A Mulher de Apocalipse 12: A luta de sobrevivência da Igreja de Deus contra os ataques de Satanás

Você está aqui

A Mulher de Apocalipse 12

A luta de sobrevivência da Igreja de Deus contra os ataques de Satanás

Download (Baixar)
MP3 Audio (57.45 MB)

Download (Baixar)

A Mulher de Apocalipse 12: A luta de sobrevivência da Igreja de Deus contra os ataques de Satanás

MP3 Audio (57.45 MB)
×

Apocalipse 12 demonstra o amor de Deus pela Sua Igreja e o ódio de Satanás por tudo que é de Deus, e em particular sua ira e raiva contra a Igreja de Deus, desejando destruí-la completamente. Com este conhecimento vemos a importância de estarmos unidos em Cristo, praticando amor pelo próximo, vivendo uma vida que dá honra e glória a Deus e assim agradando a Deus.

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Hoje eu quero abordar com os irmãos alguns antecedentes históricos da igreja assim como eventos a acontecer brevemente e sublinhar como temos que estar unidos em amor.

Eu usarei AP 12 como ponto central deste sermão.

Algumas das ideias que eu tenho da maneira de abordagem que vou abordar este sermão fora inspirado por um outro ministro da igreja de Deus da Itália ser Brewfert e eu pedi autorização a ele para dar algumas abordagens que ele usou.

O livro de AP é um livro que foi revelado por Jesus Cristo ao apóstolo João para nos dar à igreja uma ideia de eventos e nos revelar acontecimentos futuros.

É a revelação de Jesus Cristo como lemos ao início do livro de AP.

Há alguns capítulos no livro de AP que digamos assim capítulos inseridos que dão assim uma visão histórica de certas secções ou partes importantes para nos dar uma macro visão do assunto.

Tais capítulos são por exemplo são 12-13-17.

Eu hoje vou falar ou abordar cerca de AP 12 e o assunto deste capítulo é a igreja pura e simplesmente o assunto deste capítulo é a igreja de Deus.

E por isso vamos ler e estudar este capítulo e vamos ver como está a abordar este assunto da igreja e está claro o inimigo da igreja que é satanás.

Ora então vejemos começando a ler e AP 12:1 e diz assim: “viu-se grande sinal no céu a saber uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de 12 estrelas na cabeça.

Os primeiros versículos de AP 12 podem ser vistos ou interpretados como simbolizando o Israel do AT e até em alguns pontos aqui vendo que está grávida e representa Maria.

Mas o ponto aqui é que este capítulo simbólico e o simbolismo principal é a igreja DE Deus.

Como mencionei o livro de Apocalipse é muito simbólico porque usa certos simbolismos para nos fazer entender certas coisas que vão acontecer.

E por isso lendo aqui no capítulo 1 vemos aqui que estamos a falar da igreja que é a igreja de Deus com uma certa organização que vamos ver aqui a abordar um pouco mais adiante.

E depois diz: “que achando-se grávida e com as dores de parto sofrendo tormentos para dar à luz”; e sim sabemos que para dar à luz que representa dar à luz a Jesus Cristo e então as pessoas podem perguntar então como é possível então a igreja de Deus que foi fundada por Jesus Cristo dar à luz a Jesus Cristo?

Ora uma vez mais precisamos de entender isto do ponto simbólico que Deus te um plano e o plano Dele é de criar e trazer muitos filhos à glória.

O plano de Deus é de trazer ais seres para a família Dele e este plano requer que haja o Redentor que é Cristo e uma igreja, isto é, uma esposa para ajudar a Cristo no reino milenial pra lá e criar, educar, treinar muitos e muitos, milhares, milhões, bilhões de filhos de Deus.

Porque lembra-se que Deus tem um plano muito grande e por isso este plano requer que o que Deus tem tido em mente desde a fundação do mundo e desde a fundação do mundo é que Deus está a chamar pessoas para uma responsabilidade e para ajudar e treinar e para abrir o caminho requer que esta igreja tenha Aquele que nasceria para o estabelecimento e a sobrevivência da igreja e por isso vemos que Cristo e a sua noiva estão assim a trazer muitos filhos à glória coo lemos e HB 2:10.

E por isso neste simbolismo a mulher deu de nascer como diz aqui deu a lux e como é isso possível?

É porque a mulher necessitava e a igreja necessita que Jesus Cristo viesse na carne para nos abrir o caminho de salvação.

Este próprio plano de Deus requer que Cristo viesse na carne e que Aquele que era o verbo se fizesse um ser humano que se esvaziasse e viesse na carne como um ser humano para a igreja poder existir.

Por isso para a igreja poder existir Aquele que era o Verbo tinha que vir e por isso em simbolismo a igreja necessitou que viesse a nascer o filho que é Jesus Cristo.

Por isso uma vez mais vemos que o plano de Deus  tem um propósito grande para a humanidade de ter uma família e que o Pai que é Deus, o filho que é o nosso Redentor e que é nosso irmão e isto é um grande plano e este plano  requer por exemplo  dar-nos analogia da família  e a família é uma metáfora quer dizer o marido, a mulher  e os filhos são uma metáfora e simbolismo que nos ajudam a entender o grande plano de Deus e que o Pai está a criar muitos filhos e através do trabalho do marido e da mulher  e que sendo Jesus Cristo e a esposa Dele estão a criar  e ajudar na criação de muitos filhos no Reino de Deus mas isso só vai ser quando Jesus Cristo começar a reinar na terra entretanto antes disso só um ou outro, poucos é que estão a ser chamados e escolhidos, si, muitos são chamados  mas pouco no fim de contas são chamados e poucos vão ser fieis até o fim.

Por esta razão Cristo e a igreja uma vez ressuscitada e casada com aqueles na primeira ressurreição vão trabalhar em conjunto para criar digamos assim filhos de Deus da humanidade.

Por essa razão é que satanás odeia tudo que é de Deus e odeia o plano de Deus e odeia a família e a igreja, si, principalmente a igreja de Deus, odeia por exemplo o sexo e a procriação porque odeia o verdadeiro significado de criarmos, educarmos e termos filhos porque estamos a desenvolver a procriar futuros filhos e filhas de Deus e satanás odeia isto.

E por isso esta confusão no mundo acerca do sexo, do casamento e desta maldosa ideia de LGBT e essas coisas todas que estão a existir hoje em dia.

Queridos irmãos leiam comigo aqui faz favor e AT 20:28: “atentai por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espirito Santo vos constituiu bispos para pastoreares a igreja de Deus a qual Jesus Cristo comprou com o seu próprio sangue”.

A igreja de Deus é muito importante para Deus e para Jesus Cristo pois comprou a nós e nos redimiu a igreja de Deus com o seu próprio sangue.

Esse é o valor da igreja para Deus, a igreja, as primícias de Deus são muito importantes para Deus e vejam o que Cristo fez pela igreja veio para a terra, morreu e deu a sua vida pela igreja e pelo resto d mundo e por que? Porque tem um propósito.

E por isso o plano de Deus é de fazer da igreja uma igreja gloriosa e da maneira que Deus a quer, uma virgem e pura e por que? Para ajudar Jesus Cristo a realizar a vontade do Pai de criar filhos no Reino de Deus.

Vejam comigo se faz favor em EF 5 começar a ler do v. 23: “o marido é o cabeça da mulher como também Cristo é o cabeça da igreja”; sim vemos aqui este relacionamento na família que ao fim de contas é simplesmente uma imagem e exemplo do relacionamento entre Cristo e a igreja e Cristo debaixo do Pai também.

Porque diz assim: “o marido é o cabeça da mulher como também Cristo é o cabeça da igreja sendo este mesmo, Cristo, Salvador do corpo”; qual corpo? Do corpo espiritual de Cristo que é a igreja de Deus.

“Coo também a igreja está sujeita a Cristo assim também as mulheres sejam submissas a seus maridos e maridos amai as vossas mulheres assim como também Cristo amou a igreja e a Si mesmo se entregou por ela”.

Aqui está um exemplo como os maridos devem ser e é o padrão que Cristo é para nós e se você é um homem você está a dar a sua esposa o mesmo tratamento que você espera de Cristo?

É um padrão muito alto irmãos e não é para os homens serem ditadores porque Cristo não é um ditador para nós pois Cristo é amor e como é que nós como maridos tratamos as nossas esposas as o ponto aqui é que se tivermos uma família saudável e de acordo da maneira que Deus quer isso começamos a entender o plano de Deus.

Por que? Porque Cristo se entregou por ela para que a santificasse, santificar a igreja, Cristo deu a sua vida e está a dar tudo para santificar a igreja e para fazer a igreja limpa pela lavagem da palavra pela Bíblia.

Aí está u exemplo maridos e vocês estão a fazer por vossas esposas ou estão a ser um mau exemplo à vossa esposa?

Por isso que satanás odeia o Pai, odeia os maridos, hoje em dia.

V. 27: “para apresentar a si mesmo igreja gloriosa”; foi o que eu disse a pouco Deus quer uma igreja gloriosa, limpa, sem mácula, sem ruga e nem coisa semelhante porém santa e sem defeito e é isso que nós somos como maridos?

Queridos irmãos Cristo comprou a igreja com a sua vida e o seu corpo e deu a sua vida por nós, e como áridos nós devemos dar a nossa vida por nossas esposas e para que? Para apresentar a igreja como uma igreja gloriosa e isso que temos que fazer para apresentar nossas esposas como uma esposa gloriosa.

Deus quer que nós como membros da igreja venhamos a ser pessoas com caráter, santo, sagrado e justo como um corpo unido que é essa razão que Cristo sofreu.

Veja no v. 30: “porque somos membros do seu corpo”; somos membros do corpo de Cristo, a igreja de Deus é um organismo espiritual que é o corpo de Cristo.

V. 32: “grande é este mistério mas eu e refiro a Cristo e a igreja”; Paulo está a falar acerca da igreja irmãos e sim está a dar o exemplo de marido e esposa e muitas vezes nós usamos isto maridos ou esposas sejam assim mas o que Paulo está a dizer é usando o exemplo de como os maridos deviam de ser para nós entendermos o que Cristo está a fazer com a igreja.

Veja e 2 CO 11 começando no v. 2: “porque vós com zelo de Deus visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo que é Cristo”.

Aí vê-se claramente que Paulo a comparar a igreja com uma mulher e para apresentar a igreja esta mulher simbólica como simbolismo e como uma virgem pura.

Queridos irmãos nós devemos ser virgens espiritualmente e um só esposo que é Cristo “mas assim como a serpente enganou a Eva e o diabo, satanás enganou a Eva com a sua astúcia assim também seja corrompida a vossa mente e a parte de simplicidade e pureza devidas a Cristo e se na verdade vir alguém pregar outro Jesus que não temos pregado ou se aceitais espírito diferente que tens recebido ou evangelho diferente que não tens  abraçado e vocês estão a tolerar não deve ser assim” ; não devemos tolerar essas falsas religiões a infiltrarem-se porque isso vai corroer as nossas mentes.

Se nós estamos a ouvir satanás vamos ficar corroídos é o que diz aqui diz assim: “a nossa mente fica corrompida”.

Queridos irmãos precisamos nos manter perto de Deus e precisamos nos manter unidos como membros do corpo de Cristo e precisamos nos manter ativos na sua igreja e com relacionamento um com o outro da igreja porque somos parte da igreja do corpo espiritual que é a igreja o corpo de Cristo.

Ora o meu dedo está zangado com o outro dedo não estão sempre a tomar cuidado um para com o outro e então vejemos bem uma vez mais por que Jesus Cristo construiu ou estabeleceu a sua igreja?

Sim porque a igreja é o corpo de Cristo e qual é a razão? Para trazer muitos filhos a glória HB 2:10 e por isso para trazer filhos a glória e para sermos unidos e parte deste corpo não podemos ser pessoas individualmente isoladas e temos que nos manter em comunhão uns com os outros mesmo que estejamos a distâncias grandes não há razão de hoje em dia com a tecnologia hoje em dia de usarmos a internet ou usarmos o wharsapp ou usarmos qualquer técnica de estarmos a telefonar e falar e ver um ao outro e ter esta comunhão.

Queridos irmãos vejam aqui e HB 11:32 está a falar aqui de pessoas que foram fieis desde Gideão, Sansão, Jeter e Davi, Samuel e dos profetas.

Queridos irmãos estes todos não receberam a herança à espera de nós e diz aqui no v. 39: “ora todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa por Deus Deus ter provido coisa superior a nosso respeito para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados”.

Eles estão à espera de nós e vamos fazer uma equipe na ressurreição para trabalharmos com Cristo nesta equipe que vai ser a esposa de Cristo e vamos trabalhar com Cristo a criar muitos filhos para a glória digamos assim no ato de ajudar a Cristo neste processo.

Queridos irmãos continuem a ler comigo em 1 JO 1:1-3: “ora o que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com nossos próprios olhos , o que contemplamos e nas mãos apalpamos a respeito do Verbo da vida, isto é, com respeito a Jesus Cristo, e a vida se manifestou, porque Jesus Cristo é a vida e vai dar a vida, se manifestou a nós e nós a temos visto e dela somos testemunhas e vo-la anunciamos a vida eterna”.

O verbo que nos dá a vida mas não é como esta vida que é temporária que ao fim dos anos ficamos velhotes e joelhos magoa, a cabeça magoa, e isto magoa, não a vida eterna a qual estava com o Pai e nos foi manifestada.

Se esta vida eterna que está com o Pai se esvaziou e veio e depois continuando no v. 3: “que tendes visto e ouvido vos anunciamos a vós outros para que vós igualmente mantenhais comunhão conosco”; nós precisamos de estar unidos com esses profetas e apóstolos, unidos em pensamento, maneira de pensar, de atuar, e temos que ter esta união.

“Ora essa nossa comunhão é com o Pai e com seu filho Jesus Cristo”; vê-se aqui 2 seres diferentes que é um ponto interessante que não fala de um terceiro pois o Espírito Santo não é uma pessoa é comunhão com o Pai e com seu filho Jesus Cristo, 2 seres.

“Estas coisas vos escrevemos para que nossa alegria seja completa”.

Queridos irmãos nós juntos somos uma igreja para termos comunhão e para cuidarmos uns dos outros e ajudarmos e servir em amor, uma comunhão em amor.

E por isso continuando a ler de novo AP 12:1 vemos aqui: “viu-se grande sinal no céu, que é a igreja de Deus, a saber uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de 12 estrelas na cabeça”; aqui vê-se uma assembleia com uma estrutura e organização, organizada com 12 estrelas na cabeça e com o vestido de sol e a lua debaixo dos pés, isto é, construída na fundação dos apóstolos e profetas.

Vejamos aqui EF 2:20: “edificado sobre o fundamento dos apóstolos e profetas sendo Ele mesmo Cristo Jesus a pedra angular”; Cristo Jesus, e por isso vemos esta igreja uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés que tem esta coroa de 12 estrelas na cabeça simbolizando esta estrutura organizada que é direto e simbolismo de Deus, em contato com Deus e debaixo da guia de Deus, uma mulher muita especial para Deus.

Esta mulher vai ser a noiva de Cristo e veja em AP 21:9: “então veio um dos sete anjos que te uma das sete taças cheia dos sete flagelos e falou comigo dizendo: vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do cordeiro”; esta igreja vai ser a noiva que se vai casar com o cordeiro.

E vemos e AP 19:7 que diz assim: “alegremo-nos e exaltemos e demos glória pois são chegadas as bodas do cordeiro e sua esposa já mesmo se ataviou”.

Irmãos estamos a preparar-nos agora e uma das missões da igreja de Deus Unida além de pregar o Evangelho é preparar um povo e preparar a igreja para estar pronta e se ataviar para o casamento com Cristo à vinda de Cristo.

Por isso precisamos de nos preparar agora e isto está claro a igreja é representada pelo segundo período da festa que mencionei no sermão passado que representa as primícias, a noiva de Cristo que é este período de festa, Pentecostes.

Também vemos e AP 21:14 falando acerca da Nova Jerusalém diz assim: “a muralha da cidade tinha 12 fundamentos e estava sobre estes 12 nomes dos doze apóstolos do cordeiro”; como vimos esta igreja de Deus fundada a pedra angular é Cristo mas a fundação são os 12 apóstolos e aqui vemos esta estrutura e esta assembleia e este grupo de pessoas que estão unidos através de uma organização bem estruturada e baseada em Cristo primeiro e nos 12 apóstolos debaixo de Cristo.

E por isso vemos que o Reino de Deus para mesmo para lá do milênio vai haver uma cidade que é a Nova Jerusalém e esta Nova Jerusalém daí vai ser o governo para a terra para lá do milênio.

E por isso está a falar de um grande plano não só para o período do milênio mas para lá do milênio que a Nova Jerusalém vier e vai ser governada esta Nova Jerusalém vai ter como lemos aqui no AP 21:14: que a cidade tinha 12 fundamentos e estes 12 fundamentos tinham 12 nomes que eram os nomes dos 12 apóstolos e havia esta estrutura e esta organização.

Veja também no v. 12: “tinha grande e alta muralha e 12 portas e junta as portas 12 anjos e sobre elas nomes inscritos que são os nomes das 12 tribos dos filhos de Israel”; e por isso esta cidade, a Nova Jerusalém tinha 12 portas, 3 no Norte, 3 no Sul, 3 no Este e 3 no Oeste, 12, e cada uma representada por uma das tribos de Israel.

Veja também continuando a ler aqui no v. 24: “as nações andarão mediante sua luz e os reis da terra trazem a sua glória as suas portas nunca fecharão de dia ou de noite porque nelas não haverá noite”; por isso as nações virão através das 12 nações de Israel e mesmo para lá do milênio quer dizer que as nações de Israel vão ter uma certa responsabilidade, certas nações de Israel vão ter responsabilidade sobre certas nações gentias e outras nações de Israel vão ter sobre outras nações gentias e isto então vai se espalhar  e abranger a humanidade inteira até mesmo para lá do milênio coisas que ainda nem começamos a entender as estamos a ver aqui uma visão breve.

Por isso esta cidade vai ser digamos assim a cidade central, sede, do governo mundial que será baseado no governo de Deus e nas leis de Deus e vai ser centralizado na Nova Jerusalém e daí vai expandir o seu governo não só para toda a terra as para todo o universo e como? Deus nos explicará depois.

Então continuando a ler AP 12:3: “então viu-se outro sinal, agora vê-se u outro sinal diferente, e eis um dragão grande, vermelho, com 7 cabeças e 10 chifres e nas cabeças 7 diademas”; então vemos aqui o dragão com 7 cabeças simbolizando AP 17 que é uma mulher que é a igreja falsa que está assentada ou a controlar esta besta vermelha, AP 17:3.

Este representa o império romano e a igreja romana e os seus sucessores que vão ser governados e controlados por esta prostituta que é controlada por satanás.

E este império romano e seus sucessores tem causado muitos problemas à igreja, muitos problemas, tem sido brutal da maneira que tem tratado os santos e matado os santos.

Continuando então a ler no v. 4 diz assim: “a sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu as quais lançou para a terra e o dragão se deteve em frente à mulher que estava para dar à luz a fim de lhe devorar o filho quando nascesse”.

Então está aqui a identificar este dragão aquele que causou um terço das estrelas do céu, isto é, um terço dos anjos que os convenceu a desobedecerem a Deus ele era este como se vê e EZ 28 falando acerca de satanás simbolizado e EZ 28 como rei de Tiro do v. 11-19 mas vê-se por exemplo aqui no v. 15 que diz assim: “perfeito eras nos teus caminhos, sim, porque foi criado como um querubim da guarda, ungido, como lemos no v. 14, desde o dia que foi criado até que se achou iniquidade nele, como se achou iniquidade nele? Por que? Porque era muito inteligente, esperto e tinha esta mente muito brilhante e pensou que sua maneira de fazer as coisas eram melhor”.

E nós como seres humanos temos a mesma capacidade de pensar e de desenvolver as nossas ideias e erradas.

E por isso satanás como lemos em AP 12:4 estava pronto para destruir a criança logo que nascesse e sabemos a história que satanás moveu Herodes para tentar destruir Cristo e sabemos da história que Ele fugiu.

Continuando a ler AP 12:5: “nasceu-lhe, pois, um filho varão, quer dizer Jesus Cristo nasceu, e há de reger todas as nações com cetro de ferro”; aquelas nações que são completamente desobedientes vão ser castigadas mas o cetro de ferro também quer dizer que não vai quebrar não é uma coisa de madeira que é frágil e vai partir, não, vai ser justa mas por outro lado também dá uma guia as ovelhas com amor e carinho.

Mas diz aqui: “nasceu-lhe u filho varão que há de reger todas as nações e que vai governar todo o mundo”; foi a razão que o Verbo se esvaziou e veio para a terra na carne como lemos em JO 1:14 que se esvaziou como lemos e FP 2:6 e veio para a carne que era da forma de Deus mas veio para a carne na forma humana para pagar pelos nossos pecados e redimir e comprar a igreja agora a pouco.

Sabemos que satanás tentou destruir Cristo por 40 dias e 40 noites após Ele ser batizado antes Dele começar o seu ministério e sabemos que Cristo depois da sua morte subiu ao céu.

Vejam aqui no v. 5: “nasceu-lhe u filho varão que há de reger todas as nações com cetro de ferro e o seu filho foi arrebatado para Deus até o seu trono”; onde Ele estava com Deus e voltou ao lado de Deus e por isso que Jesus Cristo disse: dá-me a glória, a glória que Eu tinha Contigo antes da fundação do mundo”.

Ele voltou basicamente onde Ele estava mas agora com a autoridade de filho de homem também tendo comprado a nós, a igreja de Deus, e a humanidade com o seu sangue e com sua vida.

E depois continuando no v. 6: “a mulher então fugiu para o deserto onde Deus lhe tinha preparado para que nele a sustente por 1.260 dias”; ora 1.260 dias  baseado no princípio de 1 dia por 1 ano leia e EZ 4:6 e NM 34:14 representa 1.260 anos e isto aconteceu desde o ano 325 quando houve o conselho de Nicéa até o ano de 1.585 quando começou esta libertação da igreja e que veio aí o desenvolvimento das igrejas protestantes e o que aconteceu a igreja de Deus que tinha fugido para a obscuridade e para uma certa segurança no deserto, isto é, muitas poucas pessoas num local remoto onde pessoas não viam mas a verdadeira igreja de Deus tornou-se desconhecida.

Vocês podem ver como a igreja de Deus teve proteção divina e segurança durante o período do papado e nós temos uma estória breve da igreja de Deus no nosso site debaixo da secção QUEM SOMOS e aí deixe-me citar uns poucos diz assim: depois do concílio de Nicéa no ano 325 DC a grande igreja falsa começou 1.260 anos de tribulação, AP 12:6, com força total.

A igreja de Deus simbolizada por uma mulher foi forçada a fugir para os vales e montes da Europa e Ásia menor durante esses 1.260 anos, isto é, depois de 325 DC, isto é, 1.585 e qualquer historiador que quiser rastrear os movimentos da igreja de Deus durante esses 1.260 anos encontrará muitas dificuldades pois a história da verdadeira igreja de Deus não é uma história de uma contínua organização humana mas esses grupos fieis que fugiram e esconderam para sobreviver.

A história foi preservada quase inteiramente por inimigos da igreja que consideravam a igreja como um grupo de heréticos que guardavam o Sábado.

Por isso lemos como os grupos de Paulicianos, os bogomilos e os valdenses os quais alguns membros em maior ou menor quantidade e em diferentes ocasiões parecem ter sido verdadeiros cristãos que seguiam o padrão da igreja primitiva.

E isso ainda se torna mais difícil o destino desses grupos conforme o tempo passou e ficou mesclado e misturado com os ensinos dos seus vizinhos católicos e protestantes.

Mas isso aconteceu por 1.260 anos que a igreja esteve escondida mas foi mantida à vida e isso aconteceu durante os períodos históricos mais escuros da humanidade.

Durante esse período o Evangelho do Reino de Deus não foi pregado ao mundo porque a igreja estava em modo de sobrevivência estava simplesmente esforçando-se para se manter a viver.

Ao fim desse período, isto é, no ano de 1.585 o poder romano e o papado começaram a descer esse poder e autoridade daí depois desenvolveu-se a liberdade da religião, a democracia e eventualmente a igreja de Deus saiu dos seus lugares onde estava escondida.

Durante esse período todo como disse o Evangelho do Reino de Deus não estou a falar do Evangelho da Salvação que as pessoas estão a falar e sim do Evangelho do Reino de Deus não foi pregado.

Continuando então a ler depois no v. 7 e agora está a saltar um tempo do futuro, o tempo do fim e diz assim: “ houve peleja no céu, Miguel e seus anjos pelejaram contra o dragão e também pelejaram o dragão e os seus anjos”; então vê-se aqui que isto então ainda é futuro e vai haver guerra no céu e que estamos a ver aqui que esta guerra vai causar que satanás não pode estar mais no céu a acusar os irmãos como está hoje  a acusar como lemos a estória de Jó que ele acusou os irmãos e especificamente Jó no capítulo 1:8-11 acusou Jó e estava a dizer a Deus olha está a te obedecer porque tem outras intenções e ele estava incorreto.

Jó acabou por ser provado e está claro a acusação foi falsa de satanás mas Jó foi provado.

Por isso vemos que de vez em quando há guerras assim disputas, pensamentos ou ideias que causam guerras espirituais nesses ambientes espirituais e nesse mundo espiritual.

Ora essa guerra não é como hoje em dia que tenhamos como seres humanos com coisas físicas porque coisas físicas são do ambiente humano, sim houve uma destruição anteriormente quando houve a primeira vez que satanás foi expulso e atirado para fora do céu e perdeu uma batalha inicialmente e que causou a destruição da terra e agora ele continua simplesmente a governar na terra.

Mas nós estamos também em este tipo de guerra e vejam e 2 CO 10 porque é este tipo de guerra de demônios e 2 CO 10:4-6 diz assim: “porque as armas da nossa milícia não são carnais”; quer dizer a nossa guerra não é carnal de pistolas e sei lá que mais, tanques e navios destruidores e coisas assim, não, e continuando: “e sim poderosas e Deus para destruir fortalezas, bastiões e anulando nós sofismas, isto é, argumentos, ideias falsas”; isto é a maneira que satanás luta com argumentos e com ideias falsas, uma guerra de ideias, guerra de falar e dizer isto ou aquilo e continuando: “e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus e levando cativo todo o pensamento a obediência de Cristo”.

É o que nós temos que fazer irmãos e nós temos que levar a obediência de todos os pensamentos a obediência de Cristo porque satanás luta com estas questões e argumentos e guerras de zangas e disputas e a Bíblia diz isso e não aquilo e estas disputas todas e isso são as maneiras da guerra de satanás.

Argumentos, ideias e pensamentos e é ou não é, si, vemos por exemplo e DN 10:13 que o anjo foi atrasado porque o príncipe do reino da Pérsia o atrasou e por que? Porque houve essas disputas e estes debates destas questões e ele continua desta maneira enganando o mundo todo.

Então vamos continuar em AP 12 estávamos a ler que houve esta peleja contra o dragão e no v. 8: “todavia não prevaleceu e não se achou no céu mais lugar para eles e foi expulso o grande dragão, a antiga serpente que se chama diabo e satanás o sedutor de todo o mundo sim foi atirado para a terra e com ele os seus anjos”.

Queridos irmãos ele é o acusador como lemos no v. 10: “então ouvi grande voz no céu agora vem a salvação, o poder e o reino de Nosso Deus e autoridade do seu Cristo pois foi expulso o acusador de nossos irmãos que os acusa dia e noite diante de Deus”.

Uma vez que ele é expulso do céu ele não tem mais oportunidade de acusar-nos, já não tem, mas queridos irmãos nós temos que ter cuidado porque leia aqui: nós o vencemos, vencemos satanás como? Por causa do sangue do cordeiro a maneira de vencermos a satanás irmãos é pelo sangue do cordeiro.

Porque se você está a confessar a Deus acerca dos seus pecados e Deus o perdoa e cobriu os seus pecados, estão cobertos, Jesus Cristo o perdoou, e nos cobriu os pecados, então estamos limpos perante Cristo e perante Deus sem pecado porque Jesus Cristo nos perdoou.

Ora se estamos sem pecado então a acusação do diabo é falsa porque já estamos perdoados porque o sangue de Cristo nos lavou e por isso qualquer acusação do diabo é falsa e por isso é que diz: nós o vencemos por causa do sangue do cordeiro.

Não é por causa do que eu fiz, não é por causa que eu disse que não tenho pecado, si, se você diz que não tem pecado então o sangue do cordeiro não tem valor nenhum pois se você diz que não tem pecado e tem você não está perdoado pois o sangue do cordeiro só perdoa quando você se aproxima perante Deus e pede perdão e Jesus Cristo pelo seu sangue o perdoa.

Leia aqui e 1 JO 1:5-8: “ora a mensagem que da parte temos ouvido e anunciamos é esta: Deus é luz e não há trevas nenhuma e se dissermos que mantemos comunhão com Ele e andarmos nas trevas estamos mentindo e não praticamos a verdade”.

Quer dizer se ainda estamos a pecar estamos a mentir e temos que parar de pecar irmãos mas porém se andamos na luz como Ele está na luz estamos a nos esforçar a viver de maneira correta então mantemos comunhão com os outros e o sangue de Cristo nos purifica de todo o pecado quer dizer  se nós estamos a andar na luz estamos a nos esforçar a andar no caminho correto mas de vez em quando tropeçamos mesmo na luz tropeçamos descuidadamente e pedimos perdão a Deus e Deus nos perdoa porque nós também perdoamos aos outros, pedimos perdão, si, não perdoamos a outros como vamos receber perdão, o sangue de Jesus é o que diz aqui nos purifica de todo o pecado.

“Se dissermos que não temos pecado nenhum a nós mesmos nos enganamos e a verdade não está em nós mas se confessarmos os nossos pecados Deus é fiel e justo para perdoar nossos pecados e nos purificar de toda a injustiça mas se dissermos que não temos pecado fazemo-lo mentiroso e a sua palavra não está em nós”.

Por isso irmãos voltando aqui e AP 12: “nós vencemos satanás por causa do sangue do cordeiro”.

Queridos irmãos o pecado e o perdão são entendidos melhor quando temos um relacionamento com outras pessoas, pensem, é quando nós temos um relacionamento com outras pessoas e fazemos coisas que ofendem e machucam e que causam dor e sofrimento a outra pessoa então nós vemos e entendemos realmente o que o pecado é.

Vemos o efeito do pecado em outros e é nessa situação que nós de facto entendemos o que fizemos pois quando pecamos causamos sofrimento e para nós termos que sofrer pelos outros para perdoar e não é fazer uma vingança.

E por isso a nossa chamada na igreja é para estarmos conectados e ligados a conviver numa comunhão uns com os outros como parte do corpo de Cristo a viver unidos e e PAZ!!!!

O corpo de Cristo é a igreja de Deus como lemos em CL 1:18 e por isso também lemos em 1 CO 11 que devemos nos examinar.

Vejemos aí em 1 CO 11 falando acerca do período da Páscoa e diz assim nos v. 28-29: “examine-se o homem a si mesmo e assim coma o pão e beba o cálice de vinho durante a Páscoa que é o simbolismo que é feito uma vez por ano no dia anual da Páscoa que é o 14 do primeiro mês de acordo com o calendário que Deus nos deu nos dá através dos hebraicos.

Mas continuando: “pois quem come e bebessem discernir o corpo”.

Queridos irmãos, si, precisamos discernir o corpo físico de Cristo as também precisamos discernir o corpo espiritual de Cristo que é a comunhão da igreja de Deus com os irmãos da igreja de Deus, ora e se estamos a discernir isto quer dizer que nós estamos a ter cuidado do que dizemos e do que fazemos e como atuamos para não magoar e não machucarmos o nosso irmão ou irmã.

Quantas vezes nós somos duros, quantas vezes eu digo: irmãos precisam de ser macios, gentis, precisam de ter uma gentileza, mas são duros uns para com os outros é como parece que eu não tivesse dito e por que? Porque continuamos a fazer a mesma coisa e precisamos de nos arrepender irmãos.

Basta, precisamos de nos arrepender por que se não nos arrependermos não vamos estar ataviados para nos casarmos com Cristo a vinda dele.

Por isso precisamos de discernir o corpo pois o pecado contra Deus só pode ser entendido devidamente quando entendemos quanto Deus cuida de nós e por que? Porque Ele deu a sua vida por nós, a vida de Jesus Cristo foi dada por nós e morreu por nós e não só isso pois sofreu por nós teve pregos nas mãos, teve chagas, teve na cruz ou no madeiro, teve a lança que o espetou assim e sangue e água caiu.

Isso é amor de Deus para conosco e o que Ele fez? O que é que Ele fez de errado? Nada; Ele não fez nada errado as sofreu por nós e estamos prontos para sofrer por nossos irmãos? Ou não estamos prontos e queremos dizer uma coisa para magoar os irmãos? Como está o nosso relacionamento e a nossa interação com os nossos irmãos? Estamos zangados e chateados? Não falamos e não queremos ter comunhão? Olha porque este irmão me disse esta coisa e não vou fazer comunhão com outros irmãos.

Usamos todas as oportunidades para termos comunhão com os irmãos e encorajar e demonstrar amor aos irmãos.

Vejam o SL 51 Davi disse eu reconheço Pai o meu pecado e como eu te magoei porque o pecado que Davi fez foi contra Deus e por isso diz eu tenho que me arrepender e não tires de mim o Espírito Santo disse Davi, leiam, SL 51.

Vejam TG 5:16: “confessem os vossos pecados”; e como é que estão andando nisso? Estamos a confessar os nossos pecados? Ou estamos a defender as nossas ações? Oh não fui eu, ora eu não fiz isso, queridos irmãos quando fazemos alguma coisa errada quer dizer: desculpe, sim; sim, fiz isso errado, pronto mas não arranjamos uma desculpa procuramos defender a procurar uma razão porque não fizemos e acabamos as vezes até por mentir descuidadamente mas mentimos.

Quando eu vejo isto como ministro eu geralmente prefiro fechar os olhos e não puxar o ponto e espero que os irmãos de livre vontade vejam onde tem feito coisas erradas.

Queridos irmãos vencemos satanás pelo sangue de Cristo é o que lemos aqui em AP 12 vencemos pelo sangue de Cristo.

Vejam em RM 13 começando no v. 8: “a ninguém fiqueis devendo coisa alguma “e depois diz: “quem ama o próximo tem cumprido a lei”; o propósito da lei é o amor de uns para com os outros depois fala não matarás, não adulterarás, etc e depois diz no v. 10: “o amor não pratica o mal contra o próximo de sorte que o cumprimento da lei é o amor”.

E como estamos na igreja a andar nesta situação? Estamos a amar uns aos outros? Estamos unidos?

Vejam HB 10:24-26: “consideremos também uns aos outros para nos estimular ao amor e as boas obras”; como é que podemos nos estimular uns aos outros a não ser que tenhamos uma convivência de irmãos a conviver, de falar e conversar e de amar e de sabermos problemas que este tem e outro conversar acerca disto?

Irmãos precisamos de fazer isso.

“Não deixemos de nos congregar como é costume de alguns”; Deus queira que possamos congregar na festa dos tabernáculos este ano mas hoje em dia com a situação muito complicada do Covid quem sabe mas pelo ao menos espero que alguns de nós possamos congregar é importante mas satanás quer que nós não nos congreguemos e por que? Para não estimularmos o amor mas depois continua no v. 26: ”porque se vivermos deliberadamente em pecado”; estão a ver que não congregar, não estimular um ao outro em amor é pecado.

“depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade já não resta sacrifício pelos pecados e pelo contrário certa expectação horrível de juízo e fogo vingador”; esta é a segunda morte no lago de fogo.

Vejam continuando em AP 12 diz assim: “porque venceram por causa do sangue do cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram”; qual é o vosso testemunho que estão a dar uns aos outros irmãos?

Você está a ser um bom exemplo? Você está a ser uma luz? Você traz alegria aos outros irmãos ou você traz dor? Como está o seu relacionamento com os outros irmãos?

O seu relacionamento com os irmãos ajuda a construir fé° É isto que está a acontecer na igreja de Deus e diz assim: “e mesmo na face da morte toaram a própria vida”; fizeram e sabiam que tinham que fazer, compromisso e é assim que vencemos.

“fechai os céus e vossos em que habitais na terra e no mar pois o diabo desceu até vós cheio de grande cólera sabendo que pouco tempo lhe resta”.

Quando o diabo for atirado para a terra é o começo da GRANDE TRIBULAÇÃO.

Queridos irmãos depois diz: “quando pois o dragão se viu atirado para a terra perseguiu a mulher que dera à luz a um filho varão”; vai perseguir a igreja, já não pode acusar a igreja e a única opção é de raiva, ira e virar-se contra a igreja e vai ser uma raiva dura do mundo.

Vejam no v. 14: “foram dadas a mulher as duas asas da grande águia para que voasse ao deserto no seu lugar onde é sustentada por um tempo, tempos e metade de um tempo fora da vista da serpente”.

Queridos irmãos este não é o mesmo tempo ou período mencionado anteriormente de 1.260 anos, não, é um período diferente pois é um período de 3 anos e meio, tempo, tempos e metade de um tempo fora da vista da serpente.

A mulher, a igreja de Deus vão ter que ser protegida.

“então a serpente arrochou da sua boca atrás da mulher água como um rio”; o que isso quer dizer? Água como um rio uma inundação, vocês imaginem quando há uma inundação por exemplo uma barragem arrebenta e esta água toda da barragem vem por aí abaixo com esta força toda que você não pode parar não pode parar assim essa água aquilo leva tudo vai ser a ira e a raiva de satanás vai perseguir a igreja a mulher, esta água como um rio uma inundação sim pensamos que seria um exército ou uma força militar mas agora vendo a situação corrente em que vemos esses motins na rua e violência contra  a lei e contra tudo que seja justo contra a aplicação da lei e vemos violência e estupro vemos os policiais sendo atacados porque vejam os policiais veem o pior da sociedade, a violência dia a dia, hora a hora durante  e são seres humanos e as vezes fazem coisas que não deviam de fazer e eles veem isto todo e como eles lidam com estas situações?

Mas agora vemos aí m movimento a dizer cortar o financiamento da polícia e queridos irmãos as pessoas não entendem o que isso quer dizer e imagine um mundo que não há policia vai haver violência aberta e motins e queridos irmãos é como um rio, a água de um rio, uma barragem que se arrebenta e que não se pode parar.

Vai haver violência contra a aplicação da lei e não há nada que a pode deter.

E por isso é que diz: “foram dadas a mulher as duas asas da grande águia para que voasse até o deserto”; Deus vai ter que intervir e proteger a igreja que eles estão unidos em amor e Deus vai ter que protegê-los sobrenaturalmente porque não sabemos como.

“por isso, entretanto o povo de Deus deve viver da maneira que Deus diz para vivermos”; porque se não a nossa causa não é crível e temos que nos comportar da maneira que Deus quer que nós nos comportemos e temos que ser um exemplo e uma luz mas entretanto o diabo é este ser de iniquidade que está a incitar a iniquidade e a mulher então vai precisar de ajuda.

E por isso diz no v. 16: “a terra porém socorreu a mulher e a terra abriu a boca e engoliu o rio que o dragão tinha arrojado da sua boca”; vai haver uma intervenção especial de Deus como não sei.

“Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com o resto da descendência da igreja aqueles que guardam os mandamentos de Deus e tem o testemunho de Jesus Cristo”.

Queridos irmãos temos que nos manter juntos e unidos porque vai haver este dragão vai se tornar como um animal de ira e grande raiva para destruir a igreja.

Queridos irmãos nós como irmãos na igreja temos uma grande responsabilidade, Jesus Cristo morreu pela igreja e como vimos para redimir a igreja porque a igreja vai se casar com Jesus Cristo para uma obra grande no milênio e para lá do milênio e isto é parte do plano de Deus para ter muitos e muitos milhões e milhões de filhos da família de Deus.

Deus tem um grande plano para nós que nem começamos a entender este plano e Deus tem um propósito para todos nós.

Queridos irmãos lembrem-se Deus tem um plano para você porque você como membro da igreja é amado por Deus e Jesus Cristo deu a sua vida por você e por mim.

Agora nós temos que fazer a nossa parte mantermos unidos em amor porque Deus nos vai proteger e esta é a maravilhosa estória da igreja como é descrita em AP 12.