O Benefício de Ansiar Pelo Reino de Deus Hoje

Você está aqui

O Benefício de Ansiar Pelo Reino de Deus Hoje

Você já se perguntou por que, na oração modelo de Mateus 6:9-15, Jesus nos instruiu que o primeiro pedido a Deus Pai fosse “Venha o Teu reino”?

Por que seria tão importante ansiar pela chegada do Reino de Deus? A maioria das pessoas tem a ideia de que o céu é o lugar onde tudo acontecerá. No entanto, Cristo disse que buscar a vinda de Seu Reino para a Terra deveria ser nosso principal objetivo.

Ademais, no mesmo capítulo em que Jesus entregou Seu modelo de oração, Ele elaborou este princípio: “Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas [necessidades diárias] vos serão acrescentadas” (versículo 33, grifo nosso). Então Jesus disse que esses dois objetivos correlatos deveriam ser nossas maiores prioridades.

E a Bíblia está cheia de exemplos de homens e mulheres fiéis que viveram de acordo com essas prioridades. Eles vislumbraram o futuro Reino de Deus e o viram como algo real — sem duvidar de seu estabelecimento — e então se prepararam espiritualmente para isso.

O livro de Hebreus nos diz o seguinte sobre eles: “Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas, mas, vendo-as de longe, e crendo nelas, e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra [sem considerar que o mundo em que viviam era seu verdadeiro lar]... E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados” (Hebreus 11:13, 39-40). Assim, todos os fiéis a Deus serão aperfeiçoados juntos no futuro — não no momento da morte, mas quando Cristo voltar para reinar! E eles reinarão com Ele — na Terra! (Apocalipse 5:10).

Então, o resumo dessa esperança é apresentado no próximo capítulo de Hebreus: “Pelo que, tendo recebido um Reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente com reverência e piedade” (Hebreus 12:28).

Esse Reino trará mudanças maravilhosas à Terra e a todas as pessoas (ver “O Mundo Maravilhoso Que Aguardamos” na página XX). Mas todos os seus benefícios não são apenas futuros. Um grande desejo pelo Reino vindouro resultará em mudanças agora e para melhor!

Então, quais são as bênçãos advindas do anseio pelo estabelecimento desse reino glorioso? Assim como as facetas de um belo diamante emitem raios multicoloridos, aqui estão sete efeitos maravilhosos que experimentamos ao ansiarmos pelo reino de Deus na Terra. Compreender isso, juntamente com o que esse reino trará, deve nos levar a orar com mais fervor: "Venha o Teu reino".

1. Colocar as coisas mais importantes em primeiro ligar

O reino de Deus é o objetivo final da vida. Jesus deixou isso bem claro, pois não importa quão bem-sucedido você seja nos aspectos materiais desta vida, mesmo alcançando fama e fortuna, se você não entrar no Reino de Deus, sua vida terá sido um fracasso diante de Deus.

Como Jesus declarou: “Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma [seu ser ou existência pessoal]? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? Porque o Filho do Homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e, então, dará a cada um segundo as suas obras” (Mateus 16:26-27).

Obviamente, existem muitos bons objetivos materiais a serem alcançados nesta vida, exatamente como mencionou o apóstolo João: “Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma [ou todo o ser, corpo e mente]” (3 João 1:2)

O principal propósito espiritual da vida de alguém é fazer parte desse reino vindouro. Por isso é que esperar ansiosamente por seu estabelecimento deve ser prioridade em nossas vidas, esperando e orando diariamente para conseguir vislumbrar esse futuro reino como fonte de encorajamento e inspiração.

2. Manter nosso foco nessa esperança

Muitos não entendem que a esperança bíblica é realmente baseada na vinda desse reino.

Sobre essa esperança, o apóstolo Paulo explicou: “Porque, em esperança, somos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê, como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos” (Romanos 8:24-25).

Paulo chamou isso de “bem-aventurada esperança”. Como ele disse a Tito: “Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo, o qual se deu a Si mesmo por nós, para nos remir de toda iniquidade e purificar para Si um povo Seu especial, zeloso de boas obras” (Tito 2:11-14).

Paulo comparou essa esperança ao capacete de um soldado que o protege de um ferimento fatal na cabeça. Paulo mencionou que um soldado cristão atinge o objetivo de salvação no Reino de Deus estando armado para a batalha espiritual — usando a “couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação” (1 Tessalonicenses 5:8, ARA).

3. Encher-nos de fé

O fato de ter a grande esperança de um dia entrar no Reino de Deus deve nos inspirar uma fé viva! Enquanto ter esperança nos enfoca nesse destino final, a fé viva e confiante nessa caminhada diária rumo a esse objetivo nos estimula a obedecer fielmente.

Observe como Paulo conecta o anseio pelo Reino de Deus à caminhada diária de fé: “Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa... Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a Minha alma não tem prazer nele” (Hebreus 10:35-38).

A fé nos permite acreditar na certeza das promessas de Deus e permanecer fiéis a essas verdades, apesar das provações, sofrimentos e tentações da vida. No livro de Hebreus, Moisés é um grande exemplo de alguém que caminhou pela fé e não pela vista: “Pela fé, deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível” (Hebreus 11:27). Em outras palavras, ele tinha “olhos espirituais” que viam a presença de Deus em sua vida e agia por conta disso!

4. Dar significado a nossas vidas

Uma das maiores bênçãos da vida é saber por que nascemos. Tanto desespero no mundo pode ser atribuído a pessoas que desconhecem o propósito de sua existência e, consequentemente, ficam frustradas, desesperadas e desesperançadas. Devemos buscar a razão de nossa existência na Palavra de Deus. Todas as coisas existem por causa de nosso Deus Criador, portanto, a resposta do motivo de Ele ter nos criado só pode vir dEle.

A resposta revelada na Bíblia é que Deus fez os seres humanos para serem, em última análise, como Ele em Sua família divina e em Seu Reino para sempre. E, para sermos como Ele, dependemos, inicialmente, da ajuda do próprio Deus para podermos desenvolver Seu caráter justo agora e para que um dia possamos compartilhar Sua glória.

Como nos diz Hebreus 2:10: “Pois Deus, que cria e sustenta todas as coisas, fez o que era apropriado e tornou Jesus perfeito por meio do sofrimento. Deus fez isso a fim de que muitos, isto é, os Seus filhos, tomassem parte na glória de Jesus. Pois é Jesus quem os guia para a salvação” (BLH).

Paulo acrescenta: “A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, Ele transformará os nossos corpos humilhados, para serem semelhantes ao Seu corpo glorioso” (Filipenses 3:20-21, NVI).

Por isso, de todo o conhecimento existente no mundo esse entendimento é o mais valioso. Depois de saber por que foi posto aqui na Terra, você conseguirá entender por que a vida é como uma corrida de obstáculos, onde há diferentes testes e provas a serem realizados. O objetivo disso é revelar e melhorar nosso caráter, ajudando em nosso treinamento para o reino vindouro.

Como ressaltou o apóstolo Pedro: “Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo” (1 Pedro 1:6-7, ARA).

5. Proporcionar alegria em um mundo injusto

Vemos diariamente que existem muitas injustiças em todo o mundo. E quando alguém sofre por causa de uma injustiça, isso realmente machuca! As pessoas más parecem se safar de tantos crimes terríveis e depois morrem em paz e por velhice, sem responder por todo o dano que causaram nesta vida. Além disso, aqueles que têm menos influência, geralmente, acabam recebendo a pior parte de tudo. E isso tem sido assim desde tempos imemoriais.

O rei Salomão lamentou pelas injustiças da sua época. Embora fosse rei, ele não foi capaz de resolver as coisas. Ele disse: “Então olhei de novo para toda a injustiça que existe neste mundo. Vi muitos sendo explorados e maltratados. Eles choravam, mas ninguém os ajudava. Ninguém os ajudava porque os seus perseguidores tinham o poder do seu lado” (Eclesiastes 4:1, BLH).

Mas as coisas não vão ficar assim para sempre. Quando se recebe o conhecimento do vindouro Reino de Deus e de Sua justiça, enfim, você sabe que um acerto de contas está chegando. As pessoas não mais se safarão de crimes e pecados atrozes. Os inocentes não sofrerão mais nas mãos dos iníquos.

Como disse Paulo: “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal" (2 Coríntios 5:10).

Então, Jesus será o justo juiz naquela época. A Bíblia nos diz como Ele executará Sua justiça — uma maneira muito diferente de como é feita no mundo hoje.

O profeta Isaías descreveu o governo perfeito de Cristo: “O Espírito do SENHOR repousará sobre ele, o Espírito que dá sabedoria e entendimento, o Espírito que traz conselho e poder, o Espírito que dá conhecimento e temor do SENHOR. E Ele se inspirará no temor do SENHOR. Não julgará pela aparência, nem decidirá com base no que ouviu; mas com retidão julgará os necessitados, com justiça tomará decisões em favor dos pobres. Com Suas palavras, como se fossem um cajado, ferirá a terra; com o sopro de Sua boca matará os ímpios. A retidão será a faixa de Seu peito, e a fidelidade o Seu cinturão” (Isaías 11:2-5, NVI).

Ansiamos por esse vindouro dia em que tudo o que estiver torto, finalmente, será corrigido!

6. Motivar a acordar confiante todas as manhãs

Uma vez que compreendamos o quanto Deus Pai e Jesus Cristo fizeram por nós — e ainda farão mais por nós quando trouxerem Seu Reino à Terra — ficamos muito gratos por estarmos vivos!

Embora, mais cedo ou mais tarde, passemos por alguns momentos difíceis, o fato de sabermos o que nos espera quando Cristo reinar aqui na Terra nos traz conforto para enfrentar nossas circunstâncias atuais. Como Jesus disse: “Ele sempre dará tudo o que vocês precisam dia a dia, se procurarem em primeiro lugar ser fiéis ao Reino de Deus. Portanto, não tenha medo, pequeno rebanho, porque é uma grande felicidade para o Pai do céu dar o Reino a vocês” (Lucas 12:31-32, Bíblia Viva).

Como um grande incentivador espiritual, Paulo acrescentou: “Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a Seu próprio Filho poupou, antes, O entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Pois é Cristo [acima de todos, exceto do Pai] quem morreu ou, antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o Qual está à direita de Deus, e também intercede por nós” (Romanos 8:31-34).

Ao seguir a Deus, fazemos parte da equipe vencedora! Não importa o que aconteça conosco, sabemos que Deus está no comando e, de alguma forma, usará as circunstâncias para nosso benefício final.

Mais uma vez, Paulo, preso e espancado diversas vezes por sua fé, manteve-se otimista em meio a tremendas provações, declarando: “Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus...E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por Seu decreto” (Romanos 8:18-19, 28).

7. Infundir perseverança em nós

Perseverança é a capacidade de não desistir ou entregar-se, mantendo-se firme até que o objetivo desejado seja alcançado. Devemos perseverar para que o caráter justo de Deus seja gerado em nós. Como Paulo menciona: “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança” (Romanos 5:3-4, ARA).

A vida espiritual de um cristão é comparada à de um corredor de maratona que, com perseverança e resistência, termina a corrida. Como Paulo enfatizou: “Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre. Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar. Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado” (1 Coríntios 9:25-27, NVI). Paulo sabia que poderia falhar se não terminasse a corrida da fé, por isso manteve os olhos firmemente no objetivo e continuou perseverando.

O objetivo de fazer parte do Reino de Deus é tão grande que nada mais pode ser comparado a isso. No entanto, existem inimigos terríveis que não querem que entremos nesse reino. Nossos maiores adversários nesta vida são: (1) nós mesmos, devido à nossa natureza humana corrupta; (2) o mundo, com seus desejos e atrações; e (3) Satanás, o diabo.

Pedro alertou: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo. Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar” (1 Pedro 5:8-10, ARA).

Cristo advertiu que “por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará" (Mateus 24:12). "Mas", Ele assegurou, "aquele que perseverar até ao fim será salvo" (versículo 13).

E nossa ânsia pelo Reino e nosso desejo de ver as grandes promessas de Deus cumpridas é que nos ajudarão a resistir. Por conta desse mesmo desejo é que o próprio Jesus perseverou: “Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus” (Hebreus 12:2, NVI).

Agora podemos ver por que é tão importante vislumbrar diariamente esse futuro Reino quando oramos e sempre ser encorajados por isso. Essa é uma chave poderosa que traz perseverança e mantém um correto estado de espírito para enfrentar os inúmeros desafios da vida — e para um dia entrar naquele maravilhoso Reino de Deus!


O Mundo Maravilhoso Que Aguardamos

Aguardamos com grande expectativa o Reino que Deus, que Jesus Cristo brevemente estabelecerá em toda a Terra — ansiamos fervorosamente sua chegada. Aqui estão algumas das bênçãos do futuro.

1. Será um reino transbordante de amor

O Reino de Deus não será governado à maneira desta era, com pessoas seguindo a lei da selva em que os mais fortes sobrevivem. Visto que a principal característica de Deus é o amor (1 João 4:8), e essa será a principal atitude quando Cristo reinar sobre a Terra. Em vez de apenas se importar consigo mesmas, as pessoas estarão cuidando das necessidades dos outros — servindo, compartilhando, ajudando e amando o próximo.

Jesus explicou aos discípulos que estava trazendo um novo tipo de governo: “Então, Jesus, chamando-os, disse: Sabeis que os governadores dos povos [as nações] os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Mateus 20:25-28).

Consequentemente, todas as nações trabalharão juntas nesse tempo, em vez de guerrearem. Os países que antes foram inimigos históricos serão amigos afetuosos.

Como descreve Isaías: “E ferirá o SENHOR aos egípcios e os curará; e converter-se-ão ao SENHOR, e Ele mover-se-á às suas orações e os curará. Naquele dia haverá estrada do Egito até à Assíria, e os assírios virão ao Egito, e os egípcios irão à Assíria; e os egípcios adorarão com os assírios ao SENHOR. Naquele dia, Israel será o terceiro com os egípcios e os assírios, uma bênção no meio da terra. Porque o SENHOR dos Exércitos os abençoará, dizendo: Bendito seja o Egito, Meu povo, e a Assíria, obra de Minhas mãos, e Israel, Minha herança” (Isaías 19:22-25).

2. Será um reino repleto de alegria

O governo de Cristo será pleno de alegria, felicidade e diversão saudável! A ideia de um Deus severo, rígido e austero é uma total distorção da realidade. Jesus era a pessoa mais feliz e alegre do mundo, mas lamentava ver a dureza de coração das pessoas e como elas sofriam por causa do pecado.

Ele disse a Seus discípulos: “Eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância” (João 10:10). Mais tarde, acrescentou: “Eu lhes disse isto para que vocês fiquem muito alegres. Sim, vocês vão ficar transbordando com a Minha alegria!” (João 15:11, Bíblia Viva).

Não haverá mais exploração no mundo que está por vir, e todo o potencial de cada pessoa será alcançado, porque as pessoas ajudarão umas às outras a ter sucesso. Mais uma vez, a Bíblia nos dá um vislumbre desse futuro Reino: “Não edificarão para que outros habitem, não plantarão para que outros comam, porque os dias do Meu povo serão como os dias da árvore, e os Meus eleitos gozarão das obras das suas mãos até à velhice”.

“Não trabalharão debalde, nem terão filhos para a perturbação, porque são a semente dos benditos do SENHOR, e os seus descendentes, com eles. E será que, antes que clamem, Eu responderei; estando eles ainda falando, Eu os ouvirei. O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi... Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o SENHOR” (Isaías 65:22-25).

3. Será um reino de paz

Estamos acostumados a um mundo cheio de crime e violência. Não importa onde você mora, não há lugar onde você possa realmente se sentir seguro, mesmo tendo os mais sofisticados sistemas de segurança. Os criminosos também usam tecnologia atual para burlar esses sistemas de alarme.

Entretanto, existirá tanta paz no reino vindouro que não haverá necessidade de policiais ou de forças armadas. Miquéias descreveu esse maravilhoso cenário: “Mas, nos últimos dias, acontecerá que o monte da Casa do SENHOR será estabelecido no cume dos montes [referindo-se ao reino de Deus governando sobre todos os reinos da Terra] se elevará sobre os outeiros, e concorrerão a ele os povos. E irão muitas nações e dirão: Vinde, e subamos ao monte do SENHOR e à Casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os Seus caminhos, e nós andemos pelas Suas veredas”.

“Porque de Sião sairá a lei, e a palavra do SENHOR, de Jerusalém. E julgará entre muitos povos e castigará poderosas nações até mui longe; e converterão as suas espadas em enxadas e as suas lanças em foices; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra. Mas assentar-se-á cada um debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira, e não haverá quem os espante, porque a boca do SENHOR dos Exércitos o disse” (Miquéias 4:1-4).

Exatamente, haverá muita paz naqueles dias — tanto paz externa, pois ninguém prejudicará ninguém, como a paz interior, onde nada perturbará o estado de espírito de uma pessoa.

Isaías declara o seguinte sobre essa era: “E o efeito da justiça será paz, e a operação da justiça, repouso e segurança, para sempre. E o Meu povo habitará em morada de paz, e em moradas bem seguras, e em lugares quietos de descanso” (Isaías 32:17-18).

4. Será uma Terra de abundância física e espiritual

Outra característica surpreendente do reino vindouro é que a maldição lançada sobre a Terra por causa do pecado do homem será retirada, o que trará uma enorme abundância de colheitas e a transformação de animais mais ferozes em criaturas mansas e inofensivas.

Isaías descreve a retirada da maldição de sobre a Terra naquela época: “Porque, com alegria, saireis e, em paz, sereis guiados; os montes e os outeiros exclamarão de prazer perante a vossa face, e todas as árvores do campo baterão palmas. Em lugar do espinheiro, crescerá a faia, e, em lugar da sarça, crescerá a murta; isso será para o SENHOR por nome, por sinal eterno, que nunca se apagará” (Isaías 55:12-13).

Isso mesmo, a flora e a fauna serão restauradas ao seu anterior estado edênico. O apóstolo Pedro descreveu esse período, advertindo: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor. E envie Ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado, o qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os Seus santos profetas, desde o princípio” (Atos 3:19-21).

Aqui está uma breve descrição da mudança na natureza de todos os animais num mundo cheio da verdade de Deus: “E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão, e a nédia ovelha viverão juntos, e um menino pequeno os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas, e seus filhos juntos se deitarão; e o leão comerá palha como o boi”.

"E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco. Não se fará mal nem dano algum em todo o monte [o mundo todo governado pelo Reino] da Minha santidade, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar” (Isaías 11:6-9).

A fertilidade do solo será tão grande que haverá várias colheitas durante o ano. Como o profeta Amós declarou: "Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que o que lavra alcançará ao que sega, e o que pisa as uvas, ao que lança a semente; e os montes destilarão mosto, e todos os outeiros se derreterão” (Amós 9:13).

5. Será um mundo de justiça

Justiça pode ser uma excelente palavra para resumir o reino vindouro. O termo “justo” vem do latim justus, que significa conforme ao direito ou à justiça. Todas as pessoas vão aprender a viver nesse caminho de vida divino, baseado na Palavra de Deus.

Pedro usou a palavra “justiça” para resumir como será o Reino de Deus: “Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato e piedade, aguardando e apressando-vos para a vinda do Dia de Deus... Mas nós, segundo a Sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça” (2 Pedro 3:11-13).

Você consegue imaginar isso? Mantenha-se focado nessa visão do mundo fantástico e maravilhoso prometido por Deus!