nann serve do Senhor com idade a 110 anos se voltaram no limite da sua irança em Timnath-Heras na região montosa de Ifrein ao norte de Monteghás foi também conregado a seus pais, toda aquela geração e outra geração após ele se levantou, que não conhecia o Senhor porque Deus realmente deixa as pessoas para ver, para provar os corações para ver se eles obedecem e eles não obedeceram porque dizem que está aqui povos que não tinham conhecido o Senhor não tinham visto estes milagres nem tão poucas obras que fizeram a Israel através do Espírito santo através do poder milagroso Então, fizeram os filhos de Israel versículo 11 o que era mau para entre o Senhor pois serviram aos balins desobedeceram, adeus deixaram o Senhor desobedeceram Deus de seus pais que os tiraram da Terra do Egito e a Terra moderna é que nos tirou do pecado e as pessoas desobedeçam desde que começaram a pecar e foram-se após outros deuses dentre os deuses da gente que havia ao redor deles e os adoraram e provocaram o Senhor a ira portanto deixaram o Senhor e serviram a bal, este Deus falso e a esta rote, a deusa falsa hoje em dia, a vez, esta deusa falsa numa religião muito grande neste mundo e tem um nome muito conhecido esta Senhora que as pessoas adoram que é a deusa a deusa rote que hoje em dia tem outro nome esta Senhora que uma religião muito forte neste mundo adora pelo que a ira do Senhor se ascendeu contra Israel a mão dos expoliadores os que os pilharam e os entregou na mão dos seus inimigos ao redor, foram castigados e não as puderam resistir a eles por onde quer que saíram a mão do Senhor era contra eles para ser o mal porque?
porque os tinham desobtencido como o Senhor os disseram e juraram e estavam em grande aperto e vê-se assim o livro de juízes tem este ciclo repetitivo que eles desobedecem e depois vê-se que esquecem a Deus estão sujeitos aos inimigos têm anos de sofrimento e depois pedem por ajuda e então Deus lhes envia um líder Deus sempre escolhe o líder e então por um pouco obedecem ele novamente e então novamente a paz até que eles esqueçam de Deus novamente até que eles deixarem a Deus e então este ciclo é repetido vez e outra vez e outra vez e outra vez até que chegaram um período em que quiseram um rei o rei David o David obedeceu a Deus mas depois vê-se que ele prosperou mas ele teve um pecado com a Bateseba e ele vê-se na oração dele que disse, pediu quando se arrependeu não tires o Espírito Santo de mim e vemos as grandes ações de David que não foram feitas por David foram feitas pelo Espírito Santo de Deus através de David mas o mesmo aconteceu com o reis e acabaram por ir à escravidão vamos saltar agora para um tempo mais adiante para o tempo do novo testamento quando vamos ver o dia de Pentecostes no novo testamento mas antes do dia Pentecostes vemos aqui em Lucas capítulo 24 Lucas capítulo 24 versículo 44 24 44 24 44 diz assim 24 44 a seguir, lhes disse Jesus não, a seguir Jesus lhes disse são estas as palavras que eu vos falei estando ainda com vosco isto foi depois dele ter sido resucitado que estava a falar com eles importada se comprise tudo o que de mim está escrito na lei, nos profetas e nos saunos isto é a sequência de como os livros do antigo testamento foram, digamos assim, organizados primeiros livros da lei de Mosés o Pentateuco os livros dos profetas e depois os livros escritos dos quais os saunos era o primeiro versículo 45 então Jesus Cristo lhes abriu o entendimento para compreenderem as escrituras lembras que Deus dá entendimento a um dom de Deus como ouvimos no meu se formão anterior que eu gravei para vós acerca dos doms de Deus é um dom que Deus nos dá através do Espírito Dele que nos abre entendimento para compreendermos as escrituras é um dom de Deus versículo 46 assim está escrito que o Cristo havia de padecer e nos suscitar dentro dos mortos no terceiro dia e que em seu nome se pregasse entendimento para a remissão de pecados a todas as nações eles ainda não compreendiam nessa altura que era a todas as nações começando de Jerusalém vosso hoje testemunhas dessas coisas as que enviou sobre vós a promessa de meu pai isto é acho que vou enviar a voz a promessa de meu pai, que é o Espírito Santo promencei pois na cidade até que do alto serás revestidos de poder a palavra grega para poder é Dúnames isto é poder milagroso o poder que fez as águas levantarem-se o poder do Espírito Santo o poder milagroso que é um dos dos Dons do Espírito Santo como podem ler em primeiro Coríntios capítulo 10 perdão capítulo 12 versículo 10 como descrevi no meu sermão anterior em que descrevi que um dos Dons do Espírito Santo é o poder milagroso as operações de poderes milagrosos um Dóno Espírito Santo vejemos então eles foram instruídos por Jesus Cristo depois de ele ser resuscitado como vimos aqui para esperarem na cidade até que do alto fossem revestidos do poder do poder do Espírito Santo e então vejemos em atos capítulo 2 quando isto aconteceu atos capítulo 2 quando isto aconteceu no dia de Pentecostes que é a celebração do dia de Pentecostes que está a nós este fim de semana este dia 12 de junho e por isso estou a dar este sermão para vos como vos usarem para usarem durante este dia de Pentecostes mas está claro que podem usar este sermão em qualquer outro dia mas este foi, digamos assim, pôs este sermão especialmente para este dia, para vos.
Então continuando em atos capítulo 2 vamos começar a ler do versículo 1 a comprisse o dia de Pentecostes estavam todos reunidos em um mesmo lugar de repente veio do céu um som como de um vento impetuoso Primeira manifestação aqui do Espírito foi como um vento não era um... como se fosse um vento uma manifestação como da presença do Espírito e do Espírito Roá, em grego, como um vento a presença do poder poderoso de Deus e encheu toda a casa onde estavam um destes cítios a volta ou no templo, digamos assim, onde estavam e apareceram distribuídas entre eles línguas como de fogo, não era fogo mas eram digamos assim, umas chamas como de fogo vemos aqui como um exemplo de Moisés, quando esteve no... no... no no arbusto de fogo vemos também que os Israelitas tinham uma nuvem de fogo vemos que aqui também que houve um exemplo de fogo no templo como de fogo e a igreja é o templo e por isso o templo do Espírito Santo exemplados com esta segunda manifestação como se fosse de fogo fogo está claro tem um significado de purificação tem um significado de julgamento e... e por isso somos patisados disso no outro sítio pelo Espírito e pelo fogo o fogo que é o julgamento purificador que haverá ao fim porque o Espírito nos revela nos dá o juízo e dá este entendimento de ver o pecado e de juízo e por isso o fogo representa ultimamente quando furem patisados pelo fogo que será a segunda morte mas dá-nos um entendimento de juízo de purificação e então continuando a ler e todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar uma terceira manifestação que não era só falar em outros línguos, mas era também ouvir falar em outros línguos como podem ver nos versículos 6, 8 e 11 estamos a ver que ouviram falar nas outras línguas e por isso vemos aqui o Espírito manifestado com três exemplos que eles podiam ver e ouvir estas manifestações Continuando no versículo 5 Ora, estavam habitando em Jerusalem, judeus homens piadosos são homens muito devotados e eram piadosos, tinham grandes conhecimentos das escrituras e então vinham de todas as noções debaixo do céu e quando depois se fez ouvir aquela voz afluiu a multidão que se possuíam de perplexidade por quanto cada um os ouvia falar na sua própria língua isto não é uma língua estranha que teria sido estranha quando não compreendiam mas agora estavam a ouvir e compreendiam na própria língua e terão milagre que estavam a falar em outros línguas e ouviam na própria língua estavam pois atónitos e se admiravam e se envenham não são porventura estes galileus todos esses que estão falando e estamos a ouvir eles a falar na nossa própria língua e como os ouvimos falar cada um na nossa própria língua materna queridos irmãos, isto não era uma língua estranha como coisas que uma pessoa não entende e estavam a compreender na língua materna e diz assim somos e aqui partos e medos e elamitas naturais de Mesopotânea, Judeia Capadócia, Ponte e Ásia da Frígia e da Panfília e do Egito e das regiões da Líbia nas imediações de Sirén e romanos que aqui residem tanto judeus como procelitos creantes e erábios como os ouvimos falar em nossas próprias línguas.
Aqui está o Milagre de Deus um milagre através do Espírito Santo porque estavam a falar as grandezas de Deus e compreendiam nas línguas dele as maravilhosas grandezas da obra de Deus e quando estamos a ouvir a obra de Deus, o que Deus faz pela obra de Deus e as grandezas de Deus então estamos a ouvir o Espírito Santo. Todos os atónitos dizem assim. E continuando então no versículo 14 então se levantou Pedro com os onze e erguendo a voz advertiu-os estes termos varões, judeus e todos os habitantes de Jerusalem tomaram o conhecimento disto e atentar-os nas minhas palavras estes homens então a pensar, sendo esta a terceira hora de dia são só nove horas da manhã mas o que ocorre é que foi dito por intermédio do profeta Joel e acontecerá nos últimos dias diz o Senhor que derramarei do meu espírito sobre toda a carne derramar está a saber aqui uma prova uma outra prova que não era não era o espírito não era uma pessoa era algo que estava a ser derramado sobre toda a carne sim derramarei o espírito de Deus vai ser derramado sobre toda a carne todas as nações previamente o espírito tinha sido dado muito raramente a uma outra pessoa como vimos mas aqui uma profecia que vai ser derramada a toda a carne e assim os vossos filhos e vossas filhas profetizarão vossos jovens terão visões e o senhorão os vossos velhos até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu espírito, derramar o espírito e profetizarão vigemos então aqui um crime mais tarde no versículo 32 versículo 32 Pedro a falar diz assim exaltado pois a destra de Deus tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo está a falar de Jesus Cristo a este que resistou que ressuscitou a este que está a destra de Deus está a direita de Deus Jesus Cristo está ao lado de Deus Pai e Jesus Cristo disse que Ele ia ora o céu e que ia com o Pai para nos enviar o Espírito Santo e assim Ele nos enviou e Ele por isso estava a destra de Deus a controlar o envio do Espírito Santo que Deus Pai o enviou através em nome de Jesus Cristo através de Jesus Cristo e por isso diz assim exaltado Jesus Cristo pois a destra de Deus tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo derramou isto derramou o que? isto era o Espírito Santo que vedas e ouvis estão a ouvir as pessoas a falar e a ouvir a falar na sua língua materna estão a ouviram viram estas chamas de fogo como se fosse de fogo, em cabeça deles viram este vento e por isso estavam a ver porque Ele tinha derramado e por isso viam nestas três manifestações e onde é que estava Jesus Cristo no dia de pentecostes? estava ao lado de Deus onde é que está Jesus Cristo? hoje no dia de pentecostes está ao lado de Deus como o nosso sumo sacerdote a darmos o Espírito Santo a darmos o dom do Espírito Santo com o poder dele do Espírito Santo para fazermos a obra de Deus não por nossa força não por nosso poder mas pelo Espírito Santo de Deus porque David, versículo 34 não subiu aos céus mas ele mesmo declara disse o Senhor ao meu Senhor assenta-te à minha direita isso é onde Jesus Cristo está e notem David não subiu aos céus o David ainda não está no céu é o que diz aqui o rei David ainda está morto mas o Senhor disse o Senhor esteu Deus Pai ao meu Senhor esteu Jesus Cristo assenta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos por estrato dos teus pés isto aqui é uma profecia quando no original em Hebreu disse o Senhor I. H. H. H. Diz ao meu Senhor Estejaba-se um momento certo depois toda a casa de Israel Vejas Senhor e Cristo.
Deus o fez, o pôs, nesta posição de Senhor.
Continuando então, queris irmãos, versículo 37. Ouvindo eles estas coisas, compugiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apostos que faremos irmãos. Estão homens piadosos, judaicos, que sabiam bem a verdade das Escrituras, que sabiam os mandamentos e estavam a perguntar o que vamos fazer. Há homens piadosos, devotados a Deus, que sabiam bem as Escrituras.
Então, respondeu-lhes Pedro, disse, arrependáveis, cada um de vós seja abatizado, em nome de Jesus Cristo, para a remissão dos vós pecados. E recebrees o Dom do Espírito Santo, o Dom do Espírito de Deus.
Pois para vós, outros é a promessa, para vós vós filhos, e para todos que ainda estão longe, isto é para tantos quanto o Senhor, o nosso Deus chamar. Sim, é quem Deus se chama, Deus tem que chamar. Deus tem que chamar. Não é eu que vou fazer com alguma pessoa-se, se torna o cristão, Deus tem que o chamar. Importante.
Então, com muitas outras palavras, Deus estimulha e exhortava os nizendos avaios desta geração perversa.
Então, os que aceitaram as palavras foram batizados, havendo um encréscimo naquele dia de quase 3 mil pessoas.
E perseveraram na doutrina dos apóstolos.
Perseveram na doutrina dos apóstolos. Sim, precisamos de perseverar na doutrina de Cristo e na doutrina dos apóstolos, porque os apóstolos seguiram a Cristo e a doutrina dos apóstolos, o que é? A doutrina dos apóstolos é o novo testamento. É o que eles escreveram para nós, a doutrina dos apóstolos. A doutrina de Cristo e a doutrina dos apóstolos. É o que temos que seguir. E eles perseveraram, isto é, aprenderam e aplicaram a doutrina dos apóstolos. E então perseveraram na comunhão, conviviam uns com os outros, por isso comiam refeições juntas, falavam juntos e tínham oravam, também conforme se juntavam e conforme comiam, oravam juntos para a benção na comida e na conversa, e então estavam juntos e perseveravam e aprendiam e aplicavam a doutrina dos apóstolos.
Versículo 43. Em cada alma havia temor e muitos prodígios e sinais foram efeitos por intermédio dos apóstolos.
Existem aqui muitos prodígios e sinais foram efeitos. Não é pelos apóstolos, mas é por intermédio dos apóstolos. Isto é a obra de Deus. Não foi feita por força humana, nem por poder humano, mas pelo Espírito Santo de Deus, por intermédio dos apóstolos.
Mas foi pelo Espírito Santo de Deus, foi feita pelo Espírito de Deus. Não foi por força humana, nem por poder humano. E por isso nós, quando fazemos o que fazemos a obra de Deus, não é nós a fazer, é o Espírito Santo de Deus a trabalhar por nós. E por isso todos os que creeram estavam juntos e que iam tudo em comum. Crizes irmãos, isto não é socialismo, isto não é comunismo. Isto é que estavam a vender coisas para ajudar uns aos outros, conforme os pessoas viam, que tinham necessidades, ajudavam por carinho entre as pessoas, num grupo pequeno, as pessoas estavam a carinharem, a ajudar e a dar uns aos outros para ajudar uns aos outros. E por isso na Igreja de Deus nós tentamos fazer dar carinho pelos irmãos, ajudar os irmãos a fazer coisas pelos irmãos. Mas, queridos irmãos, isto não é um governo social, isto não é um governo de uma nação, isto não é as pessoas individualmente a fazerem coisas a carinharem uns pelos outros. É uma coisa individual e da Igreja, na Igreja, uns a carinharem pelos outros. Não é um governo social, não é um comunismo. E por isso vendiam, eles entrevendiam certas coisas, coisas que tinham e bens, e então distribuindo o produto a todos, a gente fazemos hoje em dia. Vendemos certas coisas que temos, vendemos certas propriedades, vendemos certas coisas, fazemos umas atividades para vender coisas para, para, para quê? Para ter certas dinheiro, para certos fundos, para ajudar as outras pessoas em certas atividades. Exatamente o que está a fazer hoje em dia na Igreja. À medida que as pessoas têm certas necessidades, estamos a ajudar essas pessoas conforme é possível. Está claro, queremos que as pessoas, quando recebem estes dons, que passem o don a outros. Não é uma coisa a ter, ó, está aqui a mão, enche a minha mão e faz as coisas por mim. Não, estamos a dar, mas queremos que as pessoas, quando recebem, que então, usem estes dons para poderem passar o don para outros. Não é para estarem sempre a receber e dizem, ah, dê-me a mim, dê-me a mim, dê-me a mim, dê-me a mim. Não, as pessoas usam isto para aprender a pescar, digamos assim, para aprender a pertenem possibilidade para eles próprios, então começarem a usar este don e para passarem o don para outros. Não é para estarem sempre a dizer, olha, dê-me a mim, dê-me a mim, dê-me a mim dinheiro. Então, é para receberem e então passarem o don para outros. E então, vemos que isto então não é um socialismo ou comunismo, mas é uma oportunidade de ajudar as pessoas que têm uma necessidade, que é para essas pessoas, então, que tenham possibilidade de se pôr em seus próprios pés e então essas pessoas, então, poderem então ajudar outros. E por isso, continuando no versículo 46, diz assim, diariamente perseveraram unânimos no templo, a na área do templo, e partiam pão de casa em casa, isto é, conviviam-os com os outros, havia uma convivência de irmãs, de irmãos, e tomavam-se as suas refeições com alegria, e sim, geleza de coração, isto é, conviviam-os com os outros, com irmãos, e onde viver, visitar uma pessoa aos outros irmãos e encorajavam-os aos outros. Louvando a Deus? Sim, louvando a Deus, dando graças a Deus, e contando com a simpatia de todo o povo, enquanto isto acrescentava-os o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.
E continuando, então, queridos irmãos, no Romanos, Romanos capítulo 8, versículo 9, diz assim, Vós porém não estáis na carne, mas no Espírito, se, de facto, o Espírito de Deus habita em vós. Se o Espírito de Deus está em vós, então não estamos na carne.
Se alguém não tem o Espírito de Cristo, sim, que o Espírito de Deus é o Espírito de Cristo, é o mesmo Espírito, no mesmo versículo que está a falar do mesmo Espírito, e chama a ele o Espírito de Deus, chama a esse Espírito o Espírito de Cristo, é o mesmo Espírito, é só um Espírito, é só um Espírito, um poder, uma atitude mental que está no Deus Pai e que está em Cristo, e é este Espírito que ele derrama a nós. E diz assim, se alguém, de facto, tem o mesmo Espírito a viver em nós, isto é esta mente, este poder espiritual de Deus e de Cristo, esse tal, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não é de Cristo. Por isso, temos que ter o Espírito de Deus, o Espírito de Cristo. Se temos o Espírito, o Espírito de Deus habita em nós, então não estamos na carne. Mas se o Espírito de Deus não está em nós, então não somos cristãos. É o que está aqui a dizer. Versículo 10. Se porém Cristo está em nós, isto é, através do Espírito, Cristo vive em nós, está claro, Deus Pai vive em nós também, porque é a mente, a atitude, o poder, a maneira de ser que está derramado em nós. Então, se porém Cristo está em nós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado. Isto é nós, que o recificamos o pecado. Não queremos viver no pecado, mas o Espírito é a vida por causa da justiça. Porque é a justiça, é o juízo, é este fogo purificador e nos purifica, e por isso nós vivemos de acordo com as leis de Deus, todas as leis de Deus. Todas as leis de Deus, que está claro, incluem o sábado, incluem os sábados semanais, assim como os sábados anuais, dos quais o dia de pentecostes é um deles. Provimos que eles opteceram a observar um dia de pentecostes, e por isso nós precisamos de observar o dia de pentecostes de acordo com o calendário sagrado, que representa a contagem de 50 dias após o dia em que Jesus Cristo, depois do dia que Jesus Cristo reciclou, e então que houve o que ele mexer do molho, como expliquei no sermão anterior, há dois sermãos anteriores, sermões antes deste. Continuamos, se porém Cristo está em voz, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é a vida por causa da justiça. Se habita em voz o espírito, aquele que recuscitou a Jesus entre os mortos, esse mesmo que recuscitou a Cristo dentro de mortos, vivificará também o vosso corpo mortal, quando, quando Jesus Cristo vier, como lemos em outras escrituras, ele nos recuscitará por meio de seu espírito, em que vos habita.
Continuando, assim, pois, irmãos, somos devedores. Não há carne, como se constrangidos a viver segunda-carma, porque se viver segundo a carne, caminheis para a morte, mas se pelo espírito mortificar os feitos do corpo, certamente viveréis. Porque, pois, versículo 14, um versículo importante para se lembrarem, pois todos que são guiados pelo espírito de Deus são filhos de Deus. São guiados pelo espírito de Deus. Queres irmãos?
Somos guiados pelo espírito. Estamos a falar aqui, queres irmãos, da doutrina dos apóstolos. Portanto, há dizer que devemos que viver pelo espírito, temos que mortificar os feitos do corpo para podermos viver, e temos que ser guiados pelo espírito de Deus, para sermos filhos de Deus. Estamos a falar aqui da doutrina dos apóstolos.
Sim, precisamos seguir a doutrina de Cristo e a doutrina dos apóstolos. Queres irmãos, lembrem-se deste versículo, versículo 14. Temos que ser guiados pelo espírito de Deus. Não é por força nem por poder, mas pelo meu espírito. Queres irmãos, temos que ser guiados pelo espírito de Deus. Somos guiados não por um homem, não por um ministro, somos guiados pelo espírito de Deus. Sim, conforme os ministros seguem a Deus, nós os respeitamos.
Mas cristãos não somos guiados por homens, mas somos guiados por Jesus Cristo no espírito, quando Jesus Cristo vivem nós. E por isso, quando Jesus Cristo vivem nós, aqueles cristãos vão respeitar, então, todos os líderes que são escolhidos por Deus, estão a fazer a obra de Deus. Nós respeitamos a pessoas, digamos assim, estamos a respeitar a Deus, ao espírito de Deus. E conforme essas pessoas obedecem a Deus, estamos a respeitar a eles, esses ministros de Deus, porque estão a seguir o exemplo de Jesus Cristo e a doutrina de Jesus Cristo e a doutrina dos apóstolos.
Cris irmãos, como vimos no sermão passado, Deus nos dá muitos dons.
Deus nos dá dons, por exemplo, o don da chamada de Deus, o don do entendimento, da verdade, para abrir a nossa mente, nos dá o don do arrependimento, o don da perdão, mas nos dá o don do Espírito Santo. Os esses dons, todos que eles nos dá o don da chamada, os dons de entendimento, são dons gerais que dá a todos. Mas quando ele nos dá os dons do Espírito Santo, como eu expliquei no sermão passado, os dons do Espírito Santo são funcionais, que são, digamos assim, mudulados especialmente para ti e para mim e para vos, de uma maneira especial, para tu fazeres a tua função no corpo, e para eu fazer a minha própria função no corpo, como expliquei no sermão passado. Todos nós temos talentos, ou dons, do Espírito Santo, que são enviados a nós por Jesus Cristo, que vem de Deus Pai, os dons venham de Deus Pai, são nos dados a nós por Jesus Cristo, por Jesus Cristo é a cabeça do corpo, e Jesus Cristo decide que dons, que talentos, que habilitações precisas para fazê-las a obra de Deus, aonde estás no sítio, no local e na posição aonde estás. Então, Ele te dá certos dons para fazer a obra com esses talentos, com esses dons. E, por isso, o Espírito Deus é, digamos assim, é feito, é dado a ti, de uma maneira muito especial para ti, para tu fazeres a obra na maneira, no sítio, na posição, no local aonde estás para fazer a obra dele. É tal como um dedo ou uma mão, cada um tem as suas funções dentro do corpo espiritual do Espírito de Deus, do Espírito, perdão do corpo que é a Igreja de Deus, que é o corpo de Cristo. E, por isso, o Espírito Deus nos dá estas habilidades para fazermos a obra. Porque, estamos a fazer não por força humana, nem por poder, mas pelo Espírito de Deus. E, por isso, hoje, Cristo e irmãos, no Dia de Pentecostes, aonde estás o Cristo? Jesus Cristo está à mão direita de Deus, como vimos em Atos, que Ele estava à destra de Deus. Ele está a nos a mandar o Espírito Santo, conforme nós precisamos, com os dons que nós precisamos, para fazermos a obra Dele, a nossa parte na obra Dele. E, por isso, que os irmãos lembrem-se, que Jesus Cristo está a administrar a Ti e a mim, o Espírito Santo Dele, com os seus dons especiais para Ti e para mim, para nós fazermos a obra, não por força, nem por poder, mas pelo Espírito. E Deus faz a obra por intermédio de nós, mas é pelo Espírito Santo de Deus. A obra de Deus, queridos irmãos, nunca é feita por poder humano, ou por força humana. Porque não é por força, nem por poder, mas pelo Espírito de Deus. Queridos irmãos, mantenham-se fiéis a Deus, mantenham-se sempre, como se diz aqui, perto de Deus, perto de Cristo, orando e vivendo de uma maneira que seja agradável. Precisamos de mortificar os feitos do corpo. Precisamos de ser guiados pelo Espírito Deus, para sermos filhos de Deus. Precisamos de renunciar-nos a nós mesmos, tomar sobre nós a nossa própria cruz e seguir a Cristo. Seguir o exemplo de Cristo, viver como Ele viveu, praticar como Ele pratica, obtecer como Ele obteceu, para que Cristo vive em nós. E Cristo vive em nós, através do Espírito Santo, nós estamos a andar de acordo com a doutrina de Cristo e de acordo com a doutrina dos apóstolos. Até à próxima, queridos irmãos, aqui a Jorge Campos, desejando-os a todos vós um belo dia da Pentecostes.
Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).