Os Termos e Condições da Nova Aliança

Você está aqui

Os Termos e Condições da Nova Aliança

Download (Baixar)
MP3 Audio (45.99 MB)

Download (Baixar)

Os Termos e Condições da Nova Aliança

MP3 Audio (45.99 MB)
×

A antiga aliança tinha um defeito. A nova aliança não tem esse defeito. Este sermão analisa cuidadosamente os termos e as condições desta nova aliança.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Antes de Israel ir para o cativeiro havia uma profecia dizendo: que Deus faria uma nova aliança com Israel e Judá e vejamos então em JR 31:31:

“eis que aí vem dias diz o Senhor em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá”

Por isso vemos que houve uma profecia de que Deus iria fazer uma nova aliança e novo contrato de casamento com Israel e a casa de Judá.

E isso foi confirmado como lemos em HB 8:8 diz:

“e de fato os respondeu dizendo: eis aí vem dias diz o Senhor e firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá”

A promessa de uma nova aliança do novo contrato de matrimônio entre Deus e a nação de Israel foi feita e ainda era futura quando Hebreus foi escrito.

Vejemos aqui em HB 8:7 diz:

“porque se aquela primeira aliança tivesse sido sem defeito de maneira alguma estaria sendo buscado por uma segunda”

A primeira aliança com Israel tinha um defeito e hoje irmãos vamos analisar cuidadosamente os termos e condições desta nova aliança e qual era o defeito dessa primeira aliança?

Esta antiga aliança de casamento entre Israel e Deus e sabemos que como mencionei em sermões anteriores e que provei claramente que foi Jesus Cristo que revelou o Pai e que ninguém jamais tinha visto ou ouvido o Pai e por isso vimos que foi o Verbo que falou como representante do Pai aos israelitas.

E foi Ele, O Verbo, aquele que veio a ser Jesus Cristo que se casou porque Ele era Deus como lemos em JO 1:1, O Verbo era Deus, e por isso vemos que Ele despojou a Israel!

Mas qual era o defeito? Era em Deus? Não! Era na lei? Ora vejemos em SL 19:7 diz:

“a lei do Senhor é perfeita”

Ora se a lei é perfeita o defeito não podia ser da lei!

Em RM 7:12 diz:

“por conseguinte, a lei é santa e o mandamento santo, justo e bom”

Ora, a lei é santa, e também é perfeita e por isso o defeito não era na lei!

Vejemos então voltando a HB 8:8 lemos:

“e de fato repreendendo-os”

Ora se ler isso na Nova Versão Transformadora diz:

“e quando vi que o seu povo era culpado”

A lei é perfeita, irmãos, mas o povo era fraco, espiritualmente, e portanto não cumpriram a responsabilidade deles no contrato de casamento da antiga aliança.

Sob os termos da nova aliança o que é que Deus propor fazer?

Em HB 8 ainda no v. 10 diz:

“porque esta é a aliança, a nova aliança, que firmarei com a casa de Israel depois daqueles dias diz o Senhor”

A aliança foi nesta nova aliança firmada com a casa de Israel!

E diz:

“e na sua mente imprimirei as minhas leis e também sobre o seu coração as inscreverei, Eu serei o Seu Deus e eles serão o Meu povo”

Por isso as leis seriam inscritas nas mentes e nos corações e não em tábuas de pedra.

Vejamos em JR 31:31 e vemos que isto era profético por isso diz aqui:

“firmarei nova aliança com a casa de Israel”

Era profético e Israel primeiro.

Em 2 CO 3:3 diz:

“esteja manifestos como a carta de Cristo produziu pelo nosso ministério escrita não com tinta mas pelo Espírito de Deus vivente, não em tábuas de pedra e sim em tábuas de carne, isto é, nos corações”

A lei de Deus está escrita pelo Espírito de Deus vivente e por seu poder, essência, capacidade que vem de Deus e não escrita em tábuas de pedra e sim nos corações.

A lei de Deus está escrita nos nossos corações.

Na antiga aliança eles podiam ver a lei com seus olhos mas não estava nos corações e mentes deles porque a lei não era parte deles e sob os termos da nova aliança Cristo promete um matrimônio espiritual só com aqueles que tem a Sua lei inscrita nos seus corações e suas mentes pelo Espírito Santo de Deus.

Por isso lembrem-se de um ponto extremamente importante: Cristo se casará com a Sua noiva, os membros coletivos da Sua igreja, somente quando ela, a igreja, se tenha preparado praticando obediência à lei de Deus.

Óh então somos justificados pela lei? Não! Vejam RM 3:28 diz:

“concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé independente das obras da lei”

O homem é justificado pela FÉ DE CRISTO, pelo o que Ele fez em completa fé que Deus Pai O ressuscitaria e que este ato daria frutos positivos, Ele tinha esta confiança e por isso fez isto e veio para a terra, se fez carne e morreu por nós.

Essa foi A FÉ DE CRISTO morrer por nós e dar-nos a Sua vida e Seu sangue.

É por isso que somos justificados pela fé e pela FÉ DE CRISTO.

Mas leiam por isso continuando a ler em RM 3:31 diz:

“anulamos, pois a lei pela fé? Não! De maneira nenhuma! Antes confirmamos a lei”

Por isso irmãos somos justificados pela fé mas isso não anula a lei, é bem claro! Por que? porque agora que uma vez que fomos perdoados por Jesus Cristo porque quebramos as leis de Deus e somos comprados de volta então agora temos que retribuir esse favor gratuito e essa graça pela fé de Jesus Cristo de agora nos arrependermos e começarmos a obedecer as leis de Deus.

Fazemos um compromisso de começarmos a obedecer às leis de Deus e por isso que lemos em RM 2:13 diz:

“porque os simples ouvidores da lei não são justos diante de Deus  e os que praticam a lei hão de ser justificados!”

Sim, somos justificados de graça e uma vez que já estamos justificados temos que nos manter nessa graça de Deus e como? Retribuindo o favor e obedecendo agora e nos arrependendo e não porque obedecermos nos justifica embora temos que retribuir e ser filhos e servos Dele de acordo com a lei de Deus porque a lei de Deus é amor e também é para o nosso bem!

E por isso temos como diz aqui: praticar a lei porque se não perdemos essa justificação gratuita porque se continuarmos a pecar então Jesus Cristo vai dizer: Eu vos perdoei para vocês mudarem do velho homem e serem um novo homem e vocês continuam a ser um velho homem? Tem que mudar! Tem que se arrepender!

Por isso sob os termos e condições da nova aliança nós temos que ser testados e comprovados para Deus ter a certeza de que realmente queremos obedecer a Deus.

A antiga aliança foi feita antes do Israel físico ter sido testado e comprovado e no matrimônio da nova aliança e do novo contrato não será feita até depois de sermos testados e comprovados e de sermos ressuscitados como seres espirituais, isto é, nascermos de novo.

Então seremos membros do reino espiritual de Deus, o Israel espiritual e não teremos mais a pecaminosa natureza humana e teremos então uma natureza divina como filhos e filhas de Deus na família de Deus no reino espiritual de seres espirituais sem carne humana.

E por isso esta nova aliança é muito melhor que a antiga aliança; ora a antiga aliança era nacional e só para uma nação física, Israel, só tinham promessas físicas e temporárias; não tinha a promessa do Espírito Santo e da vida eterna contudo na nova aliança no matrimônio com Jesus Cristo onde nós como seres ressuscitados à vinda Dele.

E essa aliança que nós poderemos participar se nós provados, testados e comprovados, isto é, se formos fiéis até ao fim então esse matrimônio e nova aliança completamente corrigirá o defeito da antiga aliança fazendo o possível ao obedecermos a lei de Deus perfeitamente na sua intenção espiritual.

1 JO 3:9 diz:

“todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado, pois, o que permanece nele é a divina semente, ora, esse não pode viver pecando porque é nascido de Deus”

Está claro que tem um significado duplo que significa agora que somos gerados como filhos de Deus contudo finalmente ao ponto final disto quando realmente tivermos sidos nascidos de Deus como seres espirituais não vamos pecar!

Porque a igreja, isto é, o corpo espiritual de Cristo gerado e nascido de novo terá uma nova natureza, a natureza divina de Deus a qual possibilitará os cristãos nascidos de novo obedecerem a Deus perfeitamente para sempre.

É então quando Cristo se casará com a sua noiva, a sua igreja e que é perfeitamente obediente.

Vejamos então, queridos irmãos, mais alguns detalhes adicionais destes termos e condições da nova aliança e vejamos então primeiro em ML 3:1 diz:

“eis que eu envio o Meu mensageiro que preparará o caminho diante de Mim; de repente virá ao seu templo o Senhor a quem vós buscais, o anjo da aliança, a quem vós desejais eis que ele vem diz o Senhor dos Exércitos”

Lembram-se que a palavra anjo é a palavra hebraica malak, mensageiro, mensageiro da aliança e por isso quando diz: eis que envio o Meu mensageiro é a palavra malak e um bocadinho mais adiante quando diz: o anjo da aliança é também a palavra malak que significa mensageiro da aliança.

E por isso estamos a ver aqui 2 MENSAGEIROS, perceberam?

Eu vou ler e explicar isto usando a versão ACF:

- EIS QUE ENVIO O MEU MENSAGEIRO (JOÃO BATISTA)

- QUE PREPARARÁ O CAMINHO DIANTE DE MIM (O SER QUE FALOU E ESTEVE A TRATAR DIA A DIA COM ISRAEL DO AT E COMO VIMOS FOI O DEUS, AQUELE SER, O VERBO E QUE FALOU COM ELES, POIS, O PAI NÃO TINHA SIDO REVELADO EMBORA ALGUMAS INDICAÇÕES DE PROFECIAS, ESTÁ CLARO, ACERCA DO PAI EMBORA NÃO TINHA SIDO REVELADO E NINGUÉM VIU OU OUVIU O PAI FALAR E POR ISSO AQUELE SER DO GÊNERO E QUALIDADE DE DEUS QUE FALOU COM OS ISRAELITAS ERA JESUS CRISTO)

Voltando a ler o v. 1 da ACF:

- E DE REPENTE VIRÁ AO SEU TEMPLO O SENHOR (JESUS CRISTO)

- A QUEM VÓS BUSCAIS, O MENSAGEIRO OU O ANJO DA ALIANÇA (JESUS CRISTO, ELE É AQUELE QUE PREGOU OS TERMOS DA NOVA ALIANÇA DA BOA NOVA DO REINO DE DEUS)

- A QUEM VÓS DESEJAIS E EIS QUE ELE (JESUS Cristo) VEM DIZ O SENHOR DOS EXÉRCITOS.

Vejamos então em MC 1:14 diz:

“depois de João, Batista, ter sido preso foi Jesus para a Galileia pregando o Evangelho do Reino de Deus (ACF E ARC)”

O mensageiro desta nova aliança, desta nova mensagem, deste novo contrato do reino de Deus e para sermos parte deste reino e o mensageiro desta aliança e deste grande plano de Deus foi Jesus Cristo.

Jesus Cristo começou a pregar a mensagem, o Evangelho, a Boa Nova do Reino de Deus dizendo: o tempo está cumprido; sim, o tempo está cumprido de que o mensageiro da aliança agora pode começar a dar esta boa nova deste evangelho da nova aliança que nos leva finalmente a ser filhos e filhas de Deus no Reino de Deus e esta é a promessa da nova aliança.

“e o reino de Deus está próximo, arrependei-vos e crede no evangelho”

Aqui estão os termos e condições da nova aliança: ARREPENDER E CRER NO EVANGELHO.

Arrepender significa mudar e crer significa obedecer e se você crê você obedece. E se você se arrepende você muda e se você acredita no que uma pessoa diz você vai fazer o que essa pessoa diz para você fazer onde acreditar quer dizer obedecer.

E precisamos de obedecer o evangelho de Jesus Cristo e de Deus que Jesus Cristo nos trouxe da Boa Nova do Reino de Deus.

E por isso vimos a pouco que esta Boa Nova do Reino de Deus e esta promessa desta nova aliança que nos dá a vida eterna e o Espírito Santo de Deus foi feita a nação de Israel e por isso Jesus Cristo teve que vir ao povo de Israel para cumprir essa profecia.

Vejam em MT 15:24 diz:

“mas Jesus respondeu: não fui enviado se não as ovelhas perdidas da casa de Israel”

As ovelhas dispersas da casa de Israel e também Judá porque a profecia foi profetizada uma nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá.

Por isso esta nova aliança foi profetizada inicialmente à Israel embora vemos que Jesus Cristo depois expandiu essa promessa a todo mundo e por isso é que lemos em MT 24:14 que diz:

“e será pregado este evangelho do reino por todo o mundo para testemunha a todas as nações”

A boa nova do reino de Deus hoje em dia é pregada a todo mundo para testemunho a todas as nações e muitas pessoas pensam: é pregado a todo o mundo para salvar mais almas hoje e não é o que está escrito aqui.

O que está escrito aqui é: pregar o evangelho do reino de Deus a todo o mundo para testemunho a todas as nações agora.

Quando Jesus Cristo vier e concretizar esta nova aliança com Israel físico no mundo do amanhã depois será expandido a todas as outras nações físicas também mas agora é pregado como testemunho a essas nações porque tem que saber que há uma esperança e vamos ver um bocadinho um ponto mais acerca desta herança que é um ponto que lemos mas que as vezes não entendemos e vamos entender hoje um bocadinho melhor.

Por isso vemos aqui em MT 24:14 que Jesus Cristo instruiu aos Seus discípulos a pregar o evangelho que inclui a nova aliança a todo o mundo e isso também vemos quando Ele ressuscitou em MT 28:19-20:

“e disse: ide, portanto, e fazei discípulos de todas as nações”

Foi expandido agora não só como foi inicialmente para a casa de Israel e de Judá e agora foi expandida e por que? por que esta mudança? Vamos ver isto daqui a pouco.

“foi expandida a todas as nações e batizando-as para dentro deste nome da família de Deus que é o nome do Pai, que é Deus, no nome do Filho, que é o Filho de Deus e o nome do Espírito Santo, que é o Espírito Santo de Deus, dentro desta família de Deus”

“e como se diz no v. 18: toda a autoridade me foi dada no céu e por isso façam isso com a Minha autoridade, isto é, em o nome de Jesus Cristo e assim ensinando a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado”

E por isso essa instrução agora foi expandida a todas as nações. A profecia inicialmente como lemos em JR 31:31 foi a casa de Israel e a casa de Judá contudo agora está expandida a todas as nações e por que?

Vejam também aqui em EF 2:11-13 diz:

“portanto lembrai-vos de que outrora vós gentios na carne chamados incircuncisos que se intitulam circuncisos na carne por mãos humanas naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, estranhos a aliança da promessa mas agora estão abertos”

Por que? vemos aqui:

“não tendo esperança e sem Deus no mundo”

Não tinham essas promessas ou esperanças como gentios

“contudo agora em Jesus Cristo, vós, que antes estáveis longe fostes aproximados pelo sangue de Cristo”

Pela morte de Cristo, e como? Por que?

Vejam também em GL 3:29 diz:

“e, se (uma condição esta pequenina palavra condicional) sois de Cristo também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa”

Óh herdeiros? Segundo a promessa?

Por isso vemos aqui que há condições da nova aliança para sermos de Cristo e se somos de Cristo também agora somos descendentes de Abraão e herdeiros da promessa.

E o que é herdar? Herdar não é resultado de uma morte e ser um herdeiro daquele que morreu porque ele por ex. escreveu  no seu testamento que estes são os seus herdeiros.

Ah interessante, não é? Vejamos em RM 11:13 diz:

“dirijo-me a vós outros que sois gentios visto, pois, que eu sou apóstolo dos gentios e glorifico o meu ministério”

E depois leiam mais adiante no v. 17 diz:

“se, porém, alguns dos ramos forem quebrados e tu sendo oliveira brava foste enxertado no meio deles e te tornaste participante da raiz e da seiva da oliveira”

Pois está aqui a falar de ser enxertado na oliveira de Deus porque éramos oliveira brava, éramos gentios e assim agora estamos a começar a por este significado assim junto.

A aliança foi feita a Israel e a Judá, Jesus Cristo veio para cumprir essa profecia mas Ele morreu e quando Ele morreu, Ele fez uma promessa e testamento para dar essa herança não só aos descendentes de Abraão mas a todo o mundo SE cumprirem as condições e os termos desta aliança!

Isto é, se forem obedientes e depois de receberem esta benção de graça e serem justificados de graça! E tem que agora se comprometer e obedecer a Deus.

E por isso vemos como lemos a pouco GL 3:29 que diz: se sois de Cristo, isto é, ambos israelitas e gentios têm que se render e se submeter e obedecer às leis e aos princípios que Jesus Cristo nos dá e que não são nada diferentes dos mandamentos de Deus; pois Jesus Cristo só falou o que o Pai o mandou dizer.

E por isso é que lemos em 2 CO 3:3 que diz:

“estando já manifestos como carta de Cristo e produzida pelo nosso ministério escrito não com tinta e sim pelo Espírito de Deus”

Nós somos como uma carta de Cristo que ele escreveu não com tinta e sim com o Espírito de Deus vivente, não com tábuas de pedra e sim em tábuas de carne, isto é, em nossos corações.

As leis de Deus não são agora nesta nova aliança em nós nada de ser escritas em tábuas de pedra e sim em tábuas de carne nos nossos corações e na nossa mente.

A lei de Deus está escrita em nossos corações e na nossa mente e não em tábuas físicas de pedra e o que isso quer dizer? Que se tornam parte de nós as leis de Deus e que as temos que as obedecer!

E por isso vemos que esta nova aliança é uma promessa e se é uma promessa no matrimônio mas vemos quando Deus descreve esse Seu plano e Suas maravilhas e Seus mistérios dá vários ângulos de significados e por isso precisamos de entender que a nova aliança é também um testamento e uma vontade escrita à morte.

E sim quando uma pessoa morre deixa um testamento e foi isso que Jesus Cristo deixou à Sua morte.

Vejamos então em HB 9:15-17 diz:

“por isso mesmo Ele é o mediador da nova aliança, deste novo concerto ou contrato de casamento, a fim de que intervindo na morte, de Jesus Cristo, para remissão das transgressões que havia sobre a primeira aliança, sim, para nos perdoar dos pecados que os israelitas faziam embora nós também pecamos”

“recebam a promessa da eterna herança, aqui vemos uma herança eterna, aqueles que têm sido chamados. Ou seja, os que têm sido chamados não são só israelitas e são gentios também e por causa da intervenção da morte”

v. 16 diz:

“porque onde há testamento é necessário que intervenha a morte do testador”

A  palavra testamento é a mesma palavra em grego que aliança, a palavra diafeikei, pode ser traduzida aliança como pode ser traduzida testamento então porque é um testamento de Jesus Cristo?

Porque Jesus Cristo foi a semente a quem a terra foi prometida como herança!

Vejam uma vez em GN 22:18 diz e falando antes no v. 17 que desta Te abençoarei e Te multiplicarei a tua descendência e depois então no v. 18 diz:

“nela, no teu descendente, serão benditas todas as nações da terra porquanto obedeceste à Minha voz”

Nela! Se você ler isto na ARC diz:

“em tua semente serão benditas todas as nações da terra”

Por isso a promessa por causa da obediência de Abraão, Deus disse a Abraão, Este Verbo que falou a Abraão como vimos foi O Verbo, Este porta voz, Este que falou representante do Pai, a quem o Pai delegou toda esta responsabilidade deste grande plano da criação de filhos e filhas de Deus; este Verbo que falou as palavras do Pai.

E Ele disse: que haveria uma semente porque Abraão obedeceu através do seu descendente de Abraão que seria esta semente que foi O Verbo que se faria carne através desta semente serão benditas todas as nações porquanto Abraão, tu obedeceste à Minha voz.

Vejamos então uma vez mais agora em GL 3:16 diz:

“ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente”

Foram feitas a Abraão através do seu descendente que foi O Verbo que se fez carne e que foi Cristo, o seu descendente e porque lemos aí no v. 16 diz:

“não diz aos descendentes como falando de muitos, porém, como de um só e ao teu descendente que é Cristo”

Veja por ex. no v. 18 diz:

“porque se a herança provém da lei não decorre de promessa”

Por isso vemos aqui que é uma herança através deste descendente.

E depois se vê no v. 29 que diz:

“e se sois de Cristo também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa”

Por que? porque Ele nos deu um testamento à Sua morte e que passou esta benção à todas as nações como vimos em GN 22:18 a pouco:

“em tua semente serão benditas todas as nações”

Ele deu este testamento para todas as nações para herdarem a mesma aliança e mesma promessa que foi feita a nação de Israel e à casa de Judá.

Em GL 4: 7 diz:

“de sorte que já não és escravo, porém filho, sendo filho, porém, herdeiro de Deus por Cristo” como está na ACF e na ARC

E por isso é uma herança também e por isso esta nova aliança é uma herança.

E por isso agora para fechar e dar um sumário em conclusão:

A nova aliança como matrimônio entre Deus aquele Ser, Deus, que se apresentou aos israelitas era O Verbo que hoje em dia é Jesus Cristo e então esse matrimônio entre Cristo e Israel foi prometido a Israel.

Jesus Cristo foi enviado a Israel de acordo com essa promessa e por isso que Ele disse: não fui enviado a todas as nações e sim aos descendentes dispersos da casa de Israel.

Mas Jesus Cristo expandiu esta nova aliança para todo o mundo como parte do Seu testamento e como a palavra grega aliança também significa a mesma palavra testamento e por isso diz: se somos de Cristo somos descendentes de Abraão e isso é parte do testamento que Ele deu à sua morte como testamento para nós.

Abriu isto para todo o mundo depois de morrer

E assim GN 22:18 que diz: em tua semente serão benditas todas as nações era profético já desde o dia de Abrão através dessa semente que é Jesus Cristo para abençoar todas as nações.

E por isso todas as nações são benditas para serem herdeiros de Deus na família de Deus de acordo com esta maravilhosa nova aliança e neste maravilhoso testamento de Jesus Cristo após a Sua morte.

Lembrem-se, irmãos, não somos justificados pela lei e somos justificados pela FÉ DE CRISTO e pelo que Jesus Cristo fez por nós, deu a sua vida, teve completa confiança no Pai que o ressuscitaria.

E por isso deu a sua vida e deu o seu sangue por nós e por isso somos justificados pelo sangue de Jesus Cristo que é que Ele fez isso por causa da fé que ele teve e tem e a confiança que ele teve e tem no Pai! E que este plano daria bons frutos!

E por isso somos justificados pela fé de Cristo mas precisamos de nos comprometer a ser obedientes a Deus como uma resposta de gratidão a essa graça que Deus nos dá e de graça.

Temos que nos arrepender e acreditar, isto é, mudar e obedecer.

Queridos irmãos estes são os termos e as condições que o Mensageiro da nova aliança nos deu.