Pregando o evangelho e preparando um povo

É necessário dizimar no Novo Testamento?: O que a Bíblia diz acerca dos dízimos e das ofertas.

Você está aqui

É necessário dizimar no Novo Testamento?

O que a Bíblia diz acerca dos dízimos e das ofertas.

Transferência
MP3 Audio (22.5 MB)

Transferência

É necessário dizimar no Novo Testamento?: O que a Bíblia diz acerca dos dízimos e das ofertas.

MP3 Audio (22.5 MB)
×

O dízimo era só para o Antigo Testamento? Visto que agora no Novo Testamento não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça, então não é mais necessário dizimar? Então Deus não é o mesmo no Antigo Testamento e no NovoTestamento? Deus mudou de opinião e do que requer de nós? Mudou do que Lhe agrada? Ele dizia que era roubar, mas agora diz que não é roubar? Este sermão aborda estas importantes questões.

Sermon Notes

Muitos dizem que o dízimo era do Antigo Testamento. 

Então Deus mudou? Não é o mesmo ontem, hoje e amanhã?

Deves dar o dízimo? Há uma base escriptural?

É necessário dizimar no Novo Testamento? O que a Bíblia diz acerca dos Dízimos e das Ofertas

- O que significa estar debaixo da lei? E de que lei?

Quando desobedece a uma lei – você comete uma infração – uma transgressão

– está sob pena da lei (debaixo) – resultado uma multa – um castigo

– tem que pagar essa dívida – que é outra lei

O mesmo com a lei de Deus – não pode matar, cobiçar, roubar, etc

            Quando desobedece – está debaixo da (pena) lei

Romanos 6:23 Romanos 6:23Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.
Almeida Atualizada×
– o salário do pecado – de transgredir a lei de Deus (1 João 3:4 1 João 3:4Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia.
Almeida Atualizada×
) – é a morte eterna

– Está Morto!   Como pode pagar se está morto?

O pecado é pago pela morte de Jesus Cristo em nosso lugar.

– pagou com a vida Dele pela nossa vida (redimiu)

De graça – pela Graça de Deus – pela Sua bondade – pelo amor de Deus para conosco

Ora se pagou – não estamos sobe a pena da lei que nos condena à morte – viveremos – é o DOM GRATUITO!

Mas isso não quer dizer que agora podemos MATAR, ROUBAR, MENTIR etc

A lei de Deus – define transgressões – então um pecador está debaixo da pena da lei

e a lei da multa define que por causa do pecado temos que morrer. A lei dos sacrifícios descreve como Deus paga pela nossa voda – Graças a Deus a nossa vida é paga (redimida) pelo sangue do sacrifício de Jesus Cristo 

– o pecador arrependido – agora está debaixo da graça de Deus.

Gálatas 3:17 Gálatas 3:17E digo isto: Ao testamento anteriormente confirmado por Deus, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não invalida, de forma a tornar inoperante a promessa.
Almeida Atualizada×
– A promessa a Abraão – porquê?

Por que ele agradou a Deus – Ele obedeceu a Deus (veja: Gênesis 26:5 Gênesis 26:5porquanto Abraão obedeceu � minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis.
Almeida Atualizada×
) - A lei de Deus já existia.

            V19 – Lei (ceremonial dos sacrifícios) foi adicionada 430 anos depois da promessa a Abraão. Por que foi adicionada?  Por cause de transgressões a que lei? À lei espiritual de Deus (Os 10 mandamentos).  

Quando Paulo diz que não estamos debaixo da lei – está dizendo, como vemos no contexto, que não estamos debaixo da pena da lei que é a morte. Por causa da Graça de Deus de nos dar livremente (gratuitamente - de graça) pelo sacrifício (pelo sangue) de Jesus Cristo.

            Por causa disso - agora temos que ter ainda mais cuidado a não desobedecer a Deus.

Romanos 6:1-2 Romanos 6:1-2 [1] Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça? [2] De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele?
Almeida Atualizada×
– Nós somos feitos justos (justificados) – pela graça de Deus de nos enviar Seu único Filho, Jesus Cristo – e não por quaisqueres obras de lei que fáçamos.

            Somos justificados pela graça de Deus e não pelas nossas obras de lei. – A lei simplesmente nos diz o que não podemos fazer – o que é o pecado!

No antigo testamento tinham sacrifícios que apontavam a Cristo – o verdadeiro sacrifício

Agora temos Cristo – e por causa do sacrifício Dele, o nosso sacrifício agora é não continuar a fazer o errado (a pecar).

Romanos 12:1-2 Romanos 12:1-2 [1] Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. [2] E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Almeida Atualizada×
– transformar – metamorfóse. Agora temos que fazer este sacrifício – mudarmos-nos na nossa mente e no nosso coração.

Por isso dizer que não é preciso dizimar no Novo Testamento - porque não estamos debaixo da pena da lei - é uma lógica errada – temos que ver o que a Bíblia diz:

Os levitas recebiam o dízimo - Números 18:21 Números 18:21Eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, o serviço da tenda da revelação.
Almeida Atualizada×
, 24

Levítico 27:30 Levítico 27:30Também todos os dízimos da terra, quer dos cereais, quer do fruto das árvores, pertencem ao senhor; santos são ao Senhor.
Almeida Atualizada×
-
O dízimo pertence a Deus! Não é nosso!      O dízimo É sagrado para o Senhor!

O dízimo – é parte vital no sistema de adoração a Deus…

O dízimo nos encoraja a pôr a nossa confiança em Deus. Temos que evaluar com cuidado o uso de todas as nossas capacidades físicas.

O dízimo garante uma atitude mais bem equilibrada e correta pela nossa parte.

Quando não darmos o dízimo: – isso tem um efeito negativo à nossa adoração correta e bíblica de Deus

                        - com conseqüencias de longo prazo para nós e para a Igreja

Mas então no Novo Testamento –  a lei do dízimo mudou?

Hebreus 7:11-12 Hebreus 7:11-12 [11] De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (pois sob este o povo recebeu a lei), que necessidade havia ainda de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e que não fosse contado segundo a ordem de Arão? [12] Pois, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.
Almeida Atualizada×
o dízimo é dado ao ministério de Jesus Cristo (o sumo sacerdote)

Malaquias 3:8-10 Malaquias 3:8-10 [8] Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas. [9] Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda. [10] Trazei todos os dízimos � casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança.
Almeida Atualizada×
– Como Deus vê o acto de não dizimar = Deus considera isso um roubo a Deus

Por isso dia: Provam a Deus! - Uma promessa de benção

Mateus 23:23 Mateus 23:23Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas.
Almeida Atualizada×
– devemos pagar o dízimo –também foi instrução de Jesus Cristo

Os Israelitas davam o dízimo aos Levitas. Mas visto que agora a mensagem de salvação individual e do mundo pela mudança do sumo-sacerdote foi mudada dos Levitas aos ministros de Jesus Cristo devidamente ordenados por servos de Jesus Cristo. … Esta responsibilidade (de pregar a Boa Nova) é agora da Igreja de Deus no Novo Testamento.

2 Coríntios 11:7-8 2 Coríntios 11:7-8 [7] Pequei porventura, humilhando-me a mim mesmo, para que vós fôsseis exaltados, porque de graça vos anunciei o evangelho de Deus? [8] Outras igrejas despojei, recebendo delas salário, para vos servir;
Almeida Atualizada×
– Paulo recebeu dízimo (salário) doutras igrejas (congregações)

Fil 4:14-18 – Paulo recebeu dízimo e ajuda física dos filipenses

1 Coríntios 9:7-14 1 Coríntios 9:7-14 [7] Quem jamais vai � guerra � sua própria custa? Quem planta uma vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta um rebanho e não se alimenta do leite do rebanho? [8] Porventura digo eu isto como homem? Ou não diz a lei também o mesmo? [9] Pois na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca do boi quando debulha. Porventura está Deus cuidando dos bois? [10] Ou não o diz certamente por nós? Com efeito, é por amor de nós que está escrito; porque o que lavra deve debulhar com esperança de participar do fruto. [11] Se nós semeamos para vós as coisas espirituais, será muito que de vós colhamos as materias? [12] Se outros participam deste direito sobre vós, por que não nós com mais justiça? Mas nós nunca usamos deste direito; antes suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo. [13] Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que servem ao altar, participam do altar? [14] Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.
Almeida Atualizada×
- “Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam [pregam] o evangelho, que vivam do evangelho.” 

Quando dás o dízimo – estás a alinhar a tua atitude com a atitude de Deus que é o Grande doador – o que tem tanta Graça!

Atos 20:35 Atos 20:35Em tudo vos dei o exemplo de que assim trabalhando, é necessário socorrer os enfermos, recordando as palavras do Senhor Jesus, porquanto ele mesmo disse: Coisa mais bem-aventurada é dar do que receber.
Almeida Atualizada×
 - Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.”

Como vimos em Levítico 27:30 Levítico 27:30Também todos os dízimos da terra, quer dos cereais, quer do fruto das árvores, pertencem ao senhor; santos são ao Senhor.
Almeida Atualizada×
o dízimo é santo ao Senhor! É do Senhor! É para ser dado ao Senhor! Não é para o nosso uso!    

Mas há um dízimo para o nosso uso… para comermos no lugar que o Senhor escolher! Sabia? Então, há mais que um dízimo?

Deut 12:4-7   …  “mas buscareis o lugar que o SENHOR, vosso Deus, escolher …  E ali trareisos vossos dízimos, …  E ali comereis perante o SENHOR, vosso Deus, e vos alegrareis em tudo em que poreis a vossa mão, vós e as vossas casas, no que te abençoar o SENHOR, vosso Deus.”  

V 17-19   Nas tuas portas, não poderás comer o dízimo …  mas o comerás perante o SENHOR, teu Deus, no lugar que escolher o SENHOR, …

Sim – o 2º dízimo… é um sistema de poupança para nós usarmos durante as Festas annuais de Deus – estes acontecem durante 3 periodos de festas: Pães Asmos, Pentecostes e Tabernáculos

Deut 16:16   3 periodos de festas de peregrinação

Deut 14:22-27   - O 2º dízimo é para usarmos durante as Festas – particularmente durante a Festa dos Tabernáculos

O 1º dízimo pertence ao Senhor…. mas o 2º dízimo é para nós. Se precisa de mais informação contacte um verdadeiro ministro de Jesus Cristo e leia o nosso guia de estudo Bíblico acerca do dízimo que está no nosso site (portugues.ucg.org - selecione A Boa Nova e depois selecione Guias de estudo). 

Mas também há orfãos, viúvas entre nós que precisamos ajudar…

Dt 14:28-29    …  Ao fim de três anos, tirarás todos os dízimos da tua novidade no mesmo ano e os recolherás nas tuas portas. … para que o SENHOR, teu Deus, te abençoe em toda a obra das tuas mãos, que fizeres.”  

Para teres mais detalhes de aplicação do dízimo para os pobres, leia acerca do assunto de como adminstrardízimo para os pobres (e não dos pobres) na página 21 deste guia de estudo Bíblico acerca dos dízimos. 

Deus nos dá uma instrução bem clara para darmos o dízimo.

Lembre-se que dar o dízimo – é uma lei – não é uma dávida!

Por isso não é “o que eu quero dar” – é a lei do dízimo – a lei dos 10%

Deus diz que temos que fazer pois é uma lei – temos que dar de volta a Deus os 10% que pertencem a Ele!

Além disso OFERTAS – sim ofertas são o que você pode dar – como você decide.

Deut 16:16-17 – Isso é além do dízimo – Paulo fala de ofertas também

Em Jerusalém havia uma seca e os irmãos tinham necessidades. Por causa disso os irmãos de Coríntios preparam cestas básicas de comida - de comida que não apodreceria na viagem (1 Coríntios 16:1-3 1 Coríntios 16:1-3 [1] Ora, quanto � coleta para os santos fazei vós também o mesmo que ordenei �s igrejas da Galiléia. [2] No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder, conforme tiver prosperado, guardando-o, para que se não façam coletas quando eu chegar. [3] E, quando tiver chegado, mandarei os que por carta aprovardes para levar a vossa dádiva a Jerusalém;
Almeida Atualizada×
)
 para enviarem aos irmão em Jerusalém. E visto ser um trabalho de preparem esssas cestas, não fizeram isso no Sábado, mas alias no dia seguinte, no Domingo.

2 Coríntios 9:1-2 2 Coríntios 9:1-2 [1] Pois quanto � ministração que se faz a favor dos santos, não necessito escrever-vos; [2] porque bem sei a vossa prontidão, pela qual me glorio de vós perante os macedônios, dizendo que a Acaia está pronta desde o ano passado; e o vosso zelo tem estimulado muitos.
Almeida Atualizada×
, 6-7
– O exemplo deles também ensina um princípio de dar generosamente.

Há dizimos – e são uma lei – a quantia é fixa – 10%. E há ofertas – comforme você pode e deseja no coração – e Deus vê os corações. 

Recapitulando:

O dízimo do Antigo Testamento continua no Novo Testamento – mas agora é para o ministério de Jesus Cristo; para a Igreja de Deus pregar o evangelho e para dar uma ajuda aos que trabalham para a Obra. Deus não mudou!

(Levítico 27:30 Levítico 27:30Também todos os dízimos da terra, quer dos cereais, quer do fruto das árvores, pertencem ao senhor; santos são ao Senhor.
Almeida Atualizada×
)
– Esse é o 1º dízimo: é santo ao Senhor! É do Senhor!

É para ser dado ao Senhor! Pois pertence a Ele. E é usado pela Igreja de Deus Unida para pregar a Boa Nova do Reino e para ajudar o trabalho dos ministros/pastores do povo de Deus. Por causa do dízimo de irmãos fieis estão recebendo o material da Igreja de Deus Unida gratuitamente.

Depois há um 2º dízimo – para pouparmos para nós mesmos, para usarmos durante as Festas, particularmente, durante a Festa de Tabernáculos.

    E adicionalmente temos uma responsibilidade de cuidar do levita, do estrangeiro, do orfão e da viúva dentro das nossas portas.

Deus nos dá instruções bem claras de que temos que pagar o dízimo e nos promete abençoar.

Diz-nos para o provarmos… Estás pronto a fazer o que Deus te diz para fazer, em fé?

Para que Deus te abençoe!

E além disso há ofertas – que damos generosamente – mas as ofertas não é uma lei que define a quantidade – simplesmente um desejo nosso de livre vontade de dar como podemos – de acordo como Deus nos abençoou… e - note - Deus está vendo os nossos corações.