Para Um Tempo Como Este!

Você está aqui

Para Um Tempo Como Este!

Download (Baixar)
MP3 Audio (9.94 MB)

Download (Baixar)

Para Um Tempo Como Este!

MP3 Audio (9.94 MB)
×

Há cerca de 2.500 anos, uma mulher foi desafiada a tomar uma decisão de vida ou morte — dar um passo à frente por Deus e pelo seu povo ou ficar inerte e esperar sobreviver.

Em um momento decisivo entre o estímulo e a resposta veio uma mensagem do parente que a criou: “Se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento doutra parte virá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?” (Ester 4:14).

A sabedoria intemporal de Mardoqueu provocou uma atitude virtuosa de sua filha adotiva, agora rainha Ester, levando-a a interceder pelo povo da aliança divina perante o seu marido, um governante pagão. Ela não sucumbiu a uma lamentável inércia ou hesitação. Em vez disso, ela ouviu o chamado de um grandioso Reino muito além do reino persa.

Mas o que esse evento tem a ver com nosso discipulado pessoal em Cristo enquanto enfrentamos os desafios desta vida?

Decidir e agir pelo Reino — agora!

Ao responder a essa pergunta, precisamos reconhecer o reino supremo que surgiu em nosso caminho e que agora está batendo à porta de nossos corações num tempo como este. Jesus anunciou em Sua pregação: “O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho [ou boas novas]” (Marcos 1:15).

Ele estava dizendo que, em aspectos vitais, foi dado início a instauração de uma nova era mundial — portanto, procure ter uma mente e um coração que se ajustem a ela! E é para esse reino eterno, que chegará plenamente à Terra no tempo perfeito de Deus, que fomos chamados em “um tempo como este”.

Novamente, ainda não chegamos nesse tempo plenamente. Jesus orou ao Seu Pai dizendo o seguinte acerca dos verdadeiros seguidores dEle que ainda vivem neste mundo mau: “Santifica-os [separa-os] na verdade; a Tua palavra é a verdade. Assim como Tu Me enviaste ao mundo, também Eu os enviei ao mundo” (João 17:17-18). A Palavra de Deus estimularia os crentes a agir.

Mas, por que alguns de nós estão sendo chamados agora? Porque o treinamento para viver nesse vindouro reino supremo está acontecendo aqui na Terra agora e com a ajuda do alto!

E, assim como Ester, estamos aqui num momento de tomada de decisão sobre se devemos dar ouvidos aos nossos temores ou ao grande Mardoqueu espiritual, Jesus Cristo, que nos ordena a segui-Lo. Consideremos estas duas verdades básicas observadas pelo psicólogo austríaco e sobrevivente do holocausto, Viktor Frankl: 1) “A vida nunca se torna insuportável por causa das circunstâncias, mas apenas por falta de significado e de propósito” e 2) “Decisões, não condições, determinam quem somos!”.

Deus não nos chamou para viver na zona crepuscular da indecisão, pois a própria indecisão já é uma decisão que não glorifica a Deus.

Avançar para o Reino

Vamos refletir sobre cinco passos necessários e decisivos para caminhar ao lado de Ester, tendo Jesus Cristo como nosso companheiro, para alcançar esse futuro que Deus almeja para nós e assim glorificá-Lo.

Primeiro Passo: Em vez de ficarmos extasiados diante de um mundo fracassado, deveríamos ficar extasiados por Deus ter nos escolhido para receber Seu dom da graça (João 6:44, 65; Efésios 2:8) em um tempo como este. Durante um desafio pessoal, o apóstolo Paulo foi lembrado pelo Cristo ressuscitado: “A Minha graça te basta” (2 Coríntios 12:9). A graça de Deus — Sua inesgotável concessão de favor tanto na vida quanto na morte — é o suficiente para enfrentarmos tudo o que surgir em nosso caminho.

Segundo Passo: Para citar o famoso escritor Stephen Covey, autor do best-seller Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes: “Comece com o objetivo em mente”. O próprio Deus definiu o objetivo e está atuando para alcançá-lo: “Eu sou Deus, e não há nenhum outro; Eu sou Deus, e não há nenhum como Eu. Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá. Digo: Meu propósito ficará de pé, e farei tudo o que Me agrada” (Isaías 46:9-10, NVI). E Ele quer que também trabalhemos para alcançar esse objetivo.

E era isso que estava no coração dAquele que disse: “Siga-Me”. Ele é o mesmo que “pela alegria que lhe fora proposta [o futuro], suportou a cruz [o difícil agora], desprezando [ou ignorando] a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus” (Hebreus 12:2, NVI).

Mas para isso é necessário mais do que apenas nossa própria visão de mundo ou perspectiva. Precisamos da perspectiva atemporal de Deus para nos guiar nesses tempos atuais de dificuldades e desafios. E para um discípulo de Cristo “começar com o objetivo em mente” significa dar cada suspiro de vida lembrando que Deus é uma presença orientadora que nos molda como Sua nova criação espiritual à imagem de Cristo (2 Coríntios 5:17).

Terceiro Passo: “Evitem o vozerio!”. Diariamente ouvimos muitas vozes, que podem nos sufocar e tomar toda a nossa atenção. Essas vozes são distrativas e envolventes, além de consumir nosso tempo, elas também consomem toda nossa vida.

Eventualmente, como ser humano, Jesus buscava ter “intervalos” e se afastava das multidões que O seguiam. Hoje em dia, muitas pessoas mantêm os olhos e os corações grudados em seus smartphones que nem têm tempo para “olhar para os lírios do campo” (Mateus 6:23-34). O Salmo 46:10 nos diz: “Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus”. E em “um tempo como este”, temos diante de nós uma escolha sobre se ficaremos grudados em nossos smartphones para ver o que as pessoas estão dizendo e fazendo ou se daremos o próximo e decisivo passo para enxergar o que Deus está dizendo e fazendo para o nosso bem-estar a longo prazo.

Quarto Passo: Valorize a Palavra de Deus e “não saia de casa sem ela”, mantendo a sua influência diária guardada e trancada nos recônditos de seu coração. Certamente, é preciso considerar a Palavra de Deus como “lâmpada para os pés e luz para o caminho”, o autor do Salmo 119 afirmou: “Jurei e cumprirei que hei de guardar os Teus justos juízos” (versículos 105-106).

A Palavra de Deus não é apenas um “dispositivo de geolocalização” para saber onde estamos em determinado momento, mas um “GPS espiritual” para saber onde Deus espera que estejamos. Uma Bíblia que não é aberta diariamente pode se tornar um objeto perdido em um armário cheio de coisas que caíram em desuso. Como podemos continuar a “andar nEle, estar arraigados e edificados nEle e ser confirmados na fé” (Colossenses 2:6-7), se não ouvirmos a Voz que chega até nós através da Palavra de Deus?

Quinto Passo: Pare tudo e reserve um tempo específico e importante para orar ao nosso Pai Celestial. Se não estamos falando com Ele, isso significa que estamos falando sozinhos — como uma pessoa perturbada tendo uma conversa animada e sem objetivo consigo mesma na rua!

Jesus não apenas instruiu Seus discípulos sobre como orar, mas também expressou Sua expectativa de “quando orarem” (Lucas 11:2, NVI). Os ouvidos de nosso Pai Celestial estão atentos e abertos às nossas orações (1 Pedro 3:12). Jesus tinha muita confiança quando afirmava: “Pai, graças Te dou, por Me haveres ouvido. Eu bem sei que sempre Me ouves...” (João 11:41-42).

Então, sabemos que “o Senhor está próximo” quando marcamos presença no mundo da oração e seguimos a orientação de Paulo de não andar “ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento [melhor do que essa realidade terrena], guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (Filipenses 4:6-7, ARA).

Ademais, é “para um tempo como este” que fomos chamados a perseverar na fé neste reino humano. E é “para um tempo como este” que recebemos a graça de Deus para alcançar agora um reino melhor, defendendo o que é certo ao seguirmos os passos espirituais Daquele que nos convidou para segui-Lo.

A porta da tomada de decisão está diante de nós hoje. Assim como o profeta Isaías, recebemos um grande chamado e convite do alto: “Ouvi a voz do SENHOR, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por Nós?” (Isaías 6:8).

Será que responderemos como Isaías? “Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim".

Saiba mais

Talvez você esteja onde está na vida agora e lendo esta publicação porque Deus quer que você tome a decisão de obedecê-Lo e de buscar Seu Reino hoje mesmo. Peça ou baixe nosso guia de estudo bíblico gratuito “Transformando Sua Vida: O Processo de Conversão” para ajudá-lo nessa decisão.