Como entrar no Reino de Deus

Você está aqui

Como entrar no Reino de Deus

Download (Baixar)
MP3 Audio (45.31 MB)

Download (Baixar)

Como entrar no Reino de Deus

MP3 Audio (45.31 MB)
×

“Ó Deus Eterno, até quando clamarei pedindo ajuda, e tu não me atenderás? Até quando gritarei: "Violência!", e tu não nos salvarás? Por que me fazes ver tanta maldade? Por que toleras a injustiça? Estou cercado de destruição e violência; há brigas e lutas por toda parte. Por isso, ninguém obedece à lei, e a justiça nunca vence. Os maus levam vantagem sobre os bons, e a justiça é torcida” (Habacuque 1:2-4). Esta é a situação exata deste mundo. Pense bem e tome juízo. Como podemos estar em pé perante o Senhor Jesus Cristo à Sua segunda vida?

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

“Ó Deus eterno até quando clamarei pedindo ajuda e Tu não me atenderás?”

“Até quando gritarei violência e Tu não nos salvarás?”

“Por que me vês ver tanta maldade? Por que toleras tanta injustiça?”

Estou lendo de Habacuque 1 comecei no v. 2 e estou lendo até o v. 4 usando a versão da BLH:.

“Estou cercado de destruição e violência, há brigas e lutas por toda a parte e por isso ninguém obedece a lei e a injustiça nunca vence, os maus levam vantagem sobre os bons? E a justiça é torcida.”

Não é isto uma descrição feita do mundo hoje em dia?

Queridos irmãos Deus está no seu trono e Ele vai intervir pois haverá justiça; leiam algumas páginas adiante na sua Bíblia em SF 1 começando no v. 14 até o capítulo 2:3 lendo na versão BLH.

Começando nos v. 14-15 diz assim: “o grande dia do Deus eterno está perto e vem chegando depressa e será um dia terrível em que até os soldados mais valentes gritarão de medo e será um dia de ira e de aflição e angústia, de ruína e destruição, de escuridão e trevas, será um dia de nuvens escuras e pesadas...”

No v. 16 continua: “será um dia de sons de cornetas (sons de trombetas) e gritos de batalha de soldados atacando cidades e muralhas protegidas por altas torres de vigia...”

O Deus eterno então diz no v. 17: “farei cair tantas desgraças sobre as pessoas que elas andarão de um lado para o outro como se estivessem cegas pois esta gente pecou contra mim e por isso o seu sangue está derramado como água e os seus corpos serão jogados fora como lixo...”

V. 18: “naquele dia nem a prata e nem o ouro os poderá salvar da ira do Deus eterno, o fogo da sua ira furiosa destruirá o mundo inteiro e ninguém escapará pois Deus vai acabar de uma só vez com todos os moradores da terra”.

Sim, estes pecados que estamos a ver, estes desastres e tristezas que vemos no mundo Deus está nos dando tempo para nos arrependermos mas o dia vai chegar que Ele vai executar o juízo.

Continuando a ler no capítulo 2 de Sofonias no v. 1 diz assim: “pense bem e tome juízo povo sem vergonha...”

Queridos irmãos estamos no mundo a pecar e pensem bem e tomem juízo.

V. 2: “antes vocês sejam levados como a palha que desaparece ao dia, antes que a ira furiosa do Deus eterno caia sobre vocês, antes que chegue o dia da ira do Deus eterno...”

Por isso está aqui a dizer para PENSE BEM E TOME JUÍZO antes de chegar essa hora.

E depois diz no v. 3: “voltem para Deus todos os humildes deste país, todos os que obedecem às leis de Deus, VOLTEM PARA DEUS! Façam o que é direito e sejam humildes assim talvez vocês escapem do castigo e da ira do Deus eterno.”

Assim talvez escapem do castigo.

Queridos irmãos vivemos em dias difíceis e com muitos problemas mas não pensem que Deus está a dormir pois Ele vai por tudo direito e por isso diz assim: “pense bem e tome juízo antes que sejam levados como a palha antes que a ira de Deus venha e que caia sobre vocês e por isso diz: voltem para Deus, sejam humildes já que vocês dizem que estão a obedecer a Deus e façam o que é direito e sejam humildes”.

Vejam em LC 21:36 porque diz aqui onde estávamos a ler diz assim: que vocês escapem do castigo no dia da ira do Deus eterno, talvez assim vocês possam escapar; e em LC 21:36 diz: “vigiai pois a todo o tempo” e é a mesma coisa que diz em SF: “pensem bem e tomem juízo, voltem para Deus humildes, façam o que é direito e sejam humildes e talvez vocês escapem” e em LC 21:36 diz: “vigiai a todo o tempo”, ou seja, vigiai o que?

A vocês mesmos, a vossa atitude e como vocês estão sendo humildes? Orando? Para que sejais vistos como dignos, para que sejam considerados dignos!

Para que possam escapar dessas coisas e por isso que diz em SF que talvez vocês escapem, talvez sejam considerados dignos para escapar dessas coisas que tem que suceder e por que?

Porque o mundo não está a se arrepender e isto tem que suceder e vão acontecer e além disso diz: “estar em pé na presença do Filho do Homem.”

Sim! Escapar! Mas uma coisa ainda mais importante é estar em pé na presença do Filho do Homem! Ou seja, estar ressuscitado, estar transformado e para estar em pé na frente de Jesus Cristo na 1ª. ressurreição pois isso ainda é o mais importante e de certeza é.

Quando Jesus Cristo vier você e eu estaremos em pé e ressuscitados a frente de Cristo?

E para o que?

Para recebermos a herança do reino de Deus e herdarmos o reino de Deus.

Vejam em 1 CO 15:50-52 diz assim: “isto vos afirmo irmãos que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus, a corrupção herdar a incorrupção e eis que vos digo um mistério nem todos dormiremos (nem todos vamos morrer, pode ser que alguns de nós naquele período da vinda de Cristo estejamos vivos e transformados) e diz assim: transformados seremos todos num piscar, num momento de abrir e fechar olhos e quando? Ao ressoar da última trombeta”.

Ao ressoar da trombeta!

“a trombeta soará e os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados (nós, daqueles de nós que ainda estejamos vivos nesse momento)”.

Mas os mortos em Cristo serão ressuscitados.

Queridos irmãos vamos estar em pé a frente do Filho de Deus e por que e para que? Para herdarmos o Reino de Deus pois carne e sangue não herdarão o reino de Deus pois teremos que ser transformados de seres físicos carnais para seres espirituais e para o que? Par podermos entrar no Reino de Deus e na vida eterna.

Então o que é o reino de Deus?

Queridos irmãos o reino de Deus foi a mensagem que Cristo pregou!

Vejam comigo em MT 4:17 diz assim: “daí por adiante passou Jesus a pregar e a dizer: arrependei-vos porque está próximo o reino dos céus” e o que é que Jesus Cristo pregou? Pregou acerca do reino de Deus e foi a mensagem que Jesus Cristo pregou; foi a essência que Jesus Cristo pregou!

E então o que é isso?

É uma mensagem que já existia pois vocês leem por exemplo em DN 2 vê-se a história da visão do reino  de Nabucodonosor e vê-se a história de DN 2: 28-45 a história dessa estátua e então Daniel está a explicar o que é o significado dessa estátua que haveria vários reinos e teria 4 impérios  que haveriam de acontecer a vir.

No v. 38 vê-se que o império do rei Nabucodonosor da Babilônia que era a cabeça e depois vemos em DN 8 v. 1-21 está a descrever que os outros 2 impérios são a Média Pérsia  e o reino da Grécia  que virão, ou seja, as outras 2 secções, o peito e os braços são de prata e o ventre e os quadris de bronze.

Esses eram para vir e esses 4 reinos foram ilustrados em DN 7 como 4 bestas e o 4º reino que sucedeu depois desses pois o 1º foi a Babilônia, o 2º foi a Média Pérsia e o 3º foi a Grécia e o 4º reino foi o império romano.

E vê-se aí em DN 7-25 diz assim: “proferirá palavras contra o Altíssimo, magoará os santos do Altíssimo e cuidará em mudar os tempos e a lei”.

Este império vai desafiar a autoridade de Deus.

Revendo o que eu disse até agora para não haver confusão, Jesus Cristo pregou acerca do reino de Deus e nós vimos que vai haver um juízo e que Jesus Cristo virá e vamos ser ressuscitados para herdar o reino de Deus.

E o que é o reino de Deus?

O reino de Deus é o que Jesus Cristo pregou, pois, este Reino tinha sido pregado nos dias de Daniel pois vê-se aqui em DN está a descrever 4 reinos onde o 1º é a Babilônia, 2º é a Média Pérsia, o 3º era a Grécia e o 4º era o império romano.

Daí também lemos em DN 7 esse tinha 10 chifres e digamos assim 10 extensões desse 4º império e isso lê-se em DN 7 e tenho sermões acerca do assunto em separado no nosso site.

Mas continuando então em DN 2:44 diz assim: “mas nos dias desses reis o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído e este reino não passará a outro povo e esmiuçará e consumirá todos estes reinos mas ele mesmo subsistirá para sempre”.

E por isso vemos que temos estes 4 reinos profetizados pela imagem ou pela estátua de Nabucodonosor no sonho de Nabucodonosor que era a cabeça de ouro.

Depois o peito e os braços de prata, o ventre e os quadris de bronze que representam respectivamente Babilônia, Médio Pérsia e a Grécia.

Depois as pernas e os pé de ferro e particularmente parte em ferro e parte barro os pés que representa o império romano.

E depois vê-se aí que este reino vai ser destruído e por quê?

Quando Deus vai ressuscitar o seu reino, o reino de Deus que se lê no v. 44 que acabamos de ler à pouco, e quer dizer que esta é aquela pedra que se vê no v. 34: “olhando uma pedra que foi cortada sem auxilio de mãos e feriu a estátua nos pés de ferro e de barro e os esmiuçou”; quer dizer que toda a estátua caiu ou seja os reinos humanos caíram.

Quer dizer os reinos do mundo hoje em dia vão ser destruídos quando Jesus Cristo vier.

E pondo isto de uma maneira muito simples: estes reinos, com seus pecados, esta destruição que você e eu estamos a ver hoje em dia vão ser completamente destruídos com a vinda de Cristo porque esta vinda de Cristo vai estabelecer um reino que vai destruir os reinos humanos.

Vejam também em DN 7:27 diz assim: “o reino, o domínio e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo (isto é o reino de Deus que Jesus Cristo vem estabelecer e vai dar isso aos santos) e o seu reino (isto é o reino de deus) será um reino eterno e todos os domínios o servirão e obedecerão”.

Todos os domínios obedecerão e servirão ao reino de Deus e por isso diz: nós como povo dos santos do Altíssimo, nós como fiéis e ressuscitados a vinda de Cristo vai nos ser dado esse reino e vamos herdar esse reino.

Vejam no v. 14 de DN 7 diz assim: “foi lhe dado domínio e glória o reino para que todos os povos, nações e homens de todas as línguas, de todas as línguas e de todas as nações o servissem (isto é, no reino milenial quando Jesus Cristo vier e nós seremos ressuscitados a vinda de Cristo vamos reinar sobre todos os povos, sobre todas as nações, sobre todos os homens de todas as línguas)”.

É o que diz aqui e este domínio e reino de Deus, este domínio, é eterno e não passará e esse reino, reino de Deus, jamais será destruído.

Vemos por isso que Jesus Cristo como lemos em IS 9:6-7 diz assim: “porque um menino nos nasceu e um filho se nos deu (está a falar de Jesus Cristo ) o governo está sobre os seus ombros (o reino de Deus está sobre os ombros de Jesus Cristo) e seu nome será maravilhoso conselheiro (o nome de Jesus Cristo será maravilhoso conselheiro) o nome dele será um Deus forte, será Pai da Eternidade (é através Dele que nós vamos ter a vida eterna), o nome dele será Príncipe da Paz (Ele nos trará paz à terra)  e para que se aumente o governo (qual governo? O governo do reino de Deus na terra) e venha a paz sem fim sobre o trono de Davi (porque este reino vai ser estabelecido sobre o trono de Davi) e sobre o seu reino para o estabelecer e firmar diante do juízo e da justiça desde agora e para sempre”.

“O zelo do Senhor dos exércitos fará isso”.

Não há dúvida de que isso será feito. Ora isso é que os judeus esperavam durante o período da vinda de Cristo.

Eles esperavam um reino, um governo  de fato, um verdadeiro governo na terra e um governo que eles esperavam um rei conquistador, eles esperavam que Jesus Cristo viesse reinar logo, nesse momento e pensavam que o reino ía ser estabelecido nesse momento.

Vejam aqui em LC 19:11 diz assim: “ouvindo eles estas coisas Jesus lhes propôs uma parábola visto de estar perto de Jerusalém e lhes parecer que o reino de Deus haveria de manifestar-se imediatamente”.

Estavam a pensar que o reino de Deus na terra se ia estabelecer imediatamente, nesse momento, nessa altura e nessa era e foi por causa disso que diz estar a dar a parábola: “de um certo homem partiu para uma terra distante com o fim de tomar posse de um reino  e ía voltar (que é Jesus Cristo, ele vai tomar posse do reino  e vai voltar mas não é nesta era)” mas eles pensavam que o reino ia ser estabelecido nessa hora e eles não entendiam que Jesus Cristo tinha que sofrer primeiro e não entendiam que Jesus Cristo tinha que pagar com o seu sangue pelos nossos pecados e por isso ficaram chocados quando viram Jesus Cristo preso e até os próprios discípulos e apóstolos ficaram chocados.

Vejam MT 26:56 diz assim: “tudo isto porém aconteceu para que se cumprissem as escrituras dos profetas então os discípulos todos deixando-o fugiram!”

Sim, quando vieram para prender Jesus Cristo isto aconteceu para cumprir as profecias mas (os discípulos) não entendiam essas profecias e por isso então fugiram, e por que? Porque pensavam que Jesus Cristo naquele momento ía lutar, ía estabelecer o reino de Deus! E na terra! E por isso eles (os discípulos) fugiram porque estavam confusos e devastados sem entender o que se passava.

Vejam também depois de Jesus Cristo ter ressuscitado em AT 1:6 os discípulos, os apóstolos perguntaram a Jesus Cristo o seguinte quando eles estavam reunidos e o perguntaram: “Senhor será este o tempo que restaures o reino a Israel?”

Vais então agora, que já ressuscitastes, que já voltastes, já pagastes com teu sangue, vais agora estabelecer o reino?

Então Jesus Cristo disse: “vocês não têm direito, não vos compete conhecer os tempos ou as épocas que o Pai reservou para a sua exclusiva autoridade, não vos estou a responder a essa pergunta! Vocês não precisam de saber”.

Pois eles ainda esperavam que Jesus Cristo voltasse e (estivesse) a estabelecer o reino nessa altura! Só depois, digamos assim no dia de Pentecostes, 50 dias depois e depois de receberem o Espírito Santo  de Deus é que entenderam.

Depois Paulo escreveu sobre isso em 1 CO 15, começando no v. 1 diz assim: “irmãos venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei” (venho dar a vocês, lembrar, o evangelho que vos pronunciei) a Boa Nova do Reino de Deus “o qual recebestes o qual ainda perseverais e por ele também sois salvos  se retiveres a Palavra tal como voa-la preguei a menos que tenhais crido em vão  e antes de tudo vos entreguei o que também recebi que Cristo morreu pelos nossos pecados segundo as escrituras”; isto é parte da Boa Nova!

Isto é a Boa Nova que Jesus Cristo morreu pelos nossos pecados, e sim é uma grande notícia, graças a Deus! Obrigado, Deus! Pois nós não merecemos nada para isto.

“E foi sepultado e ressuscitou ao 3º dia segundo as escrituras” e por isso tudo aconteceu como foi profetizado e exatamente como foi profetizado e depois mais um bocadinho adiante Paulo diz que “todos vão viver de novo!”

1 Co 15:22-24 diz assim: “pois assim como em Adão todos morrem assim também como Cristo todos serão vivificados”, todos vamos viver de novo; v. 23: “cada um porém na sua própria ordem mas há uma ordem (não será tudo ao mesmo tempo, há uma ordem, as coisas vão ser feitas em ordem e Deus tem um plano de execução). Cristo primeiro (as primícias) depois os que são de Cristo (quando da vinda de Cristo, na segunda  vinda de Cristo), então depois virá o fim (vai então acontecer o resto e tudo o que vem que será parte do fim) quando, finalmente, acabará quando Jesus Cristo entregar o reino a Deus e Pai e quando houver destruído todo o principado  e toda a potestade e poder”.

E por isso vemos aqui, irmãos, que Cristo será o rei desse reino, mas antes Dele reinar vai haver a ressurreição, dos de Cristo. Antes Dele reinar vai haver a ressurreição dos de Cristo, então Ele vai estabelecer o reino e entrega o reino ao fim ao Pai.

Vê-se esta ordem e esta sequência!

Ee então quando isso vai começar? Como lemos a pouco e vamos ler de novo no cap. 15 de 1 CO no v. 50: “isto afirmo irmãos que carne e sangue não vão poder herdar o reino de Deus”.

Carne e sangue não podem herdar o reino de Deus.

“Nem a corrupção herdar a incorrupção, eis que afirmo um mistério nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos num momento, num abrir e fechar de olhos ao ressoar da última trombeta e a trombeta soará e os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados”.

Todos seremos transformados de carne e sangue à imortalidade, à incorrupção pois carne e sangue é corruptível e vamos ser transformados. Transformados de corrupção, carne e sangue, à incorrupção, isto é, a imortalidade, isto é, vamos ser filhos de Deus que vão ser imortais e que não morrem mais! E assim vamos herdar o reino de Deus por que com carne e sangue não podemos herdar pois temos que ser transformados para herdar o reino de Deus e para entrar no reino de Deus e para entrar na vida eterna.

Quando? Na última trombeta como lemos no v. 52.

Vejam também aqui MT 19:16 diz assim: “e eis que alguém aproximando-lhe perguntou: bom mestre que farei eu de bom para alcançar a vida eterna?”

O que é que eu preciso fazer, de bom, para receber e para entrar na vida eterna? Para entrar no reino de Deus?

E vejam um bocadinho mais adiante no v. 23-24: “então disse Jesus a seus discípulos: em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus, (no reino de Deus; um rico dificilmente entrará no reino de Deus) e ainda mais vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus”.

O Senhor deu esta parábola e disse a este homem rico: ‘se queres ser perfeito’... Pois o homem disse: ‘sim eu fiz isto tudo, eu tenho obedecido as leis de Deus.’ Então Jesus disse: ‘olha se queres ser perfeito então dá tudo o que tens aos pobres.’ E ele (o homem) retirou-se triste porque Jesus Cristo viu a atitude dele. Por isso Jesus Cristo está a dizer: “é muito difícil um rico entrar no reino dos céus.”

É muito difícil e por que?

Porque precisamos de por Deus em primeiro! E não as riquezas e o dinheiro primeiro e isso é o ponto que temos de pôr para entrar no reino de Deus! Precisamos de ter esta prioridade correta.

Queridos irmãos vemos aqui que o homem perguntou a ele: o que farei eu para alcançar a vida eterna? E vimos isto no v. 16 e então Jesus Cristo explicou o que ele tinha que fazer e depois explicou que é difícil para um rico entrar no reino de Deus.

Ora aqui a vida eterna é igualada ao reino de Deus. Está claro! A vida imortal, é equada a entrar no reino de Deus! A vida imortal (entrar na vida eterna) só é possível através de Jesus Cristo durante a 1ª. ressurreição para esses que estão a viver agora. E sim depois (mais tarde) outros também receberão essa oportunidade. Mas agora é para nós e esses.

Vejam em HB 2:10-11 diz assim: “porque convinha que Aquele por cuja causa e por quem todas as coisas existem conduzindo muitos filhos a glória e aperfeiçoar-se por meio de sofrimentos o autor da salvação deles” que é Jesus Cristo, aperfeiçoar o autor da salvação. “... pois tanto o que santifica como o santificado todos vem de um só e por isso é que Ele não se envergonha de os chamar irmãos”.

Por isso que Ele não se envergonha de os chamar irmãos.

Queridos irmãos: os que entrarem no reino de Deus, diz aqui: vão ser santificados! Vão receber a glória! Porque diz aqui que o propósito é conduzir muitos filhos a glória para sermos glorificados e sermos santos e por isso diz assim: Ele não se envergonha de nos chamar irmãos pois os que entrarem no reino de Deus serão irmãos de Jesus Cristo e seremos uma família, o Pai é nosso pai, Jesus Cristo nosso irmão e nós irmãos é uma família pois é um relacionamento de família.

Então, recapitulando, o Evangelho do Reino de Deus, o Evangelho que Jesus Cristo pregou é:

Primeiro: que Ele deu a Sua vida por nós! Ele deu o seu sangue e a sua vida para nos salvar e isto é a Boa Nova!

Em segundo lugar: é que nós os fieis seguidores de Jesus Cristo seremos ressuscitados à segunda vinda de Cristo para a vida eterna, glorificados! Daí em diante, estaremos envolvidos com Jesus Cristo no governo do reino de Deus!

Estaremos envolvidos com Jesus Cristo no governo do reino de Deus! Ou em outras palavras vamos reinar com Jesus Cristo.

Leiam em AP 5:10 diz assim: “e para o nosso Deus os constituístes reino e sacerdotes e reinarão sobre a terra”, nós vamos reinar com Jesus Cristo como reis e sacerdotes sobre a terra.

Leiam AP 1:6 diz assim: “e nos constituiu reino e sacerdotes para o seu Deus e Pai a Ele a glória e o domínio pelos séculos e séculos, Amém”.

Diz assim: “Deus e Pai nos constituiu para Ele reino e sacerdotes para seu Deus e Pai e a Ele a glória e o domínio pelos séculos e séculos” e por isso nós vamos ser reis e sacerdotes no reino de Deus!

Vejam também em AP 21:7 diz assim: “o vencedor herdará estas coisas e Eu lhe serei Deus e ele será filho”.

Vamos herdar todas as coisas e diz assim: “tudo está feito” e diz assim no v. 6: “tudo está feito” e depois no v. 7: “o vencedor herdará estas coisas, ou seja, tudo o que foi feito e vamos herdar o governo do reino de Deus e por isso vamos participar do governo universal de todo o universo e isso é o que diz também em HB 2: 6-8: “antes alguém em certo lugar deu pleno testemunho dizendo: que é o homem que dele te lembres ou o Filho do Homem que o visites? Fizeste-o por um pouco menor que os anjos”; o homem foi feito por este período em que vivemos agora menor que os anjos; “e de honra e glória o coroastes e o constituístes por obra de tuas mãos”, sim, esta é a glória de Jesus Cristo já tem mas que nós vamos ter com Ele pois se com Ele sofremos com Ele seremos glorificados.

V. 8: “todas as coisas sujeitastes debaixo dos seus pés (dos pés do homem que será glorificado) ora desde que sujeitou todas as coisas nada deixou de fora do seu domínio” (agora porém ainda não vemos todas as coisas a Ele sujeitas ao homem mas nada deixou de fora).

Queridos irmãos nós como filhos de Deus e como glorificados filhos de Deus e no reino de Deus estado tendo herdado esse reino e tendo entrado na vida eterna e entrado no reino de Deus nós participaremos no governo do universo e no governo inteiro do universo.

Nada foi posto de fora e por isso esse reino é algo que temos de entrar e por isso irmãos o meu tema hoje como sabem pelo título é como entrar no reino de Deus mas precisamos de entender o que é o reino de Deus que é a vida eterna e o governo universal começando inicialmente por 1.000 anos na terra. Mas para entrarmos há certos obstáculos que temos que vencer, certos obstáculos que temos que vencer.

Vejam em MT 5:20 diz assim: “porque vos digo que se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus jamais entrareis no reino dos céus” o reino de Deus.

A nossa justiça tem que exceder em muito a dos escribas e fariseus porque a justiça deles era auto justiça e nós temos que ter a justiça de Deus e que excede muito mais a justiça humana.

Vejam também em MC 9:42-43 diz assim: “e quem fizer tropeçar um destes pequeninos crentes melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho e fosse lançado no mar e se tua mão te faz tropeçar corta-a pois é melhor entrares maneta na vida (entrares na vida, entrares no reino de Deus na vida eterna) do que tendo as duas mãos e ires para o geena (o lago de fogo) para o fogo inextinguível (e que vai queimar tudo)”.

Queridos irmãos vê-se aí que vai haver obstáculos e vai haver dificuldades que temos que vencer e temos que ter a justiça de Deus e temos que nos arrepender e vejam aqui no v. 45: “e se o teu pé te faz tropeçar corta-o é melhor entrares na vida aleijado do que ter os dois pés e seres lançado no geena” e vejam também no v. 47: “e se um dos teus olhos te faz tropeçar arranca-o pois é melhor entrares no reino de Deus (vê-se que é entrar na vida eterna é entrar no reino de Deus) com um só olho dos teus olhos  do que tendo os dois seres lançado no geena”, no lago de fogo.

E por isso vemos irmãos que temos que ter a justiça de Deus e que temos que nos arrepender e mudar e ser pessoas diferentes.

Vejam também aqui em LC 18:17 diz assim: “em verdade, em verdade vos digo quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira alguma entrará nele”, no reino de Deus! E temos que receber como uma criança.

Temos que ser humildes e haver uma mansidão para podermos entrar no reino de Deus.

Por isso estamos a ver vários pontos que temos que ter: a justiça de Deus, tem que haver um arrependimento, tem que haver uma mudança, tem que haver uma humildade e submissão para podermos entrar.

E vejam outro exemplo aqui em JO 3:5-6: “respondeu Jesus: em verdade te digo que quem não nascer da água e do espírito não pode entrar no reino de Deus”; entrar no reino de Deus tem que nascer da água e do espírito. Não pode entrar no reino de Deus, a não ser que sejamos transformados para seres espirituais, não só porque diz assim: “o que nasceu da carne é carne e o que é nascido do espírito é espírito”, sim, hoje em dia somos carne!

Somos carne e sangue! Precisamos de ser transformados para seres espirituais e para sermos da essência (da matéria, digamos assim, espiritual), para podermos entrar no reino de Deus.

Temos que ser espirituais e por isso vemos aqui que temos que pôr uma prioridade diferente na nossa vida e sim vai haver dificuldades na nossa vida e vamos encontrar dificuldades como a nossa auto justiça, que temos que nos arrepender, temos que ser humildes e temos que mudar para ser transformados e para poder entrar no reino de Deus e então a nossa primeira prioridade de vida tem que ser o Reino de Deus como Jesus Cristo diz em MT 6:33. A nossa primeira prioridade na vida tem que ser o reino de Deus!

MT 6:33: “buscai pois em primeiro lugar o reino de Deus” (o nosso golo, a nossa meta e a nossa primeira prioridade têm que ser o Reino de Deus).

É a primeira prioridade que temos que buscar! Não é o dinheiro, não é a riqueza e sim é o Reino de Deus! E a sua justiça! E a sua justiça é “como é que buscamos o Reino de Deus.”

Assim, buscar o reino de Deus é o seu golo! E a buscar a Sua justiça é “a maneira de como” entrar no Reino de Deus! Isso é “com a justiça de Deus, a Sua justiça!” E essa justiça não é a minha ou a nossa auto justiça. Mas, sim, é a justiça de Deus!

“Então todas estas coisas vos serão acrescentadas” pois a nossa prioridade número 1 tem que ser a meta do Reino de Deus para entrarmos no Reino de Deus e como podemos entrar no Reino de Deus através da justiça de Deus!

Como entrar! E isso é muito importante! “Como entrar!”

Então Pedro nos dá uma instrução assim mais detalhada que é muito importante para nós nos lembrarmos e vejamos!

Em 2 PE 1:11: “pois desta maneira vos será amplamente suprida a entrada no Reino Eterno de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.”

Então, pois qual é esta maneira? Como entramos? Qual é esta maneira?

Bem, vejamos mais um bocadinho lá atrás diz assim: “porque estas coisas (v. 8) existindo em vós e existindo aumentando fazem com que não sejam nem inativos e nem infrutuosos no pleno conhecimento do Nosso Senhor Jesus Cristo.”

E aí está, estas coisas nos fazem! Quando estivermos a crescer nessas coisas,  não vamos ser inativos! Não vamos estar numa associação que não vai dar frutos! Fruito em quê? “No pleno conhecimento de Jesus Cristo.”

E então o que é o conhecimento de Jesus Cristo?

Sim, isto é importante, porque a entrada no reino, para entrarmos no Reino de Deus, temos que entrar lá amplamente conhecendo, (dar uma entrada conhecendo) o Senhor Jesus Cristo. Porque Ele é o Rei dos Reis! Temos que O imitar! Temos que ser Seus seguidores (Dele)! Temos que o copiar e temos que crescer na graça e conhecimento de Jesus Cristo!

E como?

Então vamos andar um bocadinho mais para atrás e começar no v. 3 do mesmo capítulo 2 PE 1:3: “visto isso como seu divino poder nos tem sido doado (isto é, pelo poder do Espírito Santo de Deus que é o poder de Deus e nos tem sido doadas todas as coisas) e nos são dadas todas as coisas que nós precisamos que conduzem a vida eterna”.

O Espírito de Deus nos dá tudo que precisamos para usar para entrarmos na vida eterna e há piedade, isto é, sermos como Deus o é de termos o conhecimento de Jesus Cristo e ser como Ele o é e imitá-lo como copiá-lo e segui-lo.

“Pelo conhecimento completo Daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude”, para Aquele que nos chamou e para sermos como Ele o é e quem nos chamou? O Pai nos chamou e por isso “pelas quais coisas que recebemos através do Espírito Santo de Deus pelas quais nos tem sido doadas as suas preciosas e muito grandes promessas” e através disso nos são dadas essas grandes promessas e por que? “Porque por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina”.

Através do Espírito Santo nos são dadas todas as coisas para os quais (estas coisas) nós temos essas promessas que fazem possível com o que nós possamos ir a ser de natureza divina.

Possamos pôr em nossa vida a natureza divina.

“Livrando-nos das paixões que há no mundo e livrando-nos da natureza humana”, dos desejos da carne e seguindo o novo EU, isto é, o novo homem, a natureza divina; e assim crescemos na graça e conhecimento de Jesus Cristo e por isso estamos a crescer para sermos coparticipantes da natureza divina; e assim livrando-nos das paixões da natureza humana e estamos livrando-nos das coisas deste mundo.

E por isso continuando no v. 5: “por isso mesmo vós reunindo toda a vossa diligência (por isso mesmo vocês tenham toda a diligência e estejam completamente dedicados e seja isso a prioridade número um e tenham uma completa dedicação) e associai à vossa fé com a vossa confiança, com a vossa confiança em Deus, com a vossa fé que Ele, Deus existe, e Ele é o galardoador”.

E por isso juntamos a essa fé a virtude, isto é, reconhecemos que precisamos ser moralmente bons e precisamos estar preocupados com o que é certo e o que é errado e temos que ter os padrões de comportamento e caráter de acordo com o padrão de Deus!

Virtude! Temos que ter o caráter santo e justo e sagrado de Deus e essa é a virtude que estamos a por e por isso é necessário que estejamos a pôr a isso com toda a diligência e conhecimento.

E conhecimento de que?

Entender realmente o que é certo e errado e pela prática de aprender a discernir e aprender a julgar e a diferenciar: “isto é certo e errado” e entender este senso de entendimento e discernimento automático e rapidamente porque temos esta prática de praticar o que é o correto do conhecimento e com esse conhecimento o DOMÍNIO PRÓPRIO, isto é, ter esta força de vontade de fazer o que é certo e sabermos fazer o que é o certo!

Sim podemos saber o que é errado! Mas ahhh isto é muito difícil” e não vou fazer hoje tudo perfeitamente! Então temos que pedir a Deus com todas estas coisas (esses atributos) que recebemos do Espírito Santo para nos dar a força para termos o DOMÍNIO PRÓPRIO que é uma das características do fruto do Espírito Santo!

Sim, termos o DOMÍNIO PRÓPRIO! E com esse DOMÍNIO PRÓPRIO perseverar e não é só hoje ou só amanhã mas são todos os dias, dia a dia, todos os dias a manter a fé sem parar!!

A perseverança e a fidelidade até o fim!

Ao que perseverar até ao fim e ao vencedor ao fim, esse fiel até ao fim e que não desistir perante as dificuldades que encontramos! E sim vamos encontrar dificuldades, mas não podemos desistir.

Depois essa perseverança temos que ter piedade. E o que é piedade?

Ser piedoso e é ser como Deus o é, como uma fotocópia de Deus e ser como Ele o é; Ser igual a Deus! Isso é o que significa ser discípulo de Jesus Cristo!  E sendo um discípulo, um verdadeiro discípulo, com essa piedade desenvolvemos a fraternidade.

E o que é fraternidade? É o amor ao próximo  como Jesus Cristo disse: “ama ao próximo como Eu te amei”.

E esta gentileza para com as outras pessoas não é ser malcriado e nem duro mas é ser gentil e bondoso, por exemplo dizer a verdade, mas com amor pois não é só dizer a verdade, mas é dizer a verdade com amor!

E depois da fraternidade precisamos desenvolver o amor, que é o amor de Deus! E este amor que nunca falha!!

Que nunca falha! Em 1 CO 13: “o amor de Deus nunca falha e perdoa tudo e perdoa tudo e temos este amor de Deus que perdoa tudo e deixa tudo passar e perdoa tudo e temos esse amor de Deus.

Sim, as vezes vemos que há certos problemas e há certas dificuldades e há certas coisas que uma pessoa fez: “e olha a pessoa fez isso e tudo,” Mas o amor de Deus perdoa! Sim, o amor de Deus perdoa!

Vejam brevemente aqui em 1 CO 13-4 diz assim: “o amor é paciente, é benigno, não arde em ciúmes, não se ufana (isto é, não é cheio de glória não é assim a desfilar que sou uma pessoa importante), não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus próprios interesses, não se irrita (não se exaspera), não se ressente do mal (não está a pensar continuamente do mal ou de uma vingança), não se alegra com a injustiça, regozija-se com a verdade, sofre tudo (se uma pessoa fez mal a você e você está doente por causa de uma pessoa, o amor de Deus sofre tudo e você está a sofrer tudo? As vezes estamos a pensar que uma pessoa fez mal a nós e se calhar nem fez, mas é uma acusação falsa mas mesmo que seja verdade sofre tudo!), tudo crê (crê do que é bom, pois se a pessoa diz eu não fiz então creia! Acredita que a pessoa diz ‘não fiz’, creia, acredita; você é capaz de acreditar numa pessoa que diz mas eu não fiz isso! OH você fez!

O amor de Deus crê e acredita e se (essa pessoa) está a mentir é entre ele e Deus mas a minha parte é demonstrar o amor!

Tudo espera (tem esperança), tudo suporta (mesmo que uma pessoa esteja muito doente suporta e espera com amor), o amor jamais acaba (nunca acaba, nunca falha, isto é o amor de Deus).

E por isso voltando aqui a 2 PE diz assim: “adicionando e começando com a fé e a virtude (isto é, que é moralmente bom) o conhecimento de realmente entender o que é o certo e o errado de acordo com Deus, ter o DOMÍNIO PRÓPRIO (esforçar por fazer o que é certo do errado), ter perseverança até o fim, ter piedade (isto é, ser como Deus é pois isso é o nosso golo, a nossa meta de ser como Deus é), ter amor ao próximo, ter gentileza e bondade e ter o amor de Deus que nunca falha e que tudo perdoa e que tudo aceita”; e isso é o que precisamos ter irmãos.

Então voltando ao v. 8 (onde estávamos à pouco) porque estas coisas existindo em vós e aumentando e se vocês de fato estão a crescer nesta graça, sim, pois isto é uma graça, esta prática é uma graça de Deus e estamos a crescer nesta graça com um Deus que é gracioso para conosco e estamos a crescer na graça de Deus e estamos a conhecer o conhecimento de Jesus Cristo e estas coisas aumentando fazem com que vocês não sejam inativos e nem infrutíferos em o que? No verdadeiro conhecimento de quem é Jesus Cristo para podermos ser como Ele o é.

“Pois aquele que tem estas coisas não estão presentes é cego vendo só o que está perto esquecido da purificação dos pecados de outrora”.

Queridos irmãos:

... se você não está a ver estas coisas, ...

... se você não está a perdoar, ...

... se você não está a fechar os olhos para deixar aquilo [seja o que for] passar, ...

Mesmo que uma pessoa esteja muito doente tem que perdoar, [sim!] tem que perdoar, se as pessoas disseram que não fizeram mal, tem que acreditar [aceitar], temos que ter este amor de Deus pois é como Deus diz: “se nós não temos estas coisas [este amor / carinho], se isso não é presente em nós então somos cegos!” Somos cegos!

Estamos esquecidos da purificação que recebemos? Pois qual de nós que nunca foi perdoado? Qual de nós que não tem nenhum pecado? Repito, sim: Qual de nós que não tem nenhum pecado?

Por isso estão esquecidos da purificação de seus pecados de outrora.

Repito: Não se esqueçam da purificação de vossos pecados de outrora.

Por isso irmãos no v. 10: “procurai irmãos com diligência a vossa purificação”; esforcem-se para fazer isto e poderem entrar no reino de Deus; “porquanto procedendo assim não tropeçais em tempo algum”, porque se fizeres assim não vais sair da igreja, não vais tropeçar para “não entrares” no reino de Deus. E vais-te manter fiel até o fim, vais estar no caminho da entrada do reino de Deus.

“Pois desta maneira (v. 11) é que vos será amplamente suprida (é que vos será dada amplamente entrada no reino eterno a entrada no reino de Deus) no reino de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”.

E por esta razão irmãos sempre estarei pronto para vos fazer lembrados, por esta razão irmãos estou continuamente a recordar disto e estou a lembrar vocês, lembrar vocês disso continuamente.

“Estarei pronto a trazer-vos lembrados destas coisas embora estais certos da verdade já presente convosco e nela confirmados”, sim vocês sabem a verdade, vocês sabem isto “e também considero justo  enquanto estou neste tabernáculo”...

... também considero justo enquanto estou a viver nesta vida, enquanto tenho força, enquanto tenho energia ... despertar-vos destas lembranças pois também acho certo que eu (e isso Pedro estava a dizer antes de morrer).

E é o que eu digo irmãos como ministro de Jesus Cristo pois é minha responsabilidade como ministro de Jesus Cristo de despertar-vos e de acordar vocês com estas lembranças que tem que fazer estas coisas e tem que perdoar e tem que crescer na graça  e conhecimento de Jesus Cristo. Como? Através destas coisas começando com a vossa , com todo o conhecimento, domínio próprio, na perseverança, na piedade, na fraternidade e no amor de Deus e como eu expliquei.

Estou a despertar-vos com estas lembranças a vós – enquanto eu tenho energia e tenho vida – pois um dia não estarei aqui e lembrem-se disto tal como Pedro está a lembrar a vocês.

“Certo de que estou prestes a deixar o meu tabernáculo” disse Pedro “e como efetivamente Nosso Senhor Jesus Cristo me revelou” disse Pedro “mas da minha parte” disse Pedro “esforçame-ei diligentemente por fazer que a todo o tempo mesmo depois da minha partida.”

E como ele fez isso? Pondo isto em escrito!

E eu de uma maneira [em paralelo] também digo, estou a pôr isto a gravar, para vocês ouvirem e para vocês poderem recordar-se.

Para que vocês recordem a lembrança disto tudo e para se lembrarem disto: Que é desta maneira que podem entrar no reino de Deus.

Queridos irmãos as coisas neste mundo estão más pois há tanta desgraça!

O juízo virá pois Jesus Cristo virá e vamos estar de pé transformados quando Jesus Cristo vier?

Vamos ter confiança e fé de estar lá?

De estarmos no reino de Deus e entrarmos no reino de Deus?

Mas para fazermos isto precisamos exercitar e meditar, precisamos discernir e por em prática o bom e o mau como um homem maduro como se lê em HB 5:14: “mas o alimento sólido é para os adultos aqueles que pela prática tem as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem mas também o mal”.

Queridos irmãos isto é o que precisamos de ser, maduros, para discernir, para distinguir, para por em prática e para perdoar e para ter o amor de Deus!

E se a pessoa [que nos machucou] diz eu não fiz isso! Então precisamos aceitar e acreditar. [Se essa pessoa não é sincera, então o caso é entre ela e Deus – mas da nossa parte precisamos perdoar!]

Queridos irmãos: É com o Espírito de Deus como diz aqui em 2 PE pelo seu divino poder temos todas as coisas para fazer isso [para vencer]!

Repito par dar enfâse: Temos todas as coisas [pelo Espírito de Deus] para fazermos isso [para vencer]!

Por isso é que Pedro conclui dizendo no capítulo 3 de 2 PE v. 7 diz assim: “mas vocês meus amigos e amigas (na BLH, isto é, meus amados) já sabem disso portanto tomem cuidado para não serem levados pelos erros de pessoas imorais e para não caírem da vossa posição segura.”

Irmãos não caiam e mantenham-se fieis até o fim para poderem entrar no reino de Deus pois o dia está perto e está aqui na esquina e vamos perder os nossos esforços desses anos todos só por causa de uma zanga ou de uma coisa que seja entre famílias, ou seja o que for! Ora irmãos não deixem isso acontecer e não percam a corrida por causa disso, saindo do caminho.

V. 18: “porém continuem a crescer na graça e no conhecimento do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e glória a Ele agora e para sempre, AMÉM!!