Jesus Cristo o nosso Cordeiro Pascal e Sumo Sacerdote

Você está aqui

Jesus Cristo o nosso Cordeiro Pascal e Sumo Sacerdote

Download (Baixar)
MP3 Audio (43.75 MB)

Download (Baixar)

Jesus Cristo o nosso Cordeiro Pascal e Sumo Sacerdote

MP3 Audio (43.75 MB)
×

Estamos a meditar na Obra de Deus? Estamos orando pela Obra de Deus? Este sermão aborda esta parte muito crítica da Obra de Deus. Estamos a meditar e examinar esta Obra de Deus em nós?

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Consideramos as obras de Deus e entendemos qual é a grande obra de Deus, e meditamos também na obra de Deus assim como estamos fazendo a obra de Deus.

Vejam comigo SL 77:12 que diz:

“considero também nas Tuas obras e cogito dos Teus prodígios”

Estamos a meditar regularmente na obra de Deus? E quando mediamos acerca das obras de Deus o que meditamos? Meditamos acerca da sua criação física visível de tudo o que Ele criou: dos animais, planetas e estrelas, montanhas e árvores, as frutas e da beleza da terra?

Meditamos na lei de Deus? E tudo isto são parte dos feitos do Senhor e de Suas obras; e estamos orando pela obra de Deus? Pela produção da execução da pregação do Evangelho do Reino de Deus?

Mas qual é entre estas obras a obra principal, esta pedra principal, de esquina, e o resultado final esta grande obra de Deus? Qual é?

Vejam aqui no v. 13:

“porque o Teu caminho óh Deus é Santidade e que Deus é tão grande como o Nosso Deus”

v. 14: “Tu és o Deus que operas maravilhas e entre os povos tens feito notório o Teu poder com o Teu braço remiste o Teu povo, os filhos de Jacó e de José”

irmãos, a grande obra de Deus é de remiro o Seu povo; e sim, inicialmente dos filhos de Jacó e de José e isso um grande antítipo do realismo e da grande realização que foi a saída do Egito embora a grande obra final ainda é vindoura.

Queridos irmãos, entendemos esta obra? Estamos a meditar nela? E vejam aqui em 2 PE 3:18 ao fim desta epístola que diz:

“crescei na graça e no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”

Ora, o que isso tem a ver com a obra de Deus? Estou a falar de dois temas que não estão ligados um com o outro; e sim, porque estamos a pensar, e a meditar na obra de Deus mas por outro lado diz aqui assim no fim desta epístola de Pedro: crescei na graça e no conhecimento do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Queridos irmãos não são 2 coisas porque a graça e o conhecimento que nós temos de crescer e temos de vir a ser, isto é, a grande obra de Deus que se vê aqui.

Jesus nos redimiu e comprou de volta e Ele é o nosso cordeiro pascal e Ele é o nosso sumo sacerdote, duas funções críticas neste desenvolvimento, ou digamos assim, nesta obra de Deus.

E por isso a minha pergunta hoje é queridos irmãos: meditamos na principal pedra da esquina da obra de Deus? Que é a obra que hoje Deus está a fazer através de Jesus Cristo e quem é Jesus Cristo?

Entendemos que é Ele e temos o conhecimento de o que Ele é e temos a graça Dele e então estamos a meditar neste ato de crescer na graça e no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo que é a obra principal das grandes obras de Deus!

E como é que podemos crescer? Queridos irmãos este é um tema bem crítico e extremamente importante principalmente agora antes da Páscoa.

Os judeus durante o tempo de Cristo não sabiam quem Cristo era e vejam em MT 16:13-14 que diz:

“indo Jesus para os lados de Cesareia de Filipo perguntou aos Seus discípulos: quem diz o povo ser o filho do homem?”

Eles dizem quem Sou Eu?

“e eles responderam: uns dizem: João Batista, outros dizem: Elias e outros dizem: Jeremias ou algum dos outros profetas; mas vós, continuou Ele, Jesus Cristo e perguntou: quem dizeis que Eu Sou; e respondendo Simão Pedro disse: Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo!”

Queridos irmãos é muito importante de entendermos quem é o Cristo e quem é Jesus e até os Seus irmãos não sabiam isto e vejam em JO 7:5 os irmãos físicos diz:

“pois nem mesmo os Seus irmãos criam Nele”

Não sabiam e não acreditavam que Ele era; e eles não entendiam o significado da obra de Deus que estava a ser executada através de Jesus Cristo.

Queridos irmãos entendemos a obra de Deus? O Seu propósito, o seu plano e seu ponto final? Vejamos aqui em JO 7 o contexto é quando Jesus Cristo foi para a festa dos tabernáculos no ano 30 EC e quando Ele foi a essa festa; inicialmente Ele não foi com os irmãos porque teve que se esconder, O queriam matar e ainda não era o tempo Dele ser morto.

E depois se lê aí no vs. 11-12 de JO 7 e diz:

“e os judeus o procuravam na festa e perguntavam: onde estará Ele? E havia grande murmuração a Seu respeito entre as multidões e uns diziam: Ele é bom e outros diziam: não, antes Ele engana o povo”

Se vê aqui que havia essa disputa pois não entendiam quem era Cristo e veja aqui no v. 20 também: quando Jesus Cristo estava a falar que ia dar o ensino e eles perguntaram: está aqui no v. 18:

“quem fala de si mesmo está a procurar a sua própria glória e não vos deu Moisés a lei (v. 19) e depois Jesus Cristo perguntou: “vocês Me querem matar e por que? e a multidão disse: tens demônio, e quem Te procura matar?”

E por isso não sabiam quem Ele era e estava a dizer: é uma pessoa boa, ou uma pessoa má ou tem demônio, não sabiam quem Ele era”

Vejam nos vs. 25-27 diz:

“diziam alguns de Jerusalém: não é Este a quem procuram para o matar? E eis que ele fala abertamente e nada Lhe dizem, por ventura reconhecem verdadeiramente que de fato Este é o Cristo? nós, todavia, sabemos donde Este é quando, porém, vier o Cristo ninguém saberá donde ele é e não sabemos de onde Ele veio!”

Por isso estavam a dizer: é simplesmente uma pessoa desta aldeia ou vila e sabemos quem Ele é embora, na verdade, não sabiam quem Ele era.

Que tinha sido enviado pelo Pai.

Queridos irmãos é fácil não entendermos quem Jesus Cristo é e eles não entendiam ne nós, hoje, podemos também não entender claramente de quem Jesus Cristo é porque não entendemos a obra de Deus que está a fazer através de Jesus Cristo.

E se lê aqui no vs. 28-29:

“após se identificar a Si próprio, Jesus Cristo disse: quando ensinava no templo clamou dizendo: vós não somente me conheceis mas também sabeis de onde Eu Sou e não vim porque Eu a Mim mesmo quisesse mas Aquele que Me enviou é verdadeiro (o Pai, Deus do céu)”

O supremo Ser é Ele que me enviou e Eu o conheço e vocês não O conhecem porque fui enviado por intermédio da parte Dele, ou seja, Eu venho porque ele me enviou e fazendo a obra de Deus eu vim aqui.

E está claro que ficaram bem furiosos! Com o que Ele disse! E por isso queriam mata-lo! Porque diziam: está a dizer que é Deus! E que veio da parte de Deus! Fui enviado por Deus! Pelo Pai e Cristo é dessa família e desse gênero de seres.

E diziam: NÃO, isso é um insulto e uma blasfêmia e temos que O matar!

Mas por que é que Jesus Cristo veio? Por que foi enviado? Ou em outras palavras: qual é esta grande obra que Deus está a fazer através de Jesus Cristo?

Sim, a obra é tão grande, importante e tão crítica que Ele enviou o Seu único filho, aquele que estava com Ele ao Seu lado e antes do início e fundação do mundo!

E por isso estamos a entender a graça e o amor de Deus para conosco e através de Jesus Cristo e estamos a entender a obra de Deus, estamos a meditar nisso e por que que é importante para nos examinarmos corretamente.

Vejam por ex. em RM 10:4 que diz:

“porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê”

É o fim da lei? Cristo veio e acabou!

Queridos irmãos não é isso que está a dizer e muitos cristão dizem: ah isso é o fim da lei, acabou; não irmãos, não, e sim não estão a entender o que Paulo estava a dizer aqui.

A palavra fim em grego é telos quer dizer o fim para o qual todas as coisas se relacionam, o objetivo e a finalidade.

A finalidade; o fim para as coisas que se relacionam é Jesus Cristo.

Queridos irmãos, Jesus Cristo é a meta e nosso padrão de que nós temos que olhar e seguir e imitar e por isso temos que crescer na graça e no conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo porque essa é a nossa meta!

Jesus Cristo é quem devemos ser como Ele e de quem nós precisamos de imitar; Ele é o propósito da lei e objetivo da lei porque, digamos assim, foi criada para nos ajudar e a nos apontar para sermos como Deus é e também como Cristo é que é amor para com o próximo.

Jesus Cristo é a Palavra de Deus e o que Ele falou e foi escrito basicamente da Bíblia que aponta para Jesus Cristo e nós podermos imitá-lo e os dias santos de Deus demonstram como Deus está realizando este objetivo da obra Dele e através de Jesus Cristo!

Quando nós reconhecemos que Cristo é o fim, é o propósito, é o gol da lei e golo para nós precisamos de ser, é o nosso padrão e então começamos a entender o propósito porque Cristo veio para nós e o que Cristo está a fazer e então começamos a entender o que é a obra de Deus.

Porque ao mesmo tempo vamos começar a entender e a realizar que todos nós falhamos com a nossa mente carnal e somos seres humanos e falhamos!

É impossível para mim ou você ou para nós sermos justos perante Deus e por nós próprios pois a justiça de Deus é imputada a nós de graça pelo sacrifício e de graça que Jesus Cristo fez por nós!

E por isso a lei não pode fazer a nós justos, não, a lei só aponta para o que é pecado, e só aponta para o que nós temos que mudar e por isso então vamos chegar ao ponto de reconhecer que nós por nós próprios não conseguimos cumprir a lei por nós próprios.

Se vamos realizar o propósito que Deus tem para nós e se vamos realizar o ponto final da obra de Deus temos que reconhecer que isto tem que ser através do que Jesus Cristo fez e faz com a ajuda da promessa do Pai que enviou o Espírito Santo de Deus.

Que é a essência e a natureza de Deus, o poder de Deus que nos ajuda a vencer.

A meta final da obra de Deus é para nós virmos a ser filhos e filhas de Deus na Sua família, isto é, no Seu reino no reino de Deus.

E para chegarmos a esse ponto final, para esse processo de salvação é a grande obra de Deus que está a fazer em você e em mim é a nossa meta para virmos a ser filho de Deus no reino de Deus e na família de Deus.

E isso é o que este ponto todo! E por isso é que precisamos de crescer, e na graça e no conhecimento do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Em FP 2:5 diz assim:

“tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus”

Queridos irmãos é o nosso padrão e temos que ter o mesmo sentimento e da mesma atitude no coração.

“porque Ele subsistindo em forma de Deus e que era do gênero de Deus e do reino de Deus e Ele era este ser que era como Deus da mesma forma, mesma qualidade e gênero e está claro que Deus Pai é a autoridade suprema e o filho de Deus que era desta forma de Deus estava sempre sujeito ao Pai.

E no v. 6 de FP 2 se lê:

“e não julgou ser usurpação ser igual a Deus”

Não era nenhum roubo de identificação, não erra nada errado, não era nenhuma usurpação ser igual a Deus e não era nenhum estelionato e não era nenhuma falsidade ideológica ser igual a Deus e no v. 7:

“antes a Si mesmo se esvaziou”

Deixou de ser da forma do gênero de Deus, deixou disso e assumiu a forma e um homem e de servo e tornando-se semelhante aos homens e reconhecido em figura humana, se encarnou como lemos em JO 14:1.

Em JO 1:1 diz:

“no princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus, com o Pai, e o Verbo era Deus e da forma de Deus”

E através Dele tudo foi criado se lê em JO 1:3.

Mas Ele se humilhou! Tornando-se obediente até a morte! E morte de cruz e por que?? para nos redimir, salvar e pela fé e confiança que Ele teve no Pai que O ressuscitaria Ele fez isso e por isso somos justificados de graça pela fé de Cristo, ou seja, não é a minha fé e nem as minhas obras.

“pelo que também Deus O exaltou de sobremaneira que Lhe deu o nome que está acima de todo o nome para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho nos céus e na terra, debaixo da terra e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor para gloria de Deus Pai”

Chamar Jesus Cristo: O Senhor! E que é para a glória do Pai!

E diz aqui: que todo o joelho se dobre e toda a língua confesse e quero perguntar a vocês: o que Paulo escreve aqui aos filipenses Paulo está a citar o AT.

Está a citar livro e capítulo de IS 45 e vejam no v. 23:

“por Mim mesmo tem jurado, de Minha boca saiu o que é justo e a Minha palavra não tornará mais e diante de Mim se dobrará todo o joelho e jurará toda a língua”

Queridos irmãos isto é o que está citado em FP 2:10-11 que li a pouco e aqui está a falar de Jesus Cristo e é Jesus Cristo que está a dizer: diante de Mim dobrará todo o joelho e foi o que Paulo escreveu em FP.

Jesus Cristo é o Salvador, irmãos; é Aquele que veio para a terra e que deu a sua vida para nos salvar, O Salvador, e está claro que está a nos salvar através da obra e do sacrifício de Cristo porque Cristo está submisso as instruções do Pai e Cristo é um só e está submisso e Ele fez tudo de livre vontade e sem ser forçado.

E veja no v. 21 de IS 45 diz:

“declarai e apresentai as vossas razões e que tomem conselho uns com os outros”

Qual é o contexto aqui? Aqui está a falar de idolatria monde as pessoas estavam a ter outros ídolos que ao fim de contas representavam demônios e ele diz:

“tomem conselhos uns com os outros, quem fez ouvir isso desde a antiguidade? Quem desde aquele tempo anunciou? Porventura não fiz Eu, O Senhor?”

Queridos irmãos está aqui a falar de Jesus Cristo, O Salvador e diz:

“porque não há outro Deus se não EU!”

Não há outro ser que criou o mundo! Se não Eu é o que lemos em JO 1:1-3 e também lemos em HB 1:2; Deus criou tudo através de Jesus Cristo e por isso Jesus Cristo é o outo ser da forma de Deus que criou tudo e por isso está aqui a dizer:

Jesus Cristo é Deus e por isso se esvaziou dessa forma que era Deus, era outro ser, e vemos aqui claramente na Bíblia que vemos dois seres do gênero de Deus onde um é o Supremo que é o Pai e o outro que é submisso ao Pai e que é filho e que é Jesus Cristo.

E diz assim:

“pois não há outro Deus se não Eu, o justo e salvador, não há outro além de Mim”

Ele é que é o nosso salvador, Ele é que deu a sua vida por nós!

Jesus Cristo criou o universo, criou Adão e a Eva, e criou os anjos como lemos em CL, criou tudo!

E ele é que está a executar, Ele é o que está a fazer este plano de Deus de nos remir, Ele é o nosso Salvador e toda esta responsabilidade foi delegada a Ele pelo Pai e Jesus Cristo tem executado como o chefe principal e oficial gestor de Deus e está a fazer isto tudo e de acordo com a vontade do Pai!

Vejam por ex. em MT 28:18 que diz:

“Jesus disse: toda a autoridade Me foi dada no céu e na terra”

E toda a autoridade foi dada a Ele pelo Pai! Ao início os dois planejaram, a autoridade foi dada a Jesus Cristo de criar o universo, criar os homens, criar os anjos e criar isto tudo e para o que?

Para que nós venhamos a ser filhos e filhas de Deus no Reino de Deus e para sermos filhos e filhas de Deus no reino de Deus temos que ser criados como seres de livre arbítrio e por isso Eles sabiam com antecedência que mais cedo ou tarde iríamos pecar.

E por isso desde a fundação do mundo e desde o início do tempo e sabiam que Jesus Cristo tinha que vir para a terra humano e dar a vida Dele por nós para pagar os nossos pecados e nos remir ou redimir.

Vejam em HB 1:2-3 como citei a pouco e vamos ler agora:

“nestes últimos dias nos falou pelo Filho, isto é, Deus Pai nos falou pelo filho, que constituiu herdeiro de todas as coisas pelo qual também fez o universo”

O Pai fez isto tudo por Jesus Cristo que é Aquele a quem Ele delegou para fazer tudo!

“Ele, Jesus Cristo, que é o resplendor da glória,  e exata expressão do Seu ser poque o Pai é o que Jesus Cristo é, da mesma natureza, tem o mesmo amor e a mesma graça e tem o mesmo carinho”

“e Jesus Cristo sustentando todas as coisas pela palavra do Seu poder e depois de ter feito a prevaricação de todos os pecados se sentou à direita da majestade nas alturas”

E por isso precisamos de meditar, se de fato, a crescer na graça e no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, isto é, a obra de Deus em nós!

Vejam em RM 1:16 que diz:

“pois não me envergonho do evangelho de Cristo (ACF e ARC) porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro o judeu mas também do grego”

Entendemos o que é o Evangelho de Cristo? queridos irmãos o evangelho é a mensagem completa e total de que? da Boa Nova do Reino de Deus! E qual é essa Boa Nova? O resultado final é o que e o que é o nosso gol?

E o Reino de Deus como lemos em MT 6:33:

“buscai primeiro o Reino de Deus”

Esse é o gol! Esse é o resultado final! O que é o reino de Deus? É de nós estarmos na família de Deus com reis nesse reino e nesse governo! Isso é o gol Deles para nós.

E por isso o evangelho é a completa mensagem que é a Boa Nova do Reino de Deus e também a vida, a obra e o exemplo das promessas que recebemos por causa do que Jesus Cristo fez.

E por isso nós temos que imitar esse padrão com a ajuda do Espírito Santo e isso é como chegamos a essa realização final e por isso o evangelho não é só o que vamos ser mas como? Qual é o caminho para se chegar lá!

E por isso MT 6:33 diz: buscai primeiro o reino de Deus que é o que? o ponto final e o como é: sua justiça através de Jesus Cristo e Jesus Cristo nos envia o ajudador, o encorajador, o poder do Espírito Santo para nos ajudar a vencer estas fraquezas da carne.

Por isso estamos a entender porque precisamos entender o que é o evangelho de Cristo? porque este evangelho é o poder, é o que diz aqui, no v. 16 de RM 1:

“é o poder de Deus para a salvação”

Se não entendemos o evangelho de Cristo e não estamos a entender o que é o poder de Deus para a salvação porque o evangelho de Cristo inclui o que Cristo fez e faz por nós e a ajuda nos dá com o Espírito Santo para vencermos as fraquezas da carne.

E isso é obra de Deus! Para nós e em nós e esta pedra principal e grande obra de Deus é para nós sermos filhos e filhas de Deus no reino de Deus e as outras coisas são todas a volta disso.

Vejam em 1 CO 1:11 lembrem-se que Corinto tinha vários problemas e que haviam divisões irmãos e lemos mesmo ao início e diz:

“há contendas entre vós”

Acaso Cristo está dividido? Há divisões e Paulo está a falar através do livro de CO acerca destes problemas que continuam a fazer divisões e depois em CO 11:1 ele se aproxima da conclusão desta seção e porque há estes problemas e está a dizer:

‘sede meus imitadores como também eu sou de Cristo”

Precisamos de imitar e copiar e até imolar o exemplo de Cristo e por isso Paulo está a dizer: copiem a mim porque copio a Cristo e por isso precisamos de copiar a Cristo.

Nós temos que copiar e imitar a Cristo e para que? para sermos membros da igreja de Deus, da verdadeira igreja de Deus, que é um organismo espiritual para sermos parte do reino de Deus.

Porque o que ele está aqui a falar uma vez mais que há divisões e não haver divisões temos que ter uma atitude submissa de que Deus Pai é supremo e que nós temos de nos submeter e humilhar a Ele.

Veja no v. 3 de CO 11 diz:

“quero, entretanto, que sabeis ser Cristo o cabeça do homem, e o homem a cabeça da mulher e Deus o cabeça de Cristo”

Está aqui a falar deste ponto principal do governo de Deus e o Pai o supremo, depois Cristo e isso é propagado individualmente em cada uma das famílias em que o homem é responsável pelo bem estar da família e a servir e dar à sua vida pela esposa porque o marido é tão bom que está a dar a vida por ela só quer se submeter ao marido.

E depois usa o exemplo desta imagem que o cabelo representa esta submissão.

E diz o homem que é o chefe da família não usa cabelo comprido que lemos no v. 15:

“porque é desonroso para o homem ter cabelo comprido e a mulher esta cobertura é dada como uma mantilha para ela e demonstra esta submissão”

E não é uma coisa que você põe e tira e sim permanente que é o seu cabelo e esta submissão e sim ele está a falar aqui neste contexto que não pode haver divisões e tem que haver esta autoridade e depois no v. 17 diz:

“nisto, porém, que vos escrevo não vos louvo porque juntais não para o melhor e sim para o pior porque antes de tudo estou informado haver divisões entre vós quando vos reunis na igreja e eu em parte acredito nisso porque até mesmo importa que haja divisões entre vós ou partidos entre vós para que também os aprovados se tornem conhecidos no vosso meio”

Queridos irmãos este evangelho de CO está a falar de divisões e está aqui a dizer de que precisamos de ver que não pode haver divisões e irmãos quando entendemos o sacrifício de Cristo como cabeça nós como maridos temos que fazer o mesmo pelas esposas como sacrificar a nossa vida por elas.

Mas se vê este amor e esta graça e por isso é que diz: cresçam na graça, neste amor, nesta aplicação tal como Jesus Cristo fez que é o nosso padrão.

Ora, se nós estamos a tomar a Páscoa sem entendermos isso então vejam um bocadinho mais adiante nos vs. 28-29 que diz:

“examine-se, pois, o homem a si mesmo e assim coma o pão e beba o cálice pois quem come e bebe sem discernir o corpo (do Senhor) come e bebe juízo para si e então estamos a comer esse pão de uma maneira indigna”

E aqui demonstra uma atitude de humildade e submissão em vez de serem contendas e argumentos e não entendendo o que Cristo teve de passar e Ele passou e se sacrificou e morreu por nós!

E não somos capazes de fazer o mesmo por causa dos outros? Para o bem do corpo de Cristo? e por isso estamos a ver aqui o contexto em que CO está aqui a escrever, Paulo está a escrever aos coríntios, que há divisões de que eles têm que ter o Espírito de Deus.

E em ver de estarem em guerras ou lutas acerca de vários dons do Espírito como olha eu tenho o dom disto e ou daquele busquem o dom principal que está descrito em 1 CO 13 que é o amor.

E por isso precisamos de reconhecer o significado do que Deus fez por nós através de Jesus Cristo e temos de discernir o corpo de Cristo porque a salvação começa com a Páscoa, principalmente com o cordeiro pascal que é Jesus Cristo nosso criador, e que deu à sua vida por nós e a sacrificou por nós.

E isso é a sua graça através da sua fé e confiança de que o Pai O ressuscitaria mas isso é só início simbolizando a Páscoa, o primeiro festival de Deus e dos Dias Santos, mas o ponto é de entendermos esta graça de Deus.

A sua gentileza amorosa e a sua graça e em RM 5:8-10 diz:

“mas Deus prova o Seu próprio amor para conosco do fato de ter Cristo morrido por nós sendo nós ainda pecadores, logo, muito mais agora sendo justificados pelo seu sangue seremos por Ele salvos porque se nós quando inimigos fomos reconciliados com Deus da morte do Seu filho muito mais já estando reconciliados seremos salvos pela Sua vida”

E como? Seremos salvos pela Sua vida? O que é que Jesus Cristo está a fazer agora com a Sua vida? Ele é o nosso sumo sacerdote ao lado do Pai e em HB 9:11 diz:

“agora, porém, veio Cristo como sumo sacerdote dos bens já realizados mediante o amor e o mais perfeito tabernáculo feito por homens, quer dizer: não desta criação, e não por meio de sangue de bodes e bezerros e sim pelo Seu próprio sangue e Jesus Cristo entrou no Santo dos Santos uma vez por todas tendo obtido eterna redenção”

Foi um pagamento enorme irmãos o que Jesus Cristo fez por nós e nós não podemos achar ou tratar disso como uma coisa desprezível, não, cuidado!

Veja no v. 15:

“e por isso mesmo Ele é o mediador da nova aliança”

Isto quer dizer que é o processo da Sua vida e agora está a mediar e está a nos salvar e o Espírito Santo que é o Consolador que é Aquele que nos ajuda simbolizado pelo dia de Pentecostes e depois lemos um bocadinho mais adiante em HB 10:12 que diz:

“Jesus, porém, tendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, pela vida Dele, sentou-se à destra de Deus aguardando daí em diante até que Seus inimigos sejam postos prostrados ao Seus pés”

Esperando pelo significado do Dia das Trombetas referente ao versículo acima.

E no v. 19:

“tendo, pois, irmãos intrepidez para entrar no Santo dos Santos”

Quer dizer que nós agora temos capacidade de entrar no trono de Deus pelo sangue de Jesus.

“pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne”

O novo e vivo caminho que não existia no AT e então estamos a entender o que Jesus Cristo veio fazer por nós?

“e tendo grande sacerdote pela casa de Deus”

Reconhecemos o significado do que Deus está a fazer para nós através da vida de Jesus Cristo e devemos de entender que Jesus Cristo não é só o nosso cordeiro pascal e também é o nosso sumo sacerdote.

E por isso lemos no v. 22:

“aproximemos com sincero coração e plena certeza de fé tendo o coração purificado da má consciência e lavado o corpo com água pura”

Precisamos de ter certeza de fé e coração purificado da má consciência e isto é simbolizado pela aspersão do sangue sete vezes que era feito no dia da expiação e esse simbolismo.

 E no v. 23:

“guardemos firme a confissão da esperança sem vacilar, pois, quem fez a promessa é fiel e consideremos uns aos outros a nos estimularmos ao amor para com as obras”

Estamos a meditar nesta obra de Deus? Estamos a meditar nisto? Nesta obra em nós? Mudando nós? Isto não é só obra de Deus de pregar o evangelho, sim, isso é importante mas a obra de Deus é o que temos que fazer e temos que preparar o povo, nós somos o povo e temos que estar preparados, arrepender e mudar!

“não deixemos de congregar-nos como é o costume de alguns antes façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o dia se aproxima”

Considerem esta grande obra de Deus e esta obra de Deus é para nós aprendermos a crescer na graça e no conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.

E isto é que tem que ser: estimularmos ao amor uns aos outros, as boas obras e isto é a graça de Deus e isto é o ponto principal, o âmago do dom do Espírito Santo que nos ajuda a por este amor com o próximo.

“porque se vivermos deliberadamente em pecado”

E como? Não pondo em prática a estimulação de amor porque não tem amor é pecado pois a lei de Deus nos ensina a ter amor e quebrar a lei de Deus é não ter amor.

O amor de muitos se esfriará por causa da iniquidade, isso mesmo!

“porque se vivermos deliberadamente em pecado, pois, tendo recebido o pleno conhecimento da verdade então não resta sacrifícios pelos pecados”

Queridos irmãos estamos a negligenciar esta obra e se isso acontece então isso é um pecado imperdoável!

E por isso há uma certa expectação horrível de juízo e fogo e dor prestes a consumir os adversários.

Lendo e continuando nos vs. 36-37 diz:

“com efeito tendes necessidade de perseverança para que feito a vontade de Deus alcanceis a promessa”

Precisamos de perseverar, irmãos, e até ao fim!

Vejam em HB 12:1-2 diz:

“portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas desembaraçando-nos o peso do pecado que tenazmente nos assedia, corramos com perseverança, e com paciência, hupamonei em grego, a carreira que nos está proposta e olhando firmemente para o autor e consumador de fé, Jesus”

Ele é o autor e Ele é Aquele que nos dá a fé e pela fé Dele.

“em qual da troca da alegria que estava proposta suportou a cruz não fazendo caso da ignomínia e está assentado à destra do trono de Deus”

Temos que olhar para Jesus Cristo e Ele é a nossa meta, Ele é a videira e nós somos os ramos e somos parte desse corpo espiritual e por isso nós temos que discernir o corpo fisicamente Cristo e espiritualmente nós que somos parte desse corpo.

Então é Jesus o nosso conhecimento de Nosso Salvador Jesus Cristo? parte da Sua vida? Ou ainda melhor é o conhecimento de Jesus Cristo a sua vida? Aplicar a graça e o conhecimento de Jesus Cristo? é Isso a Sua vida?

Por isso irmãos usem esta Páscoa para crescerem na graça e no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e peça a Deus para revelar a você o que é que você precisa de mudar este ano.

Medite na palavra de Deus e na Sua obra em nós.

Qual é o fermento espiritual que você e eu precisamos de remover para sermos como Ele é?

Medite, esteja a pensar, analise-se e examine-se e também examine o que Deus fez por Jesus Cristo para você e eu.

Medite, pense e examine o que Deus está a fazer através do Seu sumo sacerdote? Enquanto que Ele agora vive para nos salvar!

E depois precisamos de crescer na gentileza, na bondade, no amor na fidelidade e na graça de Jesus Cristo! e por isso crescer no conhecimento e na graça de Jesus Cristo que isso é crescer para que nós tenhamos o mesmo tipo de caráter que Jesus Cristo tem.

E assim nós podemos imitar Jesus Cristo dia a dia e mais e mais na nossa vida.

Queridos irmãos, medite em Jesus Cristo, medite na obra de Deus na sua

vida e o meu desejo é que Deus te abençoe com uma Páscoa espiritualmente edificante.

O meu desejo é que Deus conceda a você um crescimento espiritual notável durante esta Páscoa.