Ferramentas para a nossa preparação Cristã

A vida Cristã deve ser uma de auto-examinação e de continuamente estarmos a esforçarmos para virmos a ser mais e mais como Cristo é. Só podemos atingir esse alvo com a ajuda do Espírito Santo de Deus. No entanto Deus quer que nós façamos a nossa parte. Para esse efeito Deus nos dá simbolismos anuais que nos ajudam a compreender melhor a nossa responsibilidade neste crescimento Cristão. Um desses simbolismos importantes é a Páscoa e os Dias Asmos, assim como a preparação para esses dias. Parte dessa preparação para os dias Asmos, devemos de tirar o fermento das nossas casas e áreas aonde vivemos e trabalhamos, como um simbolismo de tirar o pecado das nossas vidas. Conforme tiramos o fermento há muitas 'ferramentas' que podemos usar na limpeza e muitas lições a aprender dessa limpeza. Igualmente, na nossa vida Cristã há muitas 'ferramentas' para nos ajudar a ver aonde precisamos de mudar na nossa vida, para que sejamos melhores Cristãos, melhores filhos e filhas de Deus. Este sermão descreve quatro dessas ferramentas e dá-nos uma lista de sete áreas de estudos para examinarmos-nos. Após esta auto-examinação devemos de desenvolver um programa pessoal de desenvolvimento Cristão. Então com a ajuda do Espírito Santo de Deus, podemos continuar a vencer até ao fim.

Transcrição

This transcript was generated by AI and may contain errors. It is provided to assist those who may not be able to listen to the message.

Bom dia ou boa tarde, queris irmãos, aqui em Jóscarmos, falando-vos de Cincinnati. Já começou as suas preparações para a páscoa e para os dias asmos? A maioria das pessoas na igreja provavelmente dirão, sim, já comecei, pois só faltam, a partir da data, que eu estou aqui a gravar este sermão, praticamente três semanas, ou menos três semanas.

E provavelmente, alguns de vos, no vosso acto de limpar as casas e tirar o fermento das casas, provavelmente, tenham um plano de ação.

Começam, por exemplo, em certos quartos, ou começam numa sala, usam máquina de limpar, talvez, depois têm aqui também a garage, ou outras salas que tenham.

E talvez a última coisa seja a cozinha, e mesmo a cozinha, tem um certo armário, talvez seja o último armário, digamos assim, a última coisa a limpar.

Tem que limpar a geleira, o frigorífico, e está claro, não esquecer de limpar e tirar o lixo da máquina de limpar, está claro. Isto tudo são partes das preparações que fazemos para a páscoa e para os dias asmos.

Mas, eu queria fazer uma pergunta, queridos irmãos, porque Deus, como sempre, nos dá princípios físicos para nos fazermos lembrar de pontos muito mais importantes, que sejam espirituais.

E por isso, a limpeza da casa é isso tudo o que é o significado da preparação para os dias asmos, ou há algo mais?

Está claro, queridos irmãos, há algo muito mais, porque a preparação física é simplesmente, digamos assim, uma imagem, uma sombra.

Um exemplo do que devemos fazer espiritualmente, para nos dar uma lição física, porque nós somos seres humanos físicos e precisamos de coisas físicas para nos ajudar a compreender profundamente o significado espiritual do que devemos fazer.

Por isso, há algo muito mais importante que é parte desta preparação.

Vejam comigo, se faz favor, em 1 Coríntios capítulo 11, versículo 27 a 29, diz assim.

Por isso, aquele que comer o pão ou ver o cálice do Senhor indignamente, será real do corpo e do sangue do Senhor.

Examine-se pois o homem assim mesmo. Como é que nos examinamos? A nós próprios.

E assim, como do pão e beba do cálice? Pois quem come e bebe indignamente, como está no original, certas bíblias não têm a palavra indignamente aí, pois quem come e bebe indignamente sem discernir o corpo do Senhor, e como está no manuscrito original, certas bíblias não têm a palavra do Senhor aí, simplesmente dizem discernir o corpo, mas devia dizer discernir o corpo do Senhor, como e bebe juízo para si.

Crizes irmãos, como é que nos examinamos a nós próprios? Como é que vamos discernir o corpo do Senhor?

Ao fim de contas, crizes irmãos, quem é o que é o corpo do Senhor?

O que é o corpo de Cristo?

Comprendemos bem o que é o corpo de Cristo?

Pala no capítulo anterior, capítulo 10, versículo 15 a 17.

Diz-se, falo como é criterioso, joga-vos, joga-vos mesmo, o que digo, porventura o cálice da benção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo, o pão que partimos não é a comunhão do corpo de Cristo, é a comunhão, nós somos parte do corpo de Cristo.

Porque nós, embora muitos, somos unicamente um pão e um só corpo, porque todos participamos do único pão, espiritualmente somos todos um só corpo.

Nós, como cristãos verdadeiros, somos partes do corpo de Cristo.

Isso foi o que Paulo escreveu no capítulo 10, no capítulo 11, como acabamos de ler a pouco, estava aqui a dizer, examines, pois o homem é assim mesmo, pois quem come beba indignamente, sem discernir o corpo do Senhor, o que é o corpo do Senhor?

Está claro, era o corpo físico de Jesus Cristo, mas o que Paulo está a referir aqui é que nós todos somos parte do corpo do Senhor, somos só um, comemos do mesmo único pão.

Vejam outra vez, no capítulo seguinte, no capítulo 12, no capítulo 12, versículo 27, diz assim, ora, vossois corpo de Cristo.

E, individualmente, membros deste corpo.

Nós, individualmente, somos membros deste corpo de Cristo.

Ora, queridos irmãos, se somos parte do corpo de Cristo, se somos o corpo de Cristo, por isso, quando tomamos a páscoa, diz assim, examina-se, pois o homem é assim mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice, pois quem bebe, come e bebe indignamente, sem discernir o corpo do Senhor.

E o que é o corpo do Senhor?

Somos nós, isto é, a Igreja de Deus.

Por isso, precisamos de discernir bem a Igreja de Deus, o corpo de Cristo, porque isto é uma preparação espiritual para examinar-nos a nós próprios.

Como é que estamos a afetar, de uma maneira positiva ou de uma maneira negativa, o corpo de Cristo?

Por isso, no versículo 31 de 1.4111, diz-se, porque se julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.

E, em versículo 30, diz-se, é-se a razão que há entre vos muitos fracos e doentes, e não poucos que dormem.

Certo de pessoas estão doentes, por causa das aflições e acusações e das coisas que as pessoas disseram mal, acerca da Igreja de Deus.

Temos de se unir a nós próprios como nos conduzimos nesta situação.

E por isso, queris irmãos, o meu sermão, é a volta de uma série de perguntas.

E por isso, vou fazer umas perguntas e vou dar-vos a oportunidade, se quiserem, de parar a gravação e responderem as perguntas com vós mesmos, ou se estão numa família, falar brevemente entre vós e pensar qual é a resposta e depois continuar a gravação.

E, então, virem a resposta que eu dou e a direção que eu vos indico em resposta a essa pergunta.

Por isso, é mais, digamos assim, uma oportunidade para vocês poderem meditar e pensar acerca do que estou a dizer neste sermão hoje.

Por isso, é de uma maneira um pouco diferente, mas o tema é como devemos de preparar mais efetivamente para a páscoa.

Como é que nós devemos preparar mais efetivamente para a páscoa?

Porque, parte da preparação é a atividade física de tirar o frumento, mas usando os princípios que vocês têm de tirar o frumento, usem esses princípios para aplicar na vossa preparação espiritual para a páscoa.

E, por isso, hoje, vamos ver que vamos falar acerca de quatro ferramentas para a sua própria examinação.

Tal como, por exemplo, para tirar o frumento a casa, talvez usem certas utensílios, certas ferramentas, certas coisas para vos ajudar, por exemplo, um dançor, um pano, várias coisas, também certas ferramentas para sua própria examinação.

E também vou dar sete pontos sete pontos de um estudo bíblico para vos ajudar na própria examinação de vos mesmos.

E isto é com a intenção que vocês, ao fim deste sermão, se apliquem, se de facto querem, viver mais como Cristo, se de facto querem, vir a ser pessoas, a se conduzirem da maneira como Cristo quer que vocês se conduzam, então, possam, então, fazer, ao fim deste sermão, fazer um plano de ação, específico para si mesmo, para que você mesmo, você mesmo possa ficar uma pessoa melhor perante Cristo e perante Deus Pai.

E, por isso, é para vos ajudar este sermão a preparar mais efetivamente para a páscoa.

Mas não é só para a páscoa, porque, ao fim de contas, estão a preparar-se para ter uma vida mais justa perante Deus.

Então, vou fazer a minha primeira pergunta, a minha primeira pergunta é a seguinte.

Quais são as quatro ferramentas mais efetivas que nós temos para nos examinarmos a nós próprios?

Quais são as quatro ferramentas mais efetivas que nós temos? Sim, devem saber. Não estou a dar nada novo que não tenham conhecimento.

Bem, deixem-me dizer quais são.

E depois vou falar acerca de cada uma delas individualmente.

As ferramentas são a oração, o estudo bíblico, o ato de meditação, de meditar, pensar, e, em quarto lugar, jejum ocasional.

Então, vamos fazer estudar um pouco acerca da primeira ferramenta, prevamente.

E aqui está uma pergunta para vocês tentarem responder entre vocês mesmos.

Houve Deus as orações das pessoas, as orações que são intensas e que sejam com grande significado e intenção, grande petição.

Houve Deus essas orações?

Está claro que houve.

Vijamos então três escrituras acerca deste princípio.

Desta ferramenta, digamos assim, que é a oração.

Primeiro, Filipenses 4,6.

Primeiro, destas três escrituras que eu quero dar a voz acerca de oração, vigemos então em Filipenses 4,6.

Não andeis ansiosos de coisa alguma.

Em tudo porém sejam conhecidas diante Deus, às vossas peteições.

Tenha certeza que os vossos pedidos sejam conhecidos a Deus.

Peçam a Deus, como através da oração.

A oração é uma maneira de falar com Deus-Pai.

Sim, como vocês falam, com respeito, com vosso Pai.

Também a oração é uma maneira de falarem com vosso Pai.

E por isso, sejam conhecidas diante Deus, às vossas peteições.

Isso é os vossos pedidos pela oração e pela súplica.

Com orações de graças.

Não é só a oração, é pela súplica.

O que é uma súplica?

Uma súplica é pedir com uma grande força, suplicando, pedindo por favor, por uma necessidade que tenhamos.

Ou pedir um favor.

Mas geralmente, é uma necessidade que temos.

Mas também pode ser, em certos casos, um favor.

Vejamos aqui o exemplo de Jesus Cristo.

Em Hebreus capítulo 5, Hebreus capítulo 5, versículo 7.

Hebreus 5, versículo 7.

Ele, Jesus, tendo oferecido conforto e clamor e lágrimas, orações e súplicas, a quem o podia livrar da morte, e tendo sido ouvido por causa da sua piedade. por causa da sua temor, a Deus.

Perdão.

Jesus Cristo foi ouvido, as súplicas dele foram a vidas.

Ele fez orações e súplicas.

Pediu certos favores.

E foi ouvido. Vejam outro exemplo aqui, em Tiago, capítulo 5.

Tiago, capítulo 5.

Versículo 16.

Confessar, pois, os vossos pecados, os aos outros.

Confessar, pois, os vossos pecados. E aqui, neste significado, se lerem o versículo anterior, está a falar de pessoas que estão doentes, têm certas doenças, e se houver cometido alguma infração, por exemplo, às vezes o meu senhor tem certas doenças, porque comemos uma comida, e por causa de comemos uma comida, temos agora, assim, doentes.

E isso é uma infração que tivemos. E, por exemplo, se tivermos alguma infração, essas infrações serão produadas quando oramos, está claro as consequências e ainda acontecem.

Mas diz assim, no versículo 16, confessar, pois, os vossos pecados, os outros, confessam, um aos outros, os problemas que têm. Não estou a dizer as coisas pessoais, que estão a confessar uma a outra, mas estou a dizer a confessar, confessar, uns aos outros, olha, tenho esta doença, estou a dizer, como uma certa doença, e por causa disso, peço a vossa oração.

Por exemplo, como devem de uma ouvir, eu tenho tido um grande problema como assim nos íntimos.

Acabei de ser operado, tenho um problema grande aqui, nas cavidades nasais e coisas assim, tem muito sangue a sair e coisas assim.

Por isso, simplesmente estou a confessar a voz, esta fraqueza minha, e assim, esperando que vos orai por mim, para que eu, que Deus me cure e começar, para eu poder continuar a fazer a obra dele, para eu poder continuar a servir a ele, da maneira que ele deseja que eu o sirva.

Esta é a minha intenção, por isso diz assim, confessar, pois, uns aos outros, e orai uns pelos outros, como eu oro por vós, e aprecio também as vossas orações.

Mas está aqui a dizer, orar.

Orar é pedir por uma necessidade, é uma súplica.

Pois, diz assim, diz assim, muito podre, por sua eficácia, a súplica do justo.

A oração em súplica do justo, é muito eficaz.

E, por isso, a pergunta foi, houve Deus as nossas orações sinceras?

Sim, houve.

E, por isso, precisamos de, como parte da preparação, para a parte da nossa preparação espiritual, para sermos melhor pessoas, de um grande Deus e para um grande Cristo.

Precisamos de, valorar e pedir, pedir um favor a Deus, se aplicar a Ele, pela necessidade que temos, que Ele nos ajude a ver o que temos liberado, que Ele nos ajuda a ver onde estão as falhas, porque às vezes não as vemos, e porque Ele nos dê as forças para vencer e batalhar contra estas falhas.

É como, por exemplo, quando tiramos o fermento, estamos a tirar e andar de um sítio da casa para outro sítio.

Às vezes não vemos certas coisas que têm fermento e precisamos de tomar atenção e ver com cuidado.

E, por isso, a Ferramenta da Oração é uma das quatro ferramentas importantes que a gente pode nos ajudar nesta auto-examinação.

Mas, uma vez que falamos para Deus, como é que Deus fala para nós?

Isto é a minha outra segunda pergunta, digamos assim.

Como é que Deus fala para nós? Como é que Deus nos responde?

Sério, as pessoas dizem, eu tive uma visão, e vi estas vozes, e isso é perigoso.

Isso é perigoso, porque não é da maneira que Deus trabalha conosco.

Cuidado, porque há demónios e espíritos, há um mundo espiritual, à nossa volta, precisamos ter cuidado, temos que controlar a nossa mente.

Deus fala-nos, através da Sua palavra.

Deus fala-nos, através da Sua palavra.

Por isso, depois douramos, orar.

E antes de orar, e depois de orar, e um com o outro, um com o outro, é simplesmente uma ferramenta com o outro, duas ferramentas.

Precisamos de estudar a palavra de Deus, que é a Bíblia.

Deus nos fala através da Bíblia.

Porque tudo o que é necessário para a nossa educação está na Bíblia.

Por isso, hoje, não é preciso estarmos a ter estas visões, coisas assim.

Isso é preciso ter cuidado.

Precisamos de ir para a Bíblia, para a palavra, para a lei e para o testimônio.

Vejam comigo se faz favor em segundo livro de Timótio, segundo livro de Timótio, capítulo 3, versículo 16.

Toda a Escritura, toda a Bíblia, é inspirada por Deus, foi inspirada por Deus, foi respirada, foi assoprada por Deus.

Há pessoas para escreverem o que Deus quis que fosse escrito e por isso, hoje em dia, precisamos de ir para a Bíblia.

É inspirada por Deus e é útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a educação na justiça.

É útil esta ferramenta do estudo bíblico, porque a Bíblia é útil para quatro coisas, para o ensino. O ensino de Doutrina, os ensinamentos de Deus, os princípios, o que Deus quer que nós façamos e o que Ele não quer que nós façamos.

Queridos irmãos, hoje em dia, vão ouvir histórias de pessoas a dizer que eu tive um sonho ou conheço uma pessoa que teve visto aquilo quase que morreu e que teve esta visão e que foi ao céu e vão ouvir com histórias todas. Queridos irmãos, ou acredito no que essa pessoa diz ou acredito no que a Bíblia diz.

É simples.

Jesus Cristo disse que ninguém acendeu ao céu a não ser aquele que veio do céu que é o Jesus Cristo próprio.

Ninguém acendeu ao céu.

As pessoas veem com histórias, com fabricações.

Por isso estou a dizer aqui, precisamos de concentrar na Escritura, que é a Bíblia, que é inspirada por Deus e é útil para o ensino para a doutrina, para o ensino e para a repreensão. A repreensão é quando as pessoas começam a pensar de uma maneira errada. Ah, não, mas não é assim, assático, se interferir com o grilhado? Então, nós dizemos, não, não é. Não é isso. É desta maneira. É uma repreensão. É para, digamos assim, corrigir o entendimento. Convencer o erro nos que estão errados.

Isto é, estes dois pontos, o ensino e a repreensão são pontos de entendimento e de compreendermos melhor o ensinamento de Deus. Não só por ensino, mas repreensão e isto é convencer os errados do seu erro.

Digamos assim, estes dois princípios, o ensino e a repreensão são, digamos assim, mentais, são polêmicos, são de estudar de compreensão o que a Bíblia diz o ensinamento de Deus.

E depois, os outros dois princípios que são para a correção e para a educação na justiça são pontos práticos de aplicação. A correção isto é para pôr as coisas na direção correta de aplicação na direção correta.

Mesmo de e para nós é uma questão de humildemente corrigirmos aqueles que se opõem assim próprios como dizem, segundo o Timóteo, capítulo 2, versículo 25. É uma correção humildemente corrigir uma vez que tenhamos compreendido o ensino e que tenhamos tido a repreensão a dizer, o ensino correto é assim, não é assado frio de grilhado, é assim. Uma vez que tenhamos compreendido o ensino correto é assim e tenhamos tido repreendidos para entendermos isso então agora temos que corrigir a maneira de viver por direito isto é a correção e então a educação na justiça. Isto é construção da justiça de Deus tal como um pai um pai ensina o filho a viver da maneira correta na justiça de Deus um pai corrige o filho com amor não afende um filho com muito amor, como dizem Efésios 6, versículo 4 o pai tem muito amor para com o filho não magoa o filho mas com carinho ajuda o filho Deus nos corrige e nos instrui vai nos educando na sua justiça porque devemos buscar primeiro o reino de Deus e a sua justiça e por isso a Bíblia é a fonte de educação para a justiça de Deus e Deus nos corrige quando é necessário podem ler isso em Hebreus 12, versículo 5 e versículo 11, por exemplo que Deus nos corrige e por isso que, irmãos, a Bíbrea o estudo bíblico é ideal para este ensino para sabermos qual é a doutrina correta para a repreensão isto é quando estamos como a desculpa a dizer, ah não, mas a doutrina é diferente então é uma repreensão dizer, não, não é, é assim é para nos repreender corretamente na doutrina correta depois o estudo bíblico é para a nossa correção isto é para nós pôrmos a nós no cominho correto, na direção correta para não estarmos opostos a sermos próprios, mas estarmos a servir a Deus e também a bíblios do bíblico é bom para sermos instruídos na justiça de Deus não só na doutrina mas na justiça, na maneira de viver que seja justa a justiça de Deus não é a nossa própria justiça porque muitas pessoas se confundem a nossa própria justiça com a justiça de Deus precisamos de ser instruídos na justiça de Deus não é a nossa própria justiça que ficamos assim mais justos que outras e por isso pensamos que são mais importantes porque sabemos uma coisa melhor que outra pessoa não, é a justiça de Deus por isso a pergunta que eu fiz é como é que Deus fala a nós?

a resposta é que Deus fala-nos a nós pela segunda ferramenta que eu estou a falar hoje que é o estudo bíblico o estudo bíblico então, aqui vai outra pergunta você tem uma lista de pontos importantes para estudar que vos ajudem na alta examinação vou perguntar você tem uma lista de pontos importantes para o estudo bíblico para fazerem a sua própria alta examinação tem?

então, agora quero dar sete pontos ou sete pontos para estudo bíblico não vou cobrir em grande detalhe vou simplesmente mostrar esses sete pontos que gostava que escrevessem num papelinho ou num cartãozinho num ponto especial que é a lista de alta examinação pontos bíblicos lista de pontos bíblicos para alta examinação e ponham isso em vossa prática, talvez já tenham alguns pontos bíblicos estes pontos que vou dar não são os únicos pontos que devem ter, não talvez você pense em outros pontos adicionais esta lista por isso não é a grande finalidade listas que é a lista correta não é, são sete pontos que eu acho que são importantes para a nossa alta examinação e você pense nos seus próprios pontos para a sua alta examinação talvez você adapte estes sete pontos que eu vou dar talvez você acabe com dez ou vinte mas vou dar sete Primeiro qual é o núcleo para a nossa alta examinação qual é o núcleo para a nossa alta examinação o núcleo, queridos irmãos o centro, o âmago o ponto inicial para a nossa alta examinação é o que que acha é os dez mandamentos por isso começa com os dez mandamentos e começa um um por um e eu os analiso e os estude e vejo o significado deles espiritualmente e depois pergunto como é que eu estou a fazer como é que eu estou a viver de acordo com este mandamento e por isso faça isso a cada um dos dez e eu pergunto assim mesmo como é que está a fazer isso e isso então demora tempo mas é um, digamos assim a parte inicial para a alta examinação ok, segundo ponto nesta lista de estudo bíblico para a alta examinação qual é a expansão ou a magnificação que Jesus Cristo deu aos dez mandamentos e onde é que eu encontro isso muito facilmente na Bíblia qual é a magnificação a amplificação dos dez mandamentos que Jesus Cristo nos deu e onde está isso na Bíblia Caris Irmãos está em Mateus capítulo 5 6 e 7 Mateus 5, 6 e 7 por isso, no vosso estudo bíblico de alta examinação perdão depois de meditarem a cerca dos dez mandamentos então, seria bom estudar com cuidado Mateus 5, 6 e 7 e aplicar a si próprio os princípios que estão ali e analisar-se e examinar-se a si próprio e ver o que é que precisa de mudar a sua vida deixar assim o espírito deujo guiar através deste estudo e pensar como pode aplicar isto na sua vida então, vejamos o terceiro ponto o que é o que nos afeta mais sim, nós não somos uma ilha no mundo isolados e independentes nós estamos à volta de outras pessoas e as outras pessoas nos afetam o mundo nos afeta vejam como isso faz chavor em primeiro João primeiro João segundo versículo 15 e 16, diz assim não há mais o mundo nem as coisas que há no mundo se alguém amar o mundo, o amor do pai não está nele porque tudo que há no mundo isto é a concupiscência da carne isto é a natureza humana a vontade, o desejo da carne, da natureza humana a concupiscência dos olhos a vontade de ver certas coisas que sejam erradas e a soberba da vida este é o orgulho da vida estas três coisas não procedem do pai mas procedem do mundo e estas coisas nos afetam por isso, queridos irmãos precisamos ver como é que estamos a ser afetados pela natureza humana isto é a concupiscência da carne como é que estamos a ser afetados pela concupiscência dos olhos isto é a vontade os desejos de ter certas coisas que vemos e como é que estamos a ser afetados pelo orgulho pela vaidade da vida isto nos afeta muito e precisamos ter cuidado estas coisas estão no mundo e se amamos estas coisas no mundo então o amor do pai não está em nós vejamos em segundo Timothée se faz favor, segundo Timothée capítulo 3 capítulo 1 a 5 Sabe porém isto nos últimos dias sobrevivirão tempos difíceis pois os homens serão egoístas avarentos jatanciosos arrogantes, blasframadores desobdientes aos pais ingratos irreverentes, desafeçoados implacáveis caluneadores sem domínio de si próprio cruéis inimigos do bem traidores atrevidos enfatuados mais amigos dos prazeros dos que os inimigos de Deus isto está a afetar há pessoas a sua volta que sejam egoístas há pessoas a sua volta que sejam avarentos há pessoas a sua volta por exemplo sejam arrogantes há pessoas a sua volta que sejam desobdientes aos pais ou ingratos em gratos há pessoas a sua volta sem domínio próprio há pessoas a sua volta que sejam cruéis traidores enfatuados amigos de prazer tendo forma de piedade e negando entretanto o poder foge também testes queridos irmãos isto nos afeta por isso vos dei 3 princípios para o sítido bíblico para a analisação.

Primeiro analisem os 10 mandamentos depois analisem o que Deus magnificou os 10 mandamentos e depois analisem como é comum de vos estar a afetar de uma maneira negativa então vigemos o 4 ponto aqui desta lista de auto-examinação de pontos bíblicos que há sonhos você tem automaticamente ou de outra maneira você tem os frutos da carne porque são automáticos se não estamos a controlar e a dominar a nós próprios vejam como isso faz favor em Galatas capítulo 5 Galatas capítulo 5 versículo 19 diz assim, as obras da carne são conhecidas e são prostituição impureza lascivia idolatria feitissarias inimizados ciúmes iras descórdias dissensões facções não estou a dizer que vocês tenham todos estes mas é possível que pelo menos um destes você tenha ou seja, parte dissensões facções invejas lutenarias e coisas semelhantes a estas a respeito das quais eu vos declaro, como já outra hora vos preveni que não herderão o reino de Deus os que tais coisas praticam não herderão o reino de Deus os que tais coisas praticam por isso precisamos de nos examinar a nós próprios e ver, temos algumas destas ações automáticas temos descórdias temos dissensões temos facções temos impureza temos inimizados temos ciúmes temos iras temos invejas ou coisas semelhantes a estas e por isso, esse é o quarto ponto desta lista de pontos de estudo bíblico vejamos, então, o quinto o que é que temos que tirar e o que é que temos que pôr o que é que precisamos de tirar o que é que precisamos de despojar e o que é que precisamos de vestir vejam em Colossenses Colossenses capítulo 3 Colossenses capítulo 3 1 a 14 portanto, se foste-se ressoitado juntamente com Cristo buscar as coisas lá do alto onde Cristo vive assentado à direita de Deus pensar nas coisas lá do alto não nas questões aqui da terra e pois diz assim no versículo 5 fazer pois morrer a vossa natureza terreno prostituição impureza paixão, lascivia, desejo maligno e cubiça, ou adereza que é idulatria pois por estas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência ora nestas coisas andastes vós também, no outro tempo este é o que eu chamo a fase 1 a primeira fase do que temos de tirar portanto diz assim nisto andastes também, no outro tempo por isso quer dizer que já não andam já não fazem isto mas mesmo assim, está a dizer fazei pois morrer a vossa natureza porque ainda está aí essa tentação, essa natureza e temos que matar completamente essa natureza essa é a fase 1 e pois vejam no versículo 8 a fase 2 agora porém dispujá-vos igualmente de tudo isso e está aqui agora porém dispujá-vos igualmente de tudo isto isto é coisas que ainda provavelmente ainda estão em vós as outras já não estão por isso assim, as outras andastes vós também, no outro tempo mas agora porém, versículo 8 tudo isto, isto ainda tem isto ainda tem que pôr-te fora ira temos ira?

indignação temos indignação maldade temos maldade? certas pessoas só dizem mal de outras pessoas de mal de licência linguagem obscena do vosso falar não mentais uns aos outros uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos robustiste do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento de sua imagem daquilo que o criou, que é Jesus Cristo por isso vemos aqui, irmão o que precisamos tirar e o que precisamos de pôr o vestir está no versículo 12 a 14 revestimos pois com eleitos de Deus santos e amados e de ternos afetos de misericórdia de bondade de humildade de mansidão de longa animidade seportaivos uns aos outros perdoaivos mutuamente caso alguém tenha motivo de queixa contra o outro assim como o Senhor vos perdoou assim também, perdoaivos acima de tudo isto porém, esteja o amor que é o vínculo da perfeição queridos irmãos isto é o que precisamos de vestir isto é o que precisamos de pôr de nossa vida outro exemplo do que precisamos de despojar e de vestir está em Efezios capítulo 4 Efezios capítulo 4 17, 24 isto portanto digo e no Senhor testifico que não mais gandeis como também há nojentios na verdade os seus próprios pensamentos e depois diz assim no versículo 21 não estou a ler tudo mas no versículo 22 diz assim no sentido que tanto ao trato passado vos despojeis do velho homem que se corrompe segundas com copi...

com copi... essências do engano despojeis do velho homem limos em colocenso o que é que precisamos despojar do velho homem e vos renovéis no espírito vos entendimento e vos revistais do novo homem criado segundo Deus a injustiça e retidão procedentes da verdade a injustiça e retidão procedentes da verdade por isso, queridos irmãos, aqui demonstra que temos que tirar despojar o velho homem e vestir ou revistar-vos do novo homem queridos irmãos, é o que precisamos de fazer mas no meio disto, no versículo 23 diz assim e vos renovéis no espírito do vosso entendimento isto é, precisamos de criar uma nova mente e isto então é o sexto ponto porque é que precisamos de renovar o nosso entendimento?

O sexto ponto desta lista de alto-examenização sexto ponto bíblico é porque é que precisamos de renovar a nossa mente? Esta pergunta porquê? Porque é a mente e o coração que nos afeta de uma maneira negativa é a mente e a coração que nos afeta de uma maneira negativa. Vou deixar-te ver, em Marcos capítulo 7 Marcos capítulo 7 21 a 23 e o que sai do homem, isso é o que o canta-mina, porque de dentro do coração dos homens é que procedem os maus designos de uma forma negativa que os homens são os furtos, os homicídios, os adultérios a avareza, as malícias, o dolo, a lascivia, a inveja, a blasféria, a superba, a loucura. Ora todos estes maus vêm de dentro e contaminam o homem.

Precisamos de olhar a estes um a um. Por crídeos irmãos isto é o que somos.

Comprei ano que estou a dizer isto é o que somos.

Não estou a falar aqui do que fazemos, estou a falar aqui do que somos, da maneira de pensar que somos, porque é o nosso coração e o nosso alçamento que são enganadores. Vejam comigo se faz favor em Geramias capítulo 17 em Geramias capítulo 17 por 5 9 e 10.

Enganoso é o coração mais do que todas as coisas e desesperadamente currudo quem o conhecerá.

Crídeos irmãos, o teu coração diz a Bíblia e o meu coração diz a Bíblia que é enganoso.

Crídeos irmãos, o coração de todas as pessoas é enganoso e desesperadamente currudo.

Crídeos irmãos, eu sou o ministro de Deus e o meu coração por natureza é enganoso e desesperadamente currudo. O que a Bíblia lhe diz? O coração de outros ministros que venham a voz e tenham a dizer coisas a voz que pareçam muito bons e com grande bondade que pareçam cordeiros mas o coração de uma maneira natural é enganoso e desesperadamente currudo. Mas diz no versículo 10 eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo os pensamentos isto para dar a cada um segundo proceder, segundo fruto das suas ações. Carinhos irmãos, precisamos de ver que de uma maneira natural há uma tendência nos nossos corações de seguir em uma maneira incorreta e por isso precisamos de nos arrepender não só do que fazemos porque o que fazemos é o que temos que te despir é o que fazemos diferente. Mas estamos a falar de renovar a mente. A renovar a mente é mudar a natureza que temos de uma natureza humana para uma natureza divina. Vejam o caminho que se faz favor em Proverbios 14 versículo 12 Vejam o caminho que se faz favor em Proverbios 14 versículo 12 versículo 12 versículo 12 versículo 12 versículo 12 versículo 12 versículo 12 Há caminho que ao homem parece direito. versículo 12 sim parece direito. O homem pode convencer a você as coisas que parece direito. Ah, sim, sim, sim! Ah, é, é, é! Mas ao cabo tem caminhos de morte.

Parece mentira, mas é verdade.

Caminhos que parecem direito. Por que? Porque os nossos corações são enganosos, são desesperadamente corrutos.

Vejam comigo, se faz favor em Geramias, capítulo 10 versículo 23 a 24.

Eu sei, o Senhor, que não cabe ao homem determinar o seu caminho. Eu sei, Deus Pai, que não cabe a mim, a um homem ou a uma mulher determinar o meu caminho. Correto!

Nem ao que caminha dirigir os seus passos. Por que? Porque o meu coração é enganoso. É desesperadamente corruto. E por isso eu se momento-me mil-de-mente ao ensino e à repreensão que a Bíblia nos dá. Jesus Cristo, através da Sua palavra, na Bíblia, nos dá.

Para eu aprender e para eu viver de uma maneira correta. Por isso diz, no versículo 24, castigam ao Senhor.

Mas, em justa medida, não na tua ira, por favor, para que não me reduzas a nada.

Sim, por favor, Deus, não na tua ira. Sim, como se recorde, por favor. Sim, quer que me corrijas, que me guijas na direção correta, porque eu não sei o caminho correto. Diz assim, não cabe ao homem determinar o seu caminho correto. Por isso, Senhor, corrij-me. Mas, em justa medida, não na tua ira, por favor, em misericórdia, para que não me reduzas a nada.

Queris irmãos, nós temos que mudar a nossa mente, o nosso coração, da natureza humana, para o coração e para a mente de Cristo.

Olhe se faz chevor comigo em Filipe, capítulo 2, Filipe, capítulo 2, Filipe, capítulo 2, e vamos ver, então, versículo 5 a 8. 2, 5 a 8. Tendo em vós o mesmo entendimento, a perdão, o mesmo sentimento, isto é a mesma mentalidade, como diz na Bíblia Inglésia, ou a mesma maneira de pensar, como diz a Bíblia, na linguagem 2. Tendo em vós o mesmo maneira de pensar, a mesma mentalidade, que também houve em Cristo.

Pois, subsistindo em forma de Deus. Pois, Ele, que era em forma, em em qualidade, em tipo de espécie, digamos assim, era em forma de Deus. Sim, Ele não era o Deus Pai, mas era da mesma imagem, digamos assim, da mesma espécie, da mesma forma, de forma de Deus. Não julgou como usurpação. Seria igual a Deus?

Ele não, não julgou, que seria ter algo que seria injusto ter. Não julgou como usurpação. Seria igual a Deus? Porque Ele era da mesma forma de Deus. Da mesma, digamos assim, da mesma espécie, da mesma tipo, da mesma forma.

Mas, antes, e aqui veja então a mente, a maneira de pensar de Cristo. Assim mesmo se esvaziou. Ele, assim, mesmo, ninguém tirou dele, ninguém roubou, ele tirou dele, ele, de vontade livre. Se esvaziou. De que é da forma de Deus para ficar na forma do homem. Se esvaziou assumindo a forma de homem, do homem, de servo. Tornando-se em similância de homens.

Por isso, eu da forma, da similância de Deus e que tornou-se da forma, da similância de homens. E reconhecido em figura humana. Sim, foi conhecido como uma pessoa, um ser humano. Por isso, esvaziou-se dessa forma de Deus para vir a ser uma forma de homem.

Além disso, ainda mais, aqui está a mente de Cristo. O seu sentimento, o seu mentalidade, o seu maneira de pensar, ainda mais, é disso. Assim mesmo, o melhor como o homem.

Tornando-se ao mediante até a morte. Por causa que eu fui ao mediante de Deus, as pessoas o quiseram matar.

Por isso, Deus o exaltou sobre a maneira que Ele deu o nome, que está acima de todo o nome. Cristo, irmãos, esta é a mentalidade de Cristo.

Esta é a mente e o coração de Cristo. Esteve pronto a se esvaziar e a se humilhar para nós. Ele deu tudo, tudo que tinha, todo o poder que tinha, todo o dinheiro que tinha, todo o que tinha. Por nós.

Esta é a mente de Cristo. Esta é a maneira que nós temos que renovar a nossa mente.

Porque o problema é temos que nos arrepender do que somos e temos que vir a ser como Cristo é.

Então, o sétimo ponto desta lista de pontos de estudo bíblico é a seguinte. O que é que eu tenho que vir a ser? Como é que eu tenho que vir a ser?

Vejam como é que se faz favor em primeiro Coríntios. Primeiro Coríntios.

Capítulo 13, versículo 4 a 7.

O amor é paciente, é benigno. O amor não há-te com ciúmes. Ponha o teu nome aqui. Qual é o teu nome? Os Jóres, o Mário, a Maria.

Seja qual seja o vosso nome. Seja o nome aqui. O Jorge é paciente, o Mário é paciente, o João é paciente, o Vasco é paciente, a Luís é paciente.

Seja o nome. Ponha o vosso nome aqui. É benigno, ou é benina. Não há-te em ciúmes. Não se o fana, não se aem subberba.

Não se conduz inconvenientemente.

A Maria, o João, o Jorge, o Manoel, seja quem for.

Ponha o seu nome aqui. Não procura os seus próprios interesses.

Não se espera. Não se ressente o mal.

Não se alegra com injustiça.

Mas orgulhizas com a verdade. Tudo sofre. Tudo cria. Tudo espera. Tudo se porta.

É isto o que tu és?

E por isso vos dêem, queridos irmãos, estes sete pontos de estudo bíblico.

O primeiro sendo qual é o âmago, que é os dez madamentos, de estudar os mesmos madamentos. O segundo é estudar a expansão que Jesus Cristo nos deu ou a magnificação que Ele nos deu dos dez madamentos, que é em Mateus 5, 6 e 7.

Depois é para vermos, termos cuidado em terceiro lugar, que o mundo não nos afete ou nos contamina. Em quarto lugar, que tenhamos cuidado com as ações. Com o que fazemos, as ações da carne, porque essas vêm de uma maneira natural.

Em quinto é tomar atenção ao que temos que tirar as ações que temos que tirar e as ações que temos que pôr.

E em sexto lugar, não é só as ações, mas é o que nós somos. O coração e a mente.

Temos que pôr renovar a mente para termos a mente de Cristo e o coração de Cristo. E em ponto final, o sétimo ponto destes pontos de estudo bíblico, estudar para verem, somos de facto o que o amor deve ser. Somos de facto essas pessoas com amor que vimos aqui, em Quiríntios 13.

Ok, queridos irmãos, vimos duas ferramentas. Vimos a oração. Vimos o estudo bíblico.

Por isso oramos. Estudamos a Bíblia. O que temos que fazer a seguir? Qual é a terceira ferramenta? A terceira ferramenta é a meditação.

É pensar no que estudamos e ver como é que podemos aplicar isso na nossa própria vida. Vejo aqui uns pontos simples acerca da meditação, brevemente. Vigemos em Salmo 119 Salmo 119 Versículo 15 Meditarei nos teus preceitos e as tuas veredas este é o teu caminho, o caminho de Deus. Teré respeito.

Por isso estudamos estes preceitos, estes princípios, estes ensino, esta repreensão que temos e então preciso de meditar para ver como é que preciso de corrigir por o caminho direito para ser instruído na sua justiça. E isso é o resultado da meditação.

Vejam, por exemplo, no versículo 27 Faz-me atinar isto é, entender com o caminho dos teus preceitos e meditarei nas tuas maravilhas. Estamos a meditar, as maravilhas de Deus?

Vejam no versículo 48 para os teus mandamentos que amo levantarei as mãos isto é, eu desejo desopter-se eu desejo desopter-se e meditarei nos teus decretos.

Estamos a meditar nos decretos de Deus? Vejam no versículo 97 Quanto amo a tua lei? É a minha meditação todo o dia.

Cri de irmãos, temos a lei de Deus todo o dia, na nossa mente a pensar e dizermos eu amo tanto os preceitos preceitos, leis principios de Deus, os dez mandamentos e como Jesus Cristo amplificou e amo tanto a maneira de ser por o coração, temos o coração como Cristo tem, a mente de Cristo eu to... amo isso tanto que é a minha meditação todo o dia.

99 compreendo mais do que todos os meus mestres porque me dito nos teus destamunhos, nos teus ensinamentos. Vejam no versículo 148 os meus olhos antecipam-se às vigílias noturnas os meus olhos antecipam-se às vigílias noturnas isto é, eu fico acordado durante a noite para que eu me dite nos teus palavras acredito irmãos se às vezes eu não consegui dormir porque tenho insônia me ditem nos palavras de Deus.

Vejam em Filipenses 4 versículo 8 Filipenses 4 versículo 8 Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro tudo o que é respeitável tudo o que é justo tudo o que é puro tudo o que é amável tudo o que é de boa fama se algum me vir tudo há e se algum novo or existe seja isso o que ocupa o vosso pensamento seja isso o que estão a meditar o verdadeiro, respeitável justo, puro, amável boa fama, virtude, novo or coisas positivas coisas boas Por outro lado, vejam primeiro Timóteo primeiro Timóteo Capítulo 4 diz assim no versículo 7 mas rejeita não pense não não aceites não ponhas a tua mente rejeita as fábulas profanas e de velhas caducas isto é as histórias falsas as pessoas vêm te dizer ah, ele fez isto, e aquilo e que o outro, estes são maus rejeita isso exercita-te pessoalmente na piedade e então, continuando no versículo 13 até a minha chegada aplica-te à leitura sim, à leitura da Bíblia à exurdação ao ensino aplica-te até a minha chegada, queris e irmãos aplica-te ao estudo bíblico não só à leitura mas à exurdação aos sermões que estão a receber que eu vos envio ao ensino, estado da autrina meditem isto, pensem nisto não te faças negligente para condom, que há em ti isto é o Espírito Santo, que há em ti que te foi concedido periante de profecia isto é que te foi concedido que te foi dado através da pregação que irmãos ou ministros te deram e que recebesse-te com a imposição das mãos do prosbitério que recebesse-te com a imposição das mãos dos anciãos os anciãos, o prosbitério impuseram as mãos em vós e você recebeu o Espírito Santo de Deus por isso medita estas coisas e nelas ser de legende para que o teu progresso para que o teu crescimento cristão a todos seja manifesto sim, portanto, todos vão ver que tu como um cristão a praticar a vida cristã estás a tornarte uma pessoa diferente por isso a terceira ferramenta que os irmãos é meditação, é pensar conforme estudam estas coisas todas precisamos de meditar nelas meditar, estudar é assim, é pensar um dia todo, pensar, pensar, pensar como é que eu posso aplicar como é que eu posso mudar e isto nos ajuda em coisas positivas devemos o rejeitar as histórias falsas e essas coisas negativas mas às vezes, queridos irmãos o pecado é tão enraizado, tem tanta raiz no nosso corpo que precisamos de força extra e o que é isso?

essa é a quarta ferramenta a quarta ferramenta que é o Jún ocasional vejam como é que se faz favor 58 isso aí é 58 isso aí é 58 versículo 3 e 4 as pessoas jouam e depois dizem porque joámos nós e tu Deus não atentas para o nosso Jún porque afligimos a nossa alma, a nossa vida o nosso corpo e tu não levas em conta porque não tomas em conta nós estamos a afligir estamos a joar e tu Deus não estás a ouvir então está aqui a resposta eis que no dia em que joais cuidais dos vossos próprios interesses e exigias que se faça todo o vosso trabalho vocês estão a joar mas estão a joar a fazer um um demando estão a fazer isso é o meu direito e por isso estou a joar para ter o meu direito isso não é razão de joar porque estão assim a joar para contendas e lixas e para ferir-te com punho e nico joam-se joando assim como hoje não se fará ouvir a voz no alto quando joam assim, Deus não vai ouvir versículo 6 Proventura, não é a esto o joam que eu, Deus, gola-se tu o joam para soltar as ligaduras da empiadada para desfaçar as ditaduras da servidão deixes livros oprimidos e despedaces todos julgam Proventura, não é também que repartas o teu pão com o faminto e recolhas em casos pobres desabrigados e se vir-os no o cubras e não tens escondas o teu semelhante o jojum verdadeiro que Deus quer é um jojum de humildade de liberdade de liberdade de soltar ligaduras de empiadada de desfazer as ditaduras de servidão de deixar livros oprimidos despedaces todos julgam Queridos irmãos a quarta ferramenta é um jojum ocasional conforme potes confrontem saúde não é dizer que tem que ser um certo número de horas geralmente 24 horas é bom mas há certas pessoas por causa de saúde deles que não podem fazer assim por tanto tempo ou que por saúde deles precisam de mais tempo ah claro, não estou a falar do dia de expiação porque o dia de expiação é um mandamento estou a falar quando fazem jojum para as outras adicionais ocasiunais também não precisa de ser de pôr-de-sol a pôr-de-sol podem fazer jojum, por exemplo, de manhã até a segunda, própria manhã ou coisa assim porque é um jojum voluntário podem fazer quando seja conveniente a voz mas, pelo menos, é privativo e é com a atitude de soltar as ligaduras de empiadada desfazer as ataduras da servidão de livrar os oprimidos despedaçar o jugo queridos irmãos estas quatro ferramentas a oração, porque Deus nos ofre o estudo bíblico para o ensinamento a repreensão e a instrução na Sua justiça a medicação, a ver como é que podemos aplicar isto na nossa própria vida e para aquelas coisas que estão mais enraizadas um jojum ocasional isto nos ajuda a vermos, a examinarmos a nós próprios para nos prepararmos para a páscoa para nos mudarmos para discernirmos a Igreja de Deus o corpo de Cristo discernimos para que não estejamos a magoar uns aos outros e nós próprios somos parte do corpo de Cristo, por isso discernimos a nós próprios e por isso precisamos com isso então fazer um plano de ação tal como tiramos o fermento da nossa casa, andamos de quarto a quarto vemos e temos um plano de ação de como tirar o fermento e temos cuidado e vamos com cuidadinho de quarto a quarto igualmente com cuidadinho precisamos ainda mais importante fazer por mais tempo a tirar o fermento o fermento espiritual da nossa vida que nós temos este fermento espiritual e por isso o fermento espiritual que tu tens pode ser diferente do que eu tenho por isso é que precisas de alta examinação de ver a ti próprio de examinar-os a ti próprio para que não sejas o lugar e criar-os então um plano de ação para que tu possas então ver como é que estás a fazer eu não estou a dizer para comparar-te com outras pessoas não estou a dizer para comparar-os como esta pessoa faz não, não é para comparar-nos uns aos outros mas é para nós viermos a vir a ser da imagem de Jesus Cristo para nós sermos carregados com todas as doutrinas ou ensinamentos do mundo aí à volta do mundo mas para seguirmos o ensinamento de Cristo por isso, Cris Irmãos conforme fazem ou tiram o fermento da vossa vida do fermento físico que é um simbolismo que é simplesmente uma coisa para vos ajudar a compreender a importância e a profundade e qual é o intenso e qual é o meticuloso precisamos de ser a tirar o fermento espiritual da nossa vida por isso, Cris Irmãos conforme fazem esta ação nos próximos dias ou semanas mantenham este princípio sempre na vossa mente de que precisamos continuamente não só antes da páscoa e antes dos paisárimos mas precisamos de continuamente na nossa vida de dia a dia de nos auto-examinar através da oração através do estudo bíblico através da meditação do jejum ocasional quando necessário Cris Irmãos, espero que ponham isto em prática para que vocês cresçam para virem a ser da estrutura completa de Jesus Cristo, que é o que Deus quer que vós venham a ser

Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).