A Antiga Aliança: O ministério de condenação vs o ministério da vida

Você está aqui

A Antiga Aliança

O ministério de condenação vs o ministério da vida

Download (Baixar)
MP3 Audio (50.92 MB)

Download (Baixar)

A Antiga Aliança: O ministério de condenação vs o ministério da vida

MP3 Audio (50.92 MB)
×

Como as alianças de Deus são parte do processo de conduzir muitos filhos à glória.

Transcrição

Bom dia ou Boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

O ensino falso deste mundo segue mais ou menos desta maneira: a antiga aliança era a lei dos 10 mandamentos enquanto a nova aliança só contém graças e promessas.

Certamente a nova aliança não é a lei embora esse é um modo de pensamento que muitas igrejas cristãs têm e dizem também que visto que a antiga aliança foi abolida então a lei de Deus também foi abolida.

E por isso esse gênero de pensamento dá a crer que a lei de Deus é dura, cruel e escravizadora e os leva a crer que a culpa da antiga aliança era na lei.

E depois dizem que visto que Deus deu a lei por isso a culpa é Dele dizem mais ou menos esse pensamento e por isso de acordo com esse ensino Jesus Cristo veio com a nova aliança sem lei só com promessas e liberdades de fazerem “o que eu quero e o que me apetece”.

Está claro que há algo muito errado com este método de pensamento e vejamos uma história muito breve aqui:

Deus criou Adão da poeira do chão e essa criação é parte de um processo em que houve uma 1ª. fase de criação física e há uma 2ª. fase da criação espiritual.

E está claro que Deus não completou a 1ª. fase da criação na 2ª. fase mas a promessa final do Pai é para trazer muitos filhos à glória como lemos em HB 2:10 que a intenção do Pai é conduzir muitos filhos à glória.

Essa é a intenção e o propósito da grande finalidade de Deus para a humanidade: conduzir muitos filhos à glória.

E por isso entendemos que o homem só será esta criação completada e criação suprema de Deus depois de Deus completar esta 2ª. fase na sua criação do homem, isto é, a fase de criar no homem como nos indicar, nos treinar e nos orientar a ter o caráter de Deus! E isto é a crescermos na graça e no conhecimento do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

Pois Ele é a imagem do Pai! E por isso essa é a grande promessa final do Pai e de Deus para sermos muitos filhos Dele na glória, no reino Dele e na família Dele.

E na 1ª. fase Deus não pôs em Adão o Espírito Santo de Deus, a sua amorosa atitude que é o Espírito Santo de Deus, estas atitudes são características como: amor, carinho, bondade, gentileza, domínio próprios, são características do Espírito Santo de Deus.

E por isso este Espírito Santo de Deus nos dá este amor espiritual e o poder para desenvolvermos o caráter de Deus, isto é, para crescermos na graça e no conhecimento do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e assim cumprimos a lei espiritual de Deus que é a lei de amor.

E por isso sabemos que ele prometeu que vai compartilhar conosco a sua própria natureza divina, nos regerando ou nos regenerando de novo com Seu Espírito desde que nós nos arrependamos de desobedecer!

Ora estas promessas porque como disse isto é uma fase com várias etapas e foram dadas numa sequência de promessas e essas estão debaixo do que nós chamamos na Bíblia: alianças e por isso temos as alianças de Deus!

Então, o que é uma aliança? Por que as alianças de Deus? São um acordo entre Deus e o homem ou homens específicos ou digamos a humanidade! São acordos entre Deus e essas pessoas para abençoar as pessoas quando elas obedecem a Deus e fazem o que é agradável a Deus.

E por isso além de simplesmente obedecerem e receberem estas bençãos por obedecerem a Deus promete nos dar bençãos adicionais sob as condições de obedecermos a Ele e fazermos o que é agradável a Ele para o nosso bem!

Vejam aqui em 2 PE 1:4 vemos aqui que diz que nos são dadas preciosas e grandes promessas para que através dessas promessas possamos nos tornar coparticipantes da natureza divina.

Queridos irmãos a promessa final de Deus e meta final Dele é de nos gerar de novo, pela 2ª. vez, digamos assim, numa 2ª. etapa ou 2ª. fase, para nascermos de novo porque sim nascemos a primeira vez do nosso pai físico e fomos gerados pelo nosso pai físico.

E somos gerados de novo quando recebemos o Espírito Santo de Deus que é a semente do Pai Celeste para sermos composto de Espírito na família de Deus!

E por isso lemos em GN 1:26 que Deus disse: “façamos o homem à nossa imagem”, isto é, Deus, o Elohim, na forma como chamamos hoje de Deus Pai e Jesus Cristo, o filho de Deus disseram: façamos o homem à nossa imagem, isto é, do mesmo tipo de gênero de seres que são do tipo Deus! E conforme a nossa semelhança.

Essa é a meta final embora a 1ª. fase e 1ª. etapa criou o homem fisicamente e depois vemos que Deus vai dando promessas ao longo da linha do tempo para abrir este caminho de virmos a ser realmente filhos e filhas de Deus no reino de Deus.

Uma das primeiras promessas importantes é em GN 12 começando no v. 1 em que Deus fez um acordo e uma promessa a Abrão e diz: “0 Senhor disse a Abraão: sai da tua terra e da tua parentela da casa do teu pai e vai para a terra que te mostrarei”.

E aí Abrão teve que sair da sua família e amigos e ser uma pessoa diferente e pessoa separada e viver uma vida diferente como nós como cristão temos que fazer hoje em dia.

E isso foi necessário de Abrão de ter fé e confiança na palavra de Deus!

E por isso Deus disse: “te farei uma grande nação (ponto número 1), te abençoarei (ponto 2) e engrandecerei o teu nome (ponto 3) e tu serás uma benção (ponto 4) e abençoarei os que te abençoarem (ponto 5) e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem (ponto 6) e em ti serão benditas todas as famílias da terra (ponto 7).

E se vê aqui uma série de promessas e Deus fez um acordo com Abrão para ser uma grande nação e herdar este terreno que ele habita na terra e muitas nações serem abençoadas através dele.

E vemos depois no v. 7 diz: “apareceu o Senhor a Abraão e lhe disse: darei a tua descendência esta terra”.

E aí se vê uma benção física inicialmente e então esta aliança com Abrão foi uma aliança bem antes da aliança com a nação de Israel.

E depois vemos em GN 22 quando já Abraão esteve debaixo de um grande teste e grande provação e sabemos essa história de como venceu esta provação e depois se vê no v. 16 diz: “diz Deus a Abraão: jurei por Mim mesmo porquanto fizeste isso e não Me negaste teu único filho que deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência”.

Está aqui uma promessa incondicional através de sua descendência e de sua semente e que lemos em GL 3:16 que essa semente era Cristo como diz: “ora as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente (no singular) que é Cristo”.

Então, esta promessa foi feita a Abraão através do Salvador, do Verbo e que seria feito homem através de Jesus Cristo onde esta promessa seria cumprida.

E por isso vemos que esta promessa incondicional seria feita e seria cumprida através de Jesus Cristo.

Está claro que isso seria uma promessa de abençoar o mundo inteiro, promessas espirituais e também havia promessa física e vemos em EX 19 onde estas promessas foram, digamos assim, repetidas, aos filhos de Abraão, Isaque e Jacó, aos descendentes à volta do período que saíram do Egito e que estavam no monte Sinai.

Vejam em EX 19:3-6 diz assim: “e subiu Moisés a Deus e do monte do Senhor lhe chamou e Lhe disse assim: falarás a casa de Jacó e dirás aos filhos de Israel tens visto o que fiz aos egípcios como os levei sobre asas de águia e vos cheguei a MIM agora se, pois, diligentemente ouvires a Minha voz e guardares a Minha aliança então sereis a Minha propriedade peculiar entre todos os povos porque toda a terra é Minha e vós Me sereis reino de sacerdotes e nação santa”.

E aqui vemos este acordo que nós chamamos a antiga aliança que foi feito à nação de Israel e se obedecerem a estas promessas físicas estas bençãos físicas serão aumentadas.

E depois vemos no v. 8 diz: “então o povo respondeu a uma só voz: TUDO O QUE O SENHOR FALOU, FAREMOS!”; prometemos! Vamos fazer!

E depois vemos em EX 20:1-17:

Então falou Deus as palavras e disse a eles qual era, digamos assim, o ponto central da palavra de Deus, da lei de Deus e dos mandamentos de Deus, os 10 Mandamentos que são baseados em amor.

E depois lemos mais adiante em EX 21-23 em que Deus então deu a eles vários estatutos civis e julgamentos como parte dessa aliança dizendo como aplicar o uso de administrarem esta lei que se fizerem tudo bem e se não fizerem haveriam certos castigos.

E então vemos ao fim dessa secção de EX 21-23 e chegamos a EX 24 lendo no v. 3:

“veio, pois, Moisés e disse ao povo todas as palavras do Senhor e estatutos então todo o povo respondeu a uma voz e disse: TUDO O QUE FALOU O SENHOR, FAREMOS!”

E então Moisés escreveu essas palavras, isto é, esta secção não só dos 10 Mandamentos e desta antiga aliança que contém como disse: estatutos civis e julgamentos como parte dessa aliança de como a implementarem fisicamente, civilmente estas leis.

“e então Moisés escreveu estas palavras e pela manhã levantaram da madrugada e erigiram um altar ao pé do monte e doze colunas segundo as 12 tribos de Israel”

E depois lemos no v. 7 diz:

“e depois de escrever tomou o livro da aliança e leu ao povo e eles disseram: TUDO O QUE FALOU O SENHOR, FAREMOS E OBEDECEREMOS”.

Então vemos aqui que Moisés escreveu isto aqui num livro e se tornou então o livro da aliança que inclui: os 10 Mandamentos e os estatutos civis e julgamentos entre EX 21-23 descrevendo os detalhes civis e julgamentos de como implementar esta aliança na nação.

E depois vemos no v. 8:

“então tomou Moisés aquele sangue e o aspergiu sobre o povo e disse: eis aqui o sangue da aliança que o Senhor fez conosco a respeito de todas essas palavras”

Então, isto foi selado com sangue e retificado com sangue, e foi tornado obrigatório como uma promessa, um contrato ou acordo feito em que eles se comprometeram.

Por isso vemos aqui Deus deu a eles uma promessa e eles então disseram assim: faremos e então descreveu o que tinham que fazer; a promessa de Deus e a parte de Deus está em EX 19:5-6 diz:

“agora, pois, se diligentemente ouvires a Minha voz e guardares a Minha aliança então sereis a Minha propriedade peculiar entre todos os povos pois toda a terra é Minha e vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa”.

Então por isso Deus diz: a parte de Deus farei desta nação uma nação exemplar para o mundo e todos seguirem este exemplo da nação para através deste exemplo outras nações serem abençoadas.

E o povo então disse: assim faremos!

Ora vemos que aqui não houve promessa da parte de Deus para os israelitas no AT receberem o Espírito Santo de Deus nesta fase da nação de receberem o poder e a natureza de Deus que capacita obediência.

Ora, vejemos então, por ex., um dos julgamentos da antiga aliança em EX 21:22-24 está aqui a dar, digamos assim, um estatuto civil e um julgamento de como se atuar para proteger uma mulher grávida e diz assim no v. 22:

“se homens brigarem e ferirem a mulher grávida e forem causa de aborto ou que haja um nascimento prematuro, porém, também ordeno aquele que feriu é obrigado a indenizar segundo o que lhe exigir o marido da mulher e pagará como os juízes o determinarem”.

“e se houver dano grave, isto é, se o bebê nascer morto ou nascer aleijado ou não nascer, diz: então darás vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, etc”

Vemos aqui que o juiz devia administrar uma pena de castigo de acordo com o dano e proporcional a este dano que podia incluir se o dano fosse muito grave a própria morte ou vida por vida.

E por isso que podemos de chamar isto de uma administração da morte ou como a Bíblia diz: um ministério da morte.

Vejamos em 2 CO 3:6-8 diz:

“como não será de maior glória o ministério do espírito, isto é, a administração do Espírito porque se o ministério da condenação for glória”;

E por isso vemos que o NT chama esta administração e ministério e esta aplicação da lei no AT um ministério da condenação ou um ministério da morte mas diz assim:

“se o ministério da condenação foi glória”.

O NT declara que esta antiga aliança que incluía esta administração e estatutos civis e julgamentos nesta antiga aliança chamou esse ministério da condenação como glorioso e por que? porque os princípios dos 10 Mandamentos eram a base dos estatutos civis e julgamentos e violar os 10 mandamentos era castigado pela autoridade civil debaixo desta antiga aliança.

E por isso este ministério da morte ou condenação era a execução civil da punição e por que? por causa da violação de certas leis do código civil falou a povo e por isso os pecados como: assassinato, o sequestro e o adultério eram puníveis com a morte!

Os pecadores foram assim desta maneira levados a entender plenamente que tinham transgredido a lei de Deus e por isso foram levados a um ponto de entender que ou perceber que lamentavelmente falharam em cumprir a lei de Deus!

Sim, falharam em obedecer e cumprir a promessa que fizeram: sim, faremos! E falharam!

Assim as fraquezas deste povo foram bem impressas neles e em todo o Israel e por isso acabaram de ir e serem dispersos! Israel pecou constantemente! E foi constantemente lembrado que pecaram!

Vejam em 1 CO 10:11 diz:

“estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa”.

Eles sofreram e foram castigados como exemplo para nós hoje em dia na era do NT e por isso a lição é a seguinte: não temos a capacidade de obedecer a Deus sem recebermos o Espírito Santo de Deus!

E por isso a administração da condenação da morte era gloriosa e por que?

Porque atingiu um propósito importante e glorioso e por isso esse propósito é de virmos a entender e sejamos quem formos de que precisamos do Espírito de Deus!

O Israel do AT não tinha o Espírito de Deus para observar a lei de Deus de forma espiritual e os israelitas tudo o que podiam fazer era tentar obedecer a letra da lei fisicamente com as suas próprias forças.

E se tivessem cumprido Deus teria cumprido a sua parte da antiga aliança e lhes teria dado todas essas promessas físicas da aliança física e sim hoje em dia os descendentes de Israel receberam muitas bençãos físicas como parte dessa promessa de Deus a Abraão embora serão castigados!

Mas o ponto importante aqui é que Deus nunca ofereceu à Israel, a nação física de Israel e aos descendentes físicos de Israel no AT e de uma maneira geral hoje em dia também não lhes prometeu a vida eterna na AT e não lhes deu o Espírito de Deus.

E hoje em dia mesmo os povos israelitas de uma maneira geral não estão a obedecer a Deus e não receberam o Espírito Santo de Deus e por isso não estão neste caminho espiritual para a vida eterna, ainda não!

Por isso voltando ao Israel da antiguidade Deus nunca prometeu ao Israel da antiguidade debaixo da antiga aliança a vida eterna e por isso morreram e morreriam para sempre porque não tinham uma promessa da vida eterna.

Então graças a Deus Jesus Cristo veio e os comprou de volta; é o Espírito Santo de Deus que nos dá a vida eterna e vejam em 2 CO 3:6 diz:

“o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, e sim do Espírito porque a letra mata, mas o Espírito vivifica”.

É o Espírito de Deus que nos dá a possibilidade da vida eterna; e o ministério da condenação ou da morte era um ministério temporário até à vinda da semente.

Uma vez mais GL 3:19 vejemos:

“qual, pois, ser a razão da lei? Foi adicionada por causa das transgressões até que viesse o descendente a quem se fez a promessa”.

Esta lei civil, parte da antiga aliança, à volta da lei administrativa e que depois veio a lei das cerimônias que foram adicionadas e por que?

Por causa das transgressões e até que viesse o DESCENDENTE a quem se fez a promessa; a promessa que foi feita a Abraão através do descendente que foi Jesus Cristo!

Por isso essa administração de condenação e esse ministério de condenação foi temporário até vir a semente; e com a vinda de Jesus Cristo e do Espírito Santo de Deus através de Jesus porque Cristo nos enviou o Espírito Santo de Deus então um novo ministério foi introduzido por Deus e usando as mesmas leis!

Os mesmos 10 mandamentos e vejam em 2 CO 3:7-8 diz:

“se o ministério da morte gravado em letras em pedra se revestiu em glória a ponto dos filhos de Israel não poderem fitar a face de Moisés por causa da glória do seu rosto ainda que esvanecendo como não será de maior glória o ministério do espírito”.

Deus introduziu um novo ministério e uma nova administração através do Espírito de Deus porque Jesus Cristo abriu esta porta.

Então vamos de novo entender isto e por que? porque o primeiro ministério e primeira administração só trouxe penalidades e mesmo morte por desobediência, juízos humanos não podiam conceber a vida eterna! Juízos humanos só poderiam conceber uma condenação quando quebravam a lei!

E por isso só podiam administrar um ministério de condenação o que era necessário para isso era um novo ministério com as mesmas leis e um ministério que pudesse perdoar e dar a vida eterna aqueles que se arrependessem de quebrar as leis de Deus e desejassem de obedecê-las, isto é, o novo ministério das mesmas leis em que se pudesse perdoar e dar a vida eterna.

Para isso foi necessário a promessa do Espírito Santo de Deus como única esperança de vida eterna que foi dada a todos os crentes no DIA DE PENTECOSTES em vez do ministério da condenação e da morte.

Através de Jesus Cristo, e pelos ensinos dos apóstolos de Jesus Cristo e seus ministros hoje em dia que hoje ensinam o caminho da vida eterna através da obediência a Deus e através deste arrependimento do velho homem para ser um novo homem para mudarem a vida e esse ministro dá a vida ao homem mortal!

Agora vou fazer uma pergunta e note bem: você sabia que Deus ordenou a ministração do princípio da morte como um julgamento muito antes de reafirmá-lo aos israelitas no monte Sinai como parte da sua aliança?

Ora, esta ministração da morte de acordo com GN 4 não existia antes do dilúvio de Noé porque vemos em GN 4 quando Caim matou o seu irmão não houve uma administração de morte a ele.

Vemos aqui em GN 4:8 diz:

“disse Caim a Abel seu irmão: vamos ao campo e estando no campo sucedeu que levantou Caim contra Abel seu irmão e o matou!”

E qual foi o castigo? Se vê aí no v. 15 diz:

“o Senhor, porém, disse: assim qualquer um que matar Caim será vingado 7x e pôs o Senhor um sinal em Caim para que o não ferissem de morte quem quer que o encontrasse”; ele simplesmente foi marcado!

Depois, visto que não houve ministração de morte antes do diluvio a violência aumentou tremendamente até ao ponto que Deus teve que destruir a maior parte da humanidade da face da terra e vemos aqui em GN 6:11-13 diz:

“a terra estava corrompida a vista de Deus e cheia de violência e viu Deus a terra e viu que estava corrompida por todo ser vivente e corrompido o seu caminho na terra então disse Deus a Noé: resolvi dar cabo de toda a carne porque a terra está cheia de violência dos homens e lhes farei perecer juntamente com a terra”.

Uma ministração de morte e condenação.

Depois do dilúvio se vê aqui em GN 9:5-6 diz:

“certamente requererei o vosso sangue, o sangue d vossa vida, de todo o animal requererei como também da mão do homem e assim da mão do próximo de cada um requererei a vida do homem, se alguém derramar o sangue do homem pelo homem se derramará o seu porque Deus fez o homem segundo a sua imagem”.

E por isso aqui se vê Deus então instituiu esta administração ou ministração da morte e da condenação para todos entenderem que quebrar as leis de Deus tem o castigo da morte.

Ora como vimos os israelitas falharam e por que? porque aí está uma lição importante para todas as pessoas e Deus quer que aprendamos essa lição e qual?

Precisamos do Espírito Santo de Deus e precisamos desta promessa adicional, desta nova aliança e novo acordo para nos arrependermos, para aceitarmos Jesus Cristo como Nosso Salvador, isto é, acreditar Nele, mudarmos a nossa vida e assim virmos a ser ou prometermos a ser uma pessoa completamente diferente.

E através da imposição das mãos dos ministros de Deus recebermos o Espírito Santo de Deus é preciso importante entendermos que uma vez que a pessoa recebe o Espírito Santo de Deus é o primeiro passo!

Muitas pessoas pensam: olha recebi o Espírito Santo de Deus e agora posso ir pregar! Não!

Você recebeu o Espírito Santo de Deus? Agora é um discípulo de Jesus Cristo a aprender passo a passo coisas de que precisa de aprender! E não é para estar a pregar coisas que você nem sabe!

Você tem que viver e aprender a ser um verdadeiro cristão com experiência para um dia Deus dar a você essa responsabilidade e não é de você de tomar essa responsabilidade por conta própria!

Deus põem cada um no Seu corpo como Ele decide e nem todos são uma boca, alguns são uma mão, outros são um olho, outros ouvidos, outros o estômago, ou cotovelo, seja o que for a parte do corpo mas nem todos são uma boca só aqueles que Deus escolhe é que são uma boca.

E isso as pessoas não entendem hoje em dia, óh não eu quero pregar e salvar almas no mundo!

Aí está uma falta completa de entendimento do plano de Deus porque o plano de Deus continua até agora! E está em breve para tomar uma nova etapa de finalização.

Porque Deus criou e vou repetir i que disse ao início e Deus criou Adão da poeira do chão e não completou a criação original de Adão, não completou esta segunda fase da criação espiritual do homem.

A promessa final de Deus é de trazer muitos filhos à glória como lemos em HB 2:10.

Por isso o homem e a humanidade, os seres humanos, só serão a criação suprema de Deus quando Deus completar essa fase em cada pessoa individualmente, isto é, criar em cada pessoa o caráter de Deus e que é a imagem de Deus em que as pessoas tem que crescer, aprender, a viver, a praticar e a serem filhos e filhas de Deus no reino de Deus.

Esta é a grande promessa final de Deus, de estarmos no reino Dele e de sermos parte de sua família.

E por isso uma vez mais a promessa de Deus é de sermos seus filhos na Sua família! E isto se tornou possível depois da morte de Jesus Cristo porque Ele nos compra de volta da morte, isto é, nos redime e porque morremos por causa do pecado e então essa de uma vez nos arrependermos e de mudarmos a nossa vida então recebemos a promessa do Pai.

E vejam aqui em AT 1:4 depois de Jesus Cristo ter ressuscitado Ele falou com os discípulos e teve com eles por 40 dias e ao fim desses 40 dias Ele disse:

“e comendo com eles determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém até que esperassem a promessa do Pai”.

E qual é a promessa do Pai? É de sermos Seus filhos e para sermos filhos de Deus temos que ser gerados pela semente do Espírito Santo para sermos realmente filhos do Pai!

“até que esperassem a promessa do Pai a qual de Mim ouvistes porque João, o Batista, na verdade batizou com água, porém, vós sereis batizados com o Espírito Santo não muito depois destes dias”.

Essa é a promessa do Pai e depois lemos aqui em AT 2 onde receberam o Espírito Santo os apóstolos e mais 120 pessoas nesse dia e se lê aqui em AT 2:33 diz:

“exaltado, pois, a destra de Deus, isto é, Jesus Cristo, tendo recebido o Pai a promessa do Espírito Santo para nos dar, derramou, que vedes e ouvis”.

E vejam no v. 38 diz:

“respondeu-lhes Pedro, quando o perguntaram a multidão e agora o que vamos fazer? Disse: arrependei-vos cada um de vós e façam um compromisso, uma promessa a Deus e através do batismo de que o velho homem morrer na água e vocês virem a ser um novo homem saindo desta água simbólica”.

“e pela autoridade de Jesus Cristo e para a remissão dos vossos pecados e recebereis o dom do Espírito Santo!”

E esta é a promessa! Desta nova aliança.

“pois para vós outros é a promessa para os vossos filhos e para todos que ainda estão longe”; esta é a promessa do Pai que vos faz filhos de Deus e esta é a nova aliança.

Então vemos aqui em HB 8:6:

“agora com efeito obteve Jesus o ministério tanto excelente, o ministério da vida, quanto também é Ele mediador da superior aliança, desta promessa, instituída com base em superiores promessas, a vida eterna”.

A antiga aliança nunca prometeu a vida eterna.

“porque se a 1ª. aliança tivesse sido sem defeito de maneira alguma estaria sendo buscado por uma 2ª.”

Porque a 1ª. aliança teve um defeito e qual foi? Foi a lei de Deus? Não! O defeito foi porque os israelitas não obedeceram, prometeram e não fizeram a aliança!

v. 8: “e de fato respondeu-nos diz: eis que vem dias, diz o Senhor, e firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá”.

Queridos irmãos hoje em dia temos esta nova aliança com uma ou outra pessoa aqui e como digamos assim, um início, e a aliança vai ser com a nação inteira e isso ainda acontecerá e vai acontecer quando Jesus Cristo vier à segunda vinda!

E por isso diz:

“firmarei nova aliança com a casa de Israel e a casa de Judá não segundo a aliança que fiz com os seus pais, no AT quando saíram do monte Sinai, no dia em que os tomei pela mão para os conduzir até a terra fora do Egito pois eles não continuaram na minha aliança!”

E qual foi o problema da 1ª. aliança? Foram eles porque não continuaram na aliança e não foi culpa da lei e sim culpa deles! Porque não obedeceram! Um fracasso!

“e eu não atentei para eles diz o Senhor porque esta aliança que firmarei com a casa de Israel depois daqueles dias”.

Isto é, quando Jesus Cristo vier com a casa de Israel e em sequência para o mundo todo que será abençoado!

“na sua mente imprimirei as minhas leis e também sobre o seu coração as inscreverei”

E como? Através do Espírito Santo de Deus!

“e Eu serei o Seu Deus e eles serão o Meu povo”.

E quando esta nova etapa para Israel e para todas as nações acontecer e que será à segunda vinda de Cristo então podemos dar graças a Deus pois vai ser uma benção no mundo inteiro!

Vai haver paz no mundo! Queridos irmãos não há paz no mundo hoje em dia, nem em Angola, nem no Brasil, nem na Europa, não há paz nos Estados Unidos, e está tudo a ficar pior e pior e sempre a pior!!

Até Jesus Cristo retornar e trazer paz à terra.

VEM, SENHOR JESUS! VEM!

Vem estabelecer a Administração e o ministério da vida a este mundo inteiro!