A intenção e motivação de Deus

Você está aqui

A intenção e motivação de Deus

Download (Baixar)
MP3 Audio (62.02 MB)

Download (Baixar)

A intenção e motivação de Deus

MP3 Audio (62.02 MB)
×

Deus tem um Plano pré-determinado desde a fundação do mundo de trazer muitos filhos à glória. Entenda mais acerca desta grande graça de Deus para conosco.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Quando lemos a estória de Jó vemos que ele teve grandes aflições e Jó perguntou a Deus vejamos aqui em JÓ 7:17 e diz assim: “que é o homem para que tanto o estimes e ponhas nele o Teu cuidado?”.

O que é o homem? O que nós somos irmãos?

Veja que Davi fez a mesma pergunta em SL 8:4 diz assim: “que é o homem que dele Te lembres e o filho do homem que o cites?”.

E depois vemos Paulo em HB 2 citou o mesmo Salmo e vamos a HB 2 e aí vemos como Paulo respondeu a essa pergunta.

Vejam comigo se faz favor HB 2 começando no v. 6 diz assim: “que é o homem que dele te lembres? Ou o filho do homem que o cites? Fizeste-o por um pouco tempo menor que os anjos de honra e de glória O coroastes e o constituístes por obra de Tuas mãos todas as coisas sujeitastes debaixo dos Teus pés”.

Ora irmãos não vemos isso tudo sujeitado as mãos do homem? Sim, do primeiro filho do homem, O Unigênito, Jesus Cristo, sim, mas não debaixo de nós.

Porque agora diz assim: “porém vemos toas as coisas sujeitas a Ele” como se lê no fim do v. 8 e depois diz no v. 10: “porque convinha que Aquele por cuja causa e por quem todas as coisas existem conduzindo muitos filhos à glória aperfeiçoasse por meio de sofrimentos o autor da salvação das pessoas”.

Aqui está a resposta que a intenção e o desejo de Deus é de conduzir muitos filhos a glória.

Queridos irmãos Deus tem um plano e tem uma intenção e essa o motiva a completar esse golo para que tenha muitos filhos na glória.

Veja por exemplo em AP 13:8 falando acerca da besta e depois diz: “que vão adorar a besta aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo”; Jesus Cristo, O Cordeiro, foi morto desde a fundação do mundo.

Isto claramente nos descreve aqui que este plano e destino e alvo, esse golo de Deus é pré-determinado e pré destinado e projetado antes da fundação do mundo ou foi projetado antes e esse plano adquiriu que O Cordeiro fosse morto e isso queridos irmãos é parte deste plano de Deus e parte desta grande predestinação que a humanidade venha a ser filhos e filhas de Deus no Reino de Deus.

E por isso hoje queridos irmãos vamos falar da graça de Deus para executar o Seu plano de salvação e esse plano foi precedido e predeterminado antes da fundação do mundo e essa é a intenção e motivação de Deus.

Então veja comigo se faz favor em EF 1:5: “e Nos predestinou para ele para adoção de filhos por meio de Jesus Cristo segundo o beneplácito de Sua vontade”.

Deus nos predestinou para sermos postos como filhos e a palavra aqui adoção vem da palavra grega que é concordância de Strong da palavra grega 5206 que quer dizer iafiisa ou iafazia digamos, isto é, por ou colocar como filho ou vir a ser como filho, colocar como filho como algumas pessoas podem dizer uma melhor tradução teria sido filiação de termo sido feitos filhos de Deus, sim realmente feitos filhos de Deus.

Essa é a nossa predestinação essa é porque Deus quer que vivamos e por que que nós nascemos pois estamos predestinados a ser filhos e filhas de Deus no Reino de Deus.

Veja aqui no v. 11: “Nele digo no qual fomos também feitos herdeiros predestinados segundo o propósito Daquele que de fato todas as coisas conforme o conselho da sua vontade”.

Vamos ser herdeiros e de que? Do Reino de Deus, herdeiros de Deus e do Reino de Deus e co-herdeiros com Cristo pois fomos feitos herdeiros e filhos e vamos herdar e essa é o que está predestinado para nós segundo o propósito Daquele que fez todas as coisas conforme o conselho da Sua vontade; segundo o propósito de Deus que fez tudo segundo o conselho e desejo da vontade do Pai.

Queridos irmãos a intenção de Deus é que toda a humanidade e todos os homens e claro todas as mulheres venham a chegar a ser filhos e filhas de Deus no Reino de Deus e que venham a ter esta glória e está claro há um processo que começa através de nosso arrependimento.

Vejam comigo em 2 PE 3:9: “não retarda o Senhor a Sua promessa como alguns a julgam demorada e pelo contrário Ele é longânimo para convosco”, isto é, Deus tem muita paciência, sim, nós somos pecadores e fazemos coisas erradas e qual de nós que não faz coisas erradas?

E por isso irmãos é preciso ter muito cuidado de não passar julgamento a outras pessoas e dizer esta pessoa é assim ou assado, frito, cozido ou grelhado, e precisamos de ter cuidado porque Deus é longânimo para conosco e diz assim: “não querendo que nenhum homem pereça”; Deus não quer que nenhum de nós venha a ter a morte eterna e por isso que Deus quer que nós venhamos a ter a vida eterna.

Continuando: “se não que todos cheguem ao arrependimento”, isto é, que todos se arrependam e mudem desta maneira do que somos para sermos realmente seguidores de Cristo e isso é o que Deus quer de nós, e a intenção de Deus queridos irmãos por isso é que toda a humanidade e que todos os homens e mulheres se arrependam para poderem ser salvos.

Veja em RM 2:4: “ou desprezas a riqueza da bondade de Deus e a sua tolerância e a longanimidade, isto é, a capacidade de sofrer por muito tempo e com paciência ignorando que a vontade de Deus é que te conduz ao arrependimento”.

Esta bondade de Deus e esta grande graça de Deus de ser misericordioso de tolerar embora tenhamos feito coisas erradas, queridos irmãos devemos de ser misericordiosos como me disse uma pessoa semana passada que eu prefiro errar do lado da misericórdia do que do outro lado e por que? Porque é o que nos ensina aqui Deus pois precisamos de ser como Ele é, isto é, a bondade, a tolerância, a longanimidade e por que? Porque se não desprezamos esta riqueza da graça de Deus , isto é, a graça de Deus para conosco, uma grande graça que você e eu não a merecemos pois nenhum de nós a merece e por isso nós temos que perdoar as outras pessoas e por isso que diz a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento e por isso nós seguindo o exemplo de Jesus Cristo temos que ser bondosos, e perdoar e ser misericordiosos para com os outros e para isso nos conduzir ao arrependimento.

Queridos irmãos aqui está um ponto importante a graça de Deus é que n´s nos arrependamos, a graça Dele é a misericórdia, a tolerância, a longanimidade, a paciência, mas isto é com uma intenção que Deus quer que nos arrependamos e tem um propósito e motivação para nos arrependermos e qual é a motivação atrás disso? É para nós quando nos arrependermos possamos a vir a ser filhos e filhas de Deus no Reino de Deus e na glória e por isso o capitão de nossa salvação que é Jesus Cristo nos quer conduzir a glória.

Ora aqui está um ponto importante que é a nossa decisão de se nos arrependermos ou não! É sua decisão e minha decisão se nos arrependermos ou não! Deus nos vai dar espaço, e tempo e misericórdia e graça e bondade para nos arrependermos.

Mas é nossa decisão se nos arrependemos ou não pois Deus nos predestinou para sermos filhos e filhas Dele mas a decisão é nossa se vamos seguir este caminho através de nos arrependermos e seguindo o caminho de Cristo, a decisão é nossa se vamos fazer ou não e noutras palavras, sim, somos predestinados para sermos filhos de Deus mas sim temos livre arbítrio de obedecer e arrepender ou não pois a decisão é nossa.

Queridos irmãos como se lê em DT 30: 19 na BLH diz assim: “neste dia coloco o céu e a terra contra vocês eu lhes dou a oportunidade de escolherem”.

Deus no dá a oportunidade de escolher, nos dá livre arbítrio pois não estamos predestinados que vamos ser salvos ou não, não estamos predestinados que olha nós vamos morrer no lago da morte, não, é nossa escolha, sim, Deus quer que nos arrependamos  pois predestinou para nós estarmos no Reino Dele para sermos filhos e filhas Dele mas depende se nós escolhermos ou não por isso que Ele diz que Eu chamo o céu e a terra como testemunho contra vocês e dizendo que estou à lhes dar a oportunidade de escolherem entre a vida ou a morte e nós é que temos a oportunidade de escolher o livre arbítrio, entre a benção e a maldição e escolham a vida diz Deus em DT 30:19: “para que vocês e seus filhos e descendentes vivam muitos anos”.

 

Deus nos dá a oportunidade de livre arbítrio mas a intenção dele é que tosos nós nos arrependamos e que possamos vir a ser seus filhos e filhas na glória eterna e é para isso que estamos predestinados mas a nossa decisão não está predestinada.

Vejam aqui em RM 8:28-30 diz assim: “se sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”; você de fato tem este desejo e intenção no coração de amar a Deus e fazer o que Deus diz a você para fazer ou você odeia a Deus e você não quer ouvir Deus e eu conheço pessoas por exemplo que tem um livro para as crianças lerem  por exemplo uma pessoa lê o livro e tirou da bibliotecas para as crianças lerem  e esta pessoa quando abre o livro e está assim: e Deus fez isto, e a pessoa fecha o livro e diz: não quero ler este livro porque está a falar de Deus e depois abre outro livro  e qualquer coisa ao início também começa a falar  de Deus e não quero ler este livro pois está a falar de Deus e por que? Por que isto tudo acerca de Deus?

Queridos irmãos precisamos de ter cuidado, muito cuidado por isso se a decisão dessa pessoa a decisão é nossa e precisamos de amar a Deus e diz aqui: “sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito”; e qual é o propósito de Deus? O propósito é que venhamos a ser filhos e filhas de Deus e por isso somos chamados e então Ele chama aqueles que Ele vê que estão a amar a Deus e vai chamando e por isso diz: “portanto aos que de antemão conheceu”; e como Ele conheceu? Viu que estavam a amar a Deus.

Continuando: “também os predestinou”; por que? Todo o mundo está predestinado, Cristo os predestinou e continuando: “para serem a imagem do Seu Filho Jesus Cristo”; para sermos como Jesus Cristo o é.

Continuando: “a fim de que Ele (Jesus Cristo) seja o primogênito entre muitos irmãos” e está claro na glória.

Continuando no v. 30: “e aos que predestinou a esses também chamou e aos que chamou também justificou” e como? Através do sacrifício que Jesus Cristo fez por causa que Ele teve a fé que o Paio ressuscitaria e morreu por isso e deu a sua vida por isso e deu seu sangue e por isso somos justificados pelo sangue de Jesus Cristo porque Jesus Cristo teve fé que o Pai o ressuscitasse.

Continuando: “e aos que justificou a eles também glorificou”, si, é verdade queridos irmãos que ainda não estamos glorificados mas para Deus é um fato consumado desde que nós mantenhamos a fidelidade até o fim Ele vai nos glorificar e não há dúvida nisso pois é fato consumado.

É de certeza, não há dúvida e por isso que já estivéssemos glorificados e por isso diz: também glorificou.

Queridos irmãos por causa deste plano de salvação, essa intenção de Deus para ter muitos filhos e filhas no Reino de Deus isso motivou Deus a enviar o Seu Filho Jesus Cristo para vir a terra para morrer por nós

Veja em JO 3:16-17 uma Escritura que a maioria sabe de cor e salteado mas eu gosto de sempre o ler na Bíblia: “porque Deus amou ao mundo ( a todas as pessoas no mundo, sim, não diz que ama o mundão, as coisas do mundo mas ama as pessoas, Deus as ama) de maneira que deu o seu filho unigênito, seu único filho que foi gerado desta maneira para o que todo Nele crê ( aquele que acredita Nele para o que devemos fazer) não pereça mas tenha a vida eterna”.

Sim porque se não crermos e não fizermos o que Deus diz para não fazermos e Jesus Cristo diz para nós não  fazermos vamos perecer e vamos ter a morte eterna porque o contrário é ter a vida eterna e já temos uma alma imortal então já temos vida eterna então isso seria completamente em vão mas não pois não temos alma imortal  e não temos vida eterna por isso é que Jesus Cristo veio para a terra e morreu por nós  e Ele deu a sua vida para nós podemos ser feitos justos, isto é, reconciliados com o Pai.

Deus já fez a sua parte enviou seu Filho Jesus Cristo e Cristo já fez a sua parte ao morrer por nós agora é a nossa parte e vamos obedecer, arrepender ou não? É nossa escolha.

V. 17: “porquanto Ele enviou o seu Filho vemos que a intenção é ter mais filhos no Reino de Deus e por isso a motivação e o que motivou esta ação foi essa intenção e por isso enviou o seu Filho ao mundo não é para condenar e não para julgar e condenar o mundo mas para que o mundo fosse salvo por Ele”.

Aqui se vê a motivação de Deus que Ele deseja que todo o mundo se salve mas temos livre arbítrio.

Vejam o que era Cristo antes de se tornar carne, JO 1:1: “no princípio era o verbo; ora aqui está a dizer uma frase de existência que no princípio era, existia O Verbo, já existia; e O Verbo estava com Deus; isto é, O Verbo estava com o Pai, O Verbo tinha um relacionamento com o Pai  e por isso esta segunda frase está a falar de um relacionamento  do Verbo com o Pai e em terceiro lugar; O Verbo era Deus; O Verbo era do gênero de Deus, era da forma de Deus  e isto era uma identidade Dele e por isso no primeiro versículo vemos  a existência Dele que era eterna e que estava no princípio, eterna, não foi criado, em segundo tinha um relacionamento com o Pai era um outro ser, e em terceiro a sua identidade era do Reino de Deus, era desse gênero e forma de Deus e como diz para repetir no v. 2: “Ele estava no princípio com Deus, o Pai, isto é, era eterno, sublinhando este ponto, era eterno, O Verbo era eterno”.

Ora vocês leem no v. 14: “e O Verbo se fez carne, quer dizer, O Verbo é Jesus Cristo”; e continuando a ler no v. 3: “todas as coisas foram feitas por intermédio Dele, do Verbo, tudo foi criado por intermédio do Verbo, Ele foi  O Criador; e sem Ele nada foi feito ou se fez; por isso  em primeiro lugar O Verbo não é criado porque como lemos no v. 2: no princípio O Verbo estava com Deus; não foi criado mas O Criador foi Ele que criou tudo até os anjos como lemos em outra seção da Bíblia por isso O Verbo que se fez carne veio a ser Jesus Cristo está aqui identificado como é da forma de Deus que criou tudo.

Vejam então em FP 2 vou começar a ler do v. 5 podem ler os anteriores a atitude de Cristo, o sentimento Dele, a maneira Dele ser, a mentalidade Dele, a abordagem Dele, o caráter Dele e diz assim no v. 5: tende em vós o mesmo sentimento, isto é, a mesma maneira de ser ; que houve também em Cristo Jesus; nós precisamos de ter o mesmo sentimento que Cristo Jesus teve, temos de ter a mesma mente, a mesma mentalidade, a mesma maneira de ser, a mesma atitude, o mesmo caráter; pois Ele; isto é, Jesus Cristo; subsistindo em forma de Deus; como lemos Ele era igual a Deus e subsistindo em forma de Deus e Ele era do Reino de Deus Ele era um ser como Deus era outro ser , Deus, do Reino de Deus.

Porque diz aqui subsistindo em forma de Deus como lemos em JO 1: 1 Ele era Deus mas era outro ser não andou a falar de um binitarismo ou coisa assim, não , nada de falar que é uma pessoa mas que tem 2 coisas, não, estou a falar de 2 seres diferentes que eram da forma de Deus; continuando a ler em FP 2:6: “não julgou como usurpação ; isto é, não julgou como uma coisa de manter retida na mão de não abrir a mão; ser igual a Deus; e está aqui na sua própria Bíblia a dizer que Jesus Cristo era igual a Deus.

Ora não é em autoridade, está claro, mas era em gênero e qualidade de pessoa, de ser, como eu e você somos iguais em carne e sangue, somos iguais, e várias pessoas somos todos iguais, sim, alguns tem maior autoridade que outros mas somos iguais e Ele era igual ao Pai, do mesmo gênero, da mesma forma de ser, do mesmo tipo de pessoa, ser.

Ora vejamos continuando a ler no v. 7: “mas assim mesmo se esvaziou; aí vê-se que ele esvaziou e de que? De ser Deus para ser homem, se esvaziou da forma de gênero de Deus para ser da forma de gênero de homem e voluntariamente porque diz a si mesmo se esvaziou, a si mesmo tirou, digamos assim, este uniforme em simbolismo, este gênero de ser Deus e veio a ser do gênero humano.

Continuando a ler: “a si mesmo se tornou na forma de servo tornando=se em semelhança aos homens, isto é, ao gênero do homem e igual ao homem”.

Ele era igual a Deus e esvaziou-se disso e agora ficou igual ao homem e reconhecido em figura humana.

V. 8: “a si mesmo se humilhou”, queridos irmãos eu continuamente repito um ponto que talvez digamos assim que o cerne, o ponto principal, o ponto mais importante da nossa vida cristã é sermos humildes e mansos, isto é, ser maleáveis, a obedecer, estar prontos a seguir o ensino de Deus e precisamos de ser humildes o problema de satanás foi que Ele se orgulhou demais e subiu à cabeça o poder que ele tinha e pensou que era importante e este orgulho é o que satanás quer em nós e precisamos de ter cuidado irmãos.

Irmãos, por favor, precisamos de analisar a nós próprios se somos humildes? Pensamos que somos melhores que outros porque vejam aqui voltando em FP 2:3 a alguns versículos antes veja aí: “não façais partidarismo ou vanglória mas por humildade e tudo o que fazemos tem que ser por humildade considerando cada um os outros superiores a si mesmo.

Você considera a outra pessoa superior a você? Oh esta pessoa é um pecador e fez isto errado, olha ele fez isto de propósito e então você está a considerar essa pessoa, você está a considerar essa pessoa superior a você?

Porque é o que a Bíblia diz.

Por isso diz no v. 4: “não tenha cada um em vista o que é propriamente seu senão também cada qual o que é dos outros”.

Precisamos de ter um bocadinho de cuidado para com os outros.

Mas continuando a ler no v. 8: “assim mesmo Jesus Cristo se humilhou; como eu estava a dizer uma característica extremamente importante aliás as bem aventuranças no sermão do monte em MT 5 a primeira das bem aventuranças é humildade é ser pobre de espírito, humildade e disse assim: “tornou-se obediente até a morte e morte de cruz””.

Por nós pecadores. Nós tínhamos todas estas coisas erradas e Ele deu a sua vida por nós. Fez nós superiores a Ele que era iguala a Deus e se esvaziou disso.

Aqui se vê irmãos um ponto vitalício, aqui se vê a fé, a confiança que Jesus Cristo tinha de que o Pai o ressuscitaria ora Ele veio, se esvaziou de ser igual a Deus, veio homem e deu a sua vida, digamos assim, que era de deus, vida de ser homem e morreu  e esteve morto 3 dias e 3 noites e como morto não há pensamento pois está morto e para fazer isso tinha que ter completa confiança que o Pai o ressuscitaria e por isso vê-se uma completa confiança Pai no Filho e Filho no Pai e uma completa fé a fé de Cristo e que Ele fez isso porque tinha a certeza que o Pai o ressuscitaria se não o não teria feito.

Veja em 2 TM 3:15 e vou ler na versão ACF e você pode igualmente ler na ARC que se lê da mesma maneira mas na ACF lê-se assim: “e que desde a tua meninice; falando Paulo a Timóteo; sabes as Sagradas Escrituras; sabes da Bíblia que para eles nesse momento era o AT; que podem de te fazer de sábio para salvação pela fé eu há em Cristo; isto é, pela fé de Cristo, pela fé que há em Cristo e temos nós que imolar, copiar a fé de Cristo; por isso a fé de Cristo nos justifica irmãos; não é a nossa fé, a nossa fé é fraca demais, é a fé de Cristo e por que? Porque fez com Ele que era igual a Deus, a fé e confiança que ele tinha no Pai fez com que Ele se esvaziasse da forma de Deus, se humilhasse como um ser humano e se humilhasse voluntariamente na cruz e morresse por 3 dias e 3 noites e por que? Porque Ele tinha confiança e tinha fé, a fé de Cristo, era a confiança de Cristo que o Pai o ressuscitaria e por isso a fé de Cristo, isto é, o sangue que Ele deu para fazer isso e para morrer, o sangue dele é que nos justifica pois somos justificados pelo sangue de Cristo mas Ele só deu o sangue porque Ele teve confiança e fé que o Pai o ressuscitaria.

Vamos ver aqui em GL 3:22 diz assim: “mas a Escritura ensinou tudo sobre o pecado para que mediante a fé; devia ser traduzido DE CRISTO; fosse a promessa concedida a todos os crentes mediante a fé de Cristo”.

É por causa da fé de Cristo que esta promessa é dada a nós porque Ele teve fé de fazer o que Ele fez.

Se vocês lerem por exemplo no KJV tradução inglesa do rei James do antigo não do novo rei James diz: “the faith of Christ” e se você for ler por exemplo na Bíblia Almeida original 1819 façam uma busca, sim, você não consegue comprar mas se for a internet vai encontrar diz aí: “a fé de Cristo”.

A tradução de palavra por palavra na maioria dos manuscritos gregos e desta preposição a tradução correta é DE mas as versões portuguesas decidiram seguir a expressão idiomática EM Cristo mas no original grego está DE fizeram a tradução de palavra por palavra e por isso diz assim: “somos justificados mediante a fé DE CRISTO”.

Queridos irmãos repetindo isto porque Jesus Cristo nunca duvidou do Pai está claro, nunca duvidou do Pai, e Ele deu a sua vida e não só a sua vida física mas deu a sua vida eterna que era igual a Deus esvaziando-se.

Queridos irmãos isto é um grande ato de fé da parte de Cristo que faz possível para nós sermos justificados pela graça, pela bondade, pela misericórdia do Pai e do Filho.

E por isso o seu sangue, o sangue de Cristo, é precioso porque não é o sangue só de um homem pois é o sangue Daquele que era igual e da forma de Deus.

Vejam 1 PE 1:18-20: “sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis como prata  ou ouro que fostes resgatados; nós não fomos resgatados  por dólares, ou reais ou kwanzas ou seja o que for a moeda; mas fostes resgatados por vosso procedimento que vossos pais vos legaram mas pelo precioso sangue de Cristo”; somos resgatados, somos comprados de volta pelo precioso sangue de Cristo como sangue de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo; conhecido com efeito antes da fundação do mundo; isso tinha sido planejado antes da fundação do mundo quando o Pai e o Filho conversaram e decidiram fazer este plano trazendo muitos filhos a glória decidiram já nesse momento antes da criação do mundo, antes da criação dos anjos, antes da criação do universo, antes do Adão e Eva, decidiram muito antes disso que Jesus Cristo tinha que vir para a terra e morrer como cordeiro por nós”.

Porém agora só foi manifestado nesse período no fim dos tempos.

Queridos irmãos por isso é que lemos precisamos de ter este sentimento que houve em Cristo.

Queridos irmãos esta menção de Jesus Cristo, do Pai de trazer muitos filhos a glória e que necessitava de haver a morte ou o sofrimento da morte e a ressurreição de jesus Cristo e Jesus Cristo começou a explicar isto aos apóstolos um ano antes Dele morrer.

Veja por exemplo em MT 16:15 nesse momento vou colocar a conversa nesse contexto como chegamos a esse ponto e diz assim: “mas vós, continuou Jesus Cristo, quem vocês dizem que Eu sou? Então Simão Pedro disse: Tu és o Cristo, isto é, Tu és o Messias filho do Deus vivo”.

Então eles começaram a entender de fato que Ele era o Messias, era Cristo e então Jesus afirmou: “bem aventurado és Simão Barjonas porque não foi carne e sangue que te revelou isto mas o meu Pai que está nos céus”; Deus está abrindo a tua mente, está a abrir e mostrar-te isto.

Continuando: “agora também te digo tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja”; tu és Pedro que significa uma pedrinha mas sobre esta pedra que é uma rocha que é Jesus Cristo, sobre Jesus Cristo vou edificar a minha igreja; e continuando: “e as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja”; quer dizer, sim, eu vou morrer como vai explicar um bocadinho mais a pouco adiante, eu vou morrer mas a igreja nunca será destruída, isto é, digamos assim, um grito de guerra, um grito de vitória, a igreja não será destruída.

Continuando: “dar-te-ei as chaves do Reino dos Céus”; a chave abre não é para modificar a lei é para abrir portas; continuando: “e o que ligares na terra será ligado nos céus”; abrir portas para fazer coisas, ser abençoado, e para fazer a obra de Deus; continuando: “e o que desligares na terra então será desligado nos céus”; por isso vocês decidem fazer a obra desta maneira ou precisa fazer daquela maneira e Ele te abençoará desta ou daquela maneira; o que vocês decidirem ao ligarem na terra será assim nos céus, Deus abençoará, não está a falar de mudar a lei.

E depois disse: “não digam as outras pessoas que Eu sou Cristo mas desde esse tempo (v. 21) começou Jesus a mostrar a seus discípulos que era necessário seguir para Jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, sofrer, e ser morto e ser ressuscitado no terceiro dia!

Vemos aqui muito claro que a partir deste momento Jesus Cristo começou a explicar a intenção do plano de Deus que parte desse plano era necessário que Ele sofresse, morresse e depois vemos que Pedro disse: não, não pode ser assim e chamando-o parte começou a reprova-lo dizendo: tem compaixão de Ti Senhor isso de modo nenhum irá acontecer e então Jesus voltando-se no v. 23 disse a Pedro: “arreda-te satanás!”; por que?

Porque satanás estava aqui a fazer as coisas de outra maneira mas o plano de Deus quer que Jesus Cristo morresse e por isso Jesus Cristo não queria estes pensamentos na mente dele a dizer: olha isto é injusto, eu não preciso de fazer isso, não, sai daqui satanás, eu tenho que sofrer porque tenho aqui uma missão para sofrer e para que? Para que a humanidade possa ser justificada pelo meu sacrifício, pelo meu sangue para poder concluir esta intenção e este plano de Deus de trazer muitos filhos à glória.

Continuando: “arreda-te satanás! Tu és para mim pedra de tropeço”; estás só a me causar problemas; continuando: “porque não cogitas as coisas de Deus mas sim as coisas dos homens”.

Quais eram as coisas de Deus? Não estavam a entender que Jesus Cristo tinha que sofrer, e morrer e depois ressuscitar no terceiro dia e por isso que Ele disse: a igreja, as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja, sim, eu vou morrer mas as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja;

Isto como eu disse é uma declaração de vitória e depois um bocadinho vemos aqui também Jesus Cristo estava a explicaras coisas aos apóstolos vejam por exemplo em MT 13, explicando a eles em parábolas, vejam em MT 13:11: “perguntaram os discípulos: por que falas as pessoas em parábolas (v. 10) e no v. 11 Ele disse: “porque a vós é dado o conhecer os mistérios de Deus mas aqueles não é concedido””.

Eles não entendem os mistérios de Deus por isso é que disse: falo em parábolas porque veem e não veem, ouvindo não ouvem e por que? Porque estão cegos e até diz assim no v. 17: “muitos profetas e justos desejaram ver o que vocês estão a ver e ouvir e não ouviram”.

Por isso Jesus Cristo teve que revelar isto devagarinho e foi revelando desse modo e vemos então que chegou o tempo de Paulo em que ele e os cristãos começaram a entender a gravura inteira que Jesus Cristo, sim, teve que morrer, que Jesus Cristo, sim, ressuscitou e que Deus, sim, tinha este plano de trazer muitos filhos à glória através da justificação e do sangue de Cristo que Ele deu por causa da fé de Cristo em Deus, no Pai.

Vejam em AT 20:27-28: “porque jamais deixei de vos anunciar todo o desígnio de Deus”; Paulo disse: eu tenho tentado a explicar  a vocês todo o conselho de Deus como está na ACF e como na ARC, eu expliquei a vocês todo o conselho de Deus, isto é, todo o plano de Deus como está na BLH, eu mostrei a vocês todo o plano de Deus claramente que era um mistério e que não entendíamos até quando Cristo estava a frente não entendíamos mas agora entendemos e estou a explicar a vocês claramente todo o desígnio de Deus.

Continuando a ler no v. 28: “atendei por vós e por todo o rebanho sobre qual o Espírito Santo vos constitua bispos”; apascentam, alimentam, tenham cuidado com o rebanho, com os irmãos da igreja.

Continuando: “para pastoreares a igreja de Deus a qual Ele Jesus Cristo comprou com seu próprio sangue”.

Jesus Cristo comprou a igreja de Deus com seu próprio sangue e disse: a igreja de Deus nunca será destruída.

Sim, vai passar por grandes períodos de dificuldades mas nunca será destruída mas ele comprou a igreja com o seu próprio sangue.

Ora está claro Ele comprou todo mundo com seu próprio sangue mas neste momento, nesta fase inicial da igreja de Deus e por isso não é um sangue qualquer é o precioso sangue do criador, não é o sangue de qualquer homem.

Continuando a ler no v. 29: “eu sei que depois da minha partida entre vós penetrarão lobos vorazes que não pouparão o rebanho e dentre vós mesmos se levantarão homens falando de coisas perversas para arrastar os discípulos atrás deles”.

Aqui Paulo está a dar um aviso onde há pessoas que irão usar o nome de Jesus Cristo como por exemplo, vão usar este poder de Deus em MT 24 vão usar o nome de Jesus Cristo e o poder de Cristo mas vão usar isto para o negócio deles, para eles terem mais dinheiro ou para eles terem pessoas a segui-los e por isso que por exemplo que Jesus Cristo em JO 21 disse a Pedro: apascenta as minhas ovelhas”.

Pastorear as minhas ovelhas não são as ovelhas nossas mas sim as ovelhas de Jesus Cristo que Ele comprou com o seu sangue.

E por isso quando essas pessoas estão a usar o nome de Jesus Cristo para os arrastar como diz aqui: para arrastar discípulos atrás deles para o seu próprio ganho, o próprio lucro, do próprio dinheiro.

Deus não vê isso com bons olhos, Deus não aprecia isso e por isso as pessoas precisam ter muito cuidado porque Deus não aprecia isso.

Jesus Cristo sacrificou-se e deu a sua vida como motivação pura e essas pessoas que estão a usar o Evangelho de Jesus Cristo e a perturbar o Evangelho tem uma motivação errada, cuidado.

Por isso que diz no v. 32: “agora pois encomendo-vos ao Senhor e a palavra da sua graça”; queridos irmãos isto é uma graça de Deus nos dar esta benção, esta misericórdia, esta justificação através da fé de Cristo e que ele deu por causa disso o seu precioso sangue e esta é a graça de Deus para conosco que tem poder para nos edificar e para nós crescermos e dar herança entre todos que são santificados.

Queridos irmãos isto é a graça de Deus, é sua bondade, é o seu desejo de dar.

Vejam em 1 PE 1:1: “Pedro apóstolo de Jesus Cristo, apóstolo quer dizer enviado por Jesus Cristo, por Deus, você não pode se enviar a si próprio tem que ser Jesus Cristo, tem que ser um servo de Jesus Cristo a servir as instruções dele não se pode por numa posição de liderança, não pode; continuando: “aos eleitos”; Pedro está escrever aqui aos eleitos, aos que foram escolhidos não só chamados mas escolhidos, eleitos; “eleitos pelo Pai que são forasteiros da dispersão em Punto, na Galácia, na Capadócia, Ásia e Betínia eleitos segundo a presciência de Deus Pai”; somos eleitos segundo a inteligência, o conhecimento, a visão do Pai, do melhor entendimento, da melhor maneira que Ele vê, é decisão Dele.

É o Pai que nos chama e ninguém pode vir a Cristo, ninguém pode vir a Mim disse Cristo em JO 6:44 a não ser que o Pai o chame.

Por isso irmãos somos selecionados, somos eleitos, somos escolhidos, pela sabedoria e presciência do Pai e para que? Para que segundo essa presciência para santificação do Espírito e para obediência, isto é, o Espírito Santo de Deus nos ajuda a ficarmos separados do mundo e a ser pessoas diferentes quando nos arrependemos e temos o Espírito Santo de Deus e começamos a pensar de uma maneira diferente e a ser pessoas diferentes e por isso essa santificação do Espírito é para que? Para obedecermos a Deus, para a obediência é o que está aqui escrito, para a obediência.

E a expressão sangue de Jesus Cristo, para lavagem, para sermos lavados pelo sangue de Cristo que nos lava, perdoa e limpa.

Graça e paz vos sejam multiplicadas.

Vejam por exemplo em RM 9 aqui Paulo está a falar da incredulidade dos israelitas mais especificamente os judeus neste caso diz assim: “digo a verdade em Cristo não estou a mentir, não minto, testemunhando comigo no Espírito Santo a própria consciência tenho grande insistência e dor no coração”.

Queridos irmãos quantas vezes eu tenho grande tristeza e dor no coração quando vejo irmãos na igreja a fazerem coisas que não deviam fazer, a falar coisas que não deviam dizer e isso me dá grande tristeza e dor no coração.

Continuando: “porque eu desejaria ser anátema separado de Cristo por amor de meus irmãos, meus compatriotas segundo a carne são israelitas; sim, segundo a descendência física são israelitas; pertence-lhes a adoção; a filiação; e também a glória, as alianças, a legislação, o culto e as promessas eles são os patriarcas e também deles descende o Cristo, O Messias segundo a carne o qual é sobre todos nós; sim é nesta descendência física; Deus bendito para todo o sempre amém”.

E depois continua veja aqui no v. 7 mas diz assim no v. 6: “mas não penseis que a Palavra de Deus haja falhado porque nem todos em Israel são de fato israelitas”; nem todos os descendentes de Israel são verdadeiros israelitas espirituais.

Continuando: “não é porque sejam descendentes de Abraão são todos seus filhos”; sim porque houve descendentes de Abraão que não foram chamados, esses filhos e descendentes que são Abraão, Isaque e Jacó, esta linhagem e estes é que são os seus filhos.

Por que? Porque está a falar aqui da promessa porque vejam aqui: “em Isaque será chamado a tua descendência”; descendência através de Isaque, vê, a descendência é através de Isaque e não é através de Ismael.

E por isso puramente não é só uma descendência física mas é uma descendência de promessa, de graça.

Continuando: “sim, estes filhos de Deus não são propriamente os de carne mas devem ser condenados segundo a descendência os filhos da promessa; Isaque foi prometido e vocês leem aqui que a palavra prometido é esta: “por esse tempo virei me a Sara terá um filho”, eles tentaram outras coisas para ter um filho, de outras maneiras mas não tiveram e vieram a tentar um filho pelo servo, pelo servente, depois tentaram a sua própria coisa de ter um filho de outra maneira e por isso diz: “ a Sara terá um filho  e não ela somente mas também Rebeca porque a promessa é através de Sara e Rebeca, e por que? Porque Rebeca teve dois gêmeos, não é? Que foram Esaú e Jacó e o primogênito foi Esaú, o primeiro filho foi Esaú, mas não foi para o primogênito e sim para o segundo que foi Jacó.

Continuando: “e não somente mas também Rebeca ao conceber um só Isaque vosso Pai e ainda não eram gêmeos nascidos nem praticado o bem e o mal, não é por obras de Esaú ou Jacó pois não tinham obras mas ao propósito de Deus quanto a eleição prevalece”, isto é, Deus decide, é a graça de Deus, é a decisão Dele, Ele decide quem.

Continuando: “não por obras, mas por Aquele que o chama”; que é Deus, e é Decisão Dele.

Vê-se assim que por isso que é através da promessa e por isso que Ele está a dizer: nem todos os israelitas são verdadeiros israelitas espirituais.

Veja em RM 11: 1: “pergunto, pois, terá Deus porventura ter rejeitado o seu povo? Os judeus? Não, de modo nenhum porque eu também sou israelita da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim”; continuando: “Deus não rejeitou o seu povo a quem de antemão conheceu ou não sabeis que as Escrituras se referem a respeito de Elias como isto perante Deus e ainda há 7.000 que vocês não sabem quem são”.

E é por isso que aqui está a dizer que é através da graça.

Veja nos v. 7-8: “diremos pois o que Israel não conseguiu mas a eleição o alcançou”; os eleitos pela graça de Deu, você e eu somos eleitos pela graça de Deus, não é pelas nossas obras que eu sou melhor pessoa, que você é melhor pessoa, é pela graça de Deus da decisão Dele.

Continuando: “e os demais foram endurecidos”; quer dizer a mente deles foi feita cega como diz: Deus lhes deu o Espírito de endurecimento, olhos para não ver, ouvidos para não ouvir até o dia de hoje como lemos em MT 13 a pouco.

Queridos irmãos nós estamos aqui na igreja de Deus da graça de Deus por causa da intenção e do plano de Deus e da motivação que Ele tem de fazer desta maneira.

Então vamos concluir lendo EF 1 ao início deste sermão e vamos concluir começando a ler no v. 3: “bendito o Pai e Deus de nosso Senhor Jesus Cristo que nos tem abençoado com toda a sorte de bençãos espirituais em regiões celestiais em Cristo”; quer dizer, nós graças a Deus temos um relacionamento com o Pai quando oramos temos acesso ao trono de Deus como se vê em HB 10.

Continuando: “assim como nos escolheu Nele antes da fundação do mundo”; o plano de Deus necessitou que decidiria e escolheria umas primícias e Ele nos escolheu, Ele nos pôs como parte dessas primícias, e de graça e até pode ter sido antes de você ter nascido fisicamente, as vezes você ainda estivesse no ventre da sua mãe.

Depois diz no v. 5: “nos predestinou para Ele para sermos postos como filhos por meio de Jesus Cristo segundo o bom prazer e beneplácito de sua vontade”; segundo a graça de Deus, segundo o desejo de Deus Ele nos predestinou segundo de acordo com a sua vontade e graça e de acordo com o seu plano.

Continuando: “para louvor da sua glória e graça Ele nos concedeu gratuitamente no amado”; Ele nos deu essa chamada gratuitamente, de graça, pela Sua graça através de Jesus Cristo.

Continuando” “no qual temos redenção”; sim temos redenção e fomos comprados pelo sangue de Cristo.

Continuando: “a remissão dos pecados segundo a Sua graça “; a riqueza da graça de Deus não é as nossas obras.

Continuando: “que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência desvendando-nos o mistério da sua vontade”; nós entendemos este mistério do plano de Deus? Por causa da graça de Deus que Ele está a abrir a nossa mente e nosso entendimento e as outras pessoas não encaixa isto.

Continuando: “isto é, segundo o beneplácito que propusera em Cristo”; Ele decidiu isto, Cristo; e continuando: “de fazer convergir Nele na dispensão da plenitude dos tempos todas as coisas tanta as do céu como da terra e Nele digo qual fomos também feitos herança predestinados segundo o propósito que Ele faz todas as coisas conforme o conselho da Sua vontade a fim de sermos para o louvor da sua glória nós os que de antemão esperamos em Cristo”.

Queridos irmão isto é de graça pela bondade e misericórdia, pelo carinho e longanimidade, e gentileza, queridos irmãos quanto mais temos que ser para outros a mesma coisa.

Ah como eu desejava que vocês entendessem.

Continuando: “em que também vós depois que ouvistes a palavra da verdade Evangelho da nossa vocação”; esta é uma Boa Nova e vamos ser salvos e pra que? Para sermos a noiva de Cristo, para casarmos com Cristo na sua vinda para sermos aqueles que vamos reinar com Cristo como reis debaixo do Rei e Senhor dos Senhores.

Continuando: “tendo também crido e por isso selados com o Santo Espírito da promessa”; fomos selados com o Espírito de Deus e com o poder de Deus, com esta capacidade de sermos gerados filhos de Deus que é o Espírito da promessa e por que? Porque Pedro e os apóstolos tiveram que esperar até o dia de Pentecostes pela promessa do Pai que receberiam O Consolador, o Espírito Santo, e este é o Espírito da promessa o qual esse Espírito Santo de Deus é o penhor da nossa herança, é a garantia, o depósito que é uma garantia que vamos receber  esta herança como quando você vai comprar uma casa  ou coisa cara você põem um sinal, um depósito, um penhor e Deus pôs o penhor em nós que é o Espírito Santo de Deus, é a garantia que Deus vai fazer a sua parte e Deus não falha  e não mente, Ele é fiel mas o ponto é nós vamos ser fiéis até o fim? Ou vamos desperdiçar esta oportunidade?

Queridos irmãos, sim, estamos predestinados para sermos filhos e filhas de Deus com a glória dessa família mas temos livre arbítrio e a decisão é nossa para termos a glória de Deus.

Espero irmãos que vejam bem claramente, espero realmente que vejam bem claramente que pela graça de Deus, pela sua boa vontade e intenção de ter muitos filhos e filhas na glória.

Ele tem esta motivação e compromisso de executar o seu plano pré decidido, predeterminado antes da fundação do mundo.

Queridos irmãos esta é a graciosa e linda intenção e motivação de Deus para conosco.

GRAÇAS E GLORIAS A DEUS.