O ministério é um chamado? Todos os crentes não são ministros ou pastores!

Você está aqui

O ministério é um chamado?

Todos os crentes não são ministros ou pastores!

Download (Baixar)
MP3 Audio (47.83 MB)

Download (Baixar)

O ministério é um chamado? Todos os crentes não são ministros ou pastores!

MP3 Audio (47.83 MB)
×

O ministério de Jesus Cristo é um chamado ou é algo que você decida ser um ministro? Pode ser que você teve uma visão e por causa disso sabe que é chamado? Ou existe uma ordenância espiritual do cimo para baixo? Qual é a autoridade na Igreja de Deus? Como devemos responder ao nosso ministro? O que a Bíblia diz acerca deste tema?

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

É o ministério um chamado? Em outras palavras, as pessoas são chamadas por Deus através de Cristo e do poder do Espírito Santo para serem ministros de Jesus Cristo? Ou é o caso de que estou a estudar a Bíblia e eu estou a decidir que vou ser um ministro ou pastor e pronto!

Sou um ministro e sou um pastor de Jesus Cristo! É assim?

Algumas pessoas me dizem: olha, eu fui a uma escola de teologia, estudei um curso, tenho este diploma aqui na parede e por isso sou um pastor! Estou qualificado e por isso eu vou formar a minha própria igreja! É assim que se faz na igreja de Deus?

O que é que a Bíblia nos informa sobre esse assunto? O sermão de hoje, queridos irmãos, será um estudo diligente da Bíblia e veremos vários versículos na Bíblia acerca deste assunto!

E o assunto é simplesmente: o ministério de Jesus Cristo onde é um chamado por Deus ou não? E se é de que forma é comunicado a você? Olha, eu tive um sonho e tive uma visão e agora estou sendo chamado! Porque tive este sonho e vi isto e Deus! E Jesus Cristo!

Ou, uma pessoa é chamada, através daqueles que já foram previamente ordenados na igreja de Deus e como seus servos e como membros de liderança no corpo de Cristo e pela instrução da cabeça que é Cristo a cabeça do corpo espiritual e inspirou a liderança a selecionar e a apontar os seus futuros novos ministros.

Algumas pessoas dizem: eu sou um crente! E por isso estou na igreja a muito tempo e já sei estas coisas todas e por isso sou um ancião e por isso eu sou um pastor!

É desse modo? Pode uma pessoa mesmo que esteja na igreja de Deus se auto ordenar como um ministro? Ou não?

Então queridos irmãos, algumas pessoas dizem: ah, e em 1 TM 3 diz que é uma boa coisa buscar a posição de ser um ministro e no v. 1 diz:

“boa é a palavra, se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja!”

E por isso eu quero ser um ministro e vou ser! Estou a aderir a estas condições descritas aqui a partir de 1 TM3:2 e pronto sou um ministro!

Irmãos, isso é um mau entendimento de 1 TM 3:1, sim, uma responsabilidade de liderança é uma excelente obra como ter uma meta, mas a decisão de por você nessa posição de liderança vem da cabeça que é Cristo através de seus ministros.

Por ex., algumas pessoas dizem: olha, eu venho para a igreja de Deus e eu era um pastor na outra igreja, reconheço agora que tenho que guardar o Sábado, e estes membros que eram da minha igreja também estarão a guardar o Sábado e por isso eu sou um pastor agora na igreja de Deus, pois, estou a guardar o Sábado! É desse gênero?

Porque as pessoas dizem: bem, eu quero continuar com a minha responsabilidade de ser pastor! Fui chamado para essa posição e agora quero ser reconhecido por isso na igreja de Deus!

Queridos irmão, NÃO É ASSIM!

Sim, ser um ministro de Jesus Cristo, é um chamado, com certeza, e vejamos em AT 20:24 onde Paulo está aqui a falar aos ministros e presbíteros das congregações à volta da igreja de Éfeso e diz assim:

“porém, em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor para testemunhar o Evangelho da Graça de Deus”

E vejam também no v. 28 logo abaixo em AT 20 diz:

“atentei por vós e todo o rebanho que o Espírito Santo vos constituiu bispos para pastoreardes a igreja de Deus a qual Ele (Jesus Cristo) comprou com Seu próprio sangue”

Paulo está a falar como recebeu seu ministério de Jesus Cristo e está a falar aos outros ministros que foram ordenados debaixo dessa entidade através de outros ministros ou apóstolos que foram ordenados e diz: vocês! Foram constituídos bispos! Isto é, ministros! Através do poder do Espírito Santo, sim, o Pai e Jesus Cristo que é o cabeça e que seleciona e através do poder do Espírito Santo, onde isso é inspirado a outros ministros já na igreja e para selecionarem aqueles que estão a aderir as condições que lemos em 1 TM 3.

Vejam também em RM 1:1, Paulo aqui escreve a carta aos romanos diz:

“Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o Evangelho de Deus”

E por isso se vê aqui Paulo recebeu esta responsabilidade no ministério de Jesus Cristo e neste versículo vemos que ele foi chamado e separado e delegado apóstolo, um mensageiro.

E ele diz a mesma coisa ou semelhante em 1 CO 1:1 diz:

“Paulo chamado pela vontade de Deus para ser apóstolo de Jesus Cristo”

Esse é Paulo e o irmãos Sóstenes, estão a escrever esta carta à igreja de Deus, mas aqui está a dizer: Paulo foi chamado pela vontade de Deus e vejam também em 2 CO 3:6 diz:

o qual nos habilitou para sermos ministros da nova aliança, não da letra, mas do Espírito”

Deus os habilitou ministros e a palavra aqui é: diáconos, servos, o ministro é um servidor espiritual e vejam também em 1 TM 1:12 diz:

“sou grato por aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus, Nosso Senhor, que me considerou fiel designando-me para o ministério”

E uma vez mais aqui a palavra: diaconia, isto é, para servir os irmãos espiritualmente e Paulo está a escrever a Timóteo no v. 12 a dizer: Cristo me considerou fiel e designou-me para o ministério e vejamos também em JO 15:16 diz:

“não fostes vós que Me escolhestes”

Não foi você que decidiu ser um ministro de Jesus Cristo é o que Cristo está aqui a dizer:

“pelo contrário, Eu vos escolhi a vos outros e vos designei para que vades e dês frutos, e o vosso fruto permaneça a fim de tudo quanto pedires ao Pai em Meu nome que Ele vos conceda”

Aqui, Jesus fala especificamente aqueles apóstolos a quem Ele tinha lavado os pés e Ele diz: Eu vos escolhi, sim, para sermos membros da igreja somos chamados e escolhidos, mas igualmente para sermos ministros de Jesus Cristo somos também chamados e escolhidos sendo uma chamada adicional e por isso que diz:

“Eu vos escolhi e vos designei e ordenei, vos pus, vos estabeleci”

Para esta posição e as pessoas dizem: ah, sim, sim, há um chamado e porque tive um chamado e tive esta visão ou sonho e o “espírito” me disse e fui chamado! E não pode dizer que não foi porque eu tive esta experiência pessoal! E dizem essas pessoas e por isso não posso compreender que estou errado.

E agora faço uma pergunta: como é que sabes que isso não foi o teu espírito enganador? Óh não, não foi um espírito enganador! E como é que sabes? Em 2 TS 2:7-10 está a falar aqui:

“que com efeito o mistério da iniquidade já opera e aguarda somente que seja fastada aquele que agora o detém e então será revelado de fato o iníquo, esse falso profeta, ao tempo do fim, a quem o Senhor Jesus o matará com o sopro da Sua boca e o destruirá na admoestação da Sua vinda”

“ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de satanás com todo o poder e sinais e prodígios da mentira e com todo o engano de injustiça aos que perecem porque não colheram o amor da verdade para serem salvos”

Queridos irmãos, não é uma maneira de atuar de satanás? E vai ser só no fim! E satanás está sempre a enganar e aqui está a dizer que: vai este iniquo aparecer pela eficácia de satanás, isto é, segundo a capacidade e a eficácia de satanás porque tem poder, tem milagres, maravilhosas visões e prodígios da mentira.

Então essas pessoas não acolheram o amor da verdade! E onde é que está a verdade, irmãos? Está aqui: é a Bíblia esta é a verdade assim como Jesus Cristo é a verdade, pois, temos que ver na Bíblia se é assim ou não?

E não é porque você teve um sonho: olha, e isto é verdade porque tive esta experiência! E por isso, é verdade porque eu senti, mas como é que você sabe que isso não foi de um demônio enganador?

Óh, como podes dizer isso? Eu vi Deus! E veja em AP 12:9 diz:

“o dragão vai ser expulso do céu, essa antiga serpente, que se chama diabo e satanás, o sedutor de todo o mundo, aquele que engana todo o mundo”

O pai da mentira e Jesus Cristo disse em MT 24:24 diz:

“surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos”

E vai enganar o mundo todo! e você é preciso de ter cuidado para não ser enganado! Tem que verificar tudo na Bíblia! Porque se não via ser iludido e enganado! Lembrem-se que satanás vai ser muito sutil para enganar a você e a mim e precisaremos de ter muito cuidado! E vejam em DT 13:1-3 diz:

“quando um profeta ou um sonhador”

Óh, uma pessoa que está aí a declarar as glórias de Deus e está a dizer que teve esta visão.

“e quando essa pessoa se levantar entre vocês e falar que teve esta chamada, ou sinal, ou visão ou prodígio”

E até pode dizer: olha, isto vai acontecer! E no v. 2:

“e suceder o que ele disse que vai acontecer vamos após outros deuses que não conheces”

E essas pessoas vão dizer: óh, não, estamos a seguir a Cristo e eu fui chamado para ser um ministro de Jesus Cristo e esta visão e estás a ver eu disse que ia acontecer e aconteceu! Isso é certo, conhecimento próprio!

“não ouvirás as palavras desse profeta ou sonhador porquanto o senhor vosso Deus os prova para saber se é mais o Senhor vosso Deus de todo o seu coração e de toda a vossa alma”

Ah, quando uma pessoa vem a mim, irmãos e diz: eu tive esta visão e Deus me falou imediatamente eu tenho uma bandeirinha vermelha e que diz: pin, cuidado porque isso não me impressiona nada! Mas eu vi Cristo e eu falei com Ele! Ah sim? Então vamos ler JO 1:18 diz:

“NINGUÉM JAMAIS VIU A DEUS, O DEUS UNIGÊNITO, JESUS CRISTO, ESTÁ NO SEIO DO PAI QUE TEM UM RELACIONAMENTO COM O PAI É QUE REVELOU O PAI!”

Mas ninguém viu o Pai! Óh, e você está a dizer que O viu num sonho? Então quem está a mentir? A Bíblia ou esse sonho? Ou essa visão? Quem está a mentir? E veja também em JO 5:37 diz:

“o Pai que Me enviou, Esse mesmo, é que tem dado testemunho de Mim, jamais tens ouvido a sua voz nem visto a sua forma”

Essa é palavra de Jesus Cristo: jamais ouvistes a voz de Deus nem a sua forma! Óh então quem foi aqueles que viram no AT O viram? Viram o quê? Viram o VERBO e que era da forma de Deus e se esvaziou e veio a ser da forma de homem! Viram o Verbo, não o Pai, o Verbo se tornou carne é que nos revelou o Pai, ninguém viu ou ouviu o Pai!

Para mim, eu pergunto: quem está a falar a verdade? Esse espírito ou a Bíblia? Vejam em JR 23:21 diz:

“não mandei esses profetas, todavia, eles foram correndo, não lhes falei a eles, contudo, profetizaram”

E no v. 25 diz:

“tenho ouvido o que dizem aqueles profetas proclamando: MENTIRAS! Em Meu nome dizendo: sonhei! Tive esta experiência! Esta visão!”

“até quando sucederá isso no coração dos profetas que proclamam mentiras e que proclamam o engano do próprio coração”

Sim, o próprio coração deles está enganado por um “espírito maligno” e no v. 31 diz:

“eis que Eu Sou contra esses profetas diz o Senhor que pregam a sua própria palavra e afirmam: Ele disse!”

E no v. 32 diz:

“eis que Eu Sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o Senhor e os contam com suas mentiras e leviandades, fazem errar o Meu povo, pois, Eu não os enviei nem lhes dei ordem, também proveito nenhum trouxeram a este povo, diz o Senhor”

Então, como Deus dá ordem? Como ordena? E vejam em HB 1:2 diz:

“havendo Deus, outrora, falado de muitas vezes e de muitas maneiras aos profetas aos pais, através do Verbo, está claro, nestes últimos dias Deus nos falou pelo Filho (o Verbo que se encarnou), a quem constituiu herdeiro de todas as coisas pelo qual também fez o universo”

Por quem nos Deus fala hoje? Pelo Seu filho, Jesus Cristo, e como sabemos o que Ele nos diz? Está aqui: a Bíblia com o testemunho de Jesus Cristo que fundou a igreja, o corpo espiritual de Cristo e então, nós na igreja de Deus, temos que obedecer aos mandamentos de Deus e acreditar no testemunho de Jesus Cristo! Leia AP 12:17 diz:

“irou-se o dragão contra a mulher (a igreja) e foi pelejar com o restante da descendência da igreja, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus Cristo”

Que acreditam na palavra de Deus, no que Jesus Cristo disse, e ora o que é o testemunho de Jesus Cristo? Esse testemunho está definido em AP 19:10, ao seu fim, diz:

“pois, o testemunho de Jesus é o Espírito de Profecia”

O que é então esse Espírito de Profecia? A intenção de toda a profecia é o testemunho de Jesus, o que é isso? A intenção do plano de Deus, é realizada com essa intenção e Espírito dessa profecia do ponto final, do fim da profecia toda, é para virmos a ser: FILHOS E FILHAS DE DEUS NO REINO DE DEUS!

Jesus Cristo é o fim da lei, é o propósito, a lei foi completada porque essa lei apontava para um sacrifício de um cordeiro e Jesus Cristo foi esse cordeiro e por isso Ele completou essa parte da lei; e Ele é o propósito e o objetivo da profecia porque ele vai ser o rei vindouro para trazer paz ao mundo pelo Reino de Deus que vai governar na terra!

O Espírito de profecia é o que Jesus Cristo está a testemunhar, é um propósito da vinda Dele que é Ele, ora, temos que acreditar, e não só guardar Os Dez Mandamentos e também acreditar nesse testemunho de Jesus Cristo, neste propósito e objetivo, nesta meta final!  e por isso que Jesus Cristo é o cabeça da igreja e Ele está a trabalhar pela igreja que Ele fundou!

Não está aqui a trabalhar como uma pessoa que está a ter sonhos! Está a trabalhar pela igreja que ele fundou!  e vejam em 1 CO 14 e começar a ler do v. 33 que diz:

“porque Deus não é de confusão e sim de paz!”

 Como em todas as igrejas dos santos, Deus, não é Deus de confusão e está tudo organizado decentemente e em ordem como no v. 40 que diz:

“tudo, porém, seja feito com decência e ordem!”

Sim, e aqui fala de certas pessoas que ficam aborrecidas quando Paulo diz isso:

“olha, se conservem as mulheres caladas nas igrejas”

Óh, Paulo está contra as mulheres? Não está!! Embora tenhamos que ler isto no seu contexto, mas isso é assunto para um outro sermão! E que darei brevemente!

Mas o ponto aqui é que: Paulo está a dizer: na igreja? As coisas são feitas não em confusão, mas em paz como no v. 4o que lemos a pouco acima! Então, Deus fundou e estabeleceu a igreja, Ele é o cabeça da igreja, e através disso ordenou os apóstolos, estes depois ordenaram outros ministros e isso foi passando de um ao outro, foi ordenado e por isso trabalha através desse organismo Espiritual com ordem e decência que Ele fundou! E em EF 4:11 diz:

“e Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço”

Qual é o seu serviço?

“para a edificação do corpo de Cristo”

Que é da igreja de Deus e tudo neste organismo espiritual que Jesus Cristo fundou em que Ele, Cristo, é a pedra angular, é o cabeça! e no v. 13 diz:

“até que cheguemos à unidade da fé, e do pleno conhecimento do filho de Deus à perfeita varonilidade, isto é, o homem perfeito, à medida da estatura da plenitude de Cristo”

A nossa meta é de sermos à imagem de Cristo, imitarmos, seguirmos e sermos discípulos de Cristo e está claro que isso é através do organismo espiritual que Ele fundou e não por uma pessoa aqui do lado a dizer: eu tive uma visão! E isso são espíritos enganadores!

Sim, embora a sua visão tenha sido bem realista! Mas cuidado! E em MT 16:18 diz:

“também Eu te digo: tu és Pedro, Petrus, que quer dizer uma pedrinha e sobre esta pedra, que é Jesus Cristo, edificarei a minha igreja e as portas do inferno, isto é, do Hades, da morte, não prevalecerão contra a igreja”

Quer dizer que este organismo espiritual que Jesus Cristo fundou NUNCA vai morrer! Vai continuar! E não é uma frase de efeito: que está a perder, mas é uma frase de vitória! Que nunca será vencido!

O organismo espiritual de Jesus Cristo, o corpo de Cristo, a igreja de Deus nunca desaparecerá e terá sempre e Jesus Cristo vai trabalhar, montar, ordenar ministros através desse organismo espiritual e por isso vemos em AT 14:23 onde os apóstolos ordenaram ministros:

“e promovendo-lhes em cada igreja a eleição de presbíteros, anciões, ministros, depois de orar com jejuns encomendaram ao Senhor em que haviam crido”

E os apóstolos oraram, jejuaram e escolheram debaixo da inspiração do Espírito Santo, debaixo da guia de Jesus Cristo através da inspiração do Espírito escolheram, elegeram, selecionaram os novos presbíteros ou ministros.

Por isso os apóstolos elegeram, selecionaram ministros e essa maneira continuou desde os dias dos apóstolos até hoje! E a igreja de Deus nunca caiu para a sepultura, para o Hades, sempre sobreviveu e isto continuou até hoje! E em 1 TM 2:7 diz:

“para isso fui designado: pregador e apóstolo, mestre dos gentios”

Paulo está aqui a dizer escrevendo a Timóteo: fui designado, fui ordenado, fui escolhido, fui apontado um ministro, pregador e apóstolo, assim como professor, doutor, ensinador, ministro, pastores e mestres como ele diz aui: o mestre, o ensinador dos gentios.

E depois Paulo deu instrução a Tito e a outros para estabelecerem outros ministros onde começou essa responsabilidade de seguir que veio pelos apóstolos, Paulo, está claro que veio por Jesus Cristo, e depois os apóstolos selecionaram outros ministros como vemos aqui em TT 1:5 diz:

“por essa causa que achei em Creta para que pusesses em ordem as coisas restantes, bem como em cada cidade constituísseis presbíteros conforme te prescrevi”

E em EF 5:21-24 diz:

“sujeitai-vos uns aos outros no temor de Cristo; as mulheres sejam submissas ao seu próprio marido como ao Senhor porque o marido é o cabeça da mulher como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo esse mesmo Salvador”

E como a igreja está sujeita a Cristo assim também as mulheres em tudo estejam submissas ao seu marido”

Mas está a falar aqui da igreja! E estamos submissos a Cristo? A autoridade de Cristo? A autoridade na igreja? Cristo é o cabeça! E existe autoridade na igreja! E em 1 CO 12:18 diz:

“mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como Lhe aprouve”

Deus decide quem é que tem qualquer posição no corpo de Cristo, é decisão Dele, pois, ele é o oleiro e nós somos o barro! Ele decide! Ele que chama! Ele é que ordena! E veja nos vs. 28-29 diz:

“a uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente: apóstolos, em segundo lugar: profetas, em terceiro lugar: mestres; e depois: operadores de milagres, depois: dons de cura, socorros, governos, paridades de línguas, porventura são tosos apóstolos, ou profetas ou são todos mestres, ou operadores de milagres?”

Queridos irmãos, é decisão de Deus! Deus colocou membros no corpo como Ele DESEJA; Deus chama o ministério que é ordenado por Deus através de Cristo, o cabeça da igreja e inspirado aos outros ministros através do Espírito Santo!

Existe uma autoridade na igreja e veja em RM 10:14-15 diz:

“como, porém, invocarão aquele a quem na creram e como crerão naquele que nada ouviram e como ouvirão se não há quem pregue e como pregarão se não forem enviados?”

Tem que ser enviados por Deus! Pelo seu ministério e por isso o ministro é ordenado há uma autoridade na igreja e como é essa ordenação? É através de uma imposição de mãos e veja em AT 13:1-3 diz:

“havia na igreja de Antioquia profetas e mestres como: Barnabé, Simão, Lucio de Cirene, Manaem, Colaço de Herodes e Saulo e servindo eles ao Senhor e jejuando foram separados pelo Espírito Santo e separai-me agora Barnabé e Saulo para a obra que os tenho chamado e então jejuando e orando, impondo sobre eles as mãos os despediram”

Impondo-lhes as mãos vieram a ser ordenados Barnabé e Saulo, que depois viria a ser Paulo e vejam também em 1 TM 4:14 diz:

“não te faças negligente para o dom que há em ti: Paulo está a escrever a Timóteo e que era um ministro, e o qual te foi concedido mediante profecia, isto é, pregação e oração, com a imposição das mãos do presbitério”

 Os ministros depois impuseram as mãos e ordenaram outro ministro debaixo da guia do Espírito Santo, da inspiração, oração, jejum e está claro, vem instrução do cabeça que é Cristo e através do Espírito Santo. E veja também em 1 TM 5:17 diz:

“devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem com especialidade os que afadigam na palavra e no ensino”

E por isso está a falar aqui que os presbíteros são merecedores de dobrados honorários e vejam também aqui estes presbíteros é um termo que representa um posto ou um cargo de responsabilidade e vejam também no v. 22 diz:

“a ninguém ponhas precipitadamente as mãos!”

Em outras palavras: tenham cuidado! E em 2 TM 1:6 diz:

“por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos”

Paulo está a escrever a Timóteo e embora ministro Paulo disse: as minhas mãos durante eu te impus e através disso, debaixo da cabeça que é da igreja, que é Cristo, e pela inspiração do Espírito Santo através da oração e jejum e pela imposição das mãos recebestes uma porção do Espírito para seres ministro de Jesus Cristo.

Irmãos, é muito importante entendermos como o ministério e o ministro é um chamado por Deus, é ordenado pelos ministros na igreja de Deus que é o corpo espiritual da igreja de Cristo e essa ordenação é feita através de oração e jejum com imposição das mãos.

Sim, há uma imposição das mãos após o batismo, mas isto é outra adicional de imposição das mãos para ordenar um membro da igreja que tem praticado e sendo um bom exemplo de acordo com os princípios de 1 TM 3 para o por na posição de um ministro de Jesus Cristo.

E não é uma visão que vem por aí que a pessoa anda a ver coisas!

E este ministério e estes ministros têm responsabilidades na igreja e veja em 2 CO 10:8-11 diz:

“porque se eu me gloriar um pouco mais a respeito da nossa autoridade; óh há autoridade na igreja? Sim, pelo próprio ministério”

“à qual o Senhor nos conferiu, autoridade na igreja ao ministro de Jesus Cristo pelo próprio Jesus Cristo”

“e essa autoridade é para edificação da igreja, é para ajudar a igreja crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo”

Para que os discípulos, fiéis, os crentes cresçam para chegarem à plenitude de Jesus Cristo.

“e não para destruição vossa e disso não me envergonharei para que não pareça ser meu intuito intimidar-vos, por meio de cartas, as cartas com efeito dizem: são graves e fortes!”

Sim, ele escrevia de maneira forte! Mas é e era para a edificação da igreja!

E depois diz:

“há mais a presença pessoal dele é fraca e a palavra de Paulo é desprezível, considere a pessoa que está a dizer isso, cuidado pois o que somos por cartas estando ausente tal seremos em atos quando presentes”

Existe uma autoridade com direito de exercer poder pelo ministério e usa esse direito para servir, para edificar a igreja e vejam em 2 CO 13:2 diz:

“já o disse anteriormente e torno a dizer como fiz quando estive presente pela segunda vez, mas agora estando ausente digo aos que outrora pecaram e a todos mais que de outra vez for não os pouparei!”

Isso está a falar de autoridade: não os pouparei! E vejam no v. 10 diz:

“portanto, escrevo estas coisas, estando ausente para que estando presente não venha a usar rigor segundo a autoridade que o Senhor me conferiu para edificação da igreja”

E não para a destruir! Ele me deu autoridade e que não venha ter que usar de rigor! Uma instrução abrupta, sucinta, literalmente de uma maneira que corta! E vejamos também em 1 CO 9:18 diz:

“neste caso, qual é o meu galardão? É que evangelizando, proponha de graça o Evangelho, para não me valer do direito que ele me dá”

A posição de ministro tem um certo direito e eu não vou abusar do meu direito porque estou aqui para servir a vocês, e em 2 CO 1:23-24 diz:

“eu, porém, pela minha vida tomo a Deus por testemunha que para vos poupar não tornei ainda a Corinto, não que tenhamos domínio sobre a vossa fé, mas porque somos cooperadores da vossa alegria porquanto pela fé já estais firmados”

Sim, ele está a dizer que tem domínio sobre eles, mas este domínio é para ser um cooperador da alegria deles, e tem o direito de governar, mas para o bem deles e alegria deles; e qual é a alegria? De estarem no reino de Deus! De chegarem a meta, ao objetivo final e de estarem prontos e preparados pois a responsabilidade do ministério é preparar o povo para estarem prontos à vinda de Cristo para alegria deles! Veja em 1 TM 4:6-11 diz:

“expondo estas coisas aos irmãos serás bom ministro de Jesus Cristo”

Paulo está a instruir a Timóteo como conforme estás a explicar estas coisas aos irmãos na fé vais ser um bom ministro de Jesus Cristo.

“alimentando com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido, mas rejeita as fábulas profanas, essas estórias falsas e de velhas caducas, exercita-te pessoalmente na piedade, pois, o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa porque tem a promessa da vida que agora é e há de ser fiel a esta palavra e digna de inteira aceitação, ora é para este fim e propósito que labutamos e nos esforçamos porquanto temos posto a nossa esperança no Deus Vivo, Salvador de tosos os homens, especialmente, dos fiéis, ordena e ensina estas coisas”

Paulo diz aqui a Timóteo que para ser um bom ministro de Jesus Cristo tem de estar a dar ordens!  e mandar as pessoas a se exercitar e fazerem exercício espiritual para estarem perto de Deus! E por isso que estamos a lutar! Veja também em 1 PE 5:1-4 diz:

“rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu presbítero como eles e testemunho dos sofrimentos de Cristo e ainda coparticipante da glória que há de ser revelada: pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, isto é, pastoreiem o rebanho, cuidem do rebanho que há entre vós”

Porque Deus nos confiou como veem na NVT, isto é, exercendo uma supervisão como se lê na versão inglesa da King James: servindo como supervisores que não traduz isso em português e não sei o porquê? Mas aí diz:

“servindo ou exercendo a responsabilidade de supervisão”

E por isso diz:

“pastoreai o rebanho que há entre vós, exercendo a responsabilidade de supervisão, não por constrangimento, mas espontaneamente como Deus quer, nem por sórdida ganância, mas de boa vontade”

Veja também em AT 20 lemos essa seção previamente, mas temos essa secção que Paulo está com os ministros em Éfeso, e nos vs. 17-28, a secção inteira diz no v. 17 assim:

“mandou chamar os presbíteros e quando se encontrou com eles teve a explicar para eles a responsabilidade de fazerem as coisas como devem ser feitas e explicar a eles o que deviam de fazer”

E depois diz assim no v. 28:

“atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos para pastoreares a igreja que Ele comprou com o Seu próprio sangue”

E está aqui um bispo que é um homem encarregado e que tem deveres de fazer tudo corretamente com o outro e que é um guardião ou um superintendente, um oficial da igreja, e com esse encargo geral e responsável pela congregação.

Irmãos, vemos então que ser ministro é um chamado através de outros ministros do corpo espiritual de Cristo debaixo de jejum e oração, há uma imposição das mãos para receberem um dom especial do Espírito Santo para serem ministros e terem essa responsabilidade, depois o ministro tem responsabilidades na igreja como vimos e então qual é a nossa responsabilidade como membros da igreja?

Como devemos de responder a um ministro? E vejam em HB 13:7 diz:

“lembrai-vos dos vossos guias (pastores) os quais vos pregaram a palavra de Deus e considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram”

Estejam a imitar os ministros porque eles estão a imitar Jesus Cristo, e Jesus Cristo ontem, hoje e O será para sempre e vejam o v. 17 diz:

“obedecei aos vossos guias, isso é, aos vossos líderes e pastores, e sede submissos”

Submetam-se aos vossos ministros e no v. 24 diz:

“saudai todos os vossos guias bem como todos os santos, saudações pela mesma palavra”

E vejam também em 1 TS 5:12 diz:

“agora, vos rogamos irmãos, que acatais com apreço os que trabalham entre vós e os que vos presidem no Senhor e vos admoestam”

Se vê aqui que precisamos de dar valor aqueles que tem autoridade sobre vós, que vos presidem e admoestam, tem responsabilidade de vos corrigir e vejam no v. 13 diz:

“e que os tenhais com amor e máxima consideração por causa do trabalho que realizam”

Por isso está a dizer: rogamos irmãos que acatais com apreço os vossos ministros e diz assim:

“que tenham amor em máxima consideração por causa do trabalho dos ministros”

E vejam também no v. 25 diz:

“irmãos, orai por nós”

Então, qual é a responsabilidade dos membros na igreja? Vemos: obedecer a eles em HB, e vemos reconhecer, estimar e orar, e se submeter.

Queridos irmãos, o ministério e os ministros são um dom de Deus para servirem a igreja e para a edificação do corpo de Cristo; e esses novos ministros são apontados, chamados, escolhidos por Deus através dos seus outros ministros já nessa posição, isso é, através do ministério de Jesus Cristo, e pela inspiração do Espírito Santo de Deus através de orações e jejuns e imposição das mãos!

Esse novo ministro não é autodenominado, não é por um sonho e uma visão que essa pessoa teve porque Deus trabalha pelos Seus servos.

E todos os membros na igreja não são ministros; sim, o ministério tem autoridade e deve exercê-la e responsabilidade que Deus lhes deu em amor e gentileza e isso é para ajudar e preparar o povo, o rebanho, a crescer na graça e no conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo para poderem obter o reino de Deus!

E finalmente o rebanho deve respeitar essa autoridade de serviço voluntariamente e orar, pois esses são ajudantes ou cooperadores do seu gozo ou da sua alegria, isto é, a alegria de quando vierem a ser filhos e filhas de Deus no reino de Deus!