Elias: Mantendo um foco em Deus

Você está aqui

Elias: Mantendo um foco em Deus

Download (Baixar)
MP3 Audio (39.67 MB)

Download (Baixar)

Elias: Mantendo um foco em Deus

MP3 Audio (39.67 MB)
×

Elias aponta o povo para o verdadeiro Deus. Nós precisamos de estar focados no verdadeiro Deus. Neste tempo do fim, fazendo a Obra no espírito de Elias, precisamos de apontar o mundo para o verdadeiro Deus, pois o mundo está repleto de falsos deuses.

Transcrição

ELIAS: MANTENDO UM FOCO EM DEUS    -    14.12.2019

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Elias, o profeta, é um homem, profeta e servo de Deus e do qual podemos receber várias lições aplicáveis a nós hoje em dia.

Vamos a ver um bocadinho acerca de Elias em MT 17:1: “três dias depois tomou Jesus consigo a Pedro e aos irmãos João e Tiago e os levou em particular a um alto monte e foi aí transfigurado diante deles, o seu rosto resplandecia como o sol e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz e eis que lhes apareceram Moisés e Elias falando com Jesus Cristo”.

E depois vê-se aí: olha vamos fazer umas tendas mas tocando-lhes Jesus disse: “erguei-vos e não tenham medo no v. 7” e então eles levantando os olhos a ninguém viram se não a Jesus e descendo eles do monte Jesus disse-lhes: não digam isto a ninguém da visão e os discípulos perguntaram no v. 10: “por que dizem pois os escribas ser necessário que Elias venha primeiro? E então Jesus respondeu: de fato Elias virá e restaurará todas as coisas Eu porém vos declaro que Elias já veio e não o reconheceram”.

E percebe-se que Jesus estava a falar de João Batista.

E no v. 13: “entenderam que Lhes falava a respeito de João Batista”.

Mas Jesus Cristo está a dizer que Elias também virá, haverá uma obra de Elias antes da vinda do Messias.

Elias teve uma responsabilidade importante como vimos na transfiguração Moisés representando que haveria um profeta maior que está claro é Jesus Cristo e aponta por isso a um governo e governança que haverá de Jesus na Sua segunda vinda.

Mas também estava Elias que aponta para o sacerdócio e aponta para um ponto importante que estes sacerdotes e servos de Deus precisam de ter um foco em Deus e preparar o povo para olharem para Deus, estarem concentrados o que é importante na vida que é Deus.

E por isso hoje vamos usar o exemplo de Elias de estarmos bem focados e encaminhados a sempre buscar a Deus!

Então começando a estória de Elias em 1 RS 16 e começar no v. 29: “Acabe filho de Onri começou a reinar sobre Israel no ano 30 de Hazael de Judá e reinou Acabe em Samaria por volta de 22 anos.

E Acabe era mau perante o Senhor mais que todos que foram antes dele e andando nos pecados de Jeroboão tomou por mulher a Jezabel filha de Ebal rei dos sidônios e foi e serviu a baal e o adorou.

Aqui vemos um desvio completo do povo israelita pois sempre houve um sincretismo com outros deuses pagãos mas aqui há uma desobediência aberta a servir este deus falso, a baal, adorando um deus que não é Deus!

Também fizeram um poste ídolo em nome de uma deusa, Aserá, e depois vemos no cap. 17: “Elias, o tesbita, dos moradores de Eliade, disse ao rei Acabe: tão certo como vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, nem orvalho e nem chuva haverá nestes anos segundo a minha palavra”.

Houve então uma grande seca e Elias retirou-se junto à torrente de Queribe fronteira ao Jordão e quando esta torrente secou por falta de chuvas então a palavra do Senhor disse no v. 9: “dispõem-te e vai a Sarepta que pertence a Sidom e dorme ali onde ordenei a uma mulher viúva que te dê comida”.

E vê-se que Elias estava com esta mulher e o filho dela morre e este menino como vemos no v. 23 tornou a viver e diz assim: “Elias tomou o menino e o trouxe do quarto a casa e o deu a sua mãe e disse: vê, o teu filho vive”.

“e a mulher então disse: agora sei que és homem de Deus e que a palavra de Deus da tua boca é verdade”.

Aqui vemos um profeta que estava perto de Deus e Deus o ia usar para um grande milagre e esta grande responsabilidade está descrita no cap. 18.

E depois de 3 anos ele se apresenta ao rei Acabe onde no terceiro ano veio a palavra do Senhor a Elias: vai, apresenta-te a Acabe pois deixarei cair chuva sobre a terra pois a fome era extrema em Samaria e Acabe chamou Obadias, o mordomo, e Obadias temia muito ao Senhor pois de quando Jezabel estava a exterminar os profetas do Senhor, Obadias tomou e protegeu 100 profetas e de 50 em 50 os escondeu numa cova e os sustentou com água e pão; e como diz no v. 5, Acabe e Obadias foram procurar todas as fontes de água e pode ser que achemos ervas para salvar a vida dos cavalos e mulas e não percamos todos os animais e então partiram”.

E no v. 7: “já Obadias a caminho, aproxima-se Elias e Obadias prostrou-se com o rosto em terra e disse-lhe: és tu, meu senhor Elias? E respondeu-lhe Elias: sou eu e vai e diz ao teu senhor: eis que aí está Elias e no v. 15 diz Elias: “tão certo como vive o Senhor dos exércitos perante cuja face estou deveras hoje me apresentarei a ele, eu não irei me esconder; então Obadias foi ao encontro de Acabe e anunciou e então Acabe foi ter com Elias como lemos aqui no cap. 16:18”.

E nos v. 17-18 de 1 RS diz assim: “vendo disse: és tu óh perturbador de Israel? Então Elias disse: não, eu não sou o perturbador de Israel mas és tu, o perturbador porque deixastes de obedecer aos mandamentos do Senhor e seguistes os baalins”.

E continua: “agora vai e junta todo o povo no monte Carmelo está no v. 19, como também os 450 profetas de baal e os 400 profetas do poste ídolo, desta aserá e que comem da mesa de Jezabel; então enviou Acabe mensageiros e todos os filhos de Israel e os juntou no monte Carmelo”.

Vejam aqui o que Elias disse, se dirigiu ao povo como um profeta e ministro de Deus que um dia chamaríamos de um ministro da igreja de Deus e disse assim: “até quando coxeareis entre dois pensamentos?”; entre quanto tempo terás 2 opiniões? Enquanto tempo estás assim para a esquerda ou para a direita?

Continua: “se o Senhor é Deus segue Deus! E se é baal, segue baal; porém o povo nada lhe respondeu; o povo calou-se”.

Queridos irmãos a pergunta é para nós hoje em dia e o profeta Elias pergunta a nós: estamos entre duas opiniões? Estamos a coxear entre dois pensamentos, para um lado ou para o outro? Obedeço ou não obedeço?

Aonde é que nós estamos? Quando temos duas opiniões nos perguntam: aonde estás? E as vezes uma pessoa fica assim calada e não quer responder.

Das mensagens de Jesus Cristo as sete eras da igreja que lemos em AP 2-3 e vamos especificamente ver em AP 3, a última igreja, a última era de igrejas de Deus antes da vinda de Cristo em AP 3 começando no v. 14: “aos da igreja de Laodiceia escreve: estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus, isto é, Aquele que é o soberano, Aquele por quem tudo foi feito, Aquele que iniciou tudo, tudo foi criado por Ele como lemos em CL 1:15-17 e em EF 3:9 de acordo com a ACF, como lemos em HB 1:2 e em JO 1:3, tudo foi criado pelo Verbo que se esvaziou e veio a ser Jesus Cristo”.

E esta atitude prevalente nos dias de hoje e sem generalizar como diz: ouça o que o Espírito diz as igrejas e pode ser que você esteja com uma atitude diferente mas uma atitude predominante no tempo do fim é esta que diz assim: Conheço as tuas obras, que não és frio nem quente.

Estão a ver com isto é semelhante ao que Elias estava a dizer ao povo: por quanto tempo estás a coxear entre duas opiniões? Ou estás quente ou frio!

Continuando: “assim, porque és morno, nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca”.

Irmãos, vocês dizem que são cristãos e precisam de examinarem-se a si mesmos onde vocês coxeiam entre duas opiniões? Quais são os seus baalins e deuses falsos?

É Dinheiro? Ou ser importante? É ter um bom carro? Ou é ser o chefão? É ser o líder do grupo? Esse é o seu baalin? O seu deus falso?

Ou seria o uso incorreto do tempo? Não colocando Deus em primeiro na sua vida? Ou é o seu deus falso por idolatria de coisas deste mundo? Coisas físicas? Ou seu deus falso é a fornicação e adultério? Ou seguindo drogas? Qual é o seu deus falso?

Só você é que sabe, e sim, talvez pessoas ao seu lado também saibam e até quando vais coxear entre dois pensamentos??

Continuando aqui: “porque és morno, nem és quente ou frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca”; Deus vai te vomitar da igreja e do corpo Dele! Porque dizes: estou rico e abastado, e irmãos riqueza não quer só dizer dinheiro e podem ser estes pensamentos que colocamos a frente de Deus mas não vês que estás infeliz, e miserável, pobre, cego e nu?”.

Por isso diz no v. 18: “aconselho-te que de Mim compres ouro refinado pelo fogo, isto é, aconselho-te que vás para a grande tribulação para aprenderes uma lição!”

Deus queira que não seja esse o seu caso porque através dessa GT vais aprender lições fortes e vais enriquecer de verdade e vais te aproximar de Deus e vais então te vestires com roupas brancas a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez espiritual para poderes entender a verdade e para te arrependerdes pois Jesus Cristo diz: Eu disciplino e repreendo a quantos eu amo, portanto arrepende-te antes que seja necessário que faça isto, eis que estou a porta e bato, toc, toc,  e como lemos ali em RS quando Elias disse a eles para de coxeares entre 2 pensamentos eles ficaram calados”

Aqui está Jesus Cristo a bater à porta, toc, toc, e vamos responder ou vamos ficar calados??

Continua: “e se abrires a porta e responderes? Jesus diz: entrarei na sua casa e cearei com ele e ele comigo e ao que vencer as fraquezas da carne, o que vencer esta batalha espiritual dar-lhe-ei sentar comigo no meu trono e assim como Eu venci e sentei com meu pai no seu trono”.

Queridos, aqui vemos a estória de Elias e se aproxima dessas pessoas como lemos aqui em 1 RS 18 se aproxima do povo e pergunta no v. 21: até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segue-o e se deus é baal, segue-o mas não estejas entre duas opiniões.

E então diz; vamos, tirem dois novilhos e escolham, para não ter desculpas, vocês escolhem, e vocês vão primeiro, precisam de mais tempo para depois não dizerem: oh se tivesse tido mais tempo!

“Então invocai o nome do vosso deus, no v. 24, e eu invocarei o nome do Senhor e o Deus que responder por fogo esse é Deus e todo o povo respondeu: é boa esta palavra”.

E depois no v. 27: “os que estava a seguir a baal começaram a gritar, berrar e tudo mais e ao meio dia Elias zombava deles e disse: clamem em voz mais alta e porque ele é deus pode ser que esteja a meditar ou no banheiro atendendo a necessidades e por isso fala alto para ele sair do banheiro ou talvez esteja a viajar ou talvez esteja a dormir para o acordares”; “e eles exclamavam em altas vozes e se retalhavam com facas e lancetas segundo o seu costume até derramarem sangue, passado o meio dia profetizaram eles mas não houve voz nem atenção alguma”;

“Então Elias disse ao povo: cheguei a mim e fez um grande vale, e pôs muita água, por três vezes, para evitar as desculpas que não tinha sido água suficiente então apresentou a oferta e depois fez esta oração”.

E queridos irmãos vejam quanto tempo esta oração demora: “óh Senhor Deus de Abrão, de Isaque e Israel fique hoje sabido que Tu és Deus em Israel e que eu sou o teu servo segundo a tua palavra fiz todas estas coisas, responde-me Senhor, responde-me Senhor para que este povo saiba que Tu Senhor és Deus e que a Ti fizestes retroceder o coração deles”.

E isto queridos irmãos não demore 30 ou 20 segundos, uma oração breve e não é preciso estar a dizer e ter orações longas pois se você está perto de Deus, Ele ouve porque Elias tinha um relacionamento com Deus e estava perto de Deus e então imediatamente veio este fogo e diz assim no v. 38: “porque o fogo do Senhor consumiu o holocausto, a fenda, as pedras, a terra e até lambeu a água que estava no rêgo o que vendo todo o povo caiu com rosto em terra e disse: o Senhor é Deus”.

A responsabilidade de Elias era apontar o povo para Deus e então ele ora para venha a chuva e ela vem e agora a estória está focar na vida pessoal de Elias.

Ele fez este grande milagre e ponto de grande estresse é como se você tivesse uma atividade de muito estresse a fazer coisas e depois de tudo estar feito como se tem este desestresse, relaxamento e nesse momento é como a pessoa tenha um ponto baixo.

E nesse momento não podemos estar a focar em nós próprios e aí vê-se um erro que Elias cometeu pois começou a focar-se em si próprio e assim ficou desencorajado.

E nós temos uma natureza semelhante como a de Elias como lemos em TG 5:17-18 pois não somos nada diferentes e somos seres humanos com a mesma natureza e então quando a vida dele como se lê aqui por ex. no cap. 2:19: “Jezabel mandou um mensageiro a Elias: façam-me os deuses desaprovar se amanhã a estas horas não fizer eu a tua vida como fizestes a cada um deles”, ou seja: vou te matar!

“temendo, pois, Elias, levantou-se e para salvar a sua vida e se foi e chegou a Betseda que pertence a Judá e ali deixou o seu moço ali mesmo, porém foi ao deserto caminho de um dia e se assentou debaixo de um zimbro e pediu para si a morte”.

Chegou a um ponto de suicidar-se ao dizer: mata-me Deus, basta, toma agora oh Senhor a minha alma pois não sou melhor do que os meus pais; dormiu debaixo do zimbro porque ele reconheceu que não era ninguém.

E então vê-se aqui na estória que houve um vento como se lê no v. 11: quando veio um forte vento entre as penhas do monte mas o Senhor não estava no vento, depois veio um terremoto mas o Senhor não estava no terremoto”.

Se vê aqui este vento e terremoto e depois um fogo mas o Senhor não estava no fogo, sim muitas coisas podem acontecer mas de repente veio uma voz quietinha e tranquila e suave, uma voz mansa e delicada.

“Então ouvindo, Elias envolveu o seu rosto no seu manto e veio esta voz que lhe disse: o que estás a fazer aqui Elias? Elias onde estás?”

Vocês quando tem dificuldades nas vossas vidas então Deus pergunta a nós: onde é que tu estás? Por que tu estás assim tão desencorajado? O que estás a fazer?

Vejam no v. 14: “então respondeu: tenho sido um extremo zeloso do Senhor dos exércitos e os filhos de Israel derribaram sua aliança, estava a matar os seus profetas e eu fiquei só e procuram me tirar a vida”.

Eu estou sozinho e estou a pregar a Boa Nova do Reino de Deus como uma voz solitária no deserto e estou sozinho e agora querem me atacar e matar-me.

“disse o Senhor: vai, volta ao teu caminho e então tens que fazer as seguintes coisas”.

Deus diz em outras palavras: para de pensar acerca de oh como eu estou numa condição tão terrível ou como isto a minha volta está a cair aos bocados e para de pensar em ti mesmo e para de ter um foco no próprio eu mas põem o foco em fazer a obra de Deus, pensa no que temos de fazer para a obra de Deus.

Aqui temos uma outra lição, sim, Elias estava perto de Deus e Deus o usou para dizer: olhem e foquem em Deus!

Mas nós individualmente precisamos de não ficar desencorajados e de estar a focar na obra

E leiam aqui por ex. em 1 JO 3:21-23: “amados se o coração não vos acusar temos confiança diante de Deus e aquilo que pedimos Dele o recebemos”.

E se você tem uma consciência limpa e a focar em Deus e você vai orar e pedir uma coisa a Deus diz aqui: o que pedimos, recebemos; e está claro que tem que ser de acordo com a vontade do pai.

E por que? porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante Dele o que lhe é agradável.

Você está a guardar os mandamentos de Deus? Você está a fazer o que é agradável a Deus? O mandamento de Deus é este: que creiamos no nome de seu filho.

Óh é Jesus, Jesus, acredito em Jesus!! Não, acreditem em o nome de Jesus, o poder desse nome, a autoridade desse nome! Acreditamos no poder e autoridade desse nome.

Como lemos em MT 11:27: “tudo foi entregue a Jesus Cristo”; MT 28:18: “toda a autoridade foi dada a Mim”.

Acreditamos como diz aqui no v. 23: “cremos em o nome de seu filho, em o nome, no poder e na autoridade desse nome, de quem Ele é”.

Porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é agradável a Ele porque o seu mandamento é que acreditamos no poder de Jesus Cristo e que nos amemos uns aos outro o segundo mandamento que nos ordenou.

“aquele que guarda os seus mandamentos permanece em Deus e Deus nele”; guardamos os Seus mandamentos?? Ou estamos a dar uma desculpa: olha Cristo agora guardou os mandamentos por nós e agora podemos desobedecer, podemos até matar pessoas e está claro que não dizem isso mas também podem dizer olha não precisamos de guardar o Sábado.

Tiago disse: você quebra um dos mandamentos é como você quebrasse os outros nove!

Óh agora podemos guardar qualquer dia qualquer dia é igual, não é!! Porque Deus santificou esse dia para que Ele venha se reunir conosco e que Deus Pai está a dedicar esse tempo para estar conosco!

E você diz: olha, não me importa não vou estar com Deus! Deus é que diz estou com você hoje neste dia e você vira as costas e diz: eu escolho o dia que me apetece!  Porque eu acredito em Jesus; não!! Quando você pede coisas a Deus, responde a você e faz o que você pede porque você obedece a Deus e Lhe faz o que é agradável!

Vejamos em CL 1:9: “por esta razão nós desde o dia em que o ouvimos não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento de sua vontade e entendimento espiritual a fim de viveres de modo digno do Senhor para o seu inteiro agrado”.

Queridos irmãos não é só obedecer mas de viver de uma maneira agradável a Deus!

“frutificando em toda a boa obra e no pleno conhecimento de Deus”, isto é, frutificando, crescendo na boa obra, isto é, na graça de Deus e imitando a Deus, tendo a mesma graça que ele tem para com outros, com amor e carinho e com boa vontade.

“e crescendo no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo porque é a imagem de Deus, o Pai e crescendo na graça e conhecimento.

O nosso foco é um foco em Deus”

V. 13: “Ele nos libertou do império das trevas e transportou para o reino do seu filho o Seu amor”.

Estamos debaixo do governo de Deus e do reino de Jesus Cristo? “E no qual temos a redenção e remissão dos pecados”.

“este é a imagem do Deus invisível, o primogênito, o primeiro nascido e feito espiritual de toda a criação”; e nós vamos seguir a Ele.

“e a quem tudo Ele tenha e tudo foi criado por Ele, por meio Dele e para Ele como se lê ao fim do v. 16 e Ele é antes de todas as coisas e Nele tudo subsiste, Ele é a cabeça do corpo da igreja, o princípio e o primogênito entre os mortos, o primeiro que saiu dos mortos e agora veio a se tornar um ser espiritual para que em todas as coisas seja o primeiro porque prouve a Deus que Nele residisse toda a plenitude da divindade”; e só Nele.

Ele é o mediador, nosso sumo sacerdote e por isso que mais adiante no cap. 3 diz assim: “portanto se fomos ressuscitados junto com Cristo, se saímos dessa sepultura aquática para pormos um novo homem e um novo eu, buscai as coisas lá do alto onde Cristo vive assentado a direita de Deus”.

“e pensai nas coisas lá do alto e não as daqui da terra”, estamos focados nas coisas de Deus! Como disse Deus a Elias pois não estás sozinho há mais 7.000 aí que nem tu o sabes, há muitos outros que tu nem sabes!

Mas foca na obra e continua a fazer a obra.

Por isso diz no v. 5: “fazei morrer pois a vossa natureza terrena, estes baalins que vocês tenham, seja prostituição, impureza, depressão, paixão, lascívia, seja maligno, seja avareza ou a cobiça que é idolatria e todas estas coisas é que vem a ira de Deus, ora nestas coisas ANDASTES, passado, isto é, o velho EU, vós também noutro tempo quando vivíeis nela, agora, porém depois de batizados e imposição das mãos e oração, porém, despojai-vos igualmente de tudo isto”; pois estas coisas ainda existem em nós mesmo depois da sepultura aquática e ainda temos que nos despojar agora da ira, e você fica irado? Você fica indignado? Você tem maldade? Você tem desobediência e linguagem obscena? “

Ora temos que parar com isso!

“não mintais uns aos outros uma vez que vos despedistes do velho homem com seus feitos e revestistes-vos do novo homem que faz para o pleno conhecimento da imagem Daquele que o criou, isto é, Jesus Cristo.

“e no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita ou escravo, porém, Cristo é tudo em todos”.

É o único que nós devemos seguir! Imitar para imitarmos o Pai porque Ele é a imagem do Pai!

v. 12: “revesti-vos, pois, com deleites de Deus e santos amados, de ternos afetos, bondades e misericórdias, humildade, mansidão, longanimidade, suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente caso alguém tenha um motivo de queixa contra o outro, segundo o Senhor vos perdoou, assim perdoai assim vós, porém, tudo esteja o AMOR que é o vínculo da perfeição”.

Sejam perfeitos como o pai é perfeito, o amor é o vínculo da perfeição,

V. 17: “e tudo como fizeres seja em palavra, ação, fazei-o em o nome do Senhor pela sua autoridade pela glória de Deus dando por Ele graças a Deus Pai”.

E depois ao fim do livro diz assim no cap. 4:16-17: “ e uma vez lida esta epístola perante vós providenciai para que também seja lida na igreja dos laodicenses, esta epístola é para a igreja de Laodiceia e foi o que lemos em AP 3: não sejas morno, sejas quente ou frio porque Deus quer sejamos quentes no caminho e lede igualmente perante vós e atenta para o ministério que recebestes do Senhor para cumprires”; atenta para a responsabilidade da servidão, de ser servos que nós todos temos como membros da igreja de Deus.

Atendam como diz assim: atendam a servir, atentem a nossa responsabilidade que temos e nós não podemos fazer uma obra a não ser  que estejamos focados em Deus e não é em nós próprios e por isso que lemos em IS 40:1: “consolai o meu povo diz o Senhor, falai ao coração de Jerusalém para dar-lhe que já é vindo o tempo da sua milícia e que a sua iniquidade está perdoada e que já recebeu em dobro das mãos do Senhor por todos os seus pecados voz do que clama no deserto preparai o caminho do Senhor e endireitai o ermo na vereda a nosso Deus”.

Esta é a nossa responsabilidade de ser a voz que clama no deserto, a voz de Elias deste povo que estava numa área deserta sem chuva por 3 anos e diz: por que estão a coxear entre duas opiniões? Parem de coxear! Preparem-se, apontem, ponham a vossa vida a focar no Deus.

“e todo vale será aterrado e nivelados todos os montes e outeiros e o que é tortuoso será retificado e lugares escabrosos, aplainados, a glória do Senhor se manifestará e toda a carne O verá”.

“A glória do Senhor Jesus Cristo virá para a terra e toda a carne O verá, pois, a boca do Senhor O disse”.

“e uma voz diz: clama e alguém pergunta: o que vamos clamar? O que vamos pregar? Prega! Prega que toda a carne é erva e toda a sua glória como a flor da erva”.

Todas as coisas, os baalins deste mundo são como erva!

“seca-se a erva e caem as flores soprando neles o hálito do Senhor”; e é verdade, o povo é erva! Este mundo é erva!

“Seca-se a erva e cai a flor mas a palavra do nosso Deus permanece eternamente”.

Por isso foquem a vossa vida em Deus.

Tu ó Sião, e Sião aqui representa a igreja de Deus, espiritualmente, que anuncias boas obras sobe o monte alto, tu que anuncias as boas novas a Jerusalém ergue a tua voz fortemente, levanta e não temas e diz a cidade de Judá: eis aí está o vosso Deus!

A Boa Nova Jesus Cristo vem brevemente! Preparem-se, agora! Sejam quentes, agora! Não sejam mornos e ponham o foco em Deus, agora!

V. 10: “eis que o Senhor Deus virá, Jesus Cristo virá com poder e o seu braço dominará, eis que o seu galardão está com Ele e diante Dele a sua recompensa”.

Queridos irmãos no v. 11: “Jesus Cristo como pastor apascentará o seu rebanho, Ele é o pastor, entre os seus braços recolherá os cordeirinhos e os levará no seio ao que amamentam Ele guiará mansamente”.

E precisamos de fazer a obra de Deus, e você está focado na sua vida e por de fora o velho Eu, tendo uma vida e pensamentos limpos ao invés de estar a coxear entre dois pensamentos? Está a ter pensamentos limpos? E seguir o caminho de Deus? E focado em Deus?

MQ 4:5-6: “eis que enviarei o profeta Elias antes que venha o grande e terrível dia do Senhor”; antes do sétimo selo de AP que é o dia do Senhor.

A igreja de Deus no poder do profeta Elias vai pregar a Boa Nova e a igreja de Deus com a sua mensagem estará a dar mensagem: “para converter o coração dos pais aos filhos e dos seus filhos a seus pais para que não venha e fira a terra com maldição”.

Por isso jovens que estão a ouvir esta mensagem, juventude, leiam comigo EC 11 começar a ler do v. 9: “alegra-te jovem na tua juventude, você tem 20, 19, 23, 24 , 30 e mesmo com 30 e poucos anos você é um jovem e te alegreis com o teu coração nos dias da tua mocidade, anda pelos caminhos que satisfazem o teu coração e agrada-te aos teus olhos, sim, anda de uma maneira que sejas feliz mas tem cuidado, sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas”.

Vais ter que dar contas e vai haver um juízo e por isso, sim, estai alegre, alegra-te com as coisas que possas fazer e sejam corretas mas afasta, pois, do teu coração o desgosto e remove a dor da tua carne porque a juventude e a primavera são só por pouco tempo, é vaidade.

Lembra-te do teu criador, cap. 12:1, põem o teu foco em Deus nos dias da tua mocidade antes que venham os maus dias e cheguem os anos dos quais dirás: não tenho neles prazer porque doem as costas, ou o joelho, ou a perna, ou tem dores de cabeça, lembra-te do teu criador enquanto há tempo.

Mantém o foco em Deus, lembra-te das lições de Elias que apontou ao povo a dizer: por quanto tempo estás a coxear entre dois pensamentos? Deixa o velho Eu e põem o novo Eu e faz não só obediência as leis de Deus mas faz o que é agradável a Deus e põem na tua vida o vínculo da perfeição que é o mar ágape de Deus.